O Disco Voador de Caratinga

Pensei que a história do disco voador de Caratinga ainda estivesse viva na mente das pessoas.
Não está. Analzira, filha da Emi, a maior animadora de festas que Caratinga já teve – ela é que comandava a equipe da cidade no programa e hoje deve estar comandando a famosa animação da cidade lá do Céu – e o diabo da moça, não se lembrava do Arnô e seu disco?
É como dizia o Aloysio de Oliveira numa entrevista que me deu na TV Educativa e que se perdeu por aí: “Um fato come o outro, que come o outro, que come o outro e a história faz a digestão.”
A história é a seguinte: no começo dos anos 50, mais precisamente em 1954, a mídia mundial – principalmente a brasileira, comandada pela revista “O Cruzeiro” – estava empolgada com a hipótese da vida em outros planetas, dos disco-voadores, dos mistérios do espaço.
Todo dia saía uma notícia de alguém que tinha visto um disco voador no céu. Uma flotilha deles sobrevoou Minas Gerais! Em Caratinga, o pacato Arnô Ferreira da Silva, neto do João, irmão de Virgulino Ferreira da Silva, era um competente rádio-telegrafista dos Correios.
Conversava com os dedos. Acho que até hoje, na hora do almoço, conversa com os filhos tamborilando na mesa suas opiniões em Morse.
Pois, batendo um papinho manual – sem fita, só de ouvido, como ele informa, que o bicho tá vivo, cheio de saúde e de bom humor lá em Caratinga – com seu colega de Belo Horizonte, botou a imaginação pra funcionar: havia descido um disco voador, nas imediações de Caratinga e homens verdinhos já estavam marchando em direção à cidade.
A brincadeira, acreditem, ganhou do “Repórter Esso” à imprensa do mundo inteiro! No dia seguinte, mais de 50 repórteres já estavam em Caratinga. Descoberta a brincadeira, Arnô ficou conhecido com a mão mais fotografada do ano. E, durante anos, Caratinga viveu da glória deste disco.
[Coluna de Ziraldo a O TEMPO]

12 comentários sobre “O Disco Voador de Caratinga

  1. SOU DESSA TERRINHA MARAVILHOSA, MORRO DE SAUDADES. TAMBEM FUI RADIOTELEGRAFISTA, ALUNO DO PROFESSOR, SARGENTO WALDECK,DA HISTORIA ACIMA, LEMBRO ME PERFEITAMENTE, EU FUI ATE O CAMPO DO AMERICA NA RIO BAHIA VER SE ERA VERDADADE O QUE O ARNO DIZIA,TINHA MUITA ITIMIDADE COM ELE, POIS FUI ALUNO DA SUA ESPOSA E NA EPOCA ERAMOS QUASE QUE COLEGAS. ATE HOJE AQUI NO RIO LUTO PARA QUE SEJA REPUBLICADA A CAPA DA REVISTA O CRUZEIRO COM O RETRATO DO ARNÖ NA CAPA, AINDA VOU CONSEGUIR. O ARNÖ NAO ERA TAO BOM DE BOLA COMO ERA EM TELEGRAFIA, O APELIDO DELE NO CAMPO DE FUTEBOL PASSOU A SER (DISCO VOADOR), SEMPRE QUE PEGAVA A BOLA TODO MUNDO GRITAVA DISCO VOADOR. MUDANDO DE ASSUNTO, COM TODA A EVOLUCAO DA INTERNET, CARATINGA CONTINUA ATRASADA,ESTOU HOJE TENTANDO SABER SOBRE O FALECIMENTO DE DONA AUREA, ESPOSA DO SR. ROBSON, MAS TODOS OS SETORES INFORMATIVOS DA CIDADE DAS PALMEIRAS, AINDA ESTAO EM 2005. ABRAÇOS – MARINK

  2. A Matéria acima está descrita com muito bom humor desta fera que é o Ziraldo, gostaria de aproveitar este espaço para parabenizá-lo, por lembrar de histórias inusitadas desta cidade linda que é Caratinga, tal história vivenciei muito bem, mesmo tendo nascido quatro anos depois, mas tive a oportunidade de ter acesso às revistas da época assim como todo desenrolar administrativo do fato.
    OBS. Nosso amigo Ziraldo e o Marink só confundiram o nome, não é Arnô e sim Anor.
    Abraços – Anor

  3. quando eu era pequeno no interior do estado do pará, mais precisamente na cidade de primavera eu via luzes suspeita no céu. o mais interensente era que só aparencia no inicio do anoitecer. não credito que seja seres de outro planeta, mais pode ser um fenômeno natural. porque perto da terra não tem num planeta que posa haver condições pra vida. antes não entendião a aurora boreal nos polos.
    tem um tipo raro de raio que inplode esfericamente, como um farol que aumenta e diminui. logo pode se considerado um ”disco voador”

  4. Gente, que saude de voces meus amigops e amigas caratinguenses, nasci aí e me crie, irmã da Rosa da Maria,eestudei no Colégio Caratingo, e irmã de mais cinco e do Jão batista tb, bem naquela epóca, eu deveria ter uns 7 anos de idade, me lembro de quando o rádio deu a noticia, corri para o morro mais próximo, e nada de disco voador, eu era louca pelo Buck Jones, sonhava com naves extraterrenas, Ovnnis, e Ets, até hoje, sou vidrada neste assunto, mas a decepção foi enorme, gostaria de saber onde estão meus amigos e amigas de infância, o Hélio Martins, A Dalva martins o ramis o Olavo, sua irmã, o jamil,o salim o munir, dona Isabel, eu autorizo ao pesoal de caratinga, quém souber ou se lembrar de min, meu e-mail é, estrelinhacadente2006@hotmail.com– ei pessoal o mirtola, o nenem, enfim todos daí de caratinga a Neusa Aguiar, o meu querido ARI FRANCO, EI ARI ONDE VC ESTÁ, o Reverendo e suas filhas, Marly que jogava Basket comigo no colégio caratinga o Clebinho, o José Boy, minha professora de musica de piano, As filhas do Sr Moacir, a Emi batista, ei pessoal, gostaria de recuar no tempo e nuca ter saído daí,Sou formada em direito, vivi quarenta e tres anos no Rio de janeiro, Nova York, Paris e outros países, Hoje estou em Belo Horizonte, e estou muit féliz de poder me lembrar dos meus queridos caratinguenses, minhas raízes estão aí, na minha querida Caratinga, beijos a todos

  5. Minha querida cidade Caratinga.
    Nasci nessa cidade década de cinquenta.
    Lembro da cidade onde podia brincar na rua,
    Saudade do Colégio Princesa Isabel, Colégio das irmãs.
    Saudades do Colégio Nossa Senhora das Graças, do Colégio Estadual.
    Saudades da pracinha, onde conheci meu primeiro namorado, do cinema Itaúna. onde ganhei meu primeiro beijo.Saudades que mata a gente.Mas com alegria, de saber que tenho história tão linda pra contar para meus filhos.Das musicas, das serenatas.Beijos grandes para essa cidade tão linda e tambem para todos que como eu tem memória.Onde estará as |Marias, os Josés, os Gilbertos, espero que todos ainda estejam vivos, e que tenham como eu essa vontade tremenda de estarmos juntos podendo contar um pouquinho desse tempo tão lindo que passamos juntos nessa linda Caratinga

    Beijos Caratinga, beijos pra todos voces que fizeram parte da minha infancia e tambem um pouco da minha adolescencia
    Rosane Laguardia
    SAUDADES QUE MATA A GENTE

  6. Olá Sebastião
    Sou filha de Daniel Laguárdia
    Sou sobrinha do Antonio Laguardia
    Legal saber que vc conhece rsss
    vou te adicionar ok? Vamos ter muito papo de Caratinga
    Bjs

  7. galera de caratinga oldtimes sou o helio matos filho de adolfo matos,escrivao
    irmao de marco aurelio que ainda esta em santa rita e filho de d.nininha q mora na rua saojose. alo ziraldo sou aquele moleque q vc deixava no posto5
    nas madrugas dos anos 70 quando vinhamos de caratinga na sua belina. morro de saudade da galera antiga…. hoje estou com famila maravilhosa
    4filhas lindas 5netos, e depois perambular pelo mundo afora atraves da varig.
    hoje mostro as belezas e segredos/historias do brasil que envolvem o rio de janeiro , a cidade testemunha ocular de nossa historia.
    aos 4 anos meu grande adolfim me levava ao ponto-chic e ali todos perguntavam ao moleque todas as capitais do mundo e outras maluquices
    . fui mascot to tg69, em 24junho1960 o canal 100 mostrou caratinga…entao famosa devido a stael abelha minha professora,filha de d.glorinha e sr..alvaro…… e lah esta tambem o maskotinho rodopiando pela av.olegario maciel e outras. no tocante ao disco do arnô q foi professor de nataçao no e.c. caratinga amigo de papai e sei mundo bem desta histoia veridica……alem de tantas outras de nossos parceiros que costumam visitar
    nossa terra desde os primordios e estao por ai….pois seria mundo egoismo nosso pensar que soh haveria condiçoes para vida somente nesta terra. ledo engano. um dia havera clareza suficiente para eles abrirem o jogo e mostrar que o mundo eh maravilhoso e hightec existe desde os tempos de abraao de ur. ninive, ankor-vat,setecidades,macchupicchu. muita gente sabia disso…. galileu,da vinci,franklin,einstein,vonbraun,fermi e tantos
    outros. arnô estava estava certo…. e eu tambem jah vi varios desfilando pela pedra itauna quando era pequeno na decada de 60…….. alo amigos…
    nao vamos perder o contato ne????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *