Artigo on-line da revista do IEEE, Psychiatry’s Shocking New Tools, apresenta novos métodos envolvendo estimulação eletromagnética para o tratamento de desordens psiquiátricas. A mais conhecida estimulação eletromagnética em uso é a eletroconvulsoterapia, mais conhecida como eletrochoque. Novidades, como a ilustrada na figura acima, têm menos efeitos colaterais e também surtem efeitos positivos. Uma pesquisa rápida indica mesmo um sítio em português a respeito do tratamento ilustrado.
Mas a imagem ao lado da figura acima é algo inevitável a este blog: parte do filme “Invasores de Marte” de 1953, mostrando o instrumento marciano para implantes. Antecede a disseminação de tal tema na ufologia. Claro que, máquinas de influência não são exclusivas a extraterrestres, há muito falam delas, e um escritor de ficção científica em particular levou o conceito muito a sério. Da ficção científica, à fantasia pseudo-científica, estímulos eletromagnéticos não invasivos (perceba o trocadilho) influenciando mentes também são realidade.

Comments

  1. discordo sobre a eficácia da estimulaçao eletro transcraniana eu e minha mâe fizemos 10 sessões cada uma e não sentimos diferença nenhuma gastei um horror e achei pura enganação. Agora quanto a eletroconvulsoterapia o resultado foi exelente com meu irmão, e com minha filha melhorou 60% . Temos um problema de transtorno bipolar grave em toda família, todos meus irmãos e alguns sobrinhos tem esse tipo de depressão ,a nossa dificuldade é acesso a um tratamento tão caro e de difícil acesso.

  2. Há muitos anos vinha me tratando com antidepressivos e minha vida era um vazio completo. A Estimulacao Magnetica Transcraniana foi o unico tratamento que me trouxe de volta à vida. Sou grata e recomendo essa técnica a outras pessoas que sofrem dessa terrivel doença. Obrigada por ter essa tecnologia a meu alcance.

  3. Bom, em primeiro lugar, ainda não criaram nenhuma medicação ou tratamento que resolvesse completamente as doenças, principalmente os distúrbios psiquiátricos. A Estimulação magnética transcraniana repetitiva (rTMS) é mais uma opção terapeutica com minimos efeitos colaterais que pode funcionar na maioria dos pacientes quando a indicação for precisa e vai depender ainda dos paramentros utilizados na estimulação, principalmente o local anatômico do cerebro onde foi realizado o tratamento, pois a localização e feita de forma indireta, com alguns pacientes podem não opter uma resposta satisfatoria, mas hoje ja está disponível (alguns centros mundiais) o neuronavegador que utiliza as imagens de ressonancia magnetica com reconstrução 3D e assim a área a ser tratada será muito mais precisa em sua localização. Enfim é uma otima opção para tratamento de depressão.

  4. Sofro de cãibra dos escrivãs e gostaria de saber se a estimulação magnética transcraniana é indicada, tenho a dificuldade de escrever a mais ou menos dez anos, sou professor da rede publica de ensino .
    Obrigado

  5. guase todos da minha familia tem o problema de repetir.
    contam a mesma historia toda hora como se fosse a primeira vez a contar.
    fico preucupada com tantas repeticoes.
    o que e isto ?
    como tratar.?

  6. Tenho síndrome de pânico e está difícil de acertar um antidepressivo, tenho muita vonta de fazer a eletro, mas não tenho direito, penso em financiar o tratamento, mas também tenho medo de que não me ajude em nada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *