"Possível queda de UFO no Nordeste"? Nem queda, nem UFO.


“Possível queda de UFO no Nordeste: Francisco Baqueiro, consultor da Revista UFO, fotografa estranho objeto discóide sendo transportado na Bahia”

Clique na imagem para ler a impagável nota da publicação que até há pouco divulgava um contato oficial com extraterrestres, que ainda outra vez, acabou “não ocorrendo” como divulgado. A “única publicação sobre ufologia do Brasil” aparentemente julgou a nota acima muito relevante e apropriada, já que foi mesmo traduzida ao inglês — é, ainda outra vez, “a ufologia brasileira tinindo no exterior”. Mais uma atitude “jornalística”? Afinal, o “possível” se referia ao “UFO”, à sua “queda”, ou aos dois termos? Ou ao evento ter ocorrido no Nordeste?

Podemos confiar que a fotografia foi tomada no nordeste, mas nada sugere que o “objeto discóide” alguma vez voou. Não é um OVNI até prova em contrário, embora seja bem verdade que era um disco. Para saber exatamente o que seria, o próprio fotógrafo notou o óbvio: parece “a tampa de um reservatório”. Mas sua contestação desta identificação estaria correta? “Nenhuma teria o tamanho do objeto sendo misteriosamente transportado”?
Diversos profissionais ligados à indústria petroquímica opinam o contrário. A começar por Luis Ruiz Noguez, engenheiro químico mexicano:
“São dois tampos de tanques. Envio algumas fotos do processo de construção destas esferas. Vão sendo construídas por partes, e a última parte é a cúpula, que nesta ocasião os ufólogos confundiram com um disco voador”

Noguez promete tomar mais fotografias de “quedas de discos voadores” como as divulgadas pela revista UFO durante seu trabalho, e logo publicamos por aqui.
Enviamos uma consulta a outros profissionais da área, e Cíntia de Morais, da redação do Brasil Energia Online gentilmente nos respondeu:
“Nas proximidades existem poços exploratórios de petróleo tanto terrestre quanto marítimo, mas não exatamente onde você citou no e-mail. Essa peça parece ser parte de um tanque que serve para armazenar tanto combustível em fase de refino, quanto gás. Anexei a foto de um tanque da refinaria Manguinhos-RJ, de um Terminal (que armazena combustível ou derivados de petróleo) e de uma refinaria (Replan) para o senhor analisar e tirar suas conclusões.
Eu não sou especialista, sou apenas assistente de Redação aqui da revista, mas minha experiência de 6 anos pode ajudar a comprovar sua teoria”.

Como se vê, tanto a cúpula indicada por Noguez, de Trinity, México, quanto a por Morais em Maguinhos, têm dimensões comparáveis senão superiores ao objeto fotografado na Bahia. Alexandre Camargo também andou fazendo suas investigações (pode-se dizer, jornalísticas, de certa forma), e contou:

“Recebi agora há pouco uma resposta da empresa Engetank, de Curitiba, e fui informado que a peça é mesmo, aparentemente, um tampo.
Também fui informado que esse tipo de tampo é fabricado pelas seguintes empresas: www.eica.com.br, www.eurobase.ind.br, Metaltampos, Codismon
Fazendo uma rápida busca nos sites referentes, localizei esse catálogo de peças: este e este.
Em ambos os links parece haver peças que se enquadram muito bem no perfil do objeto que aparece na foto. E isso, é claro, explicaria também porque o objeto estava sendo transportado às claras, e sem maiores preocupações de segurança (além , é claro das preocupações normais decorrentes do transporte de uma peça tão grande por uma rodovia)”.

E então, finalmente, a própria revista UFO divulgou há pouco uma mensagem recebida de um engenheiro que de forma espontânea procurou esclarecer o veículo, confirmando ainda outra vez que o “objeto discóide” é o “tampo hemisférico de uma torre de Destilação Fracionada”.

0 comentário em “"Possível queda de UFO no Nordeste"? Nem queda, nem UFO.

  1. ¿¿¿???…o una antena parabólica, o una cúpula religiosa, o ..
    el plato donde come el chupacabras escondido en la selva amazónica bajo la custodia de la alianza CIA-Extraterrestre.

  2. Só ainda não entendi o porque do exército estar transportando o objeto, existe tantas empresas especializadas no transporte de equipamentos pesados, não seria necessário ajuda do exercito ????
    Ou será que este tipo de tampa é trata-se de uma peça do quebra quebaça do jogo secreto militar ?
    Gostaria de receber comentários sobre o meu questionamento.
    Abraços a todos
    Albino

    1. entao meu amigo eu sou ufologo
      o objeto nao indentificado tem a forma de um disco mas como eu nao estudei o fato nao posso afirmar do que se trata mas no minimo e algo bem estranho vou estudar um pouco mas como faz tempo nao vou te prometer obter informaçoes contundentes

  3. Essas notícias são divulgadas com credibilidade por muitos sites de mentiras, vai aí o rodapé de um site de divulgação de supostas notícias de ovnis e anomalias do universo (bizarros)
    .
    © 1974-2006 WMBI/BR. Conteudo 100% ficcional. Este site é uma paródia. Saiba mais
    Se você leu este rodapé, entre na brincadeira e divulgue a Poeira Cósmica! Conheça também nossos “primos” The Onion e WWN.
    .
    O site http://poeiracosmica.verdadeabsoluta.net/cms/?p=16
    pé bem feito e passa credibilidade.

  4. Esse caso me parece um equívoco de quem interpretou uma grande tampa provelmente de altum tanque como se fosse um UFO.
    Entretanto, um caso real ocorreu em Feira de Santana Ba em 12 de janeiro 1995, quando um UFO se acidentou numa lagoa de uma fazenda próxima a esta cidade baiana. O caso foi testemunhado por um fazendeiro quando caçava com seu cão altas horas da noite nas proximidades da tal lagoa. Na ocasião o episódio foi investigado e registrado por Ufólogos. Posteriormente este fato foi divulgado pela revista UFO. Neste acidente, segundo registros, foram vitimados seres de forma estranha encontrados já sem vida e o objeto voador que caiu dentro da lagoa. Uma unidade do exercito isolou a área com caminhões e helicópiteros, recolheu os seres e todo o material encontrado. Nesta ocasião existiu uma onda de inumeros animais mortos misteriosamente em toda a região. Os animais apareciam mortos da noita para o dia e sem nenhuma gota de sangue no corpo, ressecados como se tivessem vários dias em decomposição. Nenhum veterinário que examinou as mortes encontrou explicação para o caso, que até o momento está sem explicação.
    É um caso que merece ser melhor investigado.
    Mais detalhes na edição da UFO.

  5. Pode ser a parábola de uma antena parabolica de grandes dimensões (apenas o disco da antena) virado para baixo.

  6. Com certeza trata-se de uma peça levada ao polo petroquimico da região… POLICIA escoltando é pelo simples fato que as estradas precisam ser liberadas devido o trafego lento do caminhão… na verdade nem sei pq postei isso:?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *