Em 13 de setembro, aproximadamente às três horas da manhã, uma bola de fogo extremamente brilhante cruzou os céus do Novo México, EUA. “Foi aterrorizante”, disse a testemunha ocular Susan K. Burgess. “Eu estava observando as estrelas fora de minha casa em Santa Fe quando a paisagem começou a ficar muito clara, como se uma Lua cheia brilhante estivesse se elevando do sudoeste. A bola de fogo em si [se moveu lentamente] sobre a casa e se desintegrou com bastante espalhamento no céu noroeste”.
Você confere acima o vídeo do evento capturado pela câmera Sentinel all-sky, do Sandia National Labs em Albuquerque. Baseado nos dados do vídeo, estima-se que a magnitude visual do bólido tenha sido de -14,6, ou quase quatro vezes mais brilhante que a Lua cheia!
“A bola de fogo era de um verde esmeralda puro, desconfortavelmente brilhante se observada diretamente”, adiciona Harald Edens localizado nas MOntanhas Magdalena, a oeste de Socorro. “O objeto estava se desintegrando quando eu o vi, com pedaços caindo de forma paralela e no rastro da bola de fogo. Estes pedaços menores tinham todos cores diferentes — mais notavelmente vermelha. Eu acho que era um pedaço de sucata espacial”.
O rádio-astrônomo amador Thomas Ashcraft não apenas fotografou a bola de fogo, como também registrou ecos de uma estação de rádio distante refletindo a trilha ionizada do meteoro:

“Essa bola de fogo transformou a noite em dia!”, ele diz.
[De SpaceWeather.com]

Comments

  1. Para mim isso é uma aparição OVNI, no primeiro vídeo, percebemos a estrutura perfeitamente redonda ao fundo, e quando o objeto que veio em direção a terra ilumina o centro da estrutura, podemos ver um detalhe redondo bem no meio da estrutura, no segundo vídeo, podemos observar a mesma estrutura, e os ecos de rádio incomuns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *