MENU
randi-plait2341hjk.jpg

Amazing Randi e o Bad Astronomer

shiningblood321hj.jpg

Mais casos sangrentos

6 de agosto de 2008 Comments (16) Views: 2754 Ceticismo

Deus criou os Pandas?

pandadeus2hjk

Criacionistas são criaturas adoráveis. Encontram sinais da mão de deus não apenas em maravilhas de adaptação na natureza – como a banana – mas também em imperfeições bizarras. Como seria, por exemplo, o urso Panda. Sua única utilidade aparente é ser esta coisa cúti-cúti para nosso deleite.

Pandas são animais vegetarianos, mas com um trato digestivo curto, que aproveita muito pouco do que comem. E comem apenas bambu, com poucos nutrientes, preferindo ainda brotos de bambu, ainda menos nutritivos. Estes ursos branco e preto precisam comer quase a metade de seu peso em brotos de bambu todo o dia. Para defecar até 40 vezes em 24 horas.

Seu impulso reprodutivo seria pífio. Fez sucesso a história de que Pandas estariam sendo incentivados com vídeos “adultos, porque machos simplesmente não saberiam o que fazer, tentando acasalar com orelhas, mãos e pés de fêmeas.

Os filhotes de panda são ainda coisas delicadíssimas, um deles morreu recentemente quando a mamãe Panda sentou em cima dele por acidente. Seria, assim, um milagre que Pandas existam, provavelmente um presente de um ser barbudo lá no céu.

Ursos Panda não podem se defender sozinhos destas acusações de inépcia completa para sobrevivênvia, mas a realidade é muito mais favorável a eles. Incrivelmente, a evolução pode explicar bem sua aparente fragilidade, como Lizzie Buchen comenta em seu blog.

Sua dieta incomum de bambus pode não parecer muito eficiente, mas emergiu de um ambiente em que alimentos mais nutritivos eram muito mais escassos, enquanto o bambu estava facilmente acessível. Havia um nicho para ursos, há três milhões de anos, que se adaptassem a comer os bambus.

E tal adaptação aos bambus teve suas conseqüências, entre elas a acumulação de gordura, o aparente sedentarismo, mesmo a fragilidade dos bebês – seria menos custoso à mãe cuidar de bebês frágeis externamente do que dentro de um útero.

Mesmo o impulso sexual dos Pandas, tanto motivo de vergonha para a espécie, não é tão pífio assim. Na natureza selvagem, pandas machos competem por fêmeas, que ainda escolhem seus parceiros. Vídeos pornô não foram necessários para a espécie por milhões de anos.

“Se você pegar um homem e uma mulher na rua e colocá-los presos juntos em uma sala juntos, não deve esperar que comecem a fazer bebês”, diz Matt Durnin, conservacionistas. Os ursos não se saem tão bem assim na reprodução em cativeiro, o que não diz muito sobre a inutilidade de sua espécie.

Não foi desta vez que as nossas mentes foram iluminadas por criacionistas como um picles elétrico. [Dica do pluckmustdie, obrigado!]

Tags: , , , , ,

16 Responses to Deus criou os Pandas?

  1. Puxa, Mori, você é rápido. Eu estava justamente pensando em escrever um post em meu blog sobre os pandas após ver o comentário postado nos comentários do último Post quando atualizo o site e vejo que você já escreveu um post sobre o assunto…

  2. Mori disse:

    Não ia perder a oportunidade de postar imagens de panda no blog, Thiago :)

  3. Itu disse:

    o Granpa John se inspirou no evil mad scientist ( http://www.evilmadscientist.com/ ) pra fazer o pickles eletrico xD

    http://www.flickr.com/photos/oskay/714284014/

  4. Patola disse:

    Marcel, não sou o Mori, mas posso responder seus questionamentos:

    – A afirmação do Mori sobre o “ser barbudo” não é essencial para o argumento do texto, é apenas uma ironia sobre estereótipos que volta e meia pintam por aí.
    – “Atribui” é com “i”.
    – Sobre a criação das leis da física e da química pra dar “boot” no universo e aí deixar rodar – algo que se aproxima do chamado “deus de Einstein” – bom, tudo bem, mas um Deus desses não é o deus que os religiosos chatos evocam; eles falam sempre de um deus que intervém o tempo todo na humanidade, tem temperamento e outras características bem humanas.
    – Além disso, para seu conhecimento, um detalhe sobre a evolução (que já é provada por dezenas de milhares de provas independentes; “teoria” não é “hipótese”, a evolução é um fato científico): segundo Stephen Jay Gould, se você rebobinasse toda a seqüência evolutiva de nosso planeta e “rodasse” novamente, você iria ter tudo diferente. Por exemplo, somos todos descendentes de um ser parecido com a Pikaia, um antepassado dos vertebrados, e por muito pouco esse ser não foi extinto como a maioria de sua época; hoje, se existissem seres macroscópicos como nós, talvez tivessem exoesquetelos, esqueletos cartilaginosos ou algum outro tipo de sustentáculo, ao invés de ossos. E talvez não houvesse nem mesmo inteligência, pois é um atributo que, por incrível que te possa parecer, não confere imediatamente muitas vantagens evolutivas e além disso ainda é demasiadamente caro em recursos. Na nossa própria espécie, as grandes vantagens que obtivemos com a inteligência só se fizeram notar a partir dos últimos 10 mil anos, muito pouco tempo para a evolução; os 3 milhões de anos anteriores em que o nosso cérebro inchou para ter a inteligência que temos foram palco de um contexto muito especial, talvez não passível de repetição, e nós mesmos como espécie quase fomos extintos algumas dezenas de milhares de anos atrás, mesmo com toda a nossa inteligência. Tudo isso para dizer que o que nos levou a existir como espécie hoje é praticamente fruto do acaso e que, se Deus fez as leis físicas e químicas para nos gerar, então ele correu um risco enorme e desnecessário de dar errado.

    • Inês disse:

      Desculpem, estou cansada de ver pessoas ignorantes falar do que não sabem.
      Tenho 17 anos, sou Cristã Católica e estudo ciências o que significa que eu própria já me questionei sobre tudo o que vocês expõem mas com uma pequena diferença é que eu vou à procura de respostas e vocês procuram apenas distorcer a realidade cristã para a tornarem uma piada.
      Acho que qualquer pessoa na minha área sabe perfeitamente ver que a hipótese criacionista tem muito pouco de científica e uma grande dose de imaginação. Mas para os conhecedores da Bíblia, e quando digo conhecedores não falo daqueles que já a leram por completo e interpretaram palavra por palavra, falo sim daqueles que se dedicaram a ler uma passagem ou outra com a atenção suficiente para dela retirar algum ensinamento, esses sim tem o direito de fazer esses julgamentos. A Bíblia tem muitos anos e como tal temos que ter em conta o modo como as coisas eram vistas na altura para que dela possamos tirar conclusões.
      Quanto ao senhor Patola que se julga tão sábio na gíria dos Cientistas posso ainda dizer-lhe que as “Teorias” estão sempre em renovação e que embora a Newdarwinista seja actualmente a mais aceite isso não implica que ela não apresente algumas falhas e incoerências que possam vir a faze-la cair daqui por uns anos e então passará a ser designada “Hipótese”.
      Confesso que até achei piada à publicação de tão absurda que estava. O escritor teve o mérito de não só conseguir humilhar os Pandas, animais admiráveis na minha modesta opinião, como também de troçar da religião sobre um pretexto de uma tal de “Hipótese Criacionista”. Isso fez pensar se os vossos comentários e também a publicação mereciam resposta, visto estarem tão cheios de pouca sabedoria mas depois ocorreu-me: “Coitados, Deus ensinou-me a acreditar e lutar pelas minhas ideias e já que estas pessoas podem expressar a delas porque é que eu não poderei. Pode ser que consiga acordar alguém e fazê-lo ao menos ler uma passagem da Bíblia para poder dar opinião e participar neste blog de uma forma um tanto mais conhecedora”.

  5. renato disse:

    Mas é logico que deus existe! quem me disse foi o coelhinho da pascoa!

  6. Harrison disse:

    Criacionistas são criaturas adoráveis…
    Realmente é ridiculo os livro escolares ainda terem nos livros de biologia a teoria criacionista.

    O homem criou a religião, seria impossivel o ser humano conviver em sociedade sem uma crença para se apoiar nela. Um mundo sem religião seria um caos, com pessoas matando e roubando sem conciência, já que não averia um ser superior para julga-las depois da morte. Apesar de não ter uma religião eu acredito em Deus afinal eu tambem preciso de algo para me sustentar, não teria motivo para viver sabendo que o “nada” me espera quando eu morrer.
    Por essa razão sou contra o Cristianismo da mesma forma q sou contra o Ateísmo, a impressão que eu tenho sobre o Cristão é que ele tenta puxar quem não acredita em Deus para o lado dele assim como o ateu tenta puxar quem acredita em Deus.
    Relembrando: Albert Einstein também desdenhava a religião, mas em suas bibliografias mostrava que ele acreditava em um ser superior.
    “A ciência nos afasta de Deus, mas a ciência pura nos aproxima de um criador” – A.Einstein

    Tenho acompanhado o site faz um tempo e dou nota 10.
    É muito dificil encontrar sites sobre ceticismo com essa qualidade. Parabéns Mori!

  7. marcel disse:

    Patola

    Quanto a suas coreções ortográficas dispenso as mesmas por não ser ” essencial para o argumento do texto”.

    Quanto aos religiosos “chatos” pelo que me consta são vocês “céticos” , “ateus” é que não conhecendo nada sobre tais pessoas atribuem a elas a visão deturpadas que têem da religião e das pessoas religiosas.
    Quanto a Deus Ele simplesmente não deixa “rolar” Ele criou sim todas as Leis físicas, biológicas , etc. Porém ,intervém com certeza em vários eventos da vida do homem.
    Quanto a evolução não passa de uma nova religião gnóstica que deu origem as piores coisas da história do homem como exemplo cito o comunismo , nazismo entre outras aberrações.
    E sobre o “risco” que Deus correu só pode ser piada sua , já que Deus pode tudo.

  8. Raul Julio disse:

    Muito bom esse site. Parabéns aos produtores.

    Perceber o evolucionismo foi pra mim a maior sacada da história científica, já que depois dela e de todas suas provas não precisamos dar o braço a torcer para aqueles argumentos: como a natureza pode ser tão perfeita?

    Aliás, aqui embaixo estou vendo o anúncio google: “Medalha Milagrosa de Nossa Senhora das Graças, Clique aqui e descubra como ter a sua!”, daqui sairão muitos compradores… hehe.

  9. Eduardo disse:

    Ateismo é uma fé!
    Algo que não pode ser provado requer uma crença. Não se prova que não há Deus. Como provar? Evidências irrefutáveis. Sim, a razão e a ciência se curvam diante de uma prova. A fé é diferente. Surge de experiencias pessoais, evidencias exclusivas de cada indivíduo. Há uns que tem fé que Deus não existem.
    Acredita-se em tantos absurdos numa vã tentativa de provar uma não existencia de Deus. Teorias sem nexo. Com explicações redundantes. Sem DEUS a morte perde o sentido, acaba tudo. Sem sentido para a morte a moral, ética, bem ou mal, enfim a Existencia perde o sentido. Frase de um dos maiores céticos de todos os tempos: ” Existe uma pequena possibilidade de Deus existir.” DAVID HUME. Filósofos com muito, muito tempo de estudo não negam totalmente a existência de Deus. Senhores com muita bagagem intelectual não o negaram. ” Pude enxergar mais ao longe, pois, estava sobre ombros de gigantes” NEWTON. Frase dita para explicar de onde ele teorizou a gravitação. Sábios, gigantes, creram em Deus. Eu pelo menos pensaria, pesquisaria, analizaria muita coisa e subiria nos ombros de gigantes antes de dar um veredicto preguiçoso: Deus não existe!
    Vamos pensar camaradas.
    Fiquem com Deus. (Até que se PROVE o contrário)

    • Io disse:

      ” Pude enxergar mais ao longe, pois, estava sobre ombros de gigantes” NEWTON

      Depois que Newton divulgou a teoria e não fez nenhuma referência ao Hooke (o cara da Lei da Elasticidade) que alegara ter dado umas idéias ao Newton, por correspondência. O Hooke chiou.

      Como o Hooke era baixinho, o Newton resolveu tirar um sarro, falando que subira em ombros de GIGANTES.

      Não sei se a história é lenda – mas, mesmo assim, não vejo o que gigantes tem a ver com deus – parece apenas uma referência a Galileu, Kepler e cientistas anteriores.

  10. Eduardo disse:

    Religião?
    Um putrefato sistema Humano com esperança de alcaçar o divino.
    Deus?
    Leia o post acima.

  11. Ana Ferreira disse:

    Desculpem discordar, mas este tópico só prova que Deus existe.
    Se a evolução ocorreu exactamente como vocês dizem, como é que os pandas (sendo inúteis e frágeis) sobreviveram??
    Segundo os evolucionistas, as espécies vão ficando cada vez mais complexas e os mais fortes sobrevivem enquanto os mais frágeis se extinguem.
    E não venham dizer que ainda não ocorreu a mutação indicada para eles se tornarem melhores.

    Qualquer pessoa que estude o mínimo de ciência sabe que é raro existirem mutações, e ainda mais raro é que elas sejam para melhorar a espécie e ainda mais raro é (quase impossível) que elas passem de geração em geração… então (fugindo um pouco ao tema) acreditam mesmo que todos temos um antepassado comum, sem que haja acção de um ser muito superior em inteligência?? já viram as ”raridades” que aconteceram???
    Isso é tudo coincidência??
    Se Deus não existir, nao faz mal acreditar, mas Deus existe e faz mal não acreditar.

  12. Augustus disse:

    O fator “deus” restringe-se a uma mera questão filosófica, por isso que, até que encontremos um meio de provar cientificamente ideias filosoficas “deus” jamais será provado. Costumo dizer que “deus” jamais será provado cientificamente, pois “deus” não tem um conceito racional, somente conceitos subjetivos baseados em fé e experiência.

  13. Augustus disse:

    marcel

    Quanto a dizer que a teoria da evolução deu origem ao comunismo é ridículo! O cúmulo da ignorância!

    a) O comunismo surge com a publicação do “Manifesto do Partido Comunista” em 1848 e o livro “A Origem das Espécies” foi publicado em 1859.

    b) O Materialismo Histórico e o Materialismo Dialético em momento algum tratam do caráter biológico do homem, somente de seu caráter econômico e social.

  14. Luizinho-7171 disse:

    Se Deus criou o PANDA? Kda pergunta! Claro q sim, ou vcs acham q um filho de ET 
    comprou o ursinho numa loja de robôs cybernéticos de um  Shopping Inter-Galático,
    e o perdeu, deixando cair aqui na terra.AFF..NUM FALO MAIS NADA!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *