MENU
contatosdequartograu.jpg

‘Contatos de Quarto Grau’ não é baseado em fatos...

ceticismoaberto_efarsas2.jpg

CeticismoAberto de volta ao programa E-Farsas

16 de junho de 2010 Comments (6) Views: 5042 Ceticismo, Ciência, Destaques

Novo Podcast: Fronteiras da Ciência

fronteirasciencia

A Ciência faz parte do nosso dia-a-dia. Vivemos imersos num mar de idéias, objetos e instrumentos que definem muito do que somos e fazemos, mas muitas vezes não compreendemos todo seu significado. Para ajudar nesta tarefa, numa atmosfera descontraída – como numa roda de mate gaúcha – cientistas conversam sobre assuntos do momento e tentam preencher as lacunas deixadas pelo sistema educacional e pela desinformação dominante na mídia.

É o programa “Fronteiras da Ciência – compreendendo os limites entre a Ciência e o mito”, um projeto do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, lançado neste mês, transmitido às segundas-feiras na rádio da Universidade.

Para quem não possa sintonizar, as gravações também são disponibilizadas para download como podcasts, e já há duas gravações online: “Ciência e Pseudociências” [MP3, 52Mb] e a questão “O Homem foi mesmo até a Lua?” [MP3, 55Mb]. O próximo programa, agendado para o dia 21, deve tratar de “Darwin e a Evolução Biológica”.

O ceticismo está no ar! [imagem via sxc.hu]

Tags: , , ,

6 Responses to Novo Podcast: Fronteiras da Ciência

  1. Felipe Stoker disse:

    Que idéia ótima, por acreditar no trabalho do site, acredito que será um ótimo trabalho, boa sorte!

  2. Rap disse:

    Aproveitar o ensejo e perguntar se há algum outro podcast de ciência em português. Existe?

    Bem, que o pessoal da UFRGS poderia ter colocado um RSS no site, né?

  3. Marcus VBP disse:

    Kentaro, faça um grande favor a todos nós e sempre que sair uma edição deste programa, crie um post para divulgar! o site lá onde o podcast tá hospedado não tem RSS Feed.

    abraços.

  4. Lucas disse:

    Ótima iniciativa! Precisávamos de algo assim por aqui. Acabei de ouvir o segundo podcast e até agora vocês estão mandando bem.

    Mas queria comentar que a direção desse segundo podcast me pareceu um pouco vaga, especialmente depois que o assunto passou pros crop circles.

    Acho que seria mais produtivo se vocês abordassem tópicos mais profundamente, e explicassem de forma mais clara as falhas nos argumentos existentes, refutando cada um ponto a ponto. Ficou a impressão que tudo foi passado muito por cima, o que acho que não fica muito convincente pra quem busca um esclarecimento, ou quem está começando a ter uma postura mais cética – o que imagino é um dos principais motivos do podcast.

    Bom, continuem com o ótimo trabalho. Espero que façam um destruindo a homeopatia em breve. Me dá nojo ver o nível de aceitação dessa lorota aqui no Brasil.

  5. Jeferson disse:

    Caros,

    Obrigado pelo post e pelos comentários. Nós colocamos ontem o link para o RSS na página do programa, embora ainda seja experimental.
    Abraços a todos,

  6. Thiago disse:

    Vcs não tem cadastro no feedburner?
    através dele que tem app para baixar podcast pode baixar seus podcasts sempre que forem lançados, automaticamente sem precisar entrar no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *