MENU

Molho especial

CeticismoAberto.com atualizado 21.10.2007

17 de outubro de 2007 Comments (22) Views: 6840 Ceticismo, Fortianismo

As Pirâmides, o Nilo e os Extraterrestres


A imagem acima não é uma montagem ou um truque de perspectiva. É a fotografia de uma das cheias do Nilo, tomada em outubro de 1937 — veja o original aqui, da Tufts University. Embora praticamente todos tenham aprendido na escola que um dos alicerces da antiga civilização egípcia eram as cheias anuais do rio Nilo, o significado disto parece não chegar às mentes das pessoas por um simples motivo. As cheias anuais do Nilo já não ocorrem como antigamente.

Em 1970, com apoio da União Soviética, o governo nacionalista egípcio completou a versão mais ambiciosa da represa Aswan, uma das maiores do mundo, o que fez com que o Nilo fosse controlado — foi nessa ocasião que vários templos foram movidos, como o de Abu Simbel, movido para ficar 65 metros mais alto, ou mesmo o de Dendur, 800 toneladas movidas para Nova Iorque. E ainda dizem que nossa tecnologia ainda seria incapaz de erigir pirâmides — a própria represa Aswan é uma obra de engenharia maior e mais complexa que a Grande Pirâmide.

Mas voltando ao assunto. Depois da represa Aswan, onde antes as águas podiam chegar quase todo o ano até as margens do planalto de Gizé, a pouca distância das famosas pirâmides, hoje vemos cidades densamente povoadas, construídas em algumas décadas e que não lembram ao turista que toda aquela área era periodicamente inundada.

Esse pequeno detalhe é muito importante para entender melhor como os antigos egípcios conseguiram transportar blocos de toneladas das pedreiras até as pirâmides. Como se vê na fotografia por satélite acima, as pirâmides estão nas margens do planalto de Gizé. As cheias do Nilo, além de fertilizar os campos e deixar os agricultores ociosos — seus campos inundados — também muito convenientemente ligavam pela água as pedreiras até o local onde as pirâmides foram construídas, principalmente com canais construídos para tal sem tanto esforço. O próprio Heródoto, que viveu 2.000 anos depois da construção das pirâmides, mencionou o uso de tais canais pelos egípcios.

O Nilo fornecia assim não apenas alimento, como transporte. Suas cheias determinavam um período do ano ocioso aos agricultores. Este período podia ser previsto por estudiosos que estudassem os astros e criassem um calendário, e a ociosidade também implicava na necessidade de gerenciar a produção e armazenamento de alimentos. As cheias também incentivaram a demarcação de territórios para os agricultores e assim, o desenvolvimento da geometria. Que os antigos egípcios tenham assim criado uma sociedade altamente organizada, que durante os períodos de inundação se dedicava a grandes obras aplicando conceitos avançados de geometria, não é algo que pareça fazer algum sentido?

Não só faz sentido, como há farta evidência de que tudo ocorreu mesmo assim, do nome do faraó Queóps incrustrado na Grande Pirâmide, às vastas cidades e mesmo cemitérios dos trabalhadores voluntários ao redor das construções. Veja mais sobre as pirâmides no Projeto Ockham. Outras imagens antigas das pirâmides nas cheias do Nilo podem ser vistas aqui ou aqui.

Os antigos egípcios realmente não construíram as pirâmides sozinhos. Tiveram a ajuda do rio Nilo, que souberam aproveitar com inteligência e perspicácia criando uma obra que foi por milênios a maior demonstração da capacidade humana.

Tags: , ,

22 Responses to As Pirâmides, o Nilo e os Extraterrestres

  1. Carlos Magno disse:

    Mori:

    Os argumentos por você colocados revelam-se de todas as maneiras como hipóteses.

    Com relação à idade da Grande Pirâmide veja http://www.geocite.com/mila.1000/piramide.html. Em certo trecho o site diz:

    “Como em três pirâmides principais encontram-se inseridos os nomes de três faraós da IV dinastia, Keops, Kefren e Miquerinos, admite-se que foram construídas por esses faraós, Mas há uma inscrição que data dessa IV dinastia que fala da Esfinge como um monumento “”cuja origem se perde na negrura da noite””.

    Fosse ou não a Grande Pirâmide e a esfinge construídas pelo faraó Keops, é uma discussão que não resolve a questão sobre a ciência empregada. Mas gostaria de colocar as seguintes questões:

    1. Se havia tamanha sabedoria do faraó Keops, ou de seus engenheiros, por que somente a Grande Pirâmide e a esfinge foram tão especiais, cercadas de tantos enigmas que há séculos se discutem? Sabe-se que esse faraó não foi dos mais brilhantes, senão medíocre.

    2. As ciências e tecnologia empregadas para sua construção desapareceriam com a dinastia de Keops? Não dá para entender que nada ficasse para a posteridade, senão os dois monumentos já referidos.

    3. Não é no mínimo estranho que somente uma entre 83 pirâmides egípcias, revelasse tamanho esplendor, tivesse tal e magnífica esfinge como espécie de guardiã de mistérios, e fosse cercada de tantos e inusitados enigmas? Segundo a história, vaidosos faraós gostavam de rivalizar-se e construír pirâmides tanto para lhes servir de túmulos quanto para perpetuar suas memórias. Porém a pirâmide de Giza não serviu de túmulo a um único faraó.E jamais houve outra igual.

    Não me passa pela cabeça que as ciências de hoje não dispusessem de suficiente tecnologia para construir uma pirâmide em proporções idênticas às de Giza e com mesmo material. Mas por que então não se construiu ainda? Mataria de uma vez por todas a questão e se estabeleceria um grande marco na engenharia moderna.

    Já houve notícias sobre essa possibilidade, mas desistiram da empreitada, não por fatores econômicos, pois a mídia certamente faria enriquecer seus construtores em pouquíssimo tempo. Então quais seriam os obstáculos? Você saberia?
    Abraço.

  2. DRAGON disse:

    TUDO E POSSIVEL POIS O UNIVERSO E MUITO GRANDE EU JA VI UMA NAVE NAO INDENTIFICADA NO MEU BAIRRO COMO OUTRAS PESSOAS VIRAM ERA UMA EXPESSE DE NAVE GRANDE PAIRANDO SOBRE A VILA AS 2 HORA S DA MANHA DE UMA quarta feira ficou por uMa meia hora depois sumiu rapido nuMa velocidade incrivel sera que pode ser uMa tecnologia de guerra dos estados unidos

  3. […] As Pirâmides, o Nilo e os Extraterrestres! […]

  4. Vinicius disse:

    Não

    é tecnologia extraterrestre isto que você viu porque uma vez
    eu vi eu tinha 9 anos e não somente eu como também meu pai e meus tios todos estavamos pescando em um lago (lago de Furnas Minas Gerais) quando apareceu um grande objeto triangular no céu bem acima este objeto liberou 3 outros objetos menores que pareciam vasculhar a região era totalmente silencioso os objetos muito estranho mesmo

    eu sei o que eu vi não importa o que o povo fale tenho certeza que era algo de outro mundo não pode ser da terra

    Abraços

  5. c disse:

    engraçado uma vez vi no ceu uma bola de fogo passar de um ponta de uma estrela para outra e bem rapido menos de um segundo.

  6. 22/09/2009,

    PODEM TENTAR EXPLICAR COMO QUISEREM! A PARA MIM A QUESTÃO NÃO É PORQUE NÓS HOJE NÃO FAZEMOS UMA PIRÂMIDE IGUAIS A DELES; MAIS SIM COMO ELES AS FIZERAM? EU ACHO QUE TIVERAM AJUDA SIM DE SERES MAIS EVOLUIDOS;QUE ENTÃO NÃO DEVERIAM SEREM HUMANOS!AGORA QUEREM FICAR MAIS ESTUPEFADOS! LEIAM O BAGAVAGHITA E LA VERÃO DESCRIÇÃO DE VERDADEIRAS NAVES ESPACIAIS EM BATALHAS CELESTES HÁ MUITO TEMPO ATRAS. MESMO QUE SEJAM FILOSOFIA,METAFORAS O INCRIVEL É A IMAGINAÇÃO DELES A MUITOS ANOS ATRAS!

    CARLOS EDUARDO PEREIRA INNOCÊNCIO

  7. o erro dos terráqueos é pensarem que são a coroa da criação.

  8. […] pirâmides, no caso, as pirâmides egípcias por […]

  9. Nelson cravo disse:

    Naquele tempo os egípcios poderiam ser um povo avançado para a época, mas no entanto não acredito que fossem os autores da construção das piramides. Acredito que os seus autores foram entidades extraterrestres.

  10. Waltuir disse:

    Eu acredito que o “universo” é grande demais para ser habitado só por nós humanos, mas eu sempre vejo e escuto o comentário de que os humanos não são capazes de fazer isso ou aquilo, que só pode ser de “entidades superiores” com um conhecimento extraterreno, mas é sabido que o humano sob pressão faz coisas que para a maioria é impossível, Os Egipcios eram escravagistas e usavam a mão de obra dos seus escravos até a morte para fazerem qualquer coisa. Eu se tivesse 5 mil ou 10 pedreiros e servidores faria obras colossais até piramides. Pra quê fazer uma piramide hoje ? As pessoas não querem isso, hoje se preocupam muito com a saúde e o bens estar, antigamente se alguém morresse em uma obra era só enterredo, hoje tem um monte de processos judiciais e pagamento de indenização. Não vale a pena. Mas nós somos muito mais capazes que imaginamos.

  11. Rob disse:

    Why Ancient Egypt Fell
    Este documentário do Discovery Channel analisa as possíveis causas por trás da queda do Antigo Egito, a mais avançada e invejada das civilizações.Há milhares de anos, o Egito sofreu uma queda rápida e fulminante. Descubra como um império tão vasto e magnífico entrou em completo colapso, apesar de sua riqueza, poder e cultura.Imagens da NASA, juntamente com modelos climáticos globais e mapeamentos recentes, revelam como as mudanças desencadearam uma sequência de eventos que destruiram o Antigo Egito.
    .

    Legendas – Sim
    Tamanho – 640 Mb
    Qualidade – Boa
    Tipo – Avi
    Créditos: Observador
    .
    http://www.megaupload.com/?d=ICJUBE9K

  12. critico disse:

    eu digo que eles fizeram as piramides com forca fisica mesmo e com muitas rampas, eles deviam ser mais fortes naquela epoca, pois nao havia poluicao, nem por chumbo, nem por quase nada.
    e essa coisa de extraterreste nem tem como acontecer pois, a estrela mais procima do sistema solar esta a muitos anos luz daqui, e se por acaso existice vida ja nesse primeiro sistema solar, e muito provavel que eles evoluam para uma especie inteligente, pelo meu ponto de vista foi quase que um milagre de uma especie evoluir no nosso planeta para uma especie inteligente

    • BELCHIOR disse:

      Ô crítico, como você teria a percepção da possibilidade de interferência extraterrestre na construção das pirâmides, se você ao menos sabe escrever? Cara, vai tomar umas aulinhas de português para poder se expressar ao público em geral, pois os seus erros ortográficos são grotescos! Tecnologia alienígena seria demais para a sua parca compreensão. Por favor, não comente sobre o que você não tem a menor idéia do que está falando, ok?

  13. Roque Almeida disse:

    Pessoal, eu nunca vi nada desumano, mais eu acredito. Com toda certeza a piramide de Giza tem mistérios, armadilhas e outras coisas que não poderiam ser feita por nossa espécie, eu digo mais, cada estrela que existe no universo tambem pode ter um sistema galático, assim tendo planetas pode ter vida inteligente.
    Entendam, o universo é infinito, só aumenta, é impossível ter vida apenas na terra.
    E concluo, a Terra passará por uma mudança gigante agora nesse ano de 2012 devido ao alinhamento galático e a fenda escura (defino como uma passagem para outra galáxia), enfim nossa terra é abundante, para alienigenas ainda não habitar a terra comunados a nós, ou até mesmo nos expulsar, aniquilar nossa raça, é porque vai acontecer alguma coisa com a terra e eles sabem do que se trata, por isso eles suspostamente fizezam essas piramides, e viram que não valia a pena investir na terra que que desastres estariam por vir.
    Se alguem concordar e quiser complementar : [email protected]

    Pessoal essa é minha opnião, não quero influenciar ninguem e muito menos tirar a fé de ninguem, pois a fé é a coisa mais importante que temos.
    Abraços

    • Ricardo disse:

      Concordo plenamente com você , eu acho que a humanidade tem que parar de olhar pro própio umbigo, e começar a enxergar que o universo é grande demais para ter somente uma especie , e fora para quem não acredita em que o universo é infinito me diga como seria seus limites?

      Ricardo

  14. thales vinicius disse:

    eu não queria mas tenho q concordar com você! Esse tal de desastre na terra pode ser prevista não por teconlogia quando esse outros seres chegaram aqui, mas depois de conhecer a nossa raça, mesmo que não muito desenvouvida na época! Eles podem por hora não querer acabar conosco agora pois podem pensar que podemos mudar assim como os poucos que mudaram! Ou também tem a possibilidade dessas pirâmides ser apenas algum dispositivo para quando essa catastofre acontecer, pode ser tanto para nos ajudar quanto para nos atrapalhar ou ser apenas para proveito próprio sem interferir em nada! Bom essa é minha opnião e tentem mudar mesmo que seja um pouco para que algo de ruim não nos acontaça ou aconteça com nosso descendentes!
    Obrigado por lerem!!!
    ^^

  15. Carlos Luis disse:

    ah com certeza. eles dominavam a navegação na época, assim ficou fácil transportar as pedras q pesam toneladas. inclusive, na época das cheias, aproveitavam a altura que chegava a água do rio para conseguir elevar as pedras facilmente à altura que quisessem RSRSR

  16. Matheus morais disse:

    eu acho que os egípcios tiveram ajudas de seres gigantes por que os blocos das piramedes pesam mais de 1t então pode ser que sers enormes tenhão ajudado na construção

  17. bruno jacob disse:

    o problema de nós humanos e que nós nos achamos o centro do universo……

  18. João Victor disse:

    A maioria das pessoas nao acreditam na possibilidade de haver seres em outros planetas, imagine se acreditariam que eles ja vieram aqui há muitos anos antes de nós. Tem muito haver com a cultura da pessoa, quando você é criança os seus pais ja dizem que não existem extraterrestres, e isso fica na cabeça de todo mundo, porém quando você começa a ler sobre a história de civilizações antigas, você começa observar que são muitos semelhantes em certos pontos e as duvidas começam a surgir, e ai você liga elas com os fatos de abduções dos tempos modernos e vê que tudo se encaixa…. coincidência?! Eu acredito que o nosso planeta nem saiu das fraldas em termos de tecnologia e acredito que os livros de ciências terão que ser modificados em breve.

  19. milodom disse:

    os ciêntistas perdem toda credibilidade quando afirmam que estamos sozinhos no Universo e ponto final

  20. Ademir disse:

    A quantidade de pessoas que relatam avistamentos de objetos estranhos no céu hoje é muito significativa para ser apenas enganos, fantasia ou uma simples mentira… Incluindo pessoas cultas e estudadas… Eu já vi junto com meu pai e irmão uma nave oval toda iluminada. Ela tinha um som estranho muito silencioso, nenhum propulsor aparente e nem emendas visíveis, estava parada a alguns metros do chão, acima de nós. Disparou para o céu como um raio, desaparecendo de vista em milésimos de segundo, uma velocidade absurda e incompreensível para nós hoje. Eu tenho toda certeza do que vi, não sou nenhum tapado ou ignorante, aquela tecnologia não existe aqui. Não ainda… Ta faltando a ciência deixar de ser tão cética e começar a buscar respostas, parar de ridicularizar o assunto visita extraterrestre. Esquecem que até as leis da física podem ser quebradas ou atualizadas pela tecnologia. Estão ignorando a maior descoberta da humanidade de todos os tempos e isso é um erro grave, não é assim que se faz ciência. Espero que abram os olhos logo, pois estão cegos pelo ceticismo exagerado e os avistamentos estão acontecendo em todo o mundo… Basta discartar os fenômenos naturais e objetos terrestres pra história ficar no mínimo curiosa. Mas isso não se faz em casa e nem em laboratórios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *