MENU

Visão “divina” dos círculos ingleses

“O Segredo”… da mediunidade

13 de dezembro de 2007 Comments (19) Views: 2928 Ceticismo, Ciência, Fortianismo

O fim das florestas em Marte


Há seis anos, imagens de Marte enviadas por sondas espaciais mostraram algo intrigante: pareciam florestas em pleno planeta vermelho. O celebrado autor de ficção científica Arthur C. Clarke chegou mesmo a especular seriamente que as imagens seriam mesmo o que aparentavam. “A imagem é tão impressionante que não é preciso dizer nada sobre ela — é tão obviamente vegetação a qualquer olho sem preconceitos“, declarou o escritor à revista Popular Science.

Nesta semana, novas imagens com maior resolução do planeta liberadas revelaram que as formações não se parecem tanto com árvores:

E de quebra sugerem uma explicação mais prosaica. Os canais espalhando-se como ramos no chão seriam formados pelo gás liberado nas diferentes estações nos pólos marcianos. Não tão surpreendente quanto árvores, mas ainda assim um fenômeno novo e genuinamente extraterrestre.

Clarke é uma figura peculiar: além de inventor do satélite de comunicações — seguramente uma das mais importantes criações do século XX — é um cientista com formação sólida conhecido por sua ficção com detalhes técnicos e mesmo ataques a pseudociências. Mas também defende diversas idéias heterodoxas, como a “energia do ponto zero” abordada em “3001 – A Odisséia Final”, por exemplo, ou mesmo diversas formações em Marte como estas “árvores”.

Tags: , ,

19 Responses to O fim das florestas em Marte

  1. Carlos Magno disse:

    Facílimo de falsificar sobre as primeiras tomadas.

    Se a floresta causou espanto, a versão de agora é muito mais do que espantosa, é simplesmente bizarra!

    Se é floresta não sabemos, embora aparente ser. O que não dá mesmo é engulir que seja gás liberado pelos polos marcianos. Conte outra NASA!

  2. Fio disse:

    AHAHAHAHAHAAHAHA
    Esta NASA é o rir mesmo.
    Alez NASA alez *.*

  3. Helder disse:

    A Nasa nunca libera infornações verdadeiras sobre uma descobertas. Deve ser para poder ter a monopolia das informações . Tudo isso só leva a frear o progresso da humanidade!

  4. Ricardo Pereira disse:

    Já vi fotos da Nasa que mostram essa “árvores” muito mais impressionantes que essas. Não sei se são árvores, mas dizer que são gases… que gás é esse? Por quê não explicam direito isso. Um fenômeno assim deveria ser publicado nos jornais mais importantes do mundo, afinal pensam em mandar uma missão tripulada para lá e toda fonte de recursos é mais que bem vinda. Alguém ai sabe que gases são esses?

  5. romilda disse:

    estas fotos talvez sejam todas elas mentirosas, um dia estando em um local cuja semelhança com marte é estupenda, fiquei aqui matutando, será mesmo o que vemos no youtube, como fotos da nasa seja verdade? quem nos garante a verdade… rs r s r s. vivemos numa total loucura visual, todo mundo vivendo na matrix

  6. Vini Lima disse:

    Bem, o que me parece eh que a nasa tentou novamente ocultar os fatos conseguidos em marte. Pois bem, a foto mais recente que explica que a foto antiga não era de uma floresta tem um pequeno defeito: não tem nenhuma sombra. A foto das tais árvores tem sombra, que dá volume a elas (dá a impressão que estão elevadas acima do chão). Já a segunda foto que seria para desmentir é um desenho “colado” no chão, sem sombras.

  7. Cláudio. disse:

    A provável explicação (atual) ficou pior que a provável ilusão de 6 anos atrás. Para contradizer é preciso mais aprofundamento e melhor argumentação, não é apenas mostrando uma imagem – que parece mais forjada que anterior – com carimbo de oficial (da NASA) que vai fazer desaparecer duvidas verdadeiras e honestas.

  8. WANDERLEY MACHADO disse:

    Na minha opinião acho provável a existência destas arvores, lagos e oxigênio que eli existem más como sempre a nasa vai mentir porque os americanos acham que mandam no planeta terra e fora daqui tambem,um dia a verdade vai ser revelada.

  9. Desconhecido disse:

    Marte é um planeta que tem massa solida menor do que terra. Muitos astrónomos acredita se núcleo diferente da terra já se solidificou tornando um planeta sem movimentos tectonicos de sua placas tornando quase impossível o vulcanismo assim a crosta não poderia expelir nenhum gás vulcânico, se não acredita vejo episódio de Universo do history Channel chamado astro biologia ou assista o BBB na globo que não tem nenhum fundo cientifico e serve para alienar as massas. Uma ultima observação que essas árvores parecem pólipos de corais.

  10. Paulo6jr disse:

    CETICISMO ABERTO age mais uma vez, como de hábito, como porta-voz da NASA no Brasil. O título foi infeliz. A pressa deste site e do seu autor em desacreditar e desmentir chega a comprometer CETICISMO em seus fundamentos filosóficos. Se houver realmente florestas em Marte a credibilidade deste site poderá ficar irremediavelmente abalada.

  11. Marcello disse:

    Incrível como a NASA é burra! Se divugasse esse tipo de informação ela poderia ter um orçamento bem melhor do que o seu atual minguado recurso que limita uma série de projetos promissores! Mas claro! Ela faz parte da conspiração mundial para esconder a “verdade” da população!

    Ou, o que a NASA diz é a verdade e as pessoas comuns que não sabem nada de astronomia, geologia e biologia mas são tão arrogantes que acham que sabem mais do que aqueles que estudaram anos por não entenderem nada acham que é estória e preferem acreditar em conspirações mundiais…

    Bom, pela navalha de Okham qual seria a hipótese mais plausível?

    Parabens Mori pelo seu site. Saiba que ele é apreciado por pessoas que tem o mínimo de bom senso e curiosidade científica.

  12. Paulo disse:

    Afffff!!!! Ciência… curiosidade científica, verdade científica… quanto bordão.
    Ciência ( incluindo a da NASA) está/esteve (cada vez mais) a serviço do capital, da lógica de mercado,… ao lobby do Petróleo. Conspiração? A experimentação e o método a serviço da consagração do mercado. Conspiração de novo?
    Há creio 20 anos atrás vi um cético que representava céticos na TV. Ele não acreditava na própria sombra. Era um ser asséptico, inodoro e insípido – ou se fazia mostrar como tal. Um desestimulo a imaginação, a ponderação, a reflexão e a curiosidade. Einstein que o diga.
    Estas fotos, as explicações e a velada (nem tanto) manifestações de apoio do administrador deste site e de seus súditos aqui reveladas mais suscitam dúvidas (pra não dizer indignação) que certezas e conclusões definitivas. Basta lê-las. Claro que de agora em diante as coisas mudarão pra contrabalançar.
    Que o gabarito final sejam canais contendo gases!!! Não importa! O que vejo aqui, como leigo que sou, é pseudociência travestida de ciência.

  13. Paulo T. disse:

    Afffff!!!! Ciência… curiosidade científica, verdade científica… quanto bordão.
    Ciência (incluindo a da NASA) está/esteve (cada vez mais) a serviço do capital, da lógica de mercado,… ao lobby do PETRÓLEO e da INDÚSTRIA FARMACÊUTICA (também!). Conspiração? A experimentação e o método estão a serviço da consagração do mercado e do binômio custo/benefício. Conspiração de novo? Delírio?
    Há creio 20 anos atrás vi na TV um cético que representava grupos de céticos. Ele não acreditava na própria sombra. Era um ser asséptico, inodoro e insípido – ou se fazia mostrar como tal. Um desestimulo a imaginação, a ponderação, a reflexão e a curiosidade. Einstein que o diga.
    Estas fotos, as explicações e a velada (nem tanto) manifestações de apoio do administrador deste site e de seus fiéis súditos aqui reveladas mais suscitam dúvidas (pra não dizer indignação) que certezas e conclusões definitivas. Basta lê-las. Claro que de agora em diante as coisas mudarão pra contrabalançar.
    Que o gabarito final sejam canais contendo gases!!! Não importa! O que vejo aqui, como leigo que sou, é pseudociência travestida de ciência.

  14. Meu ceticismo dialético espiritualista me impele a duvidar de vocês e exigir provas de que a NASA não falsificou as fotos. Estamos todos esperando.

  15. pedro disse:

    realmente nao estamos a sòs no universo

  16. Nícolas disse:

    Se são árvores eu não sei, mas as imagens são totalmente diferentes,
    1º existe um grande contrate entre as cores da foto de cima o que não ocorre com as debaixo (mesmo estando preto e branco)
    2º o contorno, veja que são bem diferentes na de baixo e em relação as de cima.
    3º note que existe sombra no lado direito de todas as fotos de cima.
    Conclusão: são fotos diferentes!
    Quando a NAZA descobre algo que vazou e saiu do controle, eles inventam logo uma desculpa.Um detalhe: Marte não bem vermelho como se parece visto da terra, nós vemos essa cor por causa da atmosfera de nosso planeta, se tirar a foto do espaço marte aparecerá com outra cor.

  17. Maneca disse:

    A NASA sempre tentando enrolar ao inventar uma outra teoria para o óbvio. Claro que é uma floresta. Chega de tentar enrolar as pessoas. Abram o jogo logo!

  18. Pedro Paulo Pereira de Abreu disse:

    Como acreditar que ha arvores em Marte, um planeta muito mais distante da terra em relação ao sol, a uma temperatura de dezenas de graus abaixo de zero, uma atmosfera tão rarefeita, parece que muitos querem acreditar em alguma coisa como pés grandes, boi tatá, fadas e até arvores em Marte, só falta descobrirem macacos marcianos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *