Ceticismo

Published on fevereiro 2nd, 2008 | by Kentaro Mori

33

Quem construiu as pirâmides

duvidarazoavel fortianismo ceticismo
Mais de 21.000 metros cúbicos de pedra sólida, em blocos individuais com até seis toneladas de peso, constituindo uma massa total superior a 50.000 toneladas. Não é possível penetrar mesmo a lâmina de uma faca afiadíssima entre os blocos maciços. Tudo encaixado à perfeição, sem cimento ou concreto, contando com uma das forças fundamentais da natureza: a própria gravidade. Depois de milênios, o monumento alçando-se aos céus ainda preserva suas formas elegantes que seriam espelhadas ao redor de todo o planeta.

Parafraseando um antiqüíssimo ditado, “o homem teme o tempo. Mas o tempo teme a Pont Du Gard“. Sim, porque o parágrafo acima não se refere à Grande Pirâmide de Gizé, e sim à ponte construída pelos romanos ao redor do início da era cristã.

Clique aqui para ler o restante de ‘Quem construiu as pirâmides’

Tags: ,


About the Author

+



33 Responses to Quem construiu as pirâmides

  1. Carlos Magno says:

    Prezado Mori:

    Como sempre os sisudos egiptólogos materialistas, donos da verdade, adoram ignorar fatos subjetivos. Somente confiam nos seus instrumentos e teorias que encontram eco e aplausos nos céticos e ateus de plantão. Vejamos o seguinte.

    1. A Pont du Gard, construída pelos romanos em 40 d.C. não poderia ter sido copiada da engenharia egípcia? Os romanos lá estiveram por muito tempo, usaram e abusaram do conhecimento egípcio durante a ocupação. Por que não poderiam ter aprendido com os sacerdotes iniciados a técnica de colar blocos sem concreto? Hipótese razoável, não acha?

    2. Causa-me profunda estranheza a engenharia do século XXI, nunca ter tentado construir uma pirâmide copiando a Grande Pirâmide de Gizé, com todas as suas dimensões, medidas astronômicas exatas e revestimentos externos de pedras calcáreas brancas, lisas, rebrilhantes e refulgentes ao nascer do sol. Parece que um sultão estúpido daqueles que às dezenas infestaram a antiguidade, mandou retirar da Grande Pirâmide todo o revestimento maravilhoso e a deixou naquele osso feioso.

    Entretanto, para maior autenticidade, gostaria de ver a engenharia atual construir uma réplica sobre cavernas abismais, a exemplo de onde se encontra assente a Grande Pirâmide, e sobre a linha medial que divide a Terra exatamente em duas partes iguais.
    E também, que a pirâmide construída por nossa atual engenharia, pudesse provocar os mesmos fenômenos energéticos que a autêntica provoca, e também veicular o poder de anular a ação de tantos equipamentos eletrônicos que lá são instalados para pesquisas.

    Torço sinceramente pela experiência que jamais virá. Por que será? Seria uma atração mundial. E uma vez pronta, renderia bilhões de dólares aos investidores.
    Ah, sim, e de quebra podiam fazer uma réplica perfeita da Esfinge, com mesmas passagens internas e câmaras subterrâneas misteriosas. Seria facilmente intitulada a Oitava Maravilha do Mundo, ou a Primeira Grande Maravilha Copiada da Antiguidade.

    3. O prezado citou Zecharia Sitchin. Esse pesquisador é um tanto extravagante, polêmico e contestado entre esotéricos. Valeria mais você ter transcrito pareceres de outros egiptólogos esotéricos, reconhecidas autoridades no assunto, homens equilibrados e neutros, que não os demais cientistas e arqueólogos reconhecidamente parciais e ortodoxos, que vivem com os narizes enfiados nas poeiras dos achados e são escravos dos manuscritos em bom número apócrifos, plantados em monumentos para exaltações de reis e dinastias. Os manuscritos e papiros que contrariam suas opiniões científicas, não pertencentes aos espólios achados por eles, são certamente rejeitados.

    4. A Grande Pirâmide para egiptólogos céticos teria 4.500 anos. Grande engano. A Grande Pirâmide foi construída com uma ciência antiqüíssima, desde o aparecimento da raça Tolteca, cujos futuros e longínquos descendentes incas e astecas viriam, milênios depois, construir pirâmides com semelhante tecnologia na América Central e do Sul. O Egito, no correr desses milênios, já foi inundado duas vezes, tendo a Pirâmide de Gizé submergido e parte das populações perecido. Outra parte correu para as montanhas e salvou-se. Uma dessas inundações é referida como o dilúvio bíblico. E há coincidências entre o relato bíblico e as escrituras sumérias, que datam um dilúvio semelhante ocorrido à época do rei sumério Gilgamesh.

    5. O que os arqueólogos exaltam e reafirmam sobre a construção da Grande Pirâmide pelo faraó Kefren, é deslavada mentira. Esse rei falsário, milênios depois mandou apagar todos os registros anteriores existentes na Grande Pirâmide e colocou seu nome para ser reverenciado. Supõe-se também que novo e invejoso faraó mandou apagar outras marcas de Kefren, mas temendo os deuses não quis danificar a Pirâmide de Gizé e erigiu uma parede sobre a referência de Kefren, mais tarde descoberta pelo truculento arqueólogo Howard Vyse, após dinamitar a parede.

    6. Há uma inscrição, sim, na Grande Pirâmide, ao contrário do afirmado, datada dessa IV dinastia que fala da Esfinge como um monumento “cuja origem se perde na negritude da noite”.

    7. Muito difícil desmentir quem não deseja ser desmentido. E quem deseja isso? Mas esses senhores com seus inventos maravilhosos, estão tateando no escuro; só sabem das evidências básicas demonstradas nos papiros, murais e objetos encontrados nas escavações.

    Pretendo não mais falar sobre a construção da Grande Pirâmide, assunto que você gosta de repassar, mostrando provas dos impolutos donos da verdade científica.

    E deixei para o final a declaração dos estudiosos das ciências ocultas de que na realidade as duas grandes pirâmides, datam pelo menos de 200.000 anos, quando a civilização atlante Tolteca atingia seu apogeu. Grande essa, não?
    Abraços.

    • IRIS says:

      Prezados
      Quem poderia responder porque as optaram por pedras gigantescas já q a pedreira não ficava próxima e tinham ainda q transportar por rio. Como tem 2.300.000 blocos de pedra super pesados, se transportassem 10 por dia levariam 230.000 dias (???)
      Como pintaram por dentro se não tinham lampadas e não há traços de fuligem (???)
      Quem bolou um projeto desta magnitude???
      etc etc

      • IRIS says:

        Quem planejou e definiu a logística para um projeto de N anos??? Um egipcio de 4000 anos atrás???
        Como dizem q levou 20 anos para fazer teriam de extrair e colocar, façam as contas.

      • IRIS says:

        Continuando: os Srs arqueologos falam em 20 a 30 anos para fazê-la (KEOPS)
        Se tirassem 100 blocos/dia levariam 23.000 dias.
        Como dizem q levaram de 20 a 30 anos (entre 7300 a 10950 dias)deveriam ter tirado e carregado uns 200/400 blocos/dia.
        considerando: preparação do terreno, problemas q qualquer obra deste porte tem, transporte, instalação e acabamento este numero teria de ser bem maior. Isto sem considerar a alimentação dos trabalhadores, alojamento, etc
        A luz destes fatos não acredito nas explicações vigentes. Deve ter outra mesmo q não seja eles disporem de recursos q desconhecemos.

      • pierre says:

        Os blocos foram trasportados por levitação, através de uma tecnologia que usava o quartzo…

  2. Rafael says:

    Mori,
    Apesar de discordar de você em alguns pontos – pouquíssimos por sinal – não posso deixar de elogiar o artigo, muito bom. Ao contrário do que alguns comentaristas ‘entenderam’, não vejo ‘materialismo’ no seu artigo, vejo apenas crédito à engenhosidade do ser humano, e ao raciocínio lógico – que, creio eu, não são linhas de pensamento do ‘cético’, puramente. Quando até a idade da Grande Pirâmide é posta em dúvida por alguns, Acho ótimo que assuntos como este sejam repassados. Parabéns e abraços !

  3. Carlos Magno says:

    Você quis dizer: o comentarista. Seja mais eficiente na sua crítica. Aliás não é a primeira vez.

  4. Carlos Magno says:

    Correção no meu primeiro comentário.

    O nome do faraó salafrário não era Kefren, conforme faço referência, e sim Keops ou Queops.

  5. Darkshi says:

    Já que parece que o Mori não responde aqui, mas apenas no S&H. Irei repetir o argumento principal dele.

    Explique a inscrição com o nome do faraó Queops no interior da pirâmide, em uma posição que seria nescessario para realizar uma inscrição posterior praticamente um completo desmanche da pirâmide?

  6. LUCAS SOUZA says:

    Em pensar que as pessoas comentam e outros estudiosos e ate mesmo em filmes!
    dizem que as pirâmides foram construídas com a ajuda de extraterrestres.
    brincadeira ou isso pode ter algum fundamento lógico?
    não é atóa que sem tecnologia conseguiam manualmente erguer rochas com mais de 6 toneladas a não ser que fosse com ajuda dos dinossauros.hehehe se já não estivessem extintos

  7. LUCAS SOUZA says:

    eu quero saber como ergueram aquelas rochas?
    o que usaram?
    tópico muito interessante!

  8. Márcio Valle says:

    Prezado Mori e Srs. leitores,
    Aprecio muito o debate construtivo de idéias.
    Sobre o assunto, gostaria de dizer que acredito que informações de suma importância são guardadas do grande público em relação a muitos assuntos polêmicos tanto do passado como do presente, como é o caso das pirâmides, dos OVNIs e da própria origem do homem neste planeta.
    Penso que, por motivos de interesse diversos, a humanidade chegou a uma bifurcação em dado momento na história, tendo que decidir, por intermédio daqueles que detinham o poder e possuíam uma visão de futuro um pouco mais privilegiada, se deveria seguir o caminho do esclarecimento ou o da ignorância.
    Acredito que tomamos o caminho da ignorância. Explico. para dominar as massas, foi muito mais fácil criar uma atmosfera de mistério sobre tudo que nos cercava e cerca até hoje. As pessoas foram impedidas de pensar e ver além daquilo que estava e está diante de seus olhos. A ciência e as religiões dominaram a mente do ser humano e determinaram, como determinam até hoje, o que se deve acreditar e o que se deve ridicularizar.
    Não acredito que nós, humanos, tenhamos saído da idade da pedra e dado um salto de conhecimento gigantesco em ‘pouquíssimo’ tempo, como aconteceu na antiguidade, a ponto de construir monumentos fantásticos (muitos inimitáveis à ciência moderna, como a construção de uma pirâmide) e de ter deixado dconhecimentos sobre o nosso sistema solar (como no caso dos Sumérios, que conheciam todos os nossos planetas!). A própria teoria da evolução, de Darwin, já está sendo contestada atualmente por cientistas que decidiram abrir os olhos e não aceitar dogmas.
    Entendo e respeito os pontos de vista de todas as pessoas. Apenas gostaria de sugerir que não ficássemos presos às medidas, unidades e paradigmas de certa forma “impostos” a nós como a única verdade verdadeira. (Cientistas modernos já têm motivos para acreditar que longas viagens pelo espaço não podem jamais se dar de forma retilínea e em alta velocidade, libertando-se, assim, do limite determinado por Einstein para a velocidade da luz).
    Gostaria que as pessoas pudessem considerar outras possibilidades que podem parecer absurdas aos nossos parâmteros, conforme mencionei acima, mas que poderiam nos ajudar a alcançar um nível superior de consciência e, quem sabe, nos tornar merecedores de aprender com outras raças em outros mundos distantes que poderiam estar nos observando.
    Por que tanto mistério e segredo em torno de assuntos polêmicos, como os OVNIs, por parte de militares e governos ao redor do planeta? Precisamos ver as coisas com mais naturalidade e entender um pouco mais sobre a nossa posição neste universo e na vida que temos. Nossa humanidade está chegando num ponto de colapso moral que nos está colocando em um beco sem saída. Ou se alcança uma consciência superior imediatamente ou sucumbiremos todos no abismo da ignorância, já que o conhecimento será sempre guardado pelos governos e instituições controladoras do poder para seu uso e domínio da raça humana num futuro provavelmente apocalíptico.
    Gostaria de poder trocar idéias com pessoas que tenham afinidade com os meus pensamentos ([email protected]).
    Grande abraço e obrigado pela atenção.

  9. joice says:

    quem trabalhou na construição das pirâmides do Egito?para que elas serviam? do que era feitas?

  10. Carlos says:

    Não faz a menor diferença que construiu, pois hoje não servem para absolutamente nada, assim como não serviam na época senão como símbolo da megalomania humana.

    Que utilidade teria alguém gastar uma fortuna para construir imensa e inútil pilha de pedras se nossa engenharia está muito mais adiantada. Só se fosse muito burro ou louco.

    Essa estória de efeitos das pirâmides já foi desmascarada e nunca passou de apelo comercial para vender bugigangas para otários que até hoje compram réplicas de pirãmides.

    • pierre says:

      As pirâmides espalhadas pelo mundo principalmente no paralelo 33, são de para pouso de naves extra-terrestres que a construíram ha milênios de anos

  11. luis ivan says:

    adorei este site,vendo a resposta de Carlos para Joice,percevo que ainda existe falta de informaçao nas persoas,e por eso que continuamos sendo oprimidos pela midia a serviço dos mas poderosos,e dos que querem que acreditemos em pensamentos ultrapassados e mentiras deslavadas sobre a origem da raça humana e suas creenças estupidas,e interpretaçoes malucas.A gente que nao se enquadra en estos pensamentos,devemos ser mas preparados,para responder ,a persoas que como Joice tem duvidas,desculpe si fui grosso,sou uma incognita ¨será que as piramedes eran tumbas mesmo¨pelo que vi e pelo que lei ao respesto estáo mas para abrigo nuclear,voçes axao que um farao gastaria miles de vidas humanas e riquesas para fazer uma tumba para enterrar seu corpo,porque os egiptologos nao dicen a verdade ao respeto,se sabe por manuscritos encontrados que as piramedes estavan ai faz muitos anhos antes dos egipcios

  12. Zoraque says:

    Boa tarde !

    Tudo indica que quem construiu as pirâmedes durante aproximadamente 400 anos foram os escravos hebreus, pois a época em que se desenrola a construção foi justamente aproximado a escravidão do povo hebreu. Os próprios egípcios possuem manuscritos afirmando de que um povo passou pelo Egito naquela época.
    Assim creio eu.

  13. Ricardo Neri says:

    Adorei o tópico , não sei se já viram , assistam o Olho de Horus , abraço a todos

  14. Rode Madalena de Jesjuz. says:

    As piramides foram construidas pelos judeus, e as pirâmides do Egito não foram construídas com blocos de pedras como se imaginam,elas foram feitas com grandes tijolos feitos já no lugar em que deveriam ficar, esta na Biblia.

    • IRIS says:

      Então porque hoje se examinando o material usado nas piramides não reconhecemos não ser pedra???
      Será q com o tempo viraram pedra???
      Se fosse assim não saberíamos a diferença em uma construção se é pedra ou cimento, concreto, etc

    • Anacarolinadl says:

      tá mas eu perguntei por quem foram construídas não com o que foram construídas!

    • pierre says:

      Puxa vida vc falou muito bobagem agora, estude e pesquise muito mais meu amigo, dessa forma vc vai conhecer outras verdades e seu campo de visão e aprendizagem vai aumentar. Te indico, arqueologia, palenteologia, biologia, astronomia, antropologia e teologia. Ta bom!!!!

  15. loourany says:

    acho que foi assim
    o farao ordenou que fossem trasidas as pedras, milhares de escravos trouxeram as pedras pelo nilo e rolaram elas sobre as areias com toras de arvores por baixo agruparam elas perto de onde seria contruida e comesaram a erguela por dentro e assim que ela ia aumentando eles usaram uma especie de balanca varios homens subiam de um lado e de outro de uma plataforma apoiada por baixo e erguiam as pedras e depois elas eram colocadas e para que elas fosem bem encaixadas eles terminariam os acabamentos na rocha ja postada no lugar e para que elas se fixisasem eles usavam uma especie de cimento que era constituido de areia e da propria rocha deretida e a modelavam por isso as rochas sao perfeitamente encaixadas e se voce notar elas quase nao em brexa entre uma e outra
    e axo que levou uns 100 anos por que acredito que ela foi producida por cerca de 100 mil escravos que trabalharam noite e dia ate por que a noite fassilitava por causa do calor que fazia de dia.
    pensando assim nao e uma coisa do outro mundo

  16. Rob says:

    Why Ancient Egypt Fell
    Este documentário do Discovery Channel analisa as possíveis causas por trás da queda do Antigo Egito, a mais avançada e invejada das civilizações.Há milhares de anos, o Egito sofreu uma queda rápida e fulminante. Descubra como um império tão vasto e magnífico entrou em completo colapso, apesar de sua riqueza, poder e cultura.Imagens da NASA, juntamente com modelos climáticos globais e mapeamentos recentes, revelam como as mudanças desencadearam uma sequência de eventos que destruiram o Antigo Egito.
    .

    Legendas – Sim
    Tamanho – 640 Mb
    Qualidade – Boa
    Tipo – Avi
    Créditos: Observador
    .
    http://w-ww.megaupload-.com/?d=ICJUBE9K

  17. Anacarolinadl says:

    adorei essas respostas porque me ajudou muito em vários trabalhos de história!
    :)

  18. O que torna a humanidade cética e cega sobre muitas coisas (misteriosas) criadas e inventadas pelos homens, são as próprias religiões existente no planeta, elas influenciam em qualquer assunto a ser comentado ou descoberto. Quando o homem entender o universo, o criador e seus enviados sem a crendice religiosa e sim científica, observaram que a melhor explicação para a construção das piramides; somente por seres gigantes e inteligentes. Afinal esse planeta tem mais de 10.0000 de anos, ou não?
    Muito há que se descobrir !

  19. Luíz Gustavo says:

    Ciência 1 x O Pseudociência

    Impressiona-me que mesmo estando o mais na cara possível que foi no reinado de Quéops quando se ordenou a construção da Grande Pirâmide, tal como já a afirmava a egiptologia. Ainda assim, existem seres humanos que inventam as mais fumadas teorias que alguém poderia inventar na vida, com hipóteses totalmente sem nexo(“sacerdotes iniciados colando blocos” ao invés de mandarem os escravos, WTF?) e ainda por cima sem nenhuma evidência!!! Nada, nadinha, apenas palavras vazias ao vento e o pedido pra se acreditar no inconvencional.

    E o pior é que eu penso que quase não poderiam haver mais provas óbvias e claras(leia-se: “com evidências e fatos”) do que as idéias convencionais da egiptologia sobre as Pirâmides(leia-se: “sem homenzinhos verdes ou nem raças míticas de continentes impossíveis”) do que as que já possuímos.
    Mesmo se achassem um papiro do Quéops dizendo que construiu a bendita da pirâmide, ainda assim haveria alguns que diriam que “é mentira” que ele estaria “mentindo para não revelar os atlantes”(oh Céus! É a conspiração da conspiração!). Disso eu tenho certeza.

    Mas vamos lá né? Um dia quem sabe a ficha caí pra alguns.

  20. Alexandre says:

    O Luiz Gustavo é do tipo politicamente corretinho….que prefere o comodismo cego, sendo Maria-vai-com-as-outras….que acredita na maioria dos egiptólogos tradicionais e outros cientistas que os governos da Terra dão crédito….”não se trata de conspirações” !! Fato, é que a humanidade SIM, vive na quase total cegueira…por serem objeto de uso dos “poderosos”, …agora inventaram essa de conspiração, para ridicularizar os homens de mente aberta que estão TENTANDO mostrar as VERDADES para o resto da humanidade!! Se você prefere ser CONVENCIONAL do tipo mente tapada ,que só acredita no que pode VER e TOCAR, fique aí com seu futebolzinho, novelinhas, BBBs entre outras futilidades , ao invés de procurar SIM algo a mais ,procurar por respostas ,sempre…..foram homens como o “Luiz Gustavo” que fizeram parte, por exemplo da inquisição ,que mandava pra fogueira ,pessoas com mentes brilhantes que pensavam muito além de seu tempo, homens realmente EVOLUÍDOS, que fazem a diferença em nosso mundo por mostrarem sempre uma idéia nova ! Concordo com o Márcio Valle, as coisas que constumamos chamar de ficção cintífica ou míticas, é que podem ser a mais absoluta VERDADE !!! ACORDEMOS

    • Régis says:

      Alexandre, céticos não aceitam verdades impostas e sim questionam tudo o que vêem, tanto a suas histórinhas de ficção e misticismo como a própria ciência e inclusive os interesses capitalistas como as novelinhas e o bbb. E tem outra os céticos seriam as ultimas pessoas do mundo a fazer parte de um evento extremamente ligado a religião como foi o caso das inquisições. O que se tem são provas com base em amostras coletadas por arqueólogos que muitas vezes dão a vida a procurar esta evidencias. Mesmo assim são teorias elaboradas em cima disso que não elucidar totalmente a verdade mas é o que se tem de conhecimento até hoje. A postura correta seria criticar de maneira construtiva o que já se tem e ir montando aos poucos esse quebra cabeça. Pode ser que no futuro se descubra uma realidade totalmente diferente da imaginada hoje, mas com certeza estas evidencias vão ajudar a se chegar na melhor resposta possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Back to Top ↑