MENU
rumcirculo31hjk.jpg

Anda bebendo? Círculos ingleses espanhóis

astrology-discoveryfd321.jpg

Chamado: Testando a Astrologia

14 de julho de 2008 Comments (47) Views: 5875 Ceticismo, Fortianismo

Chico Xavier, "Há Dois Mil anos" como ficção

"Este artigo, escrito pelo pesquisador Sr. José Carlos Ferreira Fernandes, demonstra de forma fortemente convincente que o livro “Há Dois Mil Anos”, “psicografado” por Chico Xavier, não passa de uma completa ficção. Em suma, é uma fraude histórica. Há problemas desde a completa ignorância da construção dos nomes romanos, passando pela aceitação de documentos comprovadamente falsos e culminando na completa inexistência da entidade que teria ditado o livro, no caso, Emmanuel/ Públio Lêntulo. As conseqüências disso para o kardecismo brasileiro, desnecessário dizer, são gravíssimas".

Continue lendo:
LIVRO HÁ DOIS MIL ANOS: UMA FRAUDE HISTÓRICA COMPLETA

Tags: , , , , , ,

47 Responses to Chico Xavier, "Há Dois Mil anos" como ficção

  1. Carlos Magno disse:

    A verborragia ataca outra vez! Vou pedir a um escriba juramentado ler para mim. Quem sabe até o Natal ele consiga terminar.

    “Benditas sejam as fraudes do Chico e as falsas personalidades de seus guias, – seus alteregos – pois conseguiram colocar milhões de desesperançados no caminho da luz, da esperança e da renovação!

    Benditos sejam os plagiadores do Chico que despertaram reflexões profundas e abriram um leque infinito de estudos e de conhecimento ao espírito da doutrina!

    Benditas sejam as trapaças do Chico, que deixaram indeléveis e amorosas lembranças nos 60 milhões de corações espíritas e simpatizantes de tantas nações, que ansiosos aguardam o dia de comemorar o seu retorno à Terra e de seus falsos guias!

    Benditos sejam os falsos médicos de almas do Chico, André Luiz, Emmanuel e outros, que através de suas “luzes-fantasias” auxiliaram a tantos irmãos se levantar, renovar-se e despertar a fé redentora!

    Benditas e Benditos para todo o sempre O Deus Todo-Poderoso, A Mãe Divina, O Divino Espírito Santo, e As Celestiais Presenças que permearam às falsas palavras e as enganosas lições dos mentirosos do Chico, as transubstanciando em profundas e eloqüentes verdades!

    Volte, Chico, por favor, volte, para fazer mugir de ódio os teóricos redundantes, escravos da letra, que acreditam na história exatamente como a tomaram de todas as crônicas. Aqueles que adoram perder tempo com a forma, se comprazem em se crer iconoclastas, em buscar defeitos em tudo, em tomar sempre como verdades aquilo onde os homens maldosos transformaram em mentiras.

    Volte, Chico, por favor, volte, para ignorar solenemente esses seus detratores; sequer tomar conhecimento de suas perfídias e incestuosas invejas, esses caçadores de fama, que usam ao estilo, à semântica e a verborragia como instrumentos coniventes de suas más intenções.

    Essas águas turvas e barrentas representam somente um riacho diante da imensidão do mar onde Chico navegou, e serão diluídas de encontro às gigantescas ondas, ou clareadas em seus caminhos pela límpida e cristalina chuva que cai todos os dias sobre justos e injustos!

    Mas volte, Chico, quando Deus lhe mandar, pois se aqui não mais estivermos, estarão nossas gerações para recebê-lo de braços e corações abertos e lágrimas de gratidão!”

    • Mauricéia disse:

      Que belíssimas palavras Magno, parabéns! Isso mesmo!!!!!

    • Thiago Antunes disse:

      sou ateu…..mas porque nenhuma religiao me provou nada ate hj.
      porem o trabalho q esse homem fez é incontestavel do ponto de vista social,
      portanto se foi delirio, se foi espirito, se foi plagio, não importa..foi sempre feito com a melhor das intenções sem retorno material algum!!!
      Chico Xavier merece todo o respeito do mundo.

    • William disse:

      Assim como Chico Xarlatão Xavier suspeito que vc plagiou o texto comentadojá que não assinou o mesmo. Uma pesquisa rápida e encontramos esse textinho em vários sites…

    • Muzenga disse:

      CARLOS MAGNO, VAI DAR O CU PRA JESUS CRISTO SEU HOMOSSEXUAL. SE EU TE ENCONTRASSE NA RUA TE MATAVA DE TANTA PORRADA. E ACHO QUE ESTUPRAVA A SUA MÃE E MATAVA SEU PAI. VAI LAMBER O CU DO CHICO XAVIER. QUAL O PROBLEMA DE SER ATEU SEU BICHA? VAI TE TIRAR UM PEDAÇO VIADINHO?

  2. Carlos Magno disse:

    correção: e com lágrimas de gratidão!

    • Helena disse:

      A fé plana sobre a Terra, buscando uma pousada onde abrigar-se, buscando um coração a esclarecer. Onde irá ela?… Para começar entrará na alma do homem primitivo e impor-se-á; porá um véu momentâneo sobre a razão, começando a se desenvolver e vacilante nas trevas do espírito. Conduzi-lo-á através das idades de simplicidade e far-se-á senhora pelas revelações. Mas, não estando ainda o raciocínio bastante amadurecido para discernir o que é justo do que é falso, para julgar o que vem de Deus, ela arrastará o homem fora do reto caminho, tomando-o pela mão e pondo-lhe uma venda nos olhos. Muitos desvios, tal deve ser a divisa da fé cega que, entretanto, durante muito tempo teve sua utilidade e sua razão de ser.
           Esta virtude desaparece quando a alma, pressentindo que pode ver com os próprios olhos, a afasta e não mais quer marchar senão com a sua razão. Esta a ajuda a se desfazer das crenças falsas, que havia adotado sem exame. Nisto ela é boa. Mas o homem, encontrando em seu caminho muitos mistérios e verdades obscuras, as quer atravessar e se atrapalha. Seu julgamento não a pode acompanhar; ele quer ir muito depressa e a progressão em tudo deve ser insensível. Assim, não tem mais a fé que repeliu; não tem mais senão a razão que quis ultrapassar. Então faz como a borboleta temerária e queima as asas na luz e se perde nos desvios impossíveis. Daí saiu a má filosofia que, buscando muito, fez tudo esboroar-se e nada substituiu.
           Estava aí o momento da transformação; o homem não era mais o crente cego e não era ainda o crente raciocinando a crença; era a crise universal tão bem representada pelo estado da crisálida.
           À força de procurar na noite, a claridade brilha, e muitas almas transviadas, encontrando apenas a luz obscurecida por tantos desvios inúteis e retomando como guias seus condutores eternos: a fé e a razão, fazem-nos marchar à sua frente, a fim de que seus dois clarões reunidos os impeçam de se perder uma segunda vez. Elas fazem assentar a fé sobre as bases sólidas da razão, ela própria ajudada pela inspiração.
           É a vossa época, meus amigos; segui o caminho, Deus está no fim. (Espírito de Demeure – Revista Espírita de 1865)

      Carlos Magno,

      Obrigada pelas palavras acertadas e abençoadas!

  3. renato disse:

    pra mim isso é tipo historia da carochinha, é bonita e cheia de boas intenções mas é FALSA.

  4. mauro guerrelhas disse:

    Contestar Chico Xavier é um trabalho bastante difícil e em vão!!! Mas se assim o querem…continuem tentando. Não vão abalar em nada sua obra maravilhosa, que já foi depositada nos corações de que quer o bem!! Abraço à todos espiritas ou não, mas que primam pela caridade.
    Mauro Guerrelhas.

  5. Claudinei disse:

    OS CAES LADRAM,A CARAVANA PASSA

  6. Sandro disse:

    Os abutres estão de prontidão.
    Chico escreveu 419 livros e reverteu tudo para os necessitados, e mais necessitados são os que não enxergam nele os exemplos de amor.

  7. Fabio disse:

    O Sr. Chico Xavier delirava… Em algum ano da década de cinquenta, Xavier disse que em Marte havia uma civilização avançada, inclusive deu detalhes da mesma…Estas palavras foram publicadas e existem registros. Hoje a ciência sabe que nada do que ele “viu” existe. Como ficamos?

  8. Sandro disse:

    Pois é Fábio, A vida evoluída é muito mais avançada do que você possa supor. Da mesma forma que não enxerga os espíritos a sua volta, não podes enxergar esta comunidade em Marte.
    Não se apegue as pequeninas coisas e que Deus, nosso “PAI”, te ilumine.

  9. HOMEOVER disse:

    Com,sem ou mesmo apesar de seus ilustres contraditores,e até detratores,nosso querido Chico segue seu trabalho de amor no plano espiritual.Nós espíritas e não espíritas,reconhecemos seu grande trabalho,em parceria com os bons espíritos,de consolação e esclarecimento sobre as grandes questões da vida.Chico fez o bem o quanto sua fraca saúde permitiu,75 anos de mediunidade,indicação para o nobel da paz.prêmio o mineiro do século,e muito mais.Bendita “ficção’: “Há dois mil anos” que traz consolo e alento,bem como todas suas obras,quase 420.O bom cético nunca crê em nada,considerando apenas os arautos de uma ciência supostamente onisciente.Mas convenhamos,botar no mesmo balaio,ufologia mística e a mediunidade de Chico é no mínimo,uma grande falta de respeito.Acreditando ou não em Chico,e em suas obras.VAMOS POR FAVOR RESPEITÁ-LO,PELO MENOS POR QUESTÃO DE ÉTICA.

  10. PAZ disse:

    Irmaos,
    Que Deus abençoes todos nós, ainda somos pequenos demais para entender muitas coisa que Nossos amigos superiores comados por Jesus, vem tentando nos alertar, atraves de pessoas como Chico, ainda não estamos prontos para entender, tenhamos paciencia. Nosso querido irmão Chico não tem tempo para entristecer com comentarios desnecessario quanto sua passagem pela terra, ele tem muito mais que fazer, inclusive em nosso beneficil..
    Um grande abraço a todos que crêe e que não crêe, tudo tem sua hora, Somos todos filhos do Mesmo Pai.
    Fiquem com Desu..

  11. Rogério Alberto disse:

    O que me deixa perplexo é ver que nosso adimirável colunista acredita piamente que conseguiu “desmascarar” toda a “fraude” criada por Xico Xavier, e que sua pesquisa somente foi realizada por ele, jamais algum “reles” espírita” tenha se debruçado nos manuscritos por ele citado em sua magnánima obra de investigação.
    Parabens amigo, por nos mostrar que fomos enganado, nós os brasileiros praticantes e simpatizantes do espiritismo e a comunidade científica mundial, em especial os cientistas e pesquisadores da NASA.
    Louvemos a Deus por entre nós ter sido criado esta brilhante mente que nos agracia com suas pesquisas, nunca antes realizada, por nunhum “simplório” espírita ou simpatizante desta doutrina de “ingênuos” e “simplórios”.

  12. Ricardo RJ disse:

    É isso Rogério!Nosso irmão colunista deve estar em sério processo de fascinação espiritual,estando com seu senso crítico COMPROMETIDO E SUA MENTE PRESA NO MONOIDEÍSMO DA CALÚNIA INFUNDADA;sua pretensa “descoberta” de “fraudes” no mediunato do nosso querido Chico Xavier é um atestado de lucidez comprometida,que está fazendo até os não espíritas se indignarem com seu proceder.PAZ EM NOSSOS CORAÇÕES,POIS CHICO CONTINUA SEU TRABALHO DE LUZ NAS ALTAS ESFERAS ESPIRITUAIS!

  13. Isaias disse:

    Espíritas,
    agradeçamos o valor que essas pessoas nos atribuem, certamente eles são a alavanca que nos impulsiona seguir a diante. Não teve ele a oportunidade que iluminaram o nosso caminho. Que Deus o abençõe !

  14. RICARDO RJ disse:

    Isaías tem razão,mas a indignação e o desabafo são para mim ainda necessários!Deus nos ilumine a todos!

  15. Sonia N. disse:

    Deixemos o Chico em paz! É o mínimo que podemos fazer por quem fez tanto pelos outros. Eu gostaria de saber se já foi feita alguma pesquisa a respeito dos médiuns André Luis Ruiz e Zíbia Gasparetto, que recebem o mesmo espírito, o Lucius. Qual a explicação plausível para este fenômeno?

  16. BeFrost disse:

    A parte que retrata marte é deverás significante , demonstra a falta de conhecimento de nosso querido amigo Fabio.
    Como Jesus disse : “Como queres compreender as cousas espirituais se não compreendes as terrenas?”

    Resumidamente, se não enxergas nem os espiritos em teu planeta , como verás os de outro orbe?
    Pois, que este nobre homem tinha visões espirituais e com certeza outros tambem, como este senhor Fabio, tomaram-na como material, existente em nosso plano vibratório.
    É um equivoco, mais um dentre tantos que provem da falta de estudo minucioso do que se procura devassar.
    Eu sou de Yo, se procurardes em meu planeta(lua em verdade) não encontraras resquicio do que chamas de vida em tua ótica terrestre.
    Paz e amor entre todos os seres de boa vontade para com o seu proximo.

    • Maxwell disse:

      Quem é Chico Xavier? Ele está na bíblia? Ressucitou? Pra vocês que a citam, onde é que na bíblia fala que espíritos ficam nos rodeando? Onde que a reencarnação é evidente????

      E digo-vos mais, se esse homem fosse no mínimo especial, Jesus não deixaria de anunciar sua vinda.

      “EU SOU O CAMINHO A VERDADE E A VIDA, NINGUÉM VEM AO PAI SE NÃO POR MIM.”

  17. antonio santos ferreira disse:

    toda forma de religião,seitas e filosofias,são inspiradas no que elas dizem ser o grande mal da humanidade e que tem como pai o diabo.A mentira,todas sem execeção tem seu fundamento na mentira,se não acredita pesquise a prenhez de cada uma delas e veja se não da ansia de vomito.antonio

  18. Bedivere disse:

    O visivel foi criado do invisivel…como podemos questionar coisas que não conhecemos?
    Chico Xavier nunca ganhou dinheiro co suas psicografias, qual seria o motivo de tal homem ficar horas e horas por trás da mesa escrevendo tão lindas obras??
    Lembremos que Jesus, em sua época, também foi questinado e crucificado e deixou sua obra para o mundo crer ou não crer.
    1.ª) Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.

    2.ª) Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.

    3.ª) Bem-aventurados aqueles que são brandos e pacíficos, porque herdarão a Terra.

    4.ª) bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.

    5.ª) Bem-aventurados aqueles que são misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.

    6.ª) Bem-aventurados aqueles que têm puro o coração, porque verão a Deus.

    7.ª) bem-aventurados os que sofrem perseguição pela justiça, porque o reino dos céus é para eles.

    8.ª) Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem e vos perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós. (Mateus, 5, 1 a 12)

  19. rafael disse:

    Quanta ingenuidade! Vocês realmente acreditam nas informações científicas oriundas de Marte? Realmente…é um fato certo que a NASA ou qualquer outro departamento de tal natureza, seja nacional ou internacional, está doido pra divulgar vida extraterrestre pro povão!hehehhe
    As maiores descobertas científicas são normalmente manipulações… convivo com médicos doutores, cientistas doutores e phds, e pesquisadores de toda a natureza, pois, minha família atua nesse caminho…não se iludam com o que é revelado falsamente!
    E outra coisa, o homem esteve realmente na Lua com aqueles computadores maravilhosos de 1969?????/?HAHAHAHHAHHAHHAHAHH…tô rindo demais aqui!!!hhehheheh
    O meu i7 é mais desenvolvido do que todos os computadores da época, e acho q não vou pra Lua tão cedo!!!!!hehehehhe
    Não sou espírita, mas acho que Chico sabe mais que a ciência atual! Então não descartem o que o intrigante paranormal disse. Não critiquem com base na história nem na ciência, já que ambas são muito falaciosas! Usem a razão que é a priori.
    Arrumem outro argumento,ou desistam e liguem a televisão pra ver o mengão na libertadores que vai passar agora!(que por sua vez também é ilusão!!rs)
    Abraço!!!

  20. Kauê disse:

    Como essas “religiões” ou religiões, doutrinas espirituais e coisas do tipo estão cravadas na nossa sociedade, é impressionante !

    • ana disse:

      será que é tão dificil respeitar a crença das pessoas? não é porque vc não acredita em algo que você pode sair falando mal e zoando essa crença ¬¬’
      agora quem vcs acham que são pra falar oque eh verdade e oq não eh? vcs não são absolutamente nada.. assim como eu e todos
      Ninguém pode chegar e zoar uma crença sendo que ninguém sabe oque acontece realmente quando morremos
      Eu pessoalmente acredito no espiritismo e sendo religião ou não, eh muito melhor que muitas religiões…
      não eh pq eu acredito no espiritismo que vou sair por ai zoando quem tem uma outra religião!
      O que falta na sociedade eh o respeito entre as pessoas..
      E quem vcs acham q são para zoar uma crença? isso não se faz..
      quando leio esses comentários eu apenas sinto dó e espero que um dia vcs aprendam a respeitar a opnião dos outros!

  21. Para Informar Interessados disse:

    Químicos e físicos, geômetras e matemáticos, erguidos à condição de investigadores da verdade, são hoje, sem o desejarem, sacerdotes do Espírito, porque, como consequência de seus porfiados estu­dos, o materialismo e o ateísmo serão compelidos a desaparecer, por falta de matéria, a base que lhes assegurava as especulações negativistas.

    Os laboratórios são templos em que a inteli­gência é concitada ao serviço de Deus, e, ainda mesmo quando a cerebração se perverte, transito­riamente subornada pela hegemonia política, gera­dora de guerras, o progresso da Ciência, como con­quista divina, permanece na exaltação do bem, rumo a glorioso porvir.

    O futuro pertence ao Espírito!

    Emmanuel / Chico Xavier

    Veja também neste link mais informações. http://www.ceticismoaberto.com/fortianismo/1969/florence-cook-katie-king-a-garota-que-era-sua-propria-fantasma-adendo/comment-page-1#comment-123437

  22. helena disse:

    Eu estou passada de ver tanta falta de respeito com a crença alheia, a falta de conhecimento faz as pessoas falarem coisas, que eu tenho certeza que se essas mesmas pessoas se informassem um pouquinho sobre a doutrina, se envergonhariam de falar tantos disparates.

  23. Se muitos duvidam que o homem foi a lua, porque nao duvidar que existe vida apos a morte? Cada um crê no que quer. No dia em que morrer saberá se estava certo ou não. A vantagem do espiritismo é que, você poderá voltar e novamente dizer que Deus não existe, a desvantagem é que você voltará muitas outras vezes, seja na Terra, em Marte…

  24. S. B. Carreira disse:

    Diferentemente da maioria esmagadora das religiões abraâmicas, o espiritismo estimula o questionamento, a busca de conhecimento. O espiritismo não bitola, não aprisiona. Isto torna o espiritismo mais que uma religião. O espiritismo é uma doutrina, que reúne informações milenares e está em constante evolução.
    Pesquisas e estudos científicos avançam no campo da metafísica. Já existem muitos casos cientificamente comprovados de EQM/EFC e reencarnação. Contudo, é necessário mais pesquisas e conclusões, pois a Ciência não pode se precipitar em conclusões sem, antes, responder a todas as contra-argumentações, solucionando todas as incógnitas.
    Não é necessário ser espírita para crer em vida após a morte ou em reencarnação, basta acompanhar os estudos científicos. Tem muita coisa já publicada. É só procurar.

  25. Marcelo disse:

    Alguns dizem que o Chico Xavier é charlatão, outros, no entanto, dizem que o Bispo Edir Macedo é que é Charlatão.

    A minha sugestão para discernir-mos quem, afinal, é charlatão ou não, é seguir a orientação dada pelo Cristo:

    “pelos seus frutos os conhecereis”

    Analisando os frutos de cada um dos personagens citados acima, vejamos:

    Frutos do Chico Xavier:
    – Viveu de forma humilde com sua aposentadoria.
    – Escreveu mais de 400 livros tendo, no entanto, doado integralmente os direitos autorais para entidades assistencialistas (doações registrada em cartório).

    Frutos do Bispo Edir Macedo:
    – Ostentação financeira.
    – Mansão em Alphaville, em Campos do Jordão e etc…
    – Construção do Megatemplo de Salomão.

    Que cada um tire a sua própria conclusão.

  26. Carlos Eduardo disse:

    Lentulus e Jesus
    É inevitável que aqueles que não reconhecem a mediunidade de Chico Xavier ou mesmo a noção da reencarnação levantassem dúvidas quanto à veracidade dos relatos e mensagens obtidas pelo médium mineiro. Entretanto, os seguidores do Espiritismo podem apresentar uma prova de que Publius Lentulus realmente existiu e conheceu Jesus, através de uma carta encontrada nos arquivos do Duque Cesari, de Roma – documento que faz parte da biblioteca da Ordem dos Lazaristas de Roma. Trata-se de uma inscrição feita em folha de cobre, encontrada no interior de um vaso de mármore. A carta foi escrita por Publius Lentulus, senador romano, governador da Judéia, e predecessor de Pôncio Pilatos, endereçada ao imperador romano Tibério César. Nela, Lentulus descreve Jesus, a pedido do imperador que desejava saber de quem se tratava essa pessoa.

    A carta diz: “Sabendo que desejas conhecer quanto vou narrar, existe nos nossos tempos um homem, o qual vive atualmente de grandes virtudes, chamado Jesus, que pelo povo é inculcado o profeta da verdade, e os seus discípulos dizem que é o filho de Deus, criador do céu e da terra e de todas as coisas que nela se acham e que nela tenham estado. Em verdade, ó César, cada dia se ouvem coisas maravilhosas desse Jesus: ressuscita os mortos, cura os enfermos, em uma só palavra. É um homem de justa estatura e é muito belo no aspecto. Há tanta majestade em seu rosto, que aqueles que o vêem são forçados a amá-lo ou temê-lo. Tem os cabelos da cor da amêndoa bem madura; são distendidos até as orelhas, e das orelhas até as espáduas, são da cor da terra, porém mais reluzentes. Tem no meio de sua fronte uma linha separando os cabelos, na forma em uso pelos nazarenos. O seu rosto é cheio, o aspecto é muito sereno. Nenhuma ruga ou mancha se vê em sua face, de uma cor moderada. O nariz e a boca são irrepreensíveis. A barba é espessa, mas semelhante aos cabelos, não muito longa, separada pelo meio. Seu olhar é muito afetuoso e grave; tem os olhos expressivos e claros. O que surpreende é que resplandecem no seu rosto como os raios do sol, porém ninguém pode olhar fixo o seu semblante, porque quando resplende, apavora, e quando ameniza, faz chorar. Faz-se amar e é alegre com gravidade. Diz-se que nunca ninguém o viu rir, mas, antes, chorar. Tem os braços e as mãos muito belos. Na palestra, contenta muito, mas o faz raramente e, quando dele se aproxima, verifica-se que é muito modesto na presença e na pessoa. É o mais belo homem que se possa imaginar, muito semelhante à sua mãe, a qual é de uma rara beleza, não se tendo jamais visto por estas partes uma mulher tão bela. Porém, se a Majestade Tua, ó Cesar, deseja vê-lo, como no aviso passado escreveste, dá-me ordens, que não faltarei de mandá-lo o mais depressa possível. De letras, faz-se admirar de toda a cidade de Jerusalém; ele sabe todas as ciências e nunca estudou nada. Ele caminha descalço e sem coisa alguma na cabeça. Muitos se riem, vendo-o assim, porém em sua presença, falando com ele, tremem e admiram. Dizem que um tal homem nunca fora ouvido por estas partes. Em verdade, segundo me dizem os hebreus, não se ouviram, jamais, tais conselhos, de grande doutrina, como ensina este Jesus. Muitos judeus o têm como divino e muitos me querelam, afirmando que é contra a lei de Tua Majestade. Eu sou grandemente molestado por estes malignos hebreus. Diz-se que este Jesus nunca fez mal a quem quer que seja, mas, ao contrário, aqueles que o conhecem e com ele têm praticado, afirmam ter dele recebido grandes benefícios e saúde, porém à tua obediência estou prontíssimo: aquilo que Tua Majestade ordenar será cumprido. Vale, da Majestade Tua, fidelíssimo e obrigadíssimo. Publius Lentulus, presidente da Judéia”

  27. Marcelo disse:

    Cara !

    Achei legal o texto apresentado pelo Carlos Eduardo.

    Mas permita-me perguntar a ele onde conseguiu tal texto.

    Marcelo.

  28. Pati disse:

    Todos os que creem no kardecismo e em Chico Xavier são os bem-aventurados.
    nada fará que abdiquemos na fé e na Pátria espiritual.Ao desencarnarnos a verdade a todos sem exceção aparecerá.
    Viva Chico Xavier.

  29. Marcos disse:

    Pati ,com todo o respeito não entre nessa. Sectarismo religioso não combina com o espiritismo .Bem-aventurados são os mansos, os pacíficos, os misericordiosos, os justos, os humildes…Não há relacão disso com religião .
    Agora quanto às “gravíssimas consequências para o Kardecismo brasileiro ” decantadas acima , não passam de conclusões tendenciosas baseadas em uma pesquisa com baixo grau de confiabilidade elaborada por um pesquisador que ninguém sabe quem é travestido de um pseudocetiscismo flagrante.

  30. Neil disse:

    Que credibilidade tem uma pessoa que rebate argumentos científicos e afirma que o homem jamais esteve na Lua? Só mesmo um “lunático”…

  31. Arsênio Neiva Costa disse:

    Perdoai-os Chico… alguns não sabem o que fazem outros não sabem o que dizem…

  32. rosane disse:

    minha nossa,o pesquisador está mesmo buscando de qualquer forma
    aparecer.Moço,sugiro vender suas decodificações para hollywood.
    Acredita mesmo que só voce pesquisou?vc sabe em que época foi psicografado o livro?Os Espiritas agradecem e por favor fique bem…bem longe,pois até da filosofia de Kardec como bom pesquisador vc não assimilou nada.

  33. Flávio A disse:

    Não precisamos exatamente contestar, apenas pensarmos e questionarmos TUDO (até a si próprio). Se o homem é guiado apenas pelas experiências sensoriais, então onde fica a área do discernimento, pensamento, raciocínio, etc? E se formos guiados apenas pelo racional, onde fica a fé e o coração? Devemos equilibrar as duas coisas.
    Um ilusionista “prova” a um ignorante, inexperiente, débil no raciocínio ou ingênuo, que é possível o impossível (sendo que o impossível não ocorreu, foi apenas uma ilusão sensorial, “façanha” que somente os “mestres das ilusões” com seus devidos treinamento e técnicas, e capacidades, são capazes de fazer). O cérebro possui uma porta em que uma mente “preparada” e saudável controla essa porta com o racional, mas uma mente despreparada deixa o sensorial controlar a porta. Mas o sensorial, sendo mais frágil, não tem força pra manter a porta fechada, porque o extrafísico e extrasensorial, mais fortes, arrombam a porta e, portanto, invadem a mente. Nossa maior proteção espiritual (e mental) contra os enganos são a vigília e o raciocínio, e, principalmente, o Dono de nossos cérebros, a quem nosso campo racional deve ser direcionado, e, SOMENTE a Ele, o “Senhor com apenas um ‘M’ (o verdadeiro)” (mas será que ELE é o Dono de nossas mentes? Ou é “ele” [com dois “M”] – o falso Senhor?). A verdade e a mentira não cohabitam no mesmo “senhor” ou SENHOR. Eu mesmo já tive comprovações pelas minhas experiências sensoriais de que algo era verdade, e essas experiências se repetindo, assim como tb já conheci e conheço outras pessoas que vivem nesse engano (ou se libertaram dele), mas provando de minhas experiências sensoriais através da verdadeira fé e entrega ao VERDADEIRO, ESTE me tirou a venda da mentira e esta (a mentira) que se apresentou como verdade, se revelou como ela realmente é: horrenda e rasteira como a serpente peçonhenta e letal. Essa mentira tem um pai, assim como a verdade é o Pai (a luz), mas somente a verdade criou todas as coisas, a mentira apenas faz truques de ilusionismo, até mesmo em nosso campo mental, esse pai não criou nada, somente a mentira e o mal (porque toda mentira, por menor que seja, é maligna, mesmo trajada de bondade e de verdade).
    Ex: uma pessoa “caridosa” que cuida de crianças abandonadas, mas que as alimenta todos os dias com dieta nociva a saúde (doces, enlatados, carne pesada e gordurosa, frituras, e nenhuma fruta, legume ou verdura). As crianças gostam, se agradam, mas suas consequências no futuro pra saúde serão TENEBROSAS. A saúde espiritual é exatamente a mesma coisa. Ela deve ser RACIONAL e confiante no MÉDICO VERDADEIRO. Fujam dos picaretas e do “falso hospital”, dos falsos doutores, dos falsos médicos e principalmente do FALSO mestre da medicina espiritual. Há somente um rio puríssimo e cristaliníssimo que flui em nossas almas, se este rio não vier do verdadeiro MÉDICO, córrego de esgoto é.
    LEMBRE-SE: NÃO SOMOS NÓS QUE ACHAMOS A VERDADE, NÓS APENAS ACHAMOS O CAMINHO. A VERDADE SIMPLESMENTE VEM COMO CONSEQUÊNCIA.

    Jesus vos ama, a todos nós, e Ele quer que estejamos juntos EM VERDADE.

  34. Maurício Historiador disse:

    Os argumentos do José Carlos Ferreira Fernandes são fracos, não convencem nem se sustentariam academicamente…partem de uma perspectiva de verdade num espaço historiográfico, onde, até na Terra, só cabe verossimilhança. Entretanto, sou grato a ele, me ajudou a estar atento a perspectivas do texto que eu não conhecia. As críticas geralmente partem da generalização ingênua de interpretações ou versões historiográficas tidas como “indiscutíveis.” Os próprios espíritas não tem a obra de Emmanuel, num âmbito religioso onde isso seria mais previsível (embora não na perspectiva de Kardec) como indiscutível. O radicalismo de alguns discursos que se dizem céticos me assusta. O pior de tudo é o tempo perdido discutindo o sexo dos anjos. José Carlos me parece um historiador maçônico, cheio de certezas, ou um positivista canônico diletante…. O argumento anterior de plágio poderia ser aplicado a diversos outros trabalhos muito mais parafraseados sem sucesso…simplesmente não se sustenta…

  35. elisio alves disse:

    hé caros irmãos como esta escrito na biblia sagrada …quem tem olhos verão e quem tem ouvidos ouvirão …fico triste de saber que pessoas até de que se classificam estudiosos ainda não viram a verdade …de tempos em tempos Deus nos envia missionarios para nos mostrar a verdade da qual Jesus veio nois mostrar e nos ultimos tempos nos enviou o nosso grande mestre( chico)que com sertesa mostrou a milhares de almas pedidas o caminho da verdade em Deus em Jesus nos espiritas estamos eternamente gratos a esta oportunidade que nos foi dada por Deus de podermos ter vivido na mesma epoca juntos com este grade mestre de jesus que foi nosso chico xaviér obrigado Deus obrigado jesus por esta oportunidade ….

  36. whelberth disse:

    …o grande problema aqui, é as pessoas estarem preocupadas em defender apaixonadamente suas crenças mais caras simplesmente por estarem apegadas a elas; não estão na verdade interessadas em saber se procede ou não, as objeções que alguém, seja lá quem for, venha a opor a elas; recusam pecipitadamente, sem conhecimento na área em discussão, sem pesquisar, sem consultar outras fontes e especialistas, os argumentos apresentados de forma clara e e bem embasada por uma pessoa que demonstra conhecimentos acadêmicos profundos em história romana e portanto, competencia técnica para analisar e criticar a obra em análise. Confesso que também sou um leigo em história, e por isso inabilitado a proferir qualquer juizo, seja a favor ou contra os argumentos do pesquisador Sr. José Carlos Ferreira Fernande.O que não se pode negar, é que ate agora, nenhum outro estudioso ou pesquisador gabaritado, apresentou em público um trabalho de análise e pesquisa tão minucioso e abrangente quanto este em questão;

  37. Morpheus Motörhead disse:

    Como dizem certos cristãos: -“De boas intenções, o inferno está CHEIO!”…
    Sem mais…

  38. NORMA disse:

    Na realidade assim como Jesus pregou por parábolas para que houvesse algum entendimento do povo .Acredito que as obras de André Luis ,são romances espiritas baseados na codificação de Alan Kardec ,para que com linguagem atualizada houvesse um maior entendimento por parte das pessoas que sentem desejo de conhecer a doutrina .Porém é necessário estudo profundo das obras de Kardec para obter o real conhecimento .Acho que não há ninguém além de Deus e Jesus que possa condenar um homem como Chico Chavier.E há inúmeras obras religiosas de diversas religiões que são baseadas na bíblia e nem por isso as pessoas ficam chamando de misticismo.Falta muito estudo e esclarecimento antes de ficarem criticando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *