MENU
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Mistérios nas Linhas de Nazca?

A Pegada Meister

15 de agosto de 2009 Comments (44) Views: 16558 Ceticismo, Fortianismo

Monstro do Lago Ness Capturado?

Em 1977 o navio pesqueiro japonês Zuiyo Maru capturou em sua rede nas proximidades da Nova Zelândia uma carcaça extremamente incomum. Ela parece ser um plesiossauro morto, um monstro marinho pré-histórico que alguns especulam que viva em outros lugares como o Lago Ness. Isto animou muitos criptozoologistas e criacionistas. As fotos tiradas por Michihiko Yano são realmente impressionantes:

Infelizmente, a tripulação decidiu jogar a carcaça de volta ao mar devido ao seu intenso mal cheiro e para que ela não contaminasse a carga de peixe. É bem provável que apesar de alguma desconfiança, eles soubessem que de fato não se tratava de um monstro marinho – ou eles saberiam que valeria bem mais que uma carga de peixe.

Analisando as fotos e algumas amostras de tecido recolhidas por Yano, há pouca dúvida de que a carcaça é na verdade de um tubarão:



Diagramas representando a decomposição de um tubarão em um ‘pseudoplesiossauro’

De fato, o caso do Zuiyo Maru não seria nem mesmo a primeira vez que a confusão ocorreu, algo compreensível já que de fato a carcaça de uma espécie de tubarão (basking shark) se parece tanto com um plesiossauro.  Há casos similares datando do século XIX e mesmo recentes, em Block Island em 1996.

Como Glen Kuban nota, mesmo que a carcaça fosse de um plesiossauro – o que, mais uma vez, é algo contrariado pelas evidências – isso não contrariaria como muitos gostariam a evolução. Há ‘fósseis-vivos’ como o Celacanto, uma surpresa mas plenamente compatível com a teoria da evolução.

***

Referência

Sea-monster or Shark? An Analysis of a Supposed Plesiosaur Carcass Netted in 1977 – por Glen Kuban

Tags: , , , , , ,

44 Responses to Monstro do Lago Ness Capturado?

  1. sabrina disse:

    jogou fora pq??? eh tudoo mentira se fosse verdade teria pego e vendido… ai iria ganhar muito dinheiro com a carcaça!!!!!

  2. bruna gama disse:

    eu acredito no monstro do lago ness mais eu tinha vontade e tenho de poder ver esse monstro!!!!! a pque vcs jogaram fora????????tiveram tanto trabalho para capitura esse monstro podiam ter mais uma cabeça para pensa o que vcss fizeram poder a ter ser um dinossauro que vivia na aqua eu isqueci onome do dinosauro eu tenho certeza abisoluta

  3. lucas gabriel disse:

    Como a Bruna disse tambem acredido no Plesiossauro!!! quando eu crecer vou a Escócia e visitar o lago Ness.

  4. RAYSSA disse:

    NOSSA QUE D +++++++++++= ..

  5. SR.DnL disse:

    lamentável isso essa carcaça eh mt real,d+++++
    porém será verdade monstro do lago ness,et’s,yeti’s,pé grande.

    sera q tdo isso existe msm??

    tumara ki simmmmm

  6. Funny disse:

    Eles jogaram fora poorque pensaram que era de tubarão ._. ( até podia ser mesmo )
    E quem sabe era um Plesiossauro mesmo, é dificil, mas não impossivel ^^

    • Daniel disse:

      ja ouvil falar de um tubarao chamado megalodon ele é maior que uma baleia azul (se achar mentira na net fala bastante coisa dele e nao ele nao morreu)

  7. thiago disse:

    eu boto fé nesse papo de “lago ness”.

  8. elio disse:

    eu acredito no monstro do lago ness
    eu penso em viaja para a éscosia e mergulhar no lago ness
    tal vez eu enconrte a ness

  9. victor gabriel disse:

    Eu super acredito no mostro do lago ness e esses caras são burros de não ficar com a carcaça alem de dar dinheiro poderia ser uma nova descoberta e tambem existe outro dinosauro muito parecido com o mostro do lago ness é o elasmossauro.

  10. Rafaella disse:

    Sera???
    O Ness existe ??? A alguma evidencia notavel ??? Eu acredito que sim ,no meio de todos os seres vivos que morreram na grande explosao (big bang)nao teria sobrado algum para contar a historia ??? Pensando no assunto ,alguma parte do mundo poderia nao ter sido atingida literalmente pelo meteoro ,e quanto a carcassa ,a coisas muito maiores que aquilo ,penso que nao seria de nenhum dinoussauro ou algo lendario como dizem os jogadores de pokemon(que sao pessoas com gosto pela ciencias ,viagens ,lugares,pessoas,coisas novas)pode ser de uma baleia ,tubarao .Enfim ,quando ficar maior nao digo que serei uma cientista ,mas procurarei saber coisas ,evidencias do ness…

    • Carlos disse:

      Rafaella, o Big Bang é uma Teoria da Cosmologia que explica a origem do universo. Não tem nada a ver com a extinção dos dinossauros e de outros animais, essa sim, provavelmente auxiliada pelo impacto de um grande meteorito. Dou todo o apoio para que vire cientista =D
      Quanto ao monstro do Lago Ness, é extremamente improvável que eu plesiossauro viva lá. Isso por que ele é um lago de água doce, formado pela ação de geleiras. Ele é muito mais recente que qualquer plesiossauro e mesmo que alguma espécie tivesse sobrevivido até a formação do lago, não haveria como ser transportada até lá.

    • Bruno disse:

      Pelo amor de Deus, o Big Bang não tem nada a ver com os dinossauros, dizem que ele criou o universo que conhecemos hoje!! Procure se informar antes de postar uma coisa dessas!

  11. Bruh disse:

    Eu,quando bati o olho achei parecido com uma lula,mais aí percebi uma coisa: A cabeça de um suposto dino*!!!!!Na primeira img.olhem na linha de baixo inda em direção ao monstro…BRRR!!!que medo!!!

  12. ivan roberto disse:

    eu acredito no monstro do lago ness ou cavalo do lago eu so queria ver se ele existia mesmo e tambem se ele e bom ou mau e se ele esta vivo eu conheço tudo sobre ele a historia e que ele faz o papel de macho e femea e ele morre antes de filhote nascer e se voces ficarem sabendo de alguma novidade sobre ele me avise pelo meu e-mail

  13. Alvaro Rexs disse:

    Mori,

    Pq vc não faz um estudo comparativo de tamanho da carcação com alguns objetos da foto?

    Se deu para entender, a hipótese do plesiossauro não está descartada!

    A um primeiro olhar me parece muito grande para um tubarão, salvo o baleia!

    Merece mais estudos…

    Inclusive, acho que sempre quando há uma “dúvida razoável” a favor dos “loucos” vc encurta a matéria!

  14. Alvaro Rexs disse:

    “Como Glen Kuban nota, mesmo que a carcaça fosse de um plesiossauro – o que, mais uma vez, é algo contrariado pelas evidências”

    ^

    Que evidências? Cadê a análise dos tecidos? E esse rascunho aí de tubarão não diz nada!

    Ai ai ai!!!

  15. Nihil disse:

    É extremamente improvável um plesiossauro vivendo hoje. O Nessie já foi deslassassem e desmistificado. Somente ignorantes acreditam nisso (criacionistas, etc). Abram mais os olhos!

    http://www.paleo.cc/paluxy/plesios.htm

  16. carlos monteiro disse:

    Várias coisas intrigam muito nessas fotos:

    1 – O pescoço é muito longo e a cabeça muito grande, incondizente com a carcaça de um basking shark.

    2 – Poderia até existir, mas nas fotos não há resquícios da nadadeira dorsal de um tubarão.

    3 – Alguém já pegou uma carcaça de tubarão se apodrecendo? Eu já. Se desfazia com facilidade, pois as CARTILAGENS se tornam muito gelatinosas. Nota-se claramente nas fotos que a carcaça se mantém inteiriça, rígida, como se fosse um ESQUELETO ÓSSEO. Tubarões não tem ossos. Se fosse um tubarão, a carcaça NÃO se manteria assim se fosse rebocada por um guindaste, ela literalmente se esfascelaria, ANTES mesmo de sair da água e não ficaria com aquele pescoço e cabeça pendurados daquele jeito.

    3 – Nota-se claramente um OSSO longo, do “braço” da criatura, que termina numa barbatana. Tubarões não tem tal estrutura. Se alguém vir a nadadeira de uma baleia, achará algo parecido, mas essas estruturas não existem tubarões! Essa é, pra mim, a principal prova que NÃO se tratava de um tubarão.

    4 – Quanto a jogar fora a carcaça… quantas vezes isso já não aconteceu? Pescadores já pegaram lulas gigantes e as soltaram, mesmo sabendo que valeriam dinheiro se as vendessem a algum museu de zoologia. Pescadores também não tem muito estudo para saberem diferenciar uma carcaça podre de baleia ou tubarão. Será mesmo que na hora alguém disse: “isso é só uma baleia, joga fora”? Ou será que teve um pescador de visão e crítica que disse: “vamos pegar uma amostra pra saber o que é. Aí o DNA vai dizer que era desconhecido, e a gente perderá um MONTE de dinheiro pela descoberta de um novo animal, já que vamos jogar fora a carcaça, não vamos nem cortar a cabeça!”. Eu desconheço essa informação que se retirou amostras de tecido da criatura e que estas foram levadas à análise de DNA. Qual a fonte disso?

  17. carlos monteiro disse:

    Outra coisa: sabem quanto valem UM E SOMENTE um atum inteiro no mercado de pesca japonês? Entre 6 e 12 mil dólares! Se for um atum de barbatana amarela, o mais “gostoso” e raro atum dos mares, na opinião dos japoneses… sabe quanto vale? 30 mil dólares!

    TODOS os barcos japoneses de alto mar capturam, entre outros peixes, o atum. É o peixe mais consumido, disparado, no Japão.

    Vocês acham mesmo que um navio cheio de peixes desse tipo, com cargas de milhares ou centenas de milhares de dólares… valeria MENOS que uma carcaça de um animal desconhecido da ciência? Pura ilusão. Um museu ou instituto de pesquisa nunca pagaria centenas de milhares ou milhões de dólares por uma carcaça dessas, pois nenhum museu ou instituto do mundo tem dinheiro pra isso DE FORMA IMEDIATA! Uma verba dessa tem que ser liberada pelos departamentos responsáveis pelos museus e institutos. Pra liberar, teria que se saber com CERTEZA se era um animal desconhecido. Uma simples amostra de DNA comprovaria tal fato. Aí sim, se fosse um DNA desconhecido, poderia se falar em comprar a carcaça, se iniciaria uma negociação do preço. Por isso, discordo do argumento do texto que diz que os pescadores “poderiam até desconfiar, mas sabiam não se tratar de nenhum animal desconhecido, de preço elevado”.

  18. elmer disse:

    1 eu acredito que ainda exista mostros no mundo.
    2 ja foram encontrados muitas coisas estranhas pelo mundo.
    3 só nao acho que seja verdade por que eles jogaram no mar de volta. porque se fose verdade aqueles pesquisadores que achao tudo ja estariam procurando ja tinham achado e estavam milhonarios e conhecidos no mundo todo pela descoberta.!
    mas cá pra nós se for verdade….. eles sao muito burros..!!!

  19. milena disse:

    bom podia sim ser um pretiossauro ou (elasmossauro) mais podia ser o cadaver de uma espécie não catalogada.

  20. Giliaccm disse:

    NOSSA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  21. Giuliaccm disse:

    MAS SERA QUE O MONSTRO DO LAGO NESS EXISTE???????????????????

  22. Aitakaoliver disse:

    eu fui na escocia e vi uma coisa estranha no lago ness uma coisa preta

  23. Willian Hansem disse:

    Todo mundo sabe q é mentira q eles jogaram isso no mar por que vc acha q alguma pessoa iria deixar de levar algo tão interessante para estudar sabendo q valeria tanto assim?acho q vc nao iria jogar no mar logico,.Acho q o EUA pegaram e levaram para alguma base para estudar.

  24. Dio Catalani disse:

    Argh!
    Que nojo!
    Por que é que pegaram essa carcaça podre de plessiosauro! Joga fora!
    KKKKK

  25. Mayara Rafaella Silva Lopes disse:

    eu ajo os animais lindos,eu adoro todo tipos de animais principalmente cachorros.
    eu acredito que possa extir mitos,lendas,pruxas,fadas,princessas,mostros,animais deferentes,alienigenas,meguarodon,plesiossauros,principes,rainhas,reis,lobizomens,fantasma,herois e etc…

  26. Jeniffer disse:

    serio eu sou apaixonada por essa história sobre O MONSTRO DO LAGO NESS eu desde o dia q vir o filme meu monstro de estimação fiquei xonada pelo filme poxa é uma história linda,gosto mtmtmt mesmo e acredito sim q possa existir,mas serio essa coisa q tá ai em sima com toda certeza ñ é ,e outra isso é um absurdo como ele vai por de volta no mar isso tá mt mal contado desculpe mais acho q isso num passa de uma mentira…mas continuo amando meu monstrinho e boto fé q ele exista mas:)

  27. bryan disse:

    o monstro existe . sei q ñ é essa carcaça .
    pois ele ñ é o q vcs ñ pensam ser.
    (quer descobrir como ele é?hum(u d e c e é))

  28. Silvio de Souza Neves Neto disse:

    Creio na teoria de monstros marinhos, ao ver o “monstro da costa de Guiné” (não viu?CONFIRA!), fiquei bem intereçado, e agora ao ver esta outra grande carcaça marinha misteriosa fiquei ainda mais, mas ao ver a teoria de que e apenas uma carcaça de tubarão fiquei desanimado, mas ao ler os comentarios me reanimei novamente (graças a “carlos monteiro”), mas pensei e, POH, todo mundo sabe como japoneis é retarado e ignorante né?
    Ao menos um fotografou e mandou a nootícia né?

  29. brunna disse:

    eu adoro o monstro queria conhece-lo
    esse monstro já é um sucesso na minha turma e hoje estava falando com o meu amigo o josé neto sobre isso no msn e falei que eu tava no youtube pesquisando sobre ele e o neto disse boa ideia tambem vou pesquisar

  30. josé neto disse:

    isso que a brunna disse é a mais pura verdade e eu também pesquiso sobre o monstro do lago ness dizem que o nome dele era nessi vou pesquisar mais tchau

  31. Maria Eduarda disse:

    bem eu sempre achei que o monstro foçe um dinossauro marinho antigo que sobreviveu depois da queda do meteoro que concorda comio?
    bem mas eu acho que aqilo n é o monstro

  32. Alexandro disse:

    Pode ser provável que esta carcaça seja realmente de um animal desconhecido, mas não do tal monstro. Acredito que se não for de algum animal que estava congelado a muito tempo, possa ser de algum tubarão ou alguma baleia que morreu naquela região. Na verdade quem estava lá foram eles, e no mundo que vivemos não descarto a ideia de uma brincadeira de mau gosto, por parte de quem presenciou ou de alguém com a mente “insana” que posteriormente vendo as tais fotos e os tais relatos da tripulação, possam ter criado a história para o mundo.

  33. lia disse:

    acho que esse monstro do lago ness nunca existiu e so invençao.
    quem seria o bobo de acreditar éo mesmo que acreditar que o papai noel existe.

  34. Ana disse:

    Eu acredito que realmente exista, quem sabe o que tem nos mares e oceanos, há lugares em que o homem ainda nem explorou, por causa da pressão da água, a partir de uma certa profundidade! Esse mundo é cheio de coisas que não foram descobertas, e muitas vezes, as provas existem e são ignoradas, assim como muita coisa que conhecemos, e que amanhã não existirá mais!

  35. jhonny disse:

    vamos raciocinar: alguem iria colocar uma rede de pesca tão fundo assim a ponto de achar uma carcaça dessas?

  36. Augusto disse:

    Se isso realmente fosse restos de um animal da linhagem dos plesiossauros tudo o que se supõe a respeito daqueles animais estaria basicamente errado. A teoria diz ser um réptil imenso que precisava de quantidades enormes de alimento para sobreviver e certamente ele só teria chances de encontrar isso numa profundidade menor, e ainda assim para manter uma população pequena. O que levaria todos os plesiossauros a deixar de dominar o mar (o bicho era o terror nos tempos dele) e se refugiar em famílias pequenas no fundo dos oceanos? Não faria o menor sentido. A ideia de jogar tudo para as profundezas é para cristalizar o mito, só isso. Provavelmente aquilo que se apresenta é uma carcaça de alguma baleia em elevado estágio de decomposição.
    PS: um animal maior ainda que ele viveu até cerca de 1,5 milhão de anos atrás: o tubarão branco gigante (megalodonte).

  37. X disse:

    TUDO besteira e vc que acredita em bruxas,fadas,ginomo,mostros blablabla…Alice voute do seu pais das maravilhas…pois isso so tem na sua imaginasao. Bando de lezados…

  38. […] Na semana passada um tubarão-filtrador (basking shark) de nove metros de tamanho foi capturado em uma rede a quatro quilômetros de Ibaragi, Japão. Pesando 4,6 toneladas, seria o maior tubarão-filtrador já capturado no país. Aos amantes da criptozoologia, a imagem deve lembrar o dia em que o Monstro do Lago Ness não foi capturado. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *