Ceticismo 600.png

Published on março 1st, 2010 | by Kentaro Mori

65

Registrada a criação do maior círculo em plantação

projetoatlas fortianismo destaques ceticismo

Quase 25 hectares. 530 x 450 metros de tamanho. Criado em uma noite de agosto de 2009 na província de Zeeland, Holanda, é o maior agriglifo moderno, ou “círculo inglês”, já criado. E com um detalhe.

Tudo foi registrado em vídeo, porque esta foi uma criação bem humana. Para ser mais preciso, envolveu 60 humanos e foi capturado em seu processo de concepção e criação pelas câmeras do programa de TV holandês “Try Before You Die”. Clique na imagem abaixo para conferir o vídeo com a simpática apresentadora Geraldine, que se tornou uma das líderes de equipe no processo:

atlascirculoplantacao fortianismo destaques ceticismo

Obra da equipe XL D-Sign, que vem criando formações fantásticas há mais de dez anos – muitas das quais são promovidas como “misteriosas” até hoje – esta última formação gigante, a maior formação em plantação na história, foi parte do projeto Atlas, que pretendia não apenas quebrar o recorde de tamanho como também “transmitir a mensagem da beleza e vulnerabilidade do homem a emergir”.

atlas 03 fortianismo destaques ceticismo

O gigantesco desenho de hectares de tamanho tem uma série de simbologias, da metamorfose ao Homem Vitruviano, passando pelo Homem-Mariposa e mesmo chakras. Simbologia humana, com mensagem humana, criada por humanos e para humanos, superando tudo que já foi criado em círculos ingleses até hoje.

Nada disso – nem nenhum dos artigos que publicamos – pode ser suficiente para convencer aqueles que crêem em um mistério nos círculos ingleses. Mencionarão, por exemplo, supostas anomalias nas plantas de círculos “autênticos” – anomalias evidenciadas por uma equipe e por estudos duvidosos, que reconhecem eles mesmos que as mesmas “anomalias” também surgem em plantas amassadas caoticamente (as formações “não-geométricas”).

2 fortianismo destaques ceticismo

Ou mencionarão uma formação criada em julho de 1996, com 149 círculos e centenas de metros de tamanho, surgida supostamente em menos de 45 minutos. Este é um feito que mesmo os melhores circlemakers podem ter dificuldade em recriar. É a formação apelidada “Conjunto de Julia”, em referência ao conjunto fractal com que se assemelha. Seria esta a prova de algo inexplicado e não-humano?

Cabe verificar como se saberia que a formação foi criada em menos de 45 minutos. E resulta que este dado se baseia no relato de um médico que voou sobre a área com seu avião particular ao redor das 17:30h, e retornou 45 minutos depois. Em sua primeira passagem, disse o médico, ele não notou nada. Apenas no retorno descobriu a formação, e ele foi um dos primeiros a relatar o desenho.

Podemos confiar neste testemunho como evidência de formações gigantes surgindo em alguns minutos?

“Quando o doutor voou sobre a formação, ele simplesmente não a viu na primeira vez”, diz Rod Dickinson. “Acontece sempre. Seu relato estava errado. Ele simplesmente não o viu”. Dickinson é um dos principais circlemakers, e assegura com segurança que  “[a formação] foi criada na noite anterior, por três pessoas, em quase três horas, começando às 2:45 da manhã. Esteve lá o dia inteiro”. Ele diz conhecer os criadores dessa formação, mas duvida que viriam a público. Como não vieram.

Incrédulo, o ufólogo americano Michael Lindemann retruca: “Você quer dizer que o desenho esteve lá, ao lado da rodovia, o dia inteiro e ninguém o viu? Você está brincando?”

“Se você fosse lá, veria como o campo desce e se esconde da estrada. A formação estava em uma espécie de depressão, abaixo do nível da rodovia. De carro, você não a poderia ver. Você precisaria sair, andar em direção dela e olhar para baixo para vê-la”, respondeu Dickinson.

“Mas há muito tráfego aéreo na região. Aviões devem ter voado sobre ela várias vezes naquele dia”…

“Claro, mas muitos deles simplesmente não a viram, e o resto não deve ter se importado em reportá-la, até que aquele doutor o relatou à tarde. Eu sei que isso pode acontecer, porque criei várias formações grandes e então esperei por um dia, até mesmo vários dias, até que fossem descobertos”.

É um fenômeno que já deve ser conhecido, são os Gorilas Invisíveis. Segundo Dickinson, aliás, a mesma equipe que criou o “Conjunto de Julia”, viria a criar logo depois o “Conjunto de Julia Triplo”:

242196885OiZOHI ph fortianismo destaques ceticismo

Aos que pensem que o circlemaker Dickinson está simplesmente mentindo e estas formações seriam sobrenaturais, preste atenção nos círculos menores ao redor das duas formações. Embora os círculos maiores tenham sido criados com linhas-guia, e estejam assim corretamente alinhados, os círculos menores ao seu redor foram amassados “à mão-livre”, e há alguns erros grosseiros em sua disposição.

Mas nada disso deve convencer os que queiram acreditar no mistério. Perguntado sobre se o que faz poderia ser considerado fraude, Dickinson oferece uma resposta magnífica:

“Não, não é de forma alguma fraude. Não somos nós, [circlemakers] que dizemos ‘Veja, essas formações devem ter sido criadas por OVNIs’ ou algo assim. Nós simplesmente as criamos, como pura arte. Então outras pessoas, pesquisadores e ‘experts’, inventam todo tipo de histórias e explicações. É interessante observar tudo isso acontecer, mas não somos nós que fazemos isso. Nenhum dos circlemakers tenta convencer ninguém de que essas formações são criadas por alguma força incomum. E quando nós de fato dizemos às pessoas que estamos criando essas formações, a maioria não acredita em nós de toda forma”.

O maior “círculo inglês” foi criado em uma noite na Holanda e registrado pelas câmeras de um programa de TV. A maioria não acreditará que isso se relacione com os “verdadeiros” círculos ingleses. [via Francesco Grassi’s Blog]

Tags: , ,


About the Author

+



65 Responses to Registrada a criação do maior círculo em plantação

  1. Starseed says:

    That’s a horrible way to try to persuade people! I can’t believe my eyes I see this fake way to justify the existence of the real huge crop circle. Everyone that makes a simple research, knows the real crop circles are made by superior inteligence. It was not made by that staff, that’s bad! Wake up humans, don’t be persuaded so easily by this poor media desinformation.

  2. paulo6jr says:

    Quero vê-los feitos de dia.

  3. paulo6jr says:

    À noite, de novo!?
    Vamos lá! Por que não fazem isso durante o dia, sob as câmeras da mídia? Aí sim, seria a prova definitiva!

  4. ANTONIO says:

    ENTÃO FAZ DE DIA E SE DEIXA FILMAR, JÁ QUE SÃO TÃO BONS ARTISTAS PODEM ATÉ GANHAR DINHEIRO COM ISTO, NÃO ADIANTA ELES ESTÃO CHEGANDO E MANDANDO MENSAGENS PARA NÓS TERRAQUEOS ATÉ QUE ME PROVE O CONTRARIO
    NÃO ACREDITO QUE ISTO SEJE OBRA HUMANA.

  5. O Conjunto é muito interessante.
    Mas dá margem a pensar, é se for inverso!?
    Não estou dizendo que é um mistério a figura, ne que ETs a fizeram..apenas digo que céticamente a sequencia do projeto, plano da equipe, pode ter sido feita após a aparição do dosenho.
    Como o pessoal postou, faz durante o dia e ao vivo.
    Acredito sim, que fizeram isso, mas a evidência em sí é fraca.

  6. Samurai says:

    “knows the real crop circles are made by superior inteligence.”

    You are right, The superior inteligence of two old men who made a trick years ago! And so many not ceptical beliavers think that litlle green men did it and leave in flying platers, hilarious…

  7. Martel says:

    As pessoas simplesmente não acreditam que tais desenhos possam ser feitos simplesmente porque não possuem treinamento nenhum em arte, já que deixam de desenhar lá pelos 12 anos de idade em média. Se tivessem algum treinamento artistíco veriam que não é nada difícil.

    • paulo6jr says:

      Não estou aqui a defender os casuísmos da ufologia, da paranormalidade, do sobrenatural… mas PELO AMOR DE DEUS, EU APENAS GOSTARIA DE VER UM CÍRCULO DESTES SER CONSTRUÍDO DURANTE O DIA E NÃO NA CALADA DA NOITE!!!!
      Será que é muito pedir isto?
      Não é assim que funcionou e funciona o glamourizado método científico?
      Então, egrégios céticos ou não, vamos provar que círculos são uma fraude. Como?
      Façamos um durante o dia, sob os olhos de todos.
      Afffff!!!! Isso já está me cansando.
      Se há algum vídeo – fotos e imagens estáticas e fragmentadas não valem – mostrando a construção de um círculo (um complexo, de preferência) mostrem-nos, por favor!!!!!
      Lembram com Louis Pasteur derrubou de vez com teoria da Geração Espontânea (Abiogênese)?

  8. Antonio says:

    PARA MARTEL.
    ENTÃO ESTIMADO IRMÃO PORQUE FAZEM ESCONDIDO E VC ACHA QUE ÉS CAPAZ DE FAZER UMA OBRA DESTA, PARA QUE VC E TODOS SAIBAM OS CAULES DAS PLANTAÇÕES NÃO SÃO SIMPLASMENTE
    QUEBRADOS, É COMO SE ELES FOSSEM DOBRADOS DE ALGUMA FORMA MÁGICA QUE FICA UM NÓ ONDE A PLANTA É DOBRADA E ELA CONTINUA A CRESCER HORIZONTALMENTE, EXPLICA ESSA!

    • Pedro Amarildo Vieira says:

      trigo ou arroz são gramíneas. e gramíneas perfilham desde os 12 dias da emergência da planta principal…até cerca de 75 – 85 dias,conforme a cultivar.
      nem todos os perfilhos colocam panículas.

      a parte da dobradura na haste principal não é tão difícil,requer pouco esforço,tanto que ventos costumam “deitar”plantações.

  9. Roberto says:

    Mais um desserviço prestado à sociedade pelos autores desta matéria

    O que vocês pretendem com estas notícias sem cabimento?

    Porque não fizeram um estudo científico que comprovasse verdadeiramente que nós humanos poderíamos criar as formações? Provar, pelo menos:

    1 : que seria possível fazê-los à luz do dia, documentando “TODO” o trabalho;

    2 : registrar quantas pessoas (nome, sobrenome, profissão, rg …) e sua função na experiência;

    3 : reproduzir à noite o trabalho explicando como vencer o obstáculo da escuridão;

    4 : usar uma figura 3D mais complexa para emparelhar com as já registradas;

    Desmascarem, por favor, a origem de tais formações. Mostrem como existem crédulos estúpidos como eu que afirmam que estes círculos ingleses são feitos por extraterrestres. Provem como somos infantis e ignorantes e como vocês são inteligentes e racionais. Triunfem sobre a inferioridade intelectual minha e de uma multidão de pessoas ingênuas, mas de boa fé, que acreditam que não existe possibilidade técnica no mundo atual para fazer estes sinais em “SEGUNDOS” como está provados em várias filmagens disponíveis na internet.

    É de se admirar que vocês chames de “registro” esta brincadeira televisiva, trabalho digno de uma MTV em busca de audiência, e principalmente, trabalho duvidoso porque não provou nada mostrando um bando de jovens festivos, no meio da noite, dando algumas pisoteadas com um rascunho na mão e sorrisinhos no rosto. Este programa não provou absolutamente nada no que tange as formações nas plantações, agora provou sim que os autores da notícia deste site não são sérios o suficiente para se denominarem nem céticos nem crentes em coisa alguma.

    Respeitem a si mesmos e façam um trabalho sério de investigação, sem preguiça, sem leviandade, com honestidade e principalmente científico.

    Se não estiverem dispostos à isto então façam o favor para si mesmos de se calarem sobre este assunto pois não é nada bom para vocês se comprometerem desta forma. Calem-se e passem a estudar mais, a se questionarem mais sobre os porquês da vida. Usem suas inteligências sem preconceitos e com maior honestidade pois crer sem ver pode ser ou fé ou fanatismo, não crer sem provas pode ser racionalismo ou ceticismo, agora não crer vendo é cegueira ou orgulho.

    • bruno says:

      Pq pede tantas provas de que são humanos? Por acaso tem prova de que são aliens? Realmente faz mt sentindo vir aqui fazer desenhos em plantações. Mt útil.

  10. EDSON says:

    gostaria de saber se estas pessoas que fazem circulos tambem não deixam vestigios,rastros e conseguem fazer a noite escondidos uma verdadeira obra de arte, ou estes cientistas não tem credibilidade,estão sendo enganados por um bando de desocupados ou sera tudo uma farsa, por favor peço esclarecimento

  11. ANTONIO says:

    ROBERTO
    GOSTEI MUITO DO SEU COMENTÁRIO, MUITO INTELIGENTE E ESCLARECEDOR, POIS É ISSO MESMO
    E AO NOSSO IRMÃO EDSON SUA RESPOSTA É A SEGUINTE MEU NOBRE, NÃO TEM VESTÍGIO ALGUM NEM UMA CORDA NEM UM PEDAÇO DE MADEIRA UMA LAMPADA QUEBRADA NADA NEM SEQUER O UM PELOTO DE MERDA PORQUE DEVE DEMORAR A NOITE TODA PARA FAZER UM TROÇO LINDO DESSES E OBVIAMENTE UM PELO MENOS ENTRE 60 PESSOAS DEVERIA TER VANTADE DE JOGAR UM BARRO CERTO?
    ENTÃO AMIGO FALAR É FACÍL QUERO VER FAZER NA NOSSA CARA, ABRAÇOS A TODOS E PRINCIPALMENTE A NOSSOS IRMÃOS ALIENS, QUE ACREDITO NÃO SER DESSE MUNDO ESSES FASCINANTE MISTÉRIO, SE NÃO FOR ALIEN DEVE SER ESPÍRITOS E POR SINAL MUITO EVOLUIDOS

    • Paulo Grevsmuehl says:

      O quê o medo e a ignorância não fazem nas pessoas, heim? Muitos de nós preferimos as mais “técnicas”, “científicas” ou idiotas explicações para o óbvio: HÁ MUITO MAIS VIDA E MUITO MAIS INTELIGENTE, EXPERIENTE, MUITO MAIS DIMENÇÕES DO QUE NOSSA CAPACIDADE TORPE E PARCA DE ENTENDIMENTO!!
      Só o Universo conhecido pela nossa engatinhante ciência já é tão vasto, infinito… imagina a beleza disso, a grandeza que envolve tudo isso é incomensurável, divina!!
      Mas isso apavora qualquer mentalidade com preguiça de pensar, sentir e evoluir. Prefere-se a “segurança” da desqualificação das evidências para não precisar sair da sua zona de conforto, igual avestruz quando esconde a cabeça num buraco para não ver a realidade!
      É hora de sacudirmos nossas creças, valores e sentimentos de “superioridade”!
      Nossa humanidade precisa fazer jus a sua capacidade, tal qual sementes que ainda não germinaram.
      Deus não quer que continuemos estúpidos!
      Temos medo do quê? Da morte?!
      “Morte” é a única certeza desta “vida”!!!

  12. Haroldo says:

    Esse vídeo é uma tremenda marmelada.

  13. Roberto says:

    Antonio,
    Eu não duvido que este símbolo do vídeo tenha sido realmente feito por àquelas pessoas.
    Observe que a imagem foge totalmente do estilo dos círculos reais.
    Figuras humanas nunca compuseram a preferência, mas sim, símbolos geometricos complexos, muitos em 3 dimensões (umas plantas baixando menos do que as outras), analogias de galáxias, ciclos planetários, sistema solar, rosto de um ET com uma mensagem avisando que “as portas estão se fechando” em uma mensagem ASCII conhecida por profissionais de informática, resposta à mensagem do Carl Seagan de 1974 em 2001…, mas nunca vi uma figura humana.
    Já pensou se fosse por este caminho? Iria fazer publicidade ao estilo da midia atual, com astros de rock, de football, atrizes, políticos, etc…, e é por isto que os círculos têm maior credibilidade ainda. Não exaltam a personalismos, a ídolos transitórios, mas sim, falam de assuntos mais sérios.
    Imagine toda àquela tropa querendo criar notícia, rascunhando a imagem, estudando demoradamente e principalmente, trabalhando dias à fio para conseguir concluir a imagem e dizê-la como “o maior de todos”. Ser o maior é um sinal bem típico do ser humano. Querer ser o maior em tudo, o mais rico, o mais bonito, o maior campeão, o mais forte, o maior em tudo que for mundano, mas nunca o mais honesto, o mais justo, o mais caridoso, o mais respeitador, etc…

    Pode ser sim um trabalho em grande equipe para dar ibope para o programinha da galera e garantir um dinheirinho, mas para mim foge do padrão e não foi honesto pois não mostraram todo o acontecimento e sim se detiveram na festinha da moçada pisoteando em madeiras noite à dentro. Pobre, muito pobre isto que fizeram.

  14. ANTONIO says:

    ROBERTO,
    É FAZ SENTIDO, E EU JÁ HAVIA OBSERVADO QUE O DESENHO PARECE ALGO MEIO INFANTIL, COISA DE SER HUMANO MESMO PARECE MAIS COISA DE CONTO DE FADAS,INFANTILIDADE, INFANTILIDADE QUE MOSTRA COMO ESTAMOS ATRASADOS AINDA NA ESCALA EVOLUTIVA QUE PESSOAS SE PROPOE A BRINCAR COM ALGO QUE PODE SER A MAIOR REVELAÇÃO DE TODA A HISTÓRIA DA HUMANIDADE DE TODOS OS TEMPOS, E O DESENHO FOGE REALMENTE DOS PADRÕES DOS OUTROS MODELOS, SÓ GOSTARIA DE VER DE PERTO PARA CONFERIR OS ELOS QUE SE FORMAM SEM QUEBRAR OS CAULES DAS PLANTAÇÕES, COMO OS QUE TEM NAS DOBRAS DOS CIRCULOS REAIS.

  15. Paulo says:

    Esses caras sao um ONG que fatura com desinformação. Quero ver fazerem padrões nao lineares, nao circulares e à luz do dia, filmado ao vivo. Hahahahahah..
    Tem cada crop circle que de circle nao tem nada. Padrões untra complexos. São muitos!

    Vão se catar chucrutes! a unica menção honrosa é para a apresentadora, que realmente faz a gente ir para a estratosfera.
    Esse fenomeno está longe de explicação ainda.

  16. Andre says:

    Eu tenho quase certeza, sem sombra de dúvidas, de que nós estamos sendo visitados por uma civilização super-ultra-avançada tecnologicamente que, sendo infinitamente mais antiga que a nossa, possui uma tecnologia de dobra espacial, viajando a milhares (milhões talvez) de anos-luz numa grande nave interplanetária, aterrisam durante a noite, nas proximidades de uma fazenda de pobre e atrasados humanos primitivos para fazerem desenhos geométricos nas plantações de milho. Tais desenhos, ao contrário do que pode imaginar a medíocre humanidade, contém na verdade, mensagens intrínsecas que, se decifradas, podem levar a humanidade a um patamar evolutivo, nunca antes imaginado pelo homem.
    É bem verdade, que tais mensagens poderiam vir através de e-mails, transmissões de rádio, holográficas ou simplesmente, através de uma simples conversa “tet-a-tet”. Mas talvez essas sejam tecnologias ainda não desenvolvidas por essa civilização extra-terrena. Por isso eles desenham…

  17. Pedro Amarildo Vieira says:

    Sou um técnico com vasta experiência em topografia e planialtimetria,além de ser especializado em agricultura; e fazer o desenho e a implantação em um tamanho de 25 hectares,e numa noite??.
    (Não creio ter sido possível)Mesmo que tivessem 60 pessoas muito bem treinadas;com gps e equipamento próprio e atual,seria possível de dia e pelo menos demandaria uma semana…
    É difícil avaliar pelo vídeo e são muito rápidas as imagens do desenho;Tem muita mentira aí ou está muito mal explicado.
    A cultura aí era trigo??para amassar não seria tão fácil manter as laterais dos círculos tão retos?!?apenas amassando com os pés…algo não encaixa.
    Outra coisa:60 pessoas,a noite e em silêncio??? o dono da lavoura não sabe e não viu??? ou isso demandou de muito preparo e trabalho e planejamento ou aí tem muita mentira e com certeza está muito mal contado.
    A ÚNICA ETsão aí é a loira gostozona.
    hahaha.

  18. Ben Hur says:

    Considere dinheiro. Considerou? Agora imagine as muitas coisas que podem ser feitas.
    Gerar modelos de imagens “complexas que só um alien pode conceber” é bem fácil na verdade.
    Procure imagens de espectrais, teoria do caos e imagens relacionadas a física quântica: Imagens geradas por equipamentos humanos, lógica humana e criatividade humana.
    Isso é moda. O povo ta Inglaterra sabe que existem trouxas que acreditam neles e mais ainda, que existem mídias sensacionalistas que vão transformar aquilo em notícia e bum, um bando de idiotas falando merda pra todo lado.
    Antonio: Se a humanidade não é bem desenvolvida é por causa de pessoas como você, ignoram as ÚNICAS ferramentas do desenvolvimento humano que são a lógica, racionalidade e método científico.
    Se você quer ter o mínimo de respeito para ao menos ser lido, aprenda a escrever e não grite (escrever tudo maiúsculo é gritar).
    Mas é claro, só estou alimentando um troll…

    • Fawler says:

      Então só se pode acreditar naquilo q se pode provar ??? O q não se pode provar eu ignoro, finjo q não existe ???!! Obs: estes posts são exclusivamente de trolls então, porque a grande maioria aqui tem a mesma opinião… e escrever com caps lock ativado facilita a leitura, talvez em salas bobas de bate papo signifique gritar.

  19. T! says:

    Esses desenhos são realmente feitos por humanos pelo simples fato de não haver qualquer outra “coisa” que pudesse fazê-los. Muitos falam em ETs, mas ignoram o fato de não haver (nenhuma possibilidade, aliás) vida “inteligente” fora do nosso Planeta. E mesmo se existisse, seria impossível uma “visita”.
    Se considerarmos a evolução da inteligência (humana ou animal), veremos que não surgiu de repente. Está relacionada, entre outros fatores, à capacidade de adaptação ao ambiente.
    Só nascemos racionais porque ocorreu um processo evolutivo que permitiu sermos assim. Um processo único que envolve condições únicas do nosso Planeta.

  20. Anonimo says:

    Muito boa matéria.
    Sendo essa figura falsa ou não, me pergunto qual o significado dessa figura?
    Outra pergunta, como 60 pessoas conseguiram entrar e sair nessa plantação sem deixar rastro? E por que não há o registro do trabalho todo?

  21. Pedro says:

    Maneiro, mas foi feito pelo homem sem dúvida.

  22. Luis says:

    Caro T!

    100 bilhões de galáxias, 100 bilhões de estrelas em cada, e muitas destas estrelas com sistemas solares como os nossos.
    Se não temos capacidade tecnológica o suficiente para descobrir algo, não é porque ele não existe.

    e interessante que esse site só cita e demonstra os crop-circles mais toscos possíveis, que tal as formações que o Roberto citou no seu comentário?
    Estou cético no sentido de ver algum grupo de humanos fazer o mesmo trabalho, a mesma forma de arte, com a mesma precisão, com alteração nas sementes, caules, como se fosse disparado microondas , e com alterações eletromagnéticas nos lugares dos crop circles, me façam isso com tábuas de madeira e cordas, e eu acreditarei em vocês, céticos?
    Reproduza apenas UM dos circulos genuínos, apenas UM nas características de alteração física / magnética do ambiente e eu acreditarei em vocês, mas por enquanto, uma dica seria fugir de temas como esse em que vocês nada podem provar em termos mais avançados, quem sabe pela falta de conhecimento?
    Estudem antes de duvidar, duvidem, mas provem porque está “errado”!

  23. Paola says:

    Olha, não podem provar que foram os humanos que fizeram isso, mas também não tem provas que foram os “ET’s”.
    Ou seja,cada um acredita em uma “solução”, pois de ambas não tem provas.

  24. Marcelo says:

    Para os Céticos, me expliquem o video da FAB sobre Ovnis:
    http://www.youtube.com/watch?v=D2yNqoB-tUc

    Homens criarem esses desenhos com helicópteros e diabo a quatro é facil, quero ver criar de noite numa plantação qualquer um Desenho como o Do “ET e o Disco” sem ser vistos e ouvidos por ninguém.

    Ai sim eu vou dizer que é combinado com o Dono da Plantação, assim como os céticos dizem que as Milhares de pessoas que testemunharam algo Extraterrestre são loucas e não sabem o que dizem.

  25. Bruder says:

    Só cético mesmo para acreditar nesse vídeo, que foi o “homem” (melhor, 60) que fez o desenho em uma noite… melhor ir dormir…

    rss

  26. Lucas Santana says:

    Olá amigos céticos, devo informá-los o quanto vocês estão desinformados e carentes de conhecimento. Andei pesquisando sobre os Crop Circles e soube que este círculo em questão foi feito por uma empresa de design chamada XL D-sign e levou semanas para ser feito, ou seja, existem pessoas muito inteligentes como eu que sabem pesquisar, e em hipótese alguma iria acreditar que um círculo desta magnitude fosse feito em uma noite.

  27. Lucas says:

    Lucas, vc descobriu sozinho? No próprio texto tem um link pro site da XLD-sign. Ou vc não leu o texto?
    E pelo que eu vi lá não fala nada sobre semanas de criação. Só fornece a data.

    E lá da pra ver as outras obras da XLD além dessa.

  28. Magno says:

    Aí pessoal, por que voces não acreditam logo que esses circulos são feitos por essa cambada mais os dois velhinhos? Eles já vem fazendo isso desde mil e sescentos e alguma coisa, que foi quando apareceram os primeiros registros desses circulos nas plantações. Aliás, eles tambem fizeram graça com os sumérios se passando por deuses, pregaram aquela peça com Ezequiel levando o profeta Elias em sua carruagem de fogo, foram os protagonistas do livro dos Vedas, criaram os desenhos no deserto de Nazca (podem pesquisar que eles ainda têm os esboços desses desenhos), contruiram as pirâmides no mundo inteiro, aprontaram com a Nasa criando imagens de OVNIS fora da atmosfera da terra e tambem no solo lunar, deram um baile nos aviões da FAB e por aí vai.
    Essa cambada faz isso só por diversão, é que eles não tem com que gastar o dinheiro deles, e ficam aí se divertido, pregando peça na gente, é só isso.

    Abs.

  29. Dante says:

    Engraçado que para acreditar que estes círculos são obras humanas, nenhuma prova é suficiente.

    Já para acreditar que uma inteligência extraterrestre cruza o espaço interestelar apenas para deixar desenhos em plantações, qualquer informação vaga de fonte dúbias sobre a singularidade do fenômeno serve.

  30. Carlos says:

    Hehehe!Até o governo Britanico que gastou uma grana para monitorar a formação jogou a toalha e não conseguiu nenhuma explicação.
    Ai vem um charlatão filinho de Papai pegar carona na onda cética de ignorantes para ficar popular.
    Explica ai Mané?
    Explica com conhecimento de causa e não plagiando os outros.

    @Mori: O governo britânico não “gastou uma grana” para monitorar nenhuma formação. O experimento de monitoramente liderado por Colin Andrews contou com financiamento de várias fontes e alguma colaboração militar. Ao final, depois de Andrews declarar a formação autêntica, o grupo de seres bem humanos revelou ter criado a obra. Mas esta parte da história é pouco conhecida. Talvez porque consultar inúmeras fontes de informação — e creditá-las — seja “plagiar os outros”. O que é irônico porque quase todas as histórias circulando no Brasil são plágio — sem crédito — de histórias do exterior.

  31. carlos says:

    É muita Ingenuidade pensar que uma potência como a Inglaterra não investigaria tal fenômeno.
    O proprio Andrews acusa o governo de acobertar.
    Leu o livro de Andrews?Government Circles.
    Cade o video com os 60 cidadãos manufaturando o crop circle?As imagens e o video são bem duvidosos.E!
    A “Broadcast BNN” nem menciona a tal de XL D-Sign, e a tal da Geraldine estaria ali para apenas fazer algumas tomadas.
    Sem falar que ainda os links…links não levam a lugar nenhum.Nem dão nomes aos Bois.Nada de evidências.
    Ou seja!Querem ganhar alguma popularidade porque em nenhum momento, acha-se alguma comprovação que são os autores desta obra de Arte que deveria ser revelada ao mundo.
    Não há nenhuma prova que são os autores.Nem como foi feito.
    Precisa avisar a Lucy Pringle’s que seu arquivo é obra de artistas noturnos, que a qualquer hora vão cobrar direitos autorais.
    Sou cético, mas neste caso como não a provas que comprovem, a origem e os métodos de criação fica em aberto. Antes de eu tacar pedradas a torto-direita e dar o veredito final.
    Crop circle tem uma “grandeza” para ser estudada.
    Reformula a pagina véi!Vc tá chutando cachorro morto e empurrando bêbado na ladeira.

    @Mori: Você visitou os links? O clipe é apenas um trecho de um programa completo, e o programa é um reality show onde os apresentadores participam de tarefas especiais. Se você visitar o site XL-DSign ainda verá outras obras, bem como informações sobre o documentário que irão lançar com mais imagens.
    Sobre Andrews, é claro que ele acusa o governo de acobertar. Mas ninguém o obrigou a declarar autêntico um círculo que logo depois foi revelado como sendo de autoria de uma equipe, que burlou toda sua vigilância. Ele mesmo admite que foi enganado, procure.
    Enfim, informe-se.

  32. carlos says:

    Qualquer um é inteiramente livre, para continuar a “acreditar” na xldsign,
    enquanto eles continuam a oferecer a seus “fiéis” absolutamente nada.
    Os links continuam na mesma…nada…nada…
    Quem sabe eles desenharam as linhas de NAZCA.

    • Magno says:

      Carlos, foi o que eu disse, entre outras peripécias deles, eles também desenharam as linhas de NAZCA e com certeza ainda estão até hoje com os esboços guardado.

  33. mariza says:

    guardo as images dos circulos em uma pagina , sou apaixonada por estas formas maravilhosas, quero estar viva para ver este mesterio ser disvendado, que venha mas circuls…..

  34. gustavo says:

    parece ser outra boa explicação, por outro lado o video não mostra o trabalho deles visto de cima. Entretanto, mostra que é possível construi um circulo assim. Se tres pessoas levam cinco hrs, 60…

  35. Antonio Augusto says:

    Se são humanos que fazem esses círculos, há tantas décadas então porque isso já nao foi totalmente desmacarado com farta provas ou material qualquer mostrando os falsários no seu momento brincadeira e lazer de criar os tão complexos desenhos que precisaria de um batalhao de gente ou entao de dias pra serem feitos?

    O pior é que esses cículos não ocorrem simplesmente em um campinho de trigo ali na Inglaterra como o nome diz, eles estão ocorrendo cada vez mais complexos em redor de TODO o planeta.

    No maximo que se tem são rumores de que dois velhinhos faziam esses desenhos há muit tempo atraz. Será que eles continuam fazendo suas figurara até hoje pelo mundo? Ou ainda que seria alguns artistas que os fariam. Esse vídeo não prova nem demonstra nada. Seria entao pessoas que fariam TODOS os milhares e milhares de círculos ao redor do planeta Terra?

    Já parou pra pensar nisso antes de atribuir esse feito monumental a humanos?

    Entao temos ai uma sociedade super secreta que constroi essas figuras pelos 4 continentes, financiados la se sabe por quem e nunca são descobertos, nunca vaza nenhum vídeo ou nenhum desertor do tal grupo resolve dar com a lígua nos dentes e entregar todo o esquema publicando ai um livro e ganhando milhões?

    Sinto muito, mas usando meu cérebro pra pensar e refletir com toda capacidade que Deus me deu, não tem como conceber que isso seja trabalho de humano que o faz apenas pra brincar. Brincadeirinha cara essa de viajar o mundo pra amassar plantinhas causar alguma comoção em pouco desprovidos e preconceitos e ir contra a milhões de incrédulos que duvidam simplesmente por duvidar de tudo.

    Faça o favor e publique trabalhos científicos mais sérios.

  36. Jota says:

    Adoraria muito estar vivo pra ver povos (pacíficos espero) de outros planetas resolver falar abertamente com a raça humana. Mas creio que estão esperando que nós alcancemos a maturidade evolutiva necessária para isso. talvez as imagens sejam testes apontando o caminho para essa comunicação, talvez sejam apenas pra marcar suas passadas por aqui como os americanos gostam de fazer uma ida a lua tome bandeirinha ja que não sabem desenhar… com certeza em marte vai ter outra logo logo… o que precisamos fazer é abrir a mente e pesquisar sériamente. Então já é tão difícil chegar um entendimento dos fatos por si só… ainda tem gente pra tentar desestimular o exercicio de pensar das pessoas. na minha opinião se você não acredita não se manifesta e deixa quem tem de fato interesse se aprofundar, sem fausas pistas ou ideias sem fundamentos… quanto mais pessoas desse tipo aparecem mais longe ficamos da verdade.

  37. 74810techard says:

    hum… quando entendermos o verdadeiro significado disso tudo, talvez seja tarde demais… ah!!! leiam algo interessnate: pesquisem no google sobre o número phi, ou Divina proporção, e me digam que isso é pura obra do acaso…

  38. Almeida says:

    NÃO PERCA O SEU TEMPO AQUI.
    O(s) criador(s) e mantenedor(es) deste site se dispõe a ganhar dinheiro simplesmente contestando tudo, mesmo dizendo as maiores tolices. “Somente lobos caem em armadilhas de lobos”. Use de seu tempo em sites sérios e que beneficiam realmente a pesquisa das faces diversas da realidade. NÃO TENTE CONVENCER QUEM NÃO QUER ENXERGAR.
    *****Muita paz e luz a todos!*****

  39. João says:

    Acredito que estes círculos são feitos por pessoas. Mas este vídeo é muito mal feito pra dizer que são feitos por estas pessoas!
    Ou agiram de má fé e encobriram detalhes da elaboração. Não mostraram, por exemplo, a execução do gabarito e outras marcações que seriam inevitáveis para este tipo de trabalho e que também seriam interessantes de mostrar na “reportagem”. A mocinha pegar o helicóptero e mostrar o desenho de manhã como se tivesse sido feito na noite anterior foi simplesmente ridículo!
    Não mostraram detalhes da organização do trabalho, distribuição de tarefas, etc.
    Gosto muito deste site mas antes de mostrar este tipo de material era preciso ser feito um breve comentário sobre a qualidade do mesmo.

  40. Rorschach says:

    Se fosse o contrário vocês não admitiriam esse vídeo como prova de nada.

    Imaginem alguém mostrando esse vídeo pra vocês dizendo que é a prova concreta de que
    foram os homens os reponsáveis por TODOS os crop circles.

    Não convenceria não é?

  41. auletta says:

    queria saber que tipo de nave faria um desenho nesse formato ao pousar em uma plantação de trigo e porque só trigo

    • Ademir says:

      Não são naves filho que fazem isso não, são sondas e em questão de segundos. Estas sondas nem encostam no chão para fazer estes crop-circles. É tecnologia nada de sobrenatural.

  42. Speed says:

    http://www.ceticismoaberto.com/fortianismo/3392/registrada-a-c

    riao-do-maior-crculo-em-plantao

    Olá Galera,
    Já pesquisei exaustivamente na Internet, detalhe, já faço isso
    há anos, pois aprecio esta arte sendo humana ou não, porém
    NUNCA encontrei um projeto de qualquer circulo complexo sendo
    feito do inicio ao fim (Filmado, fotografado, projeto impresso
    ou desenhado). Pergunto, porque tanto segredo para a
    construção de uma arte no meio do mato??? Porra, todas as
    MEGAS CONSTRUÇÕES, grandes obras de artes da atualidade
    possuem VIDEOS e FOTOS do projeto quase todo (inicio, meio e
    fim), porque os desenhos MÁGICOS não tem a mesma cobertura?
    Até porque, seria uma ótima forma de esclarecer logo de uma
    vez por todas esse mistério “quem fez ETs ou Humanos?”
    Fazer a NOITE… Não me levem a mau não, mas essa justificativa é a mais ESCROTA que já ouvi. Porra, a EMPRESA XL D-SIGN não assumiu a OBRA? Porque eles fizeram isso à noite? Não é uma Empresa ou um grupo organizado, porque esse mistério todo?

    Aff, o pior não está aí e sim no site desta XL D-SIGN não EXISTE ABSOLUTAMENTE NADA!! sobre a criação do projeto, além do mais se vocês derem uma olhadinha nas “PUBLICAÇÕES” da empresa…hauhauahua, confiram vocês mesmo: http://www.xld-sign.com/publicaties
    Assim é fácil, eu crio um site ou até mesmo uma empresa (pequena) copio ou tiro fotos dos CIRCULOS, publico no meu site, informo quantas pessoas fizeram e em quanto tempo e pronto, a obra é minha. Mas, eu jamais faria isso, pois qualquer empreendedor de MERDA sabe que não se vende arte, serviço ou qualquer outra coisa com meras FOTOS. Cadê o projeto, cálculos, desenhos, fotos, filmagens e etc…?
    Galera, tá na cara que isso é uma empresa de FACHADA para desviar o assunto.

    Outro detalhe muito importante, até mais do que qualquer
    evidencia completa, é de que eu NUNCA vi uma emissora de TV de
    Grande Porte como TV GLOBO, CNN, BBC, NHK e qualquer outra
    gigante deste segmento, MOSTRAR, FALAR E PRINCIPALMENTE provar
    ao Mundo que isso é Mentira ou não. Não é fanatismo ou loucura por UFOLOGIA NÃO, comprovem vocês mesmos. Além do mais, uma arte tão BELA como esta, jamais ficaram fora dos HOLOFOTES da Mídia Internacional.
    Já trabalhei numa empresa de jornalismo e lá pude verificar que até coisas banais viram furo de reportagem. Agora imaginem uma OBRA PRIMA destas?

    Até mesmo os mythbusters não se quer tocaram neste assunto, como ELES não quiseram desvendar este IMENSO MITO?? É, por incrível que parece não mesmo, pode pesquisar no site deles “crop circles” ou algo similar, vocês não encontraram absolutamente NADA!!
    http://dsc.discovery.com/tv/mythbusters/

    Conclusão,
    1) A tal XL D-SIGN é uma empresa que só faz CROP CIRCLES..ahuauh…(confiram no site) e não comprova a sua ARTE…ahauha…Até o site do meu sobrinho de 12 é melhor que o deles…ahhuahua.

    2) NENHUMA emissora de Expressão na TV GLOBAL se interessou neste caso a fundo. Como uma ARTE MAGNÍFICA destas não tem valorização na Mídia??

    3) Os mythbusters, isso MESMO, os mythbusters nunca se quer tocaram neste assunto (confira no site). Porra, os cara quebram todo e qualquer mito do mais ridículo ao mais complexo, porque os CROP CIRCLES não estão na PAUTA??

    4) Todo e qualquer acesso a estas áreas onde estão os Circulos são muito restritas. Pois, se eu morasse na Inglaterra ou Holanda, com certeza eu iria ir até la´e registrar tudo por video/foto. Hoje em dia todo mundo tem um celular ou camera digital, portanto deveriam haver muito mais registros de fotos e videos destes Circulos.

    Pra finalizar…
    Além de nunca haver registro EXPRESSIVO em GRANDES emissoras de TV , GRANDES sites também falam muito pouco sobre isso, inclusive as fotos e videos são sempre os mesmos em TODOS os sites que visitei.
    Uma arte dessas merece MUITO!!! mais REGISTROS, não ACHAM???

    Eu gostaria de falar mais, mas cansei…ahuahuah

  43. Speed says:

    Ops,
    Para complementar, a suposta empresa XL D-SIGN parece que faliu…rs, pois o último projeto foi em 2009 (Projeto Atlas).
    Ah, faltou também outro detalhe que eu não poderia deixar de postar, os caras fazem este tipo de ARTE MAGNÍFICA e não tem sequer um patrocinio??? ahuahua…

    O Projeto Atlas não tem Videozinho no site, parece que algum hacker ET deletou na base de dados deles…rs.

    Vlw,

  44. Marcelix says:

    Quem acredita que o video da Bnn com a apresentadora Geraldine é real e responsável pelo desenho.. desculpe… é tão lunático quanto o que dizem quem acredita em UFO.

  45. pedro says:

    Para quem queria ver sendo criados de dia ai vai o link!
    http://www.ceticismoaberto.com/fortianismo/2754/crculos-ingleses-e-o-bom-velhinho
    Mas não adianta, vão inventar outro problema para explicar sua alienação e suas crenças descabidas. A Ignorânça Astravanca o Pogreço! ashuashaushaushauhsau

  46. Pedro Amarildo Vieira says:

    Olha,Xará….
    se for para duvidar de tudo,podemos então começar a duvidar,disso aqui também…do site todo,da net,afinal vai saber…se não montaram as fotos?os vídeos?
    me parece bem difícil,se não impossível,fazer um desenho daquele porte..25 hectares,numa lavoura de trigo,com tanta precisão nos traçados corretos e no escuro e de noite…e em poucas horas …um trabalho de no mínimo uma semana em condições normais,ou mais …entre planejar,executar,fotografar,filmar e divulgar.
    No entanto não é impossível.(com uma boa equipe e tecnologia como uso de gps, para orientar o traçado) e do alto (céu), refletir o desenho (de um helicóptero),sobre a lavoura para que a equipe em terra à noite pudesse se orientar,com relação,a precisão dos traçados do desenho e assim amassar rapidamente apenas o trigo iluminado.
    ETs?não creio…como já disse,no meu post anterior….somente a galega gostosa.
    mas faço uma pergunta:(para ajudar) por que diabos se fosse obra de algum ET,o tal ET teria tanto gosto em amassar 25 hectares de uma lavoura de trigo??por que não amassaria uma lavoura de arroz irrigado que é quase semelhante a de trigo??além de ser bem mais barato…. ou por que não amassa logo de uma vez 25 hectares de floresta amazônica?não acha que pelo menos chamaria mais atenção?
    acho errado ocupar qualquer espaço na net,para chamar as pessoas de ignorantes…ou tirar-lhes o direito de opinar ou discordar,e ou até mesmo dificultando-lhes o direito de manifestação de pensamento…creio que cabe a todos ter a liberdade de pensar e sentir o que bem entendem.
    o ato de duvidar da existência dos ETs, também não é mais e nem menos, que o ato de duvidar, de um feito de uma noite,de um trabalho que poderia levar 7 dias.
    com certeza não será amassando trigo que conseguirão acabar com qualquer crença e nem chamando os que creem em algo diferente, de ignorantes. a única coisa que provam dessa forma é a própria ignorância.

    não é mais fácil mostrar o desenho,a técnica empregada e explica-la com educação?

  47. Pedro Amarildo Vieira says:

    1 – Olhando bem os desenhos,notei uma coisa…
    parecem ser sobreposições de fotos,pois os círculos,nas fotos,aparecem mais claros,sobre os carreiros ou caminhos da lavoura.

    2 -Uma forma, de poder amassar a lavora e fazer aparecer o desenho com precisão, de uma noite para o dia..poderia, ser marcado no solo, o desenho que se quer antes da semeadura do trigo…(com calma)…ficando fácil poder ver onde amassar( 60 -75 dias após)… existem variedades de trigo que levam…60 – 75 dias para chegar no porte que o velhinho mostrou…. pessoas treinadas com lanternas,poderiam faze-lo,à noite e rapidamente…com fácil concordância do produtor,pois diante de uma grana e sabendo que depois ainda colhe o trigo,mesmo o que foi amassado…(hoje as ceifas ajuntam facilmente esse material).
    faz sentido,pois essas lavouras às vezes sofrem “tombamentos”,devido a ventos ou até por “doenças”,e os produtores já sabem como manejar muito bem uma lavoura tombada..”artificialmente”.

    3 – a questão é…
    o desenho foi refletido do alto por helicóptero naquela noite do tombamento,ou fizeram a demarcação com calma no solo antes da semeadura do trigo?
    ou as fotos acima são montagens?

  48. Pedro Amarildo Vieira says:

    uma coisa é certa…
    aí não pousou nave alguma.

    1- teria deixado marcas mais aprofundadas no solo. se tivesse pousado.
    2- existiriam naves alienígenas de 25 hectares de área?qual o peso de um trambolho desses?
    3- que diabos um trambolho desses estaria fazendo numa plantação de trigo?

    4 – mesmo que não fosse uma nave,nem humanos…que diabos os ETs querem com esse tipo de desenho?

    kkkkk
    isso aí está mais para sacanagem do que para qualquer coisa de extraordinário.

    gostei dos desenhos,apesar de não ver utilidade neles…

    podiam ao menos ter desenhado a galega nua…lá, ou esses “artistas” são todos bichas ou são todos mulheres, pois só gostam de desenhar homem.

  49. Ademir says:

    Olha é incrível que o governo e a mídia precisem de provas de tudo que o povo fala para valer. Mas quando são eles que criam algo não precisa de prova? Eu duvido que eles tenham feito isso até que se prove, fazendo outro superior a esse e filmar e mostrar pra todos. Aí sim me convenço. É estranho com tantos desenhos pra fazer justo um homem-mariposa, toma banho. Por que não fizeram algo familiar pra nós? Como o retrato de uma modelo por exemplo. Aí sim eu quero ver. Falsos!

  50. evandro says:

    bom eu acredito que se esses seres extraterrestres, só estão nos testando, isso não passa de uma simples experiencia ate porque eles por serem muito mais avançados do que nos eles estudam nosso comportamento a tempos não digo como animais mas como seres inferiores a eles, porem nessas experiencia eles querem saber se nos temos condições de compreende -los e por serem muito mais avançados com certeza possuem habilidades ou tecnologia para induzir os humanos a serem céticos e fazerem esse tipo de trabalho em prol a propiá experiencia ou diria um teste a nossa inteligencia ou seja se estamos aptos para a comunicação e para uma raça muito avançada acho que não haveria problema para eles monitorarem nossos meios de comunicação sem serem percebidos

  51. Tecatto says:

    Comentário do Roberto Simplesmemnte perfeito!

  52. MArcio says:

    Visitando http://www.youtube.com/watch?v=cEcYSJfxktk&feature=related poderá ser visto do desenho durante o dia com a presença de pesquisadores no local. O video foi divulgado através do Programa do Jô, por uma pesquisadora. O link acima trás uma série de reportagens sobre temas afins. O vídeo está quase no ffinal, após uma segunda entrevista.

  53. Hudson says:

    Acho que o fenômeno nunca foi inteiramente explicado, existem vídeos na internet mostrando pessoas fazendo os Crop Circles e outros mostrando esferas brancas formando os desenhos, supondo que os vídeos das esferas brancas sejam autênticos, que elas são realmente responsáveis pela formação dos círculos, não prova que são extraterrestres que as controlam, mas sendo autênticos os videos nos mostram que precisamos investigar melhor o fenômeno, talvez estejamos relamente frente a uma tecnologia deconhecida ou secreta, mas afirmar alguma coisa no momento não dá…. Um grupo de pessoas? Dois velhinhos? ETs? É preciso ter ceticismo com as coisas, mas ser cético sem ser bitolado, é preciso estar aberto a novas possibilidades, desde que não sejam extremamente absurdas. Acho que não temos provas para explicar inteiramente ALGUNS Crop Circles, o vídeo da descrição é de procedência tão duvidosa quanto as Explicações de “especialistas” entusiatas da Ufologia.

  54. Fernando says:

    Enquanto não mostrarem a contra-prova (uma geração de dia com data e local marcados) continuo acreditando que tais desenhos, inclusive em 3D, são de humanos de outras terras distantes do nosso sol, pois é mais fácil convocar alguém daqui pra fazer do que um ET. Um abraço à todos.

  55. marcelo says:

    tão pirateando até os ets agora !!!!

  56. George says:

    Honestamente , achei estranho essa reportagem por parte do ceticismo aberto ….se é pra ser cético ate encontrar uma prova definitiva ….que seja cético para os dois lados …vir com um argumento no mínimo suspeito que é feito por humanos, na calada da noite , em nome da arte….se fazem tanta questão em fazer e mostrar que é feito por artistas …por que na calada da noite ? Pro que nao divulgam o trabalho e fazem um makeoff ?usam um helicóptero mas nao gravam toda a produção ….redução de custos ? Posso pagar um helicóptero mas nao tenho uma câmera ? Por que so depois de pronto aparecem como donos do trabalho ? Por que não de dia ? Valorizaria espetacularmente a obra. Enfim , nessa reportagem fiquei cético quanto ao ceticismo aberto. Quanto mais o tempo passa menos fontes confiáveis aparecem. Ja percebi que a verdade sera uma busca individual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Back to Top ↑