MENU
ceticismoaberto_efarsas2.jpg

CeticismoAberto de volta ao programa E-Farsas

Fantasma de Wem Town

A Fantasma de Wem Town

6 de julho de 2010 Comments (49) Views: 16801 Destaques, Fortianismo

Mais explicações sobre os buracos gigantes na Guatemala

4657053554_ccf901edb5_o

No início do mês passado, poucos dias após o surgimento de uma gigantesca cratera na Zona 2 na Guatemala, publicamos um texto “Explicando as crateras na Guatemala”. Como informamos, a explicação para a cratera seria a mesma de um enorme buraco muito similar surgido há três anos a poucos quilômetros de distância, na Zona 6:

“Chuvas intensas e redes de esgoto rompidas erodiram o terreno, provocando enormes cavernas subterrâneas até que o topo por fim cedeu”.

Mais de um mês depois, e com novas explorações realizadas por geólogos locais, podemos dizer que a explicação apresentada está correta, mas erramos ao associar o fenômeno à erosão kárstica, que envolve a dissolução de rocha sólida, geralmente calcária, e que costuma levar períodos de tempo relativamente longos (embora geologicamente rápidos). Atualizamos o texto com tais informações, com a colaboração de leitores e amigos como José Ildefonso e Pedro Ivo, mas dados adicionais mereciam um novo texto atualizando, corrigindo e detalhando estas explicações.

De pronto, as referências vagas que fizemos a redes de esgoto podem ser agora substituídas por informações confirmadas, e extremamente relevantes. No fundo das duas enormes crateras correm túneis coletores de águas, como ilustra o infográfico abaixo, de autoria de Nuestro Diario (30 de junho, p.5).

craterzona2

Há alguns dias uma equipe de geólogos também explorou o fundo do buraco na Zona 2, e você pode conferir toda a série de fotografias clicando na imagem abaixo. Também há um vídeo da exploração. Não só não é um buraco sem fundo, que não leva ao centro da Terra ou qualquer outro lugar misterioso, é parte do sistema coletor de água e esgoto da região.

36232_408673460348_358445480348_4245635_2744413_n

Desta forma, todo o solo dos buracos não desapareceu magicamente, ao invés disso foi simplesmente levado com as águas e pelo sistema de água adentro. Tanto é assim que o corpo da única vítima na cratera da Zona 2, Edwin Roberto Velásquez Salazar, que se encontrava na fábrica de roupas engolida, foi encontrado dias depois no rio Las Vacas, destino final das águas do sistema. Nenhum mistério aqui.

E não apenas o fundo destes enormes buracos consistia de túneis coletores de água: mais importante, talvez, é que ambos os buracos já existiam como poços verticais, seja de visita ou de drenagem de água. Não eram poços tão largos, certamente, mas já possuíam a profundidade que exibem agora. As crateras se formaram pelo alargamento desses poços verticais originais. Boa parte do sistema coletor na cidade construído na década de 1950 não foi devidamente registrada, e à medida que a cidade cresceu construções surgiram sobre alguns poços não registrados. Este parece ser o caso aqui.

Como os poços podem ter se alargado tanto? Aqui também, novas informações esclarecem o tema. Geólogos locais sugerem que um elemento importante foi o desnível entre os túneis coletores subterrâneos, desnível este que colaborou para que as enxurradas da tempestade tropical danificassem os coletores e abrissem caminho para que as águas erodissem diretamente o solo frágil da região. O gráfico abaixo (clique para aumentá-lo, do Diario de Centroamérica) ilustra a evolução proposta das crateras no caso de 2007 (acima) e no de 2010.

guatemalagiantholes

Em nossa atualização de meados de junho citamos as declarações do geólogo americano Sam Bonis, que foi parte da equipe que investigou o primeiro caso, e que corretamente apontou que as crateras não seriam dolinas, resultado de erosão kárstica. Segundo Bonis, seriam resultado de “piping”, do encanamento, e como estas novas informações, fotografias e gráficos devem ilustrar, o fenômeno pode se tornar finalmente mais compreensível.

Colectores-for-dummies
Gráfico acima: Nuestro Diario

[Créditos para quase todas as informações vai ao blog “Ciudad Nueva zona 2 Guatemala”, atualizado de forma detalhada sobre os eventos. Esta fonte foi indicada pelo professor José Ildefonso, que continua a colaborar imensamente e a quem também devemos nossos agradecimentos]

Tags: , , , ,

49 Responses to Mais explicações sobre os buracos gigantes na Guatemala

  1. […] 06/07/2010: Corrigimos informações em um novo texto sobre o caso: “Mais explicações sobre os buracos gigantes na Guatemala“. As crateras não envolveram erosão kárstica, e foram ao invés resultado de piping, da […]

  2. Pedro Ivo Camarinha disse:

    Esperei seu texto por email, mas pela qualidade e organização das informações agora apresentadas, não precisava de mais nada. =)

    Agora está tudo dentro dos conformes. “Mistério” resolvido!

    Parabéns mais uma vez. Abraço

  3. {Yusuke} disse:

    não entendo porque vcs não admitem que isso é obra do povo topeira, tentando conquistar a guatemala…

  4. Chato Mor disse:

    Ninguém vai comentar dizendo que eram os extraterres que moram no interior da Terra Oca e resolveram dar um passeio na sua nave esférica com seu campo de força positrônico abrindo caminho para superfície?
    Os comentaristas já foram mais divertifdos…

    E inclusive é o que eu acho!

  5. Como ja disseram. Ainda continuo acreditando que foi o Surfista Prateado!

  6. marcel disse:

    Isso é coisa de Satã e todos sabem disso. Não adianta os maçons desenharem gráficos, fazerem explorações e criarem túneis de água, às pressas, para tentar lubidriar o público vocês não me enganam.

  7. Da primeira vez que eu vi esse buraco eu sinceramente achei que fosse Photoshop! Eu fiquei boquiaberta quando me disseram que era verdadeiro!
    =1

  8. Paulo disse:

    O que eu não entendo é porque fizeram esses coletores a tão grande profundidade…não conheço nenhum sistema de drenagem semelhante. Alguma luz??

  9. 1berto disse:

    Agora vejam quanto espaço a explicação terá na web em comparação ao ‘mistério’ criado inicialmente…

  10. Alexandre Alves disse:

    Salve o povo topeira… :)

  11. Riper disse:

    GALATUS ESTÀ CHEGANDO !! CHAMEM O QUARTETO FANTÀSTICO !!

  12. Isaac disse:

    Como o Paulo disse…O que eu não entendo é porque fizeram esses coletores a tão grande profundidade,eu também não conheço nada parecido, ou poderia ter algo haver com os lençóis freáticos, eles sim poderiam ter essa profundidade, dependendo da geografia da região.
    Ou é isso, ou é o surfista prateado.

  13. luana disse:

    povo isso so pode ter sido provocado por uma chuva ou vcs vão me dizer q foi uma minhoca gigante q resolveu tomar um ar?

  14. DANILO disse:

    Olha,eu não faço ideia do que fez isso mais um desastre natural não foi,o buraco forma um circulo quase perfeito e que leva direto a coletores de agua?não e muita coincidencia?não estou dizendo que foi o surfista prateado ou um tato gigante(adorei a sua montagem alma frenetica,adorei e ri muito)mas não foi uma coisa natural,vamos ser realistas!

  15. Thiago disse:

    “Chuvas intensas e redes de esgoto rompidas erodiram o terreno, provocando enormes cavernas subterrâneas até que o topo por fim cedeu” acredito que seja a suposição mais coerente. o autor da materia colocou como “explição correta” do fenômeno, mas nos graficos em espanhois do buraco falam em “posible evolucion del hundimiento del pozo” , isso significa que geólogos no caso não tem certeza quando oferecerem essa teoria do desastre natural, e o autor da materia a coloca como verdade verdadeira XD

  16. diego cesar disse:

    surfista prateado foi boa kkkk..
    explicado agora..gente amei o site.
    serve para elucidar varios “misterios”.

  17. rafael disse:

    Queria que fosse o surfista prateado ‘-‘

  18. Rivaldo Guedes Cavalcanti disse:

    Que prato cheio para os impostores das “coisas sobrenatrais”. Felizmente a ciência comtemporânea está alerta, desmascarando a cada dia as confusões impostas aos incauatos, em forma de crenças. “Coisas do Satanás” — gritam eles — e mais pedido de dízimos para a salvação eterna. Quanta mentira na “Arca de Noé” “Fuga de Maria para o Egito” “Abertura das águas para Moisés passar” “Subida do Cristo morto aos céus no terceiro dia” “O parto de Maria Virgem” “A ressureição dos mortos” “As curas dos enfermos desemganados” E tantas ouras babozeiras.

  19. gAb. disse:

    Vcs tão tentando me enganar, isso foi obra do capeta! isso é um aviso do fim do mundo!!!!
    aaaaaaaaaaaaaahhHH! CORRAM CORRAM!

  20. deedlit disse:

    eu to um tanto desatualizada em relaçao a essa noticia mas ja deram um jeito nesse buraco de boca pra cima? =P

  21. Instigador disse:

    Isso prova que os EUA, mais uma vez, manipulam as informaçoes a que temos acesso. Esse buraco faz parte de um erro cometido por eles na sua tentativa de atravessar o mundo em busca da reduçao dos custos de transportes. Nao acreditem no lhes é dito na escola ou nas ruas. Nada do que aprendemos é verdade. Nao existe nucleo, manto ou o caralho. Muito menos espaço sideral ou outros planetas. O que nos vivemos aqui e agora é uma realidade virtual. Nosso mundo verdadeiro encontra-se em outra dimensao(ou fora dos nossos sonhos, para os mais ceticos). Muitos acreditam nisso como religao. Eupenso que realigiao é outra forma de impor a nos uma maneira de pensar. Ja nao bastasse dominar nossa real existencia, manipulam ate nossos pensamentos. CUIDADO! Virem-se e verao a luz.

  22. […] “Mais explicações sobre os buracos gigantes na Guatemala”, com a colaboração de José […]

  23. Miakato disse:

    primeira vez que vejo e deduzi que ia terminar em agua, mas imaginei ter se formado naturalmente com lensois de agua e terremotos como acontesse no Japão ou algo parecido com o que acontece próximo a grandes represas ou desvio artificial de rios. ser uma obra prima da estupidez humana não passou pela minha cabeça, bizarro! e bin laden é um homem ruim ne! ha, ha.

  24. claudia disse:

    caramba a exlicação mais louca pra tudo isso sem dúvidas foi do Instigador , caramba esse é noiado kkkkkkk.

  25. Skatvictor123 disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk foi o surfista prateado com certeza mas o istigador foi a pior o cara precisa ser o surfista prateado para ver o nucleo da terra ja q o surfista faz buracos enormes ele pode chegar la no nucleo :D Mas isso foi msm a agua q causou sim sem duvidas…

  26. Rivaldo Guedes Cavalcanti disse:

    Em lugar de tanta “achação”, tanta frescura, para fenômenos tão simples de ser explicados, vamos cuidar do planeta, que sofre e não será salvo, se o abandonarmos.

    Deixemos esssa crenças bobas de lado. Sejamos cautelosos com esses pastores, pais-de-sontos e padres embusteiros, sem vergonhas. Deus que nada. Satanás que nada,… é tudo mentira! EM NADA SE DEVE ACREDITAR, QUANDO NÃO SE CONHECE,TEM CERTEZA. É SIMPLES, MUITO SIMPLES! boa noite.

  27. jeferson disse:

    qdo o ovni saiu para comprar uma pizza, os mib apagaram a memoria das pessoa locais, e deixaram a ideia de que o homem cavou com pas , galerias de 30m de profundidade , simples assim, se precisarem de ajuda, vou ate ai pra tapar o buraco com uma enxada, se e que ja voltaram com a pizza

  28. tiago black disse:

    isto que esta acontecendo os governos das grandes potencias mundiais ja sabem o que é.
    ja esta acontecendo uma guerra dos habitantes da terra oca contra extra terrestres.tanto que tudo que acontece aqui em cima os governos tem a resposta na ponta da lingua pra desviar o foco.pesquisem sobre o tsunami da indonésia,sobre o catrina entre outros eventos e vera que ai tem grandes tramas e interesses e testes de equipamentos de destruição.pois quem vencer a guerra na terra oca vai querer dominar a terra exterior e os governos irão se aliar com o povo que vencer a guerra.tendo que dizimar boa parte do povo do planeta pra ter espaço para os povos que subirem da terra oca.2012 não havera desastres naturais mas sim criados pelos governos das grandes potencias,vejam os caixões por todo o mundo da fema coffins.aguardem e verão muitas outras destruições ditas naturais que vcs nem desconfiarão que são feitas por mãos humanas,valeu.

  29. julio disse:

    depois de seis meses entrar no buraco ja deu tempo pra fazer uma maquiagem do local,colocar terra e destroços la embaixo.porque não desceram no outro dia ou uma semana ou duas depois?tinha alguma coisa que não podia ser mostrada?

  30. joedes disse:

    IMPORTANTE: EM 20 DE AGOSTO DE 2011, minha esposa foi dormir, e assim que ela dormiu, ela novamente saiu do corpo, e alguem ou alguma coisa, que fala com ela nos sonhos desde os 8 anos de idade, disse a ela. VOCE NAO PRECISA SE PREOCUPAR COM TERREMOTOS, pois o problema nao sera os terremos, MAS SIM O FOGO QUE VEM DEBAIXO DA TERRA, foi dito a ela apenas isso.

  31. Digolok disse:

    Bem vindo!! mais um Sayajin!! =D

  32. Araponga disse:

    Porque os “estudiosos” não ficam com a boca fechada quando não sabem um assunto ? Nunca vi uma explicação tão ridícula, e beirando a loucura e imbecilidade como esta. Foi a maior bobagem que já lhi em todas as minhas vidas… é mesmo uma grande demonstração de demência plena.
    Não seria mais honesto e sensato simplesmente dizer: Não sabemos o que provocou isto.
    Sugiro jogar, empurrar mesmo, dentro deste buraco todos os envolvidos nesta explicação pois assim eles poderão verificar no local o motivo do buraco e se o mesmo tem fundo ou não…. os que ficarem aqui em cima agradecem pois serão alguns excrementos a menos na superfície.

  33. antonia disse:

    vcs não ver que esse buraco é um dos sinais da volta do SENHOR JESUS

  34. adalto machado disse:

    Tenho um projeto concluido para o meio ambiente com relação o destino dado as águas das chuvas, analizando e estudando conclui que existem grandes vazio debaixo do solo, rios subterraneos e veios minerais secos por ação naturais e humanas e só me procurarem governos interessados Ok?

  35. Marcio Britto disse:

    Acho q tem alguem ou alguma coisa querendo sair.

  36. Amaral disse:

    Espero que em breve sejam apresentados os fatos reais, chega de ficarem manipulando as informações.

  37. Amaral disse:

    Essa explicação e desenhos para inocentes do mundo foi bem feito, a realidade ainda está sendo ocultada ou sendo mascarada.

  38. Amaral disse:

    Aqui no Brasil essa explicação é perfeita, caiu até bem, o povo já está acostumado a ser manipulado pela mídia, grande exemplo é a visita do presidente dos estados unidos no Brasil com propósito de tratar assunto do alcool, rsrs, palhaçada, a Amazonia vai ter buracos dez mil vezes maiores que esses da Guatemala.

  39. Adalton Lucio disse:

    túneis coletores de águas a mais de 30 metros de profundidade ? isso me fez rir muito aqui , explicação fajuta dos guatemalences kkkkk

  40. Wellington disse:

    Outras regiões do mundo apresentam volume de chuva parecido e até maior que a Guatemala…A profundidade dos coletores também é meio dividosa…
    Mas oca mesmo é cabeça de quem acredita em lendas e contos de fada!
    Povo da terra oca? Me ajuda aí gente!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *