MENU

Tony Ramos e os círculos ingleses

Jayme Roitman sobre Ellam: Igual a emenda que o...

12 de dezembro de 2006 Comments (25) Views: 3623 Ceticismo, Ciência, Fortianismo

Concreto? Pirâmides do Egito não são de pedra?

“As pedras das pirâmides do Egito podem ter sido fabricadas a partir de pedras sintéticas coladas como asfalto, estimaram cientistas na revista francesa “Science et Vie”, que chegará às bancas na sexta-feira. A partir dos novos estudos, ganha força uma teoria já levantada diversas vezes”.
Fonte: TecnoCientista

Essa é a notícia que você deve ter lido, e ao lado, a capa da revista francesa. O estudo em questão é este: “Microstructural Evidence of Reconstituted Limestone Blocks in the Great Pyramids of Egypt“. O principal e primeiro proponente da hipótese de que as pirâmides teriam sido feitas de uma espécie de concreto é Joseph Davidovits, e em seu sítio pessoal você pode encontrar um grande volume de informação sobre suas idéias. Davidovits inventou o “geopolímero” em 1978 e logo depois pensou que sua idéia poderia ser uma mera reinvenção, tendo sido usada por povos antigos para construções megalíticas. As Grandes Pirâmides do Egito seriam, claro, o mais conhecido exemplo desta tecnologia esquecida por milênios. Alguns vídeos e um capítulo do livro de Davidovits podem ser conferidos aqui.

As “Pirâmides de Concreto” (ou “geopolímero”) são apenas mais uma de uma série de teorias fabulosas para a ainda mais fabulosa Maravilha do Mundo Antigo. Outras teorias incluem o uso de um grande mecanismo hidráulico, ou a minha teoria maluca preferida, a de que as pirâmides foram construídas com pipas. A hipótese de concreto circula já há décadas, tendo sido discutida, analisada e, para desânimo dos que gostaram da idéia, descartada. O novo estudo pode trazer novas evidências, mas é provável que como estudos anteriores, análises independentes revelem falhas na coleta e análise de amostras.

O alemão Frank Dörnenburg tem um excelente sumário analisando de forma crítica a hipótese de Davidovits. Para começar, os blocos das pirâmides não são de forma alguma tão uniformes e precisos quanto Davidovits defende. Abaixo, à esquerda pedras dispostas em camadas irregulares na pirâmide de Queóps, à direita um grande espaço na parte sul da pirâmide de Miquerinos.

Os vãos existentes tornam impossível que os blocos em tais locais tenham sido moldados e solidificados em seu local. Somado a isso estão as marcas de cunha visíveis em algumas pedras das obras egípcias e as pedreiras com remanescentes de grandes blocos sendo retirados.

E então, o que talvez seja a questão mais aterradora à hipótese, é o fato de que poderia ter sido muito mais difícil construir as pirâmides pelo método proposto por Davidovits. Embora o transporte de grandes blocos de pedra seja mais difícil do que os ingredientes de um geopolímero, a própria confecção de tais ingredientes poderia ser ainda mais complicada. Além de também ter que remover material de uma pedreira, os antigos egípcios teriam que pulverizar completamente a matéria-prima. Dörnenburg estima que seria até oito vezes mais trabalhoso. Sem contar a falta de ingredientes essenciais, como o gesso, que precisaria ser importado de longas distâncias em grande quantidade. E então, o óbvio: se as pirâmides são feitas de concreto, por que se importar em construí-la em blocos retangulares? Faces inteiras, grandes blocos de formas diversas poderiam ter sido criados no local.

Mas as pirâmides simplesmente não foram construídas desta forma. Como elas foram construídas? Sabemos que a maior realmente foi erigida por Queóps, e sabemos que não foi com pipas ou concreto.

Tags: , , ,

25 Responses to Concreto? Pirâmides do Egito não são de pedra?

  1. Pedro disse:

    Talvez sim,os romanos haviam inventado o concreto ainda naquela época,mas é muito mais provável que tenha sido pedras de calcário, arenito ou pedras normais.

  2. mineiro disse:

    na realidade até hoje o mistério permanece, quem e como forma construidas as piramides? morreremos sem saber qual raça espalhou as piramides pelo mundo pois acho que o segredo sumiu com o ultimo engenheiro que as construiu,(hahahahahahaha), na moral, quem construiu todas as piramides que existem no mundo tai uma boa pergunta para os céticos, existem piramides até na china (muito mais que no egito, e mais antigas), portanto como me explicariam que raças sem contato uma da outra poderiam ter acesso a tecnologia de cnastrução piramidal????, como um arquiteto egipcio e o um outro na china souberam qual era o norte para confeccionarem suas piramides posicionadas da mesma direção ??????

    mistérios, mistérios, levariamos muito mais de 50 anos(tô sendo generoso viu!) para
    construir as piramides conforme dizem os especialistas que elas foram construidas, no martelo e no braço.

  3. amanda disse:

    quero saber da pirâmide de quêfren

  4. nois acho esse treco de internet muito isquisito na roça num tem essas coisa naum sÔ

  5. pri disse:

    Gostaria de saber qual o tipo de “maquina” que era utilizada na epoca em que eram construidas as piramides.Essa curiosidade é devido ao peso da pedras.Priscila

  6. janaina disse:

    eu duvido, tenho certeza de que foram feitas de pedra

  7. janaina disse:

    …mas tudo é possível

  8. Euzébio disse:

    Pela forma braçal que os cientistas propõem, seriam necessários mais de 600 anos para se erguer APENAS a Grande Pirâmide…

  9. sandra disse:

    quem já leu a bíblia pode ter uma noção da grandiosidade e inteligência humana tenho feito algumas pesquisas e cheguei a conclusão de quando os faraós reinavam pelos seus longos anos na terra utilizavam a mão-de-obra escrava que supostamente usavam grandes animais de tração para mover os guindastes e usando calços rolantes para mover os cubos de pedras de um lado para outro, e ainda milhares de israelitas passavam suas vidas construindo e servindo aos faraós.Assim a biblia fala de Moisés ter libertado os israelitas.
    Se hoje conseguimos contruir carros,metros,embarcações,grandes prédios os nossos antepassados não seriam difentes.Pois Deus deu a inteligência humana e ainda não usamos nem 10% dela.Agora resta uma pergunta: Se fosse alienígenas, não teriam algum tipo de registro nas paredes ou até mesmo nas pirâmides como em outras ocasiões???

  10. karina disse:

    como sera que eles tiveram toda aquela criatividade ?

  11. larissa disse:

    porque ningem aida desvendou o miterio das piramides?

  12. annunaki disse:

    aff.

    os blocos são de granito.

    e ponto final.

    Granito, que não é cortável por cobre (sozinho), diga-se de passagem.

  13. JeH & CarOl disse:

    eu queria saber mesmo como eram feitas ! pois a minha professora de história disse que eram tão perfeitas que não entrava nem um fio de cabelo entre elas ! se pegavam as pedras no fundo do amr ou algo parecido como eram tão perfeitas alinhadas milimetricamenteee !

    é isso então

    bjo

  14. Martin Winchester disse:

    A parada veio antes de cristo… Beeeeeem antes. No Bible explanation pra isso! A teoria do trabalho braçal não é muito viável e atal teoria já foi “desmistificada” faz tempo… Fora que até hoje não conseguem reproduzir o mesmo feito, e olha que “estamos em condições” se levar em consideração a tecnologia que lá na época duvido que tinha… Score: Teoria dos humanos terem feito: 0, Teoria de Deus: Plausível apenas no momento de desespero profundo… Teoria de inteligência superior “ter metido a mão na massa” e feito: 1.

  15. Aldair disse:

    Os seres humanos quando adquirem conhecimento deixa estes registrados de alguma forma,a questão é onde estão já que são tão importantes(engenharia,arquitetura como estas das pirâmides),se é que são de natureza humana.Conhecimentos que hoje é que muitos engenheiros estão aplicando ou descobrindo.

  16. Carlos disse:

    O homem é muito burro!

    Não importa como elas foram construídas, o que importa é a sua finalidade.

    Alguém sabe para que elas serviam?

    Por que só os mais nobres entravam nela?

    A mente diabólica já estava presente naquela época…temos que mudar isso, sabe como?

    Começe por você, não aceite mais a corrupção, seja ela mínima…e faça o bem!

  17. Kurt Cobain disse:

    Po, na moral, foi Deus q fez e pronto,
    se pensarmos assim o dinheiro gasto para revelar estes mistérios poderá ser gasto com educação, alimentação e etc.
    O homem está procurando chifre na cabeça de cavalo.

  18. carol disse:

    ♥esse texto é de + eu gostei muito ♥
    ♥eu aprendi muito lendo isso eu li♥
    ♥e meu profº fez pergunta eu acerteii♥
    ♥Obrigada♥

    ♥By:CáàróÒl♥

  19. HEh-heh… Céticos, ateus, evangélicos, espíritas… Como esse mundo é Graaande, Jesus!

    Achei legal o “O homem está procurando chifre na cabeça de cavalo.”, de Cobain. Foi hilário — “foi Deus q fez e pronto” –, mas veio a calhar quando disse que o dinheiro gasto seria melhor empregado na educação e alimentação. Na verdade, pode-se gastar dinheiro tentando descobrir quem construiu e de que forma se deu tal construção das pirâmides — poderíamos, ISSO SIM, cobrar de quem a gente votou o dinheiro para a Educação , a Alimentação, a Ecologia e a Saúde, e combatermos a corrupção. Cada vez mais sinto que as pessoas lutam para aumentar os mistérios sobre as pirâmides, seja pelo lado sensacionalista, seja pelo lado cético. Por que não buscarmos uma resposta mais científica e clara, objetiva, para tais perguntas?

  20. Marcos disse:

    Foram construídas a partir de moldes feitos de madeira.
    Os egípcios inventaram um tipo de argila e preencheram os moldes um a um, empilhando-os.
    Durou anos e anos para terminarem.
    Espero ter ajudado!

  21. Valmir Xavier disse:

    Das muitas teorias existentes até agora. Esta é realmente, a mais provável. Tendo em vista a extraordinária sabedoria do povo egípcio, não é de duvidar que tenham realmente encontrado uma forma de fundir materiais até a obtenção de uma espécie em particular de cimento. Isto sem dúvida também explica o fato de não haver nenhum tipo de escavação ou corte de pedreiras nos arredores do Egito. Não, em locais de onde essas imensas pedras pudessem ser transportadas. Mas também tenho uma teoria que deve ser considerada: Uma vez que temos um espírito, esse é invisível… Se tudo que não está aqui nesse huniverso físiico, está no huniverso paralelo, espiritual; é, pois provável que essas monumentais construções, tenham sido criadas no huniverso espiritual, tornando-se visíveis para nós humanos, através dos séculos, como tudo aquilo que é criado na mente, se estende para o físico através de nós e das coisas que nos cercam… Imagine-se uma pessoa doente, e então a doença se manifestará. Muito Obrigado.

  22. Nihil disse:

    Já vi especialistas fazendo o “concreto” com tecnologia da época. É plausível já que faltaria material e cortar pedras seria improvável.

    A certeza é que não foram ETs. ETs que têm tecnologia para vir até aqui fariam coisa melhor. Atribuir as construções como as pirâmides à entidades extraterrestres seria não só menosprezar a grande capacidade dos antigos egípcios como uma grande preguiça mental.

  23. MARKOS ALEXANDRE disse:

    LEIAM O LIVRO DE ERICK VON DANIKEN, “ERAM OS DEUSES ASTRONAUTAS”, QUE LÁ ENCONTRARAM VARIAS TESES E ATÉ RESPOSTAS SOBRE A CONSTRUÇÃO DAS PIRAMIDES.

  24. Diogo disse:

    “A certeza é que não foram ETs. ETs que têm tecnologia para vir até aqui fariam coisa melhor. Atribuir as construções como as pirâmides à entidades extraterrestres seria não só menosprezar a grande capacidade dos antigos egípcios como uma grande preguiça men”

    E menosprezar os próprios extraterrestres! hahsauhsu

    Essa teoria poderia ser a mais plausível, se a gente desconsiderar que elças foram feitas em 20 anos (já que apenas um historiador grego disse isso, através de uma interpretação de hieróglifos egípcios, o que pode ter, cometido um grande erro!).

    E pelo fato, de não haver muito “lixo” no caminho, visto a enorme quantidade de pedras utilizadas, haveria-se um rastro de pedras entre a pedreira e o local das pirâmides.

    Assim como tem na ilha de Pascoa (que se usaram muito poucas pedras, e tem o caminho usado no transporte, com muitas estátuas quebradas caidas no caminho).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *