MENU

Avrocar

Meteorito na Espanha

4 de janeiro de 2004 Comments (3) Views: 1076 Ceticismo, Geral, Ufologia

UFO filmado pela Apollo 16?

UFO filmado pela Apollo 16?



O vídeo pode ser baixado aqui, ou aqui, ou ainda aqui e aqui (os 3 últimos links são do mesmo arquivo). Se vocês conseguirem, no link mais divulgado há alguns dias.

O vídeo é velho, mas está sendo discutido por causa de um trabalho publicado no JSE há pouco que estima que o objeto estaria a 3300-3400 km de distância com um diâmetro na ordem de 100 km (60-120km) e velocidade entre 20 a 40 km/s (+100.000Km/h)! Há mais informação sobre o OVNI, em inglês, aqui

Mas abaixo, eu envio a tradução dos comentários do homem responsável por tornar o vídeo público. E não, não é alguém querendo ganhar dinheiro com o vídeo ou vender falsos mistérios. É James Oberg, perito espacial, que desmistificou inúmeros OVNIs. O vídeo é autêntico. Mas o OVNI seria um reflexo.

< <<
Fonte: Fórum Bad Astronomy

A imagem é autêntica, é de uma seqûëncia tomada enquanto o CSM [Módulo de Comando/Serviço] partia da Lua.

Eu falei com cada um da tripulação, eles não recordam ter visto o objeto em tempo real ou notá-lo na revisão de filmes pós-vôo, o que significa que eles categorizaram isto como apenas outra anomalia de filme.

Uma vez que havia várias máquinas fotográficas e de filmagem em uso durante esta fase da missão — o começo da viagem para casa e a última visão em suas vidas de um close up da Lua — os três astronautas estavam em rodízio nas janelas e usando todo o resto de seu filme. A razão pela qual posso induzir que não havia um real objeto fora da janela é que nenhuma das outras câmeras capturou nada remotamente similar.

O filme alcançou o público através de um projeto meu de 1979 de reunir um filme de 10 minutos com anomalias visuais mal identificadas ou mal representadas como OVNIs. Junto com minhas cenas pedidas, o técnico de vídeo Don Pickard da NASA-Houston colocou esta seqüência, que ele se lembrou da missão e me disse que mostrava a Terra ao fundo. Eu anotei minha ‘lista de cenas’ de acordo.

Anos depois, Don Ratsch e John Kasher contestaram esta identificação, dizendo que a iluminação mostrava que a geometria estava errada. Tardiamente eu conferi isto, e confirmado que eles tinham razão — a Terra não está em nenhuma parte próxima neste campo de visão.

Vendo a imagem em movimento dá uma pista à explicação mais provável. Ela se mexe burscamente já que esta é uma câmera de mão, e os saltos da imagem são angularmente MAIORES que os saltos da extremidade da janela. Em outras palavras, não é um objeto físico fora da janela, -semove como um reflexo se moveria.

Um técnico de cãmera sugeriu a mim que este era um reflexo da lente iluminada pelo sol da própria câmera. Esta é uma hipótese atraente já que a luz solar fluindo na cabine poderia ter iluminado apenas a parte frontal da câmera, e quando você assiste a toda a seqüência o arco da lente que é iluminado muda. Ou a forma do ‘verdadeiro OVNI’ muda, ou a porção iluminada da lente da câmera de mão muda.

Reflexos na janela de estruturas interiores luminosas são freqüentemente vistas em visões de dentro das naves Apollo.

Para tornar isto um ‘OVNI’, uma pessoa precisa:

1. Mostrar apenas um quadro do filme, e não ver as imagens em movimento.

2. Desconsiderar — ou denunciar como falso — o testemunho das testemunha de fato, John Young, Ken Mattingly, e Charlie Duke, todos os três os quais eu conheci e trabalhei com durante décadas, e dois dos quais ainda são meus amigos pessoais.

3. Desconsiderar as condições de iluminação da filmagem.

É claro, ufólatras e os que acreditam em fraudes fazem isto o tempo todo — muitos deles são irmãos espirituais, culturais e éticos debaixo da pele.

>>>

Atualização: Há em francês parte do trabalho de Donald Ratsch (membro da MUFON), que levou Oberg a revisar a identificação do objeto como a Terra (que, como ele explica acima, foi a explicação original de Pickard, o técnico da NASA responsável por chamar atenção à filmagem). Confira aqui.

Tags: , , , ,

3 Responses to UFO filmado pela Apollo 16?

  1. Marco Antonio Figueiredo Freire disse:

    Cara,se voce é cético,respeito suas opiniões,mas até que me provem que o que vi e as tres experiências que tive eram falsas…não sei,mas era coisa de outro mundo.

  2. AHMED CHOUCAIR disse:

    GOSTARIA DE AFIRMAR QUE ONTEM 24/10/2011 VI UM OBJRTO COM FORMATO ARREDONDADO ON DE AS LUZES MUDAVAM DE COR MAS ESSE SUMIU MUITO RÁPIDO,O SEGUNDO PARECIA UMA ESTRELA MAS COMEÇOU A FICAR COM LUZES ,NÃO PERDI TEMPO FILMEI E NÃO ACREDITEI NO QUE VI LUZES DIMINUIÇÃO E AUMENTO DO OBJETO ,PARECIA QUE SE ENERGUSAVA COMO UMA BOLA GRANDE E FICAVA AZUL,VERDE…

  3. AHMED CHOUCAIR disse:

    DESCULPEM ESQUECI DE MENCIONAR QUE FOI NOS CEUS DE ARAÇATUBA INTERIOR DE SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *