Frota de OVNIs de ar quente sobre Londres

“Dúzias de luzes misteriosas foram vistas sobrevoando o céu sobre Archway [Londres] – espalhando o pânico entre residentes abaixo. Objetos voadores laranjas não-identificados pararam o tráfego e deixaram os residentes olhando para o céu em descrença”

Assim começa a nota do Islington Gazette que cita um corretor como testemunha. Depois o mesmo jornal citaria várias outras, incluindo um diretor, e menciona os esforços do repórter em solucionar o mistério, consultando todo tipo de organizações. Até que se consulta de passagem Ian Ridpath, cético, que menciona que os OVNIs eram em verdade balões de ar quente. Mas o jornalista não se dá por satisfeito, e logo cita um ufólogo que menciona discrepâncias em testemunhos que balões de ar quente não poderiam explicar. Tudo poderia ficar por isso mesmo, com céticos sabendo que os OVNIs eram balões de ar quente e os testemunhos são sempre discrepantes, a mídia buscando deixar o tema em aberto em busca de uma suposta “imparcialidade” e cedendo espaço a ufólogos vendendo seu peixe, e a população no meio de tudo simplesmente confusa.
Como Matt Graeber nota, a mídia nem mesmo relatou corretamente as datas e horários dos avistamentos. Então a notícia no King’s Lynn Today pareceu passar despercebida:

“As luzes eram em verdade lanternas em estilo chinês lançadas na recepção de um casamento sendo realizado no restaurante Riverside da cidade, em King Street. “Tínhamos permissão da polícia para lançá-los, assim não causamos emergência em grande escala!”, disse Pat Isbill, dona do restaurante. Diane Breedon, funcionária, ficou surpresa ao descobrir que as lanternas eram um assunto polêmico na ráido local. “Todas essas pessoas ligaram para a rádio dizendo que tinham visto luzes laranjas no céu por volta das 5:30 da tarde, e lembrei que é quando começamos a lançá-las. As pessoas estavam exagerando, pensando que eram bombas de Marham ou naves alienígenas. Eu telefonei e expliquei tudo”.

E isso não é tudo. Uma olhada em um vídeo do incidente é mais uma prova conclusiva de que as luzes, que tantas testemunhas descreveram como tudo, menos balões de ar quente, eram mesmo balões. A lição número um na ufologia é a de que testemunhos são valiosos, mas apenas como auxílio na obtenção de evidência física concreta objetiva. Qualquer um que lhe diga o contrário não pratica ufologia, e sim alguma outra coisa que pode ir desde religião, passando por pseudociência, e chegando mesmo ao charlatanismo.

2 comentários sobre “Frota de OVNIs de ar quente sobre Londres

  1. Soy muy amigo de tu hermana Yolanda y nos gustaria vernos con gente del colegio, pero de hace 28 años, ella tiene que tener 42 años, uno mas o menos, somos del juan de valdes, estamos Ulises, Risueño, Graciela, Charo etc…
    Si nos haces el favor se lo mandas a tu hermana y que se comunique con nosotros
    un saludo y gracias de antemano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *