Chico Xavier, plagiador?


O novo sítio “Obras Psicografadas“, conduzido pelo espírita Vitor Moura, tem como objetivo “analisar cientificamente livros ou mensagens ditos ‘psicografados’, apontando erros e acertos à luz da Ciência atual. Também busca analisar possíveis fontes de informação em que o médium teria se baseado para escrever a obra, possibilidades de plágio (fraude), de ‘plágio inconsciente’ (também conhecido como criptomnésia), e mesmo a possível ocorrência de um genuíno fenômeno paranormal”.
Já há três análises comparando obras de Chico Xavier com publicações anteriores de outros autores. As similaridades são claras, embora Moura enfatize sempre a cautela em acusar o suposto médium de fraude consciente. Em um exemplo, Moura menciona como Xavier em certa passagem menciona o próprio livro do qual diversas passagens foram reproduzidas, sem atribuição. “Um plagiador que cita a fonte do qual cometeu o plágio não seria muito inteligente”, argumenta. Para Moura, a criptoamnésia seria uma explicação mais apropriada. A entrada sobre criptoamnésia na Wikipedia, em inglês, cita casos em que autores, supostamente de forma inconsciente, reproduziram quase textualmente obras alheias, imaginando serem de sua autoria.
Plágio ou criptoamnésia, tais exemplos indicam fortemente que o fenômeno literário de Chico Xavier é algo muito mais mundano do que a religião que conduziu gostaria. O que todavia dificilmente abalará qualquer crença: o espiritismo, com justificativas ad hoc como espíritos brincalhões, incluindo espíritos que poderiam plagiar ou mesmo sofrer de criptoamnésia, é irrefutável. Por isso mesmo não é uma ciência, mas religião.

98 comentários sobre “Chico Xavier, plagiador?

    1. Vivemos em um país em que a Razão foi jogada no lixo.
      Não se trata de acreditar ou desacreditar.
      Isso não importa.
      O que importa é a Verdade.
      Mas muitos descartar a Verdade porque ela lhes é feia demais.
      Preferem a fantasia, o delírio, a fuga.
      Isso tudo nasce de um mistura de MEDO com IGNORÂNCIA, gerando pessoas facilmente manipuláveis e que terão as piores de todas as existências: mergulhadas na ilusão e acuadas num canto, achando-se “salvas”.
      Pobre infelizes!

  1. Recomendo aos amigos interessados assistirem o video PINGA FOGO volume I e II, que pode ser alugado ou tirado do YouTube. Chico Xavier, que mal terminou os estudos relata de forma detalhada como teve a infância difícil, trabalhando desde cedo, nunca tendo tempo para estudar os livros, aliás, ele teria que ter lido, decorado e interpretado de forma invejável livros de mais de 500(!) autores! A possibilidade de uma pessoa pouco alfabetizada, pobre, com uma família desestruturada e sem nenhuma evidência de fascinação por leitura (não há nenhuma) ter escrito romances tão eloquentes, torna mais inviável acreditar que tal facilidade com a escrita seja algo humano do que espiritual. Claro que a fascinação cética (por assim dizer) tem que encontrar uma forma de negar. Aliás, vejamos outros aspectos de Chico Xavier: Ele nunca ganhou dinheiro com seus livros, nunca aceitou créditos por eles (“sou apenas um humilde instrumento”), ainda trabalhou pela humanidade, sendo indicado a grandes prêmios humanitários, até se contaminou com tuberculose em seus contatos com os mais pobres e viveu de forma humilde. Ainda, alguém em boa consciência teria coragem de negar a pureza moral dos livros de Chico ? Entre aqueles que “querem acreditar” e os que “não querem acreditar”, aonde está o ponto de equilíbrio que nos conduzirá a verdade ? Ceticismo aberto, quisera poder encontrar realmente abertura neste site, e não conteúdo tendencioso. Ainda que não pareça, em minha humilda caminhada neutra em busca do conhecimento, o cético mais inteligente que vi até hoje foi… Allan Kardec, por seu método racional em equilibrar ceticismo com abertura mental. Abraços a todos!

    1. Corretíssimo. Tudo precisa ser analisado sob diversos pontos antes de se aceitar algo como verdade absoluta. Fato é que encontro mais provas a favor do que contra a existência de espíritos e já há muita gente quebrando a cara quando tenta provar contra. Dois médiuns brasileiros foram levados aos Estados Unidos, para serem alvo de um estudo com SPECT (Tomografia por emissão de pósitrons), aquela máquina moderna que mapeia as áreas do cérebro usadas pelos seres humanos durante as atividades realizadas, emoções sentidas ou evocadas etc. Foi que encontraram atividade normal durante a escrita “normal” nas áreas cerebrais esperadas, mas quando analisaram as ”areas cerebrais ativadas durante a escrita mediúnica, eis que encontraram??? N A D A no córtex cerebral, apenas atividade do tronco cerebral para baixo, exatamente onde os “espíritas” dizem ligar-se o espírito autor dos textos, apenas o médium emprestando o seu veículo corporal para ser instrumento. Isto explica a grande variedade de textos científicos de campos tão variados, bem como muitas vezes escritos em línguas não sómente desconhecidas dos médiuns, mas às vezes um tanto estranhas e incomuns… Entrei aqui realmente para procurar provas contras, pois sou aberto a ambos os lados, porém o que mais se encontra é ceticismo e reinterpretações tendenciosas de fatos ocorridos no passado… Não precisa ser expert para encontrar frases assim nos textos. Chico Xavier relatou ser usado pelo espírito de um já falecido escritor, tanto que este assinou seu nome ao final… Não seria esperado o estilo Literário??? Mas alguns preferem se ater “à letra que mata”, interpretando como plágio, alguém cujas faculdades científicas e oportunidades de vida nunca poderiam permitir manifestações literárias tão elouquentes e de conteúdo tão doce que apenas pregam o amor…

    2. Gostei muito da sua resposta caro irmão, acho que as pessoas que não acreditam irão sempre tentar prejudicar está religião linda de amor e caridade, e o que nos cabe é apenas rezar por eles… Abraço

    3. allan kardec jamais afirmou ser o espiritismo inteiramente uma ciência, mas que possui um aspecto científico. se não possuisse esse aspecto, hoje não teríamos a parapsicologia.

  2. Adentramos na maravilhosa era da ciência, não precisamos mais de esplicaçoes infundadas baseadas em dógmas religiosos!! A moda agora é o ceticismo, se antes era facil enganar as pessoas subjulgando-as a um ser todo poderoso, agora é muito mais fácil subjuga-las à ciência. Vamos refutar todas as crenças nas quais a ciência ainda não tem ferramentas para analisar e ridiculariza-las, é só utilizar termos científicos e você consegue neutralizar a mente de qualquer um, sob a pena de ser tachado de ignorante ou esotérico. Se você encontrar casos em que a ciência não tem explicação, não tem problema!! Basta enventar uma teoria qualquer cheio de termos científicos, não precisa ter comprovação, basta ter ares científicos e a teoria será muito mais bem aceita do que qualquer explicaçao “esotérica”, diga qué parapsicologia por exemplo, as teorias podem ser ridiculas, sem comprovaçao nenhuma, mas será entendida como ciência e você conseguirá se confortar do medo do que desconhece. Esta é a mais nova religião, defendam-na com unhas e dentes, tragam mais adeptos e procurem um geito de faturar com livros, sites, e parafernalhas das mais diversas!! Ganhemos força no novo mundo tecnodigital, somos a religião do sec XXI. Força irmãos cromossômicos!

    1. Excelente! É muito fácil refutar fenômenos com leis ainda desconhecidas pela ciência, como a psicografia, com termos exdrúxulos como a criptoamnésia. Meus caros, primeiramente, deveria ser dada pelo site evidências concretas da tal criptoamnésia. Mesmo que exista, isto não atesta fraude em Chico Xavier.
      É preciso ser racional e científico também com o ceticismo. Como disse Poincoré: acreditar em tudo e não acreditar em nada, ambas são posições que nos isentam de raciocinar !!!

  3. O fenômeno do médium Chico Xavier é realmente impressionante, mas algumas perguntas me vêem a mente.. Não sou conhecedor profundo de suas obras mas eis alguns detalhes que iriam fortalecer a teoria que suas obras foram realmente psicografas:
    -elaboração de textos técnicos/científicos (caso ele recebesse o espírito de algum cientista) com detalhes matemáticos (pelo que eu sei ele só “psicografava romances) não?
    – textos em outra línguas e línguas mortas
    – textos/cartas com detalhes que ele jamais poderia ter acesso (segredos familiares, contas/senhas bancarias, etc)
    Alguns dos colegas já soube de textos dele psicografados desta maneira?

    1. Caro amigo,

      Chico psicografou em linguas que ele não conhecia, por exemplo podemos citar uma psicografia dele em ingles de tras pra frente.
      ( “Chico Xavier surpreende cientistas da Escola Politécnica de São Paulo, ao psicografar uma mensagem em inglês de trás para frente, obrigando o uso de um espelho para ser lida. O papel e o lápis, para não deixar suspeição, foram cedidos pelo Dr. C. G. Shalders.”)

      (“A psicografia em Chico Xavier atinge níveis de qualidade inigualáveis. Cientistas e parapsicólogos estudam suas obras. Chico dá demonstrações do nível incomparável ao escrever perante mais de duzentas pessoas, em Campos, Estado do Rio de Janeiro, mensagens em línguas mortas, ou então em inglês clássico, mas de trás para frente, levando as pessoas presentes a usar um espelho para a leitura do texto. A velocidade de sua mão era espantosa. E Chico, pouco tempo depois, acaba psicografando textos diferentes, com as duas mãos, ao mesmo tempo, fenômeno até hoje não realizado por nenhum outro médium.” )

      1. No livro “As vidas de Chico Xavier”, um livro que é bastante simpatizante com Chico, seu autor conta-nos uma passagem em que Chico psicografa uma mensagem em inglês na presença de um repórter. O repórter ao lê-la nota erro grosseiro de gramática inglesa, ao que Chico responde que se deve ao fato do autor da mensagem, Emmanuel, ainda está aprendendo inglês no além. A questão que fica é: se Emmanuel ainda estava tendo aulinhas de inglês nas escolas de inglês do além, e sendo o repórter brasileiro, não teria sido apenas um modo de impressionar que não deu certo?

    2. …textos em outra línguas e línguas mortas…

      Ele já escreveu em outras liguas uma delas hebraico.

      …pelo que eu sei ele só “psicografava romances…

      Ele não so escrevia romances.

  4. Ohmyscience, já teve cartas psicografadas que contiam detalhes familiares, sim. Como, por exemplo, uma carta direcionada à atriz Nair Bello, que contia detalhes sobre um de seus parentes ; detalhes esses que até ela desconhecia e teve que contatar familiares antigos para comprovar a veracidade.

    Se quiser saber de mais detalhes sobre esse caso, faça uma pesquisa no Google.

    1. É sabido, comentado mesmo em livros espíritas, que antes de psicografar suas cartas Chico mantinha conversa com os parentes dos mortos sobre detalhes da vida dos mesmos, como forma de situá-los. É bem possível que detalhes psicografados tenha tido origens inconsciente nessas conversas. Além do mais, isto provaria muito mais a existência da telepatia, por meio da captação da memória dos parentes vivos que propriamente a existências de espíritos desencarnados.

  5. Entre as opiniões dos céticos, prefiro ouvir a intuição, pois a intuição é lógica e faz parte da psique, pois aqueles que afirmam que a vida termina com a morte, não teriam o porquê estudar, instruir-se ou trabalhar, pois nada disso teria sentido. Pois a própria ciência conclui que desde os primórdios tudo esta em evolução.

  6. Na via nada se cria, tudo se copia. Não deixe de visitar o site, é sempre bom saber a opinião do próximo para saber com quem estamos vivendo. Claro que ele copiou, mas, a fonte de onde ele tirou inspiração é pública. Um abraço!

  7. O Chico Xavier foi o maior exemplo de amor, de humildade e simplicidade. Eu sou espírita e espero que muitos que não sejam busquem conhecer ou pesquisar melhor sua vida e suas obras. Sábio aquele que busca seguir suas palavras e aprender, ou melhor, de que o nosso próximo é tão falível quanto nós. De que devemos ter compaixão por aqueles que padecem de mil problemas e desgostos, como nós também. Não tenho presunção de atropelar ninguém, muito menos de provar nada. Acontece que não importa se há ou não há espíritos, o que realmente importa é a assimilação das palavras e a colocação em prática das mesmas, para que não continuemos a praticar o mesmo erro que praticamos a dois mil e poucos anos atrás. Lembrem-se cientistas do mundo, antes de procurarem entender os efeitos do mundo, busquem compreender a causa primária das coisas. Nada não existe, e o nada nunca pode criar alguma coisa. E mesmo que o nada tivesse criado alguma coisa, ainda sim seria algo com inteligência. Tudo não passa de simples jogo de palavras, e ainda faltam muitas para que possamos entender se tudo o que existe tem algum sentido. O ceticismo e o orgulho andam de mãos dadas. Melhoremos nossas cabeças.

    Muita paz e muita luz a todos!

  8. Quero que o arrogante e presunçoso do Vitor Moura vá lá e investigue este menino!
    negar a priori é muito fácil! Qualquer criança nega.
    AKRIT JASWAL ““ O MAIS JOVEM CIRURGIÃO DO MUNDO
    *****************************************************************
    PARA-HABILIDADES: SUPERMEMÓRIA,INTELIGÊNCIA AMPLIFICADA e DONS DE CURA
    *****************************************************************

    Akrit nasceu em 23/04/1993(tem hoje 15 anos de idade),numa família pobre Rajput da cidade de HIMACHAL PRADESH,na índia.
    Desde a sua infância,Akrit demonstrou habilidades incomuns:começou à falar no 10° mês de idade;aos 2 anos de idade começou à escrever e a ler,apenas olhando as páginas dos livros;começou à ler ávidamente tudo o que chegava as suas mãos;
    aos 5 anos começou a ler livros de poesia e peças de Shakespeare;depois desenvolveu uma paixão precoce por livros de Medicina,Anatomia e Cirurgia.
    Os professores da sua Aldeia descobriram que Akrit possuía a formidável capacidade da MEMÓRIA FOTOGRÁFICA,jamais esquecia nada e possuía uma voracidade fantástica em aprender cada vez mais.
    Aos 6 anos,fazia discursos altamente complexos sobre temas de Medicina,Biologia e Cirurgia,e debatia com médicos adultos qualquer tipo de tema ligado à Ciência Médica.
    ELE MEMORIZOU DE CABEÇA DEZENAS DE TRATADOS MÉDICOS DE MEDICINA,ANATOMIA,FISIOLOGIA E CIRURGIA,que são difíceis de ler até mesmo para os Especialistas veteranos destas áreas !

    Akrit solicitou e obteve uma autorização especial para acompanhar e assistir às Cirurgias feitas no Hospital de HIMACHAL.

    Aos 7 anos de idade,tornou-se o cirurgião mais jovem do mundo,quando a família de uma menina da sua aldeia solicitou a sua ajuda para realizar uma cirurgia.
    A Menina havia sofrido um acidente e queimado os dedos,que acabaram colando uns nos outros;Akrit apiedou-se da menina e realizou uma Cirurgia extremamente bem-sucedida,que foi filmada e surpreendeu os médicos de todo o Mundo.

    Tornou-se uma celebridade em toda a índia,e os cientistas começaram a realizar testes em Akrit para desvendar os segredos da sua inteligência…e ele espantou a todos ao obter o grau
    146 de QI no seu primeiro teste !!!

    Foi convidado pelo Governo Hindu para estudar na PUNJAB UNIVERSITY aos 11 anos de idade,em 2004.

    Akrit logo demonstrou outros podêres,como o Dom de Curar as pessoas apenas colocando as mãos sobre os seus ferimentos,que ele diagnostifica instantâneamente as causas,graças à sua Memória Fotográfica que identifica os sintomas psicobiofísicos de qualquer enfermidade,apenas olhando de relance os pacientes.

    Hoje,ele é estudante da UNIVERSIDADE DE HARVARD nos EUA onde está no 2º ano de um curso de Bacharelado em Zoologia e Botânica;ao mesmo tempo continua com seus estudos autodidáticos sobre Medicina e outras areas da Saúde.

    O Sonho de AKRIT é encontrar a Cura definitiva para o Câncer e a AIDS,pois ele declara em suas palestras que já possui milhares de idéias extremamente criativas para a renovação completa da Medicina atual e para o Tratamento do Câncer.

    Akrit surpreendeu o mundo todo ao dizer no programa televisivo da apresentadora OPRAH que, com sua SUPERINTELIGÊNCIA, ele leu todos os tratados atuais de Oncologia e descobriu as falhas e limitações da atual pesquisa do Câncer;afirmou que ele possui a solução do Problema e que pode criar NOVOS REMÉDIOS e NOVAS TECNOLOGIAS de tratamento oncológico,mas que para isso precisa antes formar-se oficialmente como Médico e criar um CENTRO FILANTRÓPICO DE ESTUDOS,para tratar gratuitamente os milhares de doentes da Índia.Com estas afirmações,tornou-se instantaneamente uma CELEBRIDADE nos EUA,conseguindo grandes doações e apoios para as suas pesquisas.

    AKRIT é reconhecido hoje como um verdadeiro AVATAR DA MEDICINA na Índia,é visto como um grande MAHATMA que encarnou na matéria para revolucionar completamente a Medicina.

    Os Parapsicólogos consideram Akrit um dos mais evoluídos MUTANTES PSIÔNICOS da atualidade e a mais famosa das CRIANÇAS ÍNDIGO (Crianças que nascem com Superinteligência Criativa,como Akiane Kramarik e Boriska)que estão nascendo em todo o mundo para provocar uma mudança radical na Ciência humana atual.

    REFERÊNCIAS:

    http://en.wikipedia.org/wiki/Akrit_Jaswal

    AKRIT JASWAL na Wikipédia

    red]REFERENCIAS SOBRE AKRIT JASWAL :

    TEXTOS:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Akrit_Jaswal

    http://www.realsuperpowers.com/akrit-jaswal-child-prodigy-child-surgeon

    http://www.mymultiplesclerosis.co.uk/misc/akritjaswal.html

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Akrit_Jaswal

    http://forum.autohoje.com/archive/index.php/t-30326.html

    http://www.india-forums.com/forum_posts.asp?TID=548701

    VÍDEOS:

    http://br.youtube.com/watch?v=oQif24jIGWY

    http://br.youtube.com/watch?v=gkDx7mRGmyM&feature=related

    http://br.youtube.com/watch?v=M9BrgT0s9eQ&feature=related

    http://br.youtube.com/watch?v=MLiYyt4NWxU&feature=related

    http://br.youtube.com/watch?v=G_9z95ZPnb8&feature=related

    TEXTOS: existem dezenas de textos escritos nas línguas indianas e Blogs sobre Akrit = pesquisar no Google.

  9. Excelente!

    O negócio começa a cagar nesta parte:

    “Akrit logo demonstrou outros poderes, como o Dom de Curar as pessoas apenas colocando as mãos sobre os seus ferimentos”

    Caramba! Estará tudo então comprovado? Ele será analisado sob circonstâncias controladas e REALMENTE ficará provado que ele cura apenas impondo as mãos? Tô pagando pra ver, he he. Vão fazer uma tomografia em um sujeito, ele estará todo bichado, o menino imporá as mãos e em seguida farão outra tomografia e ele estará zerado! Se não der certo, podemos esperar por um “o ambiente era hostil”…

    Outro trecho hilário:

    “Os Parapsicólogos consideram Akrit um dos mais evoluídos MUTANTES PSIÔNICOS da atualidade”.

    Que é um parapsicólogo mesmo? Nada! O que tem o assunto a ver com parapsicólogos, aliás?

    E os gnomologistas o consideram o maior leprechau hindu de casca grossa dos últimos 37 anos! Ha ha ha!

    “Psionic Mutant” é um tipo de mutante do seriado televisivo “Mutant X”. Acho que algum parvo inseriu isso no texto, he he.

    Ele pode ser um gênio! Bravo! Parabéns para a espécie humana! Mas, pelo visto, neguinho acrescenta essas coisas desonestamente, para deixar o texto mais maravilhoso ou sei lá por quê, porque gostaria que fosse verdade e sente um pouco essa sensação por meio daqueles que são enganados por ele. Só pode! Freud explica!

  10. Chico Xavier era uma fraude. Há fotos que comprovam sua mistificação e “incorporações” fajutas.
    Sem esquecer que Espiritismo está calcado numa premissa racista que segrega negros e amarelos.
    Logo, qualquer um que defenda essa “religião” defende tudo o que a humanidade tem de pior.

    1. Onde está esta suposta discriminação na doutrina espírita? Se o Sr. puder citar eu agradeço.
      Para sua informação a base da umbanda é a doutrina codificada por Kardec, e esta forma de espiritismo trabalha com espiritos de “preto velho”, negros, de “caboclos”, mestiços de branco e índio e de “caciques”, índios. Portanto onde está a premissa racista?

      1. Leia a palavra sagrada, la diz q os mortos estão dormindo o sono eterno até o dia da ressureição,o satanas esta solto aqui na terra tudo ele sabe tudo ele ve da nossa vida,por isso,ele falas das pessoas q estão mortas,estão concio de suas mentes,ele pode falar de tudo da nossa vida,ex, ele virou uma serpente e falou com Adão e Eva,imagine se naquele tempo os dois acreditaram na serpente,imgine no mundo de hoje,quem fez Chico Xavier foi a Gobo e artistas,e o povo foi atraz …..

    2. Tudo o que vc diz é sem fundamento, prove antes de dizer.

      Antes de falar de qualquer coisa, estude-a primeiro.

      E ela nao e racista. Muito pelo contrario, ela abraça pessoas de todas as raças e niveis sociais.

  11. É incrivel como pode ter gente em sã conciencia criticar a pessoa mais iluminada que o Brasil e talvez no mundo, ja teve, quem critica ele só tem duas opções: não conhece sobre a vida dele ou é não bate bem da cabeça.Por isso e estas pessoas que nosso mundo esta virando de cabeça pra baixo….

  12. A opinião é livre para cada um, tolo é aquele que acredita em uma única verdade sem que haja provas. Religiões, Deuses e tudo que remete na criação do homem são assuntos que nunca teremos absoluta certeza dos fatos que são certos para os que são errados. Seguir uma religião não é obrigação de ninguém, porém distinguir o certo do errado é. Aquele que erra deve pagar por seus erros.

    Entenda-se por pagar os erros aquele que recebe o perdão ou aquele que recebe o devido castigo.

  13. Olá amigos, estou chegando agora. Isto aqui está meio parado. Mas, lá vai – esta avalanche de ataques ao Espiritismo e, principalmente, ao Chico Xavier, significa apenas uma coisa: “Não se chuta cachorro morto”
    Abraços

  14. Nunca ví Deus criar novo braço em amputado. Por que ? Porque Deus não existe! Entrem no google e procurem a foto da materialização da freira com o Chico, é algo muito tosco……..aliás, a minha opinião sobre o movimento espírita no Brasil, mudou completamente…..impossível acreditar….aí alguém vai dizer, mas ectoplasma parece pano mesmo….as formas não são perfeitas. E eu pergunto e a cruz que a freira está usando, cheia de detalhes ?????
    KARDEC, NÃO GOSTO DE VOCÊ !!!!

    1. Se Deus criasse um braço amputado na sua frente, o que isso mudaria em você?

      Pessoas céticas ou orgulhosas não são tocadas por fenômenos físicos e sim pelo exemplo vivo da palavra.

      Ame a Deus em primeiro lugar e ao próximo com a ti mesmo, quem sabe então possa entender como as coisas são.

      Estude antes de afirmar que as materializações sao fraudes…O evento foi assistido por representantes da epoca: céticos e jornalistas.

      1. Eu sou cético e orgulhoso de minha condição de ateu.
        Mas se deus criasse um braço amputado na minha frente, tudo mudaria.
        Não só para mim mas para toda a humanidade pois, finalmente, um autêntico e verdadeiro milagre se fez acontecer.

        Ao mesmo tempo, se o segredo da regeneração de membros amputados fosse igualmente divulgado, milhares ou milhões de ajeijados poderiam voltar a ter uma vida plena, útil e feliz.

        Mas que tipo de deus sórdido é esse, que tipo de “pai celestial” é este que delega a seus “filhos” todas as pragas, dores, sofrimentos e desgraças…

        E que pedem que o amem acima de todas as coisas?

        Não.
        Recuso-me a fazer parte desse circo de escravos mansos, submissos e covardes que não possuem honra as próprias gônadas.
        Ergo-me contra essa impostura sórdida que nos torna escravos de convicções sem sentido e que visa nos tornar dependentes de FARSAS!

        Se houver um deus, ele merece apenas meu desprezo e meu escarro.

  15. É muito fácil refutar fenômenos com leis ainda desconhecidas pela ciência assim como a psicografia, com exdrúxulos como Criptoamnésia. O site deveria antes de tudo apresentar evidências concretas da mesma. Se a psicografia é discutivel, a criptoamnésia também o é. É preciso ser racional e científico também com o próprio ceticismo. Assim como disse o grande Poincoré: não acreditar em nada e acreditar em tudo, são ambas posições confortáveis que nos isentam de raciocinar!!!

  16. Parece que há uma tendendência de aceitar alguma coisa sem prova…
    Como sendo passível de ser provada!

    Ora, se não há provas da tal “psicografia”, e que a mesma já foi comprovadamente colocada como sendo FARSA, a troco de QUE perder tempo em estuda-la?

    Seria o mesmo que estudar a “frenologia”, que já foi devidamente descartada como charlatanismo, porque deve-se estudar e “dar uma chance”.

    Alguns de vocês deveriam assumir que são burros ou simplesmente ir lá LER a maldita “psicografia”.
    E não ficar esperando que caia do céu alguma explicação mágica (o que já tem, aliás, e chama-se “espiritismo”) ou que alguém sério estude essa tramóia.

    NINGUÉM SÉRIO estuda psicografia, senhores!
    Não estuda porque é F-A-R-S-A!

    Duvida?
    Vá lá e veja por si mesmo, meu caro antropóide!

  17. É impossivel não acreditar em Chico Xavier, é claro que cada um tem sua opnião e isso inquestionável, mas, quando se descobre a história de vida, o voto de pobreza e tudo mais acerca da vida de Chico Xavier percebe-se o quão ilustre ele foi. Cada um tem sua crença, e não é certo criticá-la, eu fui nascida e criada na igreja católica, mas desde criança existe em mim uma espiritualidade que a igreja catolica não explica. eu leio sobre espiritismo e a cada dia me sei que estou no caminho certo e que busco a minha verdade. Quem não procura sua própria verdade, não busca ser melhor e ajudar os outros simplesmente passam pela vida, e sua existencia não faz sentido. se Deus não existe, como afirmam muitos dos comentários, porque voces continuam vivos??? Sem Deus que sentindo tem a vida? nenhum, penso eu. Cada ser tem o direito de pensar e acreditar no que lhe seja mais verdadeiro, a crítica é válida, a descriminação e as ofenças não.E ate engraçado isso, as pessoas confiam mais no google que em Deus. Gente por favor, se olhem, voces são frutos de Deus, sendo assim ele existe.

  18. Tudo na vida a ciencia pode provar??? A ciencia é a resposta de tudo??? Não, não é e nunca foi. Então busquemos em nos mesmos as respostas, na vida, é preciso buscar o bem, fazer o bem e isso ninguem pode desmercer a Chico Xavier, pode até não acreditar nele, mas, não pode negar a ele o fato de ter sido um ser humano notável, e verdadeiramente humano, que se preocupou com os pobres e humilhados que lutou pela vida como qualquer um de nós e venceu, foi um vencedor e um exemplo de dignidade e amor.

  19. Religião nada mais é que um negócio. Um esquema comercial que não raramente se faz utilizar de fraudes.
    Uma delas é esse absurdo de “fazer o bem”; esta é uma típica frase feita que se usava nos adesivos das balas Alabarda ou nas figurinhas do “Amar É…”
    É um bordão que faz parte de um mecanismo de auto-convencimento da propaganda religiosa.
    Chico Xavier não era notável NADA!
    Porque era uma farsante, um mistificador e que já foi várias vezes desmacarado.
    Ma snão tem jeito, boa parte do brasileiro prefere ser um ignorante porque acha-se “salvo” ou se coloca como sendo “superior”.
    Vale, sim, a lobotomia religiosa que torna a todos mais felizes.
    Ajoelhados, mansos, burros e castrados mas felizes em seu oceano de ignorância.

  20. Sr.J.R Pereira,

    És uma pessoa digna de piedade pois rastejas ainda na mais obscura ignorância sobre o que seja religião.

    Faz afirmações tresloucadas, sem um pingo de prova, dá tiros no escuro absoluto.

    Quem se acha “salvo” é certamente vossa senhoria pois que se coloca “superior” aos que são verdadeiramente superiores. És um pigmeu que não percebe a barrafunda em que se encontra e se considera no altar da soberba e presução.

    Certamente te achas o mais feliz no teu oceano de sabedoria, e de egoísmo, pois que não queres compartilhar este teu profundo saber com os burros castrados ajoelhados que lêem esta insânia que tu escreves.

    Pobre ser, pobre criatura de Deus que não respeita à ninguém.
    Quando a dor bater à tua porta, ela sim, altaneira, aí tu irás curvar teus joelhos perante a grandeza do Criador que não quer que seus filhos fiquem entregues a ignorância, à cegueira, ao orgulho e ao egoísmo, e os deixa claudicar pela vida até o momento em que o gongo do “basta” soa e curva o orgulhoso inexorávelmente.

    Assim o é, assim o foi, contigo, comigo, com todos nós, quer tu admitas, quer não.

  21. Viram só, senhores?
    É essa a eterna empáfia dos religiosos.
    Quando confrontados com os fatos, desandam a amaldiçoar quem deles discorda.
    Tentando, sempre sem sucesso, nos impor seus pesadelos como se fossem realidade.
    Felizmente eu sou um homem racional: não me preocupam esses dentes rilhando e nem as ameaças de seres imaginários.
    Vivo, pois, na tranquilidade de minha tênuo existência, sem porém me aliar de delírios que podem ATÉ servir para acalantar o coração dos desesperados e ignorantes…
    Mas prefiro viver uma dor verdadeira da nossa triste existêncio, do que anestesia-la com essas loucuras religiosas que só servem para exaltar o que o ser humano tem de pior.
    Portanto, cuspo e escarro na face de toda religião pois não tenho vocação para escravo.
    Quem quiser que a siga e seja feliz na sua idiotice.
    Hah!
    Duvido!

    1. Pereira,
      Enriqueça a leitura dos pouco interessados com um (1) único fato.
      Apresente este fato para ser debatido, honestamente e poderás sair vitorioso na tua jornada de descrença, caso contrário, limite-se a vociferar contra o vento pois o teu vazio existencial não encontrará eco em lugar algum.
      Quêm cospe, escarra na face de alguém que chamas de burros, castrados, escravos, etc… não pode vestir a indumentária de vítima.

      Mesmo que estejas estertorando, pragejando contra a fé, contra Deus, Jesus e o bem, saiba que te esperam pacientemente prontos para te receberem em seus regaços de amor e perdão.

      1. Fato?
        Os fatos estão aí, na fuça de todos.
        Olhaí essa foto que acabei de colocar!
        Tá na cara a armação, tá na cara NO MÍNIMO a demência explícita, a tremenda PALHAÇADA!

        Chico Xavier era um farsante de um lado, um louco varrido de outro.
        Se as pessoas encontravam consolo no que ele dizia, pobre delas!
        Porque só um louco se acalanta com loucura.

        Mas adianta?
        Não sei.
        O que sei é que se os cães religiosos podem ladrar suas fezes a vontade, eu posso colocar-me contra. Mesmo porque eles já faturaram demais!

        Deus e jesus, duas pragas, duas abominações e que só covardes, loucos e corruptos veneram.

        É uma conta simples.

  22. Chico Xavier era um alucinado, nada mais. Serviu como meio de confirmar as ilusões dos religios desse nosso país colonizado que carece tanto de educação e, logo, confia tanto em superstições e mentiras como religião. Espero que um dia isso mude. Não me incomodo em debater com esse tipo de gente porque esse tipo de gente não se importa com a verdade: Só se importam com a sua crença. Argumentação ou qualquer coisa plausível está muito além do que eles querem. Eles não compreendem isso. É só ler todos os comentários dessa página: Se valem de “quem não acredita em Chico é louco” e “vocês são arrogantes” e, claro, o velho “ciência não prova tudo”. É risível. E ignorável.

  23. Estou meio perdido, o que tem mesmo a ver as atitudes caridosas, seu estilo de vida pobre e todas outras situações comoventes com as psicografias?

    Então uma pessoa que sofre distúrbios psicológicos tem que ser sempre assassinos e praticar ações ditas “más” ????

    Não quero colocar em dúvida o caráter de uma pessoa que não conheço, mesmo com a foto postada pelo colega que não entendi muito bem, mas se o que queriam era dizer que aquilo é um “espírito” é uma farsa ridícula, ou cúmula da loucura de uma mente, ou várias…

    Pelo que tenho lido aqui, temo que não saiba mais distinguir entre pessoas de mentes sãs e perturbados…

    1. Doido, maluco, desequilibrado, xarope, etc, é o camarada que não sabe discernir entre o Real e o Imaginário.
      Na cabeça dele, os dois são uma coisa só, resultando, portanto, numa visão distorcida e absurda da Verdade.

      O que acontece é que o Chico Xavier era, sim, um maluco que achava que conversava com espíritos, que vivia ligado a uma “supra-realidade”.
      Em termos simples, ele era um alienado, um doente mental.

      E a loucura dele serviu de base para que outros loucos pudessem se sentir “menos loucos”, pois na MASSA geral eles tinham reconhecimento.

      Um doido reconhecia outro doido e, unidos, saiam pelo mundo em sua doideira. E já que nossa sociedade é conivente de de um lado (mesmo porque muita gente acredita que um morto-vivo pregado na cruz é o filho de deus e salvador da humanidade), frouxa e bundona de outro (“é preciso respeitar a crença dos outros”), a maluquice do Chico Xavier encontrou um campo fértil para se propagar.

      Tudo porque ainda tem gente que está “meio perdida”.

      1. Sim, JR

        Disse que estou meio perdido no raciocínio de algumas pessoas que acham que o fato dele ter sido pobre e ter praticado ações caridosas isentam-no de ser, por exemplo, “louco”, “esquizofrenico” dentre outros distúrbios mentais.

        Pra mim ele pode até ter feito as coisas com a melhor das intenções, mas pelo que acredito tudo isso é fruto de uma mente perturbada. Ele perdeu a mãe criança, podem ler que o primeiro espírito que ele “viu” e “conversou” foi com o da mãe, bem criança. Pensem nisso. A mente humana é bem complexa e traiçoeira, é muito fácil perder o controle e se desligar da “realidade”.

        JR, tenha calma meu caro vc está muito exaltado, não é assim que vai conseguir dar outra visão às pessoas.

  24. E quem disse que quero dar “outra visão às pessoas”????
    Eu quero que as pessoas se f(*)am meu, caro!
    Eu não tô nem aí se esses loucos vivem ou morrem na demência!
    Problema deles, não tenho nada com isso.

    Agora, eu dou o toque.
    Eu chego na moral e mando o papo reto.
    Mas se neguinho insiste em valorizar bandido e se insiste em acreditar em estelionatários…

    PROBLEMA DELES!

    Eu não tô nem aí se o Chico perdeu a mãe, mimimi, era doentinho, bububu,e ajudava as pessoas.
    Eu me preocupo muito mais com essa postura sórdida do brasileiro, essa ideário maldito do “rouba mais faz”.

    Chico Xavier era o Maluf da religião!
    Um xarope, um doido varrido mas que ganha perdão porque “ajudava as pessoas”.

    Mas ele mentia!!!!
    “Ah, não importa se ele mentia, a mamãe sofrida encontrava alento, o filho reencontrava a mãe, pessoas ficavam boazinhas de novo…”

    Não é por nada que os estelionatários da fé encontram um campo farto para semearem suas mentiras: TODO-MUNDO-CONCORDA!
    Todo mundo acha certo a pessoa que está sofrendo ser consolada de qualquer jeito.

    Mesmo que seja através da mentira, da farsa, do delírio e que dá um dinheiro poderoso pro dono do esquema.

    “Ah, mas o Chico não ficava com nada!”
    Mas ele era a chave do esquema, caceta!
    Sem ele, sem sua “bondade”, não haveria a amplitude de todo esse vasto oceano de mentiras.

    É isso que nós, brasileiros, merecemos?
    Mais e mais mentiras?

    Me desculpem os crentes mas eu estou cansado de tanta mentira.
    Principalmente essa que visa “fazer o bem” mas que deixa as pessoas mais loucas, de joelhos, submissas e dando dinheiro pra estelionatários.

    Vocês são muito mansos.
    Vocês são muito BUNDÕES mesmo!

  25. Fico observando os crédulos e incrédulos nas questões espíritas. Observo um pouco mais os incrédulos (tem alguns que postam demais e não consigo ler), pois sou espírita.
    Sempre achei que deveria haver algo assim, em termos de críticas, para que pessoas que são incrédulas tentassem jogar por terra minhas crenças no espiritismo.
    Não vou emitir minha opinião sobre a discussão, uma vez que fico aqui tentando verificar se as análises, ditas cientificas, têm fundamentos que me levem a descrer na Doutrina.
    Bom, na medida em que tentam desqualificar a Doutrina Espírita eu fico mais crédulo nos seus princípios, pois a ciencia atual não tem trabalhos, de pessoas sérias, que comprovem ou não a mediunidade e a comunicação com entes já falecidos.
    A ciencia que tentam passar aqui é incipiente e ainda não é suficiente para emitir coclusões. Acho que há a possibilidades de considerações, mas não conclusões. Talvez tais considerações sejam mais opiniões pessoais do que considerações com base nos levantamentos.
    Tb noto que a intenção aqui é refutar mesmo o espiritismo e não debater. O debate é bom, pois os dois lados aprendem.
    O que se faz aqui é puramente o levantamento de informações com o fim de refutar a Doutrina Espirita.
    Mas é válida a iniciativa.

    Aos espiritas meus fraternos abraços, aos não-espíritas meus sinceros abraços.

    1. Análise científica????
      EM RELIGIÃO????
      Cara, assume que você não quer tormar partido que fica mais bonito.
      Porque suas desculpas valem menos que qualquer papo religioso!
      Enfim, você fica marcando bobeira que numa hora você vai levar uma pedrada e vai ser obrigado a descer do muro.

  26. J.R.

    Vc já chega batendo hein…rs.. Mandando pedrada… kkkk. Pq tanta revolta?

    Eu tenho minhas crenças, que vão além do que leio e vejo. Acho que todos são assim. Será que vc tem 100% de certeza nos seus pensamentos? Vc se diz cético… ok. Mas vc pode dizer com 100% de certeza que está certo quando afirma que algo não existe ou nunca existiu? Jesus, por exemplo, vc acha que nunca existiu. Ok, é um pensamento, mas vc pode afirmar com 100% certeza isso? Não me considero em cima do muro, me considero alguém consciente de que temos muito que aprender para ter um mínimo de certeza.

    O conhecimento absoluto não existe, ou não é para nossa mente. Não sei, só sei que não existe em quaisquer campos.

    Sobre o aparente conflito entre ciência x religião, isso é algo bem mais complexo e que já discuti com alguns estudiosos… Acho que aqui não dá para te dizer exatamente o que quis passar e entendo seu comentário.

    Eu mantenho uma postura de ser aberto a ouvir até os que julgo ser pouco conhecedores, pois todas as pessoas têm o que nos ensinar.

    Vc, mesmo dando porrada, está ensinando algo. E vc sabe que está aprendendo tb, senão sequer se prestaria a postar nesse blog.

    Saudações espíritas, para vc se irritar de dá mais porrada…kkkkk

    1. “” Revolta? Eu???
      Menina, eu não tô nem aí pra nada! Eu quero mais que o mundo acaba em barranco pr’eu morrer encostado!
      Por mim, você pode acreditar em fantasminha, diabinho, pode seguir espírita gay, padre pedófilo, pastor ladrão, pai-de-santo cafetão que ó!
      Você é maior de idade, vacinada, adulta e não tenho nada com isso!
      Agora, ME IMPEDIR DE TE ACHAR IDIOTA…
      Ah, mas isso você não pode!
      Eu me reservo ao SACROSSANTO DIREITO de, primeiro, rir da sua cara.
      Depois, de te achar um perfeito idiota.
      E, finalmente, é meu direito ser contra sua religião… Ou a religião de qualquer outro!

      “” Esse negócio de ter “100% de certeza” é coisa de mariquinha!
      Você não tem cérebro? Não deve ter porque me parece que deixou de pensar faz tempo!
      Pois o meu taqui, firme, forte e funcional!
      Daí usei o danado, parei, pensei, pesquisei, li e CONCLUÍ que o dito cujo nunca existiu.
      É que nem Tiradentes: nunca existiu, é propaganda, é farsa, no máximo um mito.

      Porque se realmente existisse aí um tal de “filho de deus”, eu teria que abrir concordância pra meio bilhão de FALCATRUAS, INJUSTIÇAS e mesmo ASSASSINATOS cometidos em seu nome.
      E eu não sou de me aliar a bandido e nem de ficar selecionando o que me interessa de um assunto.
      Ou foi ou não foi, ou tem ou não tem, ou existiu ou não existiu.
      Comprovou? Legal.
      Não comprovou? Então não me venha com churumelas!

      “” Eu aprendi. Eu tenho certeza. Já você não tem certeza de nada e faz da falta de certa uma opção.
      “Ah, eu não sei, conforme for, talvez, precisamos pesquisar…”
      Pra mim, isso é coisa de medroso mesmo. Daqueles bem FROUXOS que não tem é medo de ir pro Inferno se estiver errado!
      Pois eu não tenho esse medo e, se tiver que ir pro Inferno, eu vou mesmo!
      Mas isso nunca acontecerá porque NÃO-EXISTE-INFERNO! Nem céu, nem diabo, nem anjo, nem jesus, Ishtar, Thiamath, Balam, Belphegor, Emmanuael, etc.

      “” Conhecimento absoluto não existe?
      Uai! Se ele não existe e deus conhece tudo por ser onisciente, então deus também não existe!
      Você é um ateu de armário! SAIA DO ARMÁRIO, MENINA!

      “” Eu não me importo com quem você discutiu, se foi com “estudiosos” ou com o jornaleiro da esquina! Sua vida me é absolutamente irrelevante.
      O que sei é que nao existe deus, jesus, santos e a P.Q.P. de bruxaria, misticismo e demais lorotas.
      Mas eu conheço seu tipo: você fica “batendo cabeça por aí” porque ainda não PAGARAM O SEU PREÇO!
      Não te deram, sei lá, a “espada do iniciado”, o “diploma do mestre”, enfim, NÃO TE COMPRARAM! Porque quem fica rodando feito peru bêbado é porque não encontrou a empresa religiosa, ou segmento filosófico, que lhe satisfaça as necessidades.
      Quando encontrar, VAI FAZER DE CONTA QUE CONCLUIU e vai dizer “ai, estou pronta, acheeei o meu lugaaaarrr! agora estou com a verdaaadeeee!”
      Ih, já viu esse filme várias vezes e sei como termina!

      “” De novo: fica aberta (ui!), fica fechada, POBRÊMA DA SENHORA, mora? Eu sei lá o que se passa na sua cabeça de sair por aí buscando “ensinamento” na postura e nas idéias dos outros. Eu acho besteira porque se quero aprender, vou na escola, leio um livro, assisto um documentário, etc. Mas nunca que vou ficar usando os outros feito cobaias que nem você.
      Acho indigno com meu semelhante e uma humilhação para mim mesmo.

      “” Se estou ou não ensinando alguma coisa, ó! Bau-bau, benzinho!
      Porque te garanto que NADA do que você diz me acrescenta nada. Só te uso pra comentar sua postura ridícula de “indefinido”.
      Ui!
      “Não me defini! Não queeero me definirrrrrr! O muro, o muro, O MUUUURO ME INTEREEESSSAAAA! Não sei, não sei, nããããão seeeeeei!”
      Rapazola murífico espiritoso indecisório!

      “” Mas já que tu gosta de aprender, aprenda isto: eu não me irrito consigo, benzinho.
      Nem com você, nem com nenhum religioso. A não ser quando vem aqui em casa tocar a campaínha num domigo, as sete da manhã! Mas aí eu vou lá no portão vestido de satanista que os evangélicos somem!
      Eu sinto é PENA dos religiosos.
      Eu tenho é DÓ!
      Porque a maioria é imbecil mesmo. Imbecil, meio louco e desesperado, senão interesseiro e corrupto.
      Mas tem um pessoal que AFIRMA ser inteligente.

      Tipo você, o “pesquisador”.
      Só que pesquisa, mas não pensa: eu acabei de destruir seu argumento e desmontei sua “fé” no muro.
      Infelizmente você não vai pensar e vai reconstruir os cacos, só pra subir no muro de novo, cheio de medinho do papai do céu amaldiçoado e vingativo!

      “” Sente aí no seu aconchegante muro, cara.
      Eu fechei questão.

      1. Vc está certo, errados são os que te apoiam.
        Vou ali pesquisar e ficar no “meu muro”.
        Agora pelo chilique que vc deu eu fiquei meio (olha o muro de novo…kkkk) em dúvidas se vc é santa ou santo.

  27. Para garantir que você vai ler JRP, copio aqui o que escrevi no caso Otília:

    JRP,

    A tua guerra irracional contra as religiões, custe o que custar, te desmoraliza cada vez mais. Porque será que tens tanta ódio assim?

    Uma pessoa de bem não precisa ser religiosa para agir com justiça, com solidariedade, com honestidade. Veja o exemplo presente no teu próprio blog, onde colocaste um vídeo com a opinião de uma atéia convicta. Já te disse que se seguires a linha do ateísmo dela estarás bem, e também já tinha dito neste site que é preferível um ateu moralizado a um religioso hipócrita.

    Por esta razão JRP tu estás em muitíssimo melhor condição do que o Vitor Moura, que finge ser espírita, mas se não tens a hipocrisia dos religiosos que falam de virtudes para os outros e não para si, vivendo na iniquidade, tens a hipocrisia dos indiferentes, dos zombadores, dos materialistas, dos preconceituosos (como te declaras abertamente), dos mentirosos (como te declara abertamente).

    Quando acusas os religiosos que corrompem políticos, explorem fiéis com dízimos, com promessas de céus contemplativos, com salvações impossíveis, com vitória no mundo (financeiramente) ao invés da vencer o mundo (moralmente), e se apresentam presunçosamente como porta-vozes de Deus que absolvem pecados, que se nomeiam como caminho da salvação (“fora da igreja não há salvação”), que combatem à ciência e a propagam a fé cega baseada em dogmas absolutos, em ameaças de infernos eternos e demônios, excomunhões, etc., quando atacas estas práticas infelizes estás à serviço da verdade e do esclarecimento das mentalidades escravizadas ou estacionadas no comodismo do não pensar, do entregar esta faculdade comodamente nas mãos de outros.

    Agora, quando desprezas todo e qualquer ato beneficente por ter sido praticado por um religioso que busca em sua fé a inspiração para a abnegação e caridade estás sendo muito hipócrita pois te coloca contra os abusos dos religiosos mas não oferece a solução para as mazelas e sofrimentos alheios.

    Tens a coragem de ridicularizar as mães que choram a morte de seus filhos, as necessidades de velhos e de doentes de todo jaez que procuram mitigar suas dores e sua fome junto aos religiosos de todas agremiações que usam de uma solidariedade que tu não tens, zombas da mansuetude dos que dedicam a vida ao próximo sem se importarem com os ataques de pessoas como você, o Mori e o Vitor Moura, bem, é só ler as tuas várias manifestações neste site, no teu blog, para constatar a tua frieza, a tua agressividade, o teu egocentrismo e a tua indiferença.

    Mas o pior não é tu não creres, mas te empenhares para destruir a fé dos que procuram algum alento, algum consolo, pois se não te interessa a fé o que tens a ver com a fé dos outros? Não, não JRP, és um declarado combatente das trevas contra a luz.
    Não vista esta pele de defensor da verdade pois como já disse antes, e tu mesmo disseste, és um mentiroso assumido.
    Não assuma a defesa das supostas vítimas de um racismo inexistente de Kardec quando te declaras abertamente preconceituoso e homofóbico.
    Não critiques o comportamento dos religiosos quando te declaras abertamente adúltero e desonesto.

    Afinal, aonde queres chegar com este tiroteio, ofensas e tudo mais? O que pretendes? O que te move nesta cruzada contra a fé em meio a blasfêmias e violências?

    Creio que muitos que venham a ler as tuas manifestações já tenham alguma idéia, mas seria útil que tu disseste de tua própria boca (ou teclado) qual é a tua praia? Por quem sois José Roberto Pereira? Porque te incomodam tanto a virtude, o desprendimento, o amor, a caridade? Porque tem medo do que há por trás dos discos voadores assim como teme o que há por trás das experiências de materializações realizadas por muitos?

    Li no jornal de sábado que uma croata entrou em coma e quando acordou não lembrava mais da língua dela. Passou a falar em alemão fluente e precisava de tradutor para conversar com os pais. O ocorrido causou espanto e admiração dos especialistas. A moça conhecia apenas rudimentos desta língua alemã antes do coma. Como explicar? O espiritismo têm a explicação posto que vivemos várias vidas. Já falamos todas as línguas da Terra, já envergamos o físico de todas as raças e já habitamos todos os continentes, sem exceção de nenhum de nós, portanto a moça trouxe na bagagem da experiência do coma as recordações de sua consciência quando fora alemã e apagou, por ora, sua lembrança enquanto a croata de hoje.

    Este e muitos outros casos narrados pelo mundo afora por psicanalistas que regrediram a memória de pacientes até vidas anteriores tratando suas fobias e seus complexos no hoje, por pessoas que têm recordações do que eram em outras vidas e que comprovaram isto insofismavelmente, de espíritos que se comunicam contando detalhes ignorados pelo médium que transmite a mensagem como ocorria com Chico Xavier, enfim, provas existem em abundância, mas tantas existem quanto existem detratores e perseguidores destas realidades. Porquê? Por quem sois José Roberto Pereira, Vitor Moura, Mori Quevedo, Quevedo, e tantos outros?

    Fiquem com seus vitupérios e com suas prosápias pois serão em vão e mais os afundarão no abismo da consciência culpada. Vossa guerra é inglória. Vosso destino é o pranto e ranger de dentes consoante Jesus Cristo, sem mi mi mi e bu bu bu como tu tanto falas.

    Mas creio que nem tudo está perdido se criarem juízo e converterem-se em filhos pródigos que aprenderam que depois de se fastiarem nos prazeres embriagadores do mundo, depois de comerem com os porcos após o abandono e o ultraje à que se entregaram de moto próprio, depois de esgotarem as forças nas ilusões e quimeras, poderiam voltar humildes na condição do mais ínfimo servo na casa do Pai de vocês e de todos nós, e que seriam recebidos como filhos diletos do amor deste mesmo Pai rejeitado de outrora.

    Cada um ao seu tempo.

  28. “” Os católicos constroem templos suntuosos, regados a ouro sangrento, tem empresas bilionárias, possuem obras de arte de valor incalculável e escondem padres pedófilos.

    “” Evangélicos compram redes de TV, rádio e jornais para impor seu pensamento sobre a população; corrompem políticos, compram imensas propriedades e “curam” aleijados.

    “” Muçulmanos explodem prédios, cortam os clitóris de suas mulheres e decaptam quem os ofende.

    “” Judeus matam palestinos, constroem armas nucleares, invadem terras, explodem refugiados.

    “” A Sei-cho-no-ie obriga suas “colaboradoras” a comprarem uma quota fixa de calendários, agendas e revistinhas… Que devem ser distribuídas gratuitamente.

    “” Um certo pai-de-santo, muito famoso por sinal, destrói casamentos, desfaz relacionamentos, faz orgias com suas “filhas-de-santo”, vive da “salva” de seus fiéis, e vive nababescamente em suas muitas casas.

    “” Já os espíritas, ganham fortunas com livros que nem ao menos se prestam a uma pesquisa histórica decente, enquanto seu “homem santo” é notoriamente um homossexual que não se assumiu… Sem esquecer o lance aí das “materializações”.

    E SOU EU QUEM ESTOU EM GUERRA COM AS RELIGIÕES!!!!

    Olha, turminha, se o Chicão Xavierzão fosse um cara bão, ele peitava ESSE CARA AQUI:

    http://www.randi.org/site/

    Mas esses “cientistas”, essas “testemunhas”, essas maracutaias todas aí seriam reduzidas a PÓ com a sagacidade de James Randi.

    Todo o resto, turminha, é delírio de crente amalucado que passou por lavagem cerebral!

    1. Meu amigo qual a intenção de uma pessoa que escreveu mais de 4oo livros e nunca recebeu um $$$ por isso, todo o dinheiro que era arrecadado ele doava. pessoas não precisa empeitar ninguem para provar algo. não tenho religião, mais sei reconhecer os fatos. lavagem cerebral? sim pode ser, pra alguns… mais a lavagem cerebral mesmo são as pessoas que acredita em tudo que passa na tv, acredito que vc seja uma dela “alienado”.

  29. Eu não me importo se o cara escreveu 100, 200, 400 ou um bilhão de livros…
    Problema dele, azar o dele.

    Não me importo se ele consoooolooou as mãããããães que chooooram…
    Idem.

    Nem me importo se ele caminha sobre as águas, se levanta os mortos ou se voa numa carrugaem de luz e cores.

    Mas me importo, sim, quando o camarada se diz guia e mentor de fé de milhões de pessoas…

    >>>>>E ELE MENTE!<<<<<<

    É uma questão muito simples: se você acredita que um mentiroso pode guiar os destinos de sua existência…

    Sinto muito, doa a quem doer, ache o que achar, então você é um otário.

    O falecido mentiu.
    Se não mentiu, foi arrastado pra mentira mas eu DUVIDO que ele era tão imbecil a ponto de se deixar levar por estelionatários.

    Se foi, onde estão suas "entidades" que não o guardaram?

    Ou seja, alienado é quem acredita nessa bobajada toda de livros, espíritos, abnegação.

    Taí a Verdade na sua fuça e POBRE DE VOCÊ se não acreditar nela.

    E se sou ou não alienado não seu dizer, mas só sei que não me ajoelho pra bandido e nem pra doente mental.

    Você encara?

  30. Possivelmente o Chico acreditava em suas mentiras. O interessante e que ele conseguiu convencer muitas pessoas que suas fantasias eram realidade.

  31. Pois é, amigos…

    Por acreditar que palavras são palavras, eu decidi experimentar pessoalmente alguns lugares ligados a espiritismo e espiritualismo.

    Posso afirmar que existem sim, muitas “arapucas” por aí. Mas posso afirmar também, que existem lugares muito sérios. Não sou cientista, mas também não sou idiota. O que relato não tem a menor intenção de tentar fazer propaganda ou tentar convencer os céticos, apenas uma vivência que gostaria de compartilhar com vocês.

    Um lugar em especial me chamou muito a atenção. Em Abadiânia-GO, existe uma casa chamada Casa de Dom Inácio, onde um médium faz curas inexplicáveis.

    Tá bom, lá vem o chato do JR e diz que é balela, etc. Mas se fosse balela, o que estariam fazendo lá um monte de cientistas, principalmente norte-americanos? Ah, tá, suponho que estejam lá pela beleza do lugar… NÃO, AMIGOS! Estão lá porque são inteligentes e espertos e viram que lá acontecem coisas inexplicáveis e tentam entender os acontecimentos. Vi por lá professores de medicina dizendo aos seus alunos, após presenciarem uma cura: “unbeliveable!!”. Eu estava a um metro desse professor.

    Tá, eu não tenho os nomes. Mas, como nosso amigo já disse, “quando eu quero aprender, leio um livro, assisto a um documentário…”. Então, procure um documentário do Discovery Channel, sobre o “João de Deus”.

    Assista e tente aprender a, pelo menos, se manter aberto a possibilidades.

    Ah, muito estranho também o fato de que uma “nuvem” que havia no meu campo de visão (mosca volante)tenha sido levada por algum vento misterioso, logo após passar pelo médium João, no mesmo dia em que havia no local mais de 100 americanos de uma escola de medicina, sem contar os italianos, portugueses, japoneses, suecos, etc que também lá estavam. Tal “desaparecimento” também foi constatado pelo meu médico pessoal.

    Acho que ignorância é simplesmente desprezar tais fatos. Eu estive lá, eu vi.

    Abraços a todos.

    PS: Ah, e para quem quiser avaliar se uma determinada organização ou religião é ao menos bem intencionada, procure saber qual o retorno a sociedade recebe de tal entidade, tal como asilos, creches, hospitais, etc… Pode não ser tudo, mas já diz muito.

    1. A pergunta que faço ao colega Alexandre é se esse tal de João de deus faz crescer membros amputados.
      Se não, tratasse apenas de mais um farsante
      enganador.

      1. Por que não vai até lá, Sidmar?

        Ou é muito covarde para encarar certos fatos que você e seu ceticismo não podem explicar?

        Julgar à distância é fácil e cômodo. Eu estive lá, “paguei” pra ver.

        João de Deus, como é chamado, não faz crescer membros amputados. Muito menos cérebro dentro de cabeças vazias. E nem curiosidade científica dentro de mentes vazias.

        Leia novamente o que escrevi, pois acho que você não leu a parte onde relato a presença de cientistas e estudiosos por lá. Não confunda ceticismo com estupidez ou ignorância.

        Quer opinar a respeito de alguma coisa? Vá conhecê-la antes.

        Caso queira sair da segurança de sua trincheira e correr o risco de conhecer o trabalho de João de Deus, ele atende de quarta a sexta, todas as semanas em Abadiânia-GO. Fica a aproximadamente 40Km de Anápolis, sentido Brasilia. Talvez você “tropece” em alguns dos muitos cientistas estrangeiros que viajam milhares de quilometros e vão até lá estudar o trabalho dele. E se impressionam com o que veem.

        Caso não queira, tudo bem.

        Abraços…

  32. Estou ” de cara ” com os absurdos que li. Com a fúria com que algumas pessoas defendem seu ponto de vista e depois…
    Ainda que Chico fosse a chave de um grande esquema, a DE continua sendo lógica, ainda está estabelecida sobre premissas irrefutáveis e já existia antes de Chico.
    Acho errado ficarmos desperdiçando nosso tempo com quem não tem a mente aberta, com quem está satisfeito com as idéias materialistas. Não é pelo fato de existirem defensores de tais idéias, que ela se constituirá numa verdade. E sabe o que mais ? Até ” eles ” se renderão um dia, apenas optaram pela estrada mais longa.

    Saudações a todos.

  33. Este tal de J.R é um desinformado e só quer ibope…Quero que ele prove o que diz com fatos e pare de falar bobagem;não tem moral sequer para falar o nome do Chico Xavier.Responder os comentários dele é jogar pérolas aos porcos………………

  34. se vocês acham que chico é uma “fraude” vocês vão ver quando morrer se ele falava a verdade sobre falar com espiritos, umbral etc.
    so lhe digo isso! você vai ver quando morrer se ele não estava dizendo a verdade!

    1. Marcos não ponha o sinal !, em sua fala , diga que o escritor verá se é verdade ou não o mundo dos espíritos . Mas não escreva carregando crítica ou raiva, Chico doava vida, não use o ódio, use a sabedoria. abraço

  35. É necessário mais estudos em cima disso antes de apontar o dedo para tais médiuns.
    .
    Bem, eu sempre me pego pensando que o exemplo e a moral nunca podem ser fraudados, é isso o legado de muitos médiuns que permanecem no ANONIMATO, justamente para evitar maiores problemas, fazem o bem por baixo do pano, sacrificam o proprio tempo, para ajudar pessoas em situações mais dificeis…conheço inumeros médiuns assim, e são pessoas honéstissimas e sérias, sinceramente não vejo sentido em eles quererem manter essa “aura” de superioridade, se mesmo eles não atribuem absolutamente nada em nome deles. nem mesmo o bem que fazem, NADA. Como explicar esse código de conduta, cade a fraude aí?
    .
    Quem aqui tem moral suficiente para acusar alguem que trabalhou para ajudar os outros e evitou o conhecimento publico sobre esas ações, de fraude? Porque alguem ajudaria e sacrificaria algo de si, para ajudar o próximo, sem receber Absolutamente nada em troca, nem mesmo um obrigado, nem reconhecimento da midia, nem de amigos? Cade a fraude aí?
    Fraudes existem até mesmo dentro de seções mediunicas sérias, isso é muito natural, da mesma forma que essa mania de “GENERALIZAÇÃO” ainda permanece em todos os cantos, e nas mentes mais brilhantes. Agora generalizar baseado em Anedotas e casos isolados, tenha a santa paciencia!
    .
    os amigos estão certissimos em muitas colocações, mas ainda falta estudo sobre o assunto, portanto Cabe a Vocês todos evitarem extremismos, para não acabarem sendo igualzinho aquilo que tanto combatem: Os fanáticos. Afirmo isso porque achei o tópico Parcial demais, contando com poucas pesquisas e muitas opiniões, não é assim que se faz Ciência, e não é atacando os outros que se desmente Mediunidade. É preciso estudo, de AMBOS os lados, ficar só no lado cético do negócio, não convence.
    .
    Muitos aqui que defendem o tópico querem entender mais de Pasicanalise e Psicologia, do que profissional, e querem demonstrar tato em uma área que pouco estudaram, para desmentir outra que nem conhecem, e por preconceito nem vão conhecer.
    .
    Ainda acho que esse extremismo de certos céticos como Vitor, é tão ridiculo quanto aquele fanático religioso que quer te enfiar guela abaixo a sua crença… É tudo farinha do mesmo saco, só muda a embalagem. e Ainda dizem defender a Ciência.
    Portanto a Discussão vai continuar, até o ponto em que senhores como JR, deixarem o extremismo de lado, e se convencerem de que nada fazem de diferente em comparação á uma pessoa que erroneamente prega a Biblia e condena outras crenças. Isso ainda vai continuar, até o dia em que tiverem o Minimo CUNHO cientifico e se adentrarem a uma seção mediunica SÉRIA antes de tirar conclusões baseadas em opiniões pessoais. Eu só espero que Anedotas e Parcialismo não contaminem este Blog que venho usando a algum tempo para desmentir muitas besteiras que ouço por aí…
    Meus agradecimentos sinceros ao Japones!!

  36. Químicos e físicos, geômetras e matemáticos, erguidos à condição de investigadores da verdade, são hoje, sem o desejarem, sacerdotes do Espírito, porque, como consequência de seus porfiados estu­dos, o materialismo e o ateísmo serão compelidos a desaparecer, por falta de matéria, a base que lhes assegurava as especulações negativistas.

    Os laboratórios são templos em que a inteli­gência é concitada ao serviço de Deus, e, ainda mesmo quando a cerebração se perverte, transito­riamente subornada pela hegemonia política, gera­dora de guerras, o progresso da Ciência, como con­quista divina, permanece na exaltação do bem, rumo a glorioso porvir.

    O futuro pertence ao Espírito!

    Emmanuel / Chico Xavier

    Veja também neste link mais informações. http://www.ceticismoaberto.com/fortianismo/1969/florence-cook-katie-king-a-garota-que-era-sua-propria-fantasma-adendo/comment-page-1#comment-123437

  37. Oq deixa claro q é fraude, mentira e q pessoas sem noção da lógica são facilmente enganadas é o fato de q Chico Xavier sempre com suas falácias jogava Jesus no meio. Engraçado pq não era Zeus, Cronos, Tupã? ou nesse caso filho de deuses Hércules, Teseu etc

    Pq se apegar a alguem q nao tem nem mesmo indício histórico?

    Grandes pensadores ao longo da história ja possuiam um conceito filosófico e se mostravam geniais, e isso muito antes de um possivel Jesus estar na terra. Oq os homens cultos desse período iriam fazer se não escrever algo sobre “um cara q morreu e ressuscitou no terceiro dia”!! o isso nao era importante??

    se basear em algo q ja esta difundido em todo o planeta nessa caso conceitos cristãos, algo q esta totalmente relacionado com sua infancia católica é obvio q iria pender para Jesus!! pq nao usou Alá, será q era pq nao tinha nenhuma mesquita na pequena cidade de MG?

  38. o FATO DE HAVER SEMELHANÇAS ENTRE ESTILOS,EMBORA , O DE RENAN PAREÇA-ME MAIS TéCNICO E MENOS ESPONTÂNEO QUE O DE HUMBERTO DE CAMPOS(ESPíRITO). SE PROCURARMOS SEMELHANÇAS DE ESTILOS ENCONTRAREMOS EM NUMERO QUASE INFINITO ENTRE OS AUTORES DA LITERATURA UNIVERSAL E MUITO MAIS EM ESCRITORES MENOS CONHECIDOS. EXISTEM, além disso, músicas muito semelhantes entre sí, sem demérito entre os músicos ou indicio de plagio. Não é proibido ao Espírito de Humberto de Campos ter sido influenciado em algum grau pela leitura de Ernesto renan ou estaria um espírito impedido de ler?
    Penso que ,além disso,as palavras são muito diferentes entre os dois textos e apesar da semelhança no cor local e em certas descrições, em nada caracteriza uma copia, no máximo, que ambos sejam bons escritores.Possivelmente, Humberto de Campos acredite ser o estilo de Renan parecido com o seu e não o contrario.

  39. o FATO DE HAVER SEMELHANÇAS ENTRE ESTILOS,EMBORA , O DE RENAN PAREÇA-ME MAIS TéCNICO E MENOS ESPONTÂNEO QUE O DE HUMBERTO DE CAMPOS(ESPíRITO). SE PROCURARMOS SEMELHANÇAS DE ESTILOS ENCONTRAREMOS EM NUMERO QUASE INFINITO ENTRE OS AUTORES DA LITERATURA UNIVERSAL E MUITO MAIS EM ESCRITORES MENOS CONHECIDOS. EXISTEM, além disso, músicas muito semelhantes entre sí, sem demérito entre os músicos ou indicio de plagio. Não é proibido ao Espírito de Humberto de Campos ter sido influenciado em algum grau pela leitura de Ernesto renan ou estaria um espírito impedido de ler?
    Penso que ,além disso,as palavras são muito diferentes entre os dois textos e apesar da semelhança no cor local e em certas descrições, em nada caracteriza uma copia, no máximo, que ambos sejam bons escritores.Possivelmente, Humberto de Campos acredite ser o estilo de Renan parecido com o seu e não o contrario.

  40. Chico Xavier era um criminoso, charlatão e psicopata, ponto. E os idiotas que levantam o argumento de que ele fazia caridade, entendam que caridade NÃO é algo bom, porque os que governam, os que são donos da verba de verdade nunca ajudam ninguém, é o próprio povo que tem que ajudar os menos favorecidos. E enquanto isso continuar ocorrendo, os que têm a grana não vão ajudar ninguém mesmo, como deveriam. Apenas acumularão mais e mais riqueza, e aqueles coitados continuarão na pobreza, porque nós, o povo, não podemos tirá-los da pobreza de vez, só podemos dividir com eles nossas migalhas, e no fim aqueles poderosos continuarão ricaços e nós e aqueles coitados nas migalhas do mesmo jeito. Por isso afirmo que fazer caridade é manter a pobreza. É por isso que autoridades, doutores e afins exaltavam e continuam exaltando Chico, porque ele é um personagem importante para a manutenção da sujeira deles. Você pode falar mal até de Jesus em um bar, por exemplo. Mas ou se falar mal de Chico Xavier pra você ver… Pelo menos uns dois ou três bebuns lá se levantarão indignados querendo te pegar na porrada. Chico Xavier foi um câncer terrível na socidade brasileira, cuja metástase perdura causando estragos até hoje. A vida física é tudo, não há nada além. Todos os nossos problemas seriam resolvidos facilmente se fôssemos capazes de aceitar o fato de que esta realidade, física, é tudo.

    “Disse eu no meu coração, quanto a condição dos filhos dos homens, que Deus os provaria, para que assim pudessem ver que são em si mesmos como os animais.
    Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais, e lhes sucede a mesma coisa; como morre um, assim morre o outro; e todos têm o mesmo fôlego, e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade.
    Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó.” (Eclesiastes 3:18-20)

    1. Samuel o seu próprio nome já diz tudo, é biblico. Foi dado a você pelo um pai fanatico, o negocio de vocês é sustentar Pastor. E vocês tem é que dar até o rabico a eles, quando morrerem vão continuar dando o rabicózinho lá no céu. Não quero ver vocês lá no inferno, sejam bonzinhos bandos de fedidos, coisas cruéis, fedorentas que Deus criou…

  41. Quem sou para falar algo sobre Chico ? Grande Chico. Quem me dera um dia ter a sua iluminação, sua bondade para com os próximos, sua abnegação para os que o caluniam assim como Maria mãe de Jesus.
    És maior que tudo isso e hoje trabalha mais do que nunca para ajudarnos, irmãos ainda mergulhados nas enfermidades do materialismo da vida terrena.

  42. O site que se preocupa apenas em denegrir o Espiritismo, e no caso específico de Chico Xavier comete leviandade, pois, acusa este de plágio, mas não mostra, ítem por ítem, onde o médium fraudava ou plagiava. Meu amigo para alguém que é (ainda) o escritor que mais produziu livros no Brasil (cerca de 450 obras), na sua totalidade visando apenas o conforto espiritual das pessoas. Abnegado que não ficou com um tostão dessa produção (na maioria hoje rendendo dividendos autorais que ele cedeu para creches, hospitais, instituições espíritas), Pode-se encontrar algumas passagens semelhantes a outros autores, o que não invalida a sua imensa obra, pois o que ele transmitia era mensagens de espiritualidade,de amor e de paz (temas universais). Se quer criticar o Chico vá conhecer, e estudar, as suas obras. Veja, por exemplo, os acertos que vinham em suas mensagens destinadas a consolar familiares que perderam parentes prematuramente, com detalhes que, segundo estudo, o médium não poderia saber. Se ele captava isso das pessoas, ainda assim é um fenômeno a ser estudado, especialmente quando essas obras traziam consolações e esperanças a milhares de pessoas. Deixe o preconceito de lado e veja o lado positivo da missão de Chico Xavier.

  43. O ódio que advém do fanatismo religioso (ou fanatismo dito científico), onde cada um se julga, assim como aos seus correligionários, no céu, ou de posse da VERDADE; onde Deus é exclusividade de sua Igreja, e todos os demais pensamentos religiosos são “demoníacos” (argumento de quem não tem condições de debater teologicamente) é, mil vezes pior do que o fanatismo político. Que tal imitarmos Sócrates quando, humildemente, disse: “Só sei que nada sei”?

  44. Ele até poderia estar cheio de boa vontade de ajudar o próximo ,como acho até que estava,más ningué meus caros tem o direito de enganar ninguém ,jesus Cristo falava tanto em verdade,em verdade vos digo,então cadê ela? Chico Xavier como todo mundo sabe,nunca se interessou por coisas materiais,más é claro,senão não teria sido Chico Xavier,agora Cristão isso ele era e muito,agora daí para saber,nem é crer é saber que existe reencarnação,ou vida depois da morte aí já é outra história,penso que ele cria na sua salvação,como é isso,não sei bem,más praticar
    o bem,isso é o que faz todo religioso verdadeiro…

  45. Olá amigos.

    Olhei bastante comentário e percebi que há uma perseguição aos que já deixaram o materialismo. Sim, pois a partir do materialismo temos contato com o que há de mais complexo no mundo através da ciência. Após toda esta percepção, vem a certeza que há coisas que ainda não conseguimos explicar, pois ainda somos bastante limitados.

    Fato é que o pensamento materialista não avança. Está liquidado pelo seu próprio conceito e objeto de estudo.

    Espíritas e outras pessoas que já descobriram que antes do mundo material, já deveria existir mundo energético ou inteligências. Trabalhem mais para tornar esta sociedade melhor. Evitem debates como estes, que não são edificantes e caem ao nível de discussões de time de futebol (quem está certo?). Não vêem que querem polêmicas?

    Neste momento, parte significativa da própria ciência estuda a reencarnação, por exemplo. Já possuem conclusões inquestionáveis, porém é necessário o avanço da inteligência humana para maiores compreensões. Nossa metodologia científica não tem todas as ferramentas adequadas para explicar os estudos, pois está acostumada a trabalhar com leis que regem apenas a matéria.

    Novos médiuns nascem todos os dias e chegaremos ao dia em que saberemos muito mais, pois os fatos naturalmente nos levará ao entendimento. Neste momento, a humanidade olhará para o passado e verá o quanto era ignorante, assim como hoje olhamos para os estudiosos da antiguidade e vemos tanta ingenuidade e erros conceituais.

  46. Comparo muitos céticos a muitos religiosos. Notem que são iguais. Quando fanáticos, são como dois lados da mesma moeda chamada fanatismo. Só mudam os argumentos, porém a ingênua certeza de serem donos da verdade é a mesma.

    Equilíbrio gente!!!

    Lembrem que o mundo muda o tempo todo. Novas descobertas, novos conceitos surgem a cada dia.

    Analisem os ridículos do passado que impunham suas idéias e até matavam por elas. Hoje, após o avanço intelectual e moral da sociedade, vemos o quanto eles estavam equivocados.

    Lembram do conceito da geração espontânea? Na época foram publicados livros sustentando esta tesa cientificamente.

    Lembra da Igreja Católica Medieval? Quantos morreram por não aceitarem aquelas verdades?

    Lembram que acreditavam que a Terra tinha formato de um disco? Que o sol girava ao redor da Terra?

    No futuro também olharão nossos mesquinhos erros.

    Equilíbrio gente!!!

  47. Para mim o único médium que já existiu no Brasil foi o Chico Xavier, não tenho religião, sou um homem que analisa os fatos e acredito na quilo que pode ser explicado se basiando em fatos!
    O fato é que Chico não teve um estudo adequado para ser um escritor de mais de 400 livros, muito menos um plagiador.
    Ele nunca esreveu nada, pois não tinha intelectualidade para tal. Alguém ditava para ele.
    Se quiserem uma prova, é só ler um dos ceus livros “Evolução em Dois Mundos” e me digam como uma pessoa pouco estudade, poderia escrever tal coisa.
    Abraço!

  48. Excelente debate!!!
    Tanto aos que defendem o espiritismo qto aos céticos…
    levantar a dúvida é saudável, pois não nos colocamos como marionetes, como vaquinhas de presépio que aceitam tudo sem um debate, porém, diante de fatos lógicos e racionais, como alguns já identificados, inclusive por cientistas, não tem como refutá-los. Sou um amante da ciência, da lógica, da razão e totalmente contra os charlatães de plantão, que tentam ganhar alguns trocados ou obter um pseudo poder a custa da ignorância alheia, contudo, alguns pontos a ciência não conseguiu até agora resolver, principalmente fatos ligados ao espiritismo. Diante disso, resolvi ler algo a respeito do assunto, tanto de Allan Kardec, como Chico Xavier e tantos outros. Isso serve para dar um toque a alguns que, antes de criticar algo, seja lá o que for, deve-se estudar esse algo antes, se inteirar de tudo que o permeia, fazer uma análise minuciosa dos fatos e, só depois emitir um parecer lógico e racional, de acordo com suas conclusões empíricas de tudo que viu/ouviu/leu. Como dizia Sun Tzu, no livro ” A arte da guerra”: ” Antes de enfrentar e derrotar seu inimigo, deves conhecê-lo profundamente, caso contrário, sua derrota será iminente”.

    Pois bem, li, re-li e debati com muitos, e cheguei a uma conclusão: no meio espírita, existe charlatães como em qualquer lugar, porém, muita gente séria, comprometida em ajudar outros, a fazer o bem, e se fazer o bem sem receber nada em troca não basta, o que basta então??? Outra conclusão que salta aos olhos, principalmente p/ quem lê com a mente desarmada de pré-conceitos, é que todos são espíritas, inclusive os céticos, porém estes ainda não o sabem que são, e sabe pq? pq o espiritismo abrange tb aqueles que não acreditam em suas palavras….nas minhas leituras, uma passagem interessante foi qdo uma mulher casada procurou Chico Xavier quaixando-se do marido, Chico perguntou qual era o problema ao que ela respondeu: ” olha, ele é um bom marido, me respeita, é trabalhador, dá atenção aos filhos e participa ativamente na vida de todos, porém, ele não é espírita e não gosta do espiritismo”, Chico respondeu prontamente: ” olha minha filha, se ele é tudo isso, não precisa ser espírita”.
    Essa passagem, querendo os senhores ou não, diz muito sobre o que é o espiritismo….primeiro que não é religião, segundo que é algo que não consegui definir e nominar, todavia, seria uma doutrina que te deixa mto livre p/ fazer o que bem entender, vc pode praticar ou não, ler ou não, ir aos encontros ou não que isso não vai fazer vc uma pessoa melhor ou pior…é uma doutrina que respeita todas as outras, todos os credos e cultos, não adora santos, não exige dízimos e não prega adoração a ninguém, o próprio Chico falava isso, p/ que pensassem por sí….mas basicamente uma coisa é enfatizada: o que vc faz, vc recebe de volta…alguns setores que estudam a física quântica já estão dando indícios que existe algo mais e acredito que um dia a ciência vai explicar todos os fenômenos, e veremos que eles existem independentemente do nome que damos a eles…

    Acredito que devamos sempre antes de atirar críticas, conhecer do que estamos falando, inteirando-se um pouco do assunto tratado, senão vamos nos tornar o oposto daquilo que queremos ser, criticando sem base e fundamento algum, absortos na ignorância que chafurda a humanidade. Devemos ter base pra falar, fundamento, não só jogar palavras contra o outro sem um mínimo de conhecimento do que se está falando, como dizia William Shakespeare: ” só há uma treva: a ignorância”…

    Para terminar esse breve e singelo comentário, rogo a todos que leiam mais, tanto os que criticam e são céticos qto aos que seguem tudo e a todos e, utilizando a lógica e a razão, que nada mais são que ciência, termino com uma frase do grande pensador francês VOLTAIRE, que cabe aqui como uma luva, reflitam o que ele diz: ” A RIDÍCULA SITUAÇÃO DE ALGUÉM QUE CRITICA O QUE CONFESSA NUNCA TER LIDO, JÁ É SUFICIENTE PARA DESQUALIFICAR A SUA CRÍTICA”.

  49. E o que é ciência, de acordo como muitos céticos pregam, senão uma criação humana para tentar explicar a verdade de acordo com seu cérebro limitado, ainda muito longe de saber de todas as coisas? Ainda mais quando limitada gravemente pelos paradigmas cartesianos, afff. Mesmo assim, ainda que fosse plágio, o fenômeno Chico Xavier é exclusivo e ninguém até hoje conseguiu reproduzí-lo em sua totalidade. Em termos práticos, antes dessa baboseira e perda de tempo de retórica prolixa e ineficiente, façam melhor do que ele, contribuam com a humanidade, ao menos no aspecto moral, mais que ele, em vez de permanecerem os egoístas que são, materialistas por puro orgulho e por falta de estudo, algumas vezes talvez por falta de capacidade intelectual orgânica. Façam 1% do que ele fez pelas pessoas na prática, podem crer que serão muito mais úteis e felizes, terão verdadeira paz em suas vidas, farão muito mais do que as misérias que almejam conseguir, em sua vaidade narcisista, com toda sua baboseira ceticista, cheia de sistemas e falácias, nada útil para a vida prática e REAL. Vosso infeliz orgulho tolo se tornará serenidade para vós se chegarem aos pés das ações que este homem fez. O dia em que a “ciência” provar, por a + b, que não há espíritos ou vida após a morte, eu viro cético!

  50. Era um homem com uma perturbação demoniaca, que sabia a principio que estava enganando as pessoas e por fim passou a acreditar nas próprias mentiras e assumiu a personalidade do personagem que criou. Satanás é o pai da mentira, Hitler enganou milhões. Chico Xavier outros tantos, o triste é que a ignorância leva multidões ao erro, nossa história está repleta disso. Usar o nome de Deus em vão é um dos maiores pecados citados nos dez mandamentos, por que usar a Sagrada escritura para abalizar esse lixo que é o espiritismo, já que Ela própria ( Biblia ) condena veementemente. Ele com seus conceitos e visões e psicografia, seria um mero desconhecido, mais para enredar e dar credibilidade, digo aos milhões de ignorantes, nesse país em que lideres de religiões e seitas ficam milionários, ou só famosos, precisam da Bíblia para dar autenticidade as suas falácias, mesmo a Bliblia condenando claramente seus conceitos e atitudes.O povo brasileiro é terra seca que absorve esgoto, que nos digam nossos políticos a centenas de anos no poder, Xico Xavier, Bispo Mascedo, Fernando Color, Lula, Xuxa a Globo, Silvio Santos entre milhares de outros como erva daninha crescem com facilidade, a pobresa espiritual e material se perpetua graças a pura ignorância. Milhões fazem fila em frente a casa loterica, mesmo sabendo que nunca serão premiados eles acreditam e fazem planos, é uma terra seca, os mortos não trarão uma mensagem de esperança, Jesus disse eu sou a vida, também disse eu sou a verdade. MALDITO SEJA QUEM CONSULTA OS MORTOS, não sou eu que estou falando está na Bíblia é Jesus quem fala, seus ignorantes. Xico Xavier segundo as escrituras éra um maldito, ele usar a Bíblia e falar de Deus o torna um grande hipócrita ou o maior dos ignorantes.
    Jesus disse, “errais por não conhecer as escrituras, nem o poder de Deus”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *