MENU

Erramos: Kal “Kevedo” Korff

Anunciado o fim do Desafio Paranormal de Randi

5 de janeiro de 2008 Comments (70) Views: 16598 Ceticismo, Ufologia

Sinais: o Extraterrestre de Passo Fundo

É a pergunta que não quer calar: toda vez que “Sinais” de M. Night Shyamalan é exibido na TV, telespectadores questionam se o vídeo do ET no aniversário em Passo Fundo, RS, seria real. A resposta curta e simples é: NÃO, É APENAS PARTE DO FILME DE FICÇÃO.

A resposta mais longa inclui rever o vídeo com áudio original e ouvir o garoto gritar “Está na garagem! Tá atrás daí! IS BIRRÁÁÁIN!“. Esta última frase pode soar incompreensível a 99% dos brasileiros, incluindo os que entendem inglês, mas significa “it’s behind!“, em inglês, uma tradução errada de “está atrás“. O garoto fala em inglês para que os espectadores americanos do filme entendam algo.

Não apenas isto, o ET que surge “birráin” na filmagem do aniversário é idêntico ao que surgirá em outras cenas do filme mais claramente. Ele foi criado digitalmente, e mesmo hoje, apenas alguns anos depois, sua aparência já é pouco convincente.

Curiosamente, relatos de pessoas que acreditam terem visto seres extraterrestres ao longo das últimas décadas raramente descrevem alienígenas verdes. O termo “homenzinhos verdes“, apesar de famoso, nunca correspondeu a uma predominância de tais relatos. A cor dos alienígenas sempre variou muito de acordo com o relato, e foi apenas a partir da década de 1980 que a cor cinza passou a predominar.

Shyamalan pode ter se inspirado para criar a cena do ET na festa de aniversário em um filme anterior muito similar, em que alienígenas atacam o aniversário de uma garota: “Alien Abduction: Incident in Lake County“. O filme também é ficção. Shyamalan provavelmente situou sua cena no Brasil para dar continuidade ao enredo que, embora centrado na casa e família do pastor, dá notícia de que a invasão alienígena é global — México, Oriente Médio e outros países também são mencionados.

Por fim, vale lembrar que os “sinais” são bem terrestres, e mesmo desenhos complexos podem ser criados com facilidade.

Tags: , ,

70 Responses to Sinais: o Extraterrestre de Passo Fundo

  1. Ulisses Costa disse:

    Apenas para complementar a informação: durante a produção do filme, foi divulgado — inclusive na imprensa cinematográfica nacional — que estavam procurando atores juvenis que falassem português para o filme.

    Retirado do site Cinema em Cena, em 25/07/2001:

    “Outra notícia da produção é em relação ao elenco. Noticiamos que a Buena Vista estava em busca de duas crianças para os papéis dos filhos do protagonista. Agora, os produtores irão selecionar outro garoto, com idade entre 6 e 8 anos. Só que com um detalhe: ele tem que falar português. Curioso. Em Fenômeno (outro filme que envolve acontecimentos sobrenaturais), John Travolta aprende a falar português em determinado momento. O que será que nosso idioma tem de tão ‘sobrenatural’? ;)”

    O link original está abixo:
    http://www.cinemaemcena.com.br/ficha_filme.aspx?ID_FILME=235&aba=aba_cinenews&p=5

  2. Diego T. disse:

    Na época da produção do filme passou no noticiário de Passo Fundo uma matéria sobre a gravação desta cena e mostraram as crianças na casa gravando a cena.

  3. Ostrock disse:

    Não consigo nem imaginar quem possa ter pensado nisso, a cena é tosca.

  4. MArtinho disse:

    É a guerra dos mundos.

  5. MArtinho disse:

    Aqui os comentários fazem vezes de fórum, porque não criar um forum ligado ao site?

  6. marcelo disse:

    Eu gostei desse filme.

  7. João Marcelo disse:

    Eu achei o ET de “sinais” bastante convincente, com aspecto real. Ele é alto, assustador, com um semblante de “mau”. Muito bom.

  8. Andrey disse:

    A cena não se parece com algo real, é simplesmente uma cena montada para um filme.

  9. […] Como se não fosse o bastante, há pouco mais de duas semanas, a quem não se lembra o filme “Sinais” foi exibido pela Globo, provocando certa comoção — medida por um súbito aumento nas buscas por informações sobre círculos nas plantações ou o suposto ET de Passo Fundo. […]

  10. Souza disse:

    Uma coisa é certa, os seres humanos tem que entender que não estamos só no universo, e que os fenomenos sobrenaturais irão acontecer com maiores freguencias. Estes sinais que aparecem nas platações em todo o planeta terra é natural, são formas de comunicações de seres com os humanos, mas nós estamos tão indentificados com o nosso materialismo e ceticismo que não entendemos e não acreditamos em quem entende. Está chegando o tempo de uma nova mentalidade. Não tenham medo!Estes fatos são para crescimento e maturidade da conciência humana.

    Guarulho – SP

    • LUANGELL disse:

      e ai souza, meu nome eh luan, localizei em um blog um relato expressivo seu sobre um filme integrado a ufologia, mostrando cenas que se passam no brasil em passo fundo-rs, bom na verdade me interessei pela forma que se expressou e tentou levar as pessoas que ali leram, a naturalidade universal e a necessidade que os seres humanos tem de aprender e a compreender que eles mesmos podem ir mais alem em sua compreensao, nao apenas favorecendo pontos da imaginacao e consequentemente ficcao mas principalmente para sua evolucao e aceitacao de naturezas que realmente estao hoje, quem sabe ainda fora de alcance observacional e cientifico, mas que de certa forma compoe se de um futuro repleto de interacoes em uma nova realidade para esse planeta, aguardo seu retorno podemos discutir mais e quem sabe ir mais alem, abraco de seu amigo luan- APS!#*13.

  11. Suzana disse:

    Realmente não estamos a sós no universo, como nos casos mais recentes no Texas à duas semanas e em Riolândia nos ultimos dias.

  12. Daniel disse:

    Em lugar algum, vi ou ouvi falar, que o video era verdadeiro,talvez tenha se baseado em algo que realmente aconteceu e ate tenha realmente algum video, mas numca disseram que o do filme era real.

    • Edilaine disse:

      Oi Daniel aqui é a Edylaine, eu também não vi nada dizendo que o filme era real
      mas sim que foi feito baseado em um fato real que falam até agora q realmente aconteceu…estou no 1º ano do 2º grau e hoje mesmo na aula de história nos conversamos sobre isso…eu tenho uma colega que já morou em Passo Fundo e nos contou que ainda falam dessa história e que tem o vídeo verdadeiro…talvez não seja verdade mas eu acredito que não estamos sós…
      beijos

  13. David Sadalla disse:

    Acho que esse gordo do Balanço Geral deveria ter um pouco de vergonha na cara e parar de explorar a simplicidade de quem assiste ao programa. Fica claro que sua única intenção é ganhar pontos na audiência. Ridículo e lamentável.

  14. celoimunhoz disse:

    espero que nao seja real sobre os ets.
    porque sera muito aterorizante.

  15. rafael vianna disse:

    eu sei que este video foi real mas nao como o filme eles só fizerao uma regravaçao do que aconteceu eu sou de Passo Fundo no Rio grande do sul e moro no Bairro ANNES aonde foi o acontecimento do video real muitas pessoas velho de antigamente comento isso deste acontecimento mas nunca vi a fica verdadeira

  16. Claudia Sanches (SP) disse:

    Ah, que droga! Vocês são estraga-prazeres! Eu queria tanto que fosse verdade!!!! Por que vocês fazem isso? Ah, vou embora… Acabou a festa.

  17. Eu digo:Ets existem porque minha família viu aqui em Passo Fundo.

  18. thielle disse:

    Moro no RS e vou mandar a real:todos conhecem o nosso sotaque típico. E ninguém estaria preparado para filmar um ET com tanta perfeição…e outra coisa, utilizaram o mesmo ET para atacar o Morgan(foi pura falta de criatividade e noção de crítica),vai dizê?!! Mas isso não quer dizer que não exista vida extraterrestre e que eles não queiram entrar em contato conosco!!!tá ligado?!

  19. Matheus disse:

    Apesar de meses depois, não poderia deixar de comentar o sotaque carioca das crianças que supostamente deveriam ser gaúchas.
    É Hollywood provando ser mais assombrosa que o sobrenatural.

  20. Dalton disse:

    essa não é a fita verdadeira e sei quem tem acesso a essa fita, minha sogra viu esse video

  21. arquerodocerrado disse:

    tudo isso mostra que ainda não estamos preparados para enfrentar nossa verdadeira situação de sermos os produtos dos seres extra-terrestres, tudo que não compreendemos logo dizemos ou demoníaco ou divino, eu pessoalmente não acredito que tudo seja divino ou demoníaco só não entendemos ainda…

  22. Beka disse:

    Fico pensando…se existem seres mais evoluídos do que nós, qual seria a intenção deles ao tentar se comunicar com seres tão inferiores? Isso não faz sentido!
    Eu acredito que eles existam, afinal, olhem o tamanho do universo!
    Mas afirmar que eles aparecem aqui e ali…
    Vcs já pensaram que isso pode ser um truque do inimigo?

    Os ETEZINHOS devem tem mais o q fazer ao invés d ficar visitando seres que destroem seu próprio planeta e não representam ameaça nenhuma.

  23. diego disse:

    De vez em quando eu penso na quantidade de planetas que existem no universo, ou até mesmo penso: Por que nosso Deus iria construir o universo se só um desses planetas que são intermináveis houvesse seres vivos? Bom falo isso pensando que foi Deus que inventou, mas acedito também na evolução humana.
    Será mesmo que só existem seres no nosso planeta? Será que vamos algum dia compreender isso? Bom pelo que está escrito na bíblia diz: Somente vamos entender o início com o fim.
    Eu sou de Passo Fundo, nasci lá e vivi a mais de 10 anos, minha avó me disse que esse acontecimento ocorreu à algum tempo já, mas acredito sim que existam seres em outros planetas, e vocês sabem por que? Porque existem mais de 20 acontecimentos esquisitos em todo mundo e isso não é normal, por que se eles existem, concerteza eles tem mais tecnologia que nós, e como muitos perguntaram aqui, o que eles querem com um planeta de pouca tecnologia? Agora respondo: eles querem domínio, eles querem nos ver e nos dominar, sei disso porque nasci na cidade natal desses acontecimentos marcantes deixados por esses seres.
    Se alguém quizer deixar um recado para conversar melhor comigo sobre esse assunto não perca tempo mane já um recado, orque entro aqui todo dia hehe

  24. Antônio Sérgio U. Pires disse:

    Acredito que estamos sozinho sim, sempre me faço algumas perguntas, qual ano que nós estamos atualmente é claro, 2008. Deste 1945, aproximadamente 63 anos até 2008, sempre falamos de seres extraterrestre, mais até o presente momento, não temos nenhuma prova de que eles existam. A tecnologia que agora nós seres humanos temos, como por exemplo: TELESCÓPIO GIGANTE, SATÉLITES, COMPUTADOR, MÁQUINA DE FOTOGRAFAR DIGITAL, CELULARES QUE TIRAM FOTOS, etc… Amigos com toda essa tecnologia, já era para ter encontrado a muito tempo esses seres verdes que danto falam. Eu queria acreditar, se eles realmente existissem, qual é
    o problema que não querem aparecer para visitarmos.
    Provalmente o relato do nosso amigo acima, está um pouco meio equivocado querem nos dominar!!!, amigo se eles realmente existem acho que eles tem televisão, rádios, internet etc…, dominar, um planeta que homens “CONSTROEM BOMBAS, POLUEM O AR, MATAM UNS AOS OUTROS,MATAM AS FLORESTAS, etc… Acredito sim em “DEUS”.

  25. […] pode ter sido o maior evento ufológico do ano. Fato é que a reprise logo levantou rumores de que uma cena do alienígena em um aniversário em Passo Fundo seria real. Dias depois, ecoando cenas do filme, o dono de uma pousada em Riolândia descobriria seus […]

  26. a cena em passo fundo acredito acho q ñ seja mintira ñ achu q e verdadý

  27. Fábio disse:

    Olá… reparem no carro que aparece na cena de Passo Fundo: uma VEMAGUETTI dos anos 60…!
    Improvável comparando com os veículos do Padre e de seu vizinho….rsrs

  28. VLADIMIR ( MANAUS ) disse:

    Existem portais por onde os seres de outros planetas conseguem viajar milhões de anos luzes em apenas 1 ou 2 anos normais, muitos planetas já descobriram tais portais que existem no universo coisa comum pra eles,como um buraco negro já é comum pra nós da ‘terra’, os planetas deles também são Terras, a nossa ciência é muito atrasada comparada á deles por isso ainda não conseguimos fazer tais viagens, não só nós,também existem planetas mais atrasados que o nosso. O porque deles ainda não terem contatos conosco,é por causa das doênças existente na terra, quando vêem aqui eles estão estudando meios para que eles não peguem nossas doenças e levem para o planeta deles, Não fazem contatos ainda, más faram, assim que conseguirem descobrir a origem principal de todas as doênças desse nosso planeta, e quando ficarem imúnes á todas as nossas doênças, aí sim, eles víram preparados para manter contado com os seres humanos,Talvez dominar a terra e fazer dela uma estação para que chegem em outros planetas mais distante que o nosso, quanto mais distante estão os planetas, mais atrasados eles são, nós estamos bem distante dos planetas avançados. Porque a invasão, ex: é como se fosse uma area de terra habitada por indios e alguns intelectuais com grana loucos para se apossar e fazer investimentos naquela area,assim estão varios povos de outras gláxias de olho na nossa pobre terra. Só sei de uma coisa, O DIA VAI CHEGAR E ESTÁ BEM PERTO.

  29. junior disse:

    ola amigos, eu sou o junior de passo fundo, sobre a gravaçao ser verdadeira ou nao, eu nao sei, mas desde pequeno todos aqui em passo fundo ouvimos o relato do tal et em uma festa de aniversario, na vila annes….

  30. christian disse:

    nossa eu creio em , ET e nsse dia eu me assustei muito,
    eu era um dos garostos da festa , era a festa do meu amigo
    RODRIGO quando derrepente um dos meus colegas comeou a gritar
    falondo que tinha um ET na garagen….
    Todos nos da feta no acreditamaos, mais o pai do RODRIGO deicidiu ir la ver, so para provar que no era nada, mais
    no foi oque aconteceu,chegando la o, pai do RODRIGO comeou a gritar e mandar todos entrar para dentro de casa…
    Ento ligaram uma camera, e foi oque vocs viram, um extraterrestre na garagen, ai ja no sei como que esse filme foi parar no filme ,SINAIS.

  31. lorenna disse:

    n acredito q fiquei com medo desse filme ridículo!!!
    mas acho q podem exitir outros seres!
    n como aparecem em todos os filmes! q eles sao verdes cinsas o roxos podem ser tbm de outras formas
    o ET que apareçe sentado na foto acima tem mais corpo de humano..
    estranhoo……. ><

  32. bruno disse:

    eu obsevei uma nave descomhesida noceu de sao paulo

  33. te mg disse:

    a cena em que o alienigena passa pelos fundos da casa aos gritos das crianças e de arrepiar !!!!

  34. Dionatas disse:

    Olá!
    Gostaria de corrigir algumas observações sobre a filmagem, e dizer que esse filme caseiro foi televisionado pela primeira vez em um jornal da rede globo chamado teledomingo que costuma passar nos no final da noite no domingo, e acredito que seja real

  35. Celso disse:

    Gente, a cena onde aparece o suposto ET ficou sensacional, disso eu não tenho nenhuma dúvida, mas, acredito que o mencionado vídeo de aniversário,
    não tenha sido feito em Passo Fundo-RS, afinal, reparem que na rua onde o
    ET aparece, existe um carro importado e com aparência dos anos 60.Em síntese, o filme Sinais foi um dos melhores filmes que eu já assisti. Vale a pena assistir mais vezes.

  36. sodepassofundo disse:

    o meu o video e brasileiro e n e parte do filme foi gravado muito antes desse filme e fala birainnn p/ uma adaptaçao ao filme
    e os ets do filme foram uma imitaçao ao video

  37. Souza 02 disse:

    Olá pessoal,achei muito interessante este tema,não sobre os Et’s e sim sobre a veracidade do vídeo.´Concordo plenamente com o autor do debate,quando ele menciona o garoto que,ao final do vídeo acaba dizendo “it’s behind” e principalmente,com o fato do diretor ter incluído a cidade de Passo Fundo “BraZil”para dar uma idéia de globalização da trama.Até achei muito legal o diretor ter escolhido a cidade de Passo Fundo,não que eu seja gaúcho,sou catarinense,pois assim,os americanos podem ter a idéia de que o BraZil,vai além do Rio de Janeiro.
    Mas o que me trás aqui é um outro detalhe.Reparem por favor na cenografia,não no corredor que dá acesso à rua mas sim,no ambiente onde está o bolo de aniversário.Trata-se de um ambiente “tipicamente americano” e não brasileiro.Em qualquer filme,vc observa que,os atores ao reunir os amigos para um bate-papo em casa num final de semana,levam para o quintal a churrasqueira e lá preparam hamburgers.Geralmenta a tarde,observe nos filmes.E geralmente,a “festinha” acaba cedo,lá pelas 18:00 no máximo.E acreditem,é assim na realidade,lá,nos USA é claro!Americanos prezam muito pela “privacidade e sossego”,mas isso não é bem o caso a ser comentado.
    Outra coisa que me chamou a atenção é a riqueza dos detalhes do ambiente.Que também não são tipicamente “nacionais”.As mesas muito bem decoradas,com cartazes,com balões”detalhe que aqui no BraZil em festa de criança,amarran-se os balões no teto”(geralmente). São esses detalhes que me levam a acreditar que esse”vídeo” foi rodado nos USA mesmo e faz parte apenas da ficção.Mas confesso que nas primeiras 3 vezes que vi,fiquei na dúvida.Abraço!

  38. jjose leonardo ferreira disse:

    eu acredito que nao estamos sozinhos no universo,eu mesmo ja presenciei uma apariçao na minha cidade (presidente epitacio,sp)fiquei completamente admirado com o que vi,apartir dai nao tive mais duvida de que ELES existem!!!

  39. Camila Santos disse:

    Eu acredito pois vi todos os filme baseados em et principalmente SINAIS E CONTATOS DE QUARTO GRAU onde existem 4 graus de sobrevivencia 1 grau=visão 2@ grau eviedencias 3 grau =vosesE o mais terrivel de todos os graus o 4 grau ou seja a abdução.

  40. Fábio disse:

    Olha eu acho que isso deveria ser mandando para o detetive virtual para desvendar o famoso mistério.

  41. Ana Gaúcha disse:

    Como gaúcha, e tendo familares que moram em Passo Fundo gostaria de dar minha contribuição. Sem dúvida alguma essa cena foi rodada para um filme de ficção. No entanto, a cidade de Passo Fundo não foi escolhida aleatoriamente. Ah relatos, e histórias que até hoje se conta, que o fato “realmente” ocorreu. Mas é uma história muito antiga, acredito que da década de 60 ou 70. Imclusive existe um livro, do mesmo período, que se nao me engano se chama Utopia e que traz relatos de moradores da época.

  42. Luciano-Passo Fundo disse:

    Sim,realmente ouve uma aparição em PAsso Fundo, e nessa mesma época no interior da cidade meu pai viu e relatou a nós seus filhos o que ele viu,meu pai é um homem da roça nunca assitiu qualquer filme de ficção,e a descrição da nave que ele viu arrepia qualquer pessoa.

  43. Sillas 2011 disse:

    muito loco

  44. Leandro disse:

    Galera

    A cena de Passo Fundo vista no filme eh baseada na aparição de Passo Fundo, a cena real esta gravada com os familiares do aniversariante, inclusive com ele, e mais algumas autoridades tem o video, o acontecimento ocorreu perto dos anos 70 na vila ANNES e mitas pessoas, a maioria idosa, contam a historia ainda, tive a felicidade de conversar com pessoas que estavam la e viram, eh incrivel ouvir delas, com as palavras delas, o que aconteceu naquela tarde.

  45. venancio disse:

    Eu não concordo contigo.
    Esta festa de aniversario, aconteceu mesmo, quando eu era criança, me lembro quando todos falavam sobre isto e o filme veio bem depois.
    por que eles do filme iriam escolher passo fundo e não rio de janeiro que é mais conhecido do publico americanos.

  46. Loreta Di Palma disse:

    O filme SINAIS mostra muito mais do que estes hostis Ets e seus sinais nas plantações. Mas muitos não compreendem o verdadeiro significado e podem subestimá-lo. SINAIS tem duplo sentido. Os dos ETs e os outros SINAIS que são,sutilmente, mostrados, a quem acredita que há alguém ou uma força maior para nos proteger. Acreditem. A vida nos mostra muito SINAIS!

  47. REALISTA disse:

    Me lembrei de um detalhe: em uma cena do filme “TUBARÃO” de Spielberg é possivel ver uma espécie de cometa descendo em diagonal no momento em que o ROY SCHEIDER colocava munição na arma quando se preparava para enfrentar o tubarão, perto do final do filme. A questão é: seria UFO? E por que naõ lembrar de filmes nos quais há misteriosas aparições que poderiam ser UFOs? Fica a sugestão para esse site…

  48. laura disse:

    adorei os videos e tambem adorei so site é d+!

  49. marcelo nascimento disse:

    marionetes a verdade e essa somos primitivos talvez ate criação de povos superiores , manipulan nossas mentes faz terem crenças confundem com livros que contam acontecimentos futuros que na verdade esses acontecimentos poderian ser feito por eles apenas para terem um pouco de controle . se oensarmos sobre tudo o que esta ao nosso redor tudo se confunde . a unica coisa a procura e a …

  50. Gabriel disse:

    Eu moro em Passo Fundo, na verdade sou de Passo Fundo!!!! E a tia de um amigo meu mora no bairro onde ocorreu isso!!!! A casa dela é na frente onde aconteceu isso!!!

  51. Joanna Gabriyella Hannecker diniz disse:

    Acho que isso é verdade porque já ouvi pessoas falarem desse acontecimento aqui em Passo Fundo eu morro aqui desde que tinha 8 meses e inclusive vi este video no Tele domingo.
    Respeito quem não acredita, mais eu concordo em dizer que não estamos sozinhos no UNIVERSO….

  52. Giordano disse:

    Tem um vídeo, que evidentemente não é o que aparece no filme, e que por sinal é dificílimo de se encontrar na internet, em que um ser, não humano à princípio, aparece atrás de uma garagem em Passo Fundo. O fato de a cidade aparecer em um filme que passaria no mundo todo não foi por acaso, inclusive, os produtores do filme se inspiraram nesse vídeo caseiro gaúcho para compor o modelo de alienígena do filme. Não é por acaso, estudem mais redatores do site, existe um outro vídeo semelhante feito por pessoas reais. Não dá pra saber se o vídeo é real, mas foi feito no início dos anos 90, uma época que editar vídeos não era para qualquer um…

    • Edylaine disse:

      oi aqui é a Edylaine eu estou no 1º ano do 2º grau…e hoje mesmo na aula de história conversamos sobre isso pois eu tenho uma colega q nasceu e morou praticamente os 15 anos dela em Passo Fundo e ela disse que existe o vídeo verdadeiro e que até hoje ainda comentam sobre esse acontecimento…eu acredito e sei q não estamos sós…
      bjs

  53. juliana disse:

    Eu acredito em ET se nós existimos por qe eles nao podem existir. ja viram no discovery channel o homem que foi abdusido e falo que os extrasterrestres vao atacar em 2012 com uma tecnologia muito grande que poderar acabar com agente, e essa tecnologia foi pega por nós.vejam tambem quem tem sky o canal 55 tem arqivo extraterrestre lá tambem passa.fiqem de olhos bem abertos derrepente eles existem. qem esta lendo esse comentario pode estar rindo,mas no dia qe eles chegarem vcs vao chorar .

  54. Mônica disse:

    Garden Party no Brasil…pode até ser, mas, certamente não é algo comum…essa festinha de criança tá com cara de festa norte americana. Esses caras de cinema são muito fracos…não sabem que é preciso pesquisar sobre os hábitos e cultura dos países para dar maior veracidade.

  55. Adalberto disse:

    Quem tem u minimo de conhecimento sobre o assunto ja descarto faz tempo esta historia deste ET ser real.

    Acho que fala sobre este assunto aqui, só ocupo espaço que poderia ser preenchido com coisa melhor.

    Porque não pegam casos reais, tipo militares, e fazem materia segundo a visão dos ceticismo aberto, sairia um ótimos artigos e seria de interesse de ceticos e adeptos a ufologia, e ajudaria a acabar com os fanaticos que tudo que ve de estranho acham que sejam extraterrestres.

  56. Adalberto disse:

    “Por fim, vale lembrar que os “sinais” são bem terrestres, e mesmo desenhos complexos podem ser criados com facilidade.”

    Vale lembrar tb, que somente atualmente que é possível reproduzir tais “sinais” complexos, com a ajuda de GPS ainda.

    Desenhos simples ja a mais tempo conseguem reproduzir com uso de chapa de madeira pesada, porem a qualidade da imagem é muito mais inferior que o original.

    Mas o que até hoje não consegue reproduzir são os efeitos que ocorrem nas plantas na parte interna e que não se encontra na parte externa dos desenhos verdadeiros, tal como envergadura do caule sem quebra ou interferência no crescimento da planta, al alterações nas fibras das plantas vista em microscópio, o crescimento acelerado que acorreram em certos casos nas plantas internas e outros fenômenos que diferencia os originais dos forjados.

    MAS ainda sim não se pode afirmar que seja algo criado por mão alienígenas, porem a tecnologia empregada ainda não temos em mão, sobrando uma possível explicação em fenômenos naturais ou alguma tecnologia militar em órbita que ficam brincando de carimba a Terra. kkkk….

    Mas afirmar categoricamente que “os sinais são bem terrestre”, é igual antigamente afirmar que é impossível algo mais pesado que o ar voar, como se fosse a verdade absoluta.

    Até mais…

  57. Zynazri Vradeshmahak disse:

    Esse negócio de OVNI,ET.,Mula sem cabeça,fantasma,lobisomem,pé tudo loucura e mentira.Simples assim? SIMPLES ASSIM!!!!

  58. carlos disse:

    Aconteceu mesmo estas crianças são da minha idade,foi filmado na Casa Barão na avenida Brasil,os familiares foram ridicularizados em divulgar o video, mas é pura verdade,naquela época foi até para EUA para ser analisado, se não era fraude,não era,aconteceu de verdade,quem não acredita não sabe da h istória ,naquela semana os irmãos scorteganha, fotografaram o disco voador,e tem em VHS na Zilvia locadora,um documentario americano sobre esta aparição de ovini no brasil,olhe e confira,é em preto e branco e os americanos dizem paso fondo hehe,mas pura verdade eu vi.

  59. maicom disse:

    sou de porto alegre e 11;12;12 as 02 am deu um apagao geral no bairro, e o impresionante e q tinha uma luz mas muito forte clareando minha sala, ela permanesceu uns 5 minutos e era bem diferente de trovoes, ainda sim fico na duvida q noa estamos sozinhos.

  60. weslem disse:

    “Por fim, vale lembrar que os “sinais” são bem terrestres, e mesmo desenhos complexos podem ser criados com facilidade.” kkkkkkkkkkkk, faça pra mim um crop circle de 300 metros da noite para o dia, sem marcas de tratores, sem que as plantas dobradas quebrem um só caule e com alteração de microondas na estrutura molecular da planta… aí eu acredito na sua frase…kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  61. vanderlei disse:

    o sucesso do filme mostra que a produção trabalho muito bem, não cabe formar opiniões negativas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *