“Apenas” um balão

“Um OVNI muito intrigante filmado em 1 de julho de 2001 em Moscou. A incrível mudança da nave, assim como sua aparição súbita, intensificação e alterações de cores em luzes diferentes é bastante singular. Embora no começo o filme pareça de um balão meteorológico. As partes finais do vídeo não mostram necessariamente as características comuns a tais dispositivos humanos”.

Muito bem. Só que é de fato um balão. Como Luis Eduardo Pacheco, do Stratocat, nota:

É claramente um balão estratosférico sem sua carga, o que explica seu centro de gravidade em movimento. Mesmo assim, pode-se notar que está sob pressão considerável que o deforma, depois de liberar sua carga e ir acima de sua altitude máxima de vôo, com pressões mais baixas… Se tivesse sido filmado ao meio-dia ao invés do anoitecer provavelmente não levaria muito tempo para explodir por causa do aquecimento do hélio ou hidrogênio”.

Agora, o vídeo é ou não é prova definitiva de que balões podem ser tudo, menos “apenas” balões?

E, falando em balões, também precisamos abordar aqui o caso recente de São José dos Campos. É um caso interessante mais pelo seu desenrolar do que pelo OVNI em si.

Confira a notícia inicial: “Fenômeno no céu de São José dos Campos chama atenção de moradores“. Em resumo: várias testemunhas independentes, vídeos, e a opinião do ufólogo e pesquisador do INPE, Ricardo Varela, descartando veementemente a hipótese de que fossem balões. Veja também como o caso foi divulgado no noticiário local, contando novamente com a opinião de Varela de que não seriam balões.

Dias depois, contudo, com a chegada de mais e mais vídeos, a Verdade foi descoberta. Eram mesmo balões. Ricardo Varela, constrangido, voltou atrás e reconheceu que deveriam ser balões.

Todos erram, mas o caso serve como alerta e lição de cautela. Ricardo Varela é conhecido por ser um ufólogo criterioso em suas análises — ao menos, em comparação com outros “ufólogos” –, desvendando e indicando inúmeras fraudes e enganos.

Por outro lado, o engenheiro já declarou outros vídeos, que na opinião de pesquisadores seriam balões (mesmo balões solares) como “prováveis OVNIs”, baseado em sua intuição e especialização. Anteriormente não surgiram novos dados que o obrigassem a voltar atrás. O balão de São José dos Campos deve ser lembrado como um exemplo de que mesmo um especialista em balões do INPE pode enxergar discos voadores onde há “apenas”… balões.

Se ao menos fosse um balão como o caso russo, teríamos algo além de “meros” balões.

Um comentário em ““Apenas” um balão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *