Ceticismo

Published on julho 6th, 2009 | by Kentaro Mori

32

Notas sobre a Visão de Ezequiel

Michael S. Heiser*, publicado em seu website

Abaixo estão (breves) comentários verso-por-verso sobre a visão de Ezequiel – com respeito a se o que ele viu era algum tipo de nave extraterrestre ou não. A visão de Mike [Heiser] é que todos os elementos da visão de Ezequiel referindo-se a seres ou objetos podem ser traçados de volta à iconografia do mundo do antigo oriente. Ezequiel estava emprestando imagens divinas familiares aos babilônicos (e que judeus exilados certamente identificariam) para “informar” sua audiência de que o Deus de Israel era o verdadeiro Deus e ainda estava ativo (i.e., ELE, YHWH, ainda estava entronado no querubim, e não algum deus babilônico apesar das circunstâncias de Israel). Usar imagens e literatura do antigo oriente para propósitos teologicamente polêmicos era uma prática comum para escritores bíblicos (ver o épico Baal o confronto entre Elijah e os profetas de Baal). As imagens usadas abaixo vêm de um livro pelo grande estudioso alemão, Othmar Keel – Jahwe-Visionen und Siegelkunst: Eine neue Deutung der Majestatsschilderungen in Jes, Ez 1 und 10 und Sach 4 (“Visões de Yahweh e Arte de Selo: Uma Nova Interpretação dos Retratos Majestosos em Isaias 6, Ezequiel 1 e 10, e Zacaria 4″), Verlag Katholisches Bibelwerk, Stuttgart, 1984-85).
Eu também devo notar que Ezequiel 1 e 10 são considerados como entre os capítulos mais problemáticos de todo o Antigo Testamento no que tange problemas críticos ao texto e discordâncias de manuscritos. Eu evitei lidar com eles já que a maioria dos leitores não conhecerá o idioma hebreu ou nunca terá feito crítica textual. Se você quiser conhecer os problemas pertinentes, veja a seção de discussão textual de Leslie Allen, Ezequiel 1-19, World Biblical Commentary, e o artigo de Daniel Block,
Ezequiel 1 (eu vou tentar manter a descrição das criaturas e a plataforma que elas estão apoiando juntas – e assim o verso abaixo estará fora de ordem). As “rodas” e o “mecanismo” são aparentemente parte de / inseparáveis das criaturas. Eu agruparei esses versos também.

As Criaturas e a plataforma

4. Eu vi o seguinte: Do lado norte soprava um forte vento. Foi então que eu vi uma grande nuvem e um turbilhão de fogo. Havia claridade em torno da nuvem e, no centro, um brilho faiscante, bem no meio do fogo.

obviamente, ainda não se fala de partes mecânicas.

5. Do meio da nuvem surgiu algo parecido com quatro animais, e cada um lembrava também uma forma humana. 6. Cada um tinha quatro rostos e quatro asas. 7. Suas pernas eram retas e seus cascos pareciam cascos de boi, só que eram brilhantes como bronze polido. 8. Debaixo das asas saíam mãos humanas pelos quatro lados. Seus rostos e asas também estavam voltados para as quatro direções. 9. A asa de cada um encostava na asa do outro. Ao se movimentarem, eles não se viravam, mas cada um ia para a frente. 10. O rosto deles era parecido com o rosto de um homem. Do lado direito tinham aparência de leão, e do lado esquerdo tinham aparência de touro. Os quatro tinham também aparência de águia. 11. As asas abriam-se para cima. Duas chegavam a encostar na asa do outro, e duas cobriam o corpo.

Aqui nós vemos os “seres” pela primeira vez. Note as imagens abaixo de estatuária que explicam essas figuras (salvo pela luminosidade, elas não lembram qualquer “ocupante” em avistamentos relacionados a OVNIs). As características relevantes são:

Aparência humana / humanóide
Quatro faces animais
Quatro asas
Pés retos
Cascos de boi

12. Todos se moviam para a frente, seguindo a direção para a qual o vento os conduzia. Enquanto se moviam, nunca se voltavam para os lados.

Eles aparentemente se moviam (tinham que se mover?) em conjunto

13. No meio dos animais havia uma coisa parecida com brasas acesas, queimando como tocha. Esse fogo se movia entre os quatro animais, era brilhante, e dele saíam relâmpagos. 14. Os animais, no seu vaivém, pareciam coriscos.

Esta contradição aparente ao dito acima (ou eles se moviam em conjunto ou não; ou eles tinham asas se tocando ou não – aqui eles são descritos como se movendo para frente e para trás) levou à noção de que estamos lidando talvez com dois grupos diferentes de criaturas.

22. Por cima da cabeça dos animais havia

aqui nós vemos que há algum tipo de plataforma acima das cabeças das criaturas; elas estão sustentando a plataforma.

uma coisa parecida com uma cúpula de cristal brilhante, estendida por cima da cabeça dos animais. 23. Sob a cúpula, suas asas ficavam voltadas uma para a outra, e cada animal tinha suas asas cobrindo-lhe o corpo. 24. O barulho de suas asas, que eu escutei, parecia o estrondo de águas torrenciais, como a voz do Todo-poderoso. Quando se moviam, ouvia-se um barulho como que de tempestade, como de acampamento. E quando paravam, abaixavam as asas. 25. Ouviu-se um barulho. 26. Por cima da cúpula que ficava sobre as cabeças dos animais havia algo parecido com uma pedra de safira, em forma de trono; e nele, bem no alto, algo parecido com um ser humano. 27. Vi em volta dele uma coisa como brilho faiscante, parecendo fogo, bem junto dele. Daquilo que parecia ser a cintura para cima, e também para baixo, havia algo brilhante como fogo, em toda a volta. 28. Esse brilho em torno dele parecia o arco-íris, que aparece nas nuvens em dia de chuva. Era a aparência visível da glória de Javé. Quando vi, caí imediatamente com o rosto no chão, e ouvi a voz de alguém que falava comigo.

Yahweh, a deidade, está no topo de uma plataforma sendo sustentada pelas criaturas

Resumo até agora:

As características relevantes (nós iremos pressupor a luminosidade, já que só temos estátuas de pedra ao nosso alcance) até agora são:

Aparência humana / humanóide sustentando algum tipo de plataforma
Deidade em cima da plataforma
Quatro faces animais daqueles sustentando a plataforma
Quatro asas nessas criaturas – asas tocando umas às outras
Criaturas têm pés retos que parecem cascos de boi

Ilustração 1 – Note as quatro faces

ezekie1 ufologia ceticismo

Ilustração 2 – Note as quatro asas e pés em cascos
das criaturas “sustentando” o deus do céu
(que de todo jeito pode voar!)

ezekie2 ufologia ceticismo

Ilustração 3 –Note as (quatro) pontas de asas das
criaturas tocando umas às outras
enquanto sustentam o deus e seu trono (ver Ezeq. 1:22ff.)

ezekie3 ufologia ceticismo

Ilustração 4 – Note o mesmo aqui
(apenas duas asas são visíveis na posição reclinada)

ezekie4 ufologia ceticismo

Ilustração 5 – Note os pés de cascos de boi na base do trono

ezekie5 ufologia ceticismo

Ilustração 6 – Note que na icnonografia do oriente antigo,
podia haver uma variedade de criaturas que sustentavam o trono
do(s) deus(es). Abaixo está uma amostra (se você quiser mais, por favor
confira a fonte abaixo).

ezekie6 ufologia ceticismo

E quanto a essas Rodas ?

15. Observando, vi uma roda no chão, ao lado de cada um dos quatro animais.

Aqui está uma roda — apresentada a nós do nada. Está claramente NO chão

16. No aspecto e estrutura, as rodas

agora nós temos mais de uma roda e algum tipo de mecanismo [estrutura, wheelwork] (Hebreu, GALGAL) descritos abaixo

tinham o brilho do topázio. O formato de uma era o formato das quatro; o aspecto e estrutura delas eram como se uma roda estivesse no meio da outra. 17. Rodavam para os quatro lados sem precisar virar. 18. O aro delas era muito grande e estava cheio de olhos por toda a volta. E isso, nas quatro rodas. 19. Quando os animais se moviam, as rodas se moviam junto com eles; quando os animais se levantavam, as rodas também se levantavam. 20. Na direção para onde ia o vento, iam as rodas. Elas subiam junto com os animais, porque o espírito dos animais estava nas rodas. 21. Quando os animais andavam, as rodas andavam também; quando os animais paravam, as rodas também paravam; quando eles se levantavam do chão, as rodas também se levantavam, porque o espírito dos animais estava nas rodas.

Ilustração 7 – Note o seguinte: (1) uma plataforma com rodas; (2) cabeças bovinas com asas se tocando –
e há 4 asas – algumas se tocam no topo, outras dobradas
no corpo da criatura; (3) pés com cascos adjacentes às rodas

ezekie7 ufologia ceticismo

Ilustração 8 – Embora não tão precisa quanto a imagem acima,
A imagem abaixo mostra deidades sendo transportadas em
plataformas / charretes com rodas que também podem voar

ezekie8 ufologia ceticismo

E quanto aos olhos nas rodas ?

1:18. O aro delas era muito grande e estava cheio de olhos por toda a volta.

Embora eu tenha visto pelo menos uma representação iconográfica de uma plataforma “com olhos”, ela ainda não está nas fontes que eu tenho (esperançosamente eu poderei encontrá-la novamente). Porém, nós sabemos que a visão de Ezequiel 1 está incompleta-a mesma visão no capítulo dez adiciona alguns detalhes interessantes:

Eze 10:9 9. Olhando bem, notei quatro rodas junto dos querubins (aqui nós descobrimos que as criaturas no capítulo 1 eram “querubins”), cada uma junto de um deles. E as rodas pareciam ter o brilho do topázio. 10. As quatro rodas tinham a mesma aparência. Sua estrutura era como se uma roda estivesse encaixada dentro da outra, 11. para que pudessem rodar nas quatro direções, sem ter que girar, pois já estavam orientadas na direção em que rodavam; enquanto avançavam, não se viravam. 12. Todo o corpo dos querubins, costas, mãos, asas e também as rodas, tudo estava cheio de olhos por todo lado.

Curiosamente, o querubim TAMBÉM estava coberto de olhos (onde estão as descrições de OVNIs / aliens combinando com isto?). EU de fato tenho algumas imagens onde criaturas aladas / querubins estão cobertas de olhos. A melhor é a que está abaixo:

Ilustração 9 – Note os olhos, as quatro asas, a aparência
humanóide (completa com um falo) e mãos humanas

ezekie9 ufologia ceticismo

O ponto de tudo isso é notar o fato que nenhum dos elementos da visão de Ezequiel é externo à iconografia religiosa da época (ou antes da época de Ezequiel). O elemento de nuvem / tempestade da visão é muito comum no Antigo Testamento, e é principalmente voltado a Baal, o rei dos deuses em Ugarit (o deus da tempestade), que está fora da Babilônia, ambos terrivelmente comuns no pensamento Israelita. Assim a visão de Ezequiel, em muitos aspectos, é uma amálgama de retratos teofânicos Israelitas (antigos) de Yahweh e elementos babilônicos, todos com a intenção de deixar Yahweh “apropriado”, expulsando o(s) deus(es) pagão(s)).

- – -

* Michael S. Heiser é doutorando do departamento de estudos hebreus e semíticos, University of Wisconsin-Madison, e autor do livro ‘The Facade‘.

Nota do tradutor: todas as citações do Antigo Testamento (Ezequiel, cap.1 e 10) foram retiradas de uma versão eletrônica em português da Bíblia. No texto original, Michael Heiser comenta citando a partir da Bíblia em inglês, versão do Rei Jaime. Para qualquer discrepância, confira o texto original de Heiser.

Tags: , , , , , ,


About the Author

+



32 Responses to Notas sobre a Visão de Ezequiel

  1. APARECIDA DE OLIVEIRA says:

    olá, finalmente após longa pesquisa, consigo encontrar o desenho do capitulo 1 de Ezequiel. está bem demonstrado. obrigada.

  2. Walter Ice says:

    A descrição se parece mais de um homem antigo que viu o que chamamos hoje de disco-voador acompanhado de quatro astronautas usando aparatos voadores vestíveis. Se uma criança moderna tivesse a mesma visão hoje definiria como sendo igual a uma naves espacial acompanhada dos heróis da TV. Mas como se tratava de um homem antigo ele fez a descrição mais aproximada com o que ele conhecia de sua época, as imagens que via nos templos. Pois isso era a multimídia e fonte informação daquela época.
    Para Ezequiel, sujeito no lugar do pilôto, comandando a nave cercado por uma cúpula transparente só poderia ser deus.

  3. Rogério says:

    Olá…,eu estive analisando esta pagina…,gostei…,mais mim diga uma coisa…, Você está contra a BÍBLIA ou a favor..,é que pelo que me pareceu…, Você está dizendo que o que está na BÍBLIA foi copiado por algumas coisas do oriente. Talvez eu não tenha sido tão atento assim em lê,ainda mais,que eu não tudo…,(preguiça)[rsrsrsrs...,]Mais eu irei ler. É só isso. Obrigado.

  4. vanessa says:

    nao gostei!!!!!

  5. Dan says:

    Muito boa a matéria. As ilustrações e os comentários, acompanhando o texto, foram bem esclarecedores no contexto da passagem de ezequiel. A primeira vez que li, achei bem confusa a descrição,porém, a ligação com icones de religiões antigas como estrategia de manipulação fazem sentido!

    Um ponto a ressaltar: não é uma questão de estar certa ou errada, a biblia é um documento historico e deve ser encarada com ceticismo, tentando revelar assim, as metaforas contidas nela, para poder assim apresenta-la como fonte de estyudo não como base para um pensamento doutrinatario.

  6. gostei, dos slides, porem o significado da visão, é demostrar o poder absoluto de Deus o Criador, pois os seres presentes na visão, na verdade cada ser representa algo existente no universo. 1º querubim, representa, os anjos,2º rosto de leao: respresentas os animais em geral, tendo em vista que o leao é o rei dos animais. 3º rosto de águia, pois a águia representas as aves, sendo ela a mais forte de todas. 4º e por fim rosto de homem, que representa toda a a humanidade, assim sendo Deus é o dominador de todas as coisas, e os seus olhos estão sobre toda a terra e o universo, niguem escapa de sua presença, pois Ele é: ONICIENTE, ONIPOTENTE E ONOPRESENTE, Jó 42.2).

  7. Roseli Aparecida de Oliveira says:

    Há muito tempo venho estudando capitulo 1 de Ezequiel.Resumindo:Eu tive uma revelação biblica e esses quatro seres,os querubins,as rodas,as abobodas…Enfim se materializou,ou seja em forma de objetos e desenhos em minhas mãos.Foram acontecendo coisas inexplicaveis.Ganhei um livro o qual a capa è praticamente(o desenho)da visão de Ezequiel.

    • Busco por respostas says:

      Olá Roseli vc disse que vem estudando o capitulo 1 de Ezequiel a tempo. e que ganhou um livro o qual a capa é igual a VISÃO? De quem vc ganhou tal livro?

      • Roseli Aparecida de Oliveira says:

        Mande-me seu e-mail que enviarei foto da capa do livro.O meu é:[email protected]

  8. Marco says:

    Sinceramente, a explicação de Rael (no seu 1º livro) sobre as “visões” de Ezequiel é bem melhor que as de Daniken/Joseph Blumrich, se bem que todos concordam que foi um disco-voador.

  9. everaldo says:

    Os apocrifos de enoque e melquisedequi trazem informações similares acerca dessas visões de ezequiel….confira é muito interessante mesmo.
    Tambem li o decimo segundo planeta que trata dos textos sumérios. se alguem quiser eu anexo os livros deixe seu e-mail abrç……

  10. MARCIA says:

    OLA. EZAQUIEL NÃO entendendo os tempos deus falavam com ele atravez de visão sera que não estava falando dos avioes e pessoas que virian voar para as naçes a fim de veres com olhos filmadores que nosso tempo por mutiplicarem a ciencia e posivel hoge calcula a visão de ezaquiel pos naquele tempo não esistia passaros com assa de metal ex. avião ele soube o que via era visão no momemto da vida vendo uma reportagem sobre as torris veio na minha mente ezaquiel 17 olhei o testo e pude ver que tem algo semelhante. nas escrita dele sera mera conhecidecia?…

    • Otamar Leal says:

      Marcia, antes de você escrever tanta bobagem, devia pelo menos, procurar ler um pouco mais a fim de não se expor assim, como uma pessoa tão ignorante, como você própria se mostra!

  11. Está cheio de visões de disco voadores em toda a biblia como ele não conhecia eletricidade diziam carro de fogo

  12. Daniel Silva says:

    Conforme o capitulo 1 de Ezequiel, vemos seres com 4 rostos, quatros asas, quatro braços (que soltavam raios da suas mãos), eles eram tão velozes como os proprios raios, tinha rodas junto de si, as rodas eles as movia por ordem telepatica, havia uma abobada em cima deles feito de cristal e um trono feito com uma material que se assemelhava a pedra de safira… bem resumindo, era uma visão cujos detalhes não são capitados por olhos comuns, ou humanos assim como sons e cores que nós mesmos não podemos captar, pois só usamos 6% de nossa inteligencia. Por isso qualquer afirmação diante desse contexto é pura especulação.

  13. Paulo Menezes says:

    mta gente viu visões parecidas.. naquele tempo acontecia com frequencia.. eu lembro..rsrrs..
    e todo mundo tentava descrever com esses desenhos do jeito que conseguiam..
    mais não acho que tenha ficado parecido..
    mais tinha um grafiteiro mto bom amigo de moisés.. aushuahsuahs

  14. Otamar Leal says:

    Será se alguém atentou para o fato de que naquele tempo a ignorância era muito grande, e estava acima de toda forma de cultura, em todos os lugares, por todos os povos. Muito do que foi interpretado por aqueles homens simples, na sua forma primitiva de analisar ideias, imagens e fatos não compreendidos, eram naturalmente descritos como visões divinas.

    • carlos says:

      besteira, pessoas esquizofrenicas que viam coisas já existiam desde a antiguidade. é mais facil supor que esse sujeito teve uma alucinação e achou que era deus, provavelmente por ser muito fanático.

  15. TOM says:

    acrisio braz de Queiroz , isso carro de fogo, tem de ser levado tradução original e caruagem
    de fogo para entende, foi colocado dessa maneira pois nem todo mundo sabe o que e um caruagem

  16. carlos says:

    claro que os crentes vão ficar irritados pois acreditam que a biblia foi inspirada por deus e portanto não poderia ter sido plagiada.
    mas as evidencias físicas são mais fortes e os caras vão negar e criticar este estudo sem conhecimento de causa pois nao sabem nada de arqueologia nem conhecem os povos antigos da mesopotâmia. logo é procedimento padrão dos crentes atacar os argumentos sem contradize-los com uma base sólida e lógica.
    não se pode esperar deles nada melhor que isto.

    • valdiane says:

      vc e o que entao masopotamico pra esta falando essas asneiras se a Biblia nao foi inspirada por Deus foi por quem por vc? Acorda em timoteo 3 16 fala claramente que a biblia foi inspirada por Deus vc nao queria confirmaçao biblica estou le dando agora ve se crer e acorda pra vida.

      • Carlos(Outro) says:

        Um comentário como o de Valdiane envergonha qualquer crente em Deus que quer destruir este esteriótipo apresentado por Carlos. Mas existem ignorantes em todas as crenças(e supeito que sejam a maioria em todas elas), não tomei o exemplo da maioria para criar um argumento contra a crença.

  17. joão romão says:

    Muito interressante, obrigado por ter deduções um tanto esclarecedoras baseadas em arquivos antigos.
    Bem até agora me perguntava como pederia surgir tais imagens, com referências concordo com tais escrituras, muito fascinante a questão de animais, asas e rodas tudo junto e misturando trasendo confusão e questões de dúvida para todo aquele que lê e interpreta as imagens sem referências, parece mesmo estar falando de coisas tecnológicas.

  18. Cristian Santos Oliveira says:

    Engraçado, é mais fácil acreditar que discos voadores, ovnis e Ets existem do que acreditar na existência de Deus. até hoje ninguém viu a Deus como também ninguém viu um Et. ou disco voador de forma a se comprovar cientificamente. Porque será que só quem crê em Deus é fanático e quem crê em extras terrestres não é?.

  19. Cristian Santos Oliveira says:

    O mesmo ser de quatro faces visto por Ezequiel foi visto por João o apóstolo em seu arrebatamento (ou abdução se vcs preferirem), Moisés, (que mandou Bezaleel e Aoliabe entalhar na Arca da aliança), conforme ordenado por Deus no monte Sinai), e pelo que me consta nenhum deles foi citado. mas vcs nunca procuram apurar a verdade sem serem tendenciosos à suas crenças (ou falta à dela).

  20. Cristian Santos Oliveira says:

    Obs: o comentário acima é dirigido aos (Ateus) que não sabem expressar suas opiniões sem atacar a opinião alheia.
    Se vc quer ser ateu, que seja. mais não diga que os cristãos argumentam o que não estuda pois muita gente estuda anos de teologia e tem muito mais conhecimento de Deus do que vc tem de tudo que já tenha visto e nem por isso lhe atacam chamando-o de (IGNORANTE) o nome pra pessoas desse tipo é muito mais sublime, você é considerado um homen (NATURAL), pois não entende as coisas de Deus, pois lhe parecem loucura. Deus te ilumine.

  21. Maria de Fatima Saraiva da Silva says:

    O mesmo ser de quatro faces visto por Ezequiel foi visto por João o apóstolo em seu arrebatamento (ou abdução se vcs preferirem), Moisés, (que mandou Bezaleel e Aoliabe entalhar na Arca da aliança), conforme ordenado por Deus no monte Sinai), e pelo que me consta nenhum deles foi citado. mas vcs nunca procuram apurar a verdade sem serem tendenciosos à suas crenças (ou falta à dela). Este comentário chamou-me a tenção pois apesar de ser uma mulher que já conhecia a Deuss e que sempre sentia que era escolhida, mas não se rendia aos seus planos no momento que eu falei a Deus em um dos momentos mais difícil de minha vida que eu queria lhe obdecer e eu sabia que pra isso eu precisava aprender a perdoar, amar verdadeiramente pricipalmente os meus inimigos, e deixar de ser uma mulher natural diante das minhas falhas e reconhecer que so Deus seria o meu tudo e que iria ama-lo acima de tudo e de todos. Nunca falei em aberto da visão que tive no dia 17.05.2007, precisamente a cinco anos. Foi algo sobre natural pois naquela noite dormia um sono tranquilo ate que pos três vezes tive o espirito levado aos aires, e Deus se revelou atráves desta visão que até a mesma dada no ano passado achava que era apenas o que samoel tinha ouvido, mas Deus novamente me deu avisão,de forma diferente atráves de um lindo louvo onde conta parte da visao e Elejá vinha falando com migo atraves de louvores ´principalmente nòs momentos de aflição. Ele me levou a ler o livro de ezequiel. Não Tenho duvida que não era merecedora de ter tido tão grandiosa visão. Só para finalizar Ele me fez Eng. de Pesca para me trasformar em uma eng. pescadora de almas. Pórem apos esta visão fiquei tão fraca fisicamente e mentalmente mas o espirito era tao forte e cada dia ficou mas para GLORIA DE DEUS QUE DOMINA TODO O ENTENDIMENTO. Durante este ano de abril de 2011 a abril de 2012 estive de licença médica por orientação Deus, sou funcionaria do orgão ambiental onde Deus tem usado para pregar louvar os louvores que o Espirito Santo canta aos meus ouvidos e as mensagens para o meu povo. E para concluir depois de tudo isso Ele me lenvantou como Debora me dando o poder para ser a Presidente da Associação dos funcionários.
    Que Deus abençõe a todos, e não sei qual a visão que Ele tem para você, mas esteja atento para o seu toque.

  22. Enterprise says:

    Senhores
    Todos devem ter liberdade de interpretação
    O comentário de Jose de Arimateia é o mais lúcido, assim eu acredito
    Algo tipo o Cavaleiro vestido de vermelho e o cavalo vermelho significa a “Guerra”
    Deus usa coisas inexplicável para explicar com lógica e razão.
    Algo certo eu sei:
    Deus fala quando quer o que ele quer como e onde ele quer.
    Outra verdade é que apenas quem ler a bíblia toda ou seja de A a Z torna-se apto para qualquer intimidade com Deus, inclusive como interpretar sua palavra.

    • Carlos(Outro) says:

      Exato, somente com uma leitura integral é que pode-se tirar uma melhor conclusão. Infelizmente os crentes se apegam apenas às partes que “permitem” que leiam. E se ateem às interpretações destas partes que lhe são dadas.

  23. albert says:

    Certo que toda essa descrição é confusa, mas uma coisa é certa, tudo que está na biblia aconteceu, está acontecendo e vai acontecer. Agora resta saber de uma coisa, qual decisão vc vai tomar ?

  24. Clóvis says:

    Pelo que vi foi uma visão do futuro, Ezequiel viu carros, aviões e trens viu como se fossem animais, luzes e os seres se movendo neles, etc…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Back to Top ↑