MENU

Invasão Viral: OVNI aterroriza pesqueiro em Galícia, Espanha

Jordânia 400ºC: Explicações a fogos misteriosos que não cheiram...

5 de outubro de 2009 Comments (8) Views: 1529 Ceticismo, Destaques, Ufologia

Invasão Viral Confirmada: OVNIs de Galícia vieram do Terra

Como já havíamos indicado, a séries de vídeos “bons demais para serem verdade”, de fonte anônima, foram confirmados hoje como parte de uma campanha de marketing viral. O culpado? O próprio portal de notícias Terra Espanha, que pretendeu “render uma homenagem à ‘Guerra dos Mundos’ de Orson Welles em seu 71 aniversário”. No vídeo acima, da terceira cápsula surge um marciano verde que explica a história, completo com palavrões.

Como também notamos, ainda que o portal Terra mesmo no Brasil já tenha explorado a temática de extraterrestres, estas ações de marketing viral não fazem necessariamente muito sentido – a transmissão original de Welles teve lugar no dia das bruxas, no final de outubro. Alguns internautas espanhóis notaram que um dos vídeos já chegou a enviar os visitantes a uma página comemorando os 10 anos do próprio portal Terra, algo que curiosamente não é mais mencionado em nenhum ponto da campanha. A reação popular ao trote não parece muito positiva, uma vez que os vídeos forjados chegaram a ser promovidos no portal de notícias oficial do sítio espanhol, realmente mesclando a brincadeira com fontes tidas como sérias, e isso sugere que a campanha viral pode ter alterado seu foco no meio do percurso.

Fato é que, bem ou mal, chamou muita atenção e de todo o trote, o vídeo mais valioso é sem dúvida o vídeo do making of:

makingof_ovnigallego

Aí confirmamos que realmente utilizaram um helicóptero e que os OVNIs, incluindo o mergulho na água, eram criações completamente digitais. A produção contou com certos recursos.

Alguns poucos internautas permanecem acreditando que os vídeos originais eram reais e que Terra Espanha está tentando encobrir o caso. Pode-se rir de sua credulidade, mas convido o leitor a refletir sobre como encararia o caso se Terra Espanha não confessasse sua autoria, ou tampouco revelasse o vídeo do making of. A não tão poucos teríamos aqui ainda outra lenda ufológica “não resolvida”, similar ao caso dos Drones da Califórnia.

É simples criar “mistérios”, é muito mais difícil resolvê-los, e no entanto, há muito mais apelo em vender mistérios não-resolvidos do que mostrar aqueles que já o foram. E o pior é que não raro há mais apelo em vender casos já solucionados como mistérios não-resolvidos. A fascinação por mistérios é uma saudável fascinação pelo novo e curioso. Só precisamos tomar cuidado, exercer um tanto de ceticismo, para que nos fascinemos com o que seja realmente novo e curioso.

Não são apenas publicitários que estão prontos a explorar nossa sede de mistérios para seus próprios fins.

Tags: , , , , , ,

8 Responses to Invasão Viral Confirmada: OVNIs de Galícia vieram do Terra

  1. Alexandre disse:

    Aquele velho ceticismo de crentes (a quem carinhosamente chamo de pseudo-crente) deve aparecer nessas horas, apontar o dedo e bufar o clássico “esta farsa não é prova da inexistência de ets, 99,999999999999% dos vídeos/avistamentos/fotos/relatos podem já ter sido provados como fraudes ou enganos, então os 0,0000000000001% são reais.”

    Deve ser frustrante ser uma daquelas pessoas que antes de dormir fantasiam um primeiro contato com aliens. (se já não acreditam que o tiveram, no “mundo dos sonhos”…)

  2. Fraga disse:

    Excelente texto.

    Porém, esqueceram de comentar que da mesma forma que a nossa tecnologia avança disponibilizando cada vez mais cameras digitais para filmar a qualquer momento, também surgem novas tecnologias digitais que propiciam novas formas de se manter um suposto “acobertamento estratégico”. Podendo, desta forma, atribuir tudo a estes softwares aparentemente capazes de recriar qualquer coisa.

  3. Fala KM!

    Pois é, algumas pessoas ficaram FULAS DA VIDA com essa brincadeira do Terra, mas sinceramente eu gostei bastante! Foi MUITO BEM produzido e, de fato, o primeiro vídeo foi bastante convincente! (Falo daquele no mar)

    Sobre a transmissão de Orson Welles… Bem, há um problema: algumas fontes dizem que teria ocorrido em 1938, contudo outras falam de 1939 (então o aniversário seria redondo, 70 anos, ao invés de 71). O que você acha sobre isto? Qual seria a fonte mais confiável?

    Abraço!

    P.S.: Alexandre, pesquise um pouco mais sobre ufologia séria, pra não falar tanta besteira como você falou. Ok? Mesmo porque nem chegamos perto de resolver 97% dos casos, além disso aqui no Brasil temos até declaração oficial do governo (feita pelo então Ministro da Força Aérea), no caso da Noite Oficial dos OVNIs.

    • deyvison disse:

      é verdade existe alíenigenas que ja nos visitaram,mas só que eles vieram aqui para procurar alguma coisa ou so queria saber se tinha tambem outras formas de vidas na face da terra,se um dia uma pessoa fazer contatos com alienigenas eles vão pensar que agente vai machucar eles e eles podem arma um contraataque pra cima da gente,então se algun extra terrestre pisa na terra temos que chegar com calma com certeza a forma de vida dele é mais intelegente do que á nossa.falow galera bjs xau

  4. The Beast disse:

    Jogo: Ache um site com “ufologos sérios” falando que 1 caso pode ter grandes possibilidades de ser real.

    Não adianta… Ninguém está preparado para crer. O ser humano é muito acomodado para aceitar o fato de existir uma civilização muito mais evoluída que nós.

  5. Marcelo disse:

    “Ufólogos” sérios deixam de ser ufólogos em 6 meses de pesquisa séria.Quanto a essa bobagem de aliens e ovnis não passa da releitura de antigas tradições religiões e mitológicas vestidas com uma roupagem tecnológica. Quando o máximo em tecnologia eram os dirigíveis as pessoas viam ovnis em forma de charuto, quando um réporter confundiu as bolas e fez da forma de “vôo” dos ovnis sua forma física as pessoas começaram a ver discos voadores.

    Os que querem acreditar não podem ser demovidos de suas ilusões através de nenhum meio racional.

  6. Marcelo disse:

    Quanto a declarações oficiais só digo que se trata de uma conspiração governamental para iludir pessoas.

    Resumo de minha hipótese
    Na verdade ovnis e aliens não existem da maneira que os tolos ufólatras acreditam.
    Os governos mundiais, dominados por maçons, aproveitaram a subcultura ovni – isso se de fato não foram eles que criaram esse fenômeno – para encobrir suas pesquisas na área de armamentos e tecnologia.
    Com o tempo perceberam que poderiam usar esse fenômeno para dominar o ser humano.
    Criaram então falsos relatos de aparições em radares, recrutaram maçons para serem testemunhas desses avistamentos fajutos, escrever livros, criar filmes com essa temática, tudo para fazer uma lavagem cerebral a longo tempo que faria a pessoa nascer ouvindo falar em tais coisas até acreditar na possibilidade de existência dos mesmos.
    Concomitantemente desenvolviam aeronaves em forma de disco e com certeza já possuem muitas delas por aí.
    Veja um vídeo abaixo do primeiro protótipo de disco voador, baseado em projetos que eles conseguiram dos nazistas no fim da segunda guerra mundial.
    http://br.youtube.com/watch?v=cmPiZv4q4Ms&feature=related
    Para imitar o alien que ficou fixado como ícone na mente dos ufólatras irão utilizar andróides ou então chimpanzés modificados geneticamente.
    Veja um exemplo de andróide aqui , lembrando que o que eles criaram é muito mais sofisticado já que a tecnologia que detêm só conheceremos em 10 ou 15 anos.
    http://br.youtube.com/watch?v=6Ak3coBKBC0
    Os maçons que armaram toda essa mentira ovni vão dizer que os aliens que criaram não vêem do espaço e sim do fundo do mar.
    Que são seres que “evoluíram” nas profundezas e que os mesmos possuem uma civilização que está sendo afetada pelos humanos que estão degradando o meio ambiente.
    Bem isso é o resumo de uma hipótese que eu criei.

  7. […] surrupiada da Área 51 por uma fonte anônima que se diz “Victor“. Como o leitor pode lembrar, fonte anônima para imagens extraordinárias costumam ser sinônimo de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *