MENU

Queimando água do mar como combustível?

Vídeos de “UFOs solares” (Balovnis)

14 de setembro de 2007 Comments (16) Views: 2618 Ceticismo, Ufologia

Filho do relator da Operação Prato fornece esclarecimentos


Em 1977-78, militares brasileiros conduziram a chamada “Operação Prato”, coletando relatos a respeito de fenômenos luminosos — os “chupa-chupa” — que provocavam pânico em algumas cidades do Pará. O então sargento João Flávio de Freitas Costa, segundo em comando, foi o autor de praticamente todos relatórios, desenhos e mapas da operação (cuja assinatura em um deles você confere acima).

Mais recentemente, contudo, alegações mais extraordinárias teriam surgido a respeito de Flávio Costa, que faleceu em junho de 1993. Entre elas estariam as declarações de Ubiratan Pinon Frias para o sítio UFOVIA. Estivemos em contato com Fernando Costa, filho de Flávio, que gostaria de refutar algumas destas alegações. Citamos a seguir trechos das declarações de Ubiratan Pinon, seguidos pelos comentários e esclarecimentos de Fernando Costa, destacados em negrito:

PINON: “Flávio e Hollanda eram dois homens que foram mutilados. E há outros! Não posso ventilar aqui, mas todos eles apareceram com “algo”. Não era na coxa, mas no braço esquerdo, na altura do antebraço, como se fosse uma agulha de três pontos. A ponto de você pegar e sentir furar um lado e outro… Todos dois tiveram a mesma coisa”.
COSTA: No início de Janeiro de 1993, Flávio sofreu um acidente vascular cerebral (AVC). Ficou hospitalizado no Hospital de Aeronáutica de Belém por cerca de um mês. Como resultado do AVC, ficou hemiplégico à direita e também perdeu a fala. A partir da alta médica,a família o levou para casa, contratou uma fisioterapeuta particular e cuidou dele, inclusive dando banho, fazendo toda a higiene pessoal, e fazendo curativos, pois a longa permanência no leito do hospital o deixou com algumas escaras. A esposa e os filhos o examinavam detidamente, logo, teriam percebido qualquer “algo” estranho.

PINON: “…no Flávio, apareceu aquele sangramento, mas a marca que ele tinha era no braço, não era na coxa”.
COSTA: Muito estranho. Só sangrava na rua, nunca em casa, a ponto da esposa e dos filhos não perceberem? Será que os dedicados médicos do HOSPAER que atenderam o SO Flávio não perceberiam tal implante?

PINON: “…Eu não estava em Belém quando ele [Flávio] morreu, mas depois que ele faleceu que estive em sua casa. Segundo a senhora esposa dele, um dia ele amanheceu muito triste e chorou. E ela perguntava o que ele tinha, ele não respondia. E aquilo foi acarretando nele que a vida dele era ficar sentado e chorando. Era como se ele tivesse tido um derrame… O comportamento era de um derrame, mas um derrame que não “entortou” nada nele. Não aparentava que ele tivesse alguma coisa. Então ele ficava sentado e chorando e assim foi até ele morrer”.
COSTA: Ficar “hemiplégico a direita” (segundo o laudo dos médicos do Hosp. De Aeronáutica de Belém) não é “entortar” ? Pinon não esteve na casa da família após a morte do Flávio, muito menos conversou com a esposa dele após a morte. Conforme citamos acima, o SO Flávio sofreu um AVC em janeiro, e após um período de internação e tratamento intensivo no HOSPAER, continuou com o tratamento em casa. Em junho de 1993, enquanto aguardávamos resultados de exames clínicos, ele teve um segundo AVC, que desta vez foi fulminante, causando o óbito.

Além destes esclarecimentos, publicaremos em seguida alguns comentários adicionais de Fernando Costa a respeito de seu pai e a Operação Prato.

Tags: , ,

16 Responses to Filho do relator da Operação Prato fornece esclarecimentos

  1. MoonChild disse:

    Excelente artigo Mori, realmente muito bom. Tráz informações importantes para evitar a mistificação do caso Op. Prato.

    Até onde vai meu conhecimento, o caso Op. Prato é sem dúvida muito intrigante e provavelmente tráz algo de muito real. Me parece que essa é também sua opinião pelo que vi na sua entrevista no centro brasileiro de ufologia

    ttp://www.cubbrasil.net/index.php?option=com_content&task=view&id=406&Itemid=92

    Muito bem, não deixemos um dos poucos casos provavelmente reais serem mistificados, parabéns pelo artigo.

  2. Tudo o que eu pude ler sobre a operação prato, o que não é pouco foi simplesmente uma maravilha, quando um capitão da Fab, Uyrange Bolivar Soares Nogueira de Holanda Lima após reformar-se com seus trinta e seis anos na ativa. Quando se poz disposto a falar o que tinha vivido e presenciado naqueles quatro meses, foi advertido por ufólogoas que era um assunto que ele poderia sofrer? Já no posto de coronel deu uma eentrevista na tv globo na qual um oficial das nossas forças armadas relata tudo que viveu, viu, filmou, dezenhou, fotografou mais de quinhentas aparições, cinco filmagens e duzentas e cincoentas páginas em seus relatórios. Pois bem sua morte não da para a jente entender como suicídio, assim como não deu para engolir-mos a morte de Wladimir Herzog!!! contudo valeu a pena pagar com a própria vida, mas mostrar ao mundo que sempre, a séculos estamos sendo visitados por seres extraterreno. Esta comprovado graças ao valente hoje realmente existemobjetos não identificado, extraterrestres.

  3. Minha filha Mônica viajou com uma amiga para São Pedro da Aldeia, levou sua maquina fotografica digital e tirou uma serie de fotografias, aqui em minha casa passou para o meu computador, entre elas havia três fotos de uma “estrela” que chamou a sua atenção pela sua luminosidade, muito bonita.
    Aquilo me despertou e vendo-as mais parecia com a lua do que uma estrêla, liguei o zoon e na foto que estava entre duas arvores, com o zoon tornado-as maiores fui almentando até quase tomarem a tela do meu computador. Uma das tres fotos era como redonda, a outra parecia que ela tinha se virado uma pouca coisa, mas na teceira não ha a menor duvida é um disco voador Esta adisposiçao a quem bem enteressar.

  4. Francisco disse:

    Vou responder algumas perguntas do seu blog só lhe peço que deixe meu nome e o nome dela fora disso

    Daisy a pergunta dele é na internet qualquer pessoa vai ler já sabe o que quero dizer

    seqüestrados por ovnis ?
    Sim muita gente na terra foi ou será sequestrada por criatura invasora servindo de estudo por forma genética procriação até invasão por arma de guerra

    arte e ovnis ?
    Não faz sentido técnico não tem o que responder

    o que é shmoo ?
    Tem a ver com a criatura ali ao lado o resto você sabe entender já lhe dei

    por que começamos a chamá-los de grays ?
    Na verdade seria gay não é o da foto desenhada você conhece o assunto lhe dei

    de onde vêm os ets ?
    Do planeta venus não mostrado na luneta da terra por outro ângulo visual escondido

    por que os ufos preferem a noite ?
    Na madrugada de preferência muita gente dorme e facilita o contato mental visual sem despertar o sono daquela pessoa acorda e não lembra de nada pelo uso da memória lateral invisível

    a lua é uma base ovni ?
    Não não tem ninguém lá por enquanto existe uma base ovni na direção do sol você conhece não preciso falar

    por que 1947 ?
    Por causa da guerra mundial na terra favorece descer sem ser notado e quando abate algum avião terreno ninguém fica sabendo

    Daisy na página paranormal ele só faz esta pergunta

    memória extracerebral ou síndrome da falsa memória ?
    Não tem memória falsa toda memória lembrança é verdadeira sem acreditar fica fácil dizer que é falsa falta de memória o resto tu sabe entender

    Não Daisy era só isso que queria te perguntar depois a gente conversa mais sobre o evento do sol

    RECADO
    Não exponha nenhuma pergunta
    Esperando que eu vou responder
    Não farei isso
    Será em vão esperar acontecer

  5. Hugo Pinon disse:

    A op.prato é sem duvida alguma a prova irrefutável da presença de civilizações superiores à nossa limitada razão, espero que os documentos da mesma deixem os porões da aeronaltíca e passem a ser conhecidos pela população

  6. marcio disse:

    estava na janela de meu quarto a noite observando as estrelas, quando olhei para o lado esquerdo de minha janela e vi como uma estrela cadente cair muito rápido algo com uma luz meio amarelada que logo se apagou.A princípio pensei que fosse uma estrela cadente porem no mesmo instante que olhei a minha direita da janela ví aquele objeto que caiu subindo lentamente com a luz amarela fraca quase apagada até que sumiu.

  7. Ana disse:

    Olha, só sei que a Terra tem problemas de sobra… não precisa de extraterrestre nenhum mais para bagunçar esta bagaça rsrs

  8. Sr. X disse:

    Sei que o FRANCISCO não vai responser, porém, lamentável tuas “magníficas” explicações. Da onde vem os ET’s? Resposta: Vênus, pô fala sério. É a mesma coisa dizer que todo brasileiro gosta de samba. Ah, e bom português não faz mal pra ninguém, já basta sermos motivo de chacota de nossos conhecidos´por acreditarmos em seres “verdinhos”.

    O fato é que esse caso é raro, tem evidências muito sólidas, como o video com o testemunho do Cap. Hollanda (sendo que no mesmo é possível observar, no braço, o implante por ele alegado sim!)

    Vamos parar de limitar nossas mentes com comentários como: “Eles são maus”; “Eles querem nos salvar”; “Eles querem o nosso planeta”. Comecem a olhar, antes de tudo, para o próprio umbigo! Nós humanos somos todos iguais? Todos queremos a paz mundial? Somos morfologicamente todos iguais? A resposta é simples, NÃO!

    Estamos falando de uma grande variedade de espécies inteligentes, com possivelmente diferentes opniões sobre nossa raça, ou seja, não coloquemos todos no mesmo saco! Uma mesma espécie pode ter contradições enormes, pois são seres tão falhos quanto nós, são a mosca que escapou de nossa garrafa e voa “livremente” sob uma garrafa maior ainda não percebida.

    Abram sua mente, chega de historinhas de seres superiores. Nossos governos e militares sabem muita coisa e não querem que saibamos, porque? Provavelmente seria o fim de nosso sistema político-econômico.

  9. Jtsales disse:

    O que uma coisa tem a ver com outra?????

    Não entendi quais seriam esses “esclarecimentos”.

  10. Jtsales disse:

    A operação prato ocorreu à revelia, pelo menos inicialmente, do governo norte-americano. Tão logo eles tomaram conhecimento, o governo brasileiro teve de
    interromper a operação e acobertar o caso. E como se tratava de avistamentos
    e contatos ocorridos na Amazônia, longe dos grandes centros de um país
    de terceiro-mundo, os EUA não se preocuparam muito com o caso em si.  
    Sem dúvida, a partir daquele momento, os militares brasilieros passariam a ser
    mais “cuidadosos” com esse tipo de situação envolvendo OVNIs e seres
    extraterrestres, como veríamos anos depois no caso do “ET de Varginha”.
    Como os governos não têm como acobertar tudo ao mesmo tempo e em todos
    os lugares, utiliza-se o recurso da ridicularização e da desinformação. Isso foi
    eficaz até a década passada, mas agora, com a Internet, com os diversos recursos
    fotográficos e de imagem dispóníveis para qualquer pessoa, fica realmente
    quase impossível inibir e desmentir os milhares de avistamentos mundo a fora.
    Sinceramente acho que estamos perto da “revelação oficial” da existência de
    vida fora da terra. Os sinais disso são o Vaticano, reconhecendo a possível
    existência de ETs, e o uso da mídia, que ultimamente está produzindo séries, filmes e
    documentários sobre OVNis numa escala jamais vista anteriormente. Tudo isso
    provavelmente para “sensibilizar a humanidade”. Isso tem sentido, pois Orson Wells,
    em seu programa de rádio, simulou uma invasão da Terra pelos “marcianos”, o que gerou pânico e suicídios em várias cidades norte-americanas. Isso na década de 1930, bem antes de Roswell.

    E se formos analisar a história da humanidade, veremos que temos sido visitados a milhares de anos pelos ETs. Isso explicaria muita coisa, desde a evolução do Homo sapiens até os saltos technológicos.

    E para finalizar, os céticos e os incredulos que me perdoem, mas eles deveriam ser
    os primeiros a começar a ver esse assunto sob outro prisma, pois fazem o papel de
    tolos, pois nada mais fazem do que ajudar a emcobrir aquilo que todas as pessoas, desde os mais simples até os mais bem informados, o que inclui militares e governantes, já sabem: não estamos sós neste universo.

    José Tadeu Sales

  11. Francisco Santos disse:

    Até quando as autoridades vão tentar esconder essa verdade,creio que não será por muito tempo.A operação prato é um das maiores evidencias da ufologia brasileira,parabéns.

  12. Marcus Freitas disse:

    Com relação ao implante no antebraço esquerdo do Capitão Holanda, chamo a atenção de todos, pois, o canal a cabo History Channel acaba de veicular agora, às vinte horas de hoje (20 de janeiro de 2012), um programa inteiro dedicado ao caso e veiculou imagnes muito nítidas do implante no Capitão Holanda. Inclusive quando inquirido ele informa que já fez radiografias e que o implante é radiotransparente. Penso que seria saudável que todos vissem tal material que será reprisado amanhã, 21 de janeiro, às onze horas da manhã.

  13. Marcio Farias disse:

    Hoje,26/10/2012 o History Channel passou novamente o documentário,é realmente muito esclarecedor.

  14. Fala Sério disse:

    Prezados(as),
    Infelizmente, não há absolutamente nada até os dias de hoje que comprove a existência de vida extraterrestre. Os fenômenos relatados pelo então capitão Holanda me parecem sem dúvida verídicos, porém há muita especulação e distorção dos fatos, jamais saberemos a verdade, essa é a única certeza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *