Por que não retornamos à Lua?

moonhoax32qhjk

Na comunidade CUB no Orkut, um participante fez uma série de perguntas que sim incomodam a muitos:

“Se os norte-americanos foram à Lua, por que não voltam lá hoje uma vez que nossa tecnologia é muito mais desenvolvida? Seria aquilo uma montagem em um estúdio? Ou será que eles foram lá e não podem voltar ou têm medo de voltar?”

O questionamento é mais do que relevante, a princípio, parece mesmo intrigante que há mais de três décadas não se tenha retornado ao satélite e que novos projetos para um retorno tripulado só se concretizem até 50 anos (!) após o último pouso da Apollo 17. Isso mesmo, um homem pisará novamente em solo lunar, se tudo correr bem, depois de 2020.

Livros inteiros poderiam ser escritos para responder a pergunta, mas o amigo Marcelo Domingues a respondeu de forma sucinta com mais perguntas:

“O Concorde foi fabricado na mesma época da ida à Lua, porém hoje não temos nenhum avião comercial supersônico em operação. Por que será se hoje temos muito mais tecnologia?

Em 1960, os exploradores Don Walsh e o Jacques Piccard foram ao ponto mais profundo dos oceanos com um submersível chamado Trieste. Depois disso ninguém nunca mais lá esteve. Por qual motivo isso ocorreu se hoje temos muito mais tecnologia?

Responda essas perguntas e você perceberá por qual motivo depois das seis missões bem sucedidas ao solo lunar (isso mesmo foram 6!!!) nunca mais foram enviadas missões tripuladas para lᔝ.

ATUALIZAÇÃO: Talvez seja apropriado responder por aqui às perguntas, embora que cada leitor pesquise por si mesmo mais sobre o Concorde e o Trieste possa render e convencer muito melhor.

Como a nota da revista Veja sobre o Concorde nota, o Concorde possuía um custo operacional quatro vezes superior aos dos jatos convencionais. Não é coincidência que o fim do Concorde, com a extinção das duas últimas linhas comerciais, tenha ocorrido durante o pico dos preços do petróleo, dado que as aeronaves eram notórias beberronas de combustível. Como Ricardo Amorim sintetiza, o Concorde se tornou obsoleto “a partir do momento em que a indústria do transporte aéreo concluiu que apinhar o maior número possível de passageiros dentro do avião é mais lucrativo que a rapidez do vôo”.

No caso do batiscafo Trieste, vale notar que diversos submersíveis foram criados, embora hoje a maior parte da exploração em grandes profundidades seja conduzida com sondas robóticas. Não é mera coincidência que seja exatamente o mesmo rumo tomado pela exploração espacial após as missões Apollo, e outra vez, como o comentário de Domingues vai direto à questão de por que não retornamos à Lua.

E a resposta é, basicamente, econômica. Depois de seis missões (seriam sete não fosse o desastre da Apollo 13), a missão Apollo cumpriu seus objetivos primários. Outras missões poderiam ser conduzidas ““ dois foguetes Saturno V ainda restavam ““ mas um deles foi usado para lançar a Skylab, uma estação de tamanho descomunal lançada de uma só vez em órbita. A Estação Espacial Internacional que conhecemos hoje só ultrapassou suas dimensões depois de dezenas de missões.

A Skylab queimou na atmosfera quando a janela de tempo após o fim das missões Apollo e as primeiras missões dos ônibus espaciais se estendeu além do previsto: os americanos simplesmente não tiveram como dar manutenção à estação.

Janela similar se abrirá com a aposentadoria dos ônibus espaciais e até os foguetes Ares poderem lançar as novas missões à Lua. Desta vez, em uma nova era, os russos e europeus poderão continuar mantendo a Estação Espacial Internacional no espaço, mas este episódio ilustra bem como a exploração espacial depende muito não só da economia, como da política e todos estes detalhes inconvenientes a um sonho de progresso continuado e mesmo ilimitado rumo às estrelas.

30 comentários sobre “Por que não retornamos à Lua?

  1. Eu li que existem bases nazistas na Lua, e que os nazistas ainda lançam viagens com suprimentos e tripulações na Antártida, através de discos voadores fornecidos por extraterrestres Illuminati.

    Não sei se posso questionar a veracidade dessa informação, pois o autor destes relatos diz que precisa permanecer anônimo por que é um ex-funcionário do governo do USA e tem medo de ser assassinato.

    Ele também conta que o governo tem muita informação e mantém contato com extraterrestres, mas não pode liberar esta informação para o povo pois geraria o caos.

  2. Mais uma história sensacionalista e absurda essa de existirem bases nazistas relacionadas com ET’s e discos voadores. Se esses lugares (Lua e Antártida) fossem realmente bases, vamos concordar que haveria uma movimentação, um trajeto, alto número de incidência nesses locais, que certamente, cedo ou tarde seria detectado em vários pontos do planeta.Só falta ele dizer que Hitler foi um ET e que os ET’s falam alemão.
    Abçs

  3. Renão, isto é típico de pseudo-céticos.

    Mas eles usam camuflagem para não serem detectados pelos radares e satélites.

    E Hitler não foi um ET, ele apenas mantém aliança com eles em troca de recursos terrestres e explicação e manipulação em cobaias humanas.

    Mengele também trabalha com os ETs e eles se escondem em túneis no centro de Porto Alegre. O subsolo tem ligação com a parte oca da crosta terrestre onde os ETs mantém bases de estudos genéticos.

    Pesquise no Google, você vai encontrar toda a verdade sobre os segredos que não querem que você saiba.

  4. “Porque não ha motivos que justificam os riscos e os custos de se mandar pessoas à Lua (o programa Apollo, que pôs 12 homens na superfície lunar entre 1969 e 1972, custou a bagatela de 19,5 bilhões de dólares. Quando gastou esse dinheiro, o governo americano estava querendo provar sua superioridade em relação à União Soviética) e, conseqüentemente, a supremacia do capitalismo. Vencida a corrida espacial, não havia mais por que ir à Lua. “É um problema de orçamento. Na época, foi dada prioridade aos ônibus espaciais e à estação espacial”, afirma Steven J. Dick, chefe da divisão de história da Nasa…”
    “…Os críticos afirmam que a missão é desnecessária. “Se quisermos descobrir algo mais, podemos fazer melhor com naves automatizadas do que mandando pessoas”, diz o historiador Alex Roland, da Universidade Duke, ex-funcionário da Nasa.”

    Marcela Buscato – Trecho de um artigo da revista Superinteressante

  5. Post muito legal! Sempre quis saber porque não houveram outras viagens a Lua. Legal também, foi saber que houveram 6 missões a lua, já essa informação eu não sabia.

  6. Na verdade, o projeto Apollo ia até a missão Apollo 20, mas as três últimas foram canceladas por que simplesmente o povo americano não estava interessado em colonizar a Lua, ou montar laboratórios lá, ou mesmo continuar estudando “in loco” o ambiente lunar. Pior, as transmissões ao vivo dos pousos lunares geravam telefonemas de telespectadores furiosos por que as missões lunares estavam atrapalhando as reprises do sitcom “I Love Lucy” (acho que era com a Lucille Ball).

    O orçamento da Nasa, que não era aquelas coisas, foi então cortado, e o dinheiro que sobrou foi redirecionado para outros projetos, como o Skylab, o Hubble, os ônibus espaciais, etc.

    Aliás, o fato do orçamento da Nasa ser, assim, tão pequeno, também já é um ponto contra a teoria conspiratória que diz que a Nasa esconde alienígenas. Imagina só, se a Nasa anunciasse ter encontrado alienígenas no nosso planeta, imediatamente o orçamento de Defesa (US$600 bilhões) seria dividido com a Nasa (que tem um orçamento bem mais modesto), e os cientistas da Nasa teriam dinheiro à rodo para qualquer pesquisa que tivesse a palavra “alienígena” na descrição.

    1. justamente por isso, por a nasa saber da existencia de ets que o orçamento da defesa é de 600 bilhoes. Ou vc acha que vão entregar barato o planeta

  7. O Sr Mori tem razão assim como Sr Cesar ir ao espaço muito caro bolso da cidadão americano, a NASA esta numa crise orçamentaria gigantesca e ate seus ónibus espacial são meras sucatas da década de 90 e para conseguir uma verba extra tem fazer turismo espacial com milionarios excêntricos e o vender sua marca e tecnologia em brinquedos, filmes em parques temáticos. E agora em 2009 quando EUA estão recessão economica considerada pior de todos elas muitos já especulo que NASA pode estar por um passo da falência (Esta não minha Opinião), com bilhoes dólar sendo usados para socorrer o mercado economico não haveria gastos com coisa consideradas muita caras com pouco retorno financeiro a curto prazo.
    Já foi dito pelos historiadores que ate a viagem de Vasco da Gama a Índia foi mais importante que missão Apolo 11 por causa do intercâmbio cultural, económico e social alem de marcar inicio das grandes navegações enquanto a missão Apolo 11 teve carater politico-ideológico e as únicas coisa que trouxeram foram rochas ricas minerais comuns a terra como Ferro e alem de provar muito caro uma colonização da Lua pelo homem.
    Resta torcer então para projeto chinês de exploração lunar independente sem participação da NASA dar certo ou então teremos muitas pessoas ceticas mesmo sobre um futuro que homem consiga colonizar o espaço.
    Desculpe meus erro de português ;)

  8. PESSOAL, ATÉ QUANDO VOCÊS IRÃO ACREDITAR QUE O HOMEM FOI MESMO À LUA???? AQUELA MONTAGEM FOI FEITA EM ESTUDIO!!!
    VOCÊS NUNCA SE PERGUNTARAM PORQUE NOS EUA EXISTEM AREAS NO DESERTO QUE SÃO EXTREMAMENTE VIGIADAS E SÃO ENORMES ???
    SEI NÃO, NUM PAÍS ONDE O PROPRIO SERVIÇO SECRETO FORJA ATENTADOS ( VIDE TORRES GEMEAS, PENTÁGONO E PENSIVANIA ), PARA COMEÇAR NOVAS GUERRAS, É MUITO INGÊNUO DE NOSSA PARTE PENSAR QUE ELES FORAM DE VERDADE À LUA E NOS PASSARAM INFORMAÇÕES DE MÃO BEIJADA !!!
    NÃO ESTOU QUERENDO MENOSPREZAR NINGUÉM, ATÉ PORQUE SEMPRE FUI UM AMANTE DAS COISAS DO ESPAÇO, MAS ELES DE FATO NÃO ESTIVERAM PRESENTES NA LUA !!!!
    UM ABRAÇO A TODOS !!!!!

    1. tu deve ter uma fonte muito boa para dizer que os atentados no eua foram feitos por eles mesmos, o cara acredita numa besteira dessas mas não acredita que o homen foi a lua. a sei foi a mesma fonte que te disse isso. cara depois dos cacadores de mitos botarem por terra essa teoria de montagem, teu pensamento ficou pequeno. Matar o proprio povo para começar uma guerra, o motivo petroleo né, então somos os proximos agora com présal no brasil. mente curta

      1. Cara , eu sei que o que ele disse é bastante inacreditável ou até absurdo no ponto de vista ético.Mas você é bastante ingênuo de pensar que uma organização tão poderosa e rica como o governo dos EUA não poderia fazer algo desse tipo.Com certeza a possibilidade dos atendados ser de autoria americana é tão grande quanto a de ser estrangeira.

  9. se eles consegue controlar uma sonda robotica na lua ou em outro planeta qualquer? aproveita e colaca um camera e filma pra nos ao vivo leva um jornal do dia. e outra coisa vai mais uma veizinha so pra provar pra nois. e mostra a base LUNAR ja que pra enviar da qui la im cima, tem que ter uma plataforma de lançamento, o foguete tem que ter varios estajio. mostra pra nois o imenso estilingue que fizeram la na lua, ja que uma base de lançamento e uma plataforma levaria varios anos aqui na terra com dezenas de operarios, engenheiros, ferro concreto. imagina em 10 tripulante montarem tudo em quantos dias? ou eles se jogara e cairam la di sima? “os erros de portugues são propositais”

  10. O maior desafio para chegar a Marte é manter os astronautas saudáveis pela prolongada exposição aos raios cósmicos durante à viagem.

    Tripulação de aviões comerciais são 10 vezes mais susceptiveis à cancer de pele daquelas pessoas que vivem no chão.

    A estação espacial internacional fica abaixo do Cinturão Magnético de Van Allen, proteção natural contra os raios cósmicos.

    Quem foi à Lua ficou exposto aos raios cósmicos.

    Como anda a saúde de quem foi à Lua?

  11. Eu acredito que não voltam a lua porque lá tem alguma coisa que deve por muito medo e que deve ficar por la mesmo. E é muita prepotência de alguns que dizem que “lá não tem p* nenhuma”, porque o exemplo é claro e está próximo a nós, como os seres que vivem em altas temperaturas aqui na terra. Então porque não poderiam haver seres em outros lugares? So porque não tem água ou oxigênio? Paremos para pensar um pouco só, segundo os cientista e blá blá nós viemos de uma complexa evolução, ou seja o oxigênio e a água é essencial para nós porque tivemos que evoluir e “dançar de acordo a musica” e porque outros seres não podem viver com as condições de cada planeta?
    temperaturas adversas, condições adversas… talvez nosso planeta seja assim para outros seres vivos.

  12. A RESPOSTA É SIMPLES!!!!GRANA!!!
    PROJETOS ESPACIAIS SÃO CARISSIMOS!!!
    NA LUA NUM TEM NADA !!!!!

    EM MARTE E NO FUNDO DO MAR É MAIS BARATO E MENOS ARRISCADO! MANDA ROBO Q GENTE.
    VAMU FICA DE OLHO É NO TELESCOPIO KEPLER ESTE SIM VAI VIRÁ FUIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

  13. Motivo? Por que eles voltariam se todas as missões que se realizaram eles trouxeram o preciso de pedras lunares, se eles forem vão fazer oque lá? tomar banho de sol??

  14. Oi pessoal

    Você acredita que o homem foi à Lua?
    A varias fotos e vídeos q mostram que td não passa de uma montagem de uma fraude e so pesquisar e vcs vão ver q não estou mentindo e outras mostram q são verdadeiras essa e outra pergunta,se forão mesmo pq n voltarão?dizem q e pq n a necessidades de ir a lua novamente por que n a nada para ver lá, e pq e um investimento caro,pq tanto envolvimento da nassa sobre o filme Apollo 18 se a ultima missão foi a Apollo 17a ir a lua,e pq o presidente da nassa em um vídeo anunciou para todo mundo se preparar para algum acontecimento,veja os arquivos e os vídeos entre no site http://www.lunartruth.com e veja se eu estou mentindo,minha opinião se baseia nos fatos e provas q o homem n foi a lua na missão Apollo 11.

  15. tudo nao passa de um jogo da nasa para iludir a cabeça do cidadao,
    universo e tao grande e so nos temos vida ?
    Nasa esconde coisas! fikar de olho e bom!

  16. Na verdade o que vcs da atual geração não entendem, é que não existe mais tecnologia hoje que naquela época. Para entender “os anos incríveis” só tendo vivenciado ou pesquisar a respeito. Tal questionamento é ridículo. Basta pesquisar com seriedade e verá que os equipamentos utilizados nas missões, não todos é claro, ainda se encontram lá. A tecnologia da época e os aparelhos em geral eram muito superiores aos de hoje. Na verdade o que ocorreu foi o sucateamento para popularizar os equipamentos. Além disso, as pessoas da época eram muito mais instruídas que as de hoje que só pensam em cerveja e sexo. A sua pergunta é mesma que perguntar: por que na época as mulheres ficavam em casa e os homens trabalhavam? Os valores infelizmente despencaram e com isso o interesse científico, moral e intelectual da sociedade.

  17. porque,nao podem ou foram proibidos de irem em determinados lugares tanto na terra como na lua, pelo contrario ja terian instalado bases fixas de sateltite na lua que funcionaria talves muito melhor dos dos que rodeian o globo.

  18. Os norte americanos não voltaram a lua, pelo simples fato de que, a Apollo 13 estava carregando um armamento nuclear e desde os primórdios estamos sendo observados pelos OVNI’S… Basta ver as escutas secretas que não foram divulgadas pela NASA e que foram sucumbidas e expostas em alguns lugares… Nelas Armstrong, se diz não acreditar no que esta vendo e que seria uma forma diferente de vida, ainda fala que eles interferiram o sinal e que pediram para colocar tal tipo de informação em código… Enfim, eles sabiam do potencial de destruição que carregava a Apollo, e tudo indica que os OVINIS, deram um cheque mate para que não retornassem la, com tal tipo de intenção, embora hoje eles tem economia sim para fazer tal… Reflitam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *