O Estranho Caso da Cobra com Perna

cobraperna

Pouco antes da preguiça do Panamá, um outro caso um tanto menos chamativo veio da China:

“Uma habitante da cidade chinesa de Suining levou o susto de sua vida ao encontrar uma cobra na parede de seu quarto. Detalhe: a cobra era dotada de uma perna. Duan Qiongxiu, 66 anos, entregou o animal para cientistas, que se surpreenderam com o fato do animal ter aparentemente desenvolvido uma pata completa, com quatro dedos. “˜Eu acordei e ouvi um barulho estranho. Quando acendi a luz, vi o bicho rastejando na parede”™, conta Duan. Ela pegou um sapato e matou o animal, mas guardou o corpo em um pote com álcool”.
[G1: Chinesa leva susto ao encontrar cobra com uma perna dentro de seu quarto]

Cobras com pernas, membros vestigiais, não são tão incomuns: descendentes de ancestrais com patas, assim como pessoas com rabos por vezes cobras apresentam tais apêndices. São, contudo, geralmente muito pouco desenvolvidos.

I10-10-snake

Algo não parecia certo, e Roberto Takata, do Gene Repórter, embasou a estranheza com comentários mais fundamentados:

“A perna destoa. Se fosse um caso de atavismo, esperaria que a perna tivesse uma orientação correta – mas ela parece apontar para o lado errado, além disso a posição não parece correta – a julgar por fósseis e o gancho sexual de jibóias, pernas atávicas deveriam surgir perto do ânus. O padrão da coloração, embora parecido, não bate muito bem. (Em sendo atavismo, talvez o mais normal fosse esperar duas pernas e não apenas uma, embora uma combinação com má-formação congênita pudesse explicar a unilateralidade.)”

Qual seria então a explicação para o estranho caso da cobra com perna? O mesmo Takata parece matar a charada:

Eu chutaria que o pobre animal teve um rompimento lateral e a perna de sua última refeição ficou exposta. Ou melhor dizendo, o braço. Eu chutaria que é o braço de um sapo – sapos e anfíbios modernos com patas em geral possuem quatro dedos nos membros frontais e sem garras – talvez (especulando na especulação) um parente do sapo cururu (Bufo spp.). O posicionamento parece bater com uma presa engolida pela cabeça: como é de hábito das cobras. O corpo está mais expandido um pouco à frente e um pouco atrás de onde sai a perna/braço, sugerindo a presença de um objeto em seu interior: o restante da presa”.

Takata menciona como exemplo o caso da cobra que “explodiu” após engolir um jacaré nos Everglades, EUA:

cobracrocodilo

Aí também, é um tanto complicado perceber aonde termina a cobra e começa o jacaré. Mesmo a perna do jacaré também acabou saindo, e é provável que tenha sido a perna, com suas unhas, que tenha rompido a cobra nos dois casos.

Como no caso da preguiça, a explicação parece óbvia em retrospecto, mas Takata merece aplausos por resolver este estranho caso. Eu só chutaria, por aqui, que talvez o caso chinês também envolva uma cobra engolindo um pequeno crocodilo, já que o perfil de inchaço parece mais longo do que o de um sapo.

Seja como for, um estranho caso com uma inusitada explicação, que pode ser ainda mais curiosa que uma cobra atávica.

[Gene Repórter, via Cyntia (obrigado!), Arquivos do Insólito, Mundo Gump, onde Lucas Tum também enxergou a luz]

Atualização 27/09/09:

Takata envia um gráfico com sua interpretação da fotografia (clique para ampliá-lo):

legged-snake

O número de dedos é uma indicação forte de que o Gene Repórter estava certo desde o início e a perna seria de um sapo!

13 comentários sobre “O Estranho Caso da Cobra com Perna

  1. Isso eh o que dah ser gulosa.
    Soh de olhar a foto dah pra ver que aquilo nao eh da cobra, mas de algo que ela (tentou) comer. Um classico caso de “olho maior do que a barriga”.

  2. Gente, que coisa, eu já vi e peguei tantas cobras com patas dedos e unhas que achava que todo mundo sabia da sua existência.
    Algumas tinham apenas as dianteiras, outras as quatro, com dedos e unhas perfeitos, embora inservíveis.
    Trata-se de uma mera regressão genética, eis que há apenas poucos milhões de anos alguns lagartos perderam as pernas por rastejarem melhor do que andarem, e se transformaram nas cobras e serpentes.
    Quem conhece, mesmo que basicamente, o evolucionismo, entende esse fenômeno e também muitos outros parecidos, na Natureza.

  3. Ô cara, nós sabemos deste fenomeno …mas a discussão não é esta… é a de que a cobra teve seu ventre rompido tal qual a outra dos Estados Unidos por um acidente natural após ter feito sua refeição. Saber qual o animal que estava a sair de sua “pança” serve para nos mostrar que as imagens que circulam na INTERNET são usadas por “engraçadinhos” que enchem nossas caixas de mensagens com notícias “fantásticas”.

  4. Muito louca as fotos!Mas acho que ainda existe muitas coisas extraordinárias que acontece na natureza que mesmo com nossa tecnologia e todo nosso conhecimento nós ainda não podemos ver!

  5. Livre para ser livre
    Se crer em divindades,o faça com cautela
    Valorize mais a Natureza do que a você próprio
    Leia muito, de tudo que lhe dê sabedoria
    Aja com a razão
    Aposente a emoção
    Dê a cada centavo a importância de um milhão
    Ria e faça rir, a toda hora
    Não espere, mas dê muito amor
    Mesmo sem gratidão, seja grato
    Não ofenda
    Seja paciente
    Não buzine
    Respeite o pedestre
    Cumprimente antes de pedir por favor
    Não seja escravo de quem divulga “palavras”
    Não dê dízimos, doe aos pobres
    Ore e cante para o seu coração
    Adote uma criança
    E,se preferir,seja um bom Ateu

  6. Eu LI várias fontes diferentes desta reportagem da cobra com perna e a chinesa declarou que a cobra efetivamente estava usando a perna para escalar e em momento algum aparenta ser uma ‘perna de refeição que explodiu’. E ainda olhando essa cobra q engoliu o jacaré só atesta que é um caso totalmente diferente devido ao tipo de estrago. Essa explicação da perna de sapo explodida foi das piores “explicações” de tudo que já vi na vida!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *