Destaques mi_4175768632979041.jpg

Published on outubro 19th, 2010 | by Kentaro Mori

208

Documentos oficiais revelam investigação do “Caso Varginha”

O mais célebre caso ufológico do país, envolvendo um personagem que se tornou conhecido por todos, o “ET de Varginha”, foi de fato investigado pelas autoridades, em dois processos: uma rápida sindicância em maio de 1996 e em um inquérito mais longo concluído em julho do ano seguinte. A divulgação das conclusões do inquérito pela revista IstoÉ desta semana vem causando agitação, porque nele o tenente-coronel Lúcio Carlos Finholdt Pereira sugere uma “hipótese mais provável” surpreendente.

Segundo o inquérito, um cidadão conhecido como “mudinho”, portador de deficiência:

“estando provavelmente sujo, em decorrência das fortes chuvas, visto agachado junto a um muro, teria sido confundido por três meninas aterrorizadas com uma ‘criatura do espaço’”.

mi 4175768632979041 ufologia destaques

O ET de Varginha seria um morador da cidade que costuma ficar agachado olhando ao chão, como a comparação presente no inquérito sugere.

A explicação prosaica seguramente não satisfaz aos entusiastas, como não foi satisfatória às garotas, ou mesmo ao ufólogo e principal investigador do caso, Ubirajara Rodrigues. No livro “O Caso Varginha” (2001), Rodrigues já abordava a hipótese:

“No local de seu encontro com o ser incomum, reside um rapaz de nome Luiz (…), com sérios problemas mentais. Luizinho anda por todo o bairro e costuma sentar-se com os joelhos à altura do peito. Não fala. Na primeira ida das garotas ao terreno, após o avistamento, Luizinho aproximou-se e se agachou, como sempre faz. Kátia [uma das três garotas] aproveitou para rir, achando verdadeira graça da hipótese de terem avistado aquele rapaz doente e o confundido com a criatura que descreveram. ‘Ah, até cigarro já dei pra ele, quem não conhece o Luizinho? Imagine se iríamos confundir ele com aquilo’”.

Já então teria sido desmentida a tese que o inquérito policial militar aventaria como a mais provável?

Coincidências

Algo notável sobre o chamado Caso Varginha é a conjunção de coincidências. Qualquer que seja a hipótese abordada para compreender o que pode ter ocorrido na cidade mineira, que pode ser de tudo, inclusive nada, coincidências muito curiosas serão necessariamente consideradas.

Considere-se, por exemplo, que o “Caso Varginha” ocorreu na cidade onde reside o próprio Ubirajara Rodrigues, um dos poucos e principais pesquisadores OVNI ativos em todo o país há algumas décadas. Considere ainda que o local onde as três garotas teriam visto a “criatura” fica a poucas quadras de onde Rodrigues de fato residia, e foi assim que ouviu já no dia seguinte os rumores que então se alastravam pelos quarteirões e logo pela cidade a respeito do evento.

Ou lembre-se de que poucos meses antes do encontro das garotas, alienígenas despertaram enorme interesse popular com o filme de uma suposta “Autópsia Alien”, vista por centenas de milhões de pessoas em todo o mundo, e no Brasil, exibida exatamente nos mesmos veículos de mídia que abordariam o Caso Varginha. Não é surpresa que a “criatura”, que as jovens nunca afirmaram ser um ser de outro planeta, fosse logo conhecido como o ET de Varginha. ETs estavam em voga, e poucos meses depois do Caso Varginha, o blockbuster “Independence Day” provocaria estardalhaço ainda maior e ao final renderia quase um bilhão de dólares.

autopsy3 ufologia destaques

Há mais coincidências. Exatamente naquele dia, 16 de janeiro de 1996, momentos depois das garotas tomarem um atalho por um terreno baldio e virem a “criatura” agachada, uma intensa tempestade de granizo se abateu sobre a região. Ela provocou alguns estragos, e unidades dos bombeiros teriam se deslocado para atender a algumas ocorrências. Incluindo, rumores diziam, capturar mais criaturas.

Finalmente, retornamos à coincidência de Luizinho. Absurda como possa parecer a princípio, rejeitada prontamente pelas testemunhas, há uma coincidência notável:

Luizinho mora em frente ao terreno onde as garotas tiveram seu aterrorizante encontro. E o homem costuma ficar de cócoras, exatamente na mesma posição que a suposta criatura que assustou as garotas.

varginha l ufologia destaques

Ainda que se descarte de pronto a ideia de que ele tivesse sido confundido por “aquilo”, seria preciso aceitar de pronto a coincidência tão ou mais bizarra de que uma criatura desconhecida, quiçá mesmo do espaço, veio à Terra para se agachar no terreno em frente à casa onde um humilde e calado homem portador de deficiência costuma ficar exatamente na mesma posição.

Seria uma coincidência cósmica de cócoras.

et varginha ufologia destaques

A possibilidade de que as garotas tenham sim confundido o morador que conheciam há muito não deve ser descartada de pronto. Não pode, por outro lado, ser aceita com tanta facilidade. Coincidências bizarras fazem parte do Caso Varginha, seja qual for a tese defendida para entendê-lo.

A explicação oficial é possível, e sim plausível, mas dificilmente saberemos com segurança o que de fato as três garotas encontraram naquele dia. O que sabemos é que o que quer que tenha sido, Luizinho morava à frente, na mesma posição descrita.

No mínimo uma inacreditável coincidência, no máximo uma surpreendente explicação.

Conspirações

Incrivelmente, acostumados como estamos às histórias de Hollywood sobre altos segredos, o conteúdo da sindicância e do inquérito estão disponíveis a acesso público há muito. “Um inquérito policial é em geral público”, comentou Rodrigues. “Quando chegou ao conhecimento do repórter da IstoÉ a existência de tal inquérito, simplesmente se dirigiu à Justiça Militar em Brasília, requereu que pudesse retirar cópias e foi deferido”. Simples assim.

E simples assim, qualquer um poderia ter obtido acesso a tais informações – se já não tivesse lido a hipótese no livro de Rodrigues publicado em 2001 – apenas fazendo o requerimento ao órgão público apropriado. Tanto é assim que o próprio Ubirajara Rodrigues já tinha conhecimento do conteúdo do inquérito. Em seu caso, é preciso conceder, entre outros motivos porque foi também um dos civis que prestou depoimento. O que por sua vez se tornaria motivo para mais teorias de conspiração.

À semelhança da reportagem recente, há pouco o posicionamento crítico de Ubirajara Rodrigues se tornou mais conhecido, e também foi divulgado por alguns como uma “reviravolta”.

Em busca de explicações, surgiram mesmo acusações de que Rodrigues teria sido forçado a negar o caso que descobriu e promoveu, e a teoria de conspiração rapidamente convergiu a um detalhe dramático: o inquérito militar em que depôs marcaria o momento da “virada de mesa”. Ainda em termos Hollywoodianos, sabe-se lá o que os terríveis militares não podem ter feito em tal inquérito para calar o ufólogo?

No mundo real, contudo, este é exatamente o mesmo inquérito militar encerrado em julho de 1997, anos antes da publicação do livro de quase 400 páginas sobre o caso, pelo mesmo Rodrigues. Uma coação que leva um ufólogo a publicar um livro de centenas de páginas é a rigor como uma conspiração em que um inquérito pode ser lido e copiado por qualquer um que faça o requerimento. Algo fantasioso, Hollywoodiano, que simplesmente não é real.

4244208835 9ac311274e z ufologia destaques
HQ francesa de Philippe Auger sobre o Caso Varginha

O Deserto do Real

Ao contrário do melhor da fantasia, onde o bem e o mal são bem claros, onde Grandes Conspirações controlariam o mundo e todos os maiores acontecimentos históricos foram parte de um Grande Plano – por mais maligno que seja –, a realidade pode ser confusa e incerta.

Teriam as garotas se apavorado com um morador que já conheciam? Seria absurdo, mas também absurdo é que uma criatura desconhecida vinda do espaço vá se agachar em frente à casa onde um morador costuma ficar agachado. Entender isto é entender um dos verdadeiros valores reais da ufologia, o de oferecer pequenos enigmas aos quais qualquer resposta pode ser insatisfatória.

Um ufólogo pode afirmar que nada pode afirmar? Parece confuso, mas é exatamente como Rodrigues conclui seu livro de 2001, reconhecendo que apesar de centenas de páginas de histórias e possibilidades e mais de cinco anos de pesquisas – quatro deles após o inquérito militar em que depôs –, não pôde encontrar prova conclusiva que esclarecesse algo. Hoje, quase 15 anos após aquele dia de janeiro, Rodrigues chegou mesmo a recrudescer sua posição crítica e publicou há pouco o livro “A Desconstrução de um Mito”.

roswellcrashfake ufologia destaques

É muito mais simples acreditar que uma nave-mãe extraterrestre em forma de charuto sofreu uma avaria e lançou criaturas alienígenas pelo interior de Minas Gerais, o que foi prontamente encoberto pelos militares brasileiros em colaboração com americanos, calando a ufólogos e criando explicações ridículas aos acontecimentos testemunhados por muitos. Como o caso Roswell abordado em Arquivo-X. As criaturas aliens teriam sido então… autopsiadas. E os restos do disco voador enviados aos EUA, provavelmente para a Área 51.

Não por coincidência, a Autópsia Alien e Independence Day, obras de ficção, misturam-se com a fantasia mais fácil à qual os rumores convergiram. Toda a história de Varginha envolvendo extraterrestres é apenas um pastiche de temas explorados em uma incestuosa relação entre ufologia e ficção.

A realidade de fato pode ser ambígua e assim desconfortável. Não saber ao certo o que ocorreu, em meio a uma montanha de evidência constituída por outro lado unicamente de testemunhos e eventos circunstanciais – como coincidência – é uma posição mais difícil e por isso mesmo desconfortável, mas se há algo que possa ser afirmado com segurança é que nada pode ser afirmado com segurança.

O Caso Varginha não se resume apenas ao avistamento das três garotas, e mesmo o encontro das garotas com a “criatura” não se limita a alguém agachado. Uma cidade inteira ficou meses em polvorosa, e todo um país foi movido por uma figura que entrou no imaginário coletivo. Há infindáveis detalhes e ângulos a serem abordados.

Aqui, abordamos rapidamente alguns dos novos, ou não tão novos desenvolvimentos e rumores relacionados, e encerramos com a promessa de revisar em maior detalhe o mais famoso caso ufológico brasileiro, ou não tão ufológico, em uma data futura.

- – -

Tags: , , , ,


About the Author

+



208 Responses to Documentos oficiais revelam investigação do “Caso Varginha”

  1. Pingback: “Caso Varginha”, a versão dos militares | Sedentário & Hiperativo

  2. MUITO BOM cara! Extremamente completo o artigo!

    Agora seria interessante se o Giu conseguisse aquele maldito vídeo… :P

    Abraço!

    • Henry Thoreau says:

      Creio que o caso não se resume a isso que todos podem ver aqui, embora há muitas outras coisas não normais que aparentemente ocorreram até então nessa cidade mineira, como por exemplo: a morte de um militar coms eu caixão sendo de chumbo lacrado, estranhos ‘seres’ vistos num zoologico e alguns dias depois alguns animais aparecerem mortos, seria mais conclusiva a matéria se pudesse também falar das declarações do legista Badan Palhares…só pra pontuar, acho que foi o canal INFINITO, fez um documentário, e entrevistaram alguns militares e bombeiros questionando acerca do evento daquele dia ligado ao avistamento e captura desse suposto et…não só gerou um grande alvoroço, mas também aconteceram coisas hospitais, no documentário dizem que por causa de “um casal de anões, sendo que a mulher anã estaria grávida” gerou muita especulação (prefiro crer num ET do que num casal de anões grávidos hahahaha)…
      Também, dizem…apenas boatos, mas boatos não se geram do nada, que alguém recebeu grana pra fazer desacreditar essa história toda, até por um motivo bem simples, qual ufólogo lançariam um livro pra desmentir um caso assim tão chamativo como esses…

      • wesley says:

        a midia tem uma boa funçao na sociedade que é relatar fatos “VERDADEIROS” para depois desmentilos criando entao falsas expectativas na sociedade para talvez acalma-la de que algo fora do comum esteja acontecendo mas de todo jeito a midia é responsalvel de esconder todas as verdades de nos que ficamos as vezes sem saber o que esta acontecendo de fato somos emganados a todo mometo se quiserem a verdade nao acreditem no que se passa na televisao e em alguns sites pesquisem por conta propia vao se deparar com fatos que podem explicar as suas duvidas liguem os fatos e terao provas concretas do que aconteceu de verdade

  3. Gustavo says:

    A maior prova de que existe vida inteligente fora da Terra é que ela fica bem longe daqui e evita se aproximar.

  4. Bruno says:

    Parabéns pelo texto! Muito bem escrito e muito esclarecedor.

  5. Gilmar Lopes says:

    Mesmo assim, muita gente ainda continuará acreditando na versão da visita extraterrestre… é como um conto que li há um tempo atrás (infelizmente, não lembro o autor!): O filho do fazendeiro chega da cidade com um enorme telescópio e começa a mostrar aos peões (que estavam numa roda, falando sobre as lendas do interior) os planetas. Um dos peões dá uma olhada através do aparelho e diz, meio sem convicção: – Se o patrãozinho tá dizendo…
    Ou seja, muitas pessoas preferem acreditar naquilo que imaginam do que naquilo que estão vendo. Parabéns pelo excelente post!

  6. igorsan says:

    Sou de Varginha e a história do Luisinho existe desde o começo. Aqui as pessoas não acreditam nem acreditavam muito nessa historia não,mas foi usada para virar atração turistica.

    A coisa entrou tanto no imaginário popular que já vi um livro de folclore onde o Et de varginha entrou ao lado do saci e curupira.

    Para atiçar um pouco mais as mentes conspiratorias, saliento que o Ubirajara foi Maçon

  7. Samurai says:

    Imagino quanto tempo até aparecer um ufólatra apelando para ad hominens o artigo sem ao menos refutá-lo.

    Eu gostaria muito que pelo menos um ufólatra tentasse refutar o texto ao invés de apelar para as mesmas batidas falácias!
    Mas a crença tem uma influencia poderosa na mente humana.

    Parabéns pelo post.

  8. Ítalo says:

    ahushuahsuhuahsuhsausa
    que reportagem mais furada

    pra começar o et nem era verde, era marrom…
    e se esse mundinho fosse o et, qual a explicação das protuberâncias na cabeça?
    e qual é a explicação de ter sido visto mais de um et, de dois terem sido capturados e um ter morrido?

    • igorsan says:

      nao tem evidencia que apareceu vc está perguntando qual a explicação para um ter morrido????

      E tem uma coisa que chama histeria coletiva. Começa e ficar olhando para o céu apontar e falar que tá vendo alguma coisa que daí a uma hora vai estar cheio de gente que jura estar vendo a mesma coisa que vc está. Sério, faça o teste. Não falha nunca

  9. Ítalo says:

    só completando que, nem lembro das reportagens da época dizerem que tava chovendo…

    achei péssima a reportagem da band
    mas bem boa a do site…
    bem mais informada e esclarecedora

    ri da “Seria uma coincidência cósmica de cócoras”
    ahahahahahaa

    • Fernando says:

      não estava chovendo não, fazia muito calor e era período da tarde…sei lá, cada um com sua opnião, mas certa vez um conhecido disse que um amigo dele de uma igreja, tinha visto cópias de umas fotos do ser capturado mostradas por um soldado que participou da operação, e ele como crente não acreditava nessas coisas, ficou espantado e disse que era horrível o ser…sei lá vai saber né…

      • Neto says:

        ai entra aquilo da isteira coletiva,todo mundo diz q viu mas cada um do seu jeito

      • jcademir says:

        você tá brincando? ou é sério? ouviu isso mesmo de um conhecido que era amigo de um crente? gostaria de ter esse como meu conhecido, pois esse caso me impressionou, acompanhei tudo e ha muitas duvidas, não querer crer é uma coisa mas deixar de crer em evidencias é incoerência, é aceitar ser dominado por pessoas que se auto-denominam autoridades, não somos robôs controlados.
        As famílias entrevistadas são pessoas humildes, de caráter, se vê isso, porque mentiriam assim??? é claro que quem devia ser investigado agora é o próprio ufólogo, deve agora ser milionário….

  10. Al Gore says:

    Acho que era o Bilu!

  11. Mas enfim, meu amigo, o que você quer dizer logo que não existiu nenhum ET de varginha, não é mesmo?

    Tantas coincidências acabam me deixando com a mesma conclusão: provavelmente nunca saberemos.

    E a Ufologia é uma questão de fé, que nesse caso não tenho.

  12. Fabio says:

    É, um a um os mitos são derrubados!

  13. Rob says:

    Boa tarde, Kentaro,
    Gostei do artigo!
    Agora vamos esperar que as meninas de Varginha venham a público, enterrar de vez este pseudo caso ufológico e quem sabe adequar esta estória ao mundo religioso que elas vivem.

  14. Alvaro Rexs says:

    Kentaro,

    É provável, muuuuuuuito provável que seja o E.T. de Varginha seja “Luzinho Agachado”! São circunstâncias inegáveis!

    Porém veja por outro lado:

    Três meninas confundem uma pessoa com problemas mentais (agachado sabe-se lá fazendo o que) com uma criatura estranha! Por uma crise de histeria, ou por influência de um ufólogo, elas cantam aos quatro ventos o ocorrido, ok? (Até aí sua concepção é perfeita!)

    Porém:

    O que diabos o exército brasileito tem com isso? Eu, sendo um comandante de uma base militar, com problemas muito maiores, ia me procupar com uma “estorinha” dessas?

    E pq quem dá o parecer final sempre é o exército? Pq a Justiça militar se envolveu nisso?

    O exército brasileiro tem esses objetivos como missão:

    Missão do Exército

    - Preparar a Força Terrestre para defender a Pátria, garantir os poderes constitucionais, a lei e a ordem.

    - Participar de operações internacionais.

    - Cumprir atribuições subsidiárias.

    - Apoiar a política externa do País.

    Fonte: http://www.exercito.gov.br/06OMs/gabcmtex/por657.htm

    Tem tudo a ver com histeria adolescente por causa de um mudinho, não é?

    • Fernando says:

      E não se esqueça da outra criatura que os bombeiros foram chamados pensando que seria um macaco que fugiu e os populares já apedrejavam a mesma…, outro mudinho?

  15. SARTORI says:

    Quem acompanhava a comunidade ufo brasil do orkut deve lembrar que um usuario chamado “gato preto” dizia a pelo menos 2 anos atraz que o et era um mendigo que costumava rolar pelo barro dos dias de chuva e ficava agachado no matagal na frente da casa dele, coincidencia ou ele conhecia os fatos mesmo?

  16. Marcos Gomes says:

    Gostei muito do artigo, continuem assim.Ficamos sabendo há algum tempo que há um boato que um dos policiais que participaram da suposta captura do ET de Varginha morreu devido a um ataque desta suposta criatura.
    Acredito que há uma grande conspiração por baixo de tudo isto.Provavelmente entre os nossos militares de alta patente e o exército americano,o qual há boatos de que são os detentores do ET.
    Espero que um dia tudo isso se esclareça antes que seja tarde demais para percebermos as consequências…

  17. MÁRIO CÉSAR BERNARDINO says:

    Como Tradutor e UFOlogo, o masis incrível
    de todo esse mistério do CASO VARGINHA, é
    que exatamente após 15 anos, o Exército negar sobre a existência das “criaturas”,
    e que tudo foi um engano. Como já é do
    nosso conhecimento “O Governo nega tudo”,e aquela “criatura” era simplesmente um cidadão Varginhense.

  18. Junior Miranda says:

    É incrível a profusão de bestas, beócios, bucéfalos, idiotas, apedeutas, analfabetos funcionais, iletrados, estúpidos, iníqües e meros bocós nestas Comunidades ufológicas.

    São pessoas que simplesmente não tem a menor dose de discernimento. Não leem, não interpretam os fatos, e se aferram sempre a suas inefáveis crenças.

    JM já disse, há mais de dois anos, que VARGINHA É UMA FARSA.

    Isto foi dito a JM por um ufólogo mineiro, num banco de praça – Praça Getulio Vargas em Nova Friburgo – em 2006.
    ” Junior, Varginha é uma FARSA.”
    Todos os ufólogos sérios e experientes sabem disso. E sabem disso desde 1996.

    As meninas sabiam quem era o tal ET; mas mantiveram a farsa. Foi divertido.

  19. Claudio says:

    Aquela criatura não era um cidadão Varginhense mas a política de acobertamento age de forma muito sutil e com grande eficácia. O inquérito apenas reafirma o que os militares já declararam no auge dos fatos para acalmar os ânimos dos pesquisadores que descobriam informações surpreendentes a respeito da captura das criaturas. Num documentário feito por uma grande emissora americana, um dos militares brasileiros entrevistados chega a afirmar que o avistamento da misteriosa criatura teria relação com um casal de anões! rsrsr Realmente uma forma de confundir a mídia e criar confusão na apuração genuína dos fatos. Agora dizem que é um cidadão de Varginha! Seria mais cômodo acreditar nessa versão porque a outra poderia abalar os alicerces estabelecidos da maioria das mentes que por falta de conhecimento ou mesmo preconceito, nem sequer cogitam que possamos estar sendo visitados por outras civilizações e que essa criatura de Varginha poderia ser um representante de uma delas.

  20. Lidoca says:

    Muito bom o artigo, e muito bem redigido (infelizmente coisa rara hj em dia, principalmente na Internet), parabéns.

    Pessoalmente, como “adoradora de mistérios” e cética por natureza, acho que este é mais um dos inúmeros casos em que nunca vai se saber o que realmente aconteceu, então fica a cargo de cada um acreditar no que bem quiser. Acho que faz parte da natureza humana imaginar mil hipóteses para o que não entendemos — e temos, sim, certa tendência a teorias conspirativas — e acredito até que isto é importante e faz parte daquela lição básica de “conviver com a diversidade”… Desde que com respeito, claro.

  21. Alvaro Rexs says:

    Kentaro,

    É provável, muuuuuuuito provável que seja o E.T. de Varginha seja “Luzinho Agachado”! São circunstâncias inegáveis!

    Porém veja por outro lado:

    Três meninas confundem uma pessoa com problemas mentais (agachado sabe-se lá fazendo o que) com uma criatura estranha! Por uma crise de histeria, ou por influência de um ufólogo, elas cantam aos quatro ventos o ocorrido, ok? (Até aí sua concepção é perfeita!)

    Indago:

    O que diabos o exército brasileito tem com isso? Eu, sendo um comandante de uma base militar, com problemas muito maiores, ia me procupar com uma “estorinha” dessas?

    E pq quem dá o parecer final sempre é o exército? Pq a Justiça militar se envolveu nisso?

    O exército brasileiro tem esses objetivos como missão:

    Missão do Exército

    - Preparar a Força Terrestre para defender a Pátria, garantir os poderes constitucionais, a lei e a ordem.
    - Participar de operações internacionais.
    - Cumprir atribuições subsidiárias.
    - Apoiar a política externa do País.

    Fonte: http://www.exercito.gov.br/06OMs/gabcmtex/por657.htm

    Tem tudo a ver com histeria adolescente por causa de um mudinho, não é?

    PS: É impressão minha, ou alguns posts não são aceitos?

  22. Julio Amaral says:

    O estranho é . . . pq demorar tanto tempo( quase 15 anos) para explicar essa história se era tão simples desde o começo?

    • Clara says:

      Taí… a mentira, o boato, a fofoca se espalham na velocidade da luz… O desmentido leva 15 anos com uma explicação tosca desta? Ah.. façavor… Só quem não acompanhou o caso na época é que pode engolir suas explicações, embora sob um texto impecável, de que o ufólogo, o Luizinho e as três meninas mereciam o Oscar de roteiro e efeitos especiais da Academia de Hollywood. Agora, se o Exército demorou trocentos anos para liberar algumas provas de tortura no período da ditadura, vamos aguardar um tempo em que seja de interesses deles revelarem outras verdades. Quem sabe em breve, ou nunca…

  23. Gente, e o ET BILU? Ele é de verdade também?

    comentem!

  24. Devorac says:

    É conforme foi dito acima já, o mesmo senhor estava cheio de lama, o que leva a deixar a coisa mais complicada.

    Realmente é uma conhecidência cosmica, 1º o fato da criatura estar na mesma posição que cujo um senhor sempre esta, e 2º se caso de fato seja a criatura de verdade, ela ir parar exatamente na frente da casa do senhor que tem um problema deste tipo.

    Mas em contra partida por que disseram nunca ter analizado o caso, e que este caso foi tido sempre como um caso ignorado? sendo que foi compravado que analizaram, e que por sinal tinham alguma resposta?Seriamos nós tambem uma incrivel conhecidência galatica e estariamos só nesta imensidão? Não existirá nunca tecnologia suficiente para que se possa viajar em distancias tão longas e por isto nunca tivemos nem se quer uma visista extraterrestre? Teria explicações sensatas para muitos dos objetos e marcasões passadas de nossos ancestrais?

  25. Felipe says:

    Kentaro só uma pergunta não sei se tu vai saber mas na época diziam que um soldado tinha morrido por radiação ou algo assim tem como me dizer se isso foi só especulação da midia ou foi relatado?

    E sobre a materia texto bem feito, tinha ouvido falar nesse luizinho já…

  26. Gabriel says:

    Ri muito aki… e o Bilu? Já tem informações? abs

  27. Eita! says:

    Não estou dizendo que o caso varginha é verdade. Mas é incrivel que as pessoas não acreditem em visitas extra-terrestres, como eles acreditam em qualquer conversa que a midia e/ou o governo sobre essas coisas.
    O negocio é que eles tentam esconder ao maximo, mas confudir alguem abaixado, com um E.T de olho vermelho, com umas paradas na cabeça com um ser humano é tenso D+
    Mas jajá não terá mais como esconder, pois na China e nos E.U.A eles já começaram a aparecer e daqui pra frente se segurem pois muita gente vai pirar xD

  28. Maria says:

    Muito bom o comentário do Gustavo,hahah!
    Já vi o ET como folclore, também…

    Gostaria de saber se alguém tem informação ou qualquer noção sobre um fato,que vi uma vez de ‘relance’ na tv local. Moro no RS,e é sobre um homem que diz ter sido abduzido (antes de o homem ter ido para o espaço),acho que em 54,e afirmou (inclusive registrou em livro na época) que a Terra era azul,antes de qualquer um ter dito isso…

    alguém sabe algo sobre isso?

    -
    o Ubirajara não tá no caso do Bilu? A história do ET de Varginha é muito incoerente,por favor… ótima matéria.

  29. leandro says:

    se as garotas tivessem visto de manhã era facil acreditar mas a noite num lugar escuro uma pulga vira um elefante. e o coitado deve ter ate se assustado com as istericas

  30. Ótimo artigo!
    E aí como tá o “caso do ET Bilu”?
    rsrrs

  31. fLÁVIO says:

    Será. Olha, as meninas poderiam ter recebido uma grana preta para fantasiar tudo isso. Mas não ouvi nem vi nunhuma reportagem dizendo que ela melhoraram de vida. Outra: Tres meninas dizerem que era o ET , e poderiam ter confundido com um ser humano. Horas o cara então teria que estar coberto de lama, de óculos tamanho GG vermelho, e ainda com três galos enormes na cabeça.É,vamos ficar pensando , existe vida fora da terra. Sim , os que estão em órbita, ou há mais. Será que a bíblia tem alguma passagem falando de alguma aparição senão a que conhecemos ou ouvimos falar?

  32. João Paulo says:

    Nós devemos dar mais crédito aos alienígenas. Por favor, gente, um pouco de bom senso não faz mal a ninguém. Um ser com uma tecnologia superior viaja pelos confins do universo ou quem sabe de outras dimensões para ser encontrado nu em um terreno baldio em Varginha!!!!! E agachado!!!! É de mais pra minha cabeça.
    Desculpem-me, mas um alienígena que é encontrado nessas condições não merece o meu respeito nem a minha admiração. SE essa história sobre Varginha é verdadeira, então esses alienígenas são um bando de comédia.

  33. Supondo que uma entidade biológica alienígena tenha estado perto daquele muro: como nenhuma faculdade foi lá retirar amostrar tentando procurar nem que seja meio aminoácido extra-terestre? Como que ninguem nas redondezas ficou doente com os microorganismos que o ET transportava?

    E, se os ETs tem tecnologia para não deixarem vestigios biológicos de sua passagem nem deixarem escapar potenciais patógenos contra os quais não teriamos anticorpos… como ele pode ser visto por crianças?

    Acho que basta se perguntar coisas assim para perceber que levar 15 anos para obter uma explicação oficial não tem misterio nenhum, apenas o governo brasileiro tinha mais o que fazer.

    meus 2 centavos.

  34. Jão says:

    Primeiramente, não acredito no mito de seres alienígenas viajantes do espaço. Acredito que haja vida fora da Terra, mas que provavelmente nunca chegará até nós.

    Mas alimento a polêmica refutando o principal argumento cético, pois ficar concordando é masturbação mental e ficar discordando evitando o ponto principal é a mesma coisa que só fazer barulho.

    Se eu fosse um extraterrestre com tecnologia superior, em um primeiro momento não faria contato com os humanos. Faria análises sobre o “modus vivendi” dos nativos e simulações.

    Aí, começariam pesquisas de campos. Suponhamos que estes E.T.s já tivessem estado em desertos, locais ermos, oceanos e outros ponto mais distantes e de difícil acesso.

    Agora, seus exercícios são mais audaciosos, mais próximos da civilização. Afinal, já faz meio século desde Roswell. Escolhe-se então uma cidade interiorana e conta-se observa-se um caso curioso. Um ser que todos ignoram ou que tem pouco contato. Seria ele invisível?

    “Façamos uma simulação em um dos locais, nas posições dessa pessoa para verificar porque sua sociabilização é tão baixa e diferente dos demais indivíduos”.

    A tripulação escolhe um momento em que a pessoa estudada está ausente. Ele está longe, fazendo outras coisas. Um intrépido membro desce e fica de cócoras alguns minutos.

    Que azar! Três terráqueas nos testemunharam!

    E o resto é história… huahahuuahuahhau.

    Tal teoria também pode muito bem ser substituída com a de que o E.T. é o mendigo, infiltrado no nosso mundo faz décadas e com uma tecnologia que o camufla. Mas aquele dia, naquela maldita hora, a porcaria do transmutador quebrou. Droga! \o/

    Soma-se a isso o fato de que um mendigo abaixado não deveria ser alvo de inquérito do exército e de nenhuma outra autoridade.

    Conclusão: Mendigo abaixado refutado com duas teorias! Uhuuuuuu!!!!

  35. Fabão says:

    Reza a lenda “Rogriguiana” que estranho ser estava agachado. Estaria a privada do UFO avariada?

  36. Kakapo says:

    Jão;

    Um terceira teoria. A experiência visava estudar o comportamento do humanos. Verificar como os boatos e histeria propagam entre os humanos. Então os ET pegaram o seu animal de estimação, colocaram em frente ao muro e ordenaram: “De Cócoras!”. Tudo planejado para as garotas o encontraram.

    Uma quarta teoria: Eles fizeram isso só para zuá mesmo.

  37. Paulo Shiotsuki says:

    Caramba, lembrei daquela piada do cara que chega de carro, a noite, em um descampado e vê um “alienígena”

  38. Jonas says:

    Sinceramente este site de São Tomé ver pra crer se utilizou de uma tese ha muito tempo ja descartada de sinalizadores.
    Existe até a possibilidade de nao ser um UFO, poderia ser ate mesmo um projeto militar americano, mas a grande pergunta é: Por que duvidar tanto? Será que nunca conseguiremos nos livrar da linha de raciocínio : a terra é plana, ops não é. O sol gira em torno da terra, ops não gira. Estamos sozinhos no universo? Quem sabe? Só acredito que não podemos ser tão egoístas quando os editores deste site são negando tudo e a todos. Se pelo menos realizassem experimentos e/ou teses infundando os relatos e materiais ainda teria o seu mérito. Mas o que fazem é como todos os outros: Copiar e colar o que é dito de negativo, somente isso…

    • gabriela says:

      Concordo com tudo que vc disse!

    • William 1972 says:

      “Sinceramente este site de São Tomé ver pra crer se utilizou de uma tese ha muito tempo ja descartada de
      sinalizadores”.

      Em primeiro lugar, um cético não precisa “crer” em nada. Crença é para o populacho. Alguém que tem o senso crítico apurado tem convicções e não crenças. E as convicções só poem ser assim chamadas se forem corroboradas pela razão e pela experiência, dois princípios básicos da Ciência. Um cético não precisa “crer”, pois tem o conhecimento científico ao seu favor.

      “Existe até a possibilidade de nao ser um UFO, poderia ser ate mesmo um projeto militar americano, mas a grande
      pergunta é: Por que duvidar tanto?”

      Por que duvidar tanto? Para não cair no papel ridículo de apoiar ilações sem fundamento. A dúvida é importantíssima.
      É através dela que se chega ao conhecimento científico puro, sem ilações. Por exemplo, por mais coerente que seja a Teoria do Big Bang é importante duvidarmos dela, pois não é uma teoria conclusiva.

      “Será que nunca conseguiremos nos livrar da linha de raciocínio : a terra é plana, ops não é. O sol gira em torno da terra, ops não gira”.

      Quem sempre apresentou essas proposições ridículas foram os crentes e não os céticos. Foi graças às invetigações
      dos céticos que a maioria das superstições do mundo antigo cairam por terra.

      “Estamos sozinhos no universo? Quem sabe?”

      Isso ninguém sabe (ainda).

      “Só acredito que não podemos ser tão egoístas quando os editores deste site são negando tudo e a todos”.

      Novamente a ignorância e o senso comum do esgoto intelectual. Ser cético não é negar, é duvidar. O ônus da prova cabe
      a quem apresenta a alegação. Se você pensa que há uma conspiração por parte do exército, que o governo está escondendo algo, apresente as provas. Provas incontestáveis, e não forjadas.

      “Se pelo menos realizassem experimentos e/ou teses infundando os relatos e materiais ainda teria o seu mérito. Mas o que fazem é como todos os outros: Copiar e colar o que é dito de negativo, somente isso…”

      Quando empregas o termo “negativo” já estás assumindo um lado na questão. A obrigação do cético é apresentar brechas
      e incoerências tendo em vista o que foi apresentado até hoje por quem alega a existência do ET. E, daí, vem a dúvida.
      E outra: Trata-se de uma história extraordinária. Há a necessidade de evidências extraordinárias. E isso não há até hoje. Se o relatório do Exército é verdadeiro ou não, não há como saber. Mas não é porque não sabemos da verdade que podemos sair por aí vomitando alegações sem fundamento ou tratando a questão como religião, com fanatismo de crente. O cético sempre está tranquilo e sabe que algo só pode ser tido como verdade mediante provas incontestáveis. E elas até hoje não apreceram nesse caso.

    • Elton says:

      Existe uma diferença muito grande entre uma história furada como essa do ET de Varginha e a possibilidade de existência de vida extraterrestre.

  39. NASSER says:

    Coisas me deixam perplexo. O rumo e a tergiversação que deram ao “Caso Varginha”, falseando os fatos e acobertando a verdade e alguns comentários postados por alguns leitores.
    Ora, vamos nos inteirar melhor dos fatos acontecidos em Varginha, ou melhor, de todos os acontecimentos ufológicos: experiências, contatos, abduções e outros relatados e testemunhados por inúmeras pessoas (http://ufos.about.com/).
    Vamos abrir nossos olhos para a realidade do universo; vamos deixar o ceticismo de lado, olhar as civilizações antigas ao nosso redor e vislumbrar a presença passada de seres inteligentes que vieram na Terra e nos visitam constantemente(http://www.naosalvo.com.br/vc/retrato-falado-de-extra-terrestres-pelo-mundo/).
    Vamos deixar de ser hipócritas e cegos e imaginar que só existe a raça humana e a Terra nesse universo sem fim. Vamos acordar e enxergar que as Nações querem o conhecimento da tecnologia e não pretendem divulgar a verdade porque visam sempre o poder.

    • William 1972 says:

      Coisas me deixam perplexo. O rumo e a tergiversação que deram ao “Caso Varginha”, falseando os fatos e acobertando a verdade e alguns comentários postados por alguns leitores.

      Pelo visto, mais um “dono da verdade”. Novamente repito: se há provas CONSISTENTES de que o governo esteja escondendo algo,por que os ufólogos não vêm a público para escrachar tudo isso?

      Ora, vamos nos inteirar melhor dos fatos acontecidos em Varginha, ou melhor, de todos os acontecimentos ufológicos: experiências, contatos, abduções e outros relatados e testemunhados por inúmeras pessoas (http://ufos.about.com/).
      Novamente a síndrome do “i want to believe”. Céticos não são preconceituosos. Os céticos talvez se informem sobre ufologia até mais do que os próprios ufólogos. E o que temos nesses sites de ufólatras não passa de alegações sem fundamento. O que nós queremos é algo bem simples: PROVAS! E isso não existe até hoje. Existem? Estão escondidas? O governo as esconde? Ótimo. Arranjem um jeito de fazer com que elas venham a público. Os céticos estão numa posição tranquila. Quem tem que provar alguma coisa é

      Vamos abrir nossos olhos para a realidade do universo; vamos deixar o ceticismo de lado, olhar as civilizações antigas ao nosso redor e vislumbrar a presença passada de seres inteligentes que vieram na Terra e nos visitam constantemente(http://www.naosalvo.com.br/vc/retrato-falado-de-extra-terrestres-pelo-mundo/).
      Vamos deixar de ser hipócritas e cegos e imaginar que só existe a raça humana e a Terra nesse universo sem fim. Vamos acordar e enxergar que as Nações querem o conhecimento da tecnologia e não pretendem divulgar a verdade porque visam sempre o poder.

    • William 1972 says:

      Pelo visto, mais um “dono da verdade”.

      Será que não conseguem inventar nada melhor do que aquela maldita ladainha “o governo está escondendo a verdade”? Isso se arrasta desde o famoso “avistamento de Kenneth Arnold”, passando pelo famigerado “Caso Roswell” e ganhando combustível por séries televisivas oportunistas como “Taken”. Enfim, parece religião. E querem que a ufologia seja tratada com o status de “ciência”… Haja paciência…

      O que vemos nos sites dos ufólatras espalhados pela internet são relatos muito suspeitos e nada de provas.

      Vejam bem que os “donos da verdade” são tão “superiores” que estão até conscientes da “realidade do universo”, coisa que nem mesmo o mais genial atrofísico possui.

      É curioso como a influência de Von Daniken se arrasta até hoje. O cara faturou milhões de dólares às custas da credulidade de multidões de ufólatras e até hoje tem seguidores…

      Os ufólatras ACHAM que os céticos são hipócritas e cegos e os céticos SABEM que os ufólatras são fanáticos e alienados.

      Os céticos não afirmam que só existe a espécie humana no universo. Os céticos afirmam que se existem outras formas de vida, precisamos de provas incontestáveis para podermos afirmar com certeza, e não nos entregar à religião chamada “ufologia”, que tanto querem que seja tratada como ciência.

      Quanto à desculpinha de “esconder para ter exclusividade na tecnologia alienígena”, é muto furada. Invente outra. Essa é muito velha e inconsistente.

  40. Thiago says:

    Teoria muito plausível Assisti um programa do E-farsas com participação do Kentaro More que ele afirma na possibilidade de existir vida extraterrena e que em algum momento no tempo provável que a terra tenha sido visitada, justificada pela universo infinito. ex astronauta, diversos cientistas acreditam em ets e que nos visita constantemente então porque tenta ridicularizar pessoas que afirmam terem visto ou tido contato com extra terrestre? O papel dos céticos é ridicularizar experiencia inexplicáveis ou de provar que vivemos num mundo cheio de lunáticos que confunde realidade com fantasia?
    PS:é impressão minha, ou alguns comentários não são aceitos/deletados?²

  41. Tiago Peczenyj says:

    Não acho que sejamos hipócritas com o fato de poder existir vida fora da terra. O que não dá é acreditar em qualquer história sem nenhuma evidência.

  42. ricardo malta says:

    Volto a repetir.Ceticismo só tem valor se as explicações apresentadas tiverem lógica.Essa explicação é ridícula .Uma afronta a inteligência .Ceticismo aberto é uma publicação séria , não pode se manter omissa e endossar uma absurda explicação.Se você isso , bastaria o exercito apresentar o tal mudinho no dia seguinte ao caso ,à imprensa , e pronto .Agora quinze anos depois vir com uma história absurda é na verdade uma afronta a inteligência .Repudio este tipo de explicação , que na verdade torna crível se acreditar que algo insólito realmente aconteceu em Varginha.

  43. ricardo malta says:

    Repetindo por erro .Volto a repetir.Ceticismo só tem valor se as explicações apresentadas tiverem lógica.Essa explicação é ridícula .Uma afronta a inteligência .Ceticismo aberto é uma publicação séria , não pode se manter omissa e endossar uma absurda explicação.Se fosse isso , bastaria o exercito apresentar o tal mudinho no dia seguinte ao caso ,à imprensa , e pronto .Agora quinze anos depois vir com uma história absurda é na verdade uma afronta a inteligência .Repudio este tipo de explicação , que na verdade torna crível se acreditar que algo insólito realmente aconteceu em Varginha.

  44. O que tem de tão absurdo nessa história de Varginha?

    Ora, não foi um ExtraTerrestre que foi visto. Não existe evidência. Simples assim.

  45. Socratelex says:

    Um mendigo que rola na lama nos dias de chuva? Não admira que elas tenham afirmado que ele possuía olhos vermelhos, provavelmente, devido a terra. Acho que as imagens já dizem muita coisa, quem acha que a “verdade” está lá fora que continue pensando nas conspirações governamentais e outras fantasias.
    Em tempo, o E.T. Bilu já foi desmascarado pelo jornalismo da record, acho que caberia uma reportagem sobre a trajetória do charlatão Urandir Fernandes liveira, famoso no início dos anos 2000 por vender lotes de terra para quem queria viver com ETs (era também figurinha carimbada em qualquer matéria sobre alienígenas no Fantástico). Segundo Urandir Bilu é um ser de Pégasus, da raça dos Laquins, de 1,40 m!

  46. Nádia says:

    Onde estão esses relatórios? Podem ser consultados?

  47. João Ferrari says:

    Que parte os criticos nao leram?
    A que fala que o relatório é de 1997 ou a parte que diz que ele é publico e tava disponivel desde então a quem fosse solicitar?
    Ou quantos foram, viram e ficaram quietos e, 15 anos depois alegam que ‘é mentiroso o relatório’?

  48. william1972 says:

    As pessoas que estão escrevendo contra a matéria não sabem sequer o que significa “ceticismo”. Ora, seus ignorantes, vão ler, vão estudar filosofia. O ceticismo é saudável para todos que não querem cair na vala comum da crendice. Se vocês, ufólatras, acham que o ET existe, então PROVEM! Apenas isso. O que os céticos exigem são somente evidências confiáveis e não apenas relatos verbais muito suspeitos.

    VÃO ESTUDAR O QUE É CETICISMO, IGNORANTES!

  49. Roberto says:

    Meninas na flor da idade e com uma “visão” deficiente?
    Explicação chula e sem nexo.
    Ainda sem explicação o caso Varginha.
    Cético sim!
    Mas não com teorias chulas e descabidas.

  50. ricardo malta says:

    Sr Willian, para quem se diz um filósofo ,o senhor não tem a menor idéia da origem da palavra “diálogo”.O discurso filosófico está sempre aberto para que se discuta qualquer assunto.Torquemada iria amá-lo.

  51. Renato says:

    O mais engraçado no vídeo é o depoimento da garota, “Ele era muito feio!” Coitado, foi confundido com um ET e ainda por cima foi chamado de feioso! He,he,he!

  52. O se et esteve la, bastaria alguem coletar um pelo, escama, pele, DNA, radiação, pó da espaçonave. Não é possivel que um bixo que não deixa um cilio nem radiacao seja pego com tanta facilidade pelo Exercito Brasileiro.

    Ou passaram um mega-aspirador de pó seguido de um desinfetante???

    Depois falam que os ceticos ridicularizam…

    • Alvaro Rexs says:

      Tiago meu filho, é o segundo comentáro seu que eu tenho que contestar!

      Amigo,

      Houve envolvimento do exército, leia EXÉRCITO!

      Se a coisa era tão “ridícula” o exército passou por um papel ridículo então!

      Já que vocês que pedaço de pele, pelo, DNA, arcada dentária… sugiro que você também procure os mesmos restos materiais das vítimas da ditadura que nunca mais foram encontrads!

      • NaCl says:

        Quando fui me alistar no exército, um soldado foi fechar uma janela e conseguiu bater a cabeça no vidro. rsss.. todo mundo riu.

        Erros acontecem… se alguma autoridade junto com várias pessoas ligarem pro exército dizendo que há um alien em um local. O Exército irá lá. Afinal é papel dele proteger a Nação.

  53. Pingback: Nova instrução da Aeronáutica lida com documentos confidenciais | CeticismoAberto

  54. Pingback: A gente precisa entrar em contato? | supercaras

  55. Salomão says:

    Continuem mesmo a ridicularizar o evento, é isso que os milicos querem mesmo.
    Pobre do bombeiro que pegou o tal suposto “mudinho” no colo e depois morreu de uma infecção generalizada com uma bactéria desconhecida.
    Quem sabe o exercito um dia libere toda a documentação que têm sobre o caso e deixem o Badan dizer a verdade.

    • Caetano says:

      Ou então o bombeiro foi assassinado como uma forma de queima de arquivo. Sou de Três Corações, ao lado de Varginha e testemunhei toda movimentação do exército (ESA-Escola de Sargento das Armas) no dia da ocorrência. Nunca vimos na história de Três Corações uma movimentação militar tão significativa. No noticiário local as garotas que presenciaram o fato alegaram terem sido visitadas por homens com ternos escuros e que foram “orientadas” a não divulgarem os detalhes. Mas fica para cada um concluir ao seu modo.

  56. Anna says:

    Interessante q diversas pessoas da cidade tiveram a mesma “visâo”. Este mudinho deve ser conhecido da maioria das pessoas (cidade do interior), particularmente acho difícil eles terem tido esta confusão. Não sei o q foi, mas esta explicação é absurda.

  57. Surtur says:

    Notei que os céticos ignoraram totalmente o comentário do Alvaro Rexs, optando por rebater apenas as opiniões menos embasadas.

    Por que ninguém refutou o comentário dele sobre o envolvimento do exército num caso tão “simples” (caso a explicação seja o mudinho)???

    Gostaria muito de saber o que os céticos têm a dizer sobre isso.

  58. João Ferrari says:

    Alguem ai cita o NOME do tal bombeiro (por uns) ou Oficial do Exército (por outros) que morreu?
    Ah, ‘ouviram falar’ né? Nome, família, necas? Jah sei: era um Bombeiro ou Soldado órfão!
    Dã!

    • Alvaro Rexs says:

      O nome do soldado que morreu é este:

      Marco Eli Chereze

      Procura investigar antes de falar besteiras, tudo bem?

      Ah! Procura depois também se é comum as pessoas morrerem devido a furúnculos, pois Marco Chereze veio a óbito depois de sarjar um abscesso.

      É mais uma das GRAAAAANDES coincidências que SEMPRE acontecem!

  59. Lulão says:

    As pessoas necessitam crer em alguma coisa extraordinária, sem questionar. Porém neste caso de Varginha, porquê funcionários da NASA que nunca antes visitaram a UNICAMP (universidade Estadual de Campinas) o fizeram alguns dias após o “suposto” recebimento do corpo do E.T. pela universidade?

  60. Alvaro Rexs says:

    Alguém me responsa então:

    O QUE O EXÉRCITO TEM A VER COM O FATO DE 3 MENINAS MANIFESTAREM UMA CRISE HISTÉRICA POR CAUSA DE UM MUDINHO COM DEFICIÊNCIA?

    Só me responsam isso, apenas, só isso…

    Realmente o Comandante deve estar muuuuuito “desocupado” não é?

    E demorar 15 anos para descobrir um mudinho que “todo mundo conhecia” e que sempre esteve lá!

  61. Alvaro Rexs says:

    Ô Kentaro,

    Desculpa cara, mas você é uma pessoa inteligente, sem dúvida.

    Não me interessa a versão oficial, parto desse princípio.

    Tente isso você também, e olhe o óbvio:

    1 – O MUDINHO É CONHECIDO NA CIDADE, INCLUSIVE SEMPRE FICANDO NO MESMO LUGAR QUE ACONTECEU O FATO.

    Questão: Pq ninguém nunca falou isso? Em nenhum programa que lembro quando do acontecido, não vi uma única pessoa se pronunciar a respeito de tal mudinho!

    2 – EXÉRCITO NÃO É POLÍCIA.

    Questão: O que as força armada brasileira tem com um fato desses? Pq o exército se envolve com isso? O que leva um comandante a autorizar uma incursão militar e uma sindicância de algo tão banal?

    3 – UM FATO ÓBVIO, UM RELATÓRIO 15 ANOS DEPOIS.

    Questão: Quinze anos cara!!! São quinze anos de investigação para constatar que era o E.T. era um mudinho que todo mundo conhecia!!

    São três pontos no mínimo curiosos!

    Não é para acreditar em um E.T. do olhão vermelho… porém é para desacreditar mais ainda numa versão dessas!

    Aliás KENTARO MORI,

    Você alega que essas coisa de conspiração é coisa para lunático etc etc etc…

    O Brasil então deve ter um lunático-mor chamado Eduardo Bueno, que reformulou toda nossa história!

    Vai ver que o historiador Eduardo Bueno seja maluco também né?

  62. Caetano says:

    Só por curiosidade. O site tem autorização de Luizinho para divulgar sua imagem publicamente?
    Faço esta pergunta, pois o cidadão Luizinho virou objeto de discussão e análise e será que ele e/ou seu responsável está ciente e de acordo com tal situação?
    Grato se retornarem!

    • Mori says:

      Não possuímos autorização. Reproduzimos a imagem publicada pela revista IstoÉ, bem como uma fotografia similar partilhada no Orkut. Entendo a preocupação, muito justificada, mas seria praticamente inviável discutir a questão a contento sem apresentar uma imagem ilustrativa do próprio Luizinho de cócoras. De fato, se há alguma novidade recente é justamente essa imagem de Luizinho agachado, ainda que fosse conhecida desde a época, não havia sido publicada. O que busquei fazer para preservar a pessoa foi não divulgar o nome completo de Luizinho no texto.
      Caso haja alguma solicitação da família, por certo removeria mesmo a fotografia já publicada pela revista IstoÉ, constante do inquérito militar. Mas realmente penso que é de interesse público que estas imagens sejam divulgadas. Ao mesmo tempo, excluo qualquer comentário que julgue ofensivo à pessoa de Luizinho.

    • Alvaro Rexs says:

      Caetano,

      Escolheram uma pessoa muda e deficiente mental como bode espiatório justamente por isso: Nunca conseguirá emitir opinião sobre o assunto!

      Agora imagine se esse cidadão vai questionar sobre o uso de imagem?

      Outra coincidência: A PESSOA QUE PODERIA NEGAR A VERSÃO DO EXÉRCITO É MUDA E TEM PROBLEMAS MENTAIS… ai ai ai que conveniente!

      Esse tópico de Varginha deveria ser ETERNO! Um monumento a baboseira!

  63. felipe says:

    aff nada ver eu nâo . axo que o cara seria tâo feio pra se confudir com et e as garotas falarâo que o et tinha chifre e tambem sgiu mais coisa estranha em varginha eu acho que os militares estao encobertanto o caso .

  64. Tommy says:

    Aff querem esconder a verdade,demoraram tanto tempo,pra isso? a ja sei elis tavam é procurando uma desculpa,ass naum acredito,achu ki o ET é verdade

  65. Airton says:

    A versão do mudinho explica menos de 1 % das evidências.
    É o típico caso em que a explicaçãoe se saiu pior que o ocorrido.

  66. Mayara says:

    Por que não disseram lá no dia, ou pelo menos na mesma semana, que era esse senhor, hein??? Detesto explicações a posteriori… beeeeemmm posteriori, no caso…

    E para que tanto aparato militar se não era nada demais, hein??? ET’s não existem, ora!!! Para que tanta mobilização ridícula??

  67. Mayara says:

    Concordo com o colega, a explicação saiu muito pior do que o fato em si… e coitado do senhorzinho que vai arcar com isso para o resto da vida, se aproveitaram da condição dele.

  68. Pratz says:

    Como ja falaram, QUINZE ANOS pra sair o resultado???

    Não consegui entender o que o tenente-coronel Laércio falou(o edição vagabunda da band hein):
    “blabla… de apoio, logistimacemnte falando, para a parte de manutençao de viaturas. E isso levou a populaçao a crer que houvesse algum tipo de resgate, não, o que não foi o que aconteceu”

    Ta, interpretando, um monte de viaturas, caminhões, jipes, muito mais do que o normal saiu pra ir pra oficina? Tava tudo quebrado? Tava tudo precisando de manutenção preventiva?
    Bom, se não foi pelo ET, ta na hora de investigar essa logística (logisticamente falando, heheh) e ver se tá tudo certinho.

  69. André Oliveira says:

    Alguma coisa muito estranha ocorreu naquela cidade naquele dia e o desmentido do Exército é ridículo, pois sequer mencionou o caso do PM da P2 mineira, que ajudou a pegar o bicho e dias depois morreu de infecção generalizada, sendo que era um homem saudável e forte e teve um laudo pra lá de suspeito…Quem morava lá sabe disso. Foi muito estranho.

  70. Max Galford says:

    UAHUA a cada dia esse site fica colocando explicação pra tudo… pra mim esse site ja é uma chacota… Pombas vcs céticos acho que tem cabeça miuda mesmo.. VCS CAIRAM NUMA HISTÓRIA RIDÍCULA DESSAS DE UM MUDINHO?? UMA HISTÓRIA DE MAIS 15 ANOS PRA DEPOIS DISSEREM QUE FOI UM MUDINHO QUE TODO MUNDO CONHECIA?? NÃO SEI SE ISSO É CETICISMO OU CEGUEIRA AO EXTREMO.

    Essa foi a desculpa mais ridícula que eu ja vi em minha vida. pelo-menos Os americanos no Caso Roswell deram uma desculpa dias depois do Ovni ter caido lá.

    Caramba até nisso o Brasil é atrazado..

  71. WILLIAM MORAES CORRÊA (OS FOLIÕES - SÃO LUÍS - MA) says:

    ISSO SO DESACREDITA AS VERDADEIRAS APARIÇÕE. VARINHA NUNCA TEVE UM et. mÍDIA. nUNCA HOUVE DISSECAÇÃO DE ASTRONAUTAS DE OUTRS P´PLANETAS. NAVE ALGUMA CAIU EM DESERTO MEXICANO OU DOS ESTADOS DESUNIDOS. TUDO MENTIRA. ESSA TECNOLOGI ANÃO VAI CAIR EM MÃOS DE GOVERNSO CORRUPTOS.

  72. petr says:

    Pior que “acreditar” no ET ,foi publicar esta materia de uma revista comprada e publica-la sem mesmo contestar uma virgula e desconsiderar e omitir varios fatos ocorridos, ceticismo aberto antigamente buscava fontes e fazia pesquisa do assunto e etc… mas agora acho que tão sem tempo né, ai pega publicação de jornalistas comprados e poe no site. É brincadeira…

  73. Henry says:

    Essas conclusões do exercito vão abalar meio mundo kakakak, “Mundinho o ET”.O mais inscrível é que a revista ISTO É levou a sério eo pessoal do ceticismo aberto,para quem é cético acreditar numa estória dessa kakakakakak.

    • Éder says:

      Olha, sinceramente, concordo com a maioria dos colegas. A explicação publicada na revista Isto É e devendida pelo site ceticismo aberto chega a comover, de tão ingênua. São muitos anos de investigação para chegar a uma conclusão que vai totalmente contra a testemunha de inúmeros moradores da cidade, que presenciaram a movimentação do exército, a inexplicavel morte do soldado e, sobretudo, o testemunho das meninas.

      Eu costumo brincar com os meus amigos que, de 100 casos ufológicos, 90 são fraudes propositais, 8 são erros de percepção de pessoa íntegras, 1 é algo sem explicação (que pode ser qualquer coisa) e, por fim, 1 é um caso ufológico real. Na minha humilde opinião, aqui se encaixa o caso varginha. Algo aconteceu naquele lugar. E com certeza, o que foi visto não era um morador portador de necessidades especiais.

      Uma coisa é ser cético, no sentido de ser crítico, usar de racionalidade cartesiana para não tomar nada como verdade sem antes ter examinado tudo minuciosamente. Agora, outra coisa é tentar provar que ‘algo’ é falso valendo-se de uma explicação mais frágil do que a explicação do ‘fato-origem’. E é aqui que muitos céticos tendem a perderem-se. Quando pensam radicalmente, eles precisam provar com seus argumentos que tudo é falso. Mas então, o argumento do cético, para provar que tudo mais é falso, deve ser sempre necessariamente verdadeiro.

      começo a pensar na possibilidade de falsidade na argumentação cética, pois, se o caso varginha é falso, essa explicação dada aqui também o é. Assim, enquanto os céticos não apresentarem argumentos válidos, sigo acreditando que a criatura (do espaço ou não) era real.

  74. Henry says:

    É quinze longos anos ,bota longo nisso para sair uma explicação kakakakkaka,esse pessoal do exercito é ridículo.

  75. furlan says:

    porque o mudinho
    simples, o mudinho nao fala! logo nao se defende nem imagina o q esta acotecendo
    e caso encerrado!

  76. Mi Sylos says:

    Ola Kentaro. Sempre fui um grande observador amador do caso Varginha e fiquei muito satisfeito com sua explicação racional do ocorrido.Chega dessas teorias conspiratórias Holywoodianas!! Parabéns!

    • Max Galford says:

      Você é um puxa-saco do caramba!Ingênuo e cego. Vai me dizer que depois de 15 anos, em uma cidade pequena que, todo mundo conhece todo mundo, que com certeza metade da região deve conhecer o mudinho com problermas mentais, não reconhecer?! Fala sério né?! Você ser aqueles crentes de mente pequena que acha que Deus tem explicação para tudo e que não existe nada lá em cima além de Deus. Não estou sendo aqueles fanáticos por séries do tipo Arquivo X, ou conspirações do governo, mas foi a desculpa mais mal lavada de todos os tempos. Nem minha cunhada de 6 anos de idade acreditou nessa história. Olha só! Ela só tem 6 anos e nem era nascida ainda e não acreditou. Você vai? Então ceticismo aberto, vamos lá então! Por que vocês tentam provar que Deus existe?! Sem usar os argumentos da Biblia e sim de forma cientifica. Com fatos..Não me venham com xoromelas e nem bla bla blá espiritual, quero fatos. Não me venham com aquela..” Você está vivo, Deus existe”….. isso é ridiculo! Darwin provou que estou vivo e nem por isso precisei de Deus para estar!…

    • Alvaro Rexs says:

      A explicação não é dele, é das forças armadas… a mesma entidade que nega a tortura de prisioneiros políticos!

  77. sarthorius says:

    a pelo menos 5 anos atraz eu ja sabia da versão do mudinho, e tive confirmação quando um usuario de uma comunidade do orkut se referiu a ele na comunidade ufo brasil a pelo menos 3 anos atraz!
    citando o usuario GATO PRETO: “era apenas um morador doente mental que se abrigou da tempestade contra um muro, ele estava coberto de barro e era mudo”

  78. William says:

    Na minha humilde opinião, o que as garotas provavelmente virão assustadas realmente foi o mudinho.

    Cidade pequena, noticias correm rápido, e o povo gosta disso, quando tem algumas histórias assim, e todo mundo sabe que existem pessoas que adoram aumentar os fatos (dizer que o et tinha chifre, um et teria chifre pra que? pra brigar na epoca de acasalamento como um bufalo ou um bisão?)

    Acho que elas na época ou pouco tempo depois quando foram apresentadas a essa idéia do mudinho, ficaram muito preocupadas e culpadas do que fizeram (ou não) mas resolveram ficar caladas e deixar a história como ta, afinal 15 anos ja se passaram.

    E quanto a mobilização do exército, não foi o FATO que foi grande, e sim a língua de pessoas linguarudas de uma cidade sem nada pra fazer, onde fofoca é um hobbie, e principalmente o que foi grande foi a MÌDIA com o tamanho equivalente a curiosidade do ser humano sobre esses assuntos, no mundo todo.

  79. Anna Terra says:

    Li o artigo, e todos os comentários, :-)
    Realmente se vamos ser céticos e questionar evidencias baseadas em fatos …
    É bom que façamos pelos dois lados, ou o ceticismo estaria apenas sendo usado como bandeira de preconceito contra pessoas que acreditam estudam e dedicam-se de forma “séria” ao assunto.
    Desmentir montagens fotográficas ou imagens fora de foco, e outros hoaxs que circulam na internet e uma coisa, agora negar um ocorrido baseado apenas em um estranho e duvidoso documento liberado por uma instituição que a principio não deveria nem estar envolvida na questão, e no mínimo falha.
    Acho que o Sr. Kentaro deveria no mínimo deixar o caso Varginha na esfera de “sem solução satisfatória” e continuar investigando, exercitando seu ceticismo e não tomar partido a respeito, uma vez que como já disseram a historia 15 anos depois ficou pior do que o fato ocorrido.
    Caso contrario Acabara perdendo a credibilidade e vai se tornar um ” Padre Quevedo”, que sempre tem uma explicação para tudo menos para a instituição a que pertence.

    PS: Como ja faz muito tempo olhei esse site para relembrar o caso

    http://www.geubs.com.br/paginas/pagina_03_02_01_13.htm

  80. Edu says:

    Realmente gostei de sua opinião sobre o caso e sobre as conhecidencias, mas realmente o caso dos Ets na cidade de minas em um tanto misterioso.

  81. Ralf says:

    Moro em Recife,,tenho uma amigo que é cabo de um quartel da cidade!!
    Confio 100% nele e ele me confirmou que existe um militar q se aposentou no quartel onde ele fica e esse militar foi transferido do quartel próx. a varginha,na epoca do ocorrido!
    O Ex-militar confirmou q o exercito capturou sim seres extra-terrestres e uma espécie de nave..e todo material foi transferido para os EUA.
    Enquanto o exército não confirmar publicamente, a dúvida permanece!

  82. Magno says:

    O Sarthorius cita que o Gato preto diz que o mudinho estava se protegendo da TEMPESTADE, todo sujo de barra. Só me expliquem: Como uma pessoa fica suja de barro numa tempestade? Estava chovendo lama?

  83. Vargino Kriptônio says:

    Atenção Terráqueos aqui quem está falando é o primo de terceiro grau do Mudinho (vulgo ET de Varginha). Viemos em uma missão de paz para explorar as formas de vida inteligente nesse planeta. Concluimos que não há vida inteligente na Terra e portanto vamos retornar com uma nova missão: destruir o Planeta. Infelizmente este planeta está no meio de uma rota interestelar em construção. Se por acaso tiverem alguma reclamação ligue para o disk denúcia S.O.S.6.6.6.

  84. JCarlos says:

    Três meninas vêem algo que acham que é um ET e uma enxurrada de gente acredita nisso! Absolutamente ridículo.

  85. hellen says:

    Se o ‘Et’ de Varginha era, de fato, o tal morador da cidade, ele deveria estar nu, sofrendo de conjuntivite aguda mais inchaço nos olhos… etc, etc, etc.

    Devemos reconhecer que o acontecimento é intrigante. Não podemos afirmar que seja um Et, mas que algo estranho aconteceu… aconteceu.

    Sejamos céticos, mas nem tanto.

  86. HAHAHAHAHAHA vocês acham mesmo que um cara foi confundido com um ET por policiais, e civis so porque era FEIO????

    FAÇA-ME UM FAVOR! essa foi a explição mais tosca que ja vi, tipo ja vi muitas explicações ridiculas de Ufologos espiritualistas, mas essa BATEU O RECORDE!

    1:Segundo informações do execito, um policial morrreu ao colocar a mão na criatura!

    2:O Exercito ficoi igual uma formiga do doce lá!

    3:Se esse caso é assim tão tosco, no qual uma pessoa foi confundida com um suposto ET, porque o exercito não libera as informações? segundo a propia FAB o exercito não libera informações nem pra eles saberem oque é!

    EXPLIQUE! so não me venha falar que é tudo armação ou burrice da raça humana como sempre!

    Falta de informação é fogo!

  87. Mi Sylos says:

    Gente..vamos ser sinceros e aceitar a verdade…O caso Varginha se resume apenas a uma conicidencia de fatos somados a fantasia e exageros das pessoas envolvidas..não aconteceu simplesmente nada la, a não ser o lucro posterior com os souvenires ufologicos vendidos.Ou vcs acham que um suposto ET que viaja enormes distancias estelares cometeria uma barberagem e cairia numa cidade?Abraços

  88. ricardo montiel says:

    bom o caso vagina e mentira e sempre oexercito brasileiro ou de outro pais que impede etc chega a ser ridiculo

  89. ricardo montiel says:

    essa foto aqui debaixo nao passa de uma montagen um boneco e por ai vai

  90. Mar says:

    Continuem vivendo na mediocridade e negando a verdade. Nós não somos o centro do universo! Vida extraterrestre existe e já foi contactada a muito tempo!
    Os governos encobrem este fato!

    obs: A descrição do que as garotas viram não tem absolutamente nada haver com aquele senhor. falar que o senhor foi confundido com extraterrestre é chamar a população de ameba e quem acreditou nessa explicação no mínimo ridícula deve se sentir envergonhado!

  91. Klarck says:

    Concordo Mar, muita gente acha que somos únicos, o ‘centro do Universo’.

    No mínimo os céticos deviam ter uma mente um pouco aberta para os fatos, mais o proprio nome já diz, são céticos com cérebros de galinha que não podem justificar uma simples pergunta que meus colegas fizeram acima, mesmo assim continuam arrebatendo-os com coisas igênuas e sem lógica.

  92. Mi Sylos says:

    É..realmente um suposto alien (que deve achar os experimentos do LHC coisa de crianças e Einstein apenas um curioso descobrindo coisas infantis) cometeu uma tremenda barberagem e caiu numa cidadezinha..O pior é que esses supostos aliens sequer tinham um plano B para o caso de um acidente, visto que ficaram a mercê dos nossos militares com seus armamentos “sofisticados”. Realmente é necessário muita fé pra acreditar nessa estória..tanta fé quanto a que é preciso ter para acreditar em Adão e Eva…

  93. Mi Sylos says:

    A não ser q esses supostos ETs sejam fraquinhos tecnologicamente..devem ter se equivocado nos comandos da nave e Bummm.. cairam..rs. Se for assim, eles devem vir da lua no máximo..hehe. Isso..vieram da lua com uma nave montada às pressas..

  94. Magno says:

    O engraçado é que alguns que se dizem céticos (dá pra ver pelos seus comentários), além de não saberem o que é ser cético, são os que mais se parecem com crentes, e alguns que são chamados de crentes, são os que mais parecem serem céticos. Isso é o que eu chamo de paradoxo.

  95. Magno says:

    Anna, só não gostei do nome do artista que desenhou o suposto ET, bem que poderia ser um nomezinho mais sugestivo não acha? (brincadeirinha).

  96. pedro says:

    et ja era e se foi verdade niguem vai admitir mesmo prefiro historia de lobsomem agora

  97. João Francisco Schramm says:

    Marco Eli Chereze

    Procurem o depoimento de sua irmã em algum vídeo no youtube sobre o caso varginha.

    Operação Prato

    Onda de Maio de 1986

    Disclosure Project

  98. Roberto Lessa says:

    Não adianta, a ufologia está virando religião, os seguidores querem e/ou precisam acreditar nessas papagaiadas como o et de varginha…

  99. sidão says:

    Que houve alguma coisa de muito estranha naquela cidade houve, não sei o que é, mas garanto que esse mudinho não ia causar aquele rebuliço todo no exercito.

  100. Este caso é muito complicado, acho que existem algumas coisas malesclarecidas neste caso. Existe muito que ainda não veio à luz

  101. Místico says:

    Marco Eli Chereze, este foi o policial que morreu contaminado por subistância desconhecida, de acordo com laudo recebido pela familia. E sua irmã em entrevista a uma emissora de tv latina declarou que Chereze confirmou antes de morrer ser verdadeira as histórias, e que adimitir isso em publico seria espalhar pânico ja que so com o fato de se ouvir os boatos muita gente foi embora da cidade imagine adimitindo a verdade.
    E nesta mesma emissora de TV, o relações publicas do exercito, divulgou que naquele dia teriam prestado socorro a um anão que tinha deformação física, e que este seria o suposto ET. Mudaram da versão do anão pra do mudinho. Só por conta da postura de cocoras?
    Não acho que devemos acreditar com facilidade nas coisas, mas depoimentos de diversas testemunhas em diferentes ocasiões ligadas ao incidente de Varginha deve sim ser levado em conta, até mesmo porque sou militar e sei o quanto é fácil manipular o resultado de uma sindicância, principalmente quando o resultado tem que ser favorável ao poder publico.
    Aqui deixo os meu votos de solidariedade afamilia de Chereze, vitima fatal no incidente, e manifestações de apoio as três jovens que mesmo antes do resultado dessa sindicância ja haviam dito em emissora de televisão qua ja haviam sofrido muita discriminação e pressão da sociedade e que não se manifestariam mais sobre o caso, mas que deixavam bem claro que tinham plena conciencia do que avistaram e de que não era um ser humano.
    Meu tímido ponto de vista: é certo que tudo é muito estranho, e mais uma vez digo com minha experiencia militar, o exercito se contradisse muitas veses, e todas as fortes evidências e depoimentos nenhuma delas foram rebatidas. Até a Operação Prato que é tida como mais provável caso ufologico brasileiro ao meu ver não é tão complexo como este. E o advogado Ubirajara tem uma carreira profissional muito importante a zelar, é bem possivél manifestações da OAB quanto sua conduto nesses casos, o que explicaria sua mudança quanto ao assunto, melhor pra ele com familia a manter.

  102. Anna Terra says:

    Hora e Mudinho hora e anão … muitas contradicoes mesmo … e esse mudinho nao tem nada de anão …
    Logo o “algo” que eles socorreram era pequeno portanto nao pode ser o tal mudinho …

  103. PERSEU says:

    Sabe quando irão dizer verdade? Nunca…principalmente enquanto existirem idiotas a acreditar na estória do Mundinho (pobre homem) e outros mais ainda idiotas que ficam passando essas estórinhas a frente…

  104. PERSEU says:

    Ah outra coisa, eu tinha até esquecido do caso, mas depois dessa aí, fico pensando…deve ter sido verdade mesmo!!! Deram mais bandeira, milicos incopetentes! não servem nem para encobrir o caso…

  105. PERSEU says:

    O engraçado aqui é que os comentários céticos são os mais vazios e burros. O gente que nao gosta de ler…

  106. PERSEU says:

    Quem pesquisou viu essa entrevista. Um militar dizendo que a criatura era um anão. Criatura??? A associação dos anões deveria processar o militar que disso isso, afinal, anão também é gente e não criatura.

  107. paulo says:

    eu li de o exercito teria capturado a nave dos ETs então fica a pergunta no ar porque o brasil nao se beneficiou dessa tecnologia extraterrestre? sera que foi tudo pros americanos a troco de que?

  108. Magno says:

    Vou colocar alguns links pra que voces tirem suas conclusões:
    http://www.infa.com.br/o_caso_varginha01.html e continua até a página 06.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Incidente_de_Varginha
    http://www.sitedecuriosidades.com/ver/caso_varginha_-_brasil.html
    http://www.youtube.com/watch?v=0nOPBILsbSQ&feature=related
    http://www.leonardobrum.com.br/varginhaintro.html
    E por fim esta:
    http://www.ceticismoaberto.com/ufologia/1926/ufologia-analfabeta
    Estaria o Advigado Ubirajara Franco Rodrigues com uma crise de consiência? Ou será que recebeu uma ameaça, ou uma bela propina para negar suas convicções?

    Aí está! Pesquisem e tirem suas conclusões.

  109. Magno says:

    Corrigindo: Consciência.

  110. charlie m.s says:

    Parece coincidencia mas sou testemunha de ver um disco voador em pleno dia nis céus de cosmópolis interior paulista…dias antes de acontecer o famoso caso varginha!!!

  111. Kaneda says:

    Os ETS existem, quem garante? um dos astronautas da Nasa, assistam esse video do youtube ta aqui o linkin http://www.youtube.com/watch?v=xDjxsIJHLBw

    o titulo do video é esse ET-OVNS-UFOS,ELES EXISTEM!!!(REDE TV NEWS) se prefirerem e so ir no youtube copiar e colar

  112. oculto says:

    OLHA ,NÃO QUERO E IDENTIFICAR…SÓ DIGO UMA COISA,ESSE CASO DE VARGINHA É VERDADEIRO, EU ESTIVE LÁ E VI O SER ANTES DAQUELAS ADOLECENTES …ELES TEM COR DE ACORDO COM O HORÁRIO ,QUANDO EU OS VÍ PELA PRIMEIRA VES ELES ESTAVAM COM UMA CÔR N CINZA , NMAS DEPOIS ELES MUDAM DE ACORDO COM O HORÁRIO,E TEM MAIS ELES NÃO SÃO ESTRA TERRESTRES ELES SÃO INTRA TERRESTRES QUE DIER DO CENTRO DA TERRA,,.ELS NÃO SÃO DE PAZ..ESPERO PODER TR AJUDADO NÃO POSSO MAIS ME EXPOR………..TCHAU

  113. carlos says:

    Galera,há um erro grave na reportagem da Band! As 3 meninas cansaram de falar que avistaram o suposto ET mais ou menos às 3 horas e 30 minutos ,ou seja ,à TARDE ;e NADA de CHUVA naquela hora,o céu estava claro;é só procurar no youtube que existem varios depoimentos delas nesse sentido(inclusive para o Fantastico);agora me expliquem como 3 adolescentes mentalmente sadias confundiriam um vizinho muito conhecido,a poucos metros de distancia, c/ um ser monstruoso,e a plena luz do dia?
    E o que falar do casal Eurico Rodrigues de Freitas e Oralina Augusta de Freitas, sitiantes,gente humilde que afirmam ter visto ,horas antes, um objeto em forma de charuto do tamanho de um micro onibus sobrevoando o pasto a pouco metros da janela da casa no sitio deles? reparem na forma anormal do objeto,pois o tipo de UFO que existe na mente popular é o famoso objeto em forma de disco;
    Não acredito na versão de que militares capturaram a coisa e a enviaram p/ os USA nem na participação do Dr Badan Palhares,nem na participação da Unicamp(tudo isso já seria fantasioso demais) mas essa versão do mudinho não da pra engolir;
    A unica alternativa lógica é pensar que as meninas e o casal estavam mentindo;até aí tudo bem,mas dizer que elas confundiram o vizinho c/ um ET em plena luz do dia e a poucos metros de distancia não tem lógica;

  114. carlos says:

    Aristoteles dizia : Duvidai sempre e Estareis mais Proximo da Verdade!
    e eu concordo mas digo que é necessário duvidar com inteligencia,pragmatismo,malícia

  115. Acho interessantes os sites sobre mitos e lendas urbanas e são esclarecedoras as explicações a respeito do surgimento ou ou da desmistificação de tais estórias.
    Este site contudo, peca por deixar transparecer uma constante necessidade, quase religiosa, que os artigos têm em querer provar a todo custo que isso ou aquilo não existe ou não é verdadeiro porque não tem uma explicação lógico-matemática, sólida e inamovível. Nada contra Cartesius e seu louvável pensamento. Mas não precisa ficar desesperado para provar o contrário; a verdade dos fatos, amigo, cedo ou tarde vem à tona, a historiografia que o diga. E se não vier é porque faz parte da própria forma de ser e ver o mundo da socieade humana. Mitos sempre existiram, sempre existirão. Eles têm o seu papel no imaginário popular e somam-se aos diversos aspectos do que é para o homem viver em sociedade. Portanto, Relax!

  116. Nihil says:

    Tem gente que não sabe o que é CETICISMO. Cético que é cético sempre quer provas e evidências. E esse site não existe para colocar alternativas sobrenaturais. Ele é para desmascarar mitos, lendas urbanas, conspirações e pseudo-ciências que poluem o nosso conhecimento.

    Que a luz da ciência continue iluminando as trevas das crenças.

  117. João Santos says:

    FALTOU UMA DAS TESTEMUNHAS, UMA SENHORA IDOSA, ENQUANTO AGUARDAVA SEU MARIDO NO CARRO. QUANDO ESTE CHEGOU ESTAVA ASSUSTADA, PORQUE TINHA VISTO ALGO JAMAIS VISTO (NAS SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS). O MARIDO AO OUVIR A DESCRIÇÃO DISSE:”VOCÊ DEVE TER VISTO O DIABO!”. MAS ELA INSISTIU QUE TAMBÉM NÃO PODERIA SER O DITO CUJO, POIS ELA ERA MUITO DEVOTA A DEUS. EM SUMA: NÃO DÁ PARA ENGOLIR UMA DESCULPA ESFARRAPADA, APÓS, 15 ANOS, DE QUE NADA ACONTECEU. RESSALTO QUE AS MENINAS E SUAS FAMÍLIAS TIVERAM “OUTROS VISITANTES” QUE OFERECERAM DINHEIRO PARA DESCONSTRUIR O CASO, NUMA VERSÃO JÁ PRÉ-ELABORADA, “PRONTINHA”, PARA DIVULGAR À IMPRENSA. MUITO ESTRANHO…
    OUTRA COISA, O N.O.R.A.D (North American Air Defense), TEM ACORDO COM MUITOS PAÍSES, INCLUSIVE EM SE TRATANDO DE UFOs.

  118. egbertison says:

    Olhe, relmente as moças não poderiam ter mentido em depoimento pois sabem que se o fizessem seriam PRESAS. O horário de avistamento do suposto et, 3:30hs, tarde sem chuva nem névoa, possibilitou uma visão perfeita e como elas conheciam o tal mudinho há muito tempo, que se tornou o bode expiatório deste caso, NÃO PODERIAM TE-LO CONFUNDIDO COM A CRIATURA POIS ERAM TRÊS TESTEMUNHAS QUE VIRAM A MESMA COISA AO MESMO TEMPO EM DIA CLARO SEM NEBLINA A POUCOS METROS DE DISTÂNCIA! Fica claro que o mudinho só entrou no caso para abafar! Coitado do mudinho que além de mudo é deficiente mental, sem chance de dizser algo referente ao episodio nem contestar! Deveriam processar e prender aqueles que o incluiram neste caso! Foi um ato covarde!

  119. Gabriel says:

    Acho que a história do ET tem buracos, mas essa história de milico exige muita boa vontade pra ser acreditada. Quer dizer que os profissionais do corpo de bombeiros também confundiu o cara com um ET? Não é conspiração não, é história brasileira: em alto comando militar não se confia. Documento público é o que eles falam que é público e ninguém garante que é tudo só porque eles falam. Questão de lógica formal. Enfim, bem conveniente pra comandante militar falar que era um lumpem e não um ET. Não to dizendo que acredito que seja um ET. Acredito que a história tem buracos demais. Só uma constatação.

  120. Queston Silva says:

    O problema é que as pessoas falam as coisas não pelo que leram, mas pelo ouviram dizer. O documentoa publicado na istoé foi o inquérito real sobre o Et de Varginha e, é sim, o documento definitivo do Exército sobre o caso. Os bombeiros não confundiram o mudinho com ET, simplesmente porque os bombeiros não foram buscar nenhuma criatura, não houve essa ocorrência, essa é apenas mais uma lenda a respeito do caso. O Cherese realmente faleceu devido a complicações na cirurgia que fez, infelizmente isso ainda acontece todos os dias no Brasil. Leiam o documento todo publicado na istoé para terem embasamento pra pelo menos argunmentar alguma coisa lógica, em vez de ficarem viajando na maionese.

  121. Claudio Beltrame says:

    Olá amigos do Ceticismo Aberto! O Caso Varginha continua sendo o mais importante da UFOLOGIA nacional e representa um divisor de águas dentro da pesquisa séria desse tema. Poucos casos receberam tanta repercussão por parte da imprensa e muitas vezes de forma tão superficial… Acreditar que tudo não passou de um engano é realmente tapar o sol com a peneira! Coitado do mudinho, heim! Afinal, se as meninas confundiram o coitado com um ET, no mínimo ele não deve ser padrão de beleza! Interessante analisar como os militares brasileiros, talvez seguindo as diretrizes dos militares americanos, apresentam conclusões chulas para um fato tão complexo e que envolveu tantas facetas. No caso Roswell, a última explicação dada oficialmente era que os ETs supostamente relatados eram na verdade bonecos utilizados em determinadas atividades… Mas não se lembraram de avisar que em 1947 nenhuma operação desse tipo foi realizada envolvendo bonecos… O caso Varginha segue a mesma linha dentro da esfera militar: o suposto ET visto era apenas o tal do mudinho…. O mudinho agora deve ser conhecido na cidade como o ET de Varginha.. Num documentário apresentado no ano 2000, um militar brasileiro insinuava de forma que quase soou cômica, que o ET avistado era um anão conhecido na cidade. Ora,ora,ora…

  122. Anonimo says:

    Sou militar, eu AFIMO que o caso é verdadeiro, mas a corporação encobriu as evidencias. Só nao sei por interesse de quem. É uma pena que um caso extraordinário desses possa ter sido abafado desse jeito.

  123. Carlos Gomes da Silva says:

    Melhor explicação sobre o caso varginha que eu ja vi , uma vez ouvi falar que esse caso do suposto ” et de varginha ”
    seria apenas um golpe publicitário de políticos da região para que varginha e se tornasse uma cidade turística e não apenas uma cidade agropecuária .

  124. Magno says:

    É Carlos Gomes, executaram um golpe de mestre, conseguiram envolver as meninas, militares, funcionários de hospitais, trabalhadores da contrução civil, fazendeiros, engenheiro, ufólogos, chefes de estados e até agentes americanos. Realmente uma bela jogada de marketing.

  125. Rockster says:

    Eu acredito em seres extraterrestres e discos voadores desde que me entendo por gente, sei que tem muita gente que não acredita, mas isso é por falta de informação…Quanto mais a pessoa pesquisa o assunto, lê livros, procura saber das verdades e mentiras, mais ela tende a acreditar.Afinal o universo é realmente muito vasto, e achar que só existe vida inteligente aqui na Terra??Nós somos apenas um grão de areia no deserto, e o caso de Varginha é apenas mais um caso na Ufologia Mundial…Abraços

  126. Pablo Casado says:

    “A possibilidade de que as garotas tenham sim confundido o morador que conheciam há muito não deve ser descartada de pronto. Não pode, por outro lado, ser aceita com tanta facilidade. Coincidências bizarras fazem parte do Caso Varginha, seja qual for a tese defendida para entendê-lo.”

    Realmente. Essa hipótese, além de factível, mostra também a incompetência de nossas autoridades, pois esse tempo todinho investigando para se chegar a concluão de que era um morador local que estava cagando ali é mais absurdo do que a história do ET. E o pior, o cara mora em frente. A primeira coisa a ter sido feita seria questionar a vizinhança. E o caso se encerraria em poucas horas de investigação… Mas nem se o Lula “não sabia de nada” fosse o chefe de investigações a coisa capengaria assim.

  127. João Santos says:

    Tenho notado que a proposta cética do site acaba tendo tendências muito radicais, quando simplesmente um link postado sequer é visto. Nem tudo na rede são fraudes, lambança, picaretagens ou abobrinhas. A priori, criticar por criticar ou duvidar por duvidar, não deve ser a postura do investigador.
    Outra dificuldade é tal da classificação da fonte, já que nenhuma é 100% fidedigna. Uma notícia ou qualquer coisa aceita como fato ou verdade hoje poderá não ser amanhã. Revistas científicas e jornais conceituados também podem cometer gafes ou terem matéria muito bem paga.
    Tenho por hábito ler ou ver os vídeos até o final. Muitas das vezes, o início pode parecer tosco, mas há sempre a possibilidade, digo: possibilidade, de extrair um detalhe importante. Inclusive para correlacionar com uma outra matéria futura. Leio de tudo (inclusive lendas), e assisto a tudo, em quaisquer blogs da vida, depois vou investigar, confrontar com fontes formais etc.
    Alguns parecem serem céticos tão dogmáticos quanto os fanáticos religiosos. De tal maneira a dar a impressão de um certo pânico em não encontrar uma explicação convincente ou mesmo serem contaminados pela heresia da credulidade.
    Um trecho de poema do Victor Hugo diz: “A razão convence; mas lágrima comove”. O verdadeiro cético deve se fortalecido pela razão, a não ser que lágrima seja irresistível.
    Portanto, um objeto, se não identificado, é simplesmente não identificado e pronto! Sé é terrestre, extraterrestre, intraterreno ou o raio que os partam, cabe aos verdadeiros céticos exporem suas opiniões, seja ela aceita ou não.
    Um milagre, “se de fato um milagre”, é apenas algo não explicável nos padrões formais, e daí! O que eu não posso é desmentir uma pessoa com doença incurável, que apresenta os laudos da junta médica, antes e após a sua cura, e acusá-la de fraude. Não é sensato ser processado por calúnia e difamação.
    Portanto, deixo alguns links abaixo para avaliação crítica.
    Segue o primeiro link do documentário Disclosure Project – 12 vídeos (EUA), com a convocação da imprensa americana: http://www.youtube.com/watch?v=7DiTciq-cDw
    O Dr. Steveen Greer ( http://www.theorionproject.org/ )e seus convidados, algumas das mais de 400 testemunhas, relatando fatos vivenciados em suas vidas profissionais: comandantes militares, físicos, engenheiros, técnicos etc. Inclusive com um manifesto ao congresso americano para desclassificação de fontes energéticas limpas e naves de propulsão magnética (vide entrevista com o cientista Henry Deacon, no mesmo site ).

    Dois casos de avistamento coletivo com ocupantes vistos à luz do dia:
    Caso VORONEJ: http://www.youtube.com/watch?v=OAiuYUQfyUc&feature=geosearch
    Caso ZIMBABUE – a legenda não está embutida, deve-se clicar no texto para acompanhar o vídeo (cada criança foi analisada por um famoso psiquiatra de Harvard): http://www.youtube.com/watch?v=yESROHHJrj4
    Há também um, dentre muitos outros incidentes ufológicos brasileiros, onde não encontrei motivos para descrer. O caso parece bem vivenciado por ANTÔNIO NELSO TASCA – parte 1 (muito similar ao caso de ANTÔNIO VILAS BOAS): http://www.youtube.com/watch?v=hs6_lZy2Bh4
    Não poderia deixar de indicar esses documentários:
    PARTE 1/9: http://www.youtube.com/watch?v=osth_L82l3A

    PARTE 1/7: http://www.youtube.com/watch?v=7l5Y1_h40fo&feature=&p=D2BDD913055D0AC5&index=0&playnext=1
    PARTE 1: http://www.youtube.com/watch?v=gc0R_rapV68

    Convoco os céticos para avaliação de parte ou do todo, já que podem ser falseados ou validados parcial ou totalmente.

  128. Walter Ice says:

    Neste mesmo ano de 1995 uma familia que residia num sitio aqui proximo de casa apareceu com uma historia: que uma noite tudo se iluminou no lado de fora da casa, que uma garota que morava na casa chegou perto da janela e deu de cara com tres grays baixinhos usando roupa colante e que os olhos deles pareciam oculos, que no dia seguinte havia uma marca redonda no chao perto da casa, que havia um po prateado e a dona M. colocou num vidro mas o seo A. mandou que ela jogasse aquilo fora, que as mangas nas arvores ficaram cozidas, etc…etc…ou seja, uma classica mentira de gente parva que nao sai de frente da televisao – exatamente o que qualquer um quer ouvir, tanto curiosos como pesquisadores ou entusiastas de OVNI. Claro que nao acreditei, pois eles sao os maiores mentirosos do mundo. Agora, o estranho na coisa e que a garota que supostamente ficou de cara com os 3 grays na janela, veio a falecer exatamente um ano depois do tal contato, com um bruta cancer no cerebro. Por via das duvidas, nao cheguem perto dos ETs, eles podem estar carregados com algum tipo de radiacao ou eletromagnetismo de microondas. Eu, hein?

  129. REALISTA says:

    Há algumas observações a serem tomadas quanto ao caso Varginha:1. no momento do ocorrido com as testemunhas, as três garotas,NÃO ESTAVA CHOVENDO!
    2. Se todo mundo conhecia o tal do mudinho certamente elas o reconheceriam pois as condições de visibilidade e clima ERAM NORMAIS; 3. a morte misteriosa do soldado que supostamente capturou uma das criaturas ÑAÕ FOI SATISFATORIAMENTE ESCLARECIDA; 4. Fatos estranhos e paralelos ao evento foram relatadas mas desconsideradas como o avistamento de um UFO por perto, apariçoes de criaturas estranhas pelo perimetro do ocorrido cujas testemunhas NÃO FORAM OUVIDAS E FORAM IGNORADAS! 5. O FATO QUE ESTE SITE PEGA UMA REPORTAGEM DA VEJA, CONHECIDA EM INFLUENCIAR A OPINIÃO PUBLICA DE ACORDO COM INTERESSES DE PODEROSOS OU DE ACORDO COM A CONVENIENCIA GOVERNAMENTAL OU PARTIDÁRIA APENAS CONFIRMANDO A OPINIÃO DA MESMA! O que causa descredibilidade a este site;6. apontarem um portador de necessidades especiais e SEM QUALQUER CHANCE DE DEFESA(UMA TREMENDA COVARDIA!) como sendo o suposto ET, e por fim o pior: DAR CRÉDITO À VERSÃO DO EXÉRCITO QUE SEMPRE NEGOU TER HAVIDO TORTURA E QUE ACUSAVA ANTONIO CONSELHEIRO, DO FAMOSO ARRAIAL DE CANUDOS, DE COMUNISTA! MOri você está do lado da investigação cientifica ou do puro puxasaquismo à midia manipuladora???

  130. Tezeu says:

    Nao sei quanto ao ET, mas as garotas sao muito bonitas! beijos pra ellas!

  131. renato says:

    tem mais elementos neste caso:
    1- pq a materia de tv nao procurou a famila do policial que faleceu.
    2- pq os bombeiros os policiais ou o hospital nao monstram algum comprovante da identidade do anao supostamente pego e enviado pela viatura?
    3- pq havia atividade militar exagerada no local? era de rotina? se era de rotina pq a população nao confirma.
    esta é a questao central, nao ha investigaçao seria para confirmar ou derrubar hipoteses…

  132. Douglas says:

    Em 1999 foi exibido no Brasil um documentário da discovery falando sobre o caso varginha, onde um oficial dos bombeiros afirma que o suposto ET nada mais era que um anão; este relatório que diz que o ET é este rapaz mudo foi elaborado em 1997, então fica a pergunta, pq a explicação do rapaz mudo não foi apresentada para o documentário, e como este relatório ficou desconhecido por tanto tempo, tanto para um lado como para o outro há contradições, deve existir uma terceira versão.

  133. jose carlos says:

    olha,eu moro numa cidade vizinha à Varginha,mais ou menos uns 70 km de Varginha,e falo pra vcs.Qdo houve o caso do Et,um profissional muito respeitado na cidade,diz ter visto algo proximo à cidade de Fama e isso saiu inclusive no fantastico.Outra coisa,sairam varios documentarios serios sobre o caso.tem um que saiu num canal argentino chamado infinito.Ele é isento,racional e muito interessante.Ele nos dá uma impressao que estamos sendo enganados mais uma x por forças ocultas neste país que realmente afrontam a inteligencia de seu povo.Que nao se pode afirmar na existencia ou nao eu ate concordo,mas daí um canal soltar uma reportagem fuinha ,simplista e pouco esclarecedora sobre um fato que se nao é veridico,o é digno de ser investigado adequadamente.Verdade seja dita tbem,nao ha muitos interesses mesmo neste caso,um país que nem sequer julga aqueles que usurpam de seu povo,quiçá ira querer saber sonre seres de outro mundo.Ja basta nós sermos de outro planeta..srsrs

  134. Fabio R M S says:

    1- Quando os pesquisadores sérios vão atrás do colega de Chereze que o acompanhava no carro?
    2- Quando os pesquisadores irão atrás do truculento comandante que hoje reside no interior e na reserva?
    3 – O chefe dos bombeiros na época! Usem de psicologia para inquirí-los! O tempo passou mas a lembrança ficou. Alguém deve ter isso anotado em algum lugar.
    4 – Confrontem Badan Palhares diretamente na pergunta de quando ele insinuou ou meio que afirmou sobre a autópsia para um estudante numa palestra!
    5 – Um hacker muito profissional já seria o suficiente para decodificar arquivos do Comando do Exército. Por falar nisso…Quando os pesquisadores vão investigar quem eram os dez generais na época que estavam em Varginha e cidades do sul de Minas??? Cantei as pedras!

  135. Júlio Cesar Pereira says:

    Moro em Sete Lagoas, interior de Minas, e muito tempo bem antes de sair essa reportagem o tio do meu amigo já teria feito uma declaração dizendo que as três garotas viram foi um homem deficiente que é conhecido na cidade de Varginha. Mas o que intriga se ele é conhecido, inclusive pelas três garotas, pq elas fizeram aquele alvoroço todo? Será que viram mesmo uma criatura ou aproveitaram da situação de como encontraram o rapaz para inventarem a história e aparecerem??

  136. miguel angelo says:

    faço minhas as palavras do sr. João Santos, com todo respeito. Ser cétido não é dogma, é seriedade na análise. Se vamos desacreditar por desacreditar, é o mesmo que ser crer sem fundamento. E o mais importante talvez seja quais as vantagens financeiras, que é o que no fim move os interesses escusos, levariam as pessoas diretamente envolvidas? Se depois os oportunistas de plantão, e sempre os há, descobriram como ganhar dinheiro com o fato, nada de novo na história da humanidade. Porém, que houve algo de anormal, com testemunhos, inclusive relato de morte, e pior, coação de testemunhas é fato que, por si só deveria levar o cético por caminhos mais trabalhosos que não simplesmente duvidar por duvidar. Grande abraço a todos. Fico feliz de achar vida inteligente na internet.

  137. Jluiz says:

    Olha pessoal, não espalhem…mas, eu tenho uma ET guardada no meu armário, muito gostosa, ela veio com os outros que estavam em Varginha, mas me viu se apaixonou e ficou comigo.

  138. Gabriel says:

    Galera, notem na primeira foto que o ET está sentado no terreno baldio cheio de grama, no outro aldo da foto, mostra o homem agaichado no terreno baldio sem grama!

  139. Fontalcriacoes says:

    Realmente, este senhor agachado se parece demais com um E.T, notem que ele tem três chifrinhos na cabeça, olhos vermelhos, a pele é meia escamosa também, incrível, acho até que é ele mesmo… affff

  140. Marciomaxlife says:

    nunca acreditei em ets, no entanto, devido aos fatos e até mesmo uma morte mal explicada, me força a acreditar nessa besteira.Comecei a acreditar nessa bobagem quando assisti o filme ”fogo no ceu” onde no relato do cara sequestrado, relatou o interior da nave como num poço, tecnicamente lembra o formato externo de um charuto, sendo que, fotos de ovnis em formato de charuto foram tiradas a mais de 50anos atras, outro detalhe mundialmente conhecidado são os olhhos grandes e sem palpebras…um tipo de viseira de capacete(no filme)…e tem mais, somem centenas de pessoas diariamente no mundo todo kd os corpos??? muito estranho eu admito…. 

  141. Este site deve ser aquele que reúne um bando de céticos imbecis e alienandos religiosos do país não é mesmo?

    Depois dessa eu vou é embora, não ficar perdendo meu tempo aqui, são um bando de idiotas, estúpidos tentando negar algo que é mais do que provável existir. Essa do ET de Varginha foi péssima, tentem outra

    Vamos ver até onde vai a imbecibilidade, digo, a criatividade de vocês

    Vão se danarem, céticos IMBECIS

  142. Arao Barbosa says:

    eu acho que estao inventando, isso para omitir os fatos.
     

  143. Sleepguy Dilon says:

    Mas se tinha vargina então não podia ser uma macho e sim uma fêmea.

    O caso deveria ser conhecido então como: “A ET de Vargina”    :)

  144. EDSON JOSE DA SILVA says:

    QUE COMPARAÇÃO ABSURDA, QUE ESTE CORONEL ESTÁ FALANDO, EM AFIRMAR QUE A CRIATURA AVISTADA PELAS MENINAS ERA UM DEFICIENTE AGAXADO… ELE ESTÁ MAIS POR FORA QUE CASCA DE COCO. ESTUDO PRESENÇA ALIENIGIMA NA TERRA, E ACREDITO SEVERAMENTE NOS RELATOS DAS MOÇAS… ELAS NÃO IRIAM INVENTAR ESTA HISTÓRIA SÓ PARA APARECER NA MIDIA… O QUE TÁ ACONTECENDO É QUE AS FORÇAS ARMADA ABAFA O CASO…

  145. Luiz Ribeiro says:

    Quanto absurdo!
    - Se houve uma queda de aeronave, milhares de pessoas teriam ouvido, tal qual uma queda de avião, mesmo de pequeno porte;
    - Se os ET´s têm tecnologia para viajar a distâncias extremas (a estrela mais próxima fica a 4,5 anos-luz), como seriam idiotas para se espalharem sozinhos pela cidade e se deixarem capturar?

  146. Falarei somente o necessário,em 1968 eu morava no Canindé ao lado da Portuguesa de Desportos e vi um disco voador,ele ficou acima de mim e isso já bastou a minha pessoa ema acreditar,que adianta eu ficar discutindo ou relantando fatos com tantos céticos na area,ao menos não estou mentindo,na minha época só havia aviões de hélice e nada mais que voos ultrasonicos como presenciei,cruzou o céu em segundos,parou a minha esquerda e voltou bem em cima de mim e parado por um tempo,pr surpresa minha começou a subir se inlcinou e deixou um facho de luz no céu,numa velocidade incrivel,enfim,não faz muito tempo alguns meses em meu quarto andamos recebendo luzes azuis muito intensas e minha esposa apesar de ser cética,estranhou o fato,como também a 6 anos atraz uma senhora presenciou luzes se movimentando proximo de casa e poderia ser sondas e logo alguns anos após, ela faleceu ainda jovem,mas sua filha também presenciou ainda esta viva,moramos em Guarulhos.

  147. Galliard says:

    Eu sei que você quer acreditar neste tipo de situação porque sua vida não te agrada do jeito que ela é. O mundo real é entediante, repetitivo e doloroso. Usamos inúmeros bloqueios inconscientes para aceitar fatos reais, como a morte, que é iminente. Muito tempo livre resulta em devaneios tolos. Portanto, fica a recomendação: ou você estuda de forma científica ou vai arrumar outra coisa para fazer. Parem de defende rou refutar mistérios que envolvem ciência com pseudociência. E eu não acredito que no final do ano de 2011 alguém me venha falar de conspiração governamental no Brasil acerca de UFO! Conspiração tá lá nos Ministérios, nas Assembleias Legislativas, nas Câmaras, etc. Isso é conspiração. E leva toda a tua grana. E tu não fazes nada. Por quê? Porque tá ocupado sonhando com ET. Acorda, bota o pé no chão e valoriza tua vida. Para de viver na ilusão, a não ser que tu sejas esquizofrênico, neste caso tu não teria insight e não entenderia a tua doença. Abraço.

  148. PeDrO Vidal says:

    li seu comentario Alvaro Rexs voçê tem toda a razão pq o exercito brasileiro ia perde tempo com um camarada q fika agachado no meio do mato hehe e muita ironia este site poblicar isto eu nao creio que la em varginha so aconteceu isto, este caso fiko famoso internacionalmente o et de varginha mais tanbem e meio estranho você pensar oq um extraterrestre estaria fazendo no meio do mato pq ele estaria la eu so nao entendo isto sera q eles axaram algum tipo de nave inter-planetaria abatida ou destruida pela sua queda n seii muita loukura jow se vc tem uma opinião bem doida me add ae [email protected] no msn e vamos compartilhar informações?

  149. Renato says:

    Não sou ignorante para pensar que somos a única forma de vida inteligente existente no universo; acredito, inclusive, que a probabilidade de existir vida fora da Terra é bastante alta, inclusive vida inteligente. No entanto, sou realista o suficiente para saber que uma visita extraterrestre é fisicamente impossível. Qualquer pessoa que tenha o mínimo de conhecimento em astronomia e física sabe dessa impossibilidade.
    Penso que a questão da existência da vida extraterrestre nunca será esclarecida com certeza, o que gera o que chamamos hoje de “Paradoxo de Fermi”: não temos provas nem da existência, nem da ausência de vida fora daqui.

    • Ignorante says:

      “Qualquer pessoa que tenha o mínimo de conhecimento em astronomia e física sabe dessa impossibilidade.”

      Eu tenho o mínimo de conhecimento e sei que existem sim possibilidades de viagens tão longas, vc nunca ouviu falar de termos como buraco de minhoca, dobra do tempo??

    • Neves says:

      vc ta falando sobre o q c conhece na terra sobre nossa tecnologia. mas podem existir seres muito mais evoluidos q nós q para eles seja facil uma viagem no espaço. analize a nossa propria história muitas teorias e coisas q achamos e é verdade absoluta e derrubada td dia com estudos e conhecimentos

  150. cientista says:

    Li a a materia, concordo com ponto de vista cientifico de que a ufologia é um campo novo (ainda nao explorado pela ciencia atual) que precisa ser revisitada e nao ignorada, lamento ver que muitas das teorias de vida extra terrena sejao despresadas por ceticos, que muitas vezes nao consideram evidencias de algo que possa involver segurança nacional de um assunto grave pra o poder e ordem, e ate mesmo ideologias religiosas seriam gravemente afetadas, muito preconceito existe sobre Ovnis e vida extra terrestre, existe uma razao obvia para tal, e nao pq e fisicamente impossivel, mas por q é mais facio negar, POIS NOSSA CIENCIA É UM PROPOSTA EM EVOLUÇAO e tudo q sabemos sobre a fisica mudara e algum ponto do futuro . Mas um fato que cada vez que estudamos e vida aqui sua evoluçao, percebemos que nao somos tao especiais como pessavamos, nao somos o centro do universo . Lembrem que grandes ideias no começo foram rejeitadas no inicio. Por que é mas facio dizer que ufo é coisa de louco, é mídia, se a propria mídia ridicuriza o tema, com filmes e historias que enchem nossas cabeças de de falsas informaçoes o como gosto de dizer “desinformaçao”? Muitos dos comentarios tentam amenizar os fatos decurridos, nao fazendo uso de todas as possibilidades, muitas motivados por suas crenças, de um dogma de q somos imagem semelhaça de deus, que somos unicos no universo, e que sempre dominaremos a natureza a nossa volta. Bom nao sabemos nem de 1% do universo e nosso mundo, e já ficamos bebados com arrogancia de acha q sabemos de tudo. Muitos fazem exatamente o que sistema quer deixar a cabeça debaixo da areia pra nao ver o esta ocorrendo.

    pensem um pouco, nossa especie é um ameça a seu proprio planeta pq outros nao poderia estar vendo o q fazemos?
    gente! as estrelas, planetas e todo universo existem ha bilhoes de anos… a terra pode nao ter sido a primeira nem tao pouco a especie humana. somos fruto de uma evoluçao q ocorre antes de nos!!!

    Mistismo é dizer q estamos sois e de sabemos tudo sobre as leis da fisica e o universo!!!!

  151. Quero convidar a todos desse site maravilhoso a entrarem no grupo sobre ufologia no facebook, já temos mais de 100 pessoas unidas falando de ufologia ou refutando fraudes.

    Conheça em:
    http://www.facebook.com/groups/exopolitica/

  152. Eduardo Tahara says:

    a historia das meninas é verdadeira,vejam
    pq:
    quanto mais fragil uma mentira maior a chance de ser verdade,por exemplo:
    falo pra meu vizinho:-”a Madona está na minha casa!”
    basta ele vir em casa e ver se está ou não,
    só que se eu falasse:-”ela veio em casa mas já foi embora!”
    eu já torno a história menos frágil e por ai vai
    ou seja a historia é tão simples,(das meninas) tão fragil que so pode ser verdadeira.

  153. Renato says:

    Sr. Ignorante,
    A respeito de vossa resposta ao meu comentário, digo que já ouvi falar sim de termos como buraco de minhoca, dobra do tempo, e tantos outros nos quais teoricamente seja possível viagens longas no tempo e no espaço.
    Mas, como o Sr. deve saber, se tratam de teorias que a própria ciência ainda não foi capaz de comprovar, de modo que, na ausência de provas, o que prevalece é o que as evidências indicam.

  154. Raia Manta says:

    Não foi apenas Ubiraja mas outro ufólogo da região tbm se envolveu mto no caso. Essa região é cheia de casos e Ubirajara já cobriu o caso de outra cidade ali. Procuro manter a mente aberta embora a maioria das histórias sejam muito improváveis e contraditórias, e duvido q seja extra-terrestre. Ubirajara esteve 5 ou quase 5 anos estudando o caso pessoalmente, recolhendo depoimentos e há muitas coincidências ainda não explicadas. Ubirajara depois desses anos declarou que se Varginha girasse apenas em torno do avistamento das 3 garotas o caso já teria sido resolvido e deixou claro durante e depois que possui depoimentos sigilosos de militares, p2(serviço de inteligência da PM) e aeronáutica. Mas o fato é, por mais que se tenha centenas de pessoas q nem se conhecem contando a mesma história não há sequer algo palpável, qq prova ou evidência q seja, em mãos.

  155. jonas' says:

    Sinceramente acho as duas explicações sobre o caso estranhas. o fato delas terem confundido um cidadão conhecido com o ser bizarro é plausível, um tanto incrível, mas é até aceitável. mas esse envolvimento de bombeiros e exercito no dia não faz sentido. pq raios bombeiros iria lá resgatar um mudinho, e depois o exercito. iria se envolver. mas é claro que tudo isso pode ser só estéria coletiva (acredito nisso) até pq militares e bombeiros nunca afirmaram nada, desde a época do suposto encontro. e disseram que aconteciam manobras do exercito na região. mas com o caso tudo foi associado. fica tudo na base do relato. e relato pessoal não é base pra conhecimento cientifico. creio mais na nota oficial, mas ainda assim cético em relação a detalhes.

  156. Marco Antonio says:

    Parabéns pela matéria, Mori. Apesar de não poder se provar a verdade, as coincidências são determinantes para separarmos o que é fantasia do que é realidade. É impressionante a proporção imensa que essa estória tomou, baseado em crendices populares influenciadas pela “máquina de lavagem cerebral” que é a TV. Essa é a mente humana, somente o conhecimento para nos guiar.

  157. avidaeassim says:

    Infelizmente para voces, eu sei do caso inteiro, e digo mais, falta nessa materia coesão, e respostas a varias perguntas, por exemplo o soldado que prendeu esse ser sumiu, a mulher quer o corpo e os militares não entregaram, um jovem e forte soldado, pegou uma doença e morreu após realizar a prisão do E.T., eu vi aquela esposa chorando e querendo o corpo do marido, e não entregaram, continuo ainda, os bombeiros e um deles deu um depoimento sem mostrar o rosto falando que chegaram antes do exercito e viram tal criatura, e ainda, o depoimento da familia contando que ofereceram dinheiro para eles falarem que inventaram tudo, mas eles recusaram, e ainda disseram somos uma familia mineira e não mentimos. Eu tenho parentes na região e te garanto que ali havia sinceridade, então passemos a analisar tudo antes de utilizar um item para cancelar o todo, o que não é verdade, ceticismo sim, mas não devemos utilizar os mesmo meios que os farsantes utilizam para enganar e ludibriar os demais. Obrigado

  158. antony says:

    Primeiro se o homem é um velho conlhecido do bairro as mulheres o reconheceriam d cara…__ A gente é só o luis doidão da rua!!
    Mas não!! se elas disseram com tanta convicção assim algo estava errado.
    Moro perto d varginha em uma cidade vizinha e em minha sala d Direito faz tbm o curso um policial civil que estava d serviço nest dia, Ele não quis falar muito no assunto, e n deu detalhes , mas em uma aula um professor em uma das questões em destaque ,pediu q ele desse algum detalhe dest dia, então ele n querendo falar muito disse; Que no dia que aconteceu isto, todos os policiais mais baixos,”menores” foram recolhidos, dispensados, e ouve uma forte movimentação militar ali, envolvendo so os “grandes”, Eles tipo isolaram a area, pegaram o q havia ali e o levaram, não dando detalhes a ninguem…………..realment nest dia havia algo la ele completou! …E tbm um outro colega meu q era professor d duas das garotas afirma a fort movimentação e acontecimentos estranhos….

  159. Rafael Rosa Dias says:

    O ceticismo pode ser a base do entendimento da verdade, pelo menos dentro das nossas limitações. Porém, para ser fiel a si mesmo, e não se perder em um labirinto de presunção, deve-se analisar todas as evidências de cada caso que se pretende comentar, o que, diria, não foi feito no presente artigo. Emitir opinião apenas por emitir pode ser contraproducente. No caso chamado de “ET de Varginha” ocorreu a participação de militares das Forças Armadas, e não limitado apenas aos militares das orgãos policiais. Ainda que estes abrissem um inquérito para apurar os fatos ocorridos, acredito que os dados mais precisos lhes escaparam. Sugiro que procurem os relatos de moradores que pressenciaram os acontecimentos para saberem a real participação da Polícia (ou a sua sistemática exclusão). Moradores também relataram a presença de militares americanos, tanto usando suas fardas características quanto á paisana, e também a presença de veículos oficiais daquele país. Enfim, a pesquisa, e pesquisa de campo, ainda é a melhor solução. Ficar apenas questionando situações pela internet, sem um compromisso verdadeiro com a busca da verdade em relação aos acontecimentos que se opina, é um sinal de truculência moral. Pode encontrar um público receptivo, tão intelectualmente inferior quanto a si mesmo, mas não participará efetivamente do debate e nem mesmo do resultado de sua conclusão séria.

  160. Francisco Chagas says:

    Caros colegas, quanto a este incidente este da cidade de vaginha, muito poucas pessoas sabem o que relamente aconteceu. Entre eles o nosso presidente da época, FHC. Uma vez que isto caracteriza segredo de Estado. Então os bobos da corte não ficam sabendo a verdade.

  161. PAPA says:

    Nem tudo é histeria coletiva e imaginário popular. Nem tudo. O problema de muitos céticos é que para eles sempre há uma resposta simples para tudo, mesmo quando, em face de outras evidências, não é plausível.

  162. Leo correa says:

    hum…inacreditáveis coincidências explicam o tempo todo alguns fenônomenos paranormais, não? Mas realmente, faz sentido que todas as três meninas tenham confundido do Mudinho com o capeta. Aliás, o Mudinho anda nu? Como vê, este é um tema querido dos céticos (vejo pela quantidade de mensagens), e claro, tudo neste caso é mesmo obscuro. Algo aconteceu, tomou a proporção de mito e não sabemos mais onde um termina e começa o outro. Gostaria de ver mais matérias, sobre o tema, Mori. Abraços

  163. Gigio says:

    Sinto muito, mas o caso Varginha é verdadeiro. Houve sim, morte, movimentação militar, inlusive uma reunião de militares a portas fechadas em uma casa em Varginha, onde a empregada da casa espiou no vão da janela entreaberta um vídeo que estava sendo passado. O vídeo mostrava uma criatura “horrível” em palavras da própria empregada. Tal criatura estava comendo uma fruta ( que parecia ser uma manga). Existem muitas outras evidências e testemunhas. O caso Varginha é verdadeiro….

  164. ivan says:

    só tem uma coisa que faltou falar aqui..
    e a morte do tal soldado ???

  165. Fizófolo de Apucarana says:

    Parabéns pelo texto. É fundamental pôr freios na imaginação popular, às vezes.

  166. Ahmed says:

    Gostei muito do artigo, continuem assim.Ficamos sabendo há algum tempo que há um boato que um dos policiais que participaram da suposta captura do ET de Varginha morreu devido a um ataque desta suposta criatura…[2]

    E quanto a morte misteriosa,nenhum novidade ?

  167. Alf says:

    Um Cético é cetico ate no dia que estiver sozinho e se deparar com uma porra duma naves destas pela frente, dai é onde toda a mascare de ceticismo cai e só vem uma palavra durante a fuga: “Eu quero minha mãe!”

  168. André Bernardino Cardoso says:

    Gostaria de saber por onde andam as moças que viram o suposto ser e por onde anda o morador com deficiencia que supostamente foi confundido por que, no mínimo, o mesmo deveria ser indenizado pelos danos morais causados, vi o vídeo da reportagem passada no ano de 1996 e procurei pelos nomes das moças (que apareciam na reportagem) que viram o suposto ser e nada achei nem no google e nem no yahoo e muito menos no bing e sem chance de achar também no facebook.

    A conclusão que tiro disto tudo é que a mídia pode confundir as pessoas, lanço um desafio aqui a todos, de achar os perfis destas pessoas e tentar saber onde elas estão, inclusive o tal luizinho agachado que eu acho que foi o mais injustiçado com esta história toda. Se houve E.T. ou não é uma coisa, e se aproveitar da deficiencia de alguem é outra coisa.

    Não se pode esquecer também da estranha morte do soldado que teve contato com uma suposta criatura. Fica a pergunta no ar: Muita gente ganhou muito dinheiro nesta história? Certeza que sim! Houve pessoas injustiçadas? Certeza que sim! Algum dia iremos saber o que realmente aconteceu lá? Certeza que não! Nós Brasileiros já sabemos do quanto a mídia pode confundir as pessoas? Certeza que sim!!

    escrevam-me [email protected]

  169. Paulo Cezar says:

    Alguém já se perguntou se o ser de Varginha não é um ser criado por manipulação genética e que fugiu do suposto laboratório secreto do Exército?

  170. Raddar says:

    E as demais testemunhas do Caso Varginha? ou tal mudinho deve ter vários irmão gêmeos espalhados pela cidade, todos com a mesma deficiência. Pois as criaturas foram avistadas em várias regiões, inclusive em um zoológico.

  171. danihell says:

    esse caso relatado aqui nesse site nao ta completo, falta muita coisa.
    e como explicar a morte do militar q participou da missao ao resgate
    do et?????
    e pq o hopital onde foi levado o et nao pôde falar sobre o caso na epoca?
    e pq o exercito se bomilizou junto ao corpo de bombeiro????
    hj uma das meninas é evangelica e ate hj fala o q viu.

  172. Christiano says:

    Só uma correção: as meninas viram a criatura no dia 20 de janeiro de 1996, um sábado, não no dia 16, como é dito em certo trecho do texto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Back to Top ↑