Ceticismo 2009nessieborneo001.jpg

Published on março 1st, 2009 | by Kentaro Mori

79

O hoax da cobra gigante de Bornéu

2009nessieborneo001 fortianismo ceticismo

“A foto, capturada de helicóptero por um membro de um time de resgate, que monitorava áreas de alagamento, gerou um intenso debate sobre sua autenticidade. (…)

Nativos que alegam ter visto o animal dizem que lhe deram o nome de Nabau, em referência à serpente marinha que pode se transformar em outras formas de animais.

Pessoas que analisaram a fotografia descartaram a possibilidade de ser um tronco. Um colunista perguntou: “Um tronco não pode se contorcer, pode?”. Outros sugeriram que era uma lancha, o que foi descartado por conta da marola de arrasto estar torta.

A acusação mais comum é que a foto simplesmente foi manipulada digitalmente, enquanto outros dizem que o rio Baleh é de cor diferente da mostrada na foto.

Mas nativos que insistem que a cobra existe dizem que fotos da criatura em diferentes partes da selva provam que ela está se movimentado pelos braços dos rios”. [Blog Área 51]

E agora, quem poderá nos defender? TinEye, um serviço de busca de imagens ao inverso: você envia uma imagem e o mecanismo tenta encontrar aonde ela já foi publicada, ainda que tenha sido adulterada.

Utilizando a ferramenta gratuita e aplicando um ceticismo bem saudável, “Fromage” descobriu e divulgou em BoingBoing que a fotografia original é do rio Congo, na África.

Nada de Bornéu, e presumivelmente, nada de Nabau gigante. Apenas uma foto do rio Congo, uma “serpente” adicionada digitalmente, e um monte de histórias.

congonabau fortianismo ceticismo

Um dia antes de “Fromage”, Nuno já havia identificado a origem da foto. A Internet pode ser uma ferramenta fabulosa, tanto para disseminar quanto para esclarecer boatos.

Tags: , , , ,


About the Author

+



79 Responses to O hoax da cobra gigante de Bornéu

  1. juliana says:

    eu ri quando vi essa foto e li a historinha que a acompanhava. e tem gente que acredita, né? eu acho isso fascinante. :P

    • Flavio says:

      Essa pessoa que riu da reportagem se visse uma dessas por perto; não poderia nem correr, pois seria alcançada rapidinho. Minha mãe e tias contavam histórias de jiboias que comiam bois inteiros, logo ali nas Minas Gerais, imaginem no Amazonas?

      • Raíssa says:

        Mais,elaas não tem nenhuma prova de que isso realmente existia,e são apenas pequeninas jibóias perto dessa!
        Eu não acredito que isso existe u__u
        Mais,cada um tem sua opinião não é?!

      • Tomás Turbando says:

        O ex-sogro da minha irmã MOSTROU (e não só contou a história) a foto de uma cobra que SEGUNDO ELE tinha de 30 a 40 metros, minha irmã disse que a cobra estava no baú de uma caminhonete dessas tipo de mudanças e minha irmã falou que ela dava VOLTAS E MAIS VOLTAS no baú e ainda ficava um pedaço dela para fora e não era photoshop pq isso foi na década de 40 no pantanal e essa foto e história era encontrada na net hj em dia sobre uma cobra de 43 METROS que foi morta p/aquelas bandas em 1948

  2. newton silva says:

    A Internet, também, tem o papel dos “homens-de-preto”, que é o de encobrir e ridicularizar e taxar de lendas absurdas, alguns fatos. Do mesmo modo, como não se pode acreditar em tudo que vem da internet, também não se pode aceitar dogmaticamente tudo o que dizem os céticos de plantão.

  3. NunoXEI says:

    Eu queria acreditar… mas quando a nuticia vem da internet eu tenho que sempre verificar a estoria :).

    I haven’t written in Portuguese for years but can read and understand Portuguese and Spanish very well and it was exciting to see this fake covered in different languages! Thanks for the coverage!

  4. Inoue says:

    sr. Mori tenho acompanhado as suas elucidacoes de diversas falcatruas que exite na net. tem uma em particular que gostaria de uma analise Tua, o site e da NASA o codigo e Sol 121 1P138922305EFF2809P2261L6M1 nao acredito que seja uma fotomontagem, se for real …… Noa aguardo

    Inoue

  5. Pingback: Foto de cobra gigante espalha temor de monstro lendário em Bornéu | Área 51

  6. jlc says:

    muito antes da era da internete,sempre existiu,muitos relatos e publicaçoes em varios lugares e epocas diferntes em todo o mundo,com diferentes povos e culturas.Dizer que muitas dessas coisas que não tem reconhecimento publico e cientifico e mentira,ou fraudes,se tornam igmorancia das pessoas,em questao de estudar os assuntos e analizar,se olharmos num outro ponto de vista,os dinossauros existiram né hoje comprovado cientificamente,agora analizem as proximas geraçoes se existirem,procimas,quando um senhor de idade falar p/seus filhos e netos que seus pais já tinham vistos amimais,elefantes com dente de marfim,baleias brancas e tantas outras especies hoje em estinção,eles vão rediculariza-lo,chama-lo de louco,que isso ea lenda,e outras coisas,assim tambem é hoje a forma de muitas coisas do nosso passado serem analizadas hoje em dia….

  7. daline says:

    olha eu num acredito vcs num pode provar pq visto de longe pode ser qualquer coisa .
    e eu nunca vo acreditar em mitos pq ja vem a explicação ñ existe coisas improvaveis

  8. Vera Paixão says:

    É claro q existe; na construção da Transamazônica; mataram muitas… eu era criança mas já lia; cobras de 20 a 30 metros de comprimento… (eram fotos de capa da extinta revista o Cruzeiro)

  9. x says:

    aff…
    na verdade essa foto não é real mas existe vários boatos q ela existiria msm e até uma foto real que eu vi a muito tempo atrás

  10. fernandoreis says:

    pq a duvida da existencia de cobras gigantes? meu primo pescava num rio no alto xingu, e viu uma de 14 metros q foi morta por indios da região.

  11. tony tofuba says:

    a foto pode muito bem ser verdade….eu acredito na existencia de eses seres lendarios porque pessoalmente eu vi um deses monstros quando serví ao exercito peruano……na selva do alto tamaya region de ucayali perú

  12. marlene says:

    é claro que existe,muitas pessoas ,como no tempo de noé continua rindo dizendo isso não existe ,não é verdade….
    o fato é que se vc for pensar no que as pessoas mais velhas falam vc vai se assustar muito então é melhor viver dizendo que não existe este ou aquele tipo de coisa,tenho certeza que nunca parou pra pensar no que existe debaixo das águas de mares rios e dentro das matas,um dia vai aparecer pra todos verem e aí o que vão fazer ou dizer?……..eu acredito que no fundo coisas que jamais pesamos, estão entre nós e não sabemos.

  13. Eider says:

    Eu acredito, pq moro no interior e ja vi cobras assim, gigantes!

  14. flamini says:

    a foto da cobra concerteja e verdadeira porque eu ja vi uma quase do mesmo tamanho aqui a onde eu moro em ipixuna no amazonas ok.

  15. maduca says:

    Oi já viram o seguinte site?

    http://www.ufoevidence.org/

    Fotos de ufo já todas estudadas e analisadas cientificamente, provadas verdadeiras (?). vale a pena, há muitas fotos impressionantes, abraço.

  16. Claranice says:

    Eu gostaria que fosse uma cobra sim e até torço para ser. Afinal é tão ruim um mundo tudo explicadinho cientificamente! É tão cru e sem encantos um mundo sem mistérios!

    • Daniel says:

      Eu também sempre torci para que aparecesse um caso que ninguém pudesse solucionar. Algo que fosse inexplicável, mítico. Acho que todos nós, principalmente os céticos buscam por uma grande verdade que não pode ser desmascarada ou provada mentira. Infelizmente nunca vi um desses casos que pudesse ser provado verdadeiro.

  17. Pingback: Eclesiácido » Blog Archive » I want to believe

  18. St.h-Danilo says:

    Senhores,por favor,mantenham a logica.
    Trata-se de uma floresta no Comgo.Olhem com atenção o tamanho das arvores e comparem com a cobra.Notem que ela teria que ser 3 vezes maior que o diametro do rio,logo,teria muito mais que 20 metros.
    Cobras titanicas podem,por hora,hipoteticamente existir levando se em consideração alguns expecimes ja observados,com seus incriveis 13 metros.Porem,mesmo uma que viesse por ventura possuir um terço do tamanho da cobra da iamgem,teria de longe mais de 20 metros.
    A imagem ja foi considerada falsa e particularmente desacreditaria de um ofdio dessas dimenções mesno nos tempos mais remotos.

  19. Bom dia
    Eu tenho uma foto de amiga que está sendo abarçada por um espirito
    A foto foi tirada em 2007 por uma camera digital.
    Ela jura que no momento da foto, havia apenas ela e a mae dela obs (A mae foi quem bateu a foto)
    Gostaria de enviar a foto para um analista.
    Alguem sabe se nesse site eles analisam?
    Obrigado

  20. Raíssa says:

    Eu acho que eles captaram uma foto do filme “Anaconda” e botaram na net :p
    AUHSUHASHUAS’
    Porque,como pode um animal desse tamanho em um rio pequeno conforme o tamanho dele,ainda tá vivo,e não ser descoberto!!!?

  21. mario muller says:

    Sabe que eu acho de ceticos, pessoas pobres de espirito, ops espirito não existe, então pobres de imaginação que precisam provar que tudo que existe ou não tem que ter uma explicação racional, porque sem isso sua vidinhas não seriam seguras. Vidas sem graças apaticas e tristes onde imaginar qualquer coisa não é permitido pois não tem o aval cientifico.
    Só digo para todos o ceticos de plantão que vcs um dia iram morrer e isso não tem maneira de vcs descotirim e nem dizer que não é um fato verdadeiro.Esse misterio vcs não tem chance. Então é divertido ler todas as tentativas bobas de explicar tudo.

  22. Alder says:

    moro no interior do amozonas numa comunidade por nome rio urubu,ja vi e ja matei uma de 3m,minhas pernas tremiam, ela comeu 20 patos de casa.se queserem confimar entre em contato neste imail.

  23. Pingback: Avião fotografa cobra de 40 metros? | CeticismoAberto

  24. thionilio trindade says:

    vai gostar de cobra assim na pqp!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  25. Kyle RJ says:

    Meu tio era do exercito brasileiro e o treinamento deles pra quem nao sabe eh realizado na amazonia,ele ja contou uma historia de uma cobra que comeu um homem em um acampamento e ela era imensa,diferente de qualquer outra cobra,a historia tem varios detalhes,mas enfim,no final mataram a cobra so que guardaram a informaçao(meu tio nao estava presente no dia).Eu suspeitei da historia,mas o engraçado eh que um amigo da minha mae e o pai de um amigo meu ja contaram essa historia DO MESMO JEITO,todos os detalhes.
    Essa informaçao eh veridica,podem confiar.

  26. albino de brito veras says:

    Uns anos atraz dois alunos meu,estavam comemorando seus ingresso na univercidade. Passeando de barco no açude calderão, açude este muito grande com profundidade aproximadamente de uns 50 metros, na cidade de Piripiri-Piaui,de repente um foi arrantado do barco por algo desconhecido o outro irmão pulou e foi no encalço, horas depois os dois foram encontrados pelo resgate, com os ossos todos quebrados,chamaram um especialista no assunto, que afirmou que eles provavelmente foram mortos por uma Sucuri.
    Quanto a estes fotos exibido ai no rio eu não posso confirmar, mais que ainda existe cobra grande aqui no Brasil eu acredito.

  27. anonimo says:

    Verifiquei a foto em questão…
    Desculpem mas é montagem.
    Se notarmos a altitude que estava sobrevoando quando tiraram a foto,
    veram que este animal, se exite mede aproximadamente quase 2 km.
    E se visualizarem melhor, as copas das arvores nessa região mede aprox.de 6 a 8m
    de diamentro. Acho que não presciso digitar mais nada.Obrigado

  28. flavio says:

    Tá na cara que era montagem
    Dá para se perceber…

  29. manoel says:

    EU TENHO CONHECIMENTO DE SELVA E ÁRVORES; DEVIDO JÁ TÊ-LAS CORTADAS, PARA FAZER CANOAS PARA PESCA ARTESANAL. ÍSTO QUE VEMOS AQUI, É UMA MONTAGEM GROSSEIRA QUE SUBSTIMA NOSSA FANTASIA… SE LEVARMOS EM CONTA AS MARGENS DO RIO POR ONDE FLUI AS ÁGUAS; ESTAS FORAM CAPRICHOSAMENTE ESCULPINDO SEU CAMINHO, PARA QUE PUDESSEM PASSAR NATURALMENTE SEM AGREDIR NADA MAIS. QUANTO A COBRAS, ELA PASSEIA BEM AO CENTRO DO RIO; COMO SE ESTE FOSSE SUA PASSARELA E PARA NÃO BATER NAS MARGENS LATERAIS; SEM SE DAR CONTA TAMBÉM QUE É UM RÉPTIL SINUOSO QUILOMÉTRICO. QUANTO A COMPUTAÇÃO GRÁFICA; ESTA NÃO SE PREOCUPOU NEM COM A ALTURA DO AVIÃO QUE FORNECE TODOS OS OUTROS DETALHES BÁSICOS; QUE AQUI NESTA MONTÁGEM NÃO TEMOS.

  30. Hugo says:

    Dinossauros, tbm não existiram! Monstros marinhos enormes tbm não existiram na terra!…

    Papai Noel existe!
    Tbm não acredito que a foto seja real, mais não duvido que um ser desse tamanho exista.
    Se vc não acredita, não critique!Pois em bilhões de anos a natureza não precisa de prova pra nada.

    Tem gente que acredita que um homem subiu para o céu com seu corpo!?
    Quem é sábio, se não acredita, mo mínimo RESPEITA!

  31. Carlos says:

    Gostaria só de avisar aos supostos intelectuais que adoram fazer comentários com ar de excelente conhecimento na língua portuguesa, que simplesmente não existe a palavra ESTÓRIA…Procurem em qualquer Aurélio ou Michaellis se estão duvidando. A palavra Estória nunca existiu. Não sei da onde as pessoas começaram a escrever e foi se dissipando como uma verdade. Estória com a letra E é o mesmo que história com H minúsculo.

  32. Wendel says:

    Elas existem SIM!eu juro uma vez estava dormindo na rede do quintal da minha casa e acordei com gritos de capivaras gemendo quando fui ver tinha uma cobra gigantesca!muito grande mesmo devorando o meu rebanho de capivaras a cobra parecia ter mais de 100 metros.

  33. Josiane do carmo santos da silva Dias says:

    Oi eu não sou cientista por isso não sou cetica. Moro no interior de Belém do Pará em uma cidade chamada Abaetetuba, estamos rodeados de ilhas (rios) que também possui misticismos e o mais conhecido é o da cobra grande. Muitos ribeirinhos juram ter visto esta cobra gigante que é considerada por eles incantada. Diz a lenda que a cobra vive numa ilha encantada chamada pacoca. existe relatos de que ela se transforma em uma bela moça, a qual pede aos pescadores para cortarem a ponta do rabo da cobra, aquele que conseguir esse feito quebrará o encanto e libertará a moça.Como recompença ficaram ricos. contudo, os que tentaram ficaram loucos ao ver a imensidão da cobra enrolada em uma àrvore de miritizeiro. Quem somos nós para julgar ou não acreditar em pessoas que possuem um conhecimento de vida que éstá muito além de muitos conhecimentos cientificos?

  34. marcos says:

    Acho que e mentira e montagem !

  35. edileuza costa p. morais says:

    tou começando a acreditar nessas COBRONAS DO AMAZONAS.
    como meu a vô, diziar, na época de 40 a 70, DO COBRÃO
    MEU CONTA ESSAS HISTORIAS
    sou filha de amazoneses, meu vô nasceu , cresceu e morreu, e semore contou essas historias. hj meu pai conta pro netos.
    e essa cobrona ai da foto já deixa uma prova da vardade, se segundo dizem k exertia DINOSSAUROS NA TERRA .por k ñ ter existencia dessas COBRONAS,

  36. fabiana says:

    na tecnologia de hoje nao se dfa pra acredita nas coisa nem mesmo numa foto ,mas a realidade é minha mae moro no belém do para como tds ja devem saber que la tem varios rios cobra e nao é de se duvida ela conta uma historia que rea uma tarde ja ela iria tomar banho no rio era comum pois bem a avó dela falo pra ela nao ir guqndo chego la no rio tinha uma cobra imensa e duas no toco da arvore mas no susto ela fico queta e sua avó a seguiu sorte né mas num toco de pal como a cobra estava do outro lado trocando de pele sorte ela saiu com muito susto ela saiu de la mas as duas que estava no pal estava descansado e a maior do outro lado de qualquer jeito ela conta isso com muito espanto vcs devem fala nem teve medo mas nao era vc que esta la da sim pavor essa uma das realidades pos acredito mas nao nessa mentiras de foto que nem se da mas para acredita

  37. fabiana says:

    desculpa pelos erros graficos nao bem para tc

  38. eu acredito sim pois se na palavra de Deus se referem a cachos de uva que precisavam de mais de um homem pra carregar e que existiam ate gigantes isso seria mais um detalhe da imensa terra que devem esistir varias coisas que desconhecemos

  39. laharl219 says:

    nossss tem q se mto buro p acredita q n eh montagem veyyy
    XD
    mano e pior d tudo tem gente achando q eh verdade KKKKKKKKKKKKKKK ri MTOOOO qdo li os kra flando “aa n sei dev se verdad” KKKKKK
    maaaano antes d fala isso:
    1-da um zoom legal na foto e percebe a diferença na pixelização da cobra pro rio
    2-compra um oculos ou olhos novos pq p acha q eh verdad o seu dev ta um lixo
    3-aprenda q existe uma coisa chamada >> “photoshop” <<

    kkkk mas se qserem insiti q eh verdad beleza da pra eu ri mais dai

    AAA e ultima coisa para " rosemeire de meira silva" q comento "eu acredito sim pois se na palavra de Deus se referem a cachos de uva que precisavam de mais de um homem pra carregar e que existiam ate gigantes isso seria mais um detalhe da imensa terra que devem esistir varias coisas que desconhecemos
    43 comentários
    " ¬¬ XIUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU MEUU isso eh insisti em burrice,afzz quem fika flando "ãã acho q isso pq deus quis assim" isso eh ignorancia tenha sua propria opinião e personalidade ¬¬

    • rosemeire de meira silva says:

      ESCUTA AQUI SE VC NÃO ACREDITA EM DEUS PROBLEMA SEU,
      O SEU COMENTARIO NÃO DEVIA SER SOBRE A REPORTAGEM E NÃO SOBRE A OPINIÃO ALHEIA
      A PROPÓSITO QUE PORTUGUES HORRIVEL É ESSE, VAI ESTUDAR !

  40. Thiago says:

    mas um desocupado…
    N sei sinceramente o motivo de alguém fazer uma coisa tão malfeita e divulgá-la como real.
    Se existisse um réptil desse tamanho, já teria sido encontrado, talvez jáa estivesse extinto…

  41. paulo silva nunes says:

    Não tenho visto nenhum comentario dos passageiros do helicoptero, já que estava numa missão de resgate, o que fala os demais?

  42. Danilo says:

    Se vc analisar bem a foto.. vai ver q é fake.. pq.. a cobra em Largura (da barriga para as costas) parece ser maior q as arvores q ali estão.. aquele ver não são plantas rasteiras e sim árvores

  43. yan says:

    minha avó me contava estarias sobre cobras grandes.

  44. gustavo felipe piardi says:

    nossa!!! essa cobra comeria minha cidade inteira!!! que tal!!! king cong e a cobra do amazonas???
    se os meios de comunicação fossem mais criticos e não divulgassem tanta fotos fraudadas como essa que vemos, talvez nos estariamos mais evoluidos nas pesquisas de casos que realmente são verdades! essas fraudes dicipam os fatos reais e consequentemente perdemos tempo investigando uma coisa que não passa de uma fraude quando poderiamsos discutir algo que teria chance de ser verdadeiro e nos levassem a um outro nivel, uma nova etapa!!!

  45. Anônimo says:

    Isso daí tá me paracendo uma sucurí enorme. Inclusive pela coloração da pele.

  46. Isac says:

    ha muitas coisas entre o ceu e a terra que o homem ainda nao viu e nunca decifrou e nem nunca irá!!!e eu particularmente creio sim que ha portais para abertura para outros mundos e dimensões que ninguem conhece e que a propria fisica vai demorar um pouquinho ainda para chegar lá.quer um exemplo??????o que eh o triangulo das bermudas ?pq td que chega perto some???

    isac

  47. delzo says:

    - Isso que filmaram do alto, é apenas a agua que fora jogadas lateralmente por uma lancha em alta velocidade, visto do alto parece com um reptil.. impossivel um animal deste tamanho sobriviver com pouca proteína, comida de reptil, na floresta, precisava de muitos indios para suprir seu corpo.

  48. neth says:

    Que pena que não é uma foto verdadeira, acho tão fabulosas essas historias de serpente…que pena!!!!!

  49. francisco sobrinho says:

    eu acredito que existe ate maiores no rio amazonas

  50. Waldemilsom Amorim says:

    Talves as pessoas que não acreditam, deveriam
    vir conhecer os rios as matas do Amazonas e do Para p/ que possam ter noção do tamanho das arvores e rios que nos circundam, assim
    como os animais que existem no biosistema..
    Saiam de seus castelos que chamam de aparta-
    mentos para terem noção das besteiras que falam..

  51. Neverton says:

    pode ser montagem, mas tirando a cobra uma foto nao é nem parecida com a outra

  52. annie says:

    é sim…veja os detalhes!!!

  53. Murilo Franco says:

    Waldemilsom Amorim você é quem devia deicar esse computador e ir para escola….sou biologo e um animal com taltamanho teria chance de sobrevivencia apenas na epoca dos dinossauros…se tal animal existisse ja estaria etinto devido á alimentação q faltaria ali e as temperaturas atuais tambem influenciariam,voce pode dizer que conhece esses lugares mas sera que ja viu um bixo d tal tamanho? nao. HAHA entao por isso fala dos outros sem certeza…..estude e vera que tudo é um mito
    PS:antes de comentar algo estude o assunto antes de dizer que oque os outros comentarios são “besteira” ‘-’

  54. Gustavo says:

    Eu sou Biólogo e queria dar os parabéns pra quem editou essa foto, porque é impossível um animal desse porte sobreviver nos dias de hoje…

  55. Devairgames says:

    kkkkkkkkkkkk ..acharam meus tio antonio….finalmente!!! devair quesada

  56. Priscila says:

    vcs deviam falar de ongobongo, o monstro de um lago, tem varios videos e fotos, ate a discovery ja fez uma reportagem sobre, seria interessante uvi sua opinião.

  57. EDWARDS PUMA JUNIOR says:

    É DIFICIL QUER SEJA VERDADE. EN BPRNEU AS COBRAS PITHONS SE ESCODEM DENTRO NA AQUA. SOS E FOR UMA ABERRAÇAO DE COBRA MONSTRO

  58. julia says:

    eu acho que seja mentira como uma cobra pode chegar a medir tento assim essa foto foi tirada do alto e pomos ver que o rio é bem grande e a cobra também,E estivesemos na beira do rio que tamanho seria essa cobra?é mentir!

  59. Eu que sei muito de computação gráfica está na cara que isso é assunto pra boi dormir e gerar debate. Se um ser desse tamanho existisse duvido muito que deveria ter aparecido mais vezes bem visivelmente.

  60. Caroline gonçalves freitas says:

    uma cobra desse tamanho esmagaria as arvores compare essas arvores teem metros e metros de altura

  61. Pedro Coelho says:

    http://hipernews.net/2012/01/05/cobra-gigante-aterroriza-malasia/

    vejam este outro link, céticos, e parem de duvidar de tudo o que veem.

    Logicamente a gente tem que se informar , mas dizer que nao existe um ser deste tamanho , deixa de ser ceticismo e vira burrice.

  62. Edmundo says:

    A amazônia esconde segredos que não podemos imaginar, eu acredito que seja uma cobra gigante.

  63. Karol Pinheiro says:

    Sabe, nem todo mundo acredita em cobras gigantes, mas na amazonia os habitantes antigos de uma pequena cidade, ja viram algumas na região. o que pode se dizer de “Verdade”, de que existe cobras gigantes de mais ou menos 18 mts.

  64. julio says:

    oro no amazônas ha muitos anos , e ja houvi varios comentarios de cobras gigantes, uma certa vez um amigo pescador subiu o rio negro para fazer uma pescaria com seus homens, subindo o rio solimões, e para chegar ao ponto de pescaria, tiveram que passar por um braço do rio, quando mais a frente o meu amigo avistou um grande tronco de arvore que atravessava o rio de um lado a outro impedindo a sua passagem, preocupado com o ocorrido pegou uma canoa e foi ver o que era realmente,quando chegou ate aquelacoisa que o empedia de passar , tocou e ai ele se assustou porque se tratava de uma grande serpente , porque se mecheu ao toque e existia escamas, então meu amigo voltou a sua enbarcação voltou cerca de 1000metros ate o dia seguinte. e seguio viagem, mas semprese lembrando daquele dia . Se voces não acha que existe grandes serpentes na amazoniaporque voces não vam morar lá.. se tiverem coragem.

  65. franciele says:

    eu até acredito mas é um puco dificil acreditar nisso ñ é?

  66. vanessa cristina says:

    Pelos meus conhecimentos essa cobra, realmente pode sim ser verdadeira, pois em lugares como a Amazônia é realmente fácil achar esses tipos de cobra e ainda mais em águas doces e em lugares úmidos.
    Obrigada pela paciencia,
    ASS: pela biologa,
    VANESSA CRISTINA.

    • Emeli says:

      Adorei seu comentario e gostaria muito de acompanhar seu trabalho como biologa pois eu gostaria muito de sre uma quando crescer meu nome é emeli e tnho 11 anos ! obrigada pela paciencia

  67. Ninguém says:

    Montagem muito bem feita ¬¬’

  68. mary says:

    Essa montagem tá péssima, horrivel, muito mal feita!!! não sei como alguem pode fazer um negócio desses tão feio e postar como verdadeiro…

  69. ricardo says:

    Gente pelo amor de DEUS ta muito na cara que e montagem olha bem o foco da foto as margens em perfeito estado mais quando se aproxima da agua alias da tal cobra o foco muda por completo igualmente ao filme naconda para pelo amor de DEUS que piada heheheheheeh…

  70. Emeli says:

    Bem , eu vi a reportagem e achei bem interessante , não sei se é verdade ou muito menos mentira , mais cada um tem sua opinião e não sou de criticar o comentario dos outros pois também não gosto de que critiquem o meu , voltando ao assunto da cobra , gosto muito de ver reportagens de cobras pois eu as acho um animal muito interessante ! Gostei de ver essa reportagem e também gostaria muito que descobrissem se é verdade ou mentira : minha opinião é que eu aponto que seja mais pra verdade ( espero ) .

    Obrigada!
    De : Emeli
    Itatiba/Sp !

  71. marlos silva says:

    este tempos atras apareçeu uma 14,85 no zoologico da indonesia depois outra morta por uma retra escavadeira na malasia agora uma com cabeça rosto cabelos maos e ainda fala cade um espeçialista para desmascarar a falcatrua ou tudo e verdade

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Back to Top ↑