Ceticismo 6.jpg

Published on abril 2nd, 2010 | by Kentaro Mori

133

Nefelins Gigantes e a Sereia do Taiti: farsas imortais na rede

6 fortianismo destaques ceticismo

Na grande rede, todo dia, toda hora, minuto e segundo é momento para criação das mais diversas mentiras. No entanto, duas das mais recentes provam que se a mentira é infinita, a criatividade dos fraudadores, nem tanto.

Citando trechos bíblicos, circula pela rede uma mensagem sobre “Os Nefelins (achado arqueológico)”:

"E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas dos homens, viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram." Gênesis 6.4. "Os Emins dantes habitaram nela, um povo grande,  e numeroso, e alto como os gigantes;  também estes foram contados por gigantes, como os Anaquins; e os moabitas lhes chamam Emins." Deuteronômio 2.10-11 "Porque só Ogue, rei de Basã, ficou de resto dos gigantes; eis que o seu leito, um leito de ferro, não está porventura em Rabá dos filhos de Amon? De nove côvados [4 metros] o seu comprimento , e de quatro côvados [1,78 metros] a sua largura, pelo côvado de um homem." Deutoronômio 3.11 "Também vimos ali gigantes, filhos de Anaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos vossos olhos como gafanhotos e assim também éramos aos seus olhos." Números 13.33 "Então saiu do arraial dos filisteus um homem guerreiro, cujo nome era Golias, de Gate, que tinha de altura seis côvados e um palmo [ 3,15 metros]." 1 Samuel 17.4
A Bíblia tinha razão. Será?”

Acompanha a mensagem uma série de imagens, como a que ilustra o topo desde texto, e outras:

5854908 YzKIL thumb fortianismo destaques ceticismo  5854901 qTh5V thumb fortianismo destaques ceticismo  

5854903 GgHAn fortianismo destaques ceticismo 5854898 V5eNH fortianismo destaques ceticismo

A história e as imagens lembram muito o caso do esqueleto gigante que teria sido descoberto na Arábia, uma farsa circulando na rede desde o ano de 2004, e já devidamente esclarecida – tendo sido criada para um concurso de manipulação de imagens, a partir da imagem de uma ossada comum sobreposta à escavação dos restos de um mastodonte. Nada se cria, tudo se copia.

esqueletogigantesmall fortianismo destaques ceticismo

A nova lenda velha sobre Nefelins também tem origens similares. O sítio Snopes identifica a fonte usada na manipulação de uma das imagens, em verdade parte do esqueleto de um dinossauro fotografado em escavação na Nigéria em 1993, disponível no sítio da Universidade de Chicago. Abaixo, o original à esquerda, e a imagem manipulada à direita.

excavation thumb fortianismo destaques ceticismo giants3 thumb fortianismo destaques ceticismo

Note que as manipulações foram sutis, incluindo a inserção de um crânio gigante e o afinamento de alguns dos ossos – de dinossauro – que pareciam muito robustos para um ser humano. Curiosamente, isto revela um fato: ainda que existissem seres humanos gigantescos, é biológica e fisicamente impossível que seus ossos preservassem a proporção que vemos em esqueletos comuns sem que eles estivessem vulneráveis a fraturas constantes. Seriam incapazes de correr ou mesmo caminhar sem quebrar seus ossos.

O mais impressionante, no entanto, é que estas manipulações digitais não foram feitas pelo indivíduo que em algum ponto enviou a primeira mensagem unindo as imagens com o texto bíblico como se fossem reais. Este fraudador simplesmente copiou o trabalho do artista francês Seb Janiak, responsável por “The Orion Conspiracy”, uma excelente obra de ficção fazendo referência a extraterrestres, gigantes e muito mais que já comentamos aqui em CeticismoAberto há dois anos.

O curta-metragem completo pode ser visto abaixo.

E as imagens dos gigantes Nefilins? São todas, sem exceções, originais de Janiak e disponíveis desde 2008 no sítio oficial para promover o projeto. Que, repetimos, é claramente declarado como ficção.

oriongigantes fortianismo destaques ceticismo

Caso encerrado.

Lendas de gigantes circulando com imagens falsas, no entanto, não devem ter fim. Circula também, por exemplo, a imagem de um fêmur gigante exposto em um museu:

405171651638 fortianismo destaques ceticismo

Resulta, no entanto, que o museu “Mt Blanco” em questão é um museu criacionista, que tem como objetivo “desenterrar os fatos de criação de Deus: um fóssil de cada vez”, e está atualmente anunciando a exibição de um “chupacabra”. Não transmite muita credibilidade.

E, o pequeno detalhe, é que mesmo este museu admite que o fêmur gigante que exibe é apenas “um modelo”, baseado meramente no relato de um homem que teria visto um fêmur gigante do Oriente Médio. Este é o tipo de “provas” com que lidamos aqui. E elas devem continuar circulando por aí.

Motivo para revisitar a “sereia do Taiti”, até hoje uma das mais famosas farsas da rede. No primeiro de abril que acaba de passar, o “Pattaya Daily News” divulgou imagens de um “estranho corpo encontrado em uma praia”:

bbb fortianismo destaques ceticismo

111 fortianismo destaques ceticismo “Pattaya, 1 de abril de 2010: Aproximadamente às 6:45 da manhã o coronel da polícia Suthamep Thaugsuban e sia equipe foram chamados quando um estrangeiro caminhando com seu cachorro encontrou um corpo decididamente estranho que parecia ter encalhado na praia de Naklua. Estima-se que tenha estado fora da água por aproximadamente oito horas. O animal é descrito como tendo aproximadamente 2,3 metros, com a parte inferior lembrando um grande mamífero marinho e a superior uma criatura terrestre com braços e dedos palmados. Toda a criatura é coberta por escamas, que começaram a cair. A criatura estranha foi enviada para análise forense no laboratório de Sattahip. O coronel Suthamep Thaugsuban declarou que houve um incidente similar há alguns anos em uma praia na Malásia, e também nas Filipinas. Além disso, outra criatura foi encontrada depois de um tsunami em Chennai. Ele é chamada Kadal Kanni em Tamil, uma criatura imaginária com o corpo superior humano e a cauda de um peixe. Está agora preservada no museu Egmore sob grande segurança”.

É, deve estar claro, apenas uma brincadeira de primeiro de abril, que inclui referência a sua origem: a velha “sereia do Taiti”, que pelo mundo também viajou pela rede sendo atribuída ao tsunami em Chennai e  tantos outros locais.

sereiatahiti fortianismo destaques ceticismo

Como esclarecemos há cinco anos, esta “sereia” é apenas uma obra de 2003 do artista Juan Cabana, criador de muitas outras múmias de quimeras fictícias. Ainda que o jornal a tenha divulgado como uma brincadeira de primeiro de abril, assim como aconteceu com a obra de ficção da “Conspiração Orion” de Seb Janiak, é uma questão de tempo até que estas imagens sejam repassadas pela rede omitindo a fonte e com histórias alegando ser algo real.

Gigantes e sereias são lendas muito mais antigas que a internet, e a grande rede de comunicação só serve para que estas criações prolonguem sua vida imortal em nossas imaginações.

6 fortianismo destaques ceticismo

Tags: , , , , , ,


About the Author

+



133 Responses to Nefelins Gigantes e a Sereia do Taiti: farsas imortais na rede

  1. Elton says:

    Ja vi tantas mentiras na net que nem me impressiono mais com essas coisas que aparece no meu email…

    • Ramiro says:

      acredito tanto no que este site tenta provar como naquilo que tenta refutar.
      Desafio qualquer um a provar que estes factos foram falseados!

      • Luiz Rasiel says:

        Uma descoberta desse nível teria uma repercursão muito maior na sociedade científica, e também uma publicação mais abrangente em revistas científicas sérias e independentes, o simples fato de não existir tal publicação já prova que isso é uma fraude, uma vez que pra se entrar em tais publicações seriam necessários incontáveis testes pra se comprovar a veracidade, coisa que as fraudes não permitem. É como o caso da descoberta da arca de noé, fizeram um enorme barulho sobre isso, ma o que prova que isso é uma fraude é: os tais arqueólogos são de um grupo religioso de hong kong chamado “o ministério da arca de noé” ou algo assim, e mais importante, não houve nenhuma publicação científica sobre esse caso. Como sempre a religião tentando enganar as pessoas com “falsas verdades”.

  2. alexandre says:

    Aonde está o meu comentário que fiz sobre isso???????????

  3. paulo6jr says:

    Eu solicitei este tema aqui há cerca de 3 meses atrás.

  4. Eu says:

    Well, well, welll…

    concordo com tudo explicito acima, mas declarar q gigantes nao existiram em algum espaço-tempo terrestre, é o mesmo que afirmar q nao ocorre milagres hoje! Vcs podem dizer, nao ha provas do milagre acontecer, nao ha provas q gigantes existiram! concordo! Mas sabem porque concordo? Porque sei q nao procuraram a prova na gaveta certa! A biblia diz, se ela estava errada nisso entao esta errada da existencia dos egipcios, fenicios, babilonicos, da terra de Ur, do monte horebe, cristo, apostolos, jerico, monte das oliveiras, ilha de patos, fé…

    • nellie says:

      Aí vou e contar uma novidade…

      A Bíblia está errada em uma pancada de coisas. Até porque o livro que temos em mãos hoje não é um texto na integra, é um material que já foi editado, reeditado, cortado, reescrito e traduzido milhares de vezes, se sobrou alguma verdade nela foi muito, muito pouca! Deve-se lembrar também que é um livro incompleto pois até hoje estão achando pedaços dela, fora as coisas que o vaticano não divulga!

      E me desculpe Deus, mas é um textinho muuuuito mal escrito!

      • Curioso Idem says:

        Para criticar a Bíblia é preciso muito conhecimento. E, como nunca é demais dizer, conhecimento se consegue com dezenas de anos de estudo sério, em instituições de ensino de alta credibilidade, sobre bases científicas alheias aos “ismos” da moda acadêmica, apoiadas não em meras teorias, mas em fatos exaustivamente questionados e provados que, como qualquer texto, “não podem ser retirados do contexto para se ter um pretexto”. Também é preciso o crítico estar aberto a ser criticado pelo poder auto emanado da Palavra Sagrada. É preciso ser simples como a pomba e sagaz como a serpente. É preciso fé real no que se acredita. Caso contrário, o crítico será laçado em sua própria sabedoria.

        Pelo fato de se tratar de um texto amplamente conhecido e reconhecido do ponto de vista teológico, quem se meter a criticar a Bíblia não deve ser tolo o bastante para se expor sem um vasto conhecimento de Filosofia, História (Antiga, Moderna e Contemporânea), Arqueologia, Geologia, Física, Astronomia, Astrofísica, Matemática, Biologia, Química e tantas outras ciências hoje conhecidas e desenvolvidas pelo homem. Além disso, tal pessoa deverá ter um nome e um caráter inquestionável perante a comunidade científica, para não incorrer na autodestruição por mera incompetência e inabilidade. Do ponto de vista moral, ético e espiritual, o crítico deverá ser ilibado, além de ser pessoa acostumada ao diálogo, a conhecer e respeitar opiniões, e de ter domínio de si, especialmente da própria língua (aquele órgão mole que fica na boca).

        Ao que me pareceu, o que li nos comentários sobre o artigo aqui veiculado não tem passado de exposição da própria estultícia de alguns, em lugar da demonstração de qualquer mísero conhecimento de causa. Assim como um médico badalado na tevê brasileira externou recentemente sua própria ignorância a respeito do que está firmado além da finitude da razão humana quando se trata da Palavra de Deus, meu convívio diuturno com exemplos de como não se deve fazer quando se trata do mistério espiritual me leva a pensar assim.

        Para ganhar tempo e não abusar das pessoas inteligentes que me lêem, gostaria de sugerir a quem se atrever a fazer algo sério aqui, que procure seguir o exemplo de um ilustre desconhecido russo chamado IVAN PANIN, que acima da habilidade e engenhosidade com números e textos originais em hebraico, dispunha de décadas de sofrimento em busca do conhecimento da verdade.

        Quem sabe, se por falta de nomes, o próximo crítico queira criticar as ideias e questionar a integridade de vida de algumas pessoas que fizeram história, como: Roger Bacon, Isaac Newton, John Flamsteed, Louis Pasteur, Stephen Hales, Arnold Guyot, Daniel Bernoulli, Leonhard Euler, Guy de LaBrosse, Peter Ramus, William Turner, James Clerk Maxwell, William Harvey, John Bartram, Christiaan Huygens, Robert Boyle, Anton van Leeuwenhoek, Benjamin Franklin, Joseph Priestley, William Herschel, Edward Jenner, Samuel Morse, Charles Babbage, Joseph Henry, Lord Kelvin, John Mitchell, Thomas Alva Edison, Georges Cuvier, Michael Faraday, Henrietta Swan Leavitt, Charles Bells, Lise Meitner, Louis Agassiz, Arthur Holly Compton, George Mendel e outros. E, para não deixar sem aviso, quero aproveitar a ocasião para dizer que a Bíblia relata, antes do Ano 100 DC, que cientistas como os que floreceram no último século se tornariam vedetes dos que odeiam a verdade (a verdadeira verdade!).

        E para entender tudo isso, seria interessante que a pessoa interessada em provar que esse negócio de questionar a Palavra de Deus vale alguma coisa, seja experimentada no sofrimento humano, para não cair no ridículo de desdenhar o desconhecido.

        No mais, cada um tenha a hombridade de, ao menos uma vez na vida, ler a Bíblia toda, questionando-a e quetionando o Deus que a inspirou… Quem sabe Ele responde suas perguntas??!

        Está dito.

      • wsantana says:

        Nellie, oro a Deus por vc, para que um dia se arrependa da tamanha besteira que falou. Não sei o seu grau de conhecimento sobre a Biblia, mas se vc não é formada em teologia ou outra disciplina que estuda com mais profundida a Bíblia, cuidado no que fala, pois se eu não sei sobre Direito, eu não opina em coisa profundas, pois não tenho autoridade e conhecimento o bastante. E Bíblia diz, que com Deus ninguém se zomba, pois tudo que plantar vai colher.

      • diego cesar says:

        oi nellie que eu saiba o vaticano não tem mais autoridade pra esconder nada naum…
        qualquer um hj pode fazer uns curso que ajudam o estudo da biblia( helenismo, teologia, historia antiga e geral, filosofia e historia da filosofia, patrística, e principalmente estudar o grego antigo (koine) aramaico e hebraico e lógico teologia). sim, perdeu-se muito do material original, mas temos o talmude judeu , vários anais da cultura judaica e muitos outros escritos que ajuda ai.. então discordo de vc. e se vc estudá-la mesmo vc verá o quão coesa ela é…. e olha que não sou uma pessoa religiosa, mas digo que uns dos maiores trabalhos literários eh a biblia..

      • Ricardo says:

        Engraçado, vc fala um monte de besteiras e depois vai pedir desculpa para Deus, vai te converter e vai pedir perdão pela sua blasfémia, esse textinho a qual vc se referé é a palavra de Deus e á unica que pode salvar a sua alma, pense e reflita sobre os seus comentarios…Muito infeliz no seu comentario minha querida……

      • Eduardo says:

        que engraçado, o “Curioso Idem” fala que nao se pode criticar a biblia apoiado em meras teorias mas a biblia já é apoiada em teorias. quer dizer em tão que todo criacionista pode dizer que teorias cientificas sao mentiras apoiados na teoria do criacionismo mas nenhum cetico pode criticar a biblia apoiado em teorias cientificas!? voce nao acha que ta sendo um tanto quanto hipocrita dizendo isso, tudo que resta da biblia sao teorias, teoria que deus criou o homem a partir de um monte de pó e a mulher de uma costela do homem, teoria de que ele criou esse universo imenso só pra colocar vida em um mero planetinha, teoria de que jesus ressuscitou e teorias de mais um monte de coisas, acho que quando voce conseguir afirmar com certeza alguma coisa magnifica que a biblia relata entao ai voce vai poder dizer que é preciso leis cientificas pra poder questionar a biblia. tambem acho que antes de voce dizer que o seu deus é o certo e que seu livro sagrado diz como nos devemos viver, voce deveria estudar todas as outras religioes tambem, a final, existem mais uma porrada de teorias de como nos fomos criados e como o mundo foi criado, se basear apenas em uma das milhoes de teorias que já devem ter existido no planeta todo durante tanto tempo nao é uma coisa muito certa a se fazer, vai que voce ta errado né!? fico muito bonito esse textinho que voce fez defendendo a biblia, mas pra mim ficou bem vaziu, nao passam de palavras bonitas de uma pessoa que ta sendo hipocrita, repito, ta “sendo” e nao “é” hipocrita. quem sabe deus nao respondeu suas perguntas, mas comigo ele nunca falou, se bem que se ele tivesse faldo eu seria um esquizofrenico e tambem acho que seria injusto com todos os outros que tambem tentam falar com ele e nao sao respondidos. e sobre o vaticano esconder textos, bom, nunca pesquisei sobre isso, mas me lembro de umas aulas de historia em que minha professora disse que o vaticano mantinha algumas bibliotecas fechadas e tambem deve ter muita coisa lá contra a igreja, que fala sobre coisas que a igreja catolica fez e como eles reprimiam o povo na idade media, nao seria muito inteligente da parte deles revelar coisas desse tipo, perderiam muitos fieis e com isso muito dinheiro.

  5. Rafael says:

    Fala sério! Tem gente que acredita em gigantes! kkkkkkkkkkkkkkk

    Morro de rir com essa gente que acredita nas histórinhas da Bíblia… Acreditam tb que o Mar Vermelho se abriu? Que o Nilo virou sangue? Que Cristo ressuscitou?
    Aff…

    • Victor Souza says:

      Se vc não acredita, respeito sua decisão… mas não venha blasfemar de uma coisa que vc não sabe e não conhece! Que Deus tenha misericórdia e te perdoe por não saber o que diz!!!!!!!!!!!!!!!

      • L. Praxe says:

        Vitor, Deus não condena e nem absolve ninguém. Somos nós que nos aprisionamos e nos punimos em nossa própria ignorância e preguiça de aprender. Nos foi dado o raciocínio, razão e bom senso para ser usado e não para engolirmos idéias preconcebidas há mais de 5.000 anos por um povo selvagem, brutal, intolerante e exclusivista que continua pregando a violência como forma de resolver problemas. Deus é criação e não aniquilação. Deus é vida e não morte a inocentes como o próprio Jesus, o Cristo.

      • Debora Prandy says:

        Bom eu acho que pelo menos os esqueletos, são reais …
        pois Davi derrotou o gigante Golias.. pois acho que o gigante sim é real … mas a sereia, ja acho uma bela mentira … eu so acredito vendo ..

    • Paulo Henrique says:

      Existe um documentário feito pelo discovery channel sobre gigantes em culturas e tempos diferentes…Dá uma olhada e tire a conclusão antes de dar palpite.
      Se bem que agente só pode dar palpite segundo o que sabemos…Pois bem, devemos então nos informar mais….

      Grande abraço.

  6. Rafael Morais says:

    É verdade que muita gente se aproveita da Bíblia, mais realmente os gigantes existiram, assim como a Bíblia informa sobre a existencia dos dinossauros.

    • Armagedon says:

      A bíblia não prova nada, pelo menos não de forma científica, esse não foi o objetivo quando foi escrita… Se você não acreditar pela fé, não vai adiantar tentar harmonizar a ciencia com a bíblia… É simplesmente non-sense!

  7. Sou pastor criacionista, porém não apóio o fato de muitas pessoas usarem de mentira para provarem que o relato bíblico é verdadeiro. Não quero provar que isso seja verdade (embora eu acredite no relato bíblico). Mas seria praticamente impossível seres antediluvianos terem seus corpos preservados diante de uma catástrofe de proporções globais, como a do dilúvio universal citado na Bíblia.
    Além, mesmo que os ossos de gigantes como os citados na Bíblia, ainda possam ser descobertos, fica claro que as imagens mostradas são completamente desproporcionais ao tamanho de 3m, em média, citados pela Bíblia. Ao que se presume, estas montagens remetem a seres de mais de 7m de altura, o que já tira o crédito.
    Embora essas fotos até mesmo coloquem em descrédito a citação bíblia, há muitos outros indícios que atestam para a possibilidade real de o mundo ter sido criado.
    O que nos resta fazer é verificar e não acreditar em qualquer coisa que se lê. Informação, nós temos aos montes, mas precisamos filtra-la, em qualquer dos lados que apoiamos: criacionísmo ou evolucionismo.

    • Sth.Danilo says:

      Enfim,uma pessoa criacionista de bom senso.

    • Denys says:

      O relato bíblico de um diluvio é contado por diversas outras culturas ! Será mesmo que ninguém sobreviveu ao diluvio ?

    • Cadmius says:

      Realmente os que estão próximos as teogonias cristas, judaicas, Islã, budista, bramanismo, induismo, e varias outras espalhadas no mundo. Sao religiões muito belas e que foram fundadas todas pelas Lei. Cada uma delas conta a sua maneira acontecimentos e filosofias sempre seguindo a dualidade bem e mal, logicamente procurando o bem, porém quase a totalidade delas se deturpou através do medo de deus como forma de controle, impondo o sofrimento, quando na verdade nao existe isso, a dualidade bem e mal é criação do homem, existe o nao sofrimento e sofrimento, cada um escolhe o caminho, mas este sempre tem um destino, o bem. Os livros sagrados contam uma época que o divino e o humano coexistiam ao mesmo tempo, em uma época que tinha que ser assim, pois como todo planeta o quarto principio é mente concreta. A natureza nao da saltos milhões de anos se passaram para o homem estar nesse grau de desenvolvimento de hoje. É chegada a hora da ciencia e religião darem as mãos novamente como foi no passado, temos que desenvolver o sexto principio a mente intuitiva. A verdade esta em todos é um caminho iniciatiatico individual de cada um, e cada um tem uma verdade. Chegou a hora de juntar os retalhos de conhecimento e parar de ter medo de deus pois deus é a expressão máxima da divindade dentro de cada um de nos. Imagine que cada um de nos tem 20 vezes mais luz do que o nosso belíssimo sol. Um feliz sempre!

  8. Marcelo Correa says:

    Se existiram dinossauros gigantes, por quê não homens gigantes? É necessário que a pessoa seja cética demais, para não crer nos relatos bíblicos.

    Aliás, a bíblia diz – ” O deus deste século segou o entendimento dos incrédulos para que lhes não resplandeça a luz do evangélio de Cristo”.

    As pessoas acreditam em Ovinis, Chupa Cabra, o poder dos cristais, cultos orientais, chá do santo daime, horóscopo, cartomantes, reencarnação, e sem milhões de outras tolices criadas pelo gênero humano, mas não podem crer na bíblia como a verdadeira palavra de Deus? Se a bíblia não é a verdadeira e infalível palavra e ciência de Deus paraos homens, então a Geografia nela apresentada, a Genealogia, a Arqueologia, a Paleontologia, e todas as ciências nela incontestavel maravilhosamente expostas, são, consequentemente, iverídicas…

    Parafraseando Paulo “Comamos e bebamos porque amanhã morreremos… não vos enganeis: às mais conversações corrompem os bons costumes…

    A bíblia é, foi e sempre será, a única forma da criatura decaida reencontrar com seu criador, se quiser escapar da armadilha do arquiinimigo de Deus, satanas, que engana fraudulentamente as frágeis e débeis criaturas que buscam uma suposta verdade que só elas mesmas não vêem: Deus é o autor da bíblia;o Espírito Santo, seu interprete; Jesus Cristo, OVerbo vivo encarnado que morreu por nós.

  9. Emanuel M. - O Paciente De La Misericórdia says:

    Afinal, quem estará mentindo??? E se tudo isso for um grande fake, por que razão esses dementes ficam querendo enganar os outros.

    Agora, digo uma coisa pra voces monstros marinhos existem, porque eu mesmo vi um no Rio Amazonas no Estado do Pará.

    Agora se vão acreditar em mim é outros 500.

  10. torxz says:

    Por favor dêem as réplicas aos comentários criacionoistas!Cadê os céticos?Sou criacionista e não apóio o uso de fraudes para provar a veracidade arqueológica da Biblia, mas contudo ela prova.
    Muitos críticos inclusive arqueólogos devem ter ficado pasmados depois de anos afirmando(só pra citar algums) que personagens como Rei Sargão da Assíria ,Rei Belssazar de Babilônia, O Rei Davi e jeú de Israel e o Governador Pôncio Pilatos de Roma não existiram e depois a própria arqueologia achou as provas da existência de tais e os muitos costumes da época em que eles achavam estar distorcidos na biblia ou cronológicamente errados foram confirmados como existindo e na época do relato da mesma. Porque a credibilidade do relato bíblico a respeito de pessoas gigantes como Nefilins,Anaquins ou fatos ocorridos como o Dilúvio poderia ser descartadas?
    Onde que, com estas dscobertas aumentou muito o valor documentário da biblia e ajudou nos campos da arqueologia e história.Por quê povos tão distantes dos continetes que nuca se viram e ouviram falar a respeito um do outro contam algo relacionado a um dilúvio global?Alguns críticos dizem que pode ter sido uma grande enchente local que devastou uma grande area e isto ficou marcado na antiguidade. Porém se fosse algo local seria muito dificil ouvir diversos relatos do mesmo fato nos quatro cantos da terra, ou se os povos migraram para continentes mais distantes por que um fato que foi local ficou tão inculcado na mente destes povos da terra. Penso que se tal fato fosse desta maneira não teria muita relêvancia e certa enfase do diluvio dentro da cultura deles e se perderia ao longos dos anos!Mais dificilmente seria assim se ele foi uma catastrofe mundial.

    • André says:

      “Porém se fosse algo local seria muito dificil ouvir diversos relatos do mesmo fato nos quatro cantos da terra”.
      Como podem haver tantos relatos se Noé e seus descendentes seriam os únicos a sobreviver e poderiam relatar o acontecido?

    • guten says:

      acredito q isso e o comeco do que esta por ser revelado, acredito que o vaticano jamais revelara

  11. ricardo says:

    EU ACREDITO FIELMENTE NOS RELATOS BIBLICOS , E MESMO QUE FOSSEM ENCONTRADOS GIGANTES HUMANOS , NÃO SERIA DIVULGADO , POIS EXISTE TODA UMA TEORIA DE EVOLUÇÃO , E NÃO E FACIL A CIENCIA RECONHECER QUE ESTAVA ERRADA , MAIS A VERDADE E QUE EXISTIRAM SIM , E EM TODAS AS CIVILIZAÇÕES ANTIGAS SE FALA A RESPEITO , BASTA PESQUIZAR HISTORIA , E ATE NA BIBLIA SE FALA A RESPEITO . TEORICAMENTE DEUS APAGOU ESSES SERES DA MEMORIA DAS PESSOAS , POR ISSO PASSARAM A SER LENDAS , MAIS COMO A RELATOS DE VARIOS POVOS ANTIGOS , NESSE ANGU TEM CAROÇO.

    • André says:

      Acho que você está confundindo teoria com lei. Uma teoria pode estar errada e pode ser renovada. O fato de existirem ou não tais fósseis pode atingir a teoria da evolução, mas não destruir essa “conspiração” que você cita.
      Ou seja, se comprovado a existencia dos gigantes, devemos saber as condições nas quais ele viveu.
      A física atual mostra o seguinte: quanto maior a pessoa, seu volume e massa crescem ao cubo, (pois existem três direções).
      No entanto ao verificarmos que a resistência que um osso comum pode suportar cresce ao quadrado (pois está relacionado a sua área transverssal) percebemos que há um limite para o tamanho. Caso contrário os ossos não suportam o peso da pessoa.
      Não existem pessoas com 3 metros hoje. E mesmo analisando as que chegam mais próximas (como o maior homem do mundo que chega perto dos 2.50)fica óbvio que para um homem atual e uma altura alta significa várias doenças e problemas que até mesmo a medicina atual tem dificuldades em tratar.
      Claro que nada disso leva a conclusão da inexistência de homens gigantes, simplesmentes apontam para uma improbabilidade.
      E se realmente acharem, nada muda na ciencia ou na teoria da evolução. Simplesmente é necessários saber como aconteceu e quais eram as circunstâncias para acontecer.

  12. B. R. Possi says:

    O Antigo testamento já provou muita coisa, e mesmo certos mitos como as pragas do egito foram aceitas como possivelmente reais, já que uma cadeia de acontecimentos naturais poderiam sim causar todas as pragas mencionadas, agora usar exclusivamente a biblia como a UNICA verdade histórica, ai esta errado, não devemos misturar as coisas, devemos usar sim a biblia inclusive como um instrumento de estudo arqueológico e tentar entender um pouco mais sobre nossas origens, mais o grande problema é nós nos prender-mos a fé ao tentar ler e interpretar, afinal toda escritura é interpretável, cada um a interpreta da forma como for conveniente, porém a biblia jámais será a UNICA FONTE, até porque o mundo não se compoe APENAS DE HEBREUS.

  13. ”Se existiram dinossauros gigantes, por quê não homens gigantes? É necessário que a pessoa seja cética demais, para não crer nos relatos bíblicos.

    Aliás, a bíblia diz – ” O deus deste século segou o entendimento dos incrédulos para que lhes não resplandeça a luz do evangélio de Cristo”
    acredito piamente que esses homens existiram, e que o peso do corpo deles era proporcional aos ossos, não eram doentes caso contrário não teriam dominadoo mundo antigo.
    sei que seria ótimo descobrir essa ossada, mais nós não precisamos no apegar a sites fakes.

  14. henrique recuero says:

    Prezados e honrados comenteristas, ainda q muita gente pasme de incredulidade e desprezo… a teoria criacionista é mais factível q a evolucionista… já se sabe, hoje, nos meios científicos sérios e honestos que a ocorrência de mutação, natural, EVOLUTIVA numa espécie viva é impossível, pois é preciso q a mesma mutação a nível de DNA num gameta femino também ocorra num outro masculino, e que ainda seus proprietários se encontrem afortunadamente e se cruzem, matemáticamente: 99,99…% é impossível dessa cadeia de coincidências ocorrer. Quanto ao argumento de que, por leis físicas, um antigo ser humano gigante seria acometido de inúmeras fraturas, caso seu esqueleto fosse diretamente proporcional a um do homem atual, isto é um tremendo erro teórico… pois caso esse, suposto, gigante for de estrutura corporal magra não haverá impedimento físico algum. Fico até a pensar nas milhares de altas e robustas girafas, com suas pernas compridas e finas, se não estarão então escondendo algum tipo de prótese de titânio sob a pele. Porque senão é certo que deveriam estar todas quebradas, e se arrastando deitadas e gemendo de dor pelas savanas africanas. Queridos, a Bíblia, para os que têm sensibilidade intelectual, lírica, e espiritual é, entre outros livros sagrados da humanidade, uma obra fantástica, que precisa ser no mínimo respeitada, já que é em grandíssima parte responsável pela civilidade que ora desfrutamos.

    • olho says:

      ” já se sabe, hoje, nos meios científicos sérios e honestos que a ocorrência de mutação, natural, EVOLUTIVA numa espécie viva é impossível,”
      como é que é?

      a Bíblia, para os que têm sensibilidade intelectual, lírica, e espiritual é, entre outros livros sagrados da humanidade, uma obra fantástica, que precisa ser no mínimo respeitada, já que é em GRANDÍSSIMA PARTE RESPONSÁVEL PELA CIVILIDADE QUE ORA DESFRUTAMOS.
      como é que é?

  15. JRT says:

    É…pode ser tudo uma gde mentira as ossadas desses gigantes. Mas, a Bíblia fala de gigantes, relata vários detalhes de gigantes. A história do mundo está cheia de tais lendas….Vez por outra nos deparamos com pessoas “anormais” verdadeiros gigantes em relação ao comum, e isso parece ser repetitivo na humanidade em vários povos. algumas pessoas muito gdes em relação aos demais….aí dizem ser um êrro genético e tal, mas não poderiam ser alguma descendência genética em ação?
    Também se pesquizarmos as descobertas submarinas, de cidades antiquíssimas submersas: Vamos ver por lá gdes escadarias, que só serviriam à sêres do tamanho dêsses esqueletos gigantes, à quem mais?
    Então…seria impossível falsificarem também tais cidades submersas. Ou os Moares da ilha de Páscoa não é?

  16. Eu concordo com o Henrique, a bíblia é real, sei que algumas pessoas a acha loucura, mas então todos eram loucos na antiguidade.
    vejam mitologia cada país tinha a sua, a mitologia chinesa não é a mesma que a egipicia que não é a mesma que a babilonica, que não é a mesma que a gaulesa, e nem troiana.
    mas sobre o diluvio e gigantes todas as civilizações falavam.isso não pode ser só mera coincidência.os gigantes de quatro metros de alturas eram fortes e seu corpo proporcional acreditem não eram doentes, é evidente que os cientistas jamais aceitaria isso,pois teriam que admitir que a bíblia está correta,e se gigantes existiram logo adão e eva…
    É isso que temos que entender a biblia não mente isso eu digo com certeza.

  17. RESPONDENDO AO ANDRÉ
    ”“Porém se fosse algo local seria muito dificil ouvir diversos relatos do mesmo fato nos quatro cantos da terra”.
    Como podem haver tantos relatos se Noé e seus descendentes seriam os únicos a sobreviver e poderiam relatar o acontecido”
    André veja bem os três filhos de noé deram origens as civilizações antigas, os filhos de SEM AOS ASIÁTICOS
    OS DE JAFÉ AOS EUROPEUS.
    OS DE CÃO OS AFRICANOS
    entenda poteriormente os de SEM FORAM PARA A oceania e o continente perdido de lemuria,ou mú que afundou com o diluvio, tla continente foi apelidado de américa.
    Esse legado histórico foi passado de pai para filho talvez sofrendo algumas variantes com o passar dos séculos, mais foi por essa razão que todas as civilizações sabem a respeito do diluvio e gigantes, entendeu?

  18. valdir says:

    eu achava que o gigante da historia de 300 era lenda assim com o rei desta historia uma vez que o relato desta hitoria diz que o mar ficou vemelho; tambem nunca acreditei na historia de troia porque so um principe doidar em cima da rainha do de um rei barbaro.Mais isso nao aconteceu?
    Eu sei que existe muita mentira, mais sei que a biblia nao menti,e bom ter uma separação entre o que a na internet e o que na biblia. Eu vejo que existe da pra de muito evolucionista a intenção de que as pessoas deixe de ter fé em Deus. Porque?
    Cara arqueolo estão usando a biblia pra encontrar locais historicos assim como troia, e diszer que ela e falsa ou que mal entendida , e chamar Deus de mentiroso e as pessoas que estudao ela de burro. A antes que critiquem eu digo , que ser burro nao e ter pouca leitura gostaria de lembra que CRISTO disse que o reino de Deus prentencia a pessoas mais simples. Porque? acho que pra voçes deve ter tambem uma resposta.
    Mesmo assim a biblia diz algo sobre a epoca dos nefelins 1° existia florestas mais nao chovia, 2° a noite uma neblina subia e molhava toda a região, 3°eles tinhão com pais ser espirutais que a biblia chama de anjos; a isso não ocorre hoje, e 4° eles viveram antes do diluvio e nao depois. Existe algum local quem um clima igual a esse? e que epoca isso aconteceu? pense antes do diluvioe nao no oriente medio.pense bem no clima e na epoca.

  19. A BÍBLIA não mente,JESUS não mente,jamais.SE essas ossadas da fotos são falsas,isso não vai invalidar a verdade biblica, os cientistas acham tudo que a bíblia fala e depois dizem que é mentira em 1988 cientistas descobriram(pasmem cientistas descobriram),que a idade do homem é programada a ser cento e vinte anos.ué?mas a bíblia já não falava isso?como eles disseram que eles descobriram?
    A teoria da evolução vai perder muito com a descoberta de gigantes, mesmo porque eles não são mais antigos que o homem comum nascido em adão.

  20. henrique recuero says:

    Cumprimentos a todos (honradamente me dirijo a vcs, pois aqueles que se interessam, indagam e discutem sobre mistérios são os que abrem ou forçam a abertura dos horizontes do saber e destroem as muralhas do atraso e das ignorâncias). Bem, se por milhões de anos o cálcio de antigos animais (dinossauros) conseguiu resistir perfeitamente até hoje com seu formato de ossos… é normal e possível que perdido em algum terreno acham muitos esqueletos de seres vivos estranhos para serem ainda descobertos, inclusive de hominídeos desconhecidos. Assim como no século retrasado ainda existiam excelentes rastreadores, de foras-da-lei, que sem instrumental algum saiam pelos campos e ermos atrás dos criminosos fugitivos e os recapturavam, ou nas matas encontravam a caça escondida… a meu ver um arqueólogo ou paleontólogo tem que ter, não um super instrumental ou diplomas, mas muito tino, instinto, e discernimento natural a respeito de sua profissão. Contudo, acredito que profissionais desse naipe não existam em lugar algum. Uma idéia de investigação: que lugares seriam agradáveis de se habitar a milhões de anos atrás nos cinco continentes? Pois certamente não seria em regiões de dinossauros que seres dotados de inteligência superior iriam optar por morar. Creio que homens de verdade – com civilização adiantada – nada de tipos de neandertais, possam ter vivido em epócas anteriores, e mesmo paralelas a dos dinossauros, contudo em lugares acolhedores, da mesma forma como hoje se faz, além disso, as bestas tendem a se esconder da espécie dominante. Pois onde estão as onças, as cobras etc? Certamente que longe de nossas cidades e mesmo vilas. Assim, acho que será muito difícil se encontrar artefatos ou esqueletos humanóides de milhões de anos em sítios de dinossauros. Se eu tivessse milhões de financiamento certamente minha pesquisa seria desconcertante para muitos.

  21. Bruno Pinheiro says:

    Provavelmente o Dilúvio foi o final da última Era Glacial que aconteceu há cerca de 12 mil causando grandes inundações, o que pode ter sido passado de tempos em tempos como histórias entre os homens, como o homem tem uma tendência à fantasia, um fato físico normal pode ter sido encarado como algo sobrenatural. Mas eu digo uma coisa: vocês acham que o homem ficou apenas caçando durante toda sua existência? E antes da Era glacial? O universo e o tempo são grandes, qualquer que tenha certeza está errado.

  22. Magno says:

    Gostaria de saber se os cranios encontrados no Peru e no México também são fraudes.
    Nassim Haramein faz uma boa referêcia a eles na sua palestra que está no youtube.

  23. Magno says:

    Gosto muito de pesquisar sobre religiões antigas e o que dá pra concluir é que todas elas derivam de um ponto em comum.
    Já que a bíblia foi muito citada como “a palavra de Deus”, vamos rever como ela foi criada.
    Em 325 d.C, o Imperador Constatino resolveu unificar Roma sobre uma única bandeira religiosa, já que existia uma grande rivalidade tanto entre os Cristãos, como também entre Cristãos e os chamados Pagãos.
    Para isso convocou todos os Sacerdotes de todas as religões no 1º concílio de Niceia, para definirem uma única religião que fosse aceitável a todos, criando-se ali a Igreja Católica Apostólica Romana.
    Em meados de 345 d.C, Costantino resolveu oficialisar essa religião com um livro que fosse o seu estatuto, supervisionado por ele próprio.
    Para isso foi trazido vários livros de vários autores que contavam a história de cada povo a sua maneira, conhecidos como livros “sagrados”, aos quais foram feita uma seleção do que deveria ser incorporado ou rejeitado nesse novo livro criando-se assim a bíblia (palavra que vem do Latim, bíblium – livros).
    Nessa seleção alguns livros foram aceitos e depois rejeitados, outros rejeitados e depois foram aceitos, foram re-escritos, modificados, traduzidos e adaptados as necessidades de cada época por homens comuns a seu bel prazer.
    Podemos concluir que: Se “Deus é a verdade imutável, então a bíblia não pode ser a sua palavra escrita, mas seria um bom livro de História antiga.
    Muitas descobertas arqueológicas, foram obtidas por referências bíblicas, mostrando a exatidão de suas referências históricas.

  24. KATE says:

    Há boatos de que quando Alexandre Magno invadiu Persépolis e tomou o trono, seus pés ficaram balançando ao ar como os de uma criança.

    Por que será que a ciência não declara de maneira oficial que realmente existiram esses gigantes?

    Talvez porque vai contra a Teoria da Evolução das Espécies, de Darwin, na qual as carreiras desses cientistas foram fundadas?

    Talvez porque revela indícios inegáveis de que as descobertas arqueológicas mais importantes do mundo estão sendo metódicamente ocultadas do conhecimento público para manter um modelo histórico falso?

  25. Marcílio Físico says:

    Falo sério! A única coisa que a Bíblia prova, é que existiriam muitos gays com direitos políticos e que existiriam carroagens fechadas que andavam tão veloz quanto uma bala de canhão. É o que se pode extrair da Bíblia.
    Tu acha que só porque as Ciências se multiplicaram, como foi escrito, aí tudo que aconteceu naquela época, também aconteceu? Pensa macaco!

  26. Marcílio Físico says:

    Naquela época de Constantino existe(ia) 8 igrejas: As 7 da Ásia fundadas por Paulo, e as unificadas por Constantino.
    Éfeso é uma das 7, que atualmente está quase no esquecimento, servindo ao islã.
    Muitos povos antigos e o islã mantém os registros antigos da Bíblia, e não somente as igrejas romanas.

  27. MEG says:

    Não acredito na Bíblia,sou Budista da Nitiren Shoshu,mas o que o Sr Denis Versiani fala é de grande coerência,homens de 7 metros?

  28. Fabio says:

    a bíblia é muito novinha para conter verdades de milhões de anos. O máximo que ela pode é contar estórias paralelas a própria História que foi acontecendo a medida em que foi escrita. E foi escrita por reis e papas que foram reescrevendo, modificando, subtraindo e adicionando partes da forma que conviesse. Lembrem que a bíblia foi escrita em grego que era a linguagem que a elite usava e não em aramaico que deveria ser a linguagem do povo e dos apóstolos se eles tivessem existido. Acredito que ela descreva muitas emoções humanas e por isso tem esse grande apelo mas, pra citar um exemplo apenas, as obras de Shakespeare também o tem. O mito de Deus e Jesus acalenta os pobres e serve aos ricos que dele se aproveitam mas com o passar do tempo a Ciência pode mostrar as mentiras todas.

  29. barbara maria taboas says:

    agora digo uma coisa as sereias os ets os fantasmas nao existem os nefilins existem xau

  30. Rosi says:

    Gigantes não só existiram como ainda existem. Vejam o caso do ucraniano Leonid Stadnyk e da chinesa Yao Defen. E cada vez vai aparecendo um mais alto q outro.

  31. Pingback: O Melhor de Ceticismo Aberto em 2010

  32. J.Jotace says:

    GALILEU GALILEI “Não consigo acreditar que o mesmo deus que nos deu inteligência, razão e bom senso nos proíba de usá-los”.
    BENJAMIN FRANKLIN “O jeito de ver pela fé é fechar os olhos da razão”

    • Lucioseco says:

      A bíblia é um conto de fadas que alguns tolos levam a sério… Por exemplo, quem definiu que as escrituras são sagradas… quem garante que o que estou escrevendo agora não vem de Deus… Adão e Eva, dois filhos e depois um comeu o outro… Por que se fala em escravos durante a descrição dos dez mandamentos… Não sou ateu, só não acredito em contos de fadas… A
      bíblia é uma farça, Deus não.

    • Maycon Altff4 says:

      escuta aqui bando de feladaputas tudo que tem um nome tem seu dono talvez talvez a sereia nao seja da maneira que voçes pensao ais seja maneira que voce confçiona entao esta sereia e real olha ela ai e uma montagen mais esta ai esta e a sereia que voce criou

  33. henrique recuero says:

    Sabem o Projeto Apollo, aquele que levou o homem pela primeira vez à Lua, se dependesse de algumas cabeças brasileiras racionais com certeza jamais teria existido. Pois, para esses brasileiros, como seria possível fazer o que ninguém fez? Ir aonde ninguém foi? Tornar real o que até então eram apenas sonhos e cogitações de verdadeiros e simplórios lunáticos?

    Porém, o que falta nesses brasileiros racionais não é fé-crença no impalpável, mas sim bom acréscimo de cultura, tanto de berço quanto de escola. Porque na realidade social brasileira o nível cultural de seus elementos sempre foi muito limitado.

    É Galileu… É Benjamin… e Newton que foi cheio de razão enfrentar a natureza e se deparou com um força que só poderia ser de origem divina, e desde então se tornou ardoroso crente do imponderável e do intocável. Pô, logo tu Isaac!

    Não podemos nos esquecer que a ciência é dinâmica, e não estática, como alguns tupiniquins a enxergam. Novas teorias e leis surgem e soterram váriadas predecessoras. Aiaiai!… Galileu, lá vem vc de novo… vc lembra da sólida e imexível teoria geocêntrica, que afinal caiu literalmente por terra? Pois é, e tem gente que jura de pé junto que a ciência atual é a dona da verdade, mesmo com o muito pouco que ela sabe ou pensa saber.

    Isso foi uma das coisas que Isaac Newton captou em seus estudos exaustivos… o volume de mistérios da natureza é muito vasto, nenhum homem poderá apreendê-los, e somente também trilhando um caminho diferenciado da razão para podermos continuar com nossa evolução humana.

    E ao invés de menosprezar e maldizer a Bíblia, Newton, um cientista insignificante, a respeitava e a tinha como chave de abertura (solução) de inúmeros mistérios.

  34. Silas Souto de Proença says:

    Lí diversos comentários, difícil vai ser chegar num acôrdo, ás opniões, sempre vão divergir um do outro! Não é pecado, acredito que Deus deve ate sorrir, com tantos comentários, uns construtivos, outros sem fundamento, agora declarações, que negam a autênticidade, e a inerrância, Infabilidade da Palavra de Deus, por alguns, isso é grave! Isso é blasfemar contra o Espírito Santo de Deus, pois as Palavras contidas na mesma são inspiradas por Ele! Segundo a mesma, não há perdão para aqueles que blasfemarem contra o Esírito Santo!!! Vamos ver no julgamento final essas pessoas que se referem a Biblia como um mero livrinho….João 12.48. Concluindo: Não julgo essas fotos, pelo contrário, independente de ser verdadeiras ou não, já tenho minha opnião formada sobre o assunto, e creio que a Biblia é a Imutável, Palavra de Deus!!!

  35. Elizeu says:

    Tudo bem que existem mentirosos para manipular todo tipo de imagem. Mas toda historia tem seu fundo de verdade como ja foi provado por diversos cientistas. É ilário ver pessoas sem conhecimento e sem instrução rir sobre a existencia de gigantes. Gigantes existiram e existem. Sem querer ser engraçado, mas quem nunca viu melancia gigante, mandioca gigante, tomate gigante, etc… Tudo que foge do tamanho padrão conforme pesquisas realizadas é considerado anormal, gigante ou nanico, seja lá como queiram chamar. A doença do gigantismo não é coisa moderna. Os proconceituosos que se utilizam de fraudes para defamar religiões precisam ler e estudar matematica. Veja na Biblia por exemplo a medida de um dos gigantes mais famosos, o Golias. Se alguem sabe transformar covaodos em metros, verá 6 covados e 1 palmo são 4,18 metros. 1 metro e meio maior que o atual detentor do record. Pena que não existia o livro dos recordes na epoca. Vejam como se referem ao maior homem do mundo no trecho abaixo tirado deste site: http://bocaberta.org/2009/09/o-maior-homem-do-mundo.html

    “O homem gigante possui 2 metros de altura e 46,5 centímetros, Kosen também detém o recorde de maior mão do mundo com 27,5 centímetros e pés maiores do mundo 36,5 cm.”
    Antes de comentar, vai estudar. Daqui a uns 100 anso vão achar o recordista e desenterrar e teu descendente vai dizer que é fraude e manipulação. Abraço a todos e cuidado com o preconceito, todos creem em algo, até mesmo os mais ceticos.

  36. Elizeu says:

    Em relação ao comentário do pr denis versiani. Os gigantes emfrentados por Israel e o gigante enfrentado por Davi foi após o dilúvio. O que nos leva a crer em algumas possibilidades (já que foi provado cientificamente que houve o dilúvio. Livro “E a biblia estava certa”).
    1. O diluvio não Matou a todos.
    2. Um dos filhos/Noras de Noé eram descendentes de gigantes.
    3. Evoluiram (pois tinham em seus genes todas as raças do mundo.)
    Mas enfim, quando haviam guerras e grande quantidade de mortos, seus corpos eram queimados aos montes ou jogados no mar. O Gigantes que haviam em Canaã foram quase todos aniquilados (não esqueçamos que sobrou Golias).

    Um abraço a todos e Paz e amor, preconceito não…

  37. Marcelo says:

    Observe que há muitos afoitos a provarem a incredibilidade da Bíblia, do criacionismo e de algumas histórias bem conhecidas da Bíblia, como esta dos gigantes, e outras ainda mais, como o dilúvio, a travessia do mar vermelho, etc. Destacam tanto estas questões que se esquecem qual é a mensagem essencial da Bíblia: a salvação pela fé em Jesus Cristo. Para mim só o fato de existirem judeus, e existir Israel, e existir o mal e o bem (estas coisas ninguém pode questionar), entre outras evidências incontestáveis, aponta para uma veracidade bíblica. O fato de haver provas de que toda esta matéria é mentira, não significa que a Bíblia é mentirosa. A meditar naquilo que se contesta fico em dúvida sobre uma coisa: qual é a verdeira intensão? Combater as fábulas da NET não é combater a Bíblia. A Bíblia não é um livro com prioridade científica, mas o criacionismo, por exemplo não é meramente Bíblico, apesar de apoiar a Bíblia. O que dizer da própria teologia, que exite em função da fé (bíblica), mas é uma ciência, e usa métodos científicos em seus processos, usando inclusive a arqueologia em seus fundamentos? E a Bíblia em si, quem é que pode comprovar que ela “não existe” e que dentro do contexto científico, é um importante documento histórico, mantido intacto através dos séculos? Quem pode ignorar que ela nos remonta ao passado, nos trazendo histórias fantásticas de uma cultura tão rica que nos desafia até hoje? Quem teria a idéia que escrever (ou inspirar) um livro assim “tão polêmico? A incredulidade é uma doença tão séria que está tentando ignorar até a existência de um caráter pra lá de especial neste maravilhoso “livro de Deus”! Se pudessem, provariam até de que ele não existe.

  38. Eduardo says:

    Eu fico muito triste em entrar neste site (CETICISMO ABERTO) e encontrar uma turma enorme repetindo documentários do (arhf) discovery channel abraçados em suas bíblias. Imagino um tempo em que chegaremos a rir dessa fé e esse medo que as pessoas de nosso tempo tem de deus, diabo e seja la o que mais se acredite por este planeta. Meus caros, não existe uma maneira mais suave de dizer isso, este livro é uma completa besteira, entre tantos outros da antiguidade é um dos poucos que persistiu justamente pela necessidade de manter o poder desde os tempos de Roma. É um festival de assassinato, intolerância, preconceito, violência, racismo, pedofilia, delírio. A filosofia de jesus tem méritos, é claro. Sou totalmente a favor de ser honesto, não matar, não roubar, em doar o que é seu para o necessitado. Mas eu pergunto: ALGUMA RELIGIÃO NO MUNDO FAZ ISSO? Me citem qualquer uma que eu baterei palmas de pé! Mega enchentes acontecem a milhares de anos no mundo inteiro, procurem nos últimos 50 anos e encontrarão pelo menos 10 dilúvios! Em qualquer intervalo de 100 anos da história iremos encontrar alagamentos em diversas partes do mundo! Procurem no ano passado no Brasil e entenderão o meu ponto. Gigantes, é claro! Quando uma etnia isolada encontrar outra, óbvio que dirão se tratar de gigantes! O que diriam os chineses ao verem um povo africano pela primeira vez?? Tudo que está no seu livrinho mágico é uma colcha de retalhos de experiências históricas, mas comuns, contadas de boca a boca por fanáticos ignorantes. Para eles, um simples meteoro caindo no meio do deserto se tornaria a chegada do anjo fulano com a espada da fúria celestial pra punir os pecadores!!! É claro, é difícil aceitar esta idéia porque somos criados para aceitar, acatar tudo isso que nossa comunidade aceita como verdade. Eu entendo, fui criado católico, batisado, catequizado e etc, Tudo contra minha vontade e sem meu entendimento, diga-se de passagem. Não estou mandando ninguém queimar o seu livrinho mágico, só estou pedindo para questionar. “Será que isso aqui está certo?” A conclusão é de cada um.

  39. Lila says:

    Se gigantes existirão? Lógico que sim, ainda hoje vemos em pequena escala o dna recessivo deles em alguns humanos deveras alto. Não é só a Bíblia que fala de gigantes em inúmeros versículos,
    mas a propria arqueologia séria tem comprovações desde séculos passados.
    Para quem não estuda direito as Escrituras, os gigantes existirão antes e depois do dilúvio, e esse foi o real motivo desse acontecimento cataclismico.
    As evidências, descobertas e pesquisas sobre o assunto de gigantes x dilívio são ‘abafados’ pela mídia convencional, para que as Escrituras Sagradas continuem distante do conhecimento humano e desacreditada por todos, principalmente pelos evolucionistas.
    A maioria dos preconceituosos quanto a Bíblia são os mesmos que nunca a leram e nem pesquisaram-na…estranho né?
    Bom não sei se as fotos acima são montagens…mas independente delas serem, é só pesquisar o assunto sem preconceito que todos se surpreenderam, inclusive os religiosos que pouco sabem da Verdade Velada.

    “Nos Estados Unidos, o Smithsonian Institute remunera testemunhas de episódios envolvendo gigantes e – apesar dos arqueólogos e outros cientistas do Instituto calarem sobre suas descobertas, na tentativa de ocultar toda e qualquer evidência que contrarie a TEORIA DARWIANIANA DA EVOLUÇÃO, os acontecimentos acabam chegando ao conhecimento do público, como nos casos relacionados a seguir, sobre gigantes na América do Norte”.

    Acesse o link:
    (http://mahabaratha.vilabol.uol.com.br/0802200702.htm)

  40. Lila says:

    Os gigantes estão não só na Bíblia, mas também é citado no Livro de Enoque que ardilosamente na Septuaginta e posterior na segunda tradução do grego para o latim(na era de Constantino) foi deixado de fora justamente por ser revelador sobre gigantes e dilúvio…

    LIVRO DE GÊNESIS CAP 06
    1 E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas,
    2 Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.
    3 Entäo disse o SENHOR: Näo contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias seräo cento e vinte anos.
    4 Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama.
    5 E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginaçäo dos pensamentos de seu coraçäo era só má continuamente.
    6 Entäo arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coraçäo.

    LIVRO DE ENOQUE CAP 07 – APÓCRIFO
    Histórico do Livro
    O “Livro de Enoque” é um texto apócrifo escrito por volta de 200 a.C. Ele corresponde a uma coletânea de diversas obras literárias, que apareciam todas sob o nome de Enoque, mas que teriam sido escritas por diferentes autores.
    Uma de suas versões foi encontrada na Abissínia. Havia sido escrita no idioma etíope, por isso ficou conhecido como Enoque Etíope ou I Enoque. O Enoque Etíope é conhecido de forma completa na Europa desde 1773, quando o explorador inglês James Bruce trouxe três cópias. Em Qumram, foram encontrados na Gruta 4, 7 importantes cópias que foram atestadas pela versão Etíope.
    (O LIVRO DE ENOQUE NÃO FORAM INSERIDAS NA BÍBLIA SAGRADA…)

    1 E aconteceu depois que os filhos dos homens se multiplicaram naqueles dias, nasceram-lhe filhas, elegantes e belas.
    2 E quando os anjos, (3) os filhos dos céus, viram-nas, enamoraram-se delas, dizendo uns para os outros: Vinde, selecionemos para nós mesmos esposas da progênie dos homens,
    e geremos filhos.
    (3) No texto aramaico lê-se “Sentinelas” (J.T. Milik, Aramaic Fragments of Qumran Cave 4 [Oxford: Clarendon Press, 1976],
    p. 167).
    10 Então eles tomaram esposas, cada um escolhendo por si mesmo; as quais eles começaram a abordar, e com as quais eles cohabitaram, ensinando-lhes sortilégios, encantamentos,e a divisão de raízes
    e árvores.
    11 E as mulheres conceberam e geraram gigantes, (7).
    (7) O texto grego varia consideravelmente do etíope aqui.
    Um manuscrito grego acrescenta a esta secção,
    “E elas [as mulheres] geraram a eles [as Sentinelas] três raças:
    os grandes gigantes.
    Os gigantes trouxeram [alguns dizem “mataram"] os Naphelim,
    e os Naphelim trouxeram [ou "mataram"] os Elioud.
    E eles sobreviveram, crescendo em poder de acordo com a sua grandeza.” Veja o registro no Livro dos Jubileus.
    12 Cuja estarura era de trezentos cúbitos. Estes devoravam tudo o que o labor dos homens produzia e tornou-se impossível alimentá-los;
    13 Então eles voltaram-se contra os homens, a fim de devorá-los;
    14 E começaram a ferir pássaros, animais, répteis e peixes, para comer sua carne, um depois do outro, (8) e para beber seu sangue.
    (8) Sua carne, um depois do outro. Ou, “de uma outra carne”. R.H. Charles nota que esta frase pode referir-se à destruição de uma classe de gigantes por outra. (Charles, p. 65).
    15 Então a terra reprovou os injustos.

  41. leonardo says:

    EXPLICANDO MELHOR SOBRE ISSO.
    na verdade querem fazer de tudo para provar que não existiu, ou que seja tudo falso, mas essa é a proposta deles. não querem que conheçamos a verdade,não sei porque. mas mesmo na bíblia ou outros relatos e escritos provam a existencia de gigantes. sobre o tamanho deles, os ANAQUINS e EMINS são hibridos, filhos de gigantes com humanos. (como isso? até hoje tem mulheres que transam com cavalos, se pensar pelo tamanho do orgao reprodutor). mas os NEPHILLINS que são os gogantes de puro sangue chegavam a até mais de 7 metros de altura. outra coisa que pode intrigar são as piramides que tem portas e entradas gigantescas, que pode ser para seres gigantes. mas não se deixem enganar, o que a mídia, a tv, as rádios e tudo comandado pelos illuminatis são feitos para nos fazer acreditar no que eles querem. do mesmo jeito que fizeram aparecer nas fotos como se fosse uma montagem de fosseis de dinossauro eles poderiam muito bem fazer “sumir” os ossos de verdade dos nephillins. mas a verdade virá logo. querendo ou não, e eu sei disso.

  42. Funcionário-A51 says:

    Aiaiai!! Uiuiui!!

    Amigos,

    Acredito em dinossauros (lagartixas gigantes) e Nefelins (homens gigantes). Por que não??

    Na verdade adoraria que os nefelins existissem em nossas cidades, praias e baladas. Fico imaginando eu namorando uma Nefelim, pois tenho paixão por mulheres altas. Que curtição eu teria perdido naquele corpão. Claro que não sou louco, pois teria que ser uma Nefelim (contemporânea)sarada e até mesmo com seios siliconados. É óbvio que aquela chinesa tribufú-semigigante não está em minhas fantasias.

    Portanto, meu grande interesse e felicidade não seria a descoberta ou comprovação da existência de Nefelins, mas o achado deles vivos ainda na Terra. hahahah!!!!!

  43. Funcionário-A51 says:

    Aiaiai!! Uiuiui!!

    Daí surge uma grande e importante pergunta (daquelas que não querem calar)…

    Será que essas mulheres com seios siliconados gigantes, do tamanho de bolas de basquete e até maiores (videm Sheyla Hershey), não serão espíritos de antigas Nefelins agora reencarnadas???

    Pois (na minha opinião de profissional da área 51, logo seguidamente confrontado com fatos secretos e que dão o que pensar)essas mulheres de seios gigantes são mais uma prova (ou indício) de que Nefelins existiram sim. hahahah!!!

  44. buda1 says:

    Como escrevi no caso de Chico Xavier no meu comentario, cada um tem a sua verdade, e dai se existiram ou nao Gigantes, isso esta pagando minhas dividas?Vai me ajudar a resolver meus problemas sentimentais?Isso é só informacao e como sites da internet fazem parte da midia…a midia e a imprensa hoje em dia trabalha com informacao e desinformacao, ao mesmo tempo que uns descobrem e dizem que é verdade outros dizem que é mentira, eu nao estou lá para averiguar nada por mim mesmo, entao isso nao importa.Se você vê uma anao e acha feio eu posso achar lindo.A minha verdade é que é lindo e a sua é que é feio.Isso nao se discute cada um tem a sua verdade, sua visao, vê e acha o que quer.Zacharia Sitchin foi um dos unicos tradutores do mundo das tabuinhas Simerias e escrita cuniforme e esta provado por ele nas traducoes dele que os Deuses Gigantes estiveram aqui antes.Agora que o cara esta morto e nao pode discutir, vem um montao de “sabios profetizando” essa ou aquela verdade.No mundo só existiam uns 3 como ele que podia traduzir tudo que ele traduziu,ou seja ele mesmo precisou da ajuda dos outros para completar as traducoes.Entao nao tem o que contestar.Eu acredito em Gigantes e você nao?Problema o seu, isso para mim nao é importante é só um fato e quando eu me for desse planeta isso fica ai para vocês discutirem mais 26.000 anos.Eu ando na neutralidade nao na dualidade pensando é verdade ou nao?Acredito e ponto final.

  45. buda1 says:

    Será que quem esta despertando essas desinformacoes sao Católicos, Espiritas, Budistas ou EVANGELICOS?Para mim isso é coisa de Crente,mas e dai?KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Nao me abala em nada, vivo no agora na neutralidade.Pelo menos me esforco para viver assim…

  46. jo says:

    “A biblia diz, se ela estava errada nisso entao esta errada da existencia dos egipcios, fenicios, babilonicos, …”. Quanta besteira! A mitologia grega fala num panteão de deusdes morando no Olimpo. Parafraseando o amigo do comentário infeliz: “A mitologia grega diz, se ela estava errada nisso entao esta errada da existencia dos egipcios, troianos, ilha de Creta, blá, blá, blá.” Mitologia sempre vem misturada com fatos históricos, e a mitologia judaico-cristão não é melhor que a grega. Respeito o cristianismo enquanto fé, não como fato histórico.

  47. Click says:

    É acho que você acredita mesmo é nas autoridades do nosso e de muitos outros países que sempre escondem as verdades das pessoas,assim elas permanecem acreditando no mundinho pequeno delas…pode acreditar que agindo assim quem sempre ganha são eles e não você!!!

  48. Walbe says:

    A fé é um dom de Deus, somente as pessoas que nascem de Cristo que tem fé; as pessoas no mundo dão credito em mentiras como papai noel, viagem do homem a Lua e etc. contudo esquessem que um dia, cedo ou tarde vão partir, nesse momento sera tarde demais, pois o Reino de Deus é a casa de Jesus e se as pessoas passam a vida inteira despresando o Crito de Deus como pois seram aceitos no Reino Dele.
    pensem bem.

  49. Funcionário-A51 says:

    Atenção:

    “Notícia Bomba” para os céticos, mais um indício atual da antiga existência dos Nefelins…

    Foi encontrada nos esgotos de Sorocaba e levada para o zoológico municipal Quinzinho de Barros – agora empalhada – um exemplar de barata com cerca de 30cm de comprimento.

    Já tem gente, se borrando de medo, passando longe de Sorocaba.

  50. Adriano says:

    Inacreditável o atentado ao português nestes posts…quase todos os defensores das loucuras escrevem “mais” ao invés de “mas”…se lêem tanto, como podem escrever “tãoooo” mal?

  51. Debora says:

    isso e muuuuuuuuuuuuito daora de mais

  52. Jmarques_violeiro says:

    meu deus coisas loukas de arrepiar

  53. Marciooo says:

    Mentiraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa………..
    É tuido mentiraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa………..
    Não existiu gigante bosta nenhuma!!!
    Já reparou q nunca aparece em nosso bairro ou em nossa rua????
    Cadê o esqueleto do gigante?? quero ver quero pegar com minhas proprias mãos!!
    Cadê as evidencias materiais para q possamos tocar, analizar??? Cadê as provaaaaaasssss ???????
    Fotos??? não adianta de nada!!! é tudo montagem, cai por terra.
    A tecnologia ta aí para garantir isso!
    A inter net ta cheios de programas de vídeo de graça para quem quiser brincar de enrrollyood… programas gratis de fazer montagens e filmes maravilhosos…
    Quando eu vi as fotos de supostos esqueletos gigantes, fiquei maravilhado!! torci para q fosse verdade!! e fiquei triste quando descobri q nao passava de farsa!!
    Mas infelizmente essas coisas só acontecem lá no interior do México, lá no deserto do saara, em uma área proibida no sudão, nas buraqueiras que tem lá no Afeganistão etc… mas nunca acontece em nosso quintal.
    É isso aí gente!! vamos botar o pé no chão!! os esquletos dos Gigantes de Nefilins de 3 m ou 15 m de altura são montagens de esquletos humanos de ( 1.70 cm ) um metro e setenta cm no máximo!! sinto muito ter que informar !! fuiz 

    • Esjirn says:

      como vc sabe  que nunca existiu gigantes na terra vc está igual tomé  

    • Ricardo says:

      Desculpe meu irmão mas é igualmente tomé só acredida vendo né….
      Vc está fingindo que não pode ver, mas a palavra de Deus está se cumprindo se apresse em á a aceitar jesus como o seu unico e suficiente salvador, acredite vc ou não vai se cumprir a palavra de Deus!!!!

  54. isabele says:

    noooooooosa   :o
    mais que mentira
    essa e a mentira do seculo ;)
    percebeu
    so  o maior homem m do mundo tem  ossos assim(bem menores )

  55. isabele says:

    nao exite gigante,nao extite e(nao tenho muita certeza)
    aaaaa
    que coisa ese posseal so que sabe de publica menira na net

  56. Jaime Neves says:

    Essas imagens estão muito reais para serem pintura de arte ou fotos editadas com phostoshop!! Me desculpem seus evolucionistas.

  57. JPires says:

    É claro que algumas imagen são falsificações!

  58. Dio Catalani says:

    Eu estudo a Bíblia.
    Os dois últimos textos citados estão corretos.
    Os outros são falsificações.
    O que aconteceu é que antes do Dilúvio (só isso já abre mais discussão) vieram para a terra anjos que se materializaram e vieram coabitar com as mulheres, gerando uma raça híbrida que, pelo visto, não tiveram filhos. O nome é uma transliteração do hebraico “nefi-lim” em suas três ocorrencias na Bíblia (Genesis 6:4 e Números 13:33 [duas vezes]). ,
    Deriva da forma causativa do verbo “na-fál”, significa “fazer cair”. No caso, pessoas.
    Com o evento do Dilúvio, NENHUM desses descendentes híbridos restou.
    Eram rufiões, tiranos,criminosos, assassinos. Certamente contribuíram para a violência da época.
    A “fama” violenta desses homens deu margem a mitologias de povos pagãos que se espalharam após a confusão das línguas na torre de Babel, em que deuses e deusas de materializavam em humanos e tinham filos com características de semi-deus, que eram temidos.

  59. Dio Catalani says:

    E quanto a essas fotos, …
    Me desculpem, mas devem ser falsificações. Mesmo que sejam encontradas ossadas de nefilins, isso não vai mudar a cabeça de quem não quer acreditar. E nós não precisamos disso, porque já temos a Bíblia.
    Muitas vezes aparecem fotos justamente para nos fazer desacreditar em certos fenômenos.

  60. Vilson says:

    É tão fácil fabricar uma mentira quanto manipular uma verdade!

  61. Dio Catalani says:

    Vilson
    Mas aí uma verdade manipulada não é mais uma verdade, aí ela passa a ser uma MEIA verdade!

  62. Flávia says:

    kkk Eu até cheguei a acreditar no gigante mas pensava que fosse alguma anomalia genética,vi uma vez um cranio alongado o qual diziam ser de um alien,depois descobri que doenças ou malformações podem fazer isso,a ciencia ou a informática sempre explica kk,legal!

  63. Alessandro says:

    Por este motivo o siet se chama Ceticismo!
    Significado: postura na qual as pessoas tendem a examinar o conhecimento e as percepções de forma crítica, de modo a questiona-los quanto a sua veracidade. (ceticismo filosófico)

    postura pratica na qual é preciso “ver para crer”, ou seja, confirmar o que fora dito ou pensado através de provas concretas. (ceticismo cientifico)

    Exemplo: Um cientista é ceticista pois precisa provar aquilo que imagina ser verdade.
    Significado: estado de quem duvida de tudo;

    Exemplo: os ateus são céticos quanto a bíblia

  64. Diego Vinicius Costa says:

    Parabéns ao site!
    E diga não ao analfabetismo científico!

  65. NELSON LUIZ says:

    da mesma forma que dizem ter sido manipuladas, e inchertadas algumas imagens, também poderia ter sido removida algumas imagens. quem garante, ou quem está falando a verdade. muito coisa já foi encontrada por aí e não é do interesse dos poderosos que a massa saiba da verdade por tráz das mentiras da mídia manipulada. carpe diem.

  66. Ronald says:

    Duh Perdi tempo nisso

  67. joao says:

    tudo enganacao

  68. Maira says:

    Bom….
    Se as fotos são reais ou não;
    Não faço a mínima ideia.
    Porém a Própria Bíblia Relata sobre gigantes, que viviam na terra antes do dilúvio.
    Em Gênesis Capitulo 6 versículo 4.
    Então podemos dar um pouco de credibilidade as
    Fotos sobre os gigantes, mas não posso dizer o mesmo sobre a sereia…

  69. Tatiana says:

    Muitas pessoas não percebem que ate mesmo o evolucionismo se tornou uma religião..cientistas inventam um monte de provas e tolices para comprovar suas teorias absurdas, encontram um dente por exemplo e ja sabem toda a forma do animal, onde ele vive, a cor dos pelos, a decedencia, o geito da pele e patas…
    Isso já se tornou um ritual, hoje em dia não se busca mais a verdade na ciencia. Apenas provar o improvavel.
    A Bíblia pode não estar 100% certa por causa de suas muitas modificações mas sua essencia é a mesma.

    • Eduardo says:

      Olha, discordo de voce, acho que a ciencia nao tem como objetivo mentir pras pessoas, seria burrice voce acreditar em deus e mesmo assim ficar contra ele, a pessoa teria que ser masoquista pra querer ir pro inferno e isso acho que ninguem quer, mas se voce pesquisar mais voce vai descobrir que da pra saber a linhagem de um animal pelo dna que fica nos ossos, nao é muita informacao que fica gravada lá porque o sangue já se deteriorou a muito tempo, mas da pra descobrir alguma coisa, agora sobre saber todo o resto só com o dente acredito que seja exagero seu, com alguns ossos da pra mais ou menos saber o tamanho do animal e com um mapeamento digital deles da pra passar esse molde que a juncao dos ossos formaram pra um computador, ai o resto é um trabalho artistico, do mesmo tipo do que aqueles artistas florenses fazem pra recriar o rosto de alguma pessoa que foi achada enterrada, nao tem porque alguem passar 4-5 anos em uma faculdade pra depois fazer mestrado e depois doutorado, depois passar muito tempo pesquisando sobre um assunto e ai inventar uma mentira só pra deixar quem acredita em deus bravo, acho que isso é uma coisa que crente nenhum pensa sobre a ciencia, porque alguem gastaria tempo e dinheiro pra mentir!? e nao existe religiao evolucionista, porque religiao é pra voce adorar alguma divindade, nao existe divindade evolucionista, a nao ser que alguem louve a darwin mas acho que nao.

  70. Conciente says:

    Eles querem que você pense que a raça humana existe a pouco tempo, mas ela existe a muito mais tempo que você imagina, eles não querem que você se desenvolva completamente, e sim existiu gigantes e muitos outros seres.

  71. Christian says:

    A ciência apoia a existência de gigantes na antiguidade, veja o link:
    http://www.youtube.com/watch?v=WA9_k94o8HE

  72. Alexandria says:

    bem….primeiro de tudo…desculpem-me o meu mau portugues….
    para comexar… no inicio das mensagens…o “Eu” falou para provar sobre os gigantes… para quem acredito no livro mais antigo que ainda existe…nesse caso a Biblia… a propria Biblia fala do ciclo da agua…a terra de ser “Redonda”…a arca de Noe….os soldados de farao que foram afogados juntamente cm o farao…dos nefilins ou os “gigantes”… etc…para quem acredita e tiver mais curiosidade em saber mais sobre isso… procura la na Biblia…e ira encontrar todas as respostas… como por exemplo; “como?” e o “porque?”
    enjoy…

  73. Graziella says:

    Incrível como, quando se fala qualquer coisa contra a acuracidade da bíblia surgem dezenas de pessoas ditas “criacionistas”, “religiosas” e o que for e resolve terem CERTEZA QUE SABEM de tudo!
    Cientistas não “inventam um monte de provas e tolices”. O método de uma descoberta é replicável! Quem duvida de um resultado pode ir lá e testar por si mesmo. É só seguir os passos necessários e vc deverá chegar ao mesmo resultado.
    Diariamente cientistas descobrem indícios de comprovações ou contradições de algum assunto. Nem todos chegam à mídia e quando chegam não são necessariamente uma verdade absoluta. Existe sempre um outro grupo que pesquise algo contraditório àquele achado. Cientistas não têm medo de divulgar informações que contradigam as informações que existem atualmente. ESSE É O TRABALHO DELES! ;)
    Criticar a igreja, a bíblia, o criacionismo não pode, mas criticar evolucionismo é liberado \o/ E ainda vira uma competição de bobagens!
    Não é necessário haver modificação a nível genético para uma evolução! Vamos ler livros, também, clássicos, por exemplo: Leia Darwin!
    A modificação, alteração SURGE ESPONTANEAMENTE quando a nível genético, ou devido a ADAPTAÇÕES, quando derivadas do fenótipo. Logo as modificações necessárias para a evolução de uma espécie não são sempre ao acaso, nem sempre causadas pelo ambiente, mas uma combinação de ambos. Ou seja… Antes de criticar leia.

    E como eu sei que algum religioso cabeça-dura, criacionista fervoroso e pessoas que gostam de criticar sem conhecimento vão questionar, ou dizer que eu vou ser castigada por não acreditar em cada uma das linhas que existem na bíblia… Façam um favor, a si mesmos, de rever sua última semana e dizer se seguiram de acordo com a religião de vcs em cada segundo. E os mandamentos, que são só 10, mas que é bem difícil seguir a todos diariamente, incluindo o amar ao próximo como a si mesmo [incluindo o pedinte, a recepcionista, o balconista, o flanelinha...].

    Se sim: seja feliz, vc não vai ser punido. \o/
    Se não: melhor começar a se redimir ou responder sem ter conhecimento do assunto?

    PS: Sim, eu li a bíblia, li sobre o criacionismo e sobre evolução.

    • olho says:

      o mais incrível, graziella, é que tudo o que está na biblia sempre é provado por toda gama de ciencia. da filosofia à astronomia, da arqueologia à astrofísica.
      é mole?

  74. Maria Fatima says:

    É fácil perceber que a primeira foto é uma montagem. Basta olhar a sombra do indivíduo que esta de pé e a sombra do osso ilíaco. Estão voltadas para posições diferentes.

  75. Risomar says:

    Há muito tempo, sempre me perguntei sobre a veracidade de Deus. Nesses anos nunca cheguei a uma conclusão concreta. A bíblia por um lado, estampa seu descrédito em vários fragmentos. Por outro lado existe algo intrínseco que me diz que realmente existe algo sobrenatural. Já li a bíblia e livros filosóficos e sempre fico, vamos dizer, mais reflexivo. Ter uma visão crítica das coisas tem me ajudado bastante. Nós seres humanos temos que ter o senso de tentar enxergar as coisas por vários ângulos e lados. A religíão pode ser o ópio do povo, mas tem um lado social exuberante e admirável por mim. Ao mesmo tempo me vem a pergunta: Fomos nós quem Criamos Deus?! Se o criamos, temos o lado bom nisso. Partindo da veracidade de que a faca usada para passar manteiga no pão é a mesma que o homem usa no homicídio, estou ceticamente crente de que morrerei queimando meus neurônios e minhas perguntas não serão suficietemente respondidas. O que me importa é respeitar a visão de cada pessoa. Todos nós temos o livre arbítrio e direito de nos expressarmos como quizermos, com ou sem ignorância. Aliás, algumas ‘verdades’ me parecem refutáveis e outras ‘mentiras’ tão fatos reais.

  76. Derivaldo Raltino says:

    lendo comentarios absurdos e totalmente futeis, que sinto-me cada vez mais feliz por ser ateu. Sinceramente eu questionaria apropria saude mental se acreditasse em metade das bobagens que alguns aqui acreditam. Realmente sao pessoas dignas de pena.

  77. Macunaíma says:

    “Se você abrir demais sua mente, seu cérebro cairá!”. Li em algum lugar essa frase e, lendo os comentários dos religiosos e afins em sites como esse, fica fácil compreender o sentido dela. E triste ver pessoas se esforçando em parecer racionais mas distorcendo, a fim de justificar sua crença, um princípio básico da racionalidade: o ônus da prova cabe a quem faz uma alegação. Caso seja difícil compreender essa colocação nesses termos, recorramos a velha analogia do bule que orbita o Sol. É razoável a quem alegue que existe tal objeto rondando nossa estrela-mãe, nos confins de nosso sistema solar, cobrar de alguém que prove que sua proposição é falsa? Ou é razoável que sua afirmação não possa ser tomada como uma verdade até que ele seja capaz de prová-la a partir de evidências materiais. Deus e as diversas alegações sobrenaturais da bíblia não são diferentes do bule sideral! Lembrem-se, a vontade de alguém de acreditar em alguma coisa, nem de longe é evidência de que essa coisa seja verdade.

  78. Glademir says:

    Oi
    A parte desta discussão, deixa eu trazer a luz alguns acontecimentos passados.
    No início deste seculo (Lá por 1900), alguns ricaços a fim de provar se a bíblia estava errada ou certa a dividiram em capítulos e a entregaram a sábios de várias áreas. Bom, nunca mais se falou nisso e a história estaria enterrada não fosse três coisinhas: que vieram a público:
    - O porta aviões Nimitz e todos de sua classe (E até alguns anteriores) usaram alguns elementos de construção da Arca de Nóe (Nos projetos) dos atuais Porta Aviões, tem um vídeo da National Geografic falando a respeito, pesquisa séria e de respeito.
    - Também sobre a arca, diz-se que a mesma não está no mont ararat, e que ao encontra-la os Russos (Em 1917) ficaram pasmados com ela pois tinha sido construída com elementos de engenharia que rivalizaram com os da época (Nota, diz-se que ninguém sobreviveu ou voltou desta expedição e que a arca embora tenha sido encontrada, a única coisa que foi levada como prova foram pedaços de madeira, numa história muito mal contada)
    - O Dilúvio existiu mas não como conhecemos, pesquisas sérias no estreito de Gibraltar relatam que a eras atras o mesmo atuava como uma represa natural ao oceano, mas que rompeu liberando uma quantidade absurda de água que alagou tudo em redor (Essa apologia foi usada no desenho a Era do Gelo 2) (Nota, isso não é balela, tem uma universidade espanhola que estudou o fato por mais de 30 anos e coletou amostras abaixo do fundo do mar do estreito de Gibraltar até telaviv e constatou que esta extensão de terra era seca a mais ou menos 3 mil anos atrás)
    Ou seja a sua maneira a Biblia tem razão em muitas coisas contudo devemos interpreta-la com cuidado aos olhos da ciência, os fatos ocorreram mas como ocorreram ? Quanto aos gigantes ha quem defenda que eles existiram, mas não tinham mais de 3 metros e suas mulheres tinham entre 2 metros e 2,20 metros (O que é bem plausível aos olhos da ciência e da história, Davi derrubou um gigante (Ou seria um pobre coitado que foi astuciosamente armado para impor medo no coração dos inimigos, mas na luta era lento demais e isso foi a causa de sua derrota ? Plausível e possível, embora não aceito pois vai contra o feito heroico porém explicaria porque morreram, dado a sua lerdeza eram presa fácil para inimigos inteligentes e é bom lembrar que vivíamos numa época em que matar gigantes dava status de Herói para quem realiza-se a proeza), o que ocorre é que devido a não padronização das medidas 3 metros para mim era uma coisa para você eram 6 metros (lembrem-se as medidas eram por côvados e palmos, mas a minha mão não era igual a sua e os vendedores sempre exageravam a fim de ganhar mais na venda)
    Existem outros dados a respeito como a descoberta das cidades de Ur e Nínive, (Que todos disseram não existir), por arqueólogos que seguiram a bíblia ao pé da letra que também teriam sido descobertas dado a essas pesquisas que sumiram porque seus pesquisadores só estavam interessados em riquezas tipo o Santo Graal, o corpo de cristo, ou as tábuas originais dos dez mandamentos ou as minas do rei salomão é uma pena que tais pesquisas tenham sumido, mas nos lembremos que depois de iniciadas houve 2 guerras mundiais e seus sábios nunca se encontraram diretamente pois não havia interesse em que um soubesse o que o outro fazia. Porém fica a pergunta porque não tentar realizar novamente tal empreitada, ainda mais que hoje temos supercomputadores e satélites a nossa disposição ?

  79. VISÃO CRÍTICA says:

    Bíblia verdadeira ou falsa não importa. Sabemos que a dominação social é super antiga mesmo e, hoje em dia, é o que está em alta. Desde Constantino Imperador Romano para cá já obtivemos alterações nos textos bíblicos de verdade. A carência por Amor ou uma palavra amiga, companherismo, e o mais contemporâneo, carência financeira, faz com que surjam por aí, um bocado de mentirosos aproveitadores que usam o Livro Sagrado como fonte de renda. A receita é simples: abra uma portinha e conteste alguma passagem ou registros bíblicos. Se tais contestações forem de uso Católico, melhor ainda. Pronto. Crieie uma nova ceita. Basta ver como esses dos quais denomino “lobos” estão crescendo financeiramente comendo a carne de seus fiéis e estes chamados de ovelhas. Sabemos que não são todos os pregadores da Palavra de Deus ou de alguma palavra que citam deus, são falsos e com interesses principalmente finaceiros próprios. Sabemos que todas as crenças estão sendo vítimas de líderes e pregadores que não são e não podem ser exemplos para nada. Padres, e pregadores de outras crenças e seitas estão “aprontando” por aí. Posso pensar que a Fé está sofrendo perdas por todos os lados. Falsos profetas existem há muito mas, hoje virou negócio mesmo. Quem não tem uma visão crítica, é pescado no ato. E hoje em dia, essa mídia manipuladora a começar por um lixo Global e outro Recordal e ate mesmo governamental da vida, ajudam a piorar as coisas. Estamos realmente no fim do mundo. Jovem de 16 anos pode votar pois já é responsável para isso mas, quando matam são crianças inocentes mesmo tendo algumas destas crianças quase dois metros de altura. O valor humano está cada vez mais caindo por terra. E se pararmos para observar bem, toda essa destruição da vida na terra, é citada na Bíblia. Seja como for, se esta citação foi obra de manipuladores destinados a dominação, o que nos incomoda é que está acontecendo. Maldita hora que inventaram o dinheiro. Este é o verdadeiro deus de muitos(as) que apresentam suas próprias bíblias ao fracos de espírito e que não têm visão. Sou um e posso dizer: obrasileiro, em sua maioria, é um ser facílimo de se dominar. É só ouvir o que toca nos carros e rádios hoje em dia que você nota o desgosto. O padrão de qualidade já era e ainda é chamado de cultura. Divulgar a violência, a prostituição, a desigualdade e outros virou cultura. Novela tem cultura? Lá eles só brigam e diante de mesas fartas para um povo que sofre dificuldades financeiras e alimentar, brigam de novo. Em fim, brigam e comem o tempo todo e no final casam. Isso é cultura? Por isso a Bíblia se tornou alvo de muitos descrentes, especialmente aqueles vítmas deste citado mundo.

  80. adalbas says:

    “Por muito tempo se acreditou que cidades como a Babilônia e outras que estão citadas na Bíblia eram um mito, porque nada as podia provar. Mas ao sul do Iraque encontraram em seqüência estas cidades no que hoje é um deserto, mas era uma selva tropical nas descrições antigas!!!! Tem menos de 100 anos que encontramos estas cidades.. há muitas outras verdades que estão escritas nas pequenas tabuletas de argila encontradas nestas escavações , há provas suficientes, mas são verdades muito extravagantes para a ciência e o senso comum aceitarem sem resistências…”
    encontrei esse texto nesse link: http://www.projetovega-ufo.com.br/novo/?p=1334, que é do site projetovega-ufo.com.br, no no link mostra uma teoria sobre o surgimento da vida na Terra e outras coisas, é uma história muito, muito fictícia, mas também é interessante, pq algumas coisas fazem sentido, deem uma lida e tire suas próprias conclusões.

  81. Renato says:

    Infelizmente o mundo é o que é, porque o homem é ignorante por natureza. O fato de pretender provar que algumas fotos são falsas, não comprova a inexistencia de gigantes. Procure na propria internet e achará centenas de gigantes vivos ou que viveram nos ultimos 100 anos. Homens e mulheres com até 2,85 m de altura. Além disso, já é provado que outrora a atmosfera e a pressão atmosferica terrestre eram diferentes das de hoje. Naquele tempo todo ser vivo era maior do que é hoje. Baratas eram gigantes, então porque não homens? Deixem de ser ignorantes e abram suas cabeças, só assim este mundo poderá andar para a frente.

    • Daniels says:

      “Além disso, já é provado que outrora a atmosfera e a pressão atmosferica terrestre eram diferentes das de hoje”

      Uma das melhores pérolas que eu já vi aqui. LOL !

  82. Carla says:

    Creda gente! O que era prá ser brincadeirinha de gringos interneteiros, virou discussão religiosa e filosofica. Apenas ria gente. Chega de blá blá blá

  83. Caroline says:

    Eu acho que cada um cre no que realmente quer não ée porque vocs não cree em Deus que vocs tem que fikar divulgando isso; isso é uma falta de respeito a todas as religiões que acreditam em Deus.
    Eu não acredito que isso seja de verdade mais neem por isso saio jugando oq vocs fizeram neste site.
    Como a Samantha falou no comentário não vai ser isoo que vai mudar meus conseitos e valores.

    RELIGIÃO NÃO DEVE SER DIUSCUTIDA CADA UM CRE NO QUE REALMENTE QUER.
    SE VCOS NÃO ACREDITAM NA BÍBLIA NÃO RIDICULARIZEM O EVANGELHO DE DEUS!
    tenham o minímo de respeito,porque até oje Deus NÃO desrespeitou ninguém.
    Seja qual for a sua relião Deus te respeita. então respeite a PALAVRA dele que eé FIEL e verdadeira a quem CRE.

  84. Eliana says:

    Sempre pensei, que este site fosse de análise e discussão,ops… foi engano,é religiosidade pura.

  85. andre wagner says:

    Boa tarde!! Entrei nesse comentário e no final conclui uma grande perda de tempo, alguns debatendo erros e acertos da Biblia, outros se existem Gigantes ou não, o que tenho a dizer é o seguinte: Conheço passagens da Biblia mas não tenho coragem de lêr por ela ser ( GIGANTE ) toda vez que começo desisto sou preguiçoso, observei também GIGANTES comentários ateus ou seja falsos ateus pois estes quando estão doentes e não existe cura, DEUS é a única coisa em que eles pasam a acreditar no restinho da vida, chega a ser hilário.
    Falar é fácil, julgar é simples, respeitar é complicado e ajudar é um tabu… fui

  86. Zeus says:

    É verdade Maria a sombra está do lado oposto em que devia estar e sei que essa foto nao é real mas acredito que há ou houve alguma coisa que nunca imaginamos que existeria

  87. anonimous says:

    Eu gostaria que alguem me escalrece-se quanto a uma lenda asiatica chamada de “Jigoku shoujo” ou seja “Donzela do inferno” .
    obg

  88. La Mentira Se Acabou. says:

    Existe muitas teorias da conspiração na internet com base em montagens e manipulações de dados. Quase nos deparamos com algo novo devemos primeiro desconfiar e depois investigar as fontes e a plausibilidade cientifica.
    Não digo que a ciência possua todas as respostas, uma vez que a mesma é está em uma constante evolução…

    Todavia, não poderia deixar de citar aqui, que toda a história da humanidade está muito mal contada, principalmente no que tange as antigas civilizações, como por exemplo os Egípcios, Maias entre outras. há documentários de PHD´S em física, alegando que seria humanamente impossível a construção das pirâmides com as técnicas de engenharia (pedra e cobre) e no prazo temporal que hoje se adota como oficial nos livros de história, com base em estudos pouco precisos de arqueólogos ingleses do sec XIX. Por que não nos indagarmos quanto a possibilidade de que as civilizações antigas possam ter sido muito mais evoluídas tecnologicamente do que pensávamos ou até mesmo, sofrido intervenção de seres extra -dimensionais… A física quântica trará respostas que hoje soam como ridículas, ( a 600 anos atrás era ridículo e uma heresia acreditar que a terra era redonda e que orbitava em torno do sol).

    No que tange a bíblia, de fato há muitas verdades ali descobertas, inúmeros templos, cidades e até acontecimentos históricos, sem falar que se analisarmos de um ponto de vista crítico, todas as mensagens ali descritas mesmo quem em metáforas, nos remetem a um mundo de fraternidade humana e respeito mútuo incondicional. Por isso não condeno a bíblia nem nenhum livro dito sagrado, pois todas as religiões poderiam ser uma só, e muito mais humanista se aqueles que as proferem fossem comprometidos com a verdadeira causa e não com o poder e os recursos financeiros.
    A humanidade precisa urgentemente abrir a cabeça! Me pergunto: Por que os crentes tem a grosso modo, tanto medo do inferno, ou da morte? Deus é um espírito vingativo a qual o homem deve temer? Será que esse Deus não seria uma simples ideologia de paz, justiça e amor entre os seres? Me diga o porquê discutir a materialidade deste… ???

    Vocês crentes sejam evangélicos ou católicos, nunca se perguntaram se não poderia ser tudo ao mesmo tempo cientifico (natural) e também obra de “espíritos” mais evoluídos? Quem disse que o tempo é constante e que a tua energia vital se acaba com a morte nesta dimensão física? O tempo já se tem comprovações cientificas de que não é da maneira que estamos habituados a “compreender-lo” (constante), será que precisa ter religião para crer nisso? é tão difícil de aceitar que não existe um velinho mágico que mora no céu, e que faz tudo a sua vontade, sem que exista uma explicação lógica ou digamos cósmica para tudo?

    Eu entendo o desespero e o medo das pobres pessoas, muitas vezes em condições de vida sofrida que as levam ao fanatismo, que são iludidas por dogmas ou pastores que, muito embora tenham, uma oratória até razoável possuem POUCO conhecimento, e poder de argumentação que não esteja baseado na falácia da autoridade, ou seja “é assim porque eu estou dizendo e porque está na bíblia” AMEM .A verdade é que os mesmos interpretam a bíblia da forma que lhe pareça mais conveniente, para alienar os “fiéis” obrigando e constrangendo, até mesmo quem não tem condições, a pagar dízimos que nunca são utilizados com os mais necessitados, vão para o luxo e poderio das super-empresas, católicas ou evangélicas.
    A MAIOR VERDADE DA BÍBLIA É A SEGUINTE: HAVERÃO FALSOS PROFETAS! Pense nisso, e lembre que você é crente e que Jesus ama a todos, na hora de você maltratar um empregado ou alguém que não da sua religião.

  89. La Mentira Se Acabou. says:

    http://www.youtube.com/watch?v=dK9b1f8ZQZQ

    argumentos sem provas… de nada servem.

  90. Fabio Alves says:

    Quando a criança cresce e descobre que seus pais não são as figuras poderosas que ela imaginava ter, ela cria um Deus para dar a proteção que seus pais não são capazes de dar. E é melhor que ele seja o todo poderoso e inacessível para que a frustação não aconteça outra vez.

  91. bagão says:

    UMAS PODEM SER ALDRABICES, MAS JÁ ENCONTRARAM ESQUELETOS VERADEIROS NA ARABIA.
    Derrubadores; Os Que Fazem [Outros] Cair].
    Esta é uma transliteração da palavra hebraica nefi·lím, no plural nas suas três ocorrências na Bíblia. (Gên 6:4; Núm 13:33 [duas vezes]) Evidentemente, deriva da forma causativa do verbo na·fál (fazer cair; cortar), conforme encontrado, por exemplo, em 2 Reis 3:19; 19:7.
    Os poderosos da antiguidade, homens de fama
    Esses materializados anjos desobedientes mantiveram relações sexuais com mulheres, e as mulheres deram à luz filhos. Não eram filhos comuns. Eram nefilins, meio humanos e meio anjos. O relato bíblico diz: “Naqueles dias veio a haver os nefilins na terra, e também depois, quando os filhos do verdadeiro Deus continuaram a ter relações com as filhas dos homens e elas lhes deram filhos; eles eram os poderosos da antiguidade, os homens de fama.” — Gênesis 6:4.
    A palavra hebraica “nefilins” significa literalmente “derrubadores”, os que derrubam outros ou os fazem cair por atos violentos. De modo que não surpreende que o relato bíblico acrescente: “A terra ficou cheia de violência.” (Gênesis 6:11) Os semideuses mitológicos, tais como Heracles e o herói babilônico Gilgamés, parecem-se muito com os nefilins.

  92. mike says:

    A primeira civilização da terra foram os sumerios eles deixaram as famosas tabuinhas escritas a milhares vejam bem milhares de anos atras elas sao verdadeiras estão em vários museus pelo mundo isto é fato.O maior estudioso delas se chamava zecharia sitchin ele traduziu centenas e foi quem descobriu os segredos deste tesouro escrito, elas trazem a verdadeira historia do começo da terra e do homem neste planeta pois falam de coisas sobre o sistema solar com todos os planetas milhares de anos antes de existirem telescópios e muitas outras coisas que seria impossível aquele povo saber.

    Este grande cientista , linguista e historiador só teve reconhecimento muito tarde mas quem quiser aprender sem preconceitos religiosos deve abrir a mente e ler os livros dele.

  93. oscar says:

    Obrigado por mostrar o fêmur no museu que eu achava ser verdadeiro. No entanto para ser HONESTOS não deveriam apenas mostrar a foto que é bem conhecida por ser falsa senão aquelas que correspondem a verdadeiros esqueletos e crânios gigantes. É UM FATO a existência de crânios e esqueletos gigantescos para qualquer um que tenha visitado os museus no Peru e México e aqui não colocaram aquelas evidências JUSTAMENTE porque são incontestáveis e sem explicação científica, como o fato desses crânios terem deformações e características que não correspondem com as deformações bem conhecidas que eles faziam. Vocês não colocam as fotos das pisadas gigantescas, o queixo totalmente diferente dos crânios, do tamanho de dedos ou falanges, as órbitas oculares enormes dessas cabeças, etc. É bom ser cético até certo ponto que não chegue ao cinismo, mas é errado apenas colocar as evidências falsas para desacreditar o que sim existe na realidade. É correto atualizar os dados como fizeram na seção de criptozoologia onde vemos que apesar do tempo ainda ninguém sabe com certeza se o monstro de Montauk é lontra, mink, rato ou o diabo que seja.

    Imagino que se a gente não tivesse visto recentemente que pelas algas as praias de Australia tingiram literalmente de “sangue” o mar, não acreditariamos. Não acreditariamos a incrível coincidência de cair um asteroide e um meteorito não relacionados praticamente no mesmo dia para ser lembrado em fevereiro 2013. E poucos dias antes uma lula gigantesca achada no fundo do mar… coisas de ficcão científica tipo J. Verne.

    Se uma página como ésta na seccão científica não mostra o que tem sido achado no fundo do mar em Yonaguni ou em Cuba (o que prova que a história não é apenas a versão reduzida nos livros que avançam civilizações em capítulos de 1 ou 2 páginas)…., bom, então não é tão científica assim, nê????

  94. Ribeiro says:

    A matéria era sobre a manipulação digital das fotos e sua exposição na interne como se fossem fatos só isso,e aparece esse câncer do cristianismo que são os evangélicos com as suas tolas convicções sobre a bíblia e suas historias de contos de fadas.já basta de ignorância cientifica continuar a ter a bíblia ao pé da letra como resposta a tudo é o ápice da imbecilidade.

  95. Emanuel says:

    Quanto a Bíblia Sagrada, ela é a palavra do Deus vivo, ela foi escrita por homens,inspirados por Deus, para seus filhos amados tomarem conhecimento das coisas que aconteceram, e firmarem mais e mais a sua fé no Todo Poderoso. A Bíblia não foi escrita para pessoas que são deste reino, mas, sim para quem pertence ao Reino de Deus para terem instruções. Quanto aos homens gigantes, a própria Bíblia relata sobre eles. Eu tenho 50 anos, em 2013, quando eu tinha meus 15 anos de idade, na Cidade do Rio de Janeiro, vi um garoto, de aproximadamente 17 anos com uma altura de 3,00m.

  96. Paulo Cezar says:

    A Debora Prandy acredita em gigantes porque são mencionados na Bíblia…já em sereias não acredita, porque não são mencionadas lá. Que raciocínio….putz
    Melhor n]ao acreditar em nada……..ou em tudo.

  97. cristiano says:

    pode ser que seja mentira assim como eles estao dizendo mas assim como eles podem ter montado as imagens voces tambem podem ter feito tirando os esqueletos da imagem olhem o video de um mini submarino onde 2homens acham um cardume de sereia e 100%real e mais ovnis existem e isso e 100% real pois voces que qierem que o povo acreditem que nada disto existe e porque voces devem ser sustentatos pelos governos nos tiram para bobos querem que acreditemos no que nos falam e nao no que estana nossa frente.o povo bem burro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Back to Top ↑