MENU
unwide.jpg

Reunião secreta da ONU sobre aliens? História acaba em...

4657053554_ccf901edb5_o.jpg

Explicando as crateras na Guatemala

30 de maio de 2010 Comments (32) Views: 3767 Destaques, Fortianismo

Teorema matemático em plantação? Circlemakers dizem “Olá”

article-0-09B9FEE9000005DC-471_634x628

Sem muita surpresa, o Daily Mail britânico (e muitos outros veículos) noticiaram a história com uma abordagem um tanto diferente:

Círculo em plantação escondendo ‘maravilhosa’’ fórmula matemática aparece em campo de canola
Um círculo inglês extraordinário baseado no ‘teorema mais belo da matemática’ apareceu em um campo ao lado de um moinho de vento em Wiltshire. O complexo disco, com 90 metros de tamanho, apareceu a leste do Moinho de Wilton próximo de Marlborough em um campo intensamente amarelo de canola. Surgiu no sábado [23 de maio] a 40km de outros círculo que também apareceu na calada da noite no forte de Iron Age em Old Sarum”.

O Mail cita Lucy Pringle, que declara como “indo do centro para fora, as pessoas estão sugerindo que ele possui uma conexão com o teorema de Leonhard Euler e^(i)pi+1=0, que é considerado um dos mais belos teoremas da matemática”.

O que não citaram é quem primeiro sugeriu esta interpretação, e como Greg Taylor lembrou em UfoUpdates, foi o co-editor de Daily Grail Richard Andrews (“Grailseeker”). Isto é importante não apenas para atribuir o crédito devido, mas porque Andrews explica como decodificou a formação (em inglês).

Foi apenas uma questão de decodificar as linhas radiais: começando do centro, note como cada uma delas é cruzada por oito pequenas barras seja para cima ou para baixo. Isto pode ser interpretado como um código binário com 8 bits, não muito diferente de códigos de barras usados em correspondências. E grupos de 8 bits sempre podem ser comparados com seu equivalente na tabela de código ASCII, especialmente quando outros círculos ingleses também usaram o código ASCII (em inglês).

Seguindo estes passos, obtém-se a mensagem “e^(hi)pi)1=0”.

Para acompanhar a decodificação em uma excelente animação, criada pelo próprio Andrews, clique na imagem abaixo:

windmilleuleridentity

No entanto, como Andrews explica, “e^(hi)pi)1=0” não é exatamente a equação da Identidade de Euler, pode ser expressa como “e^((i)pi)+1=0”. Ele sugere que isto pode ter sido intencional: Planck found in ‘Euler’s Identity’ Crop Circle?!

“Algo que me incomodou foi a inclusão do ‘h’ anômalo na mensagem/fórmula. Certamente, com o ‘+’ ausente, totalizava o número de caracteres em doze, tornando o círculo mais fácil de ser criado na plantação e mais similar a um moinho de vento, assim como se referiria a um número altamente simbólico.

Mais significante contudo, com o ‘i’ adjacente, soletraria ‘hi’ [que em inglês significa ‘olá’] – uma mensagem embutida dos criadores, talvez? Foi apenas quando Jim Gilliland sugeriu nesta discussão no Facebook que o ‘h’ poderia ser uma referência à constante de Planck, levando-nos do mundo da matemática à física, que percebi o que poderia ser todo o significado da mensagem codificada.

Teriam os circlemakers deixado a constante de Planck no desenho como uma piada sutil em todos os crentes que poderiam declarar este círculo inglês ‘genuíno’ ao invés de um círculo criado com tábuas [Plank, em inglês]?!”

Seria uma espécie elegante de Cavalo de Tróia minando as crenças em torno dos círculos. Não seria a primeira vez, uma notória formação de 1991 em Milk Hill interpretada como uma complexa mensagem também pode ser decodificada como uma mensagem humorística (sobre a qual se pode ler no livro ‘The Field Guide’). E talvez ainda mais elegante porque este Cavalo de Tróia também poderia ser interpretado como um erro: há apenas um bit trocado, ou ‘flipado’, entre o código ascii para ‘h’=01101000 e o correto ‘(’=00101000. Bits trocados ocorrem nas melhores famílias, recentemente a sonda espacial Voyager 2 apresentou problemas devidos a um único bit flipado, que já foi devidamente corrigido.

Agora, poderia este ser um erro deliberado para dizer ‘olá’? Note-se que ainda que os criadores não tivessem trocado o bit, a fórmula equação ainda estaria incorreta porque ainda faltaria o sinal de adição ‘+’. E matemáticos poderiam asseverar como a falta deste símbolo destrói não apenas a correção como talvez os elementos mais belos da equação, que originalmente envolve a exponenciação, multiplicação, adição e o próprio sinal de igual, em uma relação que mostra como números transcendentais e a unidade imaginária podem resultar em algo singelo como o inteiro negativo ‘-1’.

A fórmula correta “e^((i)pi)+1=0” tomaria treze caracteres. Poderia ser expressa em 12? Em verdade sim, a equação também poderia ser escrita como “e^(i*pi)+1=0”, por exemplo. Por que os fabricantes de círculos escolheriam uma expressão deliberadamente incorreta do “teorema mais belo da matemática”*? Um duplo erro?

Talvez, mas curiosamente um erro na própria forma de expressão poderia ser interpretado como parte da piada, uma mensagem gritantemente clara de que esta não é uma mensagem perfeita. Se por nenhum outro motivo, deveria ser evidente que alienígenas intergalácticos dificilmente usariam o código ASCII estabelecido em 1968, com uma notação matemática de parênteses, o número de Euler, a unidade imaginária e mesmo como escrevemos em caracteres romanos a letra grega ‘pi’, exatamente da forma como se procuraria por tal equação no Google e outros sistemas computadorizados típicos de nossa era.

Uma mensagem clara de que o único mistério aqui foi criado por humanos, para humanos. Um ‘olá’ com tábuas.

– – –

*Max Reinhold Jahnke corrige como “essa expressão é mais conhecida como identidade de Euler, o teorema de Euler é outro (há vários, mas o mais famoso é um de álgebra/teoria dos números). Também não faz sentido chamar de fórmula, pois ela só tem constantes. =)”.

Tags: , , ,

32 Responses to Teorema matemático em plantação? Circlemakers dizem “Olá”

  1. Vinícios Matus disse:

    Ou temos extraterrestres burros* que não conseguem nem expressar direito uma equação codificada, ou foi isso que a matéria diz claramente.

    *Sim, ETs são MUITO burros:
    http://www.ceticismoaberto.com/ufologia/2077/ets-nada-fotognicos

  2. Felipe Stoker disse:

    Peraí, então foram os ets que inventaram os computadores?

  3. Dhiego disse:

    O movimento cético é, como tudo que fazemos, obra humana. É algo falível.
    Nao vejo pq acreditar no que as pessoas dizem ser evidencias, e nao vejo pq discordar de quem acredita pois nao temos como provar o contrário. Ou existe algum cético que é dono da verdade absoluta para desmentir o caso? Ou um lunatico que prove por a + b que é uma evidencia verídica?
    A verdade é que nao sabemos nem de um terco da verdade!

  4. ZIG disse:

    Por que perder tempo com crop circles? Tá na cara que eles são brincadeiras. Quantas mais evidências serão necessárias para mostrar isso?

    E o mais importante: quem está sendo (realmente) prejudicado por isso?

    Talvez seja a obrigação de sempre mostrar alguma coisa, mas parece que aqui se fala muito de pouco.

    Por que não concentrar o foco no que é a raiz do problema?:

    A mente humana.

    Por que as pessoas perdem tempo acreditando em besteiras (e outras, tentando desmenti-las)?.

    Sinceramente, eu não perderia tempo e energia tentando desmentir a lenda da mula sem cabeça…

  5. Alquimista disse:

    eh, pior que isso é saber de pessoas que parecem acreditar somente em novela. existe uma grande diferença entre um crop circle fajuto e os verdadeiros. nem vou ficar aqui falando quais diferenças, procure e com certeza vais encontrar. Nenhum cético pode ser radical como da mesma forma nenhum crente pode tambem o ser.

  6. itamar batista ramos disse:

    queria ver eram “circlecrops” codificando curvas clássicas como uma “Cissóide de Díocles” , uma ” Concóide de Nicomedes” uma ” Estrofóide” ou uma ‘ Limaçon de Pascal”.. aí o bicho pega!!

  7. Luis disse:

    Interessante como esses céticos acreditam que só com tábuas e cordas se podem fazer alguns crop circles em períodos de poucas horas de escuro do verão da inglaterra.
    Existem estudiosos do assunto , e há uma diferença ABSURDA entre um crop circle feito por 2 bêbados que acabaram de sair de um PUB e estão tirando sarro, de um genuíno.
    aconselho o site que está linkado no meu nome, onde muitos crop circles realmente man-made estão presentes, e comparados aos genuínos a diferença é gritante! Em crop circles genuínos se têm alteração na estrutura da planta, se têm um campo magnético diferente do resto do ambiente em volta, e não se faz isso com pedaços de madeiras e cordas (( planks and ropes ) , ou agora tábuas de madeira tem poder de alterar campos eletromagnéticos?
    Interessante que esse artigo aqui tem de link somente um crop circle , por sinal o mais tosco, pra não dizer, sem sentido, e totalmente feito por humanos, mas não coloca links de crop circles realmente maravilhosos, como o chamado Maldekian, de 2002, o Milk Hill 3 de 2009, entre outros que são visivelmente belos, absurdamente detalhados .
    Ou os céticos ainda acham que Doug & Dave estão por trás dessas construções também? no site do ceticismo aberto percebi que só se tem os círculos que se sabem que foram man-mades, por sinal, extremamente simples, e passíveis de se fazer somente com ferramentas simples.
    O site linkado no meu nome mostra as fraudes e demonstra os genuínos, coisa que seria interessante os tais céticos de plantão verem.

    abraço!

  8. Luis disse:

    Mais uma vez esse site vem com uma proposta falha de “desmascarar”crop circles, bom, alguns são REALMENTE feito por homens, por sinal esses são absurdamente mal feitos, e geralmente sem nenhum sentido, e passíveis de se fazer com tábuas e cordas( planks and ropes ) , ou agora tábuas de madeira:
    tem poder de alterar campos eletromagnéticos?
    de modificar o caule de uma planta? de extrair sementes das plantas?
    de ter a mesma pressão uniforme em TODO o desenho?
    Não, isso somente se tem em formações genuínas!
    Interessante que esse artigo aqui tem de link somente um crop circle , por sinal o mais tosco, pra não dizer, sem sentido, e totalmente feito por humanos, mas não coloca links de crop circles realmente maravilhosos, como o chamado Maldekian, de 2002, o Milk Hill 3 de 2009, entre outros que são visivelmente belos, absurdamente detalhados .
    Ou os céticos ainda acham que Doug & Dave estão por trás dessas construções também? no site do ceticismo aberto percebi que só se tem os círculos que se sabem que foram man-mades, por sinal, extremamente simples, e passíveis de se fazer somente com ferramentas simples.
    Mas agora onde estão os vídeos de pessoas fazendo essas formações trabalhosas, E DE QUALIDADE, não aquele homem-borboleta ridículo feito por um grupo europeu de forma bizarra, sem simetria, uniformidade e todas as alterações no ambiente já citadas vistas em circulos originais!
    Por sinal na entrevista ao programa do jô em que o Kentaro Mori cita que TODOS os crop-circles são man-made, prestou um belo serviço de desinformação ao público geral, apesar que confiar em TV também não se é possível…
    O site linkado no meu nome mostra as fraudes e demonstra os genuínos, coisa que seria interessante os tais céticos de plantão verem.

    • Robson disse:

      Ola Luis, parabens pela aptidão sobre tal conhecimento. c puder me enviar gostaria de saber mais sobre o assunto . des de ja agradeço.

      Robson.

  9. mauricio disse:

    1 – Para o Espírito e a Matéria, os Mundos e as Humanidades, existe um Programa Divino, que contém tudo sobre Origem, Sustentação e Destinação. Enquanto o espírito, filho de Deus, não reconhece a Verdade Essencial ou Fundamental, comete agravos contra si mesmo. Os produtos da ignorância são os sofrimentos.

    2 – Considerando o Planeta Terra e a sua Lotação Humana, importa reconhecer que foram entregues Onze Grandes Bíblias, ou Mensagens Iniciáticas, vindas através de Emissários portadores de Dons do Espírito Santo, ou Mediunidades, e Anjos ou Espíritos Mensageiros. Porém, sentido profético só contém a Bíblia judeu-cristã, por participar dela, ou de sua transmissão, o próprio Verbo Construtor Planetário, que conheceis pelo nome de Jesus (quando veio como Verbo Exemplar).

    • Luiz Felipe disse:

      Sentido profetico só a biblia? e os textos de Nostradamus. e tantos outros de outras mitologias.
      Porque somente a biblia é valida. ou ela não é valida, ou todos os outros devem ser validos tambem.
      Porque essa incoerencia?

  10. blablabla disse:

    Caracas??/Ja naum esta mais q comprovado q esses circulos sao uma fraude?

    • Luis disse:

      Não , não foi nada provado, há diferenças absurdas entres os genuínos e os man-mades… procure, “cético?”

      • Alex Redsky disse:

        Mas deixe de ser mané, meu caro ! TODOS os “crop circles” são “man made”. Não são somente “um bando de bêbados”, mas sim gente inteligente, brincalhona e bem-humorada cujo passatempo é pregar peças em crédulos. Tem muita gente aqui na Inglaterra que pratica isso com uma dedicação quase profissional. Ignorar isso demonstra que você aparentemente desconhece o célebre senso de humor inglês.
        (Aliás, tive oportunidade de conversar com um dos “pranksters” original em Southampton- Dave Chorley, hoje um senhor cinquentão – que de extraterrestre não tem nada.)

    • paulo6jr disse:

      O que significa “naum”?

  11. Dani disse:

    Só gostaria de saber se algum circle maker assumiu a autoria deste crop circle. Engraçado eles fazerem e não assumirem. Concordo plenamente com vc luiz.
    Paz e luz a todos.

  12. Marcos Novais disse:

    Cara. É realmente engraçado como as coisas caminham. O mundo sempre teve e sempre tera crentes e céticos. Crentes que acham sempre um bom motivo para acreditar em algo e os céticos para desmentirem esse “algo”. Mesmo que para isso, em ambos os lados, tenham que apelar literalmente, para as piores artimanhas possíveis. A gente só fica triste, quando entra por aqui e acha uma matéria como essa, que poderia ter sido melhor explorada, fadada ao esquecimento e ao ridículo. Não por causa da história em si, mas por conta da explicação e da fonte mencionada pelo site, que absurdamente é quase sempre a mesma. Quando é que vão começar a tratar de maneira mais “científica” os assuntos abordados aqui e vão deixar de lado esse sarcasmo todo? Aliás, do jeito que andam as matérias aqui, o site deveria ter mudado o nome, de “ceticismo aberto” para “sarcasmo aberto”. Uma pena, pois frequento aqui a bastente tempo e já comentei muito a respeito das matérias, infelizmente nem sempre como gostaria, mas comentei. Mas sinto que está ficando cada vez mais difícil tirar algo de útil por aqui. O que vai sobrar, então? Já que não sou crente, mas também não sou cético, apenas gosto de me manter informado.

    • Dhiego disse:

      Realmente, concordo com o Marcos, parabens pela capacidade de visao sua, em ver que pobres pessoas usam o sacarmos para explicar coisas que eles nao possuem referencial centifico algum para explicar.
      Ao inves disso, poem um CTRL + C e CTRL + V no Google do temas que querem, copiam e comentam aqui sem base cientifica alguma e do jeito que lhes sao conveniente.
      Creio que nao ha nenhum genio aqui (que seja do Staff do site) que tenha credibilidade para explicar qualquer coisa que neste site é postado.
      Alias, para um site que duvida de tudo, principalmente das coisas que saem na net, é estranho ver que muitas pessoas nao duvidem da credibilidade deste site em si.
      Ja disse isso aqui uma vez, GOOGLE nao é fonte de informacao confiavel para responder nada, quem dirá este site.
      Aos céticos mais fervorosos, PROVEM o contrário.

  13. ilham disse:

    Pois é, este site vem caindo no descrédito pelo açodamento ( desculpem o termo) , isto é, pela pressa, em ” desmascarar” tudo o que não se consegue explicar. Está claro que há circle totalmente falsos, feitos com tábua e cordas, como o Luís falou. Porém , existem sim muitos, que pela complexidade dos desenhos jamais poderiam ter sido feitos desta maneira em poucas horas . Acredito que uma postura científica, baseada na racionalidade seria a de pesquisar seriamente o fenômeno. Parece que os que se dizem céticos postos diante de um fato que não conseguem explicar são atacados pela doença do pânico. Devem suar, sentir dores no peito e angústia profunda. Daí, para saírem da crise necessitam sacar uma “explicação” a jato do bolso da calça. Realmente, em muitos casos, a ignorância acalma. Eu também acho que alegações extraordinárias devem ser demonstradas com provas extraordinárias. Mas, um fenômeno pouco comum não pode ser explicado por uma teoria tosca e risível.

  14. cRITILO disse:

    Olha que os dois bebuns que sairam do bar e fizeram um pra tirar sarro dos turistas e ate ganhar uns trocados dando uma de guia turistico tudo bem

    Mas agora eu quero perguntar aos ceticos como eles explicam os crop circles que estão surgindo todos multicoloridos , ou aqueles que o da noite pro dia aparece com o mato todo trançado auehuaehuae , a sim eles usaram uma colheitadeira bordadeira pra fazer …

  15. Ronaldo Toledo disse:

    A verdade é que o homem enquanto puro teorizador ou pensador não consegue ultrapassar esta ruptura. Pois a razão e o cepticismo científicos tendem sempre a dividir as coisas. O raciocínio puramente racional e tecnológico não consegue aceitar a unidade das coisas visto que nega ao homem todo e qualquer acto de magia, todo e qualquer acto alquímico, ele só acredita naquilo que as garras da ciência podem tocar. O homem torna-se num verdadeiro Tomas: só consegue acreditar naquilo que vê e naquilo que toca. Entre a consciência individual e o ser abre-se assim uma chaga incurável, um rasgo ontológico, monstruoso. O homem vê-se agora abandonado, atirado para um mundo estranho e absurdo. Deste modo, ele marcha pelo mundo fora, sózinho, tal qual um filho pródigo, ou um sisífo “ condenado a errar, sem descanso pela terra “. Entre ele e os deuses abriu-se um brecha abismal; visto que o cordão umbilical, que o ligava ao mundo uterino, se quebrou.

  16. […] do maior círculo em plantação” na Holanda, com quase 25 hectares! E então tivemos um “Teorema matemático em plantação? Circlemakers dizem “Olá””, para em setembro uma bomba ser lançada quando “”Especialistas” em círculos ingleses […]

  17. navegante disse:

    Devo admitir que tenho receio quando fatos que parecem ser genuinos são desmentidos por “especialistas”. Sabemos que certas organizações secretas como “homens de preto”, CIA, FBI, etc, têm interesse em desacreditar verdades para que o publico não entre “em pânico”… Não podemos subestimar os E.T.s, eles podem ter tentado se comunicar na forma que entendemos, mas de forma primária, sujeita a erros (afinal, em todo inicio de aprendizado há erros…). Também devemos estar atentos a certo farisaismo entre os especialistas, que querem ser mais importantes do que os fatos estudados, que atribuem falsidade ao que eles mesmo sabem ser verdade, seja servindo a governos, seja coagidos pelas organizações acima citadas. Muitas fraudes existem é verade, até de modo grosseiro, mas certos casos deixa umquê de mistério no ar e é aí que devemos estar atentos contra a tentativa de deturpação dos fatos…

  18. SKY WALKER disse:

    BOM, CONCORDO COM O COMENTÁRIO DO “NAVEGANTE”. TEMOS DE FICAR COM OS OLHOS BEM ABERTOS.HISTORICAMENTE,GRUPOS PODEROSOS NAS SOCIEDADES HUMANAS ESTÃO SEMPRE TENTANDO CONFINAR A NÓS, POBRES INCAUTOS, NUMA ESPÉCIE DE “MATRIX”, OU SEJA, NUMA REALIDADE QUE ESTEJA DE ACORDO COM SEUS INTERESSES MESQUINHOS, FÚTEIS.GERALMENTE PODER DE MANIPULAÇÃO AO ACOBERTAR FATOS, AINDA QUE TENHAM DE USAR TODO O TIPO DE ENGENHARIA SOCIAL INTELECTUAL OU MESMO A FORÇA.
    P. EX., SE ALGUÉM APRESENTASSE HOJE UMA MÁQUINA REVOLUCIONÁRIA CAPAZ DE CAUSAR O COLAPSO DE VÍRUS, BACTÉRIAS OU CÉLULAS NEOPLÁSICAS, POR EMISSÃO DE UMA FREQUÊNCIA, ESPECÍFICA PARA CADA CASO,CURANDO DESSA FORMA A AIDS, AS HEPATITES, DOENÇAS BACTERIANAS, PARASITÁRIAS, VIRAIS DIVERSAS E O CÂNCER. O QUE VOCÊS ACHAM QUE IA ACONTECER COM ELE?. POIS, ESSE DISPOSITIVO JÁ FOI INVENTADO POR VÁRIOS CIENTISTAS, PORÉM SUPRIMIDOS PELAS GRANDES CORPORAÇÕES: INDÚSTRIAS FARMACÊUTICAS, FABRICANTES DE VACINAS COMERCIAIS,TODA A REDE CORPORATIVISTA QUE ENVOLVE A INDÚSTRIA DA DOENÇA.
    NOS EUA TEMOS A SUPRESSÃO DA MÁQUINA DE RIFE – veja no site do Jeff Rense (pesquise na net sobre o Dr. Raymond Royal Rife),NA FRANÇA TEMOS A MÁQUINA DE PRIORÉ (Dr. Antoine Prioré),VEJA: http://www.cheniere.org/priore/
    http://www.priore-cancer.com/txtguerisons_uk.htm
    http://www.papimi.gr/bour02.htm
    E MAIS, NA GRÉCIA O Dr Pappas TEM SIDO SABOTADO AO APRESENTAR SUA MÁQUINA REVOLUCIONÁRIA. ESSE PODRE CONGLOMERADO COMERCIAL DA DOENÇA NÃO QUER PERDER SEUS U$ TRILHÕES.
    ATUALMENTE O CIENTISTA PhD Dr.Thomas E Bearden (www.cheniere.org)ESTUDOU (DURANTE 10 ANOS) DESENVOLVEU E DIVULGOU PARA O DOMÍNIO PÚBLICO UM NOVO PROTÓTIPO DESSA MÁQUINA (http://www.eurooscar.com/priorescalar1.htm), MAS QUER VAI QUERER CONSTRUÍ-LA? AO CONTRÁRIO, VÃO CONTRATAR O “CETICISMO” (QUE EXPLICA,INFORMA,RIDICULARIZA OU DESINFORMA) OU VÃO MATÁ-LO, OU VÃO AGUARDAR A MORTE DO VELHINHO PARA “APAGAR” OS VESTÍGIOS E ROUBAR O INVENTO PARA SE SERVIR DELE E CONTINUAREM NOS CONFINANDO NESSA “MATRX”

  19. João Santos disse:

    De qualquer modo, nos conforta saber que aqueles dois velhinhos ridículos não poderiam fazer um “crop” complexo como esse. Sugiro ao Ceticismo entrar em contato com as equipes de estudiosos do assunto (físicos, geólogos, biólogos, astrônomos etc.), que andam a fazer campana, noite e dia, para elucidar o caso, uma vez que vocês já o tem por resolvido.
    Vejam essa entrevista, a seguir. Embora seja em um programinha de TV, podemos pinçar alguns detalhes importantes: http://www.youtube.com/watch?v=YXCB2knqHqg&feature=related

  20. auletta disse:

    o dom de Deus e dom de Deus enquanto os homens sempre procura um jeito de chamar a atenção para alguma coisa ou seja criptografia ou crop circles ou qualquer outra coisa

  21. Jorge disse:

    Me parece que é de 1989 o primeiro registro de 01 crop circle e dessa forma já temos aí 22 anos de aparições. A idéia original não é fruto da invencionice humana. O marketing sobre esse assunto não canaliza riqueza financeira para uma pessoa, ou pelo menos alguém que pudesse ser identificado. Existe sim o interesse de editoras, escritores, pesquisadores e de uma certa forma da mídia em geral também, os comentários oficiais no entanto são no sentido de ridicularizar esses sinais(?). Em sendo invencionice humana, estaria seu criador ainda oculto por qual motivo? Se tivesse começado a fazer esses sinais(?) com 20 ou 30 anos, estaria agora com 42 ou 52 anos. Qual ser humano manteria oculto um projeto desses por tão longo tempo? O ser humano (sem exceção) busca reconhecimento em tudo o que faz, dessa forma não faz sentido não se valer do dinheiro e fama que viriam se alguém reproduzisse um crop circle com as características dos mais intrigantes.
    Por exemplo, todos eles são feitos da noite para o dia, ninguém nunca foi pego fazendo um deles, não existem evidencias de método humano utilizado, as dimensões de muitos deles elimina eventuais métodos ou técnicas possíveis de serem aplicados pelo homem (porém sem conseguir segredo).

    Imaginem o dinheiro que seria movimentado se alguém convocasse a imprensa e dissesse:

    Vou fazer um crop circle com área equivalente a 04 campos de futebol na madrugada do dia “X” e ele será tão complexo quanto o mais complexo já visto até hoje.

    Se fosse possível de ser feito por mãos humanas, o fraudador não saberia disso e não se adiantaria em se apresentar como o pai da criança, antes que alguém o fizesse?

    Em uma análise mais superficial, devemos desejar conhecer o autor dessa proeza, pois seja ele humano ou não, temos que aceitar o fato de ser muito inteligente e a humanidade não pode se dar ao luxo de ignorá-lo. Ou será que estamos com essa bola toda?

  22. Jorge disse:

    Não se pode refutar por completo a possibilidade da origem dos crop circles ser ET. Quando vejo tentativas grotescas de imitar CROP CIRCLES de forma a banalizar aparições até agora inexplicáveis, renovo minhas dúvidas sobre as motivações dessas intenções. Neste mes de abril, surgiram 03 novos crop circles na Inglaterra e Holanda. Saõ figuras desprovidas da engenhosidade encontrada em uma série enorme de outros CCs. Não consigo encontrar motivos para uma raça ET se manifestar dessa forma, mas ao mesmo tempo também me pergunto por que sendo o homem o autor dos mesmos, não é capaz de reproduzí-lo com todas as características dos mais complexos. Mais de 03 décadas de aparições que só fazem crescer a polêmica em torno do assunto.

  23. PeDrO Vidal disse:

    Concordo com o Seu Jorge hehe, so nao entendo pq eles se manifestam desse jeito pq não um contato mais forte um pouso no meio da casa branca hehehe…

  24. olho disse:

    aguardando até aparecer o autor. não que isso vá fazer alguma diferença.
    quando doug & dave vieram a público dizer que vinham fazendo seus círculos desde 1978, ao invés de uma desmistificação, o que houve foi uma resposta irada dos crentes, contra eles.
    até hoje alguns sites nova era mantém as imagens de um suposto crop circle evocando matemática euclidiana, mesmo depois dos seus autores terem aparecido.

  25. Mark Greene disse:

    Apenas algumas constações e suposições (não servem como argumentos):

    1) Círculos são feitos, mormente, em plantações.
    2) Plantações estas que são todas propriedades particulares (maioria).
    3) Um plantador tradicional provavelmente não apreciaria a idéia de ceder uma parte considerável de sua área de plantio (ou seja, do seu esforço e investimento pessoal) para aventuras artísticas de estranhos, ainda mais com a repercussao que toda a história teria na mídia.
    4) Por essa razão, os círculos são feitos à noite, na surdina, hora em que há pouco movimento e possibilidade de denúncia de invasão de propriedade.
    5) Os circle-makers não assumem a autoria de suas “obras” porque isto implicaria, no mínimo, na confissão de um crime de invasão e depredação de patrimonio alheio. Assim passam anos rindo em silêncio e depois de velhos, abrem a boca.
    6) Produzir grandes círculos em 5 horas não é um padrão. É possível que os mais complexos levem dias ou até semanas para serem finalizados, e isto pode muito bem ser feito sem conhecimento de ninguém, sem que seja noticiado. Ainda mais se for feito somente no período noturno.
    7) Logo, pedir para que alguém faça os circulos de dia, e assim provar de vez que tudo é obra de humanos, não serve como evidência definitiva, pois isso implicaria em 1) ter uma área disponível; 2) mão de obra disposta 3) recursos financeiros e materiais 4) autorização dos proprietários da terra, etc. Note-se que existem grandes circulos de apelo comercial, e estes provavelmente foram feitos à luz do dia, e nao tiveram cobertura extraordinária porque são frutos de uma simples e milenar prestação de serviços em troca de pagamento.

  26. Robson disse:

    loucos todos somos,mas tenho certeza absoluta q em meio ao infinito não somos os únicos isto sim é verdadeiro. abraços e luz…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *