Teorias de Conspiração são Naturais

osama_obama 

artigo de Douglas T. Kenrick, publicado em Psychology Today
tradução cortesia de André Rabelo

Que tipo de pessoa teria tão pouca confiança em seus companheiros para acreditar que o presidente dos E.U.A e a CIA conspiraram para forjar a morte de Osama Bin Laden, ou que a imprensa é rigidamente controlada por um grupo poderoso de extremistas ricos? Se você examinar a literatura em psicologia sobre a crença em teorias da conspiração, ou leu comentários políticos sobre o tópico, vai ouvir falar muito sobre paranóia, alienação e anomia. Você vai aprender que pessoas que acreditam em uma teoria da conspiração bizarra também são propensas a acreditar em outras (está tudo conectado com os illuminati e os assassinatos dos Kennedy, afinal de contas). Você descobrirá que crenças em conspirações têm sido relacionadas com ser pobre, ser membro de uma minoria oprimida, ter a sensação generalizada de que a vida é controlada por fatores externos e outras circunstâncias lamentáveis.

Mas existe outra perspectiva que decorre do pensamento sobre a história evolutiva de nossa espécie: o cérebro humano foi moldado para teorias da conspiração. Nesta perspectiva, somos todos teóricos da conspiração – você, eu e sua tia Ginger de Iowa.

Vamos desconsiderar os detalhes da teoria de conspiração excêntrica du jour, e considerar isso: Algumas alegadas conspirações se mostraram posteriormente bem reais – a Al Qaeda, a CIA, a KGB e a Máfia envolveram pessoas reais se juntando para planejar ações reais e nefastas. Só porque você é paranóico não significa que eles não estejam atrás de você. Teóricos evolucionistas como Robert Trivers e Bill von Hippel observaram: um aspecto ruim da comunicação é que ela abre as portas para o engano (Isso é uma deliciosa minhoca ou uma armadilha de pescador para peixes? O pássaro está realmente machucado ou fingindo?). Seres humanos são comunicadores especialmente talentosos e ótimos enganadores também. Pesquisadores que estudam a psicologia da mentira descobriram não apenas que a pessoa comum mente sobre alguma coisa todos os dias, mas também que não nos saímos muito melhor que o mero acaso ao distinguir uma afirmação verdadeira de uma mentira deliberada.

Nossos ancestrais tinham que se preocupar com conspirações de membros de seu próprio grupo, bem como conspirações de membros de outros grupos (que tinham ainda menos o que perder e mais a ganhar ao prejudicá-los). Psicólogos evolucionistas como Pascal Boyer e Ara Norenzayan têm notado que o cérebro humano possui mecanismos poderosos para buscar causas complexas e escondidas. A popularidade de Sherlock Holmes, James Bond e Harry Potter se deve em grande parte aos talentos de seus autores para exercitar estes mecanismos causais em seus leitores.

E como os psicólogos evolucionistas Randy Nesse e Martie Haselton têm argumentado, a mente é moldada como um detector de fumaça, pronta para acionar o alerta vermelho a qualquer possível sinal de ameaça no ambiente (ao invés de esperar até que a evidência seja tão esmagadora que seja muito tarde para apagar o fogo). Uma vez que tenhamos aceitado uma crença, possuímos uma série de mecanismos cognitivos projetados para nos enviesar contra a rejeição desta crença. Um dos meus estudos favoritos dessa natureza foi realizado pelos psicólogos de Stanford Charlie Lord, Lee Ross e Mark Lepper.

Eles apresentaram aos seus brilhantes alunos um cuidadoso balanço de evidências científicas a favor e contra os benefícios da pena de morte. Depois de ouvir as evidências balanceadas, os estudantes que favoreceram inicialmente a pena de morte estavam ainda mais convencidos de que estavam certos, enquanto os que eram contra se tornaram ainda mais convencidos na direção oposta. O que aconteceu foi que os estudantes se lembraram seletivamente das fraquezas no argumento do outro lado e dos pontos fortes das evidências favorecendo o seu próprio lado. Parece familiar? (e lembre-se, estes eram estudantes de Stanford, não membros de um grupo extremista entrincheirado ao redor de Two Dot, Montana).

E quanto à pesquisa que mostra que os indivíduos pertencentes a grupos oprimidos são mais propensos a crenças conspiratórias do que aqueles de nós lendo o New York Times em algum subúrbio de classe média-alta? Esses dados assinalam para outro aspecto da nossa psicologia evoluída – nossos cérebros amplificam o volume dos nossos sistemas de perigo quando estamos sob ameaça. Pesquisas de nossos laboratórios têm demonstrado que pessoas que estejam tenham despertado seu sentido de auto-proteção (depois de assistir um filme assustador) estão mais propensas a projetar raiva nas faces de homens desconhecidos de outros grupos, e as pesquisas de Mark Schaller e seus colaboradores demonstraram que estar em um quarto escuro amplifica tipos específicos de estereótipos (aqueles envolvendo a periculosidade de americanos árabes ou africanos). Na mesmo medida em que a vida envolve ameaças e perigos diários, é provável que estejamos atentos a sinais de perigo à espreita.

Ao afirmar que o cérebro humano é moldado para estar alerta a conspirações e que sempre houveram conspirações reais pelo mundo afora, estaria eu querendo dizer que não há nada que possamos fazer para evitar acreditar na próxima história que escutarmos sobre a conspiração envolvendo Obama, a AMA e a Igreja Católica Romana? Não. Charlie Lord e seus colaboradores demonstraram que estudantes de Stanford poderiam ser um pouco mais objetivos se perguntassem primeiro para si mesmos a simples questão: "Como eu me sentiria se essa mesma evidência corroborasse a conclusão exatamente oposta?".

O sociólogo de Rutgers Ted Goertzel tem estudado crenças em teorias conspiratórias por duas décadas, e ele tem alguns conselhos adicionais para aqueles que desejam "distinguir entre os excêntricos engraçados, os honestamente equivocados, os litigantes avarentos e os céticos sérios, questionando um consenso prematuro". Primeiro, procure pela "cascata lógica" ““ um raciocínio que exige que crentes incluam mais e mais pessoas na conspiração sempre que alguém relate evidências contra suas afirmações (arrá, eles fazem parte dela também!). Segundo, seja cético quanto a afirmações que exigem quantidades irreais de poder e controle por parte dos conspiradores.

Goertzel dá o exemplo da suposta conspiração para forjar o pouso na Lua, que teria demandado cumplicidade completa de milhares de cientistas e técnicos trabalhando no projeto, assim como toda a mídia cobrindo os eventos e até mesmo os cientistas em outros países (incluindo a Rússia) que acompanharam os eventos.

Mas é claro, é possível que a CIA tenha financiado este artigo e eu esteja dizendo tudo isso para despistá-lo.

– – –

Douglas T. Kenrick é o autor de Sex, Murder, and the Meaning of Life: A psychologist investigates how evolution, cognition, and complexity are revolutionizing our view of human nature.  O livro foi recentemente escolhido como uma seleção mensal pela Scientific American Book Club.  Ele afirma não ter qualquer conexões com a illuminati.

Referências

Abalakina-Paap, M., Stephan, W. G., Craig,T., & Gregory, W. L. (1999). Beliefs inconspiracies. Political Psychology, 20,637″“647.

Atran , S. , & Norenzayan , A. ( 2004 ). Religion”™s evolutionary landscape: Counterintuition, commitment, compassion, communion . Behavioral and Brain Sciences, 27 , 713 ““770.

Boyer, P. (2003). Religious thought and behavior as by-products of brain function.  Trends in Cognitive Science, 7, 119-124.

Nesse, R. M. (2005). Evolutionary psychology and mental health. In D. Buss (Ed.), Handbook of evolutionary psychology (pp. 903″“930). Hoboken, NJ: Wiley.

Haselton, M. G., & Nettle D. (2006). The paranoid optimist: An integrative evolutionary model of cognitive biases. Personality and social psychology Review, 10, 47″“66.

Lord, C. G., Lepper, M. R., & Preston, E. (1984). Considering the opposite: A corrective strategy for social judgment. Journal of Personality and Social Psychology, 47, 1231″“1243.

Lord, C. G., Ross, L., & Lepper, M. R. (1979). Biased assimilation and attitude polarization. Journal of Personality and Social Psychology, 37, 2098″“2109.

Schaller, M., Park, J. H., & Mueller, A. (2003). Fear of the dark: Interactive effects of beliefs about danger and ambient darkness on ethnic stereotypes. Personality & Social Psychology Bulletin, 29, 637″“649.

Goertzel, T. (2010). Conspiracy theories in science.  EMBO reports, 11, 493-499.

von Hippel, W. & Trivers, R. (2011). The evolution and psychology of self- deception. Behavioral and Brain Sciences, 34, 1-16.

Responda ao Quiz da Teoria da Conspiração de Obama.

114 comentários sobre “Teorias de Conspiração são Naturais

  1. Precisa-se tomar muito cuidado com o tema “teorias da conspiração”.
    Chega a ser até perigoso afirmar que tudo faz parte de alguma teoria… assim como na teoria dos “deuses astronautas”, em que para os crentes, TUDO é por causa dos ETs.
    Mesmo assim não se pode descartar alguma evidências…

    Maçonaria existem? Sim!
    Os EUA tem prédios feitos de maçons para maçons (dentre outras coisas)? Sim!

    O problema é que, fica até difícil de acreditar em algo do tipo, beira o fantástico e certas pessoas tem problema em aceitar isso.
    Se fosse fácil desmantelar essas “indústrias” nós já teriamos acabado com o cigarro, por exemplo, que destroi vidas e pode-se ser comprado em qualquer “buteco”, câncer na caixinha.

    Agora, dizer que a maçonaria, com todo o seu “poder”, é feita de homens de BEM que querem fazer o BEM, ou dizer que eles querem ser “homens melhores”. . .
    AH! Nisso eu não consigo acreditar…

    Perder o luxo e a boa vida ninguém quer, não é?

  2. Este é um daqueles posts que é tão absurdo que não sabemos nem por onde começar o comentário, dá até uma depressão… Ah, quer saber, deixa esse povo acreditar que ninguém conspira nada… ignorãncia é felicidade mesmo!

    Senhor Kenrick…. o senhor tem razão… Clarooooo, quem controla o mundo são as pessoas! OS POLÃŒTICOS TRABALHAM PARA O BEM DO POVO - PRA O POVO E PELO POVO…
    VIVA LIBERDADE AMERICANA! A ÁGUIA VÔOU!

    Fala sério, as teorias da conspiração tem certos exageros, mas achar que devemos ter “confiança em nossos companheiros” governantes??? Que!

      Esse Kenrick simplesmente ignorou toda a história da humanidade, o que é a história? Algumas pessoas planejando e executando secretamente seu domínio sobre a grande maioria. pena que tais coisas só entram para o livro de história 200 anos depois do fato. Quer saber se teorias da conspiração são um alerta real, abra um livro de história.

    E assim mesmo, tem tanta evidencia de que o 11 de setembro foi mais um atentado false flag promovido pela casa branca piorou meu depressão. Sabe o que me dá mais nos nervos: não é que o Bush fez com seu neoconsevadores de estimação, mas é ele ter conseguido fazer só porque tem gente que acredita nele! Porque tem gente que ganha para fazer propaganda por ele e porque tem gente que não se esforça para correr atras da verdade, por preguiça de ler, de investigar.

    Vou curtir minha tristeza.       

    1. É meu amigo Cifra…

      Kentaro e o autor do texto ainda acreditam que o Iraque possuem “Armas de Destruição em Massa” e que a guerra não foi por petróleo!

      Frase do Século: “O Mapa de Piris Reis não era tão acurado assim…”

      1. E provavelmente vc acredita que alienigenas iluminatis que controlam o mundo, ele não comentou nada direto a guerra do Iraque, apenas falou para desconfiar de teorias malucas, olha só, vc j’ aumentou a história, alguém que não leu esse texto e leu seu comentário vai penasr que ele falou isso, por isso não podemos confiar em tudo que dizem olha como já aumentaram a história…

  3. Se tem uma coisa que eu agradeço à cultura dos EUA´s é que lá tem muitos cidadãos que acreditam e tem coragem de fazer verdadeiros inquéritos públicos para denunciar as politicas secretas de seu governo. Vão até as últimas consequencias.
    Aqui no nosso país não temos isso. Se tivéssemos algum desocupado bem pago iria postar uma besteira dizendo que no Brasil não tem corrupção! Que é tudo “teoria da conspiração”.

  4. Heya,
    Toda teoria da conspiração é verdadeira, se não aqui, em uma dimensão paralela :)Do ponto de vista experimental (que não se resume apenas em estatística, mas também em simulações mentais e computacionais de lógica), uma conspiração sempre deixa rastros evidentes, que se manifestam em incoerências notáveis ao observador atento, se esse, é claro, levar em consideração os fatos determinantes.No que se refere, no que se refere, no que se refere, no que se refere, no que se refere, no que se refere ao teste de vericidade de alguma coisa, tem de se considerar a relevância dessa alguma coisa a vida e felicidade do indivíduo, mesmo que desejemos não somos robôs insensíveis ao mundo das emoções.  Ps:Tenho certeza que o dono do blog quer apenas criar desinformação para um divertimento pessoal, se trata de uma disputa específica de retórica (como política) onde quem perder paga a pizza. XD   

  5. O que eu mais gostei nesse artigo foi a classificação que ele deu para os teóricos de conspiração,porque alguem já me passou uma classificação semelhante à essa . Imagino que a maioria dos conspiradores pertençam à categoria de excêntricos engraçados e os litigentes avarentos . Junto com os honestamente equivocados,essas pessoas criam teorias de conspiração,que não passam de desinformação para ocultar as verdadeiras conspirações,em que apenas os céticos conseguem criar e elaborar .

  6. Nos veremos aqui em 22/12/2012 existe um estado brasileiro que possui um triangulo vermelho na bandera, seria esse um estado illuminati?

    quanta bobagem.

  7. …Terceiro, procure loucuras na própria loucura, incoerências no seu mundo da fantasia, nada melhor do que desarmar um idiota conspiracionista do que entrar na brincadeira. 

    Explico: O erro mais idiotas nas teorias da conspiração(e algumas religiões) é a “incompetência seletiva”, explico, se os Illuminatis, a CIA, a NASA, enfim o órgão da sua preferencia é tão onipotente pra fazer e acontecer, pra comprar bilhões de pessoas, pra mudar cenas de crime, pra ocultar fatos tão bem, pra criar dinamite invisível, pra eliminar “inimigos” e todo o blablabla, me responda algo:
    De que forma você, um reles mortal, conseguiu descobrir a própria conspiração? 
    Oras, você é mais inteligente e capaz que os ultra-fantásticos super-Illuminatis pra conseguir descobrir suas tramoias? 
    Mesmo eles sendo onipotentes, você, apenas armado da internet teve a capacidade extra-sherlockiana de descobrir tudo isso? 

    Sei não, tem algo de estranho nisso ai(criei uma conspiração dentro de uma conspiração, estou me sentindo o Dom Cobb).

  8. Ddragoonss, é a sociedade mais secreta do mundo, porem todo mundo sabe onde quando e quem são os “membros” parece aqueles desenhos, onde tem uma flecha indicando onde é o esconderijo de alguem…

  9. As nossas idéias sobre a realidade vão sendo formadas com o
    que aceitamos como verdades ou possíveis verdades ao longo da vida, nossa mente
    pré-determina o que podemos aceitar ou não de acordo com a nossa personalidade,
    isso determina o nosso tipo de crença, sendo impossível que alguém, ou alguma
    instituição, consiga modificar o raciocínio de um indivíduo, sem que a mente
    dele não aceite isso como possível.

                Quando
    falamos em crença, para a maioria das pessoas, vem logo o conceito religioso. Mas
    em filosofia, mais especificamente em epistemologia, crença é uma condição psicológica que se define pela sensação de veracidade
    relativa a uma determinada idéia a despeito de sua procedência ou possibilidade
    de verificação objetiva. Logo pode não ser fidedigna à realidade e representa o
    elemento subjetivo do conhecimento.

  10. O artigo das pedrinhas de Querquidosrpi nem esfriou ainda… ahhhhhhhh

    E lá vem mais filosofia-pseudocetiquiana… ahhhhhhhhhh

    Frase do Século: “O Mapa de Piris Reis não era tão acurado assim…”

  11. O autor do texto acima pensa como um cientista, e suas referências bibliográficas estão assentadas em escritos de psicólogos e sociólogos.
    Pois apenas quem conhece como funciona o poder, por trás dos bastidores tem prerrogativas ou credenciais para dizer se existem ou não conspirações no âmbito da administração pública nacional ou internacional.
    A propaganda existente neste site,  se esforça ao máximo para desconrajar quaisquer entusiasta no tocante a investigação de marmeladas melosamente chamadas aqui de “conspirações”, e isto me assombra.
    Quem se beneficiará com isto? os céticos?
    Pense bem.
    Você realmente acredita que todos são santos? Que todos na política global pensam apenas no bem comum de sua nação? Você acredita que a ONU promove o bem comum em face da sociedade global?
    Você acha que após a segunda guerra mundial, com a criação da ONU, o mundo se tornou um lugar melhor para se viver?
    Você acredita que após Saddam morrer o Iraque se tornou a Disneylândia?
    E na Somália, porque não existe intervenção militar? (lá tem petróleo né?)
    Se você disse sim para algumas das perguntas acima, seja bem vindo, hoje você vive em um mundo sem conspirações!!!

  12. As pessoas teem que abrir os olhos para os bastidores e tentarem lerem
    nas entrelinhas quem ou o quê as querem alienar e as condicionar. Os governos e a impressa são mestres nistos. Mas isso não que dizer que o sucesso deles são supremos, tanto que os costumes e a cultura vão se modificando com o tempo.
    Existe sim conspirações localizadas, quando um grupo de políticos ladrões como o Sr. Arruda e companhia se juntam para roubar o povo, fraudando licitações etc …, é uma conspiração contra o povo, feita por um grupinho fechado. Isso não que dizer que todos os grupos de políticos ladrões do Brasil são interligados. Há conspiração e interesses pessoais localizados.
    Quando uma Rede Globo faz uso do seu famoso Jornal Nacional para incucar você com os condicionamentos que ela quer te impor, isso é uma conspiração contra seu senso de decisão. Logo, tem que abrir os olhos e filtrar as coisas, isso não que dizer torna-se paranóico ou achar que existe um governo mundial orquestrando tudo.
    Realço que existem conspirações localizadas e isoladas, mas que elas não governam ou controlam tudo como os teoristas mais extremistas pregam.
    Por exemplo, os iluminati querem matar bilhões da população mundial ? não teria sido mais fácil que nos anos de 1900 eles tivessem usado a edução com política sérias de controle de natalidade ? ele fizeram isso ?
    Deixaram uma população de 2 bilhões virarem 7 bilhões e agora querem matar a maioria ?  Que organização iluminati burra do caralho !!!
    Nos anos 70, temos a saudosa música da seleção brasileiras : ” 90 milhões em ação, para frente Brasil do meu coração …”. Putzgrila o Brasil tinha 90 milhões nos anos 70 e hoje tem 200 milhões, que incompetência destes iluminati deixarem a populção dobrar.
    Pense no Brasil de hoje com 90 milhões …;  Colégios públicos melhores e com vagas sobrando,  leitos de hospitais sobrando,  vagas em univeridades sobrando, empregos sobrando … . Isso é matemática, menas pessoas, sobra tudo !!!

    1. “”menas””
      Realmente o Brasil precisa de educação, mas achar que o tamanho da população é o único problema e solução é um simplismo idiota, os EUA e a China tem uma população maior que o Brasil, e todos os países subdesenvolvidos da africa e do sudeste da asia tem população menor que o Brasil.
      Enfim, não computa.

  13. É espantoso ver nos comentários que os ‘conspiracionistas’ não conseguiram entender o artigo em questão.

    E isso é, ironicamente, talvez o maior acerto do artigo.

    Um Q.E.D. para cada comentário conspiracionista. :D

  14. Finalmente poderei comentar aqui.

    Sempre desconfio de tudo, mas o que os conspiracionistas fazem é nada mais que viajar na maionese, pagar de investigadores de sofá e usar e abusar do argumento da ignorância (se não tem como ser x, só pode ser y). Teorias da Conspiração existem porque existem enganadores e ingênuos para acreditarem nela.

    Bem, não me estenderei porque perdi tempo demais debatendo aqui.

  15. Eu tinha prometido pra mim mesmo que não ia mais entrar em guerra de comentários mas vamos lá.

    Gente, uma coisa é teoria da conspiração, outra coisa é investigar fatos. A grande diferença entre você alimentar uma teoria de conspiração e descobrir o que realmente aconteceu é simplesmente que uma coisa REALMENTE aconteceu, outras não passam de idéias mirabolantes.

    As coisas acontecem *SIM* por debaixo dos panos, óbvio! Mas não dá pra dizer o que acontece. Dizer que a guerra do Iraque foi teoria da conspiração? A coisa está bem esclarecida, hoje em dia. Quem entende um pouco de política interna americana e da eleição dos Bush (pai E filho) entende por quem eles foram eleitos, e o que eles estavam realmente dizendo quando inveadiram o Iraque atrás de “armas de destruição em massa” que os próprios relatórios da ONU negavam existir. Se isso realmente é considerado conspiração, esses caras realmente ficaram bem pouco imaginativos desde o Kennedy.

    O ponto que eu quero chegar é, quando se fala de teoria da conspiração em meios menos “populares” as pessoas estão normalmente se referindo a idéias fantasiosas de verdade! Ninguém nega que aconteçam coisas por debaixo do pano. No entanto alegar SABER o que acontece, saber COM DETALHES, não só o que mas o porquô, é um pouco demais.

    As “teorias conspiratórias” reais são, por exemplo, casos de corrupção. Obras que não saem e todo mundo sabe porque (alguém vai ganhar com isso) mas ninguém prova de fato. A gente sabe disso porquê é praticamente um modus operandi da política brasileira. Agora uma teoria menos… razoável… seria dizer que a obra não sai porque o político é um Grão Maçom e está desenterrando artefatos milenares para agariar poder e prestígio entre seus pares.

    Alguém citou o exemplo do cigarro. Numa boa. O que faz o cigarro ser vendido é simplesmente propaganda e dinheiro. Vender cigarro dá muito dinheiro e conscientizar as pessoas é muito caro e difícil (eu já vi um caso de um cara que pedia pra trocar o maço de cigarro que vinha com as mensagens de impotência porque “cancer sim, mas ficar broxa não” hein?). Fumar, além de ser uma questão de saúde é uma questão cultural, na nossa cultura ainda é muito cool, muito revolts, muito madurdo, muito ____ (insira aqui sua desculpa) fumar. Isso pode mudar com o passar do tempo. E mudar isso depende de muitos fatores, não é uma coisa de uma hora pra outra, não tem nada a ver con conspiração…

    Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

  16. Toda generalização é BURRA!
    Dizer que os que promovem teorias da conspiração são todos “viajantes da maionese” é ser o ingênuo?
    E sabe o que é mais engraçado:
    A propria tese cética de que os “conspiracionistas” estão todos manipulando pessoas ignorantes também não é uma Teoria da Conspiração pra ninguém botar defeito.

  17. Quem mora especialmente no Estado de São Paulo, nota que existem estabelecimentos comerciais que pertencem à um mesmo grupo econômico, Extra, Compre Bem, Pão de Açucar, Sendas, Ponto Frio, Assaí Atacadista, Taeq, são todos pertencentes a um mesmo grupo econômico.

    Não é necessário ter conhecimento científico, para saber disto, basta ter inteligência para notar como as coisas funcionam.

    Quem tem um pouco de inteligência e não abraça qualquer papo furado, ver que no mundo as grandes marcas, as grandes economias, se unem ora em forma de bloco econômico (G8, EURO, TIGRES ASIÁTICOS, ETC, ETC, ETC), para manipular o mercado de acordo com seus interesses puramente comerciais.

    Alguns dão à isto o nome de capitalismo, outros de livre iniciativa, e outros de teoria da conspiração.

    Dizer que isto não existe é muita falta de sacanagem.

  18. Desculpe Adriano, chamei você de cético, mas a carapuça não serviu direito não é? Quis dizer pseudocetico. (afinal você pede um argumento de autoridade pra acreditar não é?)
    Eu não acredito em autoridades porque sou cético e sei que elas possuem um longo histórico de fraudes e tem motivos suficientes para perpetrar fraudes. Devo ser classificado como “conspiracionista”?
    E só para registro, sobre a “tese cética”, ela se expressa hegemônica e eu a li aqui mesmo no ceticismo aberto em quase todos os comentários que debocham de uma análise institucional não governamental (mas é claro que você tem razão, isso não é lá uma fonte muito boa).
    Não sei se você percebeu, mas meu comentário, foi para responder ao comentário do Nihil, que sempre reduz tudo a banalidades, por isso a resposta também generalista (usar as mesmas armas para ridicularizar o argumento, para incomodar aqueles que pensam como ele, parece que funcionou!

  19. Me diga uma teoria da conspiração que use fatos ao invés de argumento da ignorância(“não explicaram ainda, então ‘é obvio’ que foram os reptilianos”) e meias-verdades(“tem uma profecia que o sol é uma estrela e foi criado artificialmente por ETs, ora se o sol é realmente uma estrela, então o resto da profecia deve ser verdade também”)?

    R: Nenhuma.

  20. Macc, li seu comentário e não fazia menção a nenhum comentário anterior. Você decide o que eu quis dizer (quero argumento de autoridade, que bobagem agúda de sua parte) ao invés de dizer do que se trata a “tese cética”.
    cético ou pseudocético, parece que se pensa igual ou do jeito que você pensa, é cético, todos os outros pseudocéticos , é isso? Humildade zero né? apenas você sabe o que é ciência aqui neste site…

  21. Acredito q algumas teorias são verdade sim. Outras não. Como distinguir? Complicado! Senso crítico, muita leitura e informação, um pouco de imaginação… Mas, de tudo, oq mais fica claro pra mim é q isso é GUERRA DA INFORMAÇÃO. Com o conceito de Teoria da Conspiração fica fácil agir e ocultar provas. É só transformar em teoria da conspiração, fazer um maluco criar uma estória ridícula usando fatos reais misturados a mentiras. Pronto! Olhem o caso da morte de Bin Laden. Qntas versões o governo americano pronunciou? Foram 4 versões ou mais! S a operação foi toda filmada, só deveria existir uma versão. Mas não! A intenção é esconder fatos, através dos ruídos de comunicação.

  22. Excelente artigo! Confesso que eu também já fui adepto de teorias da conspiração; embora, ainda talvez tenho um pouco de receito da Maçonaria pelas estórias que se houve falar e pela abrangência dela no mundo.

    Acho que a grande maioria de nós somos adeptos de algum tipo de teoria da conspiração, que estão se alastrando como nunca por causa da Internet.

    Por exemplo, se você visitar sites de direita, eles dizem que a grande mídia é toda dominada pela esquerda; e se você visitar sites de esquerda, eles alegam exatamente o oposto.

    Muitos cristãos têm medo de uma conspiração comunista agindo em todo o mundo para aprovação do aborto, da eutanásia, de uma religião global aos moldes da Nova Ordem Mundial, da vinda do Anticristo, etc.

    Os acadêmicos evolucionistas ateus estão ‘apavorados’ com os criacionistas e com o movimento do Design Inteligente, com medo de uma nova Inquisição.

    Há poucos dias um conhecido meu (evangélico) veio falando (como se já fosse fato comprovado) dos Illuminati e dos 50 milhões de caixões já prontos e dos que estão sendo preparados pelo pessoal da Nova Ordem Mundial para dizimar quase toda a população da terra. Acho que estão divulgando isso na igreja dele.

    Os adeptos da ufologia acreditam piamente que existe uma grande conspiração dos governos mundiais para encobrir os fenômenos de ovnis, a fim não provocar um pânico mundial (como se isso fosse possível se os ets realmente visitassem o nosso planeta).

    Até mesmo os céticos (que tendem a ser mais racionalistas), além de duvidarem do testemunho bíblico dos apóstolos de Jesus, parece que acreditam numa grande conspiração da Igreja Católica no mundo, com monges maquiavélicos incrivelmente habilidosos capazes de forjar relíquias e milagres como a Imagem de Guadalupe e o Santo Sudário, onde nem sequer os 40 cientistas do STURP conseguiram desmascarar a fraude; ou pior, que a Igreja Católica comprou todos eles e o único que não se vendeu foi o heróico ateu Dr. McCrone. Por outro lado, os evangélicos vão além e acham que é tudo coisa do Diabo!

    Quando saiu o resultado do teste de Carbono 14 do Santo Sudário, muitos católicos (inclusive eu) chegaram a argumentar que poderia ser obra da conspiração maçônica contra o catolicismo. Que nada, os laboratórios fizeram os testes corretos; a amostra é que, provavelmente, estava contaminada com algodão devido a um remendo feito por freiras na Idade Média (a hipótese que mais acredito atualmente, já que a grande margem de erro na datação, entre os três laboratórios, correspondem à porcentagem de contaminação de cada amostra enviada aos mesmos).

    Enfim, acho que a grande maioria de nós seres humanos (senão todos) temos algum grau de paranóia, tendendo a desconfiar daqueles que não pensam como nós; achamos que sempre estamos do lado certo, os outros é que são tolos ou são mal intencionados. Talvez, como bem argumenta o artigo, seja mesmo algum tipo de autodefesa inconsciente herdada de nossos antepassados.

  23. Ai ai… Pseudo céticos são uma piada… Tenho peninha de vcs como sei que vcs tem de quem não acredita na verdade oficial (que é a que vcs acreditam)… Já vou dizer que n sou crente e realmente tem mta besteira em algumas teorias, mas ficar nessa de acreditar que tudo que passa na TV é a mais pura verdade é uma ingenuidade tão grande, mas tão grande… Que não da nem pra acreditar que vcs são tão tapados (me dou o direito de falar assim, pq vcs são exatamente assim, piores até,com quem acredita em coisas que pra vcs são absurdas)… Pra acreditar por exemplo, que o 11 de setembro foi uma tramoia, n precisa acreditar em todas as teorias de conspiração, basta analisar os fatos de maneira verdadeiramente cética (coisa que vcs não fazem), não precisa acreditar em Ets ou que o mundo vai acabar em 2012. Será que vcs não tem capacidade pra ter as próprias opiniões? Esse é o problema de vcs, ou oito ou oitenta… “É conspiração então é coisa de retardado”… Po, toda hora o que vemos é tramoia em cima de tramoia, mas isso n quer dizer que todas elas são descobertas… Será que são? Alguém aí falou algo tipo, se é conspiração como então vcs podem saber? Putz… Vcs n tem noção do que é poder não é? Será que vcs tem ao menos noção da influencia da mídia? Ou será que acham q o doc muito além do cidadão kane é teoria boba tb? Por ele da pra se ver que é mto fácil influenciar a população… Obviamente nesses casos há uma onda de mentiras que facilmente são passadas pela mídia… Mas não né? A mídia é boazinha… Ai ai… Nenhum crime é perfeito e sempre deixa rastros e em alguns casos coisas grosseiras. E sabe por que as conspirações ficam apenas na teoria pra maioria? Porque o maior álibi delas são vocês, bobocas! Vcs que acreditam em qualquer desculpa (nas mais idiotas), em qlquer coisa considerada oficial e ainda defendem com unhas e dentes uma situação que vcs n estavam lá pra constatar… “Ah, mas passou no JN e em todas as principais tvs é verdade”… Vcs falam de crente, mas são iguais eles, eles colocam a mão no fogo pelas escrituras sagradas, vcs, pela ciência (ela tb erra e tb pode ter interesses, vcs sabem q a indústria farmacêutica é uma das mais ricas n é? Será que são puritanas ao ponto de, por exemplo, n inventarem uma doença e de repente apresentar uma solução imediata?) e pelo que passa nos principais jornais… Crentes ao contrário, rs. E nossa! Será que só tem gente boa no mundo? Meu deus o mundo é uma coisa louca e cruel! Aliás, os poderosos no mundo são pessoas bondosas e maravilhosas, não é (deve ser por isso que elas estão no poder…)?? Sabe, vcs falam tando de ciência, mas parecem que não sabem nada de história… Vcs que vivem no pais da Alice, pq o que mais tem na história é tramoia e manipulação do povo, obviamente na época contemporânea aos acontecimentos a coisa n fica tão explícita. Mas pra vcs, é tudo explícito durante os acontecimentos… Por causa da cegueira de pessoas como vcs q o mundo ta desse jeito vcs seguem uma religião sem perceber(vcs são piores pq são prepotentes e se acham os mais inteligentes e espertos), n sabem ter opinião própria sem algo q vcs acham q comprove um fato, n tem dúvidas, praticamente só certezas(pior absolutas, e de coisas q a ciência n tem posição certa). Que eu saiba o cético de verdade tem mais dúvidas q certeza, mas… Deixa pra lá, qndo o crente ta convertido já era…

  24. É Mariana,

    Entendo suas aflições. mas não fique tão indignada, essa galera cresceu lendo e crendo na palavra do sacerdote Carl Sagan e achando que a ciencia não é uma religião. Que a tecnologia resolve tudo e que um dia ainda vão trabalhar na NASA (ai galera aproveitem que ta falindo). Pergunte se algum deles já replicou alguma das evidencias “científicas” que leem na superinteressante! Ou se sabem quem é Edward Bernays ou Noan chomsky! Depois tem gente que diz que os “pseudocéticos” tem de ser educados senão se passam por “chatos de carteirinha”, porque “eles” tem de saber “transmitir” “as verdades” inconvenientes para os “ignorantes”. Mas no final, são como os evangélicos fanáticos que te visitam em casa cheios de boa intenção mas longe da realidade. Chatisse é achar que sabe uma verdade absoluta e que ta todo mundo errado.
    E também tem aqueles “ceticos” com letra maiuscula que tem intenções politicas por tras, é o tal “movimento cetico”. Não adianta ficar muito brava com estes também, o tranalho deles é tirar tudo do contexto histórico “texto sem contexto é pretexto”.
    E também não leve nada do que eu disse muito a sério, pois eu devo ser um conspiracionista, meu cérebro funciona assim por causa da evolução neuronal,não tem mais jeito não, eta darwinismo neurológico chato esse.
    Pois é, mas prefiro pensar que eu tenho só um dos muitos pontos de vista que existem.

  25. Gostei dessa frase sua Macc:
    “Chatisse é achar que sabe uma verdade absoluta e que ta todo mundo errado”.
    É exatamente o que você faz todos os dias quando critíca TODOS os artigos sobre ciência e pontos de vista sobre diversos assuntos…e é totalmente antagônica a sua última frase:
    “Pois é, mas prefiro pensar que eu tenho só um dos muitos pontos de vista que existem.”
    Mas com certeza você se acha coerente, assim como todas as pessoas :)

  26. Olá queridos,

    Sou evangélico, e creio profundamente nas escrituras sagradas, é nas escrituras sagradas, não é nesses pastores, bispos, apostolos e outros líderes religiosos que aparecem na tv pedindo dinheiro!!

    Bem, pertenço a uma igreja presbiteriana, mais quem me conhece sabe que eu não defendo, nem visto a camisa de nenhuma igreja, nem mesmo essa da qual eu pertenço, não que eu seja rebelde, mais sei que Deus não habita em templo feito por mãos humanas.

    Bem pessoa dei toda essa esplanação pra ficar claro que embora seja evangélico não sou alienado em ir pela cabeça dos outros, só sigo uma a de CRISTO, quem me guia todos os dias.

    Leio muito a BIBLIA e não apenas ela, mais diveros outros livros de outras religiões e seitas, como da maçonaria.

    E é por ler mt sobre esses “homens que procuram a perfeição” que li e vi que a BIBLIA fala de maçonaria de GENESIS a APOCALIPSE, e não é falando bem, muito pelo contrario é mau mesmo, e em diversas partes ela diz que DEUS quando pegarem esses homens, irá acabar com todos, mesmo que gritem aos ouvidos dELE (DEUS), ELE não os ouvirá.

    Querem um exemplo? Quem é a rocha rejeitada pelos contrutores, que se tornou a rocha de sustentação? Se entenderem digão.(Mateus 21:42)

    Pra quem conhece as escrituras isso acima é claro e evidente?

    Querem outro exemplo? Por que se enfurencem as nações e os povos CONSPIRAM em vão? Os reis da terra se levantam e os governantes se reúnem contra o SENHOR e o seu UNGIDO.

    Pergunto, vc’s ainda tem dúvida se existe ou não alguma CONSPIRAÇÃO? A resposta é sim!!!

    A paz de CRISTO pra vc’s

  27. Conspirações existem até no meio científico.

    Mas tenho o intuito que os céticos daqui não entendem isto, e tentam passar uma explicação científica para as conspirações, como se isto fosse possível.

    Não compreendo, tem pessoas que acham que “ciência” é sinônimo de “inteligência”, quando na prática “cientista” é apenas o observador de um determinado objeto, que faz anotações acerca de suas observações.

    Tais observações seriam de grande importância para o mundo, mas atualmente, a grande maioria dos “cientístas” são pessoas totalmente manipuladas pelas grandes indústrias e fábricas de todos os seguimentos.

    É triste saber que hoje o objeto de estudo dos ditos “cientístas” não trará benefícios para a grande maioria das pessoas, afinal novos remédios ou novos produtos custam uma fortuna, e geralmente não chegam aos países pobres, a não ser, quando em forma de bomba ou outros produtos derivados da indústria bélica.

    Outros avanços, como por exemplo a observação do espaço, é colocada na meio científico como grandes conquistas.

    Eu particulamente tenho minhas dúvidas, talvez os esforços deveriam ser dirigidos para acabar com a fome, com as doenças existentes nos países pobres, com a busca de combustível não poluente, etc, etc, etc…

    Isto tudo me soa como uma grande conspiração no meio científico, em detrimento de mentes facilmente manipuladas, e que às vezes não conseguem enxergar além de seu objeto de estudo, fazendo a razão fugir à milhares de anos luz, ou diminuir na proporção da nanometria.

  28. Rodrigo Aguiar,A Ciência não pode ser considerada como uma religião do tipo que vai salvar todo mundo . A função da ciência é explicar como as coisas funcionam e se possivel,porque funcionam daquele jeito. Esses problemas que você disse estão mais relacionados com o tipo de sistema em que o Cientista vive do que com sua vontade de melhorar o mundo .

  29. Engraçado que quando deu a vacina do h1n1 os conspiracionistas fizeram alerde sobre 2012, cade eles agora? não deu nada na vacina e essa vacina não mato milhões como previsto por eles.

  30. Diego, é verdade, porém este “sistema” é o que determina o meio e o fim para alcançar determinado objetivo, em todas as áreas.
    Em resumom, esse sistema crescimento e sustentabilidade capitalista não dará certo.

  31. Parem com essa encenação de “ceticismo” VS “illuminati” e percebam o que esta acontecendo na cara de vcs. Quer um exemplo de conspiração agora: Olha só o que está acontecendo na Líbia galera. vejam esse vídeo do Alex Jones: http://www.youtube.com/watch?v=6DVok6-oFj0

    E esse texto “A falsificação na mídia iniciada pela Al Jazeera”:
    por Metro Gael

    “Ultrapassando anteriores falsificações dos mass media, tanto em escala como em descaramento, a encenação da manhã de ontem da Al Jazeera certamente ficará na história como uma das mais cínicas burlas cometidas pelos media corporativos desde as fotos manipuladas de iraquianos a derrubarem a estátua de Saddam Hussein após a invasão estado-unidense de 2003.
    Na manhã de 22 de Agosto de 2011, a Al Jazeera divulgou uma reportagem “ao vivo” da Praça Verde em Tripoli, a qual afirmava mostrar a tomada da capital líbia pelas forças rebeldes. Cenas de regozijo e euforia envolviam a repórter da Al Jazeera, Zeina Khodr, quando ela declarou: “A Líbia está nas mãos da oposição”.
    As imagens foram reproduzidas imediatamente através do complexo da mídia global, com manchetes a trombetearem o “fim do regime Kadafi” e editoriais nos media corporativos do mundo especulando acerca do futuro da Líbia pós Kadafi.
    Disseram que os filhos de Kadafi haviam sido presos e mais deserções foram anunciadas. A capital líbia agora estava, disseram-nos, nas mãos das forças rebeldes. Para muitos, parecia um facto consumado.
    De facto, as fotos da Al Jazeera da Praça Verde foram uma falsificação elaborada e criminosa. A reportagem foi pré-fabricada num estúdio em Doha, Qatar. Esta informação foi passada à inteligência líbia e o povo líbio já fora advertido acerca da operação psicológica (psyops) qatariana um par de dias antes, na televisão estatal Rayysse.
    A falsificação da Al Jazeera tencionava criar a impressão de que Tripoli havia caído de modo a:

    (1) Romper a resistência líbia através da criação de pânico e caos na capital.

    (2) Proporcionar cobertura para os massacres de civis que ocorreriam nos dias seguintes à declaração da vitória rebelde.

    Por outras palavras, os media proporcionariam cobertura para os crimes de guerra e os crimes contra a humanidade que são necessários a fim de subjugar a Jamhahirya Líbia aos interesses corporativos ocidentais.
    Logo depois de as fotos da Al Jazeera terem sido divulgadas, este autor contactou a repórter independente Lizzie Phelan, em Tripoli. Miss Phelan foi capaz de confirmar a partir do que descreveu como fontes confiáveis que as fotos da Al Jazeera eram falsas.
    No fim do dia, soube-se que todas as mentiras do twitter provenientes dos criminosos no Conselho Nacional de Transição também eram, não surpreendentemente, falsas. Os filhos de Kadafi não foram presos e os rebeldes não estavam com o controle da cidade.
    Nesse meio tempo, Lizzie Phelan, Mahdi Darius Nazemroaya e Thierry Meyssan receberam ameaças de morte veladas dos media ocidentais que permaneciam no Rixos Hotel, em Tripoli. Após a chegada de milhares de terroristas da OTAN/Al Qaeda, um breve período de caos apoderou-se da cidade.
    Quando muitos dos repórteres dos medias de referência abandonaram o Rixos Hotel, autoridades líbias descobriram que a maior parte deles eram agentes da CIA e do MI6 a trabalharem sob a cobertura de jornalistas.
    No momento, Mahdi Darius Nazemroaya, Thierry Meysan e outros jornalistas reais permanecem presos no Rixos Hotel. Nazemroaya levou um tiro de um atirador da NATO/rebelde quando tentava colocar um sinal de imprensa no topo do Rixos Hotel a fim de proteger o edifício do bombardeamento da OTAN.
    A repórter Lizzi Phelan contactou um amigo ontem para dizer que fora ameaçada pelo pessoal da CNN e havia sido impedida de utilizar facebook e email.
    Abaixo, pode ver a advertência dada ao povo líbio pelos media do estado quanto à operação psicológica da Al Jazeera em preparação. O apresentador conta aos telespectadores que a Al Jazeera produziu uma simulação da Praça Verde de Tripoli e que eles estão em vias de utilizar isto para produzir uma gigantesca ficção de Líbia “libertada”.
    A foto acima prova que os produtores da falsificação da Al Jazeera não são mestres pintores, pois as gritantes discrepâncias entre a Praça Verde real em Tripoli e a versão da Al Jazeera são claramente óbvias. As diferenças entre a arquitectura na Praça Verde em Tripoli e as fotos mostradas na Al Jazeera estão bem documentadas no vídeo abaixo.
    Enquanto a encenação da Al Jazeera vai entretendo, a actriz principal Zeina Khodr provavelmente não vai receber prémios pelo seu desempenho particularmente fraco. Ela disse as suas linhas de um modo mecânico, como alguém que não estava particularmente encantado com o script, ou talvez fosse o aspecto forçado de toda a cena que a aborreceu.
    Esta falsificação midiática é outro exemplo pungente do desespero da OTAN, a qual tem implacavelmente bombardeado uma nação soberana durante seis meses e até agora fracassou em efectuar a mudança de regime. Ela também prova, mais uma vez, o papel da mídia corporativa na desinformação e na guerra”

  32. Felipe,esses conspiracionistas não se pronunciam à respeito da vacina,pela mesma razão que os “Profetas do Fim do Mundo em 2000” tambem deixaram de se pronunciar . Teorias de conspiração que podem ser facilmente desmacaradas estão fora de moda . Agora a moda são as teorias que nunca serão desmacaradas/reveladas,como à dos Iluminatis por exemplo .

  33. Felipe,esses conspiracionistas não se pronunciam à respeito da vacina,pela mesma razão que os “Profetas do Fim do Mundo em 2000” tambem deixaram de se pronunciar . Teorias de conspiração que podem ser facilmente desmacaradas estão fora de moda . Agora a moda são as teorias que provavelmente nunca serão desmacaradas/reveladas,como à dos Iluminatis por exemplo . Essas pessoas são enganados por outros usuários de internet,que de alguma forma extraodinária,descobriu a conspiração deles(não preciso nem dizer que essa forma tem nome “Google”) .

  34. Eu nem acredito em “teorias da conspiração” mas adoro analises institucionais bem feitas e “independentes”.
    E eu nem deveria estar respondendo a isto, mas ignorancia é triste, desinformação e má fé, pior. Eu nem sabia dessa conspiração do H1N1 então fui Googlear rapidamente e sabe de uma coisa: Oh gente cética desinformada!
    Em resumo é o seguinte: Segundo essa “teoria da conspiração”, não é a vacina que mata (a vacina em si, não mata ninguem), ela seria aplicada com o intuito de inocular substancias (quem quiser detalhes pesquise)que desabilitariam o sistema imunológico de boa parte da população contra uma doença viral que ainda seria espalhada, coisa que ainda não aconteceu.
    E olha que isso eu consegui entender fazendo uma pesquisa de 5 minutos na web heim… E não importa se é verdade, a questão é a qualidade dos comentários.
    Entendem porque os conspiradores não respondem as suas perguntas (sorte que eu não sou um deles, parece que são uns médicos americanos), porque ninguem ira perder seu tempo com tamanha beteira de voces, pois a pergunta nem procede em primeiro lugar.

    Sabe o que tudo isto quer dizer: A partir dos idos de 1950, muitos “conspiracionistas” academicos “leiam Altusser (mecanismos ideológicos do estado) ou Chomski (manufacturing Consent)” só pra se localizar, denunciavam que o governo ia conseguir controlar a informação de tal maneira que a desinformação ia virar história, que as pessoas nem iam se dar ao trabalho de ler nada atentamente ou de pesquisar por si mesmas. Assim, está aqui uma conspiração que se concretizou, quer uma prova empírica Sr. felipe e companhia, se olhe no espelho!

  35. Caro amigo, a imprensa não é controlada pelos governos, algumas até pertencem a políticos claro, mas o fato é que hoje não existe mais jornalismo investigativo, apenas a mídia repete a “versão oficial” que é dada pelo próprio governo, como no caso da morte de Osama. Me pergunto como a população aceita tão rapidamente uma “verdade” dessa sem questionar, sem provas de nada, apenas pq o governo deu sua versão oficial. Não estou dizendo que Osama não esteja morto, apenas que possivelmente não foi como os americamos disseram, por simples interesse eleitoreiro, pra mostrar que Os Americamos finamente conseguiram! Vai ver Osama morreu de outra forma, muito mais simples e não com um ataque americano estilo Hollywood. A imprensa de hoje apenas repete, repete e repete, são todos repetidores de uma versão, pois não têm mais tempo e sempre tem que ter uma notícia mais nova pra colocar no ar. Poucos são o que vão atrás pra mostrar realmente os fatos e depois são taxados de que estão fazendo conspiração.

  36. Infelizmente Macc, o senhor acabou de afirmar que a vacina é pra matar já que causa baixa na defesa imunológica, coisa que não aconteceu como tu mesmo disse.

    Além do mais se as pessoas ficarem nessa de conspiração, vão morrer por gripe A.

  37. Macc, então quer dizer que além do Tio CARL (o pai dos céticos de CA) ter morrido de câncer (coitado!!!), a NASA (a mãe dos céticos de CA) está falindo???… Os céticos ficarão então sem referencial?

  38. É vão ter que achar um novo papa e uma nova igreja pra frequentar, mais isso é fácil, tem um montão por ai.
    O pior paulotrin06 é que a esposa do Sagan não para publicar “obras póstumas” dele, e são colagens mal editadas de textos inacabados junto com palestras positivistas… uh….parece até que o coitado ta vivo e mais reducionista que antes!!!

    Obs, teoria da conspiração: O sagan devia ter um contrato secreto com o governo para promover a desinformação (como tantos cientístas promovidos a educadores públicos – cheios de títulos, homenagens e medalhas) só que ai, morreu antes de cumprir o tempo programado, sobrou para a Ann Druyan. Ou então é por $$$$ mesmo!

  39. Obras póstumas? … colagens mal editadas de textos inacabados? … positivismo? … contatos secretos? … hummm …, serão indícios de cartas e mensagens psicografadas do Tio CARL ?

  40. se o homem foi à lua, então por que há tantas evidências de que foi uma fraude? por que não se vê um céu estrelado lá na lua? por que o sol só ilumina o local onde os astronautas estão? por que usaram uma camera tão ruim fora da nave, se no interior da nave tudo foi filmado com uma camera colorida e melhor? perguntem-se isso, e muitas outras coisas também. e é possível sim enganar uma equipe toda que estivesse participando. afinal, eles estavam presos em uma grande sala assistindo tudo em monitores.
    Luciano

  41. Dizer que o Osama Bin Laden é o Barack Obama é piada. Dizer que existem duendes e sacis-pererê é folclore. Agora, dizer que o assassinato de Kennedy foi arquitetado por um paranóico (que estranhamente também foi assassinado, jurando de pé junto que não tinha feito absolutamente nada, nem teve acesso imediato ao seu advogado, dizer que aquela filmagem ridícula do homem à Lua foi real, que os ataques ao WTC foi pura obra de terroristas islâmicos com costumes que remotam à pré-história, que o Clube do Bildberg não existe, mesmo onde seus membros tais como chefes e ex-chefes-de-estado, magnatas do petróleo, industriais, empresários e convidados se reunindo todo ano às portas fechadas, sem divulgar a pauta dessas reuniões, dizer que os Illuminatti’s não existem mesmo seus 13 pilares se cumprindo gradativamente. É como diz o ditado: “O maior cego é aquele que não quer ver…”

  42. é incrivel, vai me dizer que nunca houve conspirações?
    JFK?
    Revolução Francesa?
    Wathergate?
    Vietnã
    Judas(se baseando apenas pela Bíblia)
    AI-5(no brasil, Instituição da ditadura militar)
    Júlio César
    e mais um monte, o que a história mais mostra são as conspirações, portanto, NENHUMA teoria conspiratória, as vezes por mais ridículas que sejam, devem ser descartadas(quem em sã conciencia apostaria na morte de JFK???)
    Isso não é nenhum tipo de disturbio, muito menos invenções da conciencia, isso é real, as conpirações existem, só não sabemos qual será a proxima que vai dar certo!

  43. muito bem B.S.Possi, sua última frase é muito boa. “só não sabemos qual a próxima que vai dar certo”.
    Dado que os eventos acontecem, e pode-se dizer após os mesmos, que foram baseados em conspirações, me parece que tudo não passa de estatística. Quantas pessoas com teorias conspiratórias existem? Milhões….logo alguma das teorias vai se confirmar com fatos….logo alguém vai dizer que já tinha lido/escutado/etc.
    Posso afirmar agora que existe uma conspiração para tirar a Dilma da política, que não seja candidata em 2014. Anote.Illuminatis me passaram essa.
    Meu amigo afirma o contrário que Dilma continua por conta de uma conspiração contra Lula,e diz que os Illuminatis passaram pra ele também….anote…

  44. Adriano, vou usar um argumento que não cabe muito bem ao tópico, mais se olhar profudamente, ele é bem coerente:
    Na copa de 98, com o alvoroço da convulção do Ronaldo, meu Tio (que já dizia que o Brasil não ganharia a copa, em função de conchavos políticos) disse na hora, esta vendo! Acharam uma forma de tentar convencer o mundo, e o brasil perdeu, e na sequencia ganhou outra(2002), bem, não se tem como provar qualquer tipo de conspiração, mais ELE JÁ FALAVA ANTES, todos achavam impossivel o Brasil perde pra França, nem os franceses acreditavam, e aconteceu.
    Esse meu tio já faleceu, ele era militante do PT, possuia cargos que só seriam possiveis sendo indicado (sem concorrencia pública), e sabia de muita coisa sobre o governo, tá, ele era muito estranho, falar com ele não era uma tarefa simples, mas as vezes ele assistia a um jogo de copa do mundo com a familia.
    É apenas um jogo, não envolve a bolsa de valores por exemplo, mas demonstra que em todos os lugares podem haver todo o tipo de conspiração.
    Não acredito por exemplo que tudo o que acontece, tenha um Illuminati-Maçom por trás, mais também acredito que grupos conspiram para atingir seus objetivos (como a própria maçonaria), ou seja, as conspirações existem e sempre vão existir, se vc tiver a sorte de possuir as informações corretas, bom, ai vc se da bem, caso contrario…

  45. Não duvido nada que a CIA tenha te pagado para nos despistar. Você podia dividir o lucro, né? Afinal, seu artigo é vendável só porque acreditamos em teorias da conspiração.

    (Alguém traduz e envia pra ele, por favor?
    Ou será que ele é um agente poliglota?)

  46. Claro que teorias conspiratórias são o auge da licença poética e da fartura de ruídos na informação. Mas, sobre toda cinza pode haver uma brasa querendo arder. A filosofia, a antropologia e outras ciências explicam que o ser humano, basicamente, se move por duas punções: poder e sexo. Tendo um, tem o outro. Exemplo estão nas marias e joões celebridades que se “encostam” em alguém através do sexo para ter poder, no caso financeiro. Não vamos longe, qualquer um de nós conhece um ou uma puxa-saco. Dito isto, não podemos ser ingênuos em acreditar que todos agem de boa-fé e com princípios elevados, sem conspirar ou “puxar o tapete” de alguém, seja em escala micro ou macro. Vamos aos fatos. Fato 01: do 11 de setembro que houve no Chile e vitimou uma democracia estável e matou mais de 30.000 pessoas (com pouco mais de nove milhões de habitantes à época) ninguém ou pouco falam. Por quê? Fato 02: o governo Bush estava decadente e não tinha futuro. Os ataques às torres e ao pentágono, bem como o frustrado ataque à Casa Branca alavancaram sua posição e garantiram sua reeleição. Sem contar que ele e seus amigos empresários lucraram bilhões com as duas guerras. Fato 03: Foi gasto um trilhão de dólares para matar um homem, sendo que nesta busca morreram mais de um milhão de civis do oriente médio e foi destruída toda uma infraestrutura existente. Fato 04: Independente de quem é Kadafi, por que a OTAN atacou a Líbia (e não a Arábia Saudita, por exemplo) se ela possuía: Maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da África (até hoje e é maior que o do Brasil); Ensino gratuito até à Universidade; 10% dos alunos universitários estudavam na Europa, EUA, tudo pago; Ao casar, o casal recebia até 50.000 US$ para montar casa; Sistema médico gratuito, rivalizando com os europeus. Equipamentos de última geração etc.; Empréstimos pelo banco estatal sem juros; Inaugurado em 2007, o maior sistema de irrigação do mundo, vem tornando o deserto (95% da Líbia) em fazendas produtoras de alimentos. São fatos. E contra estes não há argumentos. Então devemos nos perguntar e tentar entender. Provavelmente não há um grupo de malfeitores reunidos em um castelo obscuro em dias de temporais dando risadas cavernosas. O que há são corporações superiores aos estados-nação que articulam movimentos (que envolvem até guerras) para maximizar seus lucros e perpetuar seu poder. Não sermos Homer Simpson como pensa o William Bonner. Contra isto temos que estar atentos e fortes.

  47. Cláudio, excelente comentário.

    O Felipe insiste em defender a vacina contra a gripe H1N1, como se não fosse uma conspiração, mas vamos aos fatos:

    Os primeiros caso dessa gripe ocorreu no México em meados de março de 2009 e no início do outono de 2009 no hemisfério norte (ou seja, 06 ou 07 meses após), os laboratórios Novartis e Baxter International já iniciava a produção em larga escala da vacina, seguidos por outros laboratórios. Em 10 de agosto de 2010 (01 ano e 05 meses após os primeiros casos), depois da administração da vacina em vários países, a OMS anunciou o fim do ciclo pandêmico da Gripe A.

    Enquanto que a dengue já é conhecida desde o final do século XIX e agora que o OMS está anuciando que no atual estágio de desenvolvimento de uma vacina para dengue, espera-se que uma delas esteja pronta para ser utilizada até 2015.

    É incrível como eles pularam tantas etapas e conseguiram a proeza de desenvolverem, testarem e conseguirem a autorização da OMS, para a distribuição e aplicação dessa vacina em larga escala, em tão pouco tempo

    Os “teóricos da conspiração” dizem que, primeiro criam-se o problema, depois divulgam criando pânico e em seguida apresentam a solução.

    Apliquem essas três regras no caso da H1N1 e me digam: Será que eles estão errados?

    Eu como sou cético, não consegui acreditar nem na eficácea da vacina, nem ne veracidade da teoria da conspiração e pelo sim, pelo não, resolvi não tomar a vacina e confiar no meu velho e bom sistema imunológico.

  48. A história humana é feita de conspirações, e só dá certo quando o grupo-alvo (parte a ser afetada) não acredita nela.
    Bons comentários, os de B S Possi, Magno, Cláudio, Paulotrin06.
    Conspirações não só existem como são ferramentas necessárias para levar a cabo um maquinação para propósitos diversos, sejam eles benígnos ou não.

  49. Magno, estudei essa matéria da gripe aviária, foi uma bela tramoia envolvendo diversos grupos capitalistas interessados. Também não tomei a vacina e sobrevivi.

  50. Jão Santos, a gripe aviária é o nome dado à doença causada por uma variedade do vírus Influenza do tipo A, conhecida como H5N1 e tem as aves como hospedeiro. Enquanto que a vacima em questão, era pra combater a gripe suina, outra variedade desse mesmo virus conhecida como H1N1 que tem os suinos como hospedeiro.

  51. Ok, Magno, fiz confusão. Até postei alguns videos em outro tópico, que envolvia Donalds Humsfeld – secretário de defesa do Bush. Mas há indícios de que gripe suína derivou da gripe aviária.

  52. A última conspiração é da Microsoft, com o “novo” Windows 8, que vai ter um sistema de segurança tão eficiente a ponto de não permitir que qualquer outro sistema operacional – Linux, BSD, Solaris, etc – seja instalado. Isto é, exclusivista e egoísta como sempre.
    O Windows é muito semelhante à serie de filmes do lutador “Rock” de Silvester Stalone, um mais chato que o outro.

  53. Para os intelectuais que sempre achavam impossivel a visita de OVNIs, vindos de outras civilizações, devido a tal velocidade da luz, leiam isso: http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/fisicos-europeus-descobrem-particulas-mais-rapidas-que-a-luz/n1597223663198.html

    Outra coisa, o caso Roswell volta à baila. Um velho oficial , conhecido por sua seriedade e atos humanitários, afirmou que foi testemunha do resgate da nave e dos corpos. Mais: afirmou que os EUA conseguiu avanços fabulosos com engenharia reversa dos equipamentos da nave, até onde os puderam decifrar. Outra: há bases aliens na Lua. Acreditem se quiser!

  54. Isso é apenas um começo, porém, uma descoberta pode levar à outra. Quem sabe, um dia ficará provado que as naves poderão viajar em saltos quânticos, ou seja, estarem em vários lugares sem compromisso com fator tempo. Quem viver verá.

  55. João Santos, essa é só mais uma estória da carochinha.

    1º – A Velocidade da luz calculada em 3000.000 Km/s é uma medida que foi convcencionada. Ela não reflete a realidade.

    2º – A velocidade desses neutrinos foi “medida” por aparelhos eletrônicos que pode implicar em erros.

    Veja os comentários dos “especialistas”:

    “Outros cientistas acham que a Teoria da Relatividade pode sobreviver a esta descoberta. Stephen Parke, do Fermilab, diz que poderia haver algum tipo de “atalho cósmico” por uma outra dimensão que permita que os neutrinos sejam mais rápidos que a luz.”

    Quam sabe se eles não tenham pego uma “via secundária” para cortar caminho, talvêz a via expressa estivesse muito engarrafada.

    Olha uma explicação bem parecida com as dos “crentes”:

    “Já Alan Kostelecky, da Universidade de Indiana, nos EUA, afirma que algumas situações não são exatamente como Einstein as previu, e isso pode mudar o resultado.”

    E para completar a crença…

    “Você nunca vai conseguir matar a teoria de Einstein. É impossível, ela funciona bem demais,” afirmou. “Este caso só precisa ser melhor estudado”.

    1. É muito engraçado, quando A CIÊNCIA diz algo que vai reforçar uma hipótese ufológica os céticos logo mostram toda a controvérsia que existe na ciencia (inerente a qualquer experimento), mas quando é para apoiar suas teses, as evidencias são solidamente irrefutáveis e a ciencia inquestionável.

      Mas de qualquer forma parabéns Magno, pelo menos vc mostrou um pouquinho da complexidade real da coisa.

      1. Macc.

        Não consegui entender a essência do seu comentário em resposta ao meu. Acredito que voce entendeu ele errado.

        Se possível explique melhor o que voce quis dizer.

        Abs.

  56. Como assim a velocidade da luz não reflete a realidade? depois que foram definidos distância e tempo, a velocidade da luz pode ser observada e calculada…(e confirmada).

  57. Magno, com a palavra a credibilidade dos cientistas do CERN. Sou apenas um leitor medíocre. Se eles se expõem, certamente fizeram medidas sucessivas de um e outro fenômeno, utilizando o mesmo equipamento, a ponto de divulgar suas conclusões aos quatro ventos.
    Mas a minha intenção maior é a de induzir o povo a não ficar confinado em absolutos. Por exemplo, o entrelaçamento quântico é um fenômeno mais rápido que a luz, pois ocorre entre duas partículas de modo “simultâneo”, portanto “atemporal”: duas partículas “entrelaçadas” se movem simultaneamente, quer uma esteja aqui e a outra esteja em outra galáxia. Por isso é que falei de naves futuras que possam aproveitar esse “salto quântico”.
    Ser crente ou cético é muito relativo. Sou crente em algumas e cético em outras assertivas, sem ter a obrigação de comprovar uma ou outra. Por exemplo, creio na existência de seres anteriores ao homem; creio em Deus; não creio no Big Bang; não creio num Universo casual; creio que a humanidade vai entrar em colapso; não creio que o capitalismo possa resistir por muito tempo…etc.

    Um abraço.

  58. João Santos, obrigado por esse excelente vídeo.

    Acredito que depois dos comentários que postei aqui no CA, não preciso fazer nenhum comentário a respeito dele. Apenas elogiá-lo.

    Abs.

  59. Díspar do que muitos tendem a desacreditar, as conspirações, de fato, existem. Leia-se golpes publicitários, induções ao consumismo, imposição de padrões sociais… Todavia, se formos analisar determinados eventos – Na história, me arrisco a dizer. – Sempre tudo soará conveniente e irá nos remeter a “algo por trás”. Só que atualmente, este “algo por trás” – Que outrora fora interpretato como divindades ou personificações naturais. – foi substituído completamente por conspirações ou determinados grupos visando o lucro. O capitalismo e as grandes corporações, como sabemos, não medem esforços, tudo pelo lucro. Também como é de sabedoria de todos, golpes políticos são bem comuns. Complôs, sindicatos, enfim… Só é meio difícil crer que o capitalismo seja uma estrutura controlada por isso, tendo conspirações de tamanhas proporções.

    O simples fato de haverem conspirações simples e mais discretas, é argumento chave para que Illuminatis e afins existam. Mas a existência de microevolução jamais – Repito, jamais servirá como evidência para a macroevolução.

    Conveniente, pensei.

    Abraço a todos.

  60. Magno,
    não entendi…o que tem a ver eu ser cético com sua afirmativa que a velocidade da luz não reflete a realidade? Tenho mente aberta, me explique seu ponto de vista, quando tiver um tempinho.
    abs,
    Adriano

  61. João,
    muito bom o vídeo :-) engraçado e verdadeiro.
    Me lembro que uma piada que era quase a palestra (nas contas) e no final perguntava “que mega complexo de inferioridade devem ter as amebas”.

  62. Adriano, não tenho como te mostrar em pouca palavras o meu ponto de vista. Por isso vou redigir de uma maneira o mais simples possível e depois te passo.

    Abs.

  63. Vejam como a nossa comida está sendo modificada e qual tem sido o impacto, a cuto ou longo prazo na saúde humana, e como grandes corporações estão monopolizando sementes, atráves de patentes. Tempos virão em que, se você quiser plantar terá de pagar direitos autorais. No caso das sementes híbridas, não adianta nem tentar guardar parte da safra para plantar, pois não germina – você tem de comprar do “dono”.
    Já perceberam que o limão não tem mais semente? O que ira acontecer se os vegetais da nossa alimentação básica seguirem essa mesma “filosofia”? É simples, você só vai comer se “eles” quiserem! Seria isso mais uma conspiração ou estou tendo um surto conspiracionista? Tirem suas próprias conclusões, baixem e assistam o documentário “Food Inc”. Depois complementem com “Earthlings”(Terráqueos).
    Um dia assisti a um vídeo no youtube, onde uns “mentirosos” alegavam que a Apolo 13 tinha uma missão secreta: “explodir um artefato nuclear na face oculta da lua”. Isso explicaria a quantidade de ovnis que apareceu e a teria desativado. Depois, no ótimo documentário “The Fog or War”, Mr.Robert McNamarra – secretário da defesa dos EUA durante a guerra do Vietnã – confirma aquela sinistra missão (explodir a bomba na Lua)
    Nem tudo é conspiração, só tenho a leve impressão de que o resto da humanidade não sabe de tudo que se passa nos subterrâneos dos poderes.

  64. Adriano, aí está o meu ponto de vista como prometi. Desculpe o comentário longo, mas necessário.

    Vamos analisar do início para podermos chegar a uma conclusão.

    A questão da propagação instantânea da luz foi debatida durante muito tempo. Na antiguidade a hipótese mais crível era que a propagação da luz fosse instantânea, e só poucos sábios ousavam afirmar o contrário. No século XVII, a idéia da velocidade finita da luz começou a ser mais considerada e efetuaram-se estimativas do seu valor. Enquanto que Descartes baseava as suas idéias do mundo na propagação instantânea da luz, Galileu propôs uma experiência que consistia em medir o desvio na visão da luz produzida por uma lanterna muito afastada de um observador, mas esta experiência não conduziu a nenhum resultado significativo, a não ser que a velocidade da luz devia ser extraordinariamente alta.

    A experiência que praticamente definiu o tamanho da velocidade da luz foi realizada em 1849 pelo francês Hippolyte Fizeau, tendo sido sucessivamente melhorada por Leon Foucault. Eles fizeram essas medições usando distâncias terrestres, ou seja, sem precisar de observações astronômicas.
    O aparelho experimental de Fizeau era constituído por uma roda dentada por trás da qual se situava o observador e um espelho colocado a 8,6 km de distância. O observador colocava a roda em movimento com a rotação a uma certa freqüência e enviava um sinal luminoso que era refletido pelo espelho e, voltando para trás, podia ser visível ou não conforme um dente da roda se encontrasse no seu caminho. Com isso chegaram a conclusão que o tempo que a luz demorava em percorrer 17 km era cerca de 1/20000 de segundo.

    Então, considerando que a roda fazia N rotações por segundo o seu período era T= 1/N e o tempo necessário para trocar entre um espaço livre e um dente era delta t = 1 / 2DN, sendo D o número de dentes. Considerando o espelho a uma distância R, a velocidade da luz podia ser calculada como v= 2R / delta t = 4 R D N. A roda de Fizeau tinha 720 dentes e ele achou N=12,5 Hz, obtendo o valor v=315.000 km/s.

    O problema deste método é que dependia da sensibilidade do observador em distinguir se o raio de luz desapareceu ou não. Hoje para conseguirmos medir tempos em milésimos de segundos, teremos que usar cronômetros eletrônicos e mesmo assim, temos que considerar o retardo na ativação do mesmo. Portanto (a menos que ele fosse paranormal), era impossível calcular tempos tão precisos naquela época.

    As conclusões chegadas por Olaf Roemer acerca da velocidade da luz contêm erros. Ele verificou, quando observava o eclipse de um satélite de Júpiter conhecido por Io, que o tempo exato que era calculado para que o eclipse se realizasse não se dava à hora certa, ocorrendo sempre um atraso.
    Tendo observado a hora de um eclipse quando a Terra estava em oposição a Júpiter, calculou a hora exata que outro eclipse devia ocorrer, quando a Terra, duzentos dias após, estivesse em conjunção. Assim determinou um atraso de mais ou menos 1.000 segundos. Influenciado pelas idéias de Galileu, que acreditava haver uma velocidade para a luz, calculou que o atraso devia ser motivado pelo diâmetro da órbita terrestre. Tendo esta 300.000.000 de quilômetros de diâmetro, simplesmente dividiu-a pelo atraso de 1.000 segundos e achou 300.000 km/h para a velocidade da luz.

    Os cálculos de Hoemer têm erros de parâmetros e trigonometria. Mas mesmo que não existissem esses erros, era impossível, tendo o sol como única fonte de luz e sendo essa luz irradiada de forma constante, que ele conseguisse determinar essa velocidade.

    Explico:

    Segundo a nossa ciência, se uma estrela que estiver a 10 anos luz da terra, se apagar, mesmo assim, continuaremos a ver essa luz por 10 anos, que seria o tempo que o último sinal de luz levaria para chegar aqui. Portanto era preciso que o sol desse uma “piscada” e ele soubesse o momento exato dessa piscada para poder calcular quanto tempo a interrupção da luz levaria para chegar a distância em questão.

    A única experiência que poderíamos dar um certo crédito, é a que foi feita com laser em 1983, utilizando os espelhos que a NASA alega ter deixado na lua e que chegaram a uma velocidade de 299.792,4586 Km/s. A partir do ano de 1983, por decisão dos órgãos científicos internacionais, a velocidade da luz passou a ser considerada uma constante universal com valor bem determinado, exatamente igual a 299.792.458 m/s.

    Nessa experiência você pode determinar o momento exato em que foi emitido o sinal e o momento em que ele retornou. Mas mesmo assim não seria tão preciso, pois teríamos que incluir algumas variáveis como, por exemplo: A velocidade no vácuo e na atmosfera, como também sobre influência de campos magnéticos e retardo na ativação dos instrumentos. Seria uma diferença tão pequena que poderíamos descarta-la e chegar a uma aproximação, mas nunca uma exatidão como foi convencionado.

    Aí você poderia dizer:

    “Isso só confirma que os cálculos anteriores estão com uma aproximação aceitável.”

    Na minha opinião, é inconcebível que experimentos tão arcaicos e cálculos com erros, fossem confirmados por uma experiência que utiliza uma tecnologia mais confiável. Era o mesmo que dizer que os protagonistas das experiências anteriores tiveram “uma visão” e fizeram uma previsão (tipo os médiuns).

    O que eu vejo, é que o pilar de sustentação da teoria relativista e as medições cósmicas, tiveram como base o atraso da luz. Portanto, se essa teoria cair, consequëntemente cairá tudo que foi baseado nela.

    A pergunta é:

    Teríamos coragem de refazer tudo partindo do zero? Pense nisso.

    Abs.

  65. Magno, concordo com vc quanto a possibilidade de variáveis interferirem diretamente na velocidade da luz, principalmente por hoje se ter acesso a tecnologia muito superior e mais precisa do que as que Einstein possuía.
    Porém uma sub-partícula(no caso o neutrino) ainda não constitui a luz (ou fonte de energia, se preferirem), portanto, ao meu ver, não estaria preso ou limitado a esta velocidade, a duvida que vc deixou quando colocou “Teriamos coragem de refazer tudo do zero”, na minha visão nem cabe, como não cabe questionar nem a relatividade, que é baseada na luz(ou fonte de energia).
    Portanto, não seria fisicamente um absurdo que partículas que ainda não constituem energia viajarem a uma velocidade superior a luz, até porque, não contradiz a relatividade.
    Vários experimentos realizados em aceleradores, já mostraram resultados impressionantes, e superiores a velocidade da luz, não se trata de a física re-escrita, ao meu ver, apenas em aperfeiçoamento.
    Se é possível transpor a velocidade da luz, é possível transpor 10 anos luz em menos tempo (já que a unidade de medida seria a luz, e a unidade que seria utilizada para tal proeza ainda não possuiria definição cientifica).
    Também não se trata de nenhuma aberração da física, apenas uma lei que ainda não compreendemos.
    Hoje existem várias pesquisar ligadas a “partícula de Deus”, a que daria massa ao átomo, talvez quando conseguir-mos compreender como que a matéria se forma, seria possível entender como em alguns casos, certos elementos conseguem transpor certas barreiras.
    O que Einstein proporcionou a física, seria uma definição quanto a matéria, ele mesmo não entendia o mundo quântico, o que não seria um demérito, já que graças a ele que a ciência atingiu um novo patamar, e estudar novas possibilidades.
    Até hoje o mundo é redondo, não se tem como mudar, como até hoje a energia define a massa, coisa que também não vai mudar.
    Agora o que define a energia?
    Esta é a real questão, a massa? onde esta esta partícula? quando for possível acha-la, tenho certeza que física moderna irá mudar, ou melhor, terá uma nova formula.

  66. B.S Possi, acredito que voce não entendeu o meu ponto de vista sobre a velocidade da luz. Peço que releia me comentário.

    O que questino não é o resultado do cálculo de Hippolyte Fizeau, mas os dados em que ele se baseou.

    Procure conhecer a geringonça feita por Fizeau e observe se tinha condição dele determinar o tempo de ida e volta do sinal de luz.

    O que quero dizer, é que é impossível alguém determinar com tanta precisão um espaço de tempo em milésimos de segundo, utilizando aquela geringonça e um cronômetro manual.

    Abs.

  67. Nada pode ser mais rapido do que a luz… hahahah
    pois imagine um foguete no espaço cideral com aceleração constrante, isso siguinifica que a velocidade será sempre crescente, e se fosse possível a esse foguete viajar por muito tempo em velocidade crescente, com certeza não seria empedido de ultrapassar os 300.000 k/s, isso sem que acontecesse qualquer coisa a esse foguete, pois no espaço sideral considerado não há materia para que colida com o foguete e ele viajaria sem problemas com tal velocidade.

  68. Magno,

    finalmente li seu comentário, mas fiquei com algumas dúvidas quando você diz começar tudo de novo:
    Você acha que a velocidade da luz é muito diferente de 300.000km/s? Os experimentos modernos chegaram em números mais precisos, mas porque esta desconfiança com os mais antigos? você acha que existe um complô mundial que não deixa outros pesquisadores apresentarem outros valores ou acha que ninguém mais tentou confirmar os dados?

  69. Adriano (como diria Jack o Estripador), vamos por parte.

    1º- Não é uma questão de acreditar que a velocidade da luz seja maior ou menor do que foi estabelecido.

    2º- Como falei antes: O teste utilizando os espelhos que a NASA alega ter deixado na lua, teria uma certa precisão, porque pode-se definir o momento exato do envio do sinal e o retorno do mesmo ao percorrer uma distância de aproximadamente 768.810 Km. Esse teste seria confiável se não tivesse tido uma aproximaçao tão espantosa com os testes anteriores.

    Os testes anteriores (Hippolyte Fizeau e Olaf Roemer), não tinham como marcar o momento exato do envio do sinal, pois o sinal era constante. No caso de Fizeau, além do sinal ser constante, ele ainda tinha o problema da pequena distância em que o sinal teria que percorrer (17.200 Km) e o agravante de usar cronômetro manual, alêm de depender da sua capacidade de reação ao perceber o sinal e apertar o cronômetro. Portanto, a chance deles acertarem com tanta precisão, era a mesma que voce marcar os 6 números da mega sena e dizer que daqui a três meses em tal dia vai sair esse resultado.

    3º Não vou afirmar que existe um complô mundial, mas as contradições são tantas, que já começo a desconfiar que exista essa possibilidade.

    Abs.

  70. Para comentário de luciano 13 de setembro de 2011 15h33.
    As aparências enganam…E possível não significa real. Tudo depende do que vc conhece de Física e do quanto vc deseja conhecer

    O que me pergunto é se você realmente deseja tirar as suas dúvidas, ou não.Se quer enfrentar ou fugir de uma situação onde tenha que por sua “fé” à realmente a prova.

    Eu indico para vc um link do Site Projeto Ockham, que trata justamente das questões “físicas” que vc suscitou no seu comentário, e de muitas outras que vc talvez nem tenha imaginado.

    http://www.projetoockham.org/historia_lua_1.html

    É claro q o q é dito neste site não deve ser encarado como verdade absoluta e indubitável, como qualquer outra afirmação de qualquer fonte: Deve-se refletir, pesquisar outras fontes, e, o q seria legal, fazer as experiências (que podem ser feitas por qualquer um que tenha conhecimentos rudimentares de metodologia científica) sobre os conceitos e afirmações apresentados como argumentos válidos. É um site bem interessante…pelo menos pra quem realmente busca verdades…

  71. Magno:
    Eu não disse que seria possível, acredito que HOJE não teríamos condição de definir a velocidade da luz por vários motivos, o espelho lunar apresenta alguns problemas pois o raio de luz sairia da terra, e esta sujeito a todo tipo de variação, até esta margem que eles admitem e a tem como “minima” eu não acredito, pois qualquer tipo de variação atmosférica pode causar uma grande diferença no resultado final.
    o que EU quis dizer é que a luz de Einstein se baseia na matéria, e a utiliza para definir a massa, o calculo é excelente, e EFICIENTE, porém a velocidade da luz AO MEU VER não seria um limite MAXIMO, sendo que qualquer partícula que ainda não constitui ENERGIA poderia viajar a uma velocidade superior, SEM HAVER QUESTIONAMENTO A RELATIVIDADE, pois ainda não seria a “LUZ”.
    Claro que não da pra se comparar o resultado de um Laser da NASA apontado pra lua a uma geringonça que dependia de um cronômetro manual e mecânico, impressiona a proximidade do resultado, não se tem como negar a falta de tecnologia, porém também é incrível a precisão, que não deveria existir(realmente, a impressão que se tem é de que ele acertou as seis dezenas da megasena, como no seu exemplo).

  72. Os conspiracionistas insistiram em convencencer o todo poderoso Muamar Kadafi de que havia um plano de revolta para destituí-lo. Ele morria de rir, tirava um sarro dos seus desvairados conselheiros. Mas a realidade foi ainda mais engraçada: consta que acabou sendo morto por um garoto – a velha “fábula” do gigante Golias, abatido por um garoto pastor de ovelhas.

    O que está nas entrelinhas do Projeto HAARP? Seriam aquelas frequências eletromagnéticas capazes de alterar o comportamento do clima? Poderiam ser usadas como arma? Ou seria apenas mais um “surto” conspiracionista dos russos e do Parlamento Europeu?

    1. João,

      Não sei se ainda te alcanço, cheguei atrasado poraqui, mas te digo, há um tratado sobre armas climáticas e seus usos. Deve ser um tratado para algum filme de ficção científica. Dê uma vasculhada. Já não sei mais o endereço e está em inglês. Óbvio. Sequer suspeitar do que houve no WTC e no pentágono em 11/09, isso sim é radicalizar. Este Bush e seus asseclas mereciam um destino pior que o do Kadafi, pelo que fizeram ao próprio povo. Ninguém contesta a capacidade patológica de Hitler. Tacou fogo no congresso alemão e acusou terrorista comunistas. Conseguiu aprovar uma lei de restrição as liberdades individuais dos germânicos. Isto é uma verdade histórica inequívoca, mas um ataque de falsa bandeira perpetrado pelo governo americano… Impossível. E$squeçam o ataque a prédio em Oklahoma. Bush, aquele cowboy de araque, o mais perto da imagem de cowboy dele é ao pedir uma garrafa de whisky e um copo com gelo. Cachaceiro!

  73. Chamar de alienados os que creem em algo em que as explicações apresentadas não convenceram, acho meio exagerado. Claro que tem muita besteira no meio, como ET’s, Réptilianos, et… Tirando isso, acho perfeitamente plausível desconfiar, de uma suposta teoria da conspiração, como os ataques ao WCT. Acho aceitável que exista uma possibilidade que tudo isso tenha sido algo fabricado pelo governo americano para invadir o Iraque. Existem inúmeras questões sem uma explicação convincente como: CIA acusar pessoas, que depois verificou-se estarem vivas, como participantes dos ataques. Ou, onde estão os restos do avião que bateu no pentágono ? O fato é que eles necessitavam de petróleo e acreditavam que invadindo um país rico em petróleo, com o pretexto de encontrar armas químicas, iriam garantir suas necessidades. O Problema é que não saiu como previsto, a guerra que era para ser rápida durou anos, e o que eles gastaram nela, não compensou em comparação com o petróleo que eles conseguiram tirar do Iraque. O resultado, foi que os americanos entraram em colapso econômico pelo erro que cometeram.

    1. Antônio,

      A princípio o foco na verdade era a reconstrução do país. O petróleo estava desde há muito, em segundo plano. A Hallyburton, empresa do ramo da construção, onde operou o Sr. Dick Chenney (vice do Bush) por muitos e muitos anos, recebeu verbas bilionárias para a reconstrução da infraestrutura do país e só fez obras meia-boca. Eles roubaram o dinheiro do povo americano, que bancou a guerra, desviando-o para seus bolsos. Muitos do primeiro escalão do Bush, eram provenientes da indústria bélica, qual Rumsfeld. Exauriram todos os recursos dos iraquianos, e depois, simplesmente deram no pé, quando já não havia mais nada para saquear. Talvez o maior saque da história. Isto tudo debaixo do nariz do congresso e do povo americano. Sequer suspeitar de conspirações neste mundo cão, só sendo muito pascácio.

      Abraços.

  74. Todos aqui sabem o que são os Illuminatis, que traduzido seria “Os Iluminados”, sempre fui muito cético com relação à teorias da conspiração e afins, porém lendo artigos inteligentes e com uma certa fundamentação, coisas se encaixam (ao meu ver).

    Neste caso, com relação ao ocultismo e a simbologia.

    Para entender esse raciocínio é necessário ter um certo conhecimento sobre esse assunto, o qual pode encontrar por ex. no blog http://escudeirodamorte.blogspot.com/

    Então de forma simples e resumida vou tentar mostrar-lhes o que percebi, e que é bem atual, existe uma promoção da marca NESTLE rolando no sbt apresentada pelo Silvio Santos e neste programa, que é facilmente encontrado no youtube, buscando por promoção um milhao na mesa.

    1º – O programa é repleto de formas geométricas que induzem realmente ao número onze, até aí fiquei desconfiado, porém um pouco cético, não podemos nos entregar às nossas fantasias ou paranóias, não é°?

    2º – Busquei “nestle”, “promoção nestle”, palavras chaves ligadas à marca, no google imagens para verificar se encontraria novamente algo ligado ao que já estudei. E adivinha, encontrei uma imagem que liga tudo, a imagem é esta, http://www.sitedoartigo.com.br/wp-content/uploads/2011/08/PROMOCAO-NESTLE-UM-MILHAO-NA-MESA.jpg

    Sobre a imagem: nela podemos ver duas espécies de holofotes formando adivinha que número no fundo da imagem? Pois é, na simbologia lúcifer representa o iluminado, a luz e eles “os iluminatis” seriam os iluminados, uma viagem assim, mas querendo ou não tem a poha do número 11 e saindo da luz.

    Não sei o que esses caras querem realmente até agora, mas parece que estão mostrando as caras, o que gostaria mesmo é que todos se unissem para um mundo melhor e parassem de ficar dizendo que não há nada de errado e que está tudo certo. Bom enfim. Se alguém quiser compartilhar algo ou tirar alguma dúvida aí está o meu email.

  75. Talvez também se trate de teorias conspiratórias a entrada dos EUA na 1a grande guerra. O navio cruzeiro, que atravessa um mar infestado de inimigos, onde o navio vai a pique depois de registros nos jornais da época em que os alemães indicavam que o navio estaria por sua conta e sorte se assim procedesse seu capitão. Alí então os EUA entram na guerra, com o apoio maciço do povo americano. Como também das pressões F. D. Roosevelt, sobre o Japão, fustigando o ataque, que acabou se dando em Pearl Harbour. Ou ainda da mentira sobre os destroyers atacados, usados como desculpa para a guerra do Vietnã. Ou a formação da Federal Reserve em Jeckill Island. Meu nobre, o mundo é realmente muito mais podre do que podemos supor, basta vermos o que acontece com os africanos há décadas. Basta sabermos da existência de uma Monsanto, da canalha financista que põe no poder ministros como o ocorrido na Itália e na Grécia. Ambos Goldman Sachs no currículo. Mas deve ser tudo coincidência, ou coisas da minha cabeça doentia.

    Abraços.

  76. Nós que lemos o New York Times… Classe média alta… Blá, blá, blá

    Elitismo é isso aí. Nomes como Gládio, Condor são coisas dos conspiranóicos. Hoje sabemos de suas existências, outrora eram coisas de mentes mirabolantes. Todos sabemos que as elites só se preocupam em perpetuar seu domínio, seja comprando, corrompendo, usurpando, depondo, fundindo e principalmente casando-se entre si. O corporativismo taí pra quem quiser enxergar. Ele domina o mundo através dos governos fantoches, que não escolhem nação ou ideologia. Enfiaram goela abaixo de italianos e gregos, quem bem desejavam enfiar: Monti e Papademus. Um imbecil, como destes conspiracionistas descritos no artigo, da classe média baixa, tal qual Eduardo Galeano, que escreveu um tratado: “As Veias Abertas da América Latina”, deve se tratar de mais um conspiranóico.

    Com toda certeza este senhor do artigo serve a causa da elite, muito embora, conspiração das conspirações, assemelha-se tanto à um idiota que nem deva saber disto.

  77. A Terceira Guerra Mundial começará entre Outubro/Novembro 2011,diz Alex Jones
    ahahahahahahah, que mais? É muita besteira.

    Eu acho que existe um público que gosta dessas coisas, jornais populares não vendem se não tiver notícias de crimes, roubos e escândalos. Senão fica chato, o povão gosta da tragédia. Mas nem só o povão gostam dela, as outras classes também só que mais refinados, gostam de tragédias mundiais. Mas por incrível que pareça a fome que mata tanto na África, America Latina, etc não são exemplos de tragédias prá eles, pois não tem tanta visibilidade. Eles querem 3a. Guerra Mundial, querem o controle total de uns sobre os outros, mas não pelo lado financeiro, como é o que acontece e sim pelo lado misterioso. O Mito aqui é a questão, essas conspirações não tem nada que as explica. Esse pessoal fica bolando algo em cima das últimas notícias, tipo, vai ter uma vacinação contra uma gripe, então, que boa oportunidade prá inventar uma conspiração! Essa notícia tem visibilidade. Isso basta. Nas pequenas comunidades isso acontece muito, espalham boatos e os despreparados e distraidos viram espalhadores, e esses boatos viram verdades.

  78. O triste é que costumam colocar algumas idéais sobre máfias no mesmo saco que teorias da conspiração.

    Ignorando essas coisas de “o home não foi na lua”, percebo que quem tentar verificar a existência ou não de algo como uma “conspiração global” estilo illuminati irá “conseguir”, não por haver uma “máfia global”, mas pelo simples fato de que há máfias em todo lugar e o mundo é governado articulações de grupos muito pequenos de pessoas, gerando pavor dando a impressão de que “tá tudo dominado”, especialmente em quem não faz parte de nenhuma.

    Um exemplo de quem passou por isso é o ator Randy Quaid. Após uma séria de “sacanagens” de pessoas tentando tomar dinheiro dele, ficou tão apavorado que sinceramente acreditou numa conspiração, que chamou de “star wackers”(que teria inclusive matado alguns artistas). Depois de um tempo ele se acalmou e disse que eram simplesmente pessoas tentando passar os outros para trás.

  79. que besteira illuminati nem existe já ouve essa sociedade secreta ela foi erradicada e os marções no ultimo nivel ainda paga a tv a cabo
    pense no que postam ai

  80. O emgraçado disso tudo é quando uma coisa complexa a História oficial simplifica de um modo que quando começa a se aprofundar vem alguem e rotula a isso é teoria conspiratória . se For assim pela história oficial é muito facil Hitler veio do nada ai o povo alemao caiu na labia dele , ele odiava judeus por serem judeus , e ele queria conquistar o mundo porque ele simplesmente queria , Assassinato do Kennedy L.H. Osvald era um paranoico que resolveu atirar no presidente, Os E.U A entrou na guerra do vietnam para salvar o mundo livre….. Os E.U A, a europa ocidental só são potencias graças aos seus esforços e competencia …. Como é bom ser cético vc acredita nas coisas mais complexas numa simplicidade sem igual e questionar é teoria da conspiração é uma bobagem isso vamos ser povo gado e viva a história oficial

  81. Ah é, o governo americano e cia nunca fizeram nenhum tipo de coisa errada nem por debaixo dos panos, eles são tão bonzinhos… A tv e a midia sempre nos diz a verdade, então nem devemos acreditar em nenhuma “teoria da conspiração” pois é coisa de paranoicos né..
    *you must open your eyes*, a verdade nem sempre é aquela que nos dizem #ficadica#

  82. Bem, acreditar ou nao em Teorias Conspiratorias vai de cada um, o que acontece a atencao exagerada em acreditar ou nao acreditar nelas, isso com certeza o ser humano faz, ser muito exagerado nas suas atitudes. Mas vamos analizar um pouco melhor…se voce fosse muito rico o que faria? TUDO para continuar rico, ou seja, TUDO mesmo, incluido coisas arrepiantes e indiziveis…POREM, tambem nao dah pra dizer que todo rico eh uma criatura desalmada e mesquinha, seria o mesmo que dizer que toda pessoa nasce boa ou ruim…ENFIM, tudo que acontece ao nosso redor merece uma analise bem elaborada para que nao cheguemos a conclusoes furadas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *