OVNI visto em duas cidades vira vapor

“Em Maracaju os moradores também observaram o OVNI, que chegou a ser fotografado. O site Maracaju Speed assegura que a aparição se deu exatamente às 17h19. A descrição feita pelo repórter do site é parecida com o que viu Neuzeli: um rastro de fogo, semelhante a um cometa, que cortou o céu da cidade. Não havia nuvens, o que favoreceu a visão” – OVNI ilumina céu e intriga moradores de duas cidades

Também há um vídeo do evento aqui. O que só confirma que não era um OVNI, pelo menos não a qualquer interessado pelo tema. “Posso afirmar, com certeza absoluta, que o objeto que foi visto, fotografado e filmado nos céus de Maracaju e de Nioque, Mato Grosso do Sul, trata-se de uma esteira de condensação de um avião à jato“, escreveu o ufólogo Claudeir Covo, que indicou outros vídeos similares de trilhas de condensação, como este, este ou este.

A quantidade de confusões desta natureza é realmente infindável. Aqui no blog CA já comentamos vários outros casos, como este no Rio em 2004, ou este outro, ou ainda este outro, enviado por Sérgio Berardinelli. Também há vídeos de outras esteiras de condensação, como o caso de Fort Wayne, Texas, em 2004, ou o de Oslo, Noruega, em 2002. Todos trilhas de condensação iluminadas pelo Sol, nada mais.

Com tantos exemplo, vale destacar o mais espetaculoso, a mãe de todas as esteiras de condensação, produzida pela passagem de um Concorde em 2003:

As imagens chegaram mesmo a serem consideradas seriamente como um bólido, e mesmo hoje não se sabe ao certo se a aparência é resultado apenas de albedo ou de uma combustão de combustível na trilha.

Por trás de todas estas confusões, há um fenômeno simples e não tão raro — mas não tão comum. O brilho que essas nuvens de vapor ou fumaça adquirem é intenso, e quase sempre constrasta com o céu ao amanhecer ou, mais geralmente, ao entardecer. Não é mera coincidência: é entre o nascente e poente do Sol, enquanto as pessoas no chão estão na penumbra, mas objetos a grandes altitudes ainda são bem iluminados pelo astro, que vemos tal contraste. Veja uma foto de um ponto brilhante no céu tomada ao anoitecer, e é bem provável que este simples efeito esteja em ação.

Não se ria muito a respeito de pessoas confundindo vapor com OVNIs, porque em condições especiais algo tão simples transforma um dirigível em um disco voador, ou o lançamento de um satélite em um portal interdimensional. Por vezes, quando a fumaça química alcança o espaço, o show pode realmente parecer de outro mundo.

7 comentários sobre “OVNI visto em duas cidades vira vapor

  1. Mori, a lembrança dos casos referentes a confusões com dirigíveis foi oportuna. Lembro-me da “celebridade” Suzane Alvez, mais conhecida como Tiazinha, apresentando-se em programas de televisão de cultura “exacerbada”, e mostrando o seu vídeo de um suposto OVNI, que na verdade era o dirigível da Goodyear…
    Lembro-me até que o Covo foi um dos que analisaram o vídeo na época e identificaram o que o OVNI era na verdade. É claro que isso não impediu que o vídeo fosse mostrado como sendo de um OVNI, com o objetivo de alavancar índices de audiência. Se não fosse por isto, seria absolutamente cômico…
    Abraços e parabéns pelos Blog, estou sempre acompanhando, apesar de sem tempo para comentar, às vezes.

  2. Rafael:

    Você é tragicômico.

    No seu profundo pensamento científico-filosófico-ateu-materialista, tudo se resume nos balões da Goodyear e nos meteorológicos, um deles citado pela Tiazinha. Aliás, é notório sua fixação na Tiazinha. Freud explica.

    Olhe, saia um pouco de casa, pare de somente ver a Tiazinha nos seus DVDS e ir ao banheiro de hora em hora. Faz mal à saúde. Esses devaneios os levarão sempre a fazer comentários esdrúxulos. Tem tantas mulheres bonitas na rua, desafogue de verdade!

    Ou então faça igual ao Mori: crie um blog nos padrões das organizações internacionais que tentam sufocar o outro lado profundo das ciências materialistas, e continue sempre com as mesmas historinhas tolas que surpreendem adolescentes e incautos!

  3. sinceramente e um ovni na foto acima, tenho 11 anos e ja vi um igual 6 feira dia 15/11/2008 o que eu vi nesse dia e a mesma imagem que aparece na primeira foto não estou mentindo mas o ovni que vi não andava reto ao ao chão andava paralelamente ,minha mãe me disse que era uma estrela cadente quando o vi foi muito rapido não deu para ver direito pelo oque eu lembre ,so vi soltando fogo foi tão rapido que não deu para ver a frente , isso que eu lhe disse e muito importante porque mais de 200 ovnis aparecem em mato grosso do sul ,esse objeto voador não indentificado foi visto em campo grande. se quiserem mais informações me avise no me email

  4. Eu me lembro disso, era bem no crepusculo, meu pai me chamou correndo pra ver, acompanhei por uns 5 minutos o risco no ceu e não era avião era um meteorito que entrou na orbita da terra pois estava muito rapido e tinha chamas na cauda, foi muito legal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *