Seguindo a primeira liberação em maio deste ano, o governo britânico continua a divulgar arquivos antes secretos sobre OVNIs, contando com os esforços do cético acadêmico David Clarke, o especialista apresentado no clipe acima, que nesta leva de 19 arquivos também apresenta um guia (PDF) e um vídeo (ambos em inglês).
Mais detalhes sobre o “avião que quase colidiu com um OVNI” ou o piloto de caça que foi ordenado a atirar contra um alvo não-identificado, assim como um deslize do Jornal Nacional, na continuação.
O deslize: a imagem em preto e branco (ou melhor, azul e branco) de bolas luminosas entre nuvens que pode ser vista no clipe acima, e que é a mais impressionante do segmento, não faz parte destes arquivos, nem é britânica, e nem são OVNIs.
O vídeo é na verdade do caso mexicano de Campeche de 2004, onde os “OVNIs” foram conclusivamente identificados como plataformas petrolíferas. Difícil de engolir? Confira os vídeos.
Agora, aos arquivos britânicos.
DEFE 24/1955/1
Apesar do número de registro (1955), o caso do avião da Alitalia ocorreu em junho de 1991, quando algo descrito como um “projétil sem asas passando por baixo e à esquerda da aeronave” foi visto por tripulantes de um 737, que relataram o episódio às autoridades.
O mais curioso é que durante a investigação do incidente, outro relato de outro 737, desta vez da Brittania Airways, chegou dando conta de um “objeto pequeno alongado e preto” passando rapidamente a pouca distância da aeronave. Neste evento, a torre de controle confirmou um “contato primário” no radar.
Como Clarke comenta, as autoridades ficaram tão preocupadas com o OVNI no momento que avisaram a outro avião que estava descendo atrás do 737 que tomasse uma ação evasiva. A aeronave virou à esquerda para evitar o objeto não-identificado, que pareceu se dirigir ao avião mas depois se distanciou.
O capitão dessa segunda aeronave não viu o OVNI em si, contudo. O incidente foi oficialmente relatado como uma quase colisão, e os investigadores foram incapazes de explicar o que havia sido visto ou detectado pelo radar. Sugeriram que talvez fosse um balão, mas o caso foi encerrado sem que encontrassem uma solução.
Permanecem OVNIs. O arquivo completo sobre o caso pode ser baixado em DEFE 24/1955/1 (PDF 36.8 Mb)
DEFE 24/1931/1
Segundo Clarke o caso “mais impressionante” na coleção apresentada agora, aconteceu em um dos auges da Guerra Fria, em 1956 ou 57, mas só emergiu na década de 1980, porque a testemunha era Milton Torres, um piloto americano de prontidão na RAF, que manteve silêncio por 32 anos.
Em alerta 24 horas para interceptar ataques soviéticos, logo depois da crise de Suez, a ordem chegou ao redor da meia-noite: ele devia ir atrás de um objeto a 32.000 pés de altura que já estava sendo observado há algum tempo no radar fazendo movimentos misteriososos.
Guiado até a posição verificada no radar em terra, quando chegou a pouco mais de 20 quilômetros do alvo, seu próprio radar detectou o OVNI. Ele se voltou para ele, mas não pôde vê-lo a olho nu. Ainda assim, o objeto tinha um sinal de radar muito intenso, tão claro quanto o de um gigantesco bombardeiro B-52, ele contou depois.
O que aconteceu então é notável. Ordernaram que ele descarregasse todo seu armamento de mísseis – 24 no total – sobre o alvo. Havia o retorno de radar, e mesmo que ele não pudesse vê-lo, bastaria atirar.
Torres ficou assustado com a ordem, já que nunca havia abatido nenhuma aeronave, muito menos uma não-identificada. Solicitou confirmação da terra, e em alguns segundos, a recebeu. Devia mesmo atirar.
Mas enquanto ele manobrava para atacar, o objeto no radar começou a se mover e logo desapareceu dos radares, tanto do avião quanto em chão, a grande velocidade. Torres retornou e a missão acabou.
Se bem que a bizarra história não termina aí. No dia seguinte o piloto recebeu a visita de outro americano, que Milton acredita ter sido de uma agência de segurança nacional. O homem lhe disse que o que ele havia visto no radar era altamente secreto e que ele não deveria contar sobre aquilo para ninguém, sob pena de jamais voar outra vez. E Milton Torres não falou nada por 32 anos.
O caso foi notícia em 1988, quando ele finalmente falou, e quando ufólogos tentaram investigar o incidente, receberam a resposta do MoD britânico de que “infelizmente” todos os arquivos OVNI anteriores a 1962 haviam sido destruídos. A Força Aérea Americana também declarou não ter registros do evento.
“Não há dúvida de que algo muito incomum aconteceu naquele dia”, escreve Clarke. “Era mesmo um OVNI? Era algum tipo de aeronave soviética, e se era, quem deu ordens de atirar e por quê?”.
O pesquisador britânico menciona ainda outra explicação possível. “O piloto pode ter sido envolvido em algum tipo de experimento envolvendo guerra eletrônica. Sabemos hoje, uma vez que a CIA o admitiu, que eles possuíam um programa nos anos 1960 chamado Palladium, que envolveu criar aeronaves fantasmas em radares, [para enganar os russos]”.
“Assim há uma possibilidade remota de que o que o piloto viu era um experimento em guerra eletrônica. Ou talvez fosse um OVNI”, admite Clarke.
O arquivo completo sobre o caso pode ser baixado em DEFE 24/1931/1 (PDF 38.4 Mb). O relato de Torres também pode ser visto, em inglês, no Ufocasebook (role até o meio). Já é de fato conhecido desde 1988 pelos ufólogos.
MAIS
Confira a página oficial dos National Archives para a mais recente leva, com páginas sem fim documentando os dezenove incidentes. Como notamos no início, é a segunda parte de uma iniciativa do governo de liberar todos seus cerca de 200 arquivos sobre o tema, e que deve se estender ainda pelos próximos quatro anos. Há mais por vir, embora todos os arquivos já tenham sido revisados por Clarke, e não haja nenhuma prova conclusiva de discos voadores em nenhum deles.
Ainda que haja um tanto a respeito de OVNIs, é bem verdade.
O sítio oficial de Clarke também é a fonte direta de informação sobre o assunto, mas no momento está fora do ar com a multidão de visitantes. Tente de novo em alguns dias.
Em tempo: no esboço de um ET visto no segmento exibido no Jornal Nacional, os alienígenas vêm do planeta… Amazonas.
Ãn? Contra-argumentos fundamentados? Ora, as postagens neste blog estão cheios deles!
São tantas os pesquisadores autônomos ou do governo que pesquisam os avistamentos de O.V.N.I., fazem relatórios, reúnem “evidências” e testemunhos, e o que tem nestes relatórios? Nada conclusivo. N-A-D-A.
Estatística furada ok? -> 99.9999% destes relatórios PROVAM a existência de OVNIs. Mas NÃO PROVAM que estes OVNIs são veículos extraterrestres tripulados por alienígenas.
Quando os governos liberam todos relatórios de OVNI, o que encontramos neles? Sim, O.V.N.I.’s! Não Discos Voadores, ET’s, contatos de terceiro grau, intercâmbio, diabo-a-quatro.
O que mais encontra-se em relatórios oficiais são pessoas que “não sabem direito o que era”.
Quando vão atrás destas pessoas descobre-se que muitas delas são semi-analfabetas, interesseiras, doentes mentais.
Poucas delas são pessoas treinadas, pilotos por exemplo, e eles fazem questão de afirmar que NÃO IDENTIFICARAM O OBJETO NÃO IDENTIFICADO. Alguns até deles expõem suas CRENÇAS em vida extraterrestre.
Ora, pode ser qualquer coisa! Qualquer coisa que a pessoa não sabe o que é, ou que não consegue ver o que é…
Você(s) são analfabetos funcionais ou o que? Lêem as notícias mas concluem apenas o que vocês querem acreditar? Distorcem a realidade para a POSSIBILIDADE(e não PROBABILIDADE) de que trilhões de galáxias com bilhões de estrelas devem ter ETs em muitas delas?
Isto é CRENÇA!
Não há negação aqui, você(s) acham que céticos negam as coisas porque vocês são crentes e acreditam que elas são verdade.
Céticos duvidam, não negam.
Minha mente é aberta, mas apresente-me provas concretas, do contrário são só unicórnios rosas que pessoas deliram por N razões.
E essas discussões as vezes entram em “loop” entre “acreditadores” e “duvidadores”, vai levar meses nessa lenga-lenga de “mas você não pode negar né?”
Como se afirma/nega algo que não se pode ver? Como unicórnios rosas? COMO?!
Sebastian, eu te pedi para você me mostrar os seus argumentos e evidências, já que você tinha tanta certeza da realidade das visitas alienigenas, e o que você responde? Para mostrarmos as contra-provas???
Que contra-provas se você nem mostrou as provas ainda?
Como posso replicar sem que você argumente primeiro?
Você esboçou a certeza num fato extraordinário. Logo o ônus da prova é seu!
Se por “provas” você se refere aos ducumentos liberados pelo governo inglês, aos quais este post trata, releia o post. Nenhum destes documentos afirma ou mesmo insinua que vida alienigena existe.
Então, quais as outras provas?
Bob e Egus:
Não adianta falar a surdos.
Não adianta mostrar a cegos.
Pensem o que quiserem, mas me poupem de seus discursos e argumentos inúteis, pois ser cético é uma coisa e ser indiferente a qualquer possibilidade que contrarie seus “egos pensantes” é algo aterrador.
Talvez o sonho de vocês seja a ciência inventar um universo perfeito, sem ovnis nem aliens, segundo um tacanho raciocinio, mas infelizmente vocês jamais veriam isso mesmo vivendo 10 bilhões de anos.
Aliás, imaginar que a ciência um dia possa transcender os parâmetros do motor a combustível e o homem viajar pelas dimensões à propulsão de energia livre na natureza, jamais passou pelas suas cabeças, pois não? Claro que não, pois do contrário admitiriam desde já a lógica da existência de vida alienígena, o que seria um esforço mental extraordinário, ou também não?
Ei, calma lá, gente!
Indícios podem levar à provas, embora não sejam exatamente provas. O velho ditado chinês de que uma imagem vale mais do que mil palavras, vale também nesses casos, sim senhor!
Cientistas céticos investigantes dos fenômenos Ufos, Ovnis, etc., já se pronunciaram a respeito. Segundo eles, 90% do que é mostrado como provas é falso. Então, se 10% é admitido, os fenômenos sobem de um patamar de crenças e histerismos coletivos para algo de real e concreto, dignos de investigação oficial. É a ciência que diz!
Que seriam esses Ovnis que perseguem aviões, fazem manobras arriscadas, aparecem e desaparecem com velocidades incríveis? Ilusões não são, estão registrados em vídeos e filmes passados pelo crivo científico e julgados legítimos, além de existir depoimentos testemunhais de militares graduados. E pergunto, ora pois, pois: é sensato desmentir a tudo isso somente porque desejamos negar?
Acho que pedir provas inequívocas pela internet, como pedem os comentaristas é algo impossível de praticar. Mesmo reproduzindo depoimentos testemunhais jamais serviriam como ônus de provas e não convenceriam. A recíproca é verdadeira e o oposto também se verifica, pois o Mori ao apresentar vídeos julgados por ele fraudados, deixa sempre dúvidas aos não céticos em relação à matéria. Ou simplesmente os vídeos não são aceitos como fraudados.
Então, amigos, para algo definitivo aguardemos uma situação semelhante àquela do filme antiquíssimo chamado “The Day the Earth Stood Still” – O Dia em que a Terra Parou! Nesse dia um “flying saucer” pousou em Washington e um cientista alien desceu da nave.
Até lá então!
“Para os que crêem, existem muitas provas.
Para os que não acreditam, nunca haverá prova o suficiente.
Aprendi a tolerar a opinião de cada um, mas o que me conforta é saber que tudo tem o seu tempo!”
Sebastian, você está absolutamente certo em tudo o que disse.
Eu aceito este seu argumento como verdade absoluta, e me ajoelho perante seu possante raciocínio.
Muito obrigado pelo prazer de dialogar com você. Você venceu este debate provando o seu ponto é a mais pura e verdadeira realidade.
Parabéns!
Abraços, tchau.
Eu te pedi provas, mais de uma vez, e você não apresentou nenhuma. Só continuou dizendo que elas existem. Estão por aí na internet. Mas você não se da ao luxo de nos mostra-las. Enfim…
Ora, quando se diz que 99% dos relatos de ovnis são resultado de histerias e pessoas sugestionadas, não se quer dizer que os outros 1% são fenomenos que extrapolam os nossos conhecimentos. Simplesmente esse 1% é constituído de relatos tão vagos que é impossível dizer do que se tratava.
Se não é você então sou eu. Aí vão os argumentos de Bob:
1 A invulgaridade da vida
Sir Fred Hoyle, em seu livro de 1981 Evolution from Space, calculou que a probabilidade de se obter o conjunto de enzimas necessárias para a mais ínfima célula era de uma em 10^40 000. Para efeitos de comparação, o número de átomos no universo conhecido é infinitamente menor: 10^80. Os seres vivos mais simples tem estruturas complexas o bastante para que, mesmo durante bilhões de anos, com trilhões de reações químicas acontecendo por segundo em um planeta, o surgimento da vida nesse planeta ainda seria muito improvavel. Mesmo que você calculasse
a probabilidade, levando em conta a idade do universo e a sua extensão, ainda assim seria um numero bem pequeno.
Não seja um ego vaidoso, Egus. Não estou aqui para convencer ninguém.
Eu não estou obrigado pelo ônus da prova, mesmo porque quem apresentou a dicotomia foi o Mori. Poderíamos ter dialogado sem exasperação, mas você não quis.
Aliás, Egus, por favor, volte atrás e seja de novo cético em relação aos Ovnis, é muito importante para mim e a comunidade científica. Seja bonzinho, vá!
Eu tinha postado os outros argumentos, mas não apareceram…
Tem um limite de comentarios por pessoa?
A abertura de alguns arquivos britânicos sobre incidentes com supostos ovnis visa apenas e tão somente deixar que as pessoas interessadas busquem por si mesmas as respostas para a origem do fenômeno e jamais alimentar a necessidade que muitos tem de viver num mundo repleto de mistérios e fantasias sobre ETs e discos voadores. O governo busca a transparência no sentido justamente de mostrar para as pessoas que as teorias conspiratórias alimentadas por muitos não tem mais sentido e isso é realmente importante na busca pela verdade dentro de um tema tão repleto de suposições e fantasias infundadas.
Aos terraqueos de plantão…rsrsr… vcs acham que um governo iria abrir arquivos contendo algo que desacredite o que eles falam a anos… vcs acreditam que alguem vai relatar completamente tudo o que já foi visto ou realizado…
só mesmo o povão acredita em tudo o que se fala… a maioria acredita em tudo o que se fala no jornal nacional…
abram seus olhos… vc acha que nossa raça alcançou a atual linha de tecnologia sozinha… acham que nós somos inteligentes ao ponto de fazer a nanotecnologia sem ajuda…
somos peões… num grande jogo de xadrez…
Caros amigos, é muita ingenuidade acreditar que eles liberaram isso para acabar com mitos.
Se era tudo mito, tudo mentira. Então por que raios não apresentaram provas e explicações na época ao invés de enfiarem entre arquivos ultra-secretos.
Penso que se eles escondiam isso tudo, podem esconder muito mais. Resumindo isso ai é história pra boi dormir!
Outro detalhe interessante, é o fato é o argumento usado então quer dizer que é mais fácil a ficção de experimento de guerra eletrônico, capaz de causa alucinação do que uma nave de outro planeta, sinceramente esse ceticismo é uma droga hein?hueheueheueheuehue
Acho que vocês deveriam se questionar mais, antes criar argumentos de dúvidas pra não pagar mico!
[...] também foi o mês em que o segundo lote de arquivos OVNI foi liberado pelo governo britânico, e quando continuamos incentivando formas efetivas de aplicar ciência aos [...]
Apesar de tanta controvérsia e de não termos boas filmagens ou imagens perfeitas de OVNIS e Ets o fato real e concreto que desde que me entendo de gente isso vive no imaginário popular. No entanto se nos debruçarmos sobre a arqueologia e os estudos dos livros sagrados das mais antigas religiões da Terra, encontramos referencias a seres que “desceram” dos céus, nuvens e carruagens de fogo, seres alados e deuses que fecundaram mulheres da Terra (principalmente na mitologia clássica chinesa e orientais). A civilização sumeriana, uma das mais antigas e evoluidas do planeta, já se referiam a seres “descidos” dos céus. Figuras nas cavernas e escritos em pedras mostram símbolos que representam astros e seres do espaço. O que nos intriga é o fato de que esses contatos, tão comuns na antiguidade tenham desaparecidos com os avanços da ciência e da tecnologia. Mas que não estamos sós no Universo (ou multiverso, não estamos não… É só aguardar prá ver.
Refletir tudo isso…para nóis é realmente esquisito mais repara entre bilhoes de galaxia entre o universo é meio complicado dizer que não ha algum tipo de vida fora do nosso sistema hehe concerteza pode existir, haa olha daqui alguns anos poderemos saber,com a tecnologia humana se desenvolvendo assim concerteza poderemos descubrir mais coisa sobre esse universo…se eu não me engano gravaram um video real de uma perseguição de ovni se nao forem concerteza o Estados Unidos esta escondendo alguma tecnologia de nós …logo segundos depois um heli militar apareceu dizendo para chegar no litoral para receber intruçoes..estranho neh
Tanto comentario evazivo.Um homen disse uma vez:ASSIM COMO EU NÃO FAÇO PARTE DESTE MUNDO,O MEU POVO TAMBEM NAO FAZ PARTE DESTE MUNDO.(SABEM QUEM É ESTE HOMEM?( JESUS ).O QUE SERÁ QUE ELE QUIZ DIZER COM ISTO ?. Voces nao se consideram uma raça inteligente e única no universo?,porque não usam essa inteligencia toda para ver se o que estão falando sobre ovnis é real ou não.Ficam discutindo as opiniões uns dos outros,usem de bom senso,afinal de contas se as mulheres podem gerar vários filhos,DEUS sendo o todo PODEROSO não poderia ter criado outros mundos mais avançado do que o nosso?Quanto orgulho nesse coração e quanta fraqueza nessa mente que se considera tão inteligente.Afinal se estão visitando esta pagina e muitas outras que falam sobre esses assuntos (OVNIS),então alguma coisa deixou voces com muita curiosidade.Não tenho a intensão de critica-los sobre o que falam,mas sim deixar bem claro que nós temos o direito de saber a verdade sobre certos assuntos tão divulgado pela midia e outros meios de comunicação.Seja ele sobre ovnis,biblia dinossauros,etc.etc… Deus e considerado GRANDE,e NÒS fizemos parte desta GRANDEZA. Abraços a todos ..
Pô Marcel, Pro Catholica, não adianta vc querer misturar crença com realidade dos homens, pois o que é de Deus, é de Deus,o que é do homem, é do homem, daí o que lhe foi conferido em livre arbítrio. Pena que vi sua mensagem tarde demais, mas, dizer que OVNI é invenção de governo, já que sabermos que é exatamente o contrário: os governos sempre tentaram incobrir, para não causar pânico no povão, ou simplesmente, porque eles até os dias de hoje, se considerão mais inteligentes e superiores ao povão. Será que eu e o povão somos tão burros assim? Afinal, sou brasileiro igual a você.
…olha so,sou cristao e nao sou cego,sei que ovinis existem assim
como tambem a promessa do Senhor Jesus se cumpre e nesse caso,e simples,basta relacionar as duas situaçoes e chegamos ao resultado obvio ou seja,essas apariçoes de ovinis sao para que se confirme oque esta escrito em Lucas 21.11 (… grandes sinais nos ceus…) E e claro que tambem o adversario trabalha em cima disso,quando porfir um extraterrestre se manifestar mais explicitamente aos olhos do mundo,entao,logo em seguida se manifestara o anti-cristo afinal,qual melhor ocasiao pra isto senao essa?
Gente,abram os olhos,todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus aos quais esta reservado o SANTO LUGAR,tudo isso esta acontecendo porque Jesus esta as portas para arrebatar sua igreja.Voce que nao e cristao,aceite os fatos,veja “tudo” oque esta acontecendo na terra e compare com oque esta escrito no livro de Mateus cap.24.(PRIMEIRO LIVRO DO NOVO TESTAMENTO)Sao exatamente as coisas que o Senhor Jesus avisou que aconteceriam no final dos tempos.Procure uma igreja evangelica,nao vou citar placa pois quem salva e Jesus mas,que seja uma igreja evangelica para que voce possa entao aprender e seguir os costumes cristaos e assim,livrar-se do DIA MAL…
…Arcanjo Negro!!!
(WEB.ARCANJONEGRO@GMAIL.COM)