MENU

“Capture a Verdade” (com uma câmera caríssima)

bethnalflypast.jpg

OVNIs invadem Londres? Não

21 de março de 2009 Comments (40) Views: 2892 Ufologia

Ataque dos Extraterrestres-Palito

Whitley Strieber chamou atenção a dois vídeos de “formas de vida idênticas e extremamente bizarras que emergiram de dois países diferentes. Ambos mostram figuras de ‘palito’ que não se parecem com nenhum ‘vídeo alien’ já feito. Um foi tomado em Fresno, Califórnia [EUA, acima], e o outro em Santa Rosa de Quives, perto de Lima, Peru [abaixo]’”.

Para Strieber, “a natureza extremamente bizarra das figuras e a forma como se movem é tão estranha e completamente diferente do que já foi exibido até hoje como “vídeos de extraterrestres”, que a sugestão é forte que sejam imagens reais de criaturas bípedes desconhecidas, cuja morfologia corporal é tão radicalmente diferente do que evoluiu na Terra que a conclusão é quase inescapável de que são alienígenas”.

Esta série de argumentos é muito duvidosa, em verdade, mas Strieber de fato adverte que poderiam ser fraudes digitais. Curiosamente, contudo, nós pensamos que pelo menos um desses vídeos não é. Digital, pelo menos.

Continue lendo para mais vídeos e uma análise desta invasão de aliens palito.


Invasão

O vídeo acima, intitulado “Filme Extraterrestre – Zoológico Mexicano”, também mostra uma “anomalia” na parte inferior da imagem. Ela é no entanto nada mais que “o caule fora de foco de uma planta balançando com o vento”, como um espectador comentou. Isso não impediu que alcançasse fosse visto por quase um milhão de pessoas.

Mas devemos manter a mente aberta, e não nos limitarmos a extraterrestres. Também há fantasmas, como o do vídeo abaixo, com mais de 1,5 milhão de espectadores:

Que é na verdade apenas água (ou sujeira) no pára-brisas do carro. Seu movimento cruzando a estrada é somente paralaxe, a mancha no pára-brisa está imóvel. É a câmera e a estrada à sua frente que estão em movimento.

O que nos leva ao vídeo peruano do “Homem de Quives”. É um tanto mais intrigante que estes últimos dois, porque combina seus efeitos em um resultado curioso.

 

O vídeo do “Homem de Quives”

Tentei estabilizar, isto é, compensar as sacudidas no vídeo, mas como tudo que tinha para trabalhar sobre eram as versões de baixa qualidade do Youtube, que por sua vez são filmagens tomadas de um monitor de TV, o resultado final não foi muito bom.

Da versão levemente estabilizada acima, contudo, podem-se notar algumas coisas, e a importante é que enquanto o “ET” está se movendo, a câmera balança muito. Lembre-se disto. Outro elemento importante é que o ET está lá, imóvel, antes que comece a se mover. Voltaremos a isto.

Agora, para a pista falsa. Parece haver algo como um fio na parte superior esquerda do clipe. Parece mesmo ser puxada pouco antes que o ET comece a se mover. Veja um clipe aqui. Seria o alienígena apenas algo amarrado a um fio que foi puxado para se movimentar? É o que pensei de início.

E estava errado.

Veja esta segunda versão estabilizada:

Logo no começo pode-se ver que o “fio” é na verdade um ramo fino perto da câmera, e que ele não é puxado, é o cameraman que começa a se mover. E então, o pesquisador mexicano Luis Ruiz Noguez me indicou que o próprio ET é apenas parte de um arbusto que está próximo da câmera. O movimento aparente é devido à paralaxe.

Se você assistir o vídeo novamente (e novamente, e novamente…), pode perceber que todos os movimentos do ET são em verdade movimentos da câmera, e é por isso que a imagem balança muito enquanto o alien se movimento: é o cameraman, não o alien, que está andando.

Preste atenção especial a como o ET sobe enquanto o plano de fundo desce. Uma vez que perceba que a figura está em verdade próxima da câmera, e não ao fundo, assim como o “fantasma” no pára-brisa tudo começa a fazer sentido. É apenas perspectiva. O misterioso “Homem de Quives” é apenas parte de um arbusto.

Agora, você pode ter notado que em certo ponto, antes do ET-arbusto se mover, o homem de branco parece parar bem em sua frente. Este é, aliás, o elemento que dá a entender que a figura está ao fundo e com isso cria a ilusão de que seus movimentos são próprios, e não devido a perspectiva e paralaxe.

O efeito é porém devido à má qualidade do vídeo. A roupa branca e o pequeno pedaço de arbusto verde-claro não têm contraste suficiente para que o vídeo de péssima qualidade mostre que o homem está atrás do arbusto. Ou pelo menos, é que propomos.

Infelizmente, não penso que o vídeo original seja liberado para análise aberta tão cedo, para que possamos verificar se não há sinal do arbusto na frente, e não atrás, do homem.

Ainda assim, com a correspondência entre todos os movimentos do “ET” e os movimentos da câmera, fica bem evidenciado que são apenas movimentos aparentes e o “Homem de Quives” seja resultado de dois efeitos que vimos há pouco: uma planta perto da câmera (“Zoológico Mexicano”) e paralaxe dando a aparência de movimento próprio (“Fantasma atravessando a estrada”).

O ET é apenas um arbusto.

 

Os Aliens (?) de Fresno

Como o vídeo de Quives, estamos apenas vendo-os no Youtube, e são vídeos de vídeos, sendo que os originais por algum motivo não estão disponíveis para análise. Isto não é bom. Acima, outro vídeo do vídeo de Fresno. O homem promovendo-o é Victor Camacho, um radialista latino baseado na Califórnia que promove o paranormal. Seu website vende de tudo, de abduções a fantasmas. Isto também não é tão bom. O próprio Camacho comenta que muitos questionam e duvidam do vídeo como uma fraude. Isto não é nada bom.

Por ora, é tudo circunstancial, e a qualidade dos vídeos de vídeos divulgados é tão ruim que pouco pode ser dito além da impressão óbvia de que parecem simplesmente pedaços de pano sendo puxados por um fio. O caminho percorrido pelas duas figuras é rigorosamente o mesmo. Parecem nem mesmo ter contato direto com o solo. E têm um revelador movimento pendular.

Mas essa impressão pode soar familiar – é exatamente minha suspeita inicial no vídeo de Quives. Seria esta aparência de fraude apenas outra pista falsa? Teria o vídeo sido criado digitalmente? Poderiam ser apenas enganos, e haveria uma explicação prosaica para as aparentes criaturas? Ou os vídeos poderiam ser mesmo reais e um registro histórico de bizarras criaturas-palito?

Duvido muito, mas então, sou um tanto cético. Certamente espero que o vídeo de Fresno seja divulgado e analisado abertamente. Camacho menciona o pesquisador americano Bruce Maccabee em certo ponto. Apesar de já fazer mais de um ano que tem o vídeo em mãos – e não tê-lo partilhado abertamente, ao invés, promovendo-o em palestras próprias.

Seja como for, espero que esta curta olhada no que alguns ufólogos já encaram como uma “invasão de aliens-palito” mostre que, por certo, não são uma invasão. Os vários vídeos não se devem ao mesmo fenômeno ou causa.

Um era apenas um fino caule, outro apenas sujeira no pára-brisa. Já ainda outro é, tudo indica, parte de um arbusto filmado por uma câmera de celular em movimento. E o último pode ser apenas uma fraude, pendente de melhor análise.

Agrupar a todos pode parecer natural ou mesmo razoável, mas como amantes do paranormal devem saber, as aparências enganam. Não há uma invasão de aliens-palito, apenas uma série de diferentes efeitos produzindo imagens de qualidade questionável que têm uma vaga semelhança. Apenas um deles não possui uma explicação razoável disponível, porque não por coincidência também não foi analisado apropriadamente por ninguém.

– – –

ATUALIZAÇÃO: Alguns leitores estão tendo dificuldades para entender a sugestão de paralaxe no vídeo de Quives, então criei este diagrama para ilustrar o cenário:

3dquives

Note como o arbusto, e um ramo mais alto e destacado que é interpretado como o “ET”, estão próximos do câmera. Agora, para compreender como a paralaxe pode criar movimento aparente, faça o seguinte:

Estenda os dedos indicadores das duas mãos de forma vertical à sua frente, feche um dos olhos e movimente os dedos de forma que um dedo indicador fique exatamente à frente de outro, cobrindo-o. Agora, movimente a sua cabeça para a esquerda. Você notará que o dedo mais próximo de você parecerá se movimentar para a direita.

É o que ocorre no vídeo de Quives, enquanto o cinegrafista se movimente para a esquerda e o arbusto próximo parece se movimentar na direção contrária. Com a diferença de que, ao mesmo tempo em que se movimenta para a esquerda, o cinegrafista também muda a direção em que aponta sua câmera, enquadrando justamente o arbusto.

O vídeo curto abaixo também é um exemplo de paralaxe (“se as montanhas não vêm a Maomé, Maomé correrá e as fará se mover por paralaxe”):

Tags: , , , , , ,

40 Responses to Ataque dos Extraterrestres-Palito

  1. Claudio disse:

    Os filmes apresentados dos chamados ” extraterrestres-palito ” nos mostra como o regime deve ser algo rigoroso nos espaços siderais… Brincadeiras a parte, se dependermos dessas imagens para provar a ação rotineira de extraterrestres em nosso meio, estaremos fritos! A filmagem do zoológico chega a ser ridícula! A filmagem mais curiosa realmente foi a realizada em Fresno, Califórnia. Mostra alguma coisa em movimento ou caminhando, aparentemente… A qualidade é fraca e na minha opinião merece análise mais rigorosa até para mostrar algum truque engenhoso. Se for um extraterrestre, ficaremos todos espantados com a imensa riqueza biológica presente em outros mundos e que adoram visitar o nosso planeta tão cansado de guerras…

  2. Carlos disse:

    Gostei da seriedade do sujeito que apresenta os vídeos dos ETs palitos, principalmente na hora que ele diz que não sabe o que são, extraterrestres ou elfos!

  3. Renato disse:

    Cara um dia eu queria que realmente isso fosse verdade ai o mundo ia ser legal.

  4. Philipe disse:

    Imagino que um galho seco pendurado por um fio de teia de aranha (algo muito comum por aqui) possa provocar o mesmo efeito.

  5. André disse:

    Independente do vídeo ser falso ou não.

    Abram os olhos, eles estão aqui.

  6. KM, tenta entrar em contato com a MUFON, porque parece que eles têm uma cópia do filme original de Fresno e estariam analisando.

    Aliás, seria bastante interessante se duas fontes separadas e sérias (no caso você e a MUFON) fizessem análises e, ao final, as comparassem.

  7. JPA disse:

    O alien de Fresno provavelmente são panos brancos sendo puxados por uma linha. A rota dele é completamente reta, como se tivesse deslizando por um varal. Ridículo.

  8. Edmilson Souza disse:

    É óbvio que eles já estão aqui entre nós, e devem estar gargalhando da nossa idiotice como espécie racional…
    Eu estou…

  9. Bob Alicesson disse:

    Realmente parece que o et de fresno nem chega a tocar no chão. Acho que a intensão do “movimento pendular” era dar a impressão dele estar andando.

  10. Bob Coldman disse:

    Acho que o vídeo do homem de Quives é falso, mas a explicação com PARALAXES não se aplica a ele. Quer dizer: ele não se move DE ACORDO com a camera. Ela treme pra cima e pra baixo, o bicho não tem o mesmo efeito. Ele continua se movimentando pro mesmo lado que se movimentava.
    Ou só eu que fui estúpido o suficiente pra ver isso?!
    Me corrijam se tiver errado.

    PS: Não caralho, não acho que é um ET. Só acho que a paralaxe não se encaixa na explicação pra esse vídeo.

  11. Jairo disse:

    Os ets que estão nos visitando devem ser os mais idiotas da galáxia, pois conseguem viajar pelo espaço interestelar e ao chegar não conseguem fazer contado com ninguém, exceto com máquinas fotográficas com defeito. Ou eles estão se comunicando com as árvores pensando que são elas os seres inteligentes do planeta.

    Ô gente burra!

  12. Nasda disse:

    O primeiro video a primeira coisa ha aparecer é alguem embaixo de um pano segurando algo para ficar mais alto, o segundo é alguem embaixo de um pano com pernas de pau

  13. Jairo: de onde você tirou a idéia estúpida de que alguma civilização inteligente iria QUERER nos contatar?!

    Pra que nos contatariam? Que vantagem eles teriam? Aliás, só se fossem completamente decerebrados para contatar uma civilização que vive em guerra.

  14. sartori disse:

    me pareçeu uma cobra tentando subir o barranco, apenas isso, as chamadas “papapinto” conseguem ficar com grande parte do corpo de pé.

  15. Sam disse:

    Análise muuuuiiiito amadora, fraca demais, mais confunde do que explica., na verdade não explica nada

  16. Rodrigo disse:

    Acho que seja apenas uma espécie desconhecida que a biologia tem que estudar.

  17. Nasda disse:

    Não é uma cobra, é so um dos galhos do arbusto que aparece logo a frente do cinegrafista

  18. Nasda: sobre o primeiro vídeo, o problema é que aquelas “coisas” tem apenas cerca de 1 metro de altura. A árvore é pequena e fina. (Foi mostrado em um vídeo numa reunião da MUFON – não sei se é o mesmo que está na postagem)…

  19. marcelo disse:

    Tentar fazer com que acreditemos que há um galho à frente do cara no vídeo do “homem de Quives” é chamar todos de cego. A figura claramente está atrás do homem e o suposto “abursto” a sua frente só existe na imaginação de quem propós tal explicação.

  20. Marcelo: Qual a sua opinião então?

    Dizer que está errado é fácil. Quero ver apontar o erro.

    Detalhe: também não acho que a explicação esteja correta, mas venho debatendo sobre isso com o KM, ao contrário de você que “bate e corre”.

  21. marcelo disse:

    Sou obrigado a ter opinião por qual motivo?

    Só sei que a explicação é bem tosca e ele tenta se apoiar em outros vídeos para tentar induzir os bobos a ver algo que não existe.

    O fato é não há galho(ou outra coisa à frente do cara do vídeo) nenhum. O problema dos céticos é que não aceitam o fato de que há milhares e milhares de coisas que não podem ser explicadas, mas é duro aceitarem isso pois para os materialistas só existe a matéria e o que podem medir. Deveriam ter a humildade de saber que o que o ser humano sabe é quase nada em comparação a imensidão do Universo, logo ele deveria ter a humildade de dizer “não sei o que é” e não usar uma explicação tão boba, ninguém aqui é criança.

  22. marcelo disse:

    Pode ser que a filmagem seja relamente muito tosca e produziu esse efeito.

  23. Marcelo: ah… Entendi. Você É crente. Só podia.

  24. Bob Alicesson disse:

    Acho que compensa, fazer como o autor do texto: rever o video várias vezes. Logo da primeira vez que eu vi o video, eu pensei que era uma folha de um galho que estava acima do camera-man. Mas depois de rever o video, vi que tem um arbusto do lado direito, e agora realmente me parece que é dali a impressão do tal “e.t.” se forma.

  25. santana disse:

    São apenas aqueles insetos que parecem com galhos de árvores, os chamados bichos-pau, só que gigantes. . .

  26. mauricio disse:

    É um bicho-pau gigante. . .

  27. silva disse:

    Também acho que poderia ser um bicho-pau gigante, já que existem vários animais gigantes, porque não esse inseto gigante? Vi umas fotos no google e se parecem muito com o suposto et, é uma outra linha de pensamento, pelo menos os bichos-pau existem mesmo. . .

  28. gabriel torquato disse:

    Como todo vídeo de Ets, a imagem é péssima…

  29. O importante mesmo é saber q existem coisas q ainda não conhecemos e ficar discutindo quem esta certo ou quem está errado ou até mesmo quem se esconde ou quem aparece ñ é o mais sábio precisamos mesmo deixar o ceticismo de lado levando em conta que há muitas pessoas q adoram aparecer usando videos e imagem.Na minha concepção devemos ter um olhar especial e buscarmos copreender q existem outros planos e outros mundos isso é incontestavél ñ estamos sós nem estamos num plano único,devemos aprender uns com outros e temos q dar créditos a algumas coisas q presenciemos.è futil acharmos q tudo e apenas formado da matéria que conhecemos e do mundo q somos.

  30. […] um mês publicamos dois vídeos do que pareciam “extraterrestres-palito”, um dos quais tomado em Santa Rosa de Quives, no Peru. Explicamos o chamado “Homem de Quives” […]

  31. GABRIEL disse:

    EU ACHO QUE OS EXTRATERESTRE EXISTEM MAS METADE DA POPULACÃO NÃO ACREDITA

  32. Claudinei disse:

    Deixe todo mundo de dar atençao para extra terrestres que eles dao as caras rapidinho,vai ver eles gostam de se sentirem o centro das atençoes,mas se nao aparecerem deixemos de dar atençao para os ufologos,eles mudam de ocupaçao rapidinho.

  33. Estou oferecendo o link de acesso à primeira versão do meu E-book em PDF “Lampejos de Reflexões Mitológicas”.
    Que têm 330 páginas, 350 imagens belíssimas e pode ser lido grátis via Internet.
    Faça o Download Now através do
    http://ateus.net/ebooks/
    E-books: acervo Geral Lisandro Hubris

    Em 2010 vou publicar a 2 versão que terá 800 imagens, será 50% mais interessante e se chamará “A Bíblia Desmascarada”…
    O meu PDF (que poderá ser consultadas na íntegra e em formato digital), servirá como fonte de consulta e para a garimpagem de dados que provarão que:
    A Torah não foi traduzida em 72 dias, por 72 sábios.
    O ufanista Josué não teria detido o Sol.
    A “Trindade cristã” não existe.
    Nero não teria torturado os cristãos no Coliseu.
    No Inicio os vegetais não produziam frutas!
    A expulsão dos hiksos virou o Êxodo bíblico.
    A “Virgem Maria” foi plagiada de SEMÍRAMIS.
    O “Sinal da Cruz” teve origem na Babilônia
    Jesus foi um bastardo e não o prometido Messias.
    O “recenseamento cristão” é um engodo
    A Páscoa cristã plagiou a lenda da Deusa Ostera
    As muralhas de Jericó foram construídas e derrubadas milhares de anos depois…
    Até porque, hoje em dia, com o simples esforço de ler o e-book do Lisandro Hubris, em minutos é possível reformulará dezenas de mentiras que há milhares de anos vem parasitando a mente dos místicos.

    http://ateus.net/ebooks/
    Lisandro Hubris

  34. Pâmela disse:

    Viram só,o “Fantasma”
    ele anda reto, não toca no chão e tem uma sombra como que humana, deve alguém sacaneando com a nossa cara.Mas aconteceu algo parecido comigo á noite, eu estava dormindo mas como eu sofro de insonia acordei de madrugada e vi um objeto branco andando com forma de vestido de uma criança.Não estava dormindo não me belisquei e era sério de verdade e depois sumiu.

  35. debora lidiane disse:

    queria qe um ete aparecesse na minha frente pra mim ver como eles são”
    queria saber se eles existem mesmo!”
    ou se é mentiras do povo)

  36. spctra disse:

    na verdade se eu et. aparecese na sua frente vc ainda nao saberia como eu sou sao muitos,pois existem muitos extraterestre diferente.pois pra eles nois somos mais um diferente.mais eles so nois deixa viver pois somos a criaçao deles.nao passamos de cobais.entrao antes de agradecer a deus..lembre-se q sao eles q nois criarao.ok..flws.ai seus.ultrapassados..

  37. joão paulo disse:

    Que efeito de paralaxe é esse que se move ,
    totalmente sobre toda a cena e esta atrás
    do homen e me pareceu que ja estava ali ,
    muito estranho mesmo e não me venha com ,
    coversa fiada pois todos estão vendo basta vê no que cre vale apena estudar mais afundo esse video que em todo caso é muito
    intressante……………………………..

  38. juan garcia disse:

    por que a nasa nao amostra logos os ets que estao aparecendo pelo mundo entairo fica so escondendo do publicopara n assustar eles tem e q amostra mesmo

  39. Jhol disse:

    Eu discordo com o paralaxe, neste video eu discordo, sou analista de video e não acredito em et, mais não sei o que é aquele ser na foto…

    Só sei que ele tem pernas e as pernas dele se movem igual as nossas pernas quando estamos caminhando, resumindo só me faltava vcs falarem agora que com o paralaxe o arbusto ia fazer movimentos que nem se tivesse com as pernas em movimento (caminhando) e não se movendo..

    Assistam o video de novo e vejam a perna do ser ou animal ou o que seja se movendo

  40. Borba disse:

    Os comentários dos ufólotras são a parte mais divertida do site do Mori. Ou eles não conseguem compreender o sentido do texto ou não conseguem entender noções básicas de ótica, tal como paralaxe, por exemplo. Tem um que acredita até ver pernas no “ET” de Quives.
    Tudo que eles têm para “provar” seu ponto de vista são vídeos tremeliquentos e de péssima qualidade. Imagens em HD nem pensar, né?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *