MENU

E-farsas entrevista Ubirajara Rodrigues, autor da “Desconstrução de um...

Invasão Viral Confirmada: OVNIs de Galícia vieram do Terra

3 de outubro de 2009 Comments (21) Views: 6456 Ufologia

Invasão Viral: OVNI aterroriza pesqueiro em Galícia, Espanha

“Um pescador galego decidiu tornar público o que, segundo ele, viveu e experimentou quando estava em seu barco. Aparecem alguns aviões militares perseguindo um aparente "objeto estranho" que mergulha no mar, e um helicóptero de procedência desconhecida que sobrevoa o barco dos pescadores e ordena que abandonem o lugar onde estão. ‘Deixem a área imediatamente, entrem em contato com o porto. Lá receberão instruções …’ são as palavras para o barco pesqueiro”. [Fonte: Terra Espanha: “El terror de un pescador gallego ante un ‘objeto extraño’”, tradução: Arquivos do Insólito]

E isso não é tudo! Como a seção “Mundo insólito” do Terra Noticias Espanha nos atualiza, foi “Descoberto um ‘objeto estranho’ em Asturias após o caso do OVNI em Galícia”, em imagens surpreendentes registrando como quatro homens com trajes especiais removem uma cápsula metálica e a colocam em sua picape preta. Clique na imagem para o vídeo:

galicia_asturia_ufo

Também há um vídeo gravado por outro transeunte:

Mas isso não é tudo! Terra Noticias Espanha ainda nos revela ainda outra vídeo estupendo da cápsula não-identificada sendo transportada por um helicóptero negro:

black_heli

E não é tudo! Dias antes da divulgação dos vídeos, notícias já falavam de avistamentos de “estranhas luzes” na Galícia, e em 16 de setembro um vídeo capturando o que aparenta ser um objeto voador metálico que dispara em alta velocidade já circulava.

E… provavelmente não é tudo! Mais acontecimentos mirabolantes ainda devem ser divulgados em breve, apostamos. Aparte a excitação e sensacionalismo, mesmo Terra Noticias, que já se orgulha de ter divulgado o vídeo a centenas de milhares de internautas, nota que:

“O vídeo chegou em forma de mensagem do autor à redação de Terra Noticias”.

Isto é, é um vídeo anônimo. Não apenas isto, em nenhum dos vídeos pode-se identificar qualquer pessoa ou veículo, já que mesmo códigos do barco pesqueiro foram censurados. Terra Noticias mesmo compara o vídeo aos filmes pseudo-documentais “Rec” e “Bruxa de Blair”.

Vale lembrar a regra de outro da análise de vídeos e fotografias: se a fonte é anônima, o vídeo não possui valor. É uma regra antiga e elementar, mas hoje mais do que nunca, após os OVNIs do Haiti, da Ponte de Giulio na Itália e tantos mais, deve estar claro que mesmo as mais impressionantes imagens podem ser forjadas, por vezes sem grande custo ou esforço. É apenas a investigação da fonte e outras testemunhas em conjunto com o registro físico que pode permitir chegar a alguma conclusão. Sem nenhuma fonte, sem nenhuma testemunha independente, um vídeo na Internet é apenas um vídeo na Internet.

E então vale notar como é peculiar a idéia de que quatro sujeitos nada discretos em trajes brancos transportem uma cápsula presumivelmente secreta em uma picape preta comum, utilizando apenas uma lona preta convenientemente do tamanho adequado.

Tudo sugere uma ação de marketing viral. O vídeo do transporte da cápsula pelo helicóptero negro pode ter sido criado quase que inteiramente em computador, sobrepondo o helicóptero e a cápsula virtuais sobre uma paisagem real filmada, adicionando ainda tremores de câmera simulados. Já as imagens da remoção da cápsula na praia indicam que os vídeos não são amadores e contam com uma produção envolvendo várias pessoas, que no entanto talvez não pudessem alugar um caminhão ou guindaste pretos com seu orçamento de publicidade.

Finalmente, no vídeo original do pesqueiro, todo o conjunto é uma montagem de diversas fontes. O helicóptero e seu efeito na água podem ser tanto reais, filmados no local, o que envolveria custos consideráveis; como filmados em outro local e combinados à filmagem. Ou podem ser completamente digitais. O “OVNI” e suas peripécias, incluindo a divisão em múltiplas partes e o mergulho na água, é muito provavelmente digital. A explosão na água que poderia ser produzida com cargas aquáticas, mas pode ser criada hoje em dia em computador com resultados tão bons como os vistos.

Muita especulação de nossa parte, bem verdade, mas basta lembrar que o especialista em efeitos gráficos David Nicolas, criador dos OVNIs do Haiti, chegou a criar o vídeo de um OVNI adentrando as águas do Rio de Janeiro para o quadro Detetive Virtual do Fantástico:

Tudo digital. Curiosamente, Nicolas também incluiu um helicóptero em seu vídeo. Estaria ele envolvido nesta série de vídeos de marketing viral na Espanha? No mínimo parece ter sido certa inspiração.

A Espanha é palco para ações de marketing viral inusitadas, indo de agriglifos para promover bebidas ao famoso “Gollum” que de forma bizarra vendia uma grife de roupas.

O único detalhe discrepante aqui até agora são os relatos, com testemunhas não-anônimas, a respeito de luzes vistas ao meio-dia em 25 de setembro, como noticiado em La Voz de Galicia. Poderia ser apenas uma coincidência – isto é, avistamentos não-relacionados de objetos não-identificados –, ou poderia ser mais uma ação da campanha de publicidade viral, indo além de todas as outras, chegando a criar OVNIs falsos nos céus? Considerando que o vídeo da retirada da cápsula na praia mostra que não é uma campanha com certos recursos, ainda que se limite a uma picape preta e trajes brancos, ficamos no aguardo de que os publicitários finalmente revelem o que estão vendendo, e como criaram todos os vídeos.

Seja como for, lembre-se da regra número 1: se o vídeo vem de fonte anônima, é apenas entretenimento.

Mais novidades serão adicionadas a esta nota assim que surgirem. Afinal, podemos estar errados e a invasão marciana já começou.

[ATUALIZAÇÃO 4 outubro, 2009]

Como previsto, outro vídeo “bom demais para ser verdadeiro” surge vindo supostamente da mesma região na Espanha:

Aqui também, nenhuma testemunha pode ser identificada. Visitantes do sítio Terra Espanha especulam que a campanha viral promova o filme “Planet 51”, que deve ser lançado no dia 20 de novembro e é produzido pelo estúdio de animação espanhol Ilion.

Parece uma boa sugestão, embora o enredo do filme fale de um astronauta terráqueo que acaba em um planeta alienígena, e não o contrário. Como notamos, campanhas virais não raro não fazem muito sentido, e estes vídeos podem estar relacionados a um produto ou produção completamente diferente – e inesperado. Seja como for, está tendo sucesso em gerar interesse.

Esperamos mais vídeos, e a revelação do que vendem, em breve. Atualizações serão adicionadas a esta nota.

Tags: , , , , , , , , ,

21 Responses to Invasão Viral: OVNI aterroriza pesqueiro em Galícia, Espanha

  1. alemao disse:

    só pode ser entretenimento mesmo, tanto q no video q o homem corre com a camera pela praia, da para notar q ja tem marcas de pés na areia justamente no caminho q ele faze as marcas param bem onde ele para…

  2. Rodrigo disse:

    Olhem a curva q os aviões fazem!!!! nenhum piloto aguentaria o tamanho da Força G!!! e meio q ta na cara q é meio efeito de computador!!! Força aerea espanhola nao tem caças f-18 e sim F-16, e agora subistituidos por Eurofighters Tranche 2… pra mim, nao passa de BALELA mal feita

  3. […] já havíamos indicado, a séries de vídeos “bons demais para serem verdade”, de fonte anônima, foram confirmados […]

  4. Fraga disse:

    Excelente texto.

    Porém, esqueceram de comentar que da mesma forma que a nossa tecnologia avança disponibilizando cada vez mais cameras digitais para filmar a qualquer momento, também surgem novas tecnologias digitais que propiciam novas formas de se manter um suposto “acobertamento estratégico”. Podendo, desta forma, atribuir tudo a estes softwares aparentemente capazes de recriar qualquer coisa.

  5. LBacelar disse:

    Rodrigo,

    Quem possui caças F16 é portugal, a espanha utiliza sim os F/A-18 C Hornet

  6. Gustavo disse:

    Quantos anos de pilotagem de militar vcs tem?!.. nosso colega Rodrigo…, seja realista… vc já pilotou algum caça, para dizer se o piloto aguentaria ou nao… a força.. G!!!….rsrsrs.. Pára com isso..!!

  7. Binario disse:

    Perdeu o sentido!

    Toda essa sofisticação em vídeo aliada ao poder computacional agora é uma arma poderosa de ludibriar, não apenas o inocente crente do “absurdo”, mas qualquer um que queira desacreditar possibilidades.

    Chegou a um tal ponto que, se uma nave (possivelmente plausível, embora improvável) aparecer no céu de algum lugar distante – talvez uma sonda extraterrestre, assim como as nossas Voyages e Veneras – por horas e ir embora, os vídeos que relatarem serão taxados como virais promocionais ou golpe sofisticado de algum lunático.

    Pode ate servir com contra-informação, tipo, banalizar para desacreditar.

  8. Jaime M disse:

    Olá pessoal!
    Tem tecnologias que hoje estão por ai, que vem de onde?
    As coisas estão avançadas d+, a gente não tem como acompanhar a evolução tecnologicas.
    Tecnologia vinda de outros planetas, os governantes tem um acordo internacional que não podem comentar sobre ovnis.
    A população não estão preparada para saber que eles existem.
    Só que hoje temos filmadoras por todas as partes.
    Aqui só gostária muito de deixar uma opinião de quem nunca viu nada:
    Quem já viu Deus? Ele existe não é? Porque não pode acreditar que vidas em outros planetas.
    Abraços!!!

  9. rosangela de noronha disse:

    é isso ai Jaime M, faço minha as suas palavras, quem parar por um momento sem crendices e olhar a sua volta , ver o que existe… a agua o solo, as arvores, olhar seu corpo os detalhes de seu corpo… depois “ver” a terra girando lentamente com tudo isso que existe, com nós no universo silensioso… e nesse mistério da existencia material, voce não pode duvidar de coisas novas, de que um criador possa fazer o mesmo em outro lugar, mesmo que seje uma “matéria diferente da que ELE usou aqui na terra. Se eu pensar como um Deus eu pensaria; “Porque criar ´só um pequenino planeta?…. ESTOU anciosa para 2012, quem sabe iremos ver uma NOVA TERRA…nascer … novamente…

  10. joão batista disse:

    Com certeza rosangela,seria muita ignorancia nossa pensar que só existe vida em nosso planeta,se vivemos em uma vialácxia, quantas vidas existem em nosso UNIVERSO.

  11. 2pi disse:

    Caro Jaime, vc faz uma pergunta: Quem já viu Deus? E a responde com uma tremenda lógica fazendo outra pergunta: Ele existe não é? Impressionante, mesmo sem vc ter percebido foi brilhante.
    Desculpem, é apenas uma opinião de quem nunca viu nada, hehehe.

  12. 2pi disse:

    Cara Rosangela, vc diz em parar por um momento sem crendices e bla bla bla e depois diz q um criador possa fazer o mesmo em outro lugar, perai, vc não disse sem crendices, então q estoria é essa de criador?, e tem mais se a agua, o solo, as arvores etc provam alguma coisa, os gibis provam a existencia do batmam, vou pegar leve com vc pq dá até dó, o dia o azar…

  13. EU disse:

    NÃO SE PREOCUPEM TUDO TEM O SEU MOMENTO CERTO , QUANDO ELE CHEGAR TUDO SERÁ REVELADO .

  14. GOSTEI MUITO ! MUITO VÁLIDO !!!

    Sim, falar do Território da Galícia. Já passei por lá certa vez.
    Fica no topo de portugal, bem depois do Porto.
    Um luga tão pouco falado, que deviam doar aquelas terras para os Portugueses.
    O Difícil é que o idioma quase deixa de ser Espanhol, ouçam o ‘quase português” Qué se pássa ki!? Ó Gajo!!.

    Bom, esses vídeos “reais de mais”, apenas mostram que quando a coisa de fato acontecer, já estaremos acostumados.

  15. […] já havíamos lembrado há poucos meses da regra de ouro da análise de vídeos e fotografias: se a fonte é anônima, o […]

  16. Tiago Monteiro disse:

    é muito dificil acreditar naquilo que não se viu, agora se vc vê um disco voador de verdade feito eu, vc pode acreditar ou não.

  17. Tiago Monteiro disse:

    pessoal analisando melhor o video de cima podemos ver que não são apenas dois ovinis e sim 5, um parado que mergulha, um passa a frente e mais três quase imperceptivel que dão a volta, sim é possivel de fazer isso em computador como tbm pode ser real, vc acredita? só depois de ver um de verdade.

  18. Felipe disse:

    o primeiro vídeo é muito perfeito , deve ter sido feito em hollywood, notem que quando o ovni entra na agua forma uma onda grande, e segundos depois quando a camera volta a filmar a agua, no fundo do vídeo da pra ver a onda se desfazendo ainda,é muito perfeito para aquele tipo de gravação, é um detalhe muito pequeno que passa batido , eu só vi depois de assistir um monte de vezes

  19. jorge luiz cousseau disse:

    gente ; uma gota de agua normal e formada +ou- por um palmo de distancia da umidade no ar acima do mar que possui seu peso propio , a velocidade gerada pelo o tal de ovni mais o espaço que usa para sumir de vista faria um risco no ar 5 veses ou mais do seu propio tamanho pelo impacto contra este obstaculo que realmente existe , sem falar no estrondo no seu deslocamento do ar. dou uma sugestao vao fazer filme de ficçao pelo menos fica mais real.

  20. Adriano disse:

    Gostaria que o CA analisasse esse video (ou parecidos) http://www.youtube.com/watch?v=X-RPWhigpQg

  21. thiagosats disse:

    pow todos os videos removidos…

    como veremos agora???
    poste o nome dos videos para procurarmos pelo menos… abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *