MENU
637885_59601736.jpg

OVNIs e a Aeronáutica: O que não querem que...

1278520396_103803056_3POWERBALANCEWRISTBANDCebuCity.jpg

“Pulseiras do equilíbrio”, Power Balance, não funcionam

17 de agosto de 2010 Comments (59) Views: 9946 Destaques, Ufologia

Fotógrafo de Trindade admite truque em entrevista

barauna_truquebau

Logo no início do programa deste domingo (15), o Fantástico exibiu uma revelação bombástica sobre o OVNI da Ilha de Trindade (clique para conferir o vídeo), um dos casos clássicos e mais festejados na ufologia mundial. Uma amiga da família do autor das famosas imagens, Almiro Baraúna, contou ao programa que:

“ouviu da boca do próprio fotógrafo: ele forjou as imagens, foi uma montagem. ‘Ele pegou duas colheres, juntou, e improvisou uma nave espacial e usou de pano de fundo a geladeira da casa dele. Ele fotografou na porta da geladeira um objeto com a iluminação perfeita porque ele calculou tudo e não era bobo. Ele ria muito’, diz Emília Bittencourt. O acervo de Baraúna está com uma sobrinha dele, que não quis gravar entrevista, mas confirma a fraude”.

Desde o ano de 2003 viemos divulgando elementos apontando que as fotografias teriam sido trucadas, indo da inversão das imagens do objeto até a incongruência nas nuvens vistas ao fundo. E nos anos seguintes, acumulamos uma série de outras evidências, que ainda serão apresentadas em um dossiê completo sobre o caso.

Ainda assim, o detalhe revelado pelo Fantástico de que o modelo usado na trucagem seria composto por duas colheres nos pegou de surpresa – como pegou a todos. Apenas com base nas imagens era praticamente impossível estabelecer com segurança exatamente qual imagem original teria sido usada na montagem. Poderia ser uma colher, poderiam ser fichas da frota carioca, poderia ser um sem número de objetos.

O depoimento de Bittencourt vem agora fornecer uma peça que pode ser decisiva para a análise e elucidação completa do caso.

 

Negativa?

No que bem pode ser outra reviravolta, a sobrinha de Almiro Baraúna, através de José Américo Medeiros, nega que tenha confirmado a fraude ao programa global. Enquanto vozes se levantam acusando o programa de ter simplesmente inventado a declaração, é preciso tomar estes depoimentos – confirmando ou negando a fraude – com cautela.

O chefe de redação do Fantástico e editor da matéria em questão, Luiz Petry, reafirma o que foi veiculado: a sobrinha não quis gravar entrevista, mas confirmou a fraude aos profissionais da Globo.

O que sabemos sem sombra de dúvida por ora é que Emília Bittencourt afirmou, muito claramente, ter ouvido do próprio Baraúna como foi feita a fraude. Bittencourt pode ter mais a dizer, e se diz a verdade, pode haver ainda outras testemunhas que possam ter ouvido o fotógrafo admitir a montagem, membros de sua família ou amigos íntimos.

Porque o que também sabemos ao certo é que Almiro Baraúna já admitiu ter trucado, forjado, uma série de fotografias ao enganar um jornal.

 

baraunatreasurehoax02“Vendi uma reportagem trucada”

Foi um sucesso espetacular – e era truque”, comenta com um sorriso Almiro Baraúna em entrevista no ano de 1997 a Marco Antônio Petit, que vende a entrevista como um DVD. Ele se refere a uma série de quatro reportagens sobre a suposta descoberta de um tesouro completo com baú e caveira.

“Nós fizemos isso de acordo com o Ubiratan Fernandes do Cruzeiro, Dalécio Vanderlei e mais um outro. Eles estavam contando no Cruzeiro que Calazans Fernandes [da Tribuna da Imprensa] era um sujeito muito vivo, ninguém enganava ele”, relembra.

“Eu vou enganar. Vou fazer um truque e vou vender para ele. Fiz o truque e ele comprou”, diz Baraúna, não contendo novamente a risada. “Ele ficou com uma mágoa louca de mim”.

Depois de contar como Calazans, na ocasião das fotos de Trindade em 1958, tentou então desmascará-lo na Tribuna revelando o truque anterior, Almiro Baraúna reafirma que “de fato foi um truque”. Só ressalta ao final, como “não tinha nada a ver uma coisa com a outra”.

Você confere o trecho do depoimento em vídeo, extraído da entrevista de Petit, logo abaixo.

 

Tesouro, baú e caveira

Graças ao trabalho do historiador Rodolpho Gauthier, você confere aqui três das fotografias forjadas por Baraúna na reportagem do tesouro no Espírito Santo – que mostram em verdade uma caveira obtida emprestada da Faculdade Fluminense de Medicina e um baú velho, mas nada relacionado com navios, dispostas no Saco de São Francisco em Niterói, como confirmou o Jornal do Brasil à época das fotos de Trindade. O próprio fotógrafo aparece em uma delas.

Por uma outra coincidência fabulosa – não bastasse Baraúna ter ensinado anos antes de Trindade como forjar fotos de discos voadores – as trucagens do tesouro envolviam a Ilha dos Franceses, no Espírito Santo. A Ilha de Trindade também pertence ao mesmo estado. Outra coincidência é que foi à mesma turma dos Diários Associados, do Cruzeiro, a quem Baraúna logo vendeu suas fotos da Ilha de Trindade. Mas a relação entre a trucagem admitida do tesouro e as fotos do disco voador não param aqui.

Porque quando a trucagem veio novamente à tona, Baraúna declarou ao mesmo Jornal do Brasil: “Imagine só, até aquela história do tesouro que fotografei no Espírito Santo querem dizer que é chantagem”. Note que ainda mantém a história de que o tesouro teria sido fotografado no Espírito Santo, o que não é verdade.

Em 1997 Almiro Baraúna, rindo muito, finalmente conta como enganou ao jornal, e recebeu pelas fotos que foram “de fato um truque”. O truque de que falava, e o truque a que nos referimos no título deste texto, é o do tesouro enterrado e não o de Trindade, mas o leitor poderá julgar se “uma coisa nada tem a ver com a outra”.

barauna_truquebau

– – –

[Com excerto do DVD “Caso Trindade” de Marco Antônio Petit, e a colaboração do historiador Rodolpho Gauthier]

Tags: , , ,

59 Responses to Fotógrafo de Trindade admite truque em entrevista

  1. Joao disse:

    essa revista o cruzeiro sempre foi uma palhaçada!
    foram eles que fizeram aquela notícia sobre a suposta sucuri de 40 metros na amazonia!

  2. Denis disse:

    Olá,

    A maneira como ele falsificou foi extremamente simples, inclusive é engraçado reler o seu artigo com toda aquelas análise, e ver até aonde a mente humana vai.

    Agora, esse jornalista deve ter dado gargalhadas por anos. Pena que isso vai contra a verdade e sustenta o imaginário de pessoas.

  3. Carla Constantina disse:

    Tem gente aí que quer acreditar que mesmo estas sendo fraudes, ainda há a possibilidade de algo real existir.
    Ou seja, provar que existem fraudes não prova que todas são fraudes. Então o crente acredita que o que não é fraude, é real.
    Sensacional!

  4. Claudio Beltrame disse:

    Será que alguém aqui está querendo sugerir que as fotos de Trindade também são truques? Ou eu estou errado?

  5. Claudio Beltrame disse:

    Desculpe, mas gostaria de acrescentar após meu comentário irônico que, MEU DEUS!, a pessoa que escreveu este post está completa e absolutamente errada! Baraúna em nenhum momento afirma que as fotos de Trindade são truques no vídeo! Realmente estão forçando a barra, falando em português claro! E mais uma vez nunca é demais dizer que as fotos são genuínas e um dos documentos mais importantes da história da UFOLOGIA! Abraços!

    • Marcelo Paes disse:

      Escrever ufologia em letra maiúscula não a torna mais importante do que de fato é. Importância zero, já que nenhuma pessoa que “estuda” ovnis é capaz de provar nada, mesmo depois de décadas correndo atrás do próprio rabo.

      Me comprove, de verdade, com embasamento, uma única aparição de discos voadores, et’s ou coisa que o valha, e eu passo a espalhar a boa mensagem da ufologia para todos que eu conheço.

      Até lá, procure ver menos TV.

  6. Fabio disse:

    Foi meu comentário suprimido novamente?

  7. Eduardo disse:

    Realmente isso eu concordo, estão querendo provar que isso é uma fraude só para boicotar a ufologia.

  8. Bruno disse:

    “Ele pegou duas colheres de cozinha, juntou e improvisou uma nave espacial e usou de pano de fundo a geladeira da casa dele. Ele fotografou na porta da geladeira o objeto com a iluminação perfeita. Ele ria muito sobre o assunto”, revelou a publicitária Emília Bittencourt.

    As fotos de Trindade passaram por análises severas em vários laboratórios do mundo, inclusive na KODAK que havia atestado não haver nenhum tipo de fraude nelas.
    Fonte: Centro de Ufologia Brasileiro

    Esse caso é veridico, e a foto do Disco nem parece ser duas colheres, ou vai dizer que parece??
    Se fosse fraúde o próprio Baraúna teria dito e se vangloriado por enganar tanta gente, ou ele pediu pra que quando morresse os familiares contassem a verdade?
    E também porque elas não falaram que era uma fraude antes? ou vai dizer que elas não sabiam que esse caso era famoso na Ufologia, esperaram o Fantastico fazer a reportagem por que?

  9. Marcel o Maravilhoso disse:

    Ovnis* não existem aceitem isso ou sejam eternamente enganados.

    *Objetos tripulados ou guiados de alguma forma por seres extra ou intraterrenos.

  10. Eudes disse:

    Um dia eu estava caçando com o meu pai há 30km da cidade de Imperatriz/MA, local conhecido como Fazenda Santa Maria, quando estavamos por baixo da mata tudo clareou, quando olhamos pro ceu vimos um objeto circular emitindo uma luz vermelha e as vezes alternava para mais clara, ele parava no ceu e mudava de direção,estava acima da copa das arvores, olhei uns 20 segundos, depois ele saiu lentmente e repentinamente desparou e sumiu no ceu. Nesta mesma noite outras pessoas viram o objeto, não sei se era nave espacial, mas era um objeto intrigante, nunca esqueci fiquei apavorado, emitia uma luz mto forte o único som que ouvi era tipo: chuuuu,e era constante e baixo. Se era da terra essa tecnologia nunca foi revelada, pois na velociade que ele saiu não existe jato no mundo que faça aquilo. Sei que mtos tentam explicar dentro da lógica mas há coisas que não da.

    • Ricardo disse:

      Eudes, vc poderia esclarecer quando foi que isso aconteceu? Pois em 1978, eu era criança e vi coisa semelhante em Pinheiral RJ. Não sei o que era, mas chamei minha família para ver e meu pai ficou chamando na casa dos vizinhos, e vários deles viram também. Lembro que o objeto era parecido com o q vc descreve, mudando as cores,e permaneceu no céu por uns 15 minutos, afastando-se lentamente. Quando estava bem longe, acelerou e sumiu rapidamente. meu irmão recentemente fez uma gravação, entrevistando as pessoas que viram, só para deixar registrado. Acho que poderia até ser um balão, mas se fosse não poderia alcançar aquela velocidade na hora de sumir.

      • Fábio Gomes disse:

        Então, esse tipo de coisa os mestres do “copy / paste” do Ceticismo aberto não correm atrás. Ao invés de ficarem querendo aparecer na internet, por que eles não fazem algo de útil e não pesquisam casos desses “in loco”? Para mim, é medo de encontrar alguma coisa mais concreta e terem que tirar a melancia do pescoço…

  11. Samurai disse:

    Claudio,

    Desculpe, mas quem está errado é voce.
    Leia de novo o post, voce não entendeu.
    A pessoa que escreveu o post mostra que o fotógrafo admitiu um truque em uma de suas reportagens, a do baú do tesouro. E afirma que a sobrinha do referido reporter ouviu da boca dele que a de Trindade foi farsa, mesmo esta ele não tendo admitido.

    Ou seja, comprovadamente temos um fotógrafo puco confiável, e que vive rindo da credulidade alheia.

  12. Romero disse:

    Gostei muito da reportagem do fantástico que demoliu não apenas este caso como outros igualmente famosos entre os “ufólogos”,a operação prato foi outro exemplo de fraude clamorosa…

  13. neo disse:

    informacao x desinformacao

    in case of doubt do not believe…

    mas os jornais da epoca…

    extract from the Brazilian Navy intelligence report:

    1. The Corvette Captain Carlos Alberto Ferreira Bacellar, Commander of the Trindade Island Oceanographic Post, was called to this High Command, on January 27, 1958, where his Report was presented. He informed the following: (…)
    V… The ship was preparing to depart and the crew was in the operation of taking aboard the boat used in the trips to the Island. The UAO alarm was given by members of the crew in the stern and bow of the ship;

    VI— On that same occasion, a professional photographer, civilian, who was on the deck, at the ship’s stern photographing the operation to take aboard the boat, was alerted and had the opportunity to take the four photographs enclosed …

    Capt. Jose Geraldo Brandao, Brazilian Navy High Command, Intelligence Department, March 03 1958

  14. neo disse:

    I was on the deck. My friend Amilar Vieira Filho suddenly called my attention to what he thought to be a ‘big seagull.’ I looked toward it and was unable to control my excitement, shouting: ‘Flying saucer!’ Mr. Barauna was 20 yards away with his Rolleiflex, watching the maneuvers [of the boat-raising]. He heard my shouts and came running—in time to take four pictures of the object. Other people were also alerted by my alarm: a sergeant, sailors, the ship’s dentist (Lieutenant Captain Homero Ribeiro), and other persons. They all sighted the object. The photographer Farias de Azevedo, who was more distant, didn’t come in time to get photos.
    (Rio de Janeiro DIARIO DA NOITE, 0 JORNAL, etc., February 22, 1958. trans Olavo Fontes)

  15. neo disse:

    a pagina do jornal da epoca 5 dias depois das fotos
    http://www.ufologie.net/press/correiodamanha21fev58.htm

  16. Junior Miranda disse:

    As fotos foram trucadas, sem a menor duvida. Prova disso é que podemos notar que em duas delas o objeto foi repetido, apenas invertendo-se sua posição.
    Havia pelo menos 3 dezenas de marinheiros no convés do navio na hora do suposto avistamento, mas só se conta com um ou dois depoimentos. A imprensa da época não se esforçou para encontrar mais testemunhas? Certamente que sim. Mas elas não existiam.
    Infelizmente Trindade é uma fraude.

  17. felipe disse:

    O evento de Trindade foi visto por varios militares, para quem confunde as fotos forjadas de outras ocasioes com as de Trindade que sao reais e comprovadas pela Kodak na epoca, ha documentos que comprovam. Mas as fotos sao irrelevantes comparadas aos relatos de oficiais e pracas da Marinha e inclusive um documento do presidente na epoca atestando o fato.
    Me intriga como basta uma pessoa que nao tem conhecimento profundo sobre o acontecimento faz uma declaracao simples e todos a adotam como verdadeira.
    Sim, Barauna forjou fotos, mas as de Trindade sao dadas como verdadeiras e testemunhadas por diversas pessoas.

  18. Claudio Beltrame disse:

    Bom Kentaro, acho que essa questão da sobrinha dele ter admitido que foi tudo uma farsa não está confirmada e precisa ser devidamente apurada, portanto para mim isso não representa muita coisa no momento atual. O fato de um repórter ter inventado uma reportagem não signifique que isso se repita novamente. Baraúna é corroborado por testemunhas que estavam no navio no momento do incidente e também observaram o UFO. Portanto não é apenas ele sozinho afirmando alguma coisa. Sem falar que as fotos foram reveladas no próprio navio com várias testemunhas também e as análises realizadas posteriormente confirmam que se trata de um OVNI. O fato, portanto, é dos mais significativos. É preciso, antes de emitir qualquer opinião, analisar todas as informações presentes nesse evento. O caso é considerado uma dos mais importantes por pesquisadores de todo o mundo, será que nenhum deles teria conseguido sequer suspeitar de que poderia ser um truque nesses anos todos? Será que apenas uma pessoa que se diz amiga da família dando uma declaração no programa ” Fantástico ” foi o suficiente para fazer desmoronar um dos casos mais significativos da UFOLOGIA? A sobrinha em questão desmentiu sua declaração de que teria confirmado a fraude, não é prova de que tudo foi um truque. Portanto, o caso ainda está ileso das análises céticas e espero que continue para sempre.

  19. Oremor disse:

    Romero disse: “Gostei muito da reportagem do fantástico que demoliu não apenas este caso como outros igualmente famosos entre os “ufólogos”,a operação prato foi outro exemplo de fraude clamorosa…”

    Romero, baseado em que você afirma que a Operação Prato é uma fraude? A força Aérea Brasileira (FAB) reconhece publicamente a existência de filmes, fotos e outros documentos produzidos por ela própria na tal Operação, assumindo que não sabe explicar do que se tratava o tal fenômeno chupa-chupa. Um Coronel da Força Aérea Brasileira veio a público 30 anos depois e se permitiu filmar para esclarecer detalhes da tal Operação e disse que avistou naves (será que um Coronel da FAB sabe a diferença entre uma nave e um balão?) e seres humanóides. Os documentos produzidos pela OP são oficiais (eu e você não temos que gostar disso) e, portanto, gozam de presunção de veracidade. Essa presunção é juris tantum, ou seja, cabe a você provar que o que é dito ali é falso. Por fim, já que tudo não passa de uma fraude, por que não divulgam o filme para o público? Seria ótimo, pois daí os pseudo céticos como você poderiam finalmente comprovar que os objetos luminosos não passavam de fogos de artifício. Estranhamente, a FAB não divulga o filme.

    • ^jota^ disse:

      Concordo com vc Oremor. Essa operação Prato merece um post detalhado do Kentaro (se já foi feito, não achei o link) – Sou bem cético quanto a esses assuntos, mas sobre isso há muito a esclarecer.

      • Fábio Gomes disse:

        Para mim está claro por que ele não faz um post sobre o assunto. Ele não tem o que atacar. E tanto este quanto a “Noite Oficial dos UFOs no Brasil” – 1986.

  20. marcelo moreira disse:

    Jornais da epoca citam que o Ministro da Marinha e o Presidente JK atestaram o fato.
    Pergunta: atestariam se so o fotografo tivesse visto?

    Como assim a imprensa nao se esforcou para encontrar testemunhas? “ouviu” alguem dizer isso ou foi atras dos jornais da epoca?
    Para aqueles que so “ouvem” seguem aqui os jornais da epoca

    http://www.ufologie.net/press2/latimes26feb1958.htm
    Brazil has a secret; can’t explain it

    Rio De Janeiro, Feb. 25 -— The Brazilian Navy Ministry vouched today for the authenticity of the photographs of a “flying saucer” taken recently aboard the Navy survey ship Almirante Saldanha.

    A Navy Ministry statement said the pictures were made by photographer Almiro Barauna in the presence of a large number of seamen while the ship was cursing off Trinidade Island, 700 miles off the port of Vitoria, Espirito Santo State.

    Navy Minister Adm. Antonio Alves Camara said after meeting with President Juscelino Kubitschek in the summer Presidential Palace at Petropolis, that he also vouched personally for the authenticity of the pictures.

    “The navy has a great secret which it cannot divulge because it cannot be explained,” the Minister said.

    http://www.ufologie.net/press/diariodesaopaulo22fev58.htm

    Diario de sao Paulo
    STATEMENT OF COMMANDANT PAULO MOREIRA DA SILVA

    “IT WAS NOT A BALLOON, NOR SOMETHING OPERATED BY REMOTE CONTROL, THE OBJECT THAT APPEARED IN THE ISLAND OF TRINDADE”

    Careful studies have been made for the Navy – The team of technicians of the Aerophotogrametric Service of “Cruzeiro do Sol” signed a declaration that they found the negative of the flying saucer to be normal, with no evidence of any fraud – the study and the conclusion will be sent to the National Security Council (see page 3)

    PROOF OF THE “FLYING SAUCER” – With the testimony of all the crew of the school-ship Admiral Saldanha, the photographer Almiro Barauna obtained four photographs of the “flying saucer,” when it flew above the island of Trindade. In the photo, not showing double exposure, a strange device can be seen evolving around Desejado Peak. (Photo from Meridional)

  21. Claudio Beltrame disse:

    Porque meu último comentário não está aparecendo agora?

  22. sartori disse:

    quem mente uma vez mente mil vezes.

  23. sartori disse:

    alguns comentarios estão sumindo?

  24. Elton disse:

    Pq o pessoal ainda fica tentando em vão dizer que isso é verdade? lol

  25. Claudio Beltrame disse:

    Bom, o pessoal fica tentando dizer que é verdade? Ninguém está tentando dizer: as pessoas estão afirmando com certeza 100% que o caso é genuíno porque existem evidências seguras da realidade do fato! Mas, como surgiu um depoimento de uma pessoa que se diz amiga da família e disse ter ouvido de alguém da família que Baraúna afirmou que tudo era truque, os céticos que cumprem o seu papel, se alvoroçaram a cantar vitória diante de uma dos casos mais respeitados da ufologia nacional. Mas, essa história de ” ouviu dizer ” não conhece nenhum paralelo na busca da realidade de um fato. E a própria sobrinha de Baraúna desmentiu que tivesse confirmado a fraude. O documento segue genuíno! Abraços a todos os colegas que participam desse fórum de discussões em busca da realidade de um fato, seja realidade ou fraude.

    • João Ferrari disse:

      Agora não entendi…
      A foto de um assumido fraudador de imagens é considerada uma das maiores evidências nacionas de ufo?
      E as outras, quais são?
      Casualmente um fraudador teve a sorte que os ‘honestos’ não tiveram, isso? Ah… pq os ets são realmente inteligentes, entendi…
      Desculpe, sou meio ignorante no assunto, alias, até hoje não entendo como não apresentaram ain da provas irrefutáveis… ops! Dizem que tem aois montes… mas… nitidas? Só vejo ‘provas’ de brroes ou pontos luminosos…

      • Bruno disse:

        Nenhum caso Ufológico hoje em dia é feito de fotos, já que a manipulação de imagens está ao alcance de qualquer um. O que importa é o testemunho da pessoa que presenciou o fato.
        E o caso Baraúna teve varias testemunhas, mais pra mim esse não é o maior caso da Ufologia Brasileira, e sim a Noite dos Ovnis, em que a FAB perseguiu bolas brilhantes no céu do Brasil, e não era só uma, e sim centenas espalhadas por todo território nacional.
        Fora o caso Ruswell, a Operação Prato e o Et com Disco, uma Crop Circle enorme de 80 por 120 metros com uma imagem alienigena com um CD desenhado onde tinha palavras escritas em códigos ascii, e isso feito em uma unica noite.

    • Elton disse:

      Nunca vi algo sobre ovnis que fosse verdade até hoje. Nada foi realmente comprovado. Então qualquer coisa que deixe algo 100% genuíno em 99,99999999% pra mim já é balela, fake ou mentira na cara dura mesmo, ou seja, sempre tem algo que trai a suposta afirmação. Vejo tanto vídeo de cassetada, piada, dentre outras coisas na net que se formos procurar algumas coisas sobre eles sempre encontraremos informação direta. Agora vamos buscar algo sobre esses vídeos OVNIS que nada de consistente aparece. Só alguem que diz já ter visto, mas nunca prova de verdade

  26. Fabio disse:

    Em outras palavras, é preciso uma alta dose de ingenuidade para considerar autênticas as fotos de Baraúna.

    Será que esta msg passará? heeh

  27. Robinson disse:

    Olá personas, gurizada como cetico eu falo queaquilo da pseudo-amiga da familia disse: ah eu ouvi falar, não prova nada assim como muitas outras situações em que fotos e videos forjados também não provam nada. Quanto a este caso ainda tem muita coisa a ser mostrada e sobre arquivos que eram secretos da Fab agora estão disponiveis, claro que nem todos, não se pode julgar aquilo que não se sabe. Eu já vi muitas coisas estranhas nos céus e inclusive nas praias saindo da agua, só que como vou provar? Não tenho como, mas nem por isso deixaram de ser reais. Então antes de criticarem procurem se esclarecer dos fatos, pois falar é facil provar é que é a questão e enquanto não me provarem que estas fotos são uma fraude real, continuarei acreditando que estas são genuinas. E parem com esse papinho besta de que só o ser humano é inteligente e que nosso planeta é o unico com vida assim. No universo existe uma infinidade de planetas mais velhos e com capacidade de existir vida muito mais avançada que aqui. Então não critiquem antes de terem alguma prova real.
    Um Abração a todos.

  28. felipe disse:

    eu dinceramente nâo acredito e nem desacredito nesss coisas pra mim o fantastico tava mentindo e alguns ufologos mentem sô acredita em evidencia e tambem se nâo existe aliens porque existem outros planetas tem coisas estranha nisso . a mulher tambem devia dar mentindo quanto deu essa entrevista no fantastico .

  29. Décio disse:

    Se o cético não acredita em testemunhas visuais de OVNIs, porque deveria acreditar em testemunha de fraudes. Os interesses iriam variar conforme as conveniências.

    • weslem disse:

      Brilhante Décio, eles só acreditam no que querem acreditar, depoimentos ufológicos não valem nada, mas depoimentos de alguém que fala que é fraude e o autor não está nem vivo pra se defender, esse sim vale para os céticos… mas não brigo com céticos por dois motivos: 1º- existem muitas fraudes nesta área ufológica mesmo, mais de 90% dos casos e os céticos nos ajudam a questionar e encontrá-las…
      2º – os céticos tem muitas encarnações ainda, voltarão muitas vezes pra chegar no ponto em que estamos hoje. “Existem mais mistérios entre o céu e a terra do que julga nossa vã filosofia.”

  30. Osmar disse:

    Incontestável era a capacidade técnica do Almiro Baraúna nos liames de sua profissão. É inadmissível pensar que, pelo fato do Baraúna ter provocado um colega de imprensa (Caso do tesouro do Espírito Santo)com um truque fotográfico, a título de brincadeira (de mau gosto, vá lá) confesso publicamente, possa se fazer uma associação, no mesmo status de credibilidade, com o caso Trindade. Na verdade o prejudicado com a brincadeira do caso do tesouro do Espírito Santo foi à forra colocando na imprensa que a caso Trindade era uma farsa de Baraúna, o que não condizia com a verdade.

    Baraúna – a verdade sobre o caso Tesouro de Espírito Santo (vídeo)

    http://www.ceticismoaberto.com/ufologia/3690/fotgrafo-de-trindade-admite-truque-em-entrevista

    Será mesmo que os depoimentos comprobatórios do comandante Paulo Moreira da Silva e de parte corajosa da tripulação do Almirante Saldanha, das equipes de técnicos do Serviço Aerofotogramétrico da “Cruzeiro do Sul” e da KODAK não validam esse episódio? Por que a Marinha Brasileira fez silêncio sobre o assunto? Por que não falou que tudo não passou de uma farsa? Será mesmo que, se a Marinha Brasileira não houvesse efetivamente coadjuvado nesse episódio se solidarizaria gratuitamente à insensatez de um fotógrafo civil ao ponto de colocar em risco a sua credibilidade de instituição reconhecidamente isenta e proba? Tem sentido isso? Por outro lado, a sobrinha do Baraúna, a que se refere a imprensa, à época do caso Trindade, comemorava apenas os seus tenros 5 anos de idade, o que não lhe permitia tais reminiscências e não é de esperar que o próprio Baraúna viesse a torná-la sua confidente anos mais tarde ou delatar-se perante a sua família. A troco de que faria isso? De envergonhar-se perante a família, de envergonhar a família, pura e simplesmente? Por tudo isso, por achar que as circunstâncias não conspiram contra Almiro Baraúna é que continuo acreditando na sua versão para o caso Trindade.

  31. dica para os ceticos, leiam o mito da caverna de Platao

  32. Fábio Gomes disse:

    Desculpe, mas o título está errado. O autor das fotos nunca disse que fraudou. Quem disse foi uma “amiga da família” que apareceu de mané no programa do Fantástico.

    Baraúna morreu dizendo que as fotos eram verdadeiras. E como ele não está aí para se defender, é fácil atacar.

    De novo vocês forçaram a barra… tá pegando mal. Vocês tem uma vontade absurda de colocar a melancia do pescoço, e a busca do que é a “verdade” não é o objetivo de vocês. Isto está mais do que claro.

    Ceticismo é aplicar o benefício da dúvida. E isso vocês não fazem. São mais fanáticos que os mais fanáticos “a favor” do assunto.

    Sugiro que vocês mudem o nome do site para “Mesquinharia Fechada”. É mais apropriado.

  33. Inês C. Santos disse:

    Décio:
    Muuuito bem!!É isso aí!!
    O Diabo é o “Pai da Mentira” faz sentido entrevistá-lo? É o mesmo caso! Quem não crê no azul por qual razão creria no seu inverso?
    Alegar que algo é mentira requer conhecimento da verdade, certo?
    Qual seria ela? Tem como provar?
    É crer ou não crer, vai de quem viu e de quem não viu.
    Sou mulher, dona de casa, tenho mais de 50 anos, não sou repórter, não sou fotógrafa, moro no interior rural, tenho fotos e filmes de vários objetos e luzes, ficam como “arquivo pessoal”, estou mentindo? O quê estou procurando?
    Ninguém tem na vida o objetivo de se passar por mentiroso e carregar no lombo a má fama…
    Mandei minhas fotos para análise, nem e-mail recebi! Quem sou eu, quem é você dentre os milhões?!

  34. Fabio disse:

    Epa! Agora é tarde e Inês é morta… ehehhe

  35. João disse:

    Gosto muito deste site, mas fiquei bastante decepcionado com a importância que foi dada a uma reportagem muitíssimo mal feita, por uma emissora descreditada, como é a Globo e suas filiadas e de baixíssima qualidade técnica e nenhuma moral. Lamento que céticos inteligentes tenham se rebaixado tanto!

  36. anton bernhard disse:

    É engraçado como algumas pessoas leem e não entendem absolutamente nada do que leem e, pior, ainda, sem argumentos, tentam desclassificar os quais elas discordam.

    Para comentaristas como Fábio Gomes, há no penúltimo parágrafo no texto deste blog o seguinte:

    Porque quando a trucagem veio novamente à tona, Baraúna declarou ao mesmo Jornal do Brasil: “Imagine só, até aquela história do tesouro que fotografei no Espírito Santo querem dizer que é chantagem”. Note que ainda mantém a história de que o tesouro teria sido fotografado no Espírito Santo, o que não é verdade.

    Isto já é mais que o suficiente para não se acreditar no sr. Baraúna.

    Não se trata de defensores do bem ou do mal, trata-se de, baseado em evidências, apresentar-se com uma linha de raciocínio.

  37. […] E em um dos casos de discos voadores mais clássicos, mostramos que a principal figura, “Fotógrafo de Trindade admite truque em entrevista”. Não foi o caso clássico em si mesmo, mas é mais um elemento questionando sua […]

  38. João Santos disse:

    Ei, Ceticismo, cadê meu comentário? Foi censurado???

  39. João Santos disse:

    Ei, Ceticismo, vocês são seres inteligentes. Então queiram responder: “A matéria criou a inteligência ou a inteligência criou e organizou a matéria?”
    Uma outra questão: “O infinito poderia ser concentrado em um único ponto?”

  40. João Santos disse:

    Ei, Ceticismo, acho mesmo que vocês se borram de medo quando encontram algo, digamos, evidente. Ainda estou aguardando uma postagem no qual inseri diversos liks para análise de e comentários dos visitantes. Vocês parecem aqueles “censores de ditaduras”!

  41. João Santos disse:

    Einstein postulou, através da física, que a única realidade no Universo é o campo magnético. A condensação do campo seria então a matéria, que no macrocosmo nos dá a sensação de solidez. Entretanto, no microcosmo, ao isolarmos o átomo, aquilo que nos parecia sólido é na verdade sensivelmente vazio. A solidez ficaria por conta da oscilação do que julgamos serem partículas. Entretanto, como ora comporta-se como partícula, ora como onda, aceitam-se as duas coisas, isto é, a natureza dual da matéria, proposta por De Broglie. De modo que “ela é e não é”, ao mesmo tempo. Os diferentes elementos seriam então as diferentes concentrações e oscilações do campo, por ocasião da criação dos corpos celestes, deliberadamente conduzidas por uma inteligência, para suporte de propósitos diversos, inclusive da vida, em algum momento futuro na escala cósmica.

    Do mesmo modo, um fenômeno só passa a existir se houver uma ser consciente para registrá-lo, portanto um fenômeno está também sujeito à percepção, quer do observador em particular, como do instrumento utilizado para o registro.

    Portanto nossas percepções, tanto com relação ao macro quanto ao microcosmo parecem ser mais próximas do termo: “Assim é se lhe parece”.

    Nem mesmo enxergamos as cores de forma exatamente igual. Se todos nós fôssemos daltônicos o verde seria vermelho, ao passo que um indivíduo isolado, normal, seria taxado de deficiente.

    Amor, dor, tristeza, felicidade, beleza, cor etc., não fariam sentido sem o observador. Enfim, isso também os relativisa ao ser cognoscente. Somos insignificantes, mas ao mesmo tempo importantes, enquanto parte do plano dessa “infinita consciência”.

    “Este universo existe, e por esse único fato impossível, constitui-se em um … É um mistério, o único indiscutível que conhecemos, implicando nele todos os atributos de Deus” – Sir Isaac Newton

    Em suma, ninguém é dono da verdade absoluta, senão o próprio absoluto.

  42. João Santos disse:

    P.S.

    “Este universo existe, e por esse único fato impossível, constitui-se em um MILAGRE É um mistério, o único indiscutível que conhecemos, implicando nele todos os atributos de Deus” – Sir Isaac Newton

  43. João Santos disse:

    Um detalhe, certamente o deus a quem Isaac Newton se referiu não é o mesmo de, por exemplo, Edir Macedo e congêneres. Este é um deus capitalista do “DÁ UM DESCE!”, porem aquele outro será fruto da verdadeira ciência,desvendada dia após dia, e consolidada após sucessivos falseamentos. UM filósofo certa vez disse que método científico começa com um problema e termina com um problema.Portanto o dia em que alguém explicar deus ,cientificamente, será maior que o próprio.

  44. João Santos disse:

    P.S.
    Digo, “DÁ OU DESCE!”

  45. Adriano disse:

    Sobre OVNI’s. porquê os OVNIs de antigamente se parecem tanto com pratos,freesbes,cahrutos,etc e agora parecem sempre luzes,etc? uma super evolução nos formatos? as fotos quando são claras, são sempre forjadas… podem existir…mas que é difícil provar é…

  46. lucas a. elens disse:

    Não há até hoje nenhum caso comprovado cientificamente de contato, aparição ou abdução envolvendo máquinas alienígenas. Isso não significa que esses seres ou máquinas não existam. Mas até hoje não deram ares de sua graça. É muito difícil, quase impossível, que civilizações de outros planetas tenham idade aproximada a da existência dos seres humanos do planeta Terra. Se forem criaturas muito mais evoluidas que nós, que interesse terão em estabelecer contato conosco…Talvez o mesmo que o ser humano tenha em estabelecer relações diplomáticas com as galinhas…

  47. Fábio Gomes disse:

    Anton:

    Porque quando a trucagem veio novamente à tona, Baraúna declarou ao mesmo Jornal do Brasil: “Imagine só, até aquela história do tesouro que fotografei no Espírito Santo querem dizer que é chantagem”. Note que ainda mantém a história de que o tesouro teria sido fotografado no Espírito Santo, o que não é verdade.”

    Qual é o contexto dessa mensagem? Ele está falando do Caso Trindade? Acho que não, hein…?

    Realmente é você quem não está entendendo nada… aliás, como esse bando de pseudo-céticos que só querem aparecer.

    As pessoas podem mentir em um caso, e falar a verdade em outro… você já não fez isso?

    A vida não é feita somente de teorias onanísticas… no mundo real, o buraco é bem mais embaixo.

    Se quiser acreditar nessa presepada do Fantástico, problema é seu.

  48. Fábio Gomes disse:

    Ah, e tem mais uma coisa…

    Relatos nunca são aceitos pelos adeptos do pseudo-ceticismo. A pessoa viu um disco voador? Mentira! Embora em mais de 90% dos casos realmente seja engano ou fraude, para estes é mentira em 101% dos casos. Afinal… cadê as provas?

    Agora, uma pessoa qualquer, “amiga da família” do Baraúna, vai ao Fantástico e RELATA que ouviu do Baraúna que foi uma fraude. Mas aí, como convém a lógica dos pseudo-céticos, é verdade! Mas… cadê as provas?

    Anton, é esse tipo de lógica que você segue? Parabéns!

    Essa do Kentaro Mori dizer que vai apresentar as provas… é mais fácil a Ferroviária de Araraquara ser campeã paulista. Faz tempo que ele fala isso mas o que tem é absolutamente nada.

    E o povo aqui ainda acredita nesse tipo de lógica… ê carência afetiva!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *