MENU

Invasão vermelha na Área 51

Acredite… se quiser!

23 de maio de 2007 Comments (7) Views: 2901 Ceticismo, Fortianismo, Ufologia

Vídeo de Gollum desvendado


O vídeo acima (do qual apenas os segundos finais interessam, tenha paciência…) circulou pela rede há alguns meses, sendo visto mais de 600.000 vezes no Youtube (sem contar diversas versões com legendas em inglês e afins enviadas também a outros sítios de vídeos). Já a sua explicação e origem circularam bem menos. Bem, o excelente blog de Grégory Gutierez é um dos poucos cantos da internet em que você encontrará tais explicações, ainda que em francês.
O vídeo era divulgado por esta bizarra página falando de “psicoimagens” (leia-se “Transcomunicação Instrumental”), mas a maior parte das pessoas provavelmente viu apenas o vídeo e não conheceu a página. No sítio você verá alguns links para outros blogs e sites bem menos sinistros lidando com asas de anjos caídas, como a “Liga de Crentes em Anjos” ou a “Sociedade de Anjos Caídos Não-Identificados“, repletas de mais evidências intrigantes. O sinistro Gollum, ou chupacabra, ou extraterrestre, era em verdade um anjo caído sem asas. Ou era essa a idéia. Se por essas alturas você já não adivinhou que era uma campanha de marketing viral extremamente elaborada, bem, deveria, porque era. O que você com razão nunca adivinharia é que, como o Bannerblog informou, a campanha era dos jeans Diesel!
Aparentemente a genial idéia dos publicitários derivava do slogan Diesel, “para uma vida de sucesso”. Ah, pensaram os publicitários, e quanto à vida após a morte? Sem jeans Diesel, mesmo no paraíso os anjos irão querer cair de volta à Terra. Faz sentido, claro! Brilhante!
Na verdade não tem qualquer nexo. De toda forma, você confere a página dos gênios publicitários explicando suas idéias e assumindo a autoria aqui.
Este caso é interessante como demonstração de quão longe alguns publicitários irão em suas campanhas de marketing viral que podem não ter qualquer relação aparente com o produto que pretendem promover. Também deve refrescar o ceticismo necessário ao lidar com vídeos de origem incerta divulgados pela internet, sejam eles do que forem. O ventilador transformista gigante, se é mesmo apenas propaganda, mal se compara com o imenso trabalho que os vendedores de jeans tiveram.

Tags: , , , ,

7 Responses to Vídeo de Gollum desvendado

  1. […] havíamos comentado as origens do vídeo de “Gollum” — ou chupacabra, ou demônio, extraterrestre, que na verdade pretendia ser um anjo […]

  2. […] listar vários exemplos de fraudes ainda mais elaboradas, incluindo mesmo a infame campanha de marketing de Gollum, mas Razimus de SpaceTimeNews notou um caso especialmente relevante à saga do ventilador […]

  3. […] A Espanha é palco peculiar para ações de marketing viral inusitadas, indo de agriglifos para promover bebidas ao famoso “Gollum” que de forma bizarra vendia uma grife de roupas. […]

  4. fred disse:

    nem mendigo pelado que roba galinha o pessoal deixa em paz…

    deixa o cara cabar de comer seu galeto ta louco..!!!

  5. Peter Kohn disse:

    q explicação estranha, acho q ñ entendi direito. Os caras fazem marketing de jeans sem nem mencionar o produto? E dessa forma tosca?Quem, vendo este vídeo vai associar com propaganda de algum produto? Esperava uma explicação melhor, como uma fraude bem coordenada, um homem vestindo uma fantasia, mas marketing?

  6. […] como já explicamos o vídeo na época, ele realmente foi parte de uma campanha viral, mas de uma grife de roupas que certamente nada tem a ver com esta nova imagem, exceto talvez como […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *