MENU

CeticismoAberto.com atualizado 12.08.2007

Mais vídeos de UFOs no Haiti

14 de agosto de 2007 Comments (4) Views: 1774 Ceticismo, Ufologia

Desvendando o fantabuloso vídeo OVNI italiano

Até há pouco, antes dos inacreditáveis vídeos do Haiti/República Dominicana, a maior sensação OVNI no Youtube em 2007 era o infame vídeo do disco voador da Força Aérea Italiana. Comentamos o vídeo à época em abril, mas agora finalmente podemos indicar informações mais concretas a respeito.
O primeiro elemento esclarecido foi sua não-origem: não era da Força Aérea, como a ufóloga Paola Harris rapidamente esclareceu na lista UfoUpdates:

Venho exibindo esse filme antigo há três anos, e nos foi dado por pesquisadores italianos… não pela Força Aérea. É nossa tecnologia. Mostrei o filme a meus amigos Rob e Rebecca Gordon, que tinham as conexões e recursos para examiná-lo em Hollywood. … Ele nos foi dado sem explicação. É um objeto real no filme. … Tudo acontece na região de Veneto na Itália em um lugar chamado Ponte di Giulio. … É um leito de rio seco onde os militares fazem manobras e o fotógrafo estava com um tripé esperando o objeto sair da floresta. Duvido que aliens apareçam por lá!

Embora as alegações de que o disco voador seria real e “nossa tecnologia” não possam ter sido verificadas até hoje, aquelas sobre sua origem sim puderam. Os ufólogos italianos Antonio Pischiutti e Stefano Saccavino visitaram o local, próximo da Ponte de Giulio em Pordenone, e tomaram esta fotografia aproximadamente no mesmo ponto em que nosso cameraman estava:

Muitos ufólogos italianos receberam o vídeo da fonte anônima há alguns anos (mais sobre isso abaixo), mas aparentemente apenas Paola Harris decidiu promovê-lo e vendê-lo em um DVD pelo mundo. De alguma forma, em abril deste ano duas versões do clipe (uma convertida direto de um DVD, exibida no início do post, e outra filmada de uma projeção) acabaram no Youtube. O resto é história — que contamos aqui.
Dada a fonte anônima e a péssima qualidade das versões no Youtube, seria esperado que nenhuma prova definitiva de “autenticidade” ou da provável fraude fossem encontrada. Mas as pessoas, incluindo nós, continuamos a analisá-la e debatê-la de toda forma. Uma das mais interessantes evidências de fraude foi indicada por “onthefence” no OpenMindsForum:

O suposto OVNI fica borrado pelo movimento de forma notavelmente diferente do cenário ao fundo (como a chaminé). Evidência clara de que o disco voador e o cenário ao fundo são duas coisas bem diferentes. Uma é real, a outra não. Não necessariamente nesta ordem.
Mais evidência de fraude inclui um cameraman extremamente sortudo (que de acordo com Harris, usava um tripé!). O disco voador surgiu do nada, planou, e decidiu parar para poses justamente próximo da chaminé — que descobriu-se ser parte nada menos que de uma usina de energia. Muito conveniente, tanto visual como “ufologicamente”, mas não faz muito sentido porque na verdadeira geografia do local, o ponto onde o disco voador pára para fazer poses está a centenas de metros de distância da chaminé. Apenas o cameraman, vendo o disco e a chaminé daquele ponto, teria a ilusão de que os dois elementos estariam próximos. E isso se não tivesse senso de profundidade.
Mas tudo ficaria por isso mesmo, e apenas céticos ficariam satisfeitos em considerar evidência tão tênue, de um vídeo tão ruim e anônimo, como uma fraude. Felizmente, outro ufólogo italiano que recebeu o vídeo original anos atrás decidiu falar.

Antonio Chiumento, ao contrário de Paola Harris, disse ter escolhido não divulgar o vídeo que recebeu por causa de sua origem anônima. Permaneceu guardado por anos, mas depois da sensação internacional no Youtube e ecos retornando a seu próprio país, Chiumento finalmente se manifestou a respeito.
No clipe acima você confere a mais nítida versão do vídeo já disponibilizada na internet. Provavelmente porque é o vídeo original que Chiumento recebeu diretamente da fonte anônima. Pode-se ver claramente como o disco voador se destaca do cenário ao fundo.
Não apenas isto, como a TV local recebeu a ligação dos supostos autores do vídeo, que confessaram ter sido criado com o programa de pós-produção “After Effects”. Embora essa confissão não possa ser confirmada, dada a anonimidade da fonte original, não é tão importante de toda forma, dado que há evidência tão clara que nos permite concluir que o vídeo é realmente uma fraude.
[Baseado no dossiê original em ufofu. English version available here]
Atualização: Não entende bem italiano, mas depois de assistir à entrevista de Chiumiento algumas vezes, finalmente entendi algo, o que deve corrigir algumas informações acima. O pesquisador italiano recebeu o vídeo e, ao notar a diferença de nitidez entre o disco e o fundo, rapidamente o considerou uma fraude. A fonte desconhecida também o motivou a descartar tudo. Mas ele teria então recebido um email do autor confessando a fraude. Tudo isso teria sido esclarecido muito antes do vídeo chegar ao Youtube e provocar polêmica, com Paola Harris alegando que especialistas em efeitos especiais em Hollywood teriam atestado sua veracidade.

Tags: , , , , ,

4 Responses to Desvendando o fantabuloso vídeo OVNI italiano

  1. O que uma aeronave estava fazendo na terra no ano 3000 antes de Cristo?(Ezequiel cp. 1-4ao28)… ´Os seres ziguezagueavam como o raio. 15. Ora, enquanto contemplava esses seres vivos, divisei uma roda sobre a terra ao lado de cada um dos quatro. 16.O aspecto e a estrutura dessas rodas eram os de uma gema de Társis. Todas as quatro se assemelhavam, e pareciam construídas uma dentro da outra. 17.Podiam deslocar-se em quatro direções, sem retornar em seus movimentos. 18.Seus aros eram de uma altura assombrosa, guarnecidos de olhos em toda a circunferência. 19.Quando os seres vivos se deslocavam ou se erguiam da terra, locomoviam-se as rodas e se elevavam com eles. 20.Para onde os impulsionava o espírito. iam eles, e as rodas com eles se erguiam, pois o espírito do ser vivo (de igual modo) animava as rodas. 21.Quando caminhavam, elas se moviam; quando paravam, também elas interrompiam o curso; se se erguiam da terra, as rodas do mesmo modo se suspendiam, pois o espírito desses seres vivos estava (também) nas rodas. 22.Pairando acima desses seres, havia algo que se assemelhava a uma cobertura curva, límpida como cristal, estendida sobre suas cabeças. 23.Sob essa cobertura , alongavam-se as suas asas até se tocarem, tendo cada um (sempre) duas que lhe cobriam o corpo. 24.Eu escutava, quando eles caminhavam, o ruído de suas asas, semelhante ao barulho das grandes águas, à voz do Onipotente, um vozerio igual ao de um campo (de batalha). 25.Quando paravam, abaixavam as asas, e fazia-se um ruído acima da cobertura curva que ficava sobre as cabeças. 26.Acima dessa cobertura curva havia uma espécie de trono, semelhante a uma pedra de safira; e, bem no alto dessa espécie de trono, uma silhueta humana. 27.Vi que ela possuía um fulgor vermelho, como se houvesse sido banhada no fogo, desde o que parecia ser a sua cintura, para cima; enquanto que, para baixo, vi algo como fogo que esparzia clarões por todos os lados. 28.Como o arco-íris que aparece nas nuvens em dias de chuva, assim era o resplendor que a envolvia. Era esta visão a imagem da glória do Senhor. `( —, cp. 10-1ao17) (Reis cp. 2-11) (Êxodo cp. 19-4 ao19, cp13-21, cp. 3-2) (Genesis cp15-17) (Êxodo cp16-15). Alienígenas estão na terra desde Adão e nós provavelmente somos da mesma linhagem porque nós nascemos aqui, mas este não é nosso habitat natural, tirem a vendas dos olhos e vejam ao seu redor, somos os únicos seres que acumulamos coisas sem necessidade real, como se estivéssemos nos preparando para uma longa viagem. E estamos mesmos isso esta no nosso subconsciente no gene humano.
    Mas as possibilidades de uma pessoa comum fazer contato são quase nulas, lembra do monte Sinai? Eles sempre manterão contato com lideres reis e é evidente que hoje o método é o mesmo, só o monte Sinai está mais alto. Mas essa é a lógica de qualquer negociação.
    Todo o nosso conhecimento em saúde, leis, ética etc.. Foram dados por Eles e em troca levavam ouro, prata alimentos, etc.(êxodo cp. 25-2ao30), (reis cp. 8-63), (2cronicas cp7-1ao5), e agora nos dão até tecnologia. Não é o cumulo,…, usar equipamento com tecnologia Allen para tentar descobrir se Eles existem?
    Já houve algumas tentativas de contatos, mas, estamos com a chamada loucura do espaço e nos tornamos muito perigosos, então teremos que ser reeducados curados aqui antes de tudo.
    Na tentativa de resgate mais recente alguns Deles foram introduzidos entre-nos para que crescesse como terráqueo e nos servir de exemplos. Mas houve choque de cultura e tiveram que se ocultar, mas continuam a fazer discretamente uma transfusão de gene.
    Meus irmãos existe um grande dilema a resolver, para que seja aceita a existência de alienígenas temos que admitir a não existência de Deus e isso seria desastroso. Já imaginou o caos que seria se o Papa dissesse em rede mundial que Deus não existe? Então Sr (a) ufólogos, vocês precisa tomar uma decisão dura se quiserem continuar investigando óvnis ou voltem a serem coroinhas, se tiverem sorte podem ate ser Papa e se a sua vocação de ufólogo te acompanhar você será o causador do caos na terra.
    Então vamos aguardar até 2034 e se um antigo povo não sofrer de novo um novo genocídio como em 70, 1200, 1945 a transfusão de gene estará 80% concluída o suficiente para termos entretenimento. A muitos loucos que não sabe que são loucos e reagem agressivamente a tratamentos. Rode Madalena de Jesus (Atos 12-12)

  2. […] valor. É uma regra antiga e elementar, mas hoje mais do que nunca, após os OVNIs do Haiti, da Ponte de Giulio na Itália e tantos mais, deve estar claro que mesmo as mais impressionantes imagens podem ser forjadas, por […]

  3. […] para um boato. Mas Paola Harris não é uma desconhecida. Nós já a conhecemos, por exemplo, por promover o falso vídeo de um disco voador na Itália, um material que mesmo ufólogos italianos que defendem que somos visitados por extraterrestres se […]

  4. al networks disse:

    Without the pendant making-of / demo of how this video was done all attempts of debunking it by the governments agencies should be considered the real HOAX in this story.

    If this was done by means of 3D software there should be an ‘artist’ who would explained us how he did in a detailed step by step making of.

    Or at less a single HI-res still frame of the secuence could be enough to demonstrate that.

    If it would have been a miniature model it would be easy to get another flight of the craft moving by another landscape.

    WHERE ARE THOSE REAL DEMOS??? Where and who is the author of the secuence??

    The rest are words… that mean NOTHING.

    And that kind of acceleration given in its final path should be easily considered as NOT HUMAN. Not even by means of CGI can be got such change of speed.

    And you professional debunkers… have a rest, and improve your hilarious technics. Real is real. 3D is 3D and it’s easy to demonstrate it when you show even a SINGLE HI-RES STILL FRAME of the movie.

    The rest are LIES sponsored by our nauseating governements and counter-intelligence services.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *