O programa e-farsas, comandado por Gilmar Lopes, entrevistou no último dia 19 de setembro Ubirajara Franco Rodrigues, advogado e professor de direito mineiro, conhecido por suas investigações do paranormal e ufologia, especialmente o chamado “Caso Varginha”.

Provando que “ufólogo” não é um palavrão, Rodrigues lançou recentemente o livro “A Desconstrução de um Mito“, em co-autoria com Carlos Reis, uma abordagem sóbria e racional à área, reconhecendo a ausência de evidência da hipótese extraterrestre e propondo questões, idéias e caminhos para que a ufologia deixe de ser um festival de fraudes e aberrações.

A gravação, em que Rodrigues discorre de Varginha, passando pela “Operação Prato” e outros casos e temas famosos em perguntas enviadas pelo público, contou ainda com a participação de Milton Frank, do Centro de Ufologia Brasileiro.

Comments

    1. Pois é, quando o ufólogo descobre o caso Varginha e o lança ao mundo, era um dos maiores ufólogos. Quando tem a coragem de admitir que depois uma década no caso e décadas de pesquisa não conseguiu provas concretas, passa a ser um “desinformador”.

      O que é desinformar? É bravatear provas que não existem ou admitir que elas não existem e deixar assim clara a necessidade de buscá-las?

      1. A tipologia de ET descrita em CETICISMO ABERTO não corresponde às dos relatos protagonizados por Travis Walton.
        Pelo que pesquisei e presenciei no seu depoimento num dos congressos UFO, ele não disse que havia visto algum ET careca e cabeçudo conforme aqui descrito.
        Alguém (administrador ou mediador) deste site ““ CETICISMO ABERTO ““ poderia me esclarecer isso? Por favor!!!

  1. Como discutir um assunto dentro do livre pensar se o próprio nome do programa já é condicionado,ou seja,tudo que for dito não pode ser o ter indício de verdade já Q tudo E-FARSAS ? Nem tudo é verdade, mas tudo E-FARSAS…

  2. Prezados, sou Publicitário e conheço, de “cabo a rabo” a história do “ET DE VARGINHA”..

    Tenho muitos amigos na cidade, e parentes também..

    Todos, SEM EXCESSÃO, acreditam que aconteceu algo, porque o contigente militar que estava nesta cidade, parecia com filmagem de Hollywood…

    Muito me estranha agora, depois de muito tempo, o Sr. Dr. Ubirajara vir com este papo furado.. (na minha opinião ok?)

    Admiro demais o trabalho do Dr, mas negar o fato de que aconteceu algo, e de que militares participaram, dizendo que não “existem provas” (mesmo o próprio Dr. ouvindo da boca de militares que a criatura foi capturada, e sabendo da gravação de videos e fotos desta criatura) é simplismente um ato de “insanidade”…

  3. Eu dou risada de tudo isso. Participei, não digo em que nível, do caso varginha. Foi exatamente como consta nos autos do Inquérito, que aliás é o mesmo arquivado a 15 anos. O problema é que ficaram criando histórias e se deixando levar por interesses e não foram na fonte, ou seja, não leram o documento e as conclusões. Quando a Isto É fez isso… aí foi uma histeria. Aparece gente perguntando porque o exército só fez um documento depois de 15 anos e etc. Totalmente sem conhecimento de causa.

  4. Desde o início eu disse que o “Caso Varginha” precisava de mais pesquisas.
    Eliminando muitos variantes do “caso”.
    Pessoas tentando se impor, outras aparecer e muitas querendo ganhar alguma coisa com o fato.
    Não li o livro “A Descontrução de um Mito” de Ubirajara e Reis, mas acho muito estranho este dois virem agora, tocar no assunto e para desmintir tudo!

  5. continuo cética em relação à ovnis e outras vidasalie nígenas em varginha então dá para rir e duidar messsmocreio que é uma forma de se autopromover

  6. Sugestão para os Próceres deste pseudo site sobre Cetiscismo Dogmático :

    ” Voltem para o Mobral , de onde foram expulsos em tenra idade ” .

    Notadamente um Japa que em um de seus zurros ditados pela sua nanoscópica massa encefálica propagou que a India localiza-se na África.

    E ao ser colocado diante de um mapa mundi , manteve seu latido : ” A india pertence á África e sou cético em afirmar que pertence a Asia ”

    Haja Capim e Alfafa para sustentar este rebanho de Jumentos , digo Céticos.

    1. Gosta de fantasminha gosta? e fadas e duendizinhos também?
      Esse aí deve acreditar em tudo que é asneiras da net aposto!
      É cada Anta que aparece aqui.

  7. boa noite DR ubirajara fica aí para seu conhecimento e, creio alegria, pois sei que o ilustre professsor e advogado graduou-se na FADIVA fica aí nossa comemoração pelo merecido cinco nota máxima na avaliação do mec para mim não foi novidade sempre soube da qualidade dessa instituição basta ver a qualidade de seus fundadores muitos foram seu professor

  8. O Dr. Ubirajara ofereceu à comunidade ufológica uma grande oportunidade para reavaliação de seus conceitos. Mas isto não aconteceu, nem vai. Infelizmente a “mídia ufológica” tem como compromisso apenas o aumento do número de seguidores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *