MENU

“Capture a Verdade” (com uma câmera caríssima)

A Biblioteca de Chico Xavier

14 de março de 2009 Comments (120) Views: 11435 Ceticismo, Paranormal

O Caderno de Chico Xavier

chicocaderno

Neste artigo de Vitor Moura Visoni, comentamos um caderno de recortes recentemente descoberto de Chico Xavier com diversas colagens que o suposto médium, em sua juventude, fez reunindo textos de centenas de poetas, nacionais e internacionais. Essa é uma descoberta de grande importância, demonstrando de maneira definitiva que o médium possuía um conhecimento muito superior à sua formação escolar. Conhecimento este que teria possibilitado que escrevesse anos depois sua primeira obra “psicografada”, o livro de poemas Parnaso de Além Túmulo.

– – –

A primeira obra psicografada de Chico Xavier (1910-2002), Parnaso de Além Túmulo, cuja 1ª edição data de 1932, continha então 60 poemas atribuídos a 14 autores brasileiros e portugueses. Com as edições seguintes esses números foram consideravelmente aumentados, alcançando a cifra de 259 poemas de 56 autores brasileiros e portugueses na 6ª edição (1955) e se estabilizando aí. Nesta obra, um marco no meio espírita por ter gerado à sua época de lançamento uma enorme polêmica relacionada à autoria e à qualidade dos textos, nos deparamos logo no prefácio com uma pequena biografia do médium:

O médium polígrafo Xavier é um rapaz de 21 anos, um quase adolescente, nascido ali assim em Pedro Leopoldo, pequeno rincão do Estado de Minas. Filho de pais pobres, não pôde ir além do curso primário dessa pedagogia incipiente e rotineira, que faz do mestre-escola, em tese, um galopim eleitoral e não vai, também em tese, muito além das quatro operações e da leitura corrida, com borrifos de catecismo católico, de contrapeso.

Órfão de mãe aos 5 anos, o pai infenso a literatices e, ao demais, pramido pelo ganha-pão, é bem de ver-se que não teve, que não podia ter o estímulo ambiente, nem uma problemática hereditariedade, nem um, nem dez cireneus que o conduzissem por tortuosos e torturantes labirintos de acesso aos altanados paços do Olimpo para o idílico convívio de Caliope e Polímnia.

Foi aí que nasceu o mito que o Chico era apenas semi-alfabetizado, quase um ignorante. Ele mesmo informa:

Começarei por dizer-lhe que sempre tive o mais pronunciado pendor para a literatura; constantemente, a melhor boa vontade animou-me para o estudo. Mas, estudar como?

Matriculando-me, quando contava oito anos, num grupo escolar, pude chegar até ao fim do curso primário, estudando apenas uma pequena parte do dia e trabalhando numa fábrica de tecidos, das quinze horas às duas da manhã; cheguei quase a adoecer com um regime tão rigoroso; porém, essa situação modificou-se em 1923, quando então consegui um emprego no comércio, com um salário diminuto, onde o serviço dura das sete às vinte horas, mas onde o trabalho é menos rude, prolongando-se esta minha situação até os dias da atualidade.

Nunca pude aprender senão alguns rudimentos de aritmética, história e vernáculo, como o são as lições das escolas primárias. É verdade que, em casa, sempre estudei o que pude, mas meu pai era completamente avesso à minha vocação para as letras e muitas vezes tive o desprazer de ver os meus livros e revistas queimados.

Jamais tive autores prediletos; aprazem-me todas as leituras e mesmo nunca pude estudar estilos dos outros, por diferençar muito pouco essas questões. Também o meio em que tenho vivido foi sempre árido, para mim, neste ponto. Os meus familiares não estimulavam, como verdadeiramente não podem, os meus desejos de estudar, sempre a braços, como eu. com uma vida de múltiplos trabalhos e obrigações e nunca se me ofereceu ocasião de conviver com os intelectuais da minha terra.

O meu ambiente, pois, foi sempre alheio à literatura; ambiente de pobreza, de desconforto, de penosos deveres, sobrecarregado de trabalhos para angariar o pão cotidiano, onde se não pode pensar em letras.

Assim, Chico em seu texto ajuda a perpetuar o mito que ele seria semi-alfabetizado, com pouco estudo. No entanto, uma leitura atenta de suas palavras revela o contrário, no momento em que o próprio informa que sempre teve o maior pendor para literatura e que em casa estudava o quanto podia, tendo várias vezes o desprazer de ver seus livros e cadernos queimados. Isso mostra que, apesar de nascido em uma família pobre, ele tinha acesso a algum material literário, o que é confirmado por ele mesmo em outra fonte, no livro O Evangelho de Chico Xavier, de Carlos A. Baccelli:

Eu sempre quis ter livros… Quando menino, colecionava revistas, gravuras, histórias dos santos da Igreja… Sempre gostei muito de ler, mas nunca pude comprar um livro…

O pendor para a literatura de Chico também é confirmado pelo fato de Chico ter ganhado, ainda no primário, em 1922 (centenário da Independência), um prêmio de menção honrosa no concurso de literatura promovido pela Secretaria de Educação de Minas Gerais. Ele disputou contra milhares de estudantes. Chico concluiria o primário no ano seguinte, após ter repetido a quarta série por problemas de saúde. (Vide As Vidas de Chico Xavier por Marcel Souto Maior).

A autora Magali Oliveira Fernandes conseguiu recuperar, em 1997, um dos cadernos que felizmente não teve o mesmo destino dos demais: as chamas. Esse caderno foi reproduzido tanto quanto possível no livro Chico Xavier: um herói brasileiro no universo da edição popular. Nesse caderno Chico acoplou poemas, aforismos, reportagens, artigos e muitas imagens curiosas, extraídos de impressos originários tanto de periódicos literários requintados como de muitos jornais e folhetos bem mais simples, sem tantos recursos gráficos e editoriais.

Magali informa na página 151 que entre jornalistas, poetas e escritores (nacionais e estrangeiros), Chico reuniu nesse caderno cerca de 200 nomes! Entre as mulheres, podemos citar – dentre muitas outras – a romancista francesa Madame de Staël; a poetisa portuguesa Virgínia Victorino; as brasileiras Cecília Meireles, Gilka Machado, Auta de Souza, Rosalina Coelho Lisboa, Anna Amélia Carneiro de Mendonça, Carmen Cinira e Maria Eugênia Celso. Entre os homens, sobressaíam Olavo Bilac e Raul de Leoni, mas encontrava-se também Shakespeare, Jung, páginas textos de um poeta persa do século XII chamado Mioutchehz, Edgar Allan Poe, trechos de Cervantes, Balzac, versos de Victor Hugo, Catullo Cearense, João de Deus, Álvares de Azevedo, Eça de Queirós, Afonso de Carvalho, Paulo Gama, Vasmir Filho, Gastão Ribas, Higyno Braga, Luiz Delfino, Menotti Del Picchia e vários outros.

chicocaderno
Duas das páginas do caderno de Chico Xavier, em uma delas vê-se um poema de Edgar Allan Poe

Mais que isso, o caderno revela um profundo interesse de Chico pela vida dos autores, chegando ao ponto de encontramos a reprodução das assinaturas de Camillo Castello Branco e Olavo Bilac! Esse interesse em conhecer as assinaturas, em se tratando de alguém que seria mais tarde considerado “o maior médium do Brasil”, é no mínimo suspeito.

Chico Xavier nasceu em 1910, mas neste caderno – datado de 1924, e usado inicialmente para fazer contas e anotar as vendas do bar em que trabalhava à época – encontram-se matérias de 1904, 1909, 1912, 1914, 1920, 1925… isso comprova que Chico tinha acesso a fontes tanto antigas quanto novas, e também que ele sabia muito mais do que aparentava. A forma como ele adquiria tais publicações é desconhecida, mas Magali faz uma sugestão:

Talvez, além de presentear amigos, Chico mostrasse sua coleção de recortes aos colegas, a clientes e visitantes do bar. De vez em quando, até podia ganhar alguma publicação de alguém que se sentisse tocado com aquele interesse do rapaz por literatura e arte, mas o fundamental disso tudo, mesmo sem saber realmente como ocorriam suas aquisições, era pensar a sua atitude de insistir em se manter familiarizado com todas aquelas referências.

Sabe-se, como já dito, que Chico tinha outros cadernos. Em nenhum momento, no caderno recuperado, foram encontradas quaisquer referências às histórias dos santos da Igreja, e essa parte de sua coleção pode ter estado num dos cadernos queimados.

Podemos concluir que Chico Xavier tinha um repertório poético e literário bem superior à sua formação escolar, e que ele tinha todas as condições de reproduzir por meios naturais os estilos dos autores mortos retratados em Parnaso.

Tags: , , , , , , , , , ,

120 Responses to O Caderno de Chico Xavier

  1. Fernando disse:

    “Esse” Xico sempre me deixou de pé atrás, mas é IMPOSSIVEL, num mar de crentes, tentar chamar a atenção para determinados factos.

    Quem sabe se a necessidade de ter dinheiro para se sustentar não foi o motivo principal para o engendrar uma história que, numa sociedade ávida de esperança num futuro mais próspero e muito religiosa, encontrou eco nas suas palavras alegadamente escritas através da psicografia?

    Xico Chavier, Allan Kardec e outros.
    O primeiro tornou-se conhecido por necessidade?
    O segundo tornou-se conhecido por ter eles sido ingenuamente enganado por outros?

    Respostas que nunca teremos e que mesmo que surgam a público, NUNCA serão aceites pela legião de seguidores.

    • emmanuel smarra disse:

      Chico viveu toda a vida na miseria quando morreu nao deixou absolutamente nada,toda sua obra foi doada as as obras de caridade qual o interesse em falsificar obras e assinaturas dos autores os que tentam denegrir seu nome deviam morder a lingua antes de abrir a boca assim evitariam caluniar pessoa tão sagrada.

  2. Carlos Cesar Cunha disse:

    Eu pensava que este site fosse de credibilidade, mas me enganei, pois o autor colocar a seguinte frase a respeito do MÉDIUM Chico Xavier (Neste artigo de Vitor Moura Visoni, comentamos um caderno de recortes recentemente descoberto de Chico Xavier com diversas colagens que o suposto médium,) é lamentável. Não entende nada, não tem conhecimentos algum,´foi muito infeliz com a insinuação, disse uma grande asneira. Bem como, o comentário do tal de Fernando, totalmente impróprio. Vá estudar, vá te informar para não dizer besteiras. Lamentável

  3. Vitor Moura disse:

    Carlos Cesar,

    o problema foi ter colocado suposto médium? Não vi maiores problemas nisso, afinal, Chico nunca se submeteu a condições controladas para que fosse verificada qualquer característica paranormal que porventura possuísse.

    Um abraço.

  4. ary pires disse:

    carlos, o que voce achou que o artigo não tem…o que é “lamentável”… por que você acha que “não entende nada”por que foi “infeliz com a insinuação”….. o conteúdo da matéria informa indícios importantes….Dê as explicações dos seus argumentos para que possam ser debatidos aqui da mesma forma com que as provas foram colocadas neste artigo….caso não faça, isso sim é que é lamentável

  5. Cleusa disse:

    Chico pode até ser uma fraude, mas o importante é que ele afagava as pessoas necessitadas.

    Se os mortos aparecerem em nossos sonhos não são a prova de que eles continuam vivos em outro mundo, talvez alguém que fale em nome deles sirva melhor de consolo pra quem sente saudades desesperadamente.

  6. Shinsengumi disse:

    Que danadinho, hem?

  7. Helida disse:

    Acredito na pessoa “Chico” como ser Humano, um medium incontestátvel, enfim um homem de grande valor.
    Não há nada absolutamente nada que se possa falar da moral deste homem.
    O fato dele ter tido acesso a alguns livros e isso é mera especulação não muda nada , quem quiser saber se ele era uma fraude ou não deveria pesquisar toda a vida dele, e tenho certeza que a unica conclusão que vai se chegar é que ele foi um grande mediun.

  8. XaparraL disse:

    Chico pode até ser uma fraude, mas o importante é que ele afagava as pessoas necessitadas

    Não importa o quanto seja imoral a atitude, sendo ela confortante, é valida????

    Explorar a dor e a vulnerabilidade desta maneira é moralmente correto????

    Se interne. É por essas e outras que o espiritualismo é uma belíssima fonte de renda.

    “Todos são vulneráveis, mais nem todos são idiotas”. – Penn & Teller

    • Maurício Franco disse:

      Caro Xaparral,
      o espiritualismo, isso é, a crença na existência do espírito, é realmente uma fonte enorme de renda, diferentemente do espiritismo, neologismo criado por Kardec, que não gera renda e sim redes de caridade que ajudam a muitas pessoas, aliás como também o fazem igrejas católicas, pentecostais e outras . Entretanto há supostos pastores ricos, mas médiuns espíritas ricos… não conheço ainda. Chico Xavier, se fosse usar de sua capacidade literária para ganhar dinheiro, certamente seria bem rico, mas não foi o caso. Pode-se acusar, as ao que tudo indica Chico trabalhou em função do próximo somente.
      Não obstante, penso que o ceticismo sério não é ruim, é uma ferramenta que ajuda a retirar as farsas no meio das coisas reais.

      Atenciosamente,

      Maurício

  9. Carlinhos Magnum disse:

    Entendam vocês, pessoas céticas de negação:
    Não foi Chico Xavier quem se alfabetizou e leu todos aqueles livros, foram os espíritos.
    Chico Xavier era analfabeto, e como tal, não poderia ter escrito os seus livros.

    Isto só demonstra que são os espíritos que controlam as ações dos médiuns. Quem discorda que prove que Chico Xavier era realmente alfabetizado. Onde estão as provas de que Chico Xavier não era analfabeto?

    Chico Xavier não poderia ser um falsário que se aproveitava do desespero emocional dos que o procuravam, pois eram os espíritos dos parentes destas pessoas quem controlavam seu corpo e sua mente.

    Se tem alguém que deva ser responsabilizado por qualquer mentira dita por Chico Xavier, são os espíritos dos mortos, e não ele. Ele apenas era um mediador das mentiras e fraudes.

    Não culpem o mensageiro.

    E se Francisco Cândido Xavier tiver algo a declarar, que preste seu testemunho sob juramento em um tribunal, já que obviamente muitos outros médiuns podem contata-lo agora.

    • Valter disse:

      Curioso esses espíritos só escreverem em português… deviam ter escrito também em inglês arcaico, Alemão, Grego, etc…

      • Marcos disse:

        Isso só prova que quem comenta sem tem ter conhecimentos dos fatos só o faz para esses comentários para denegrir. Isso já ocorreu meu caro, procure se esclarecer.

  10. Martinho disse:

    Caro Carlinhos
    Antes de questionar os fins, questione os meios.
    Abraços

  11. Michordia disse:

    Lametável esses comentários sobre Chico Xavier.
    Um homem que só fez o bem e viveu na humildade. Tenho pena desses céticos que só aceitam provas beseados em fatos materiais ou científicos como se a ciência só pertencesse a este mundo.

  12. Vitor Moura disse:

    Helida,

    posso dizer que pesquisei bastante da vida do Chico e que minha conclusão é bem oposta: Chico estava bem longe de ser um santo.

  13. André Mendes disse:

    Se ter acesso a uns poucos recortes de revistas com poemas faz de alguém um escritor erudito capaz de escrever vários livros, acredito que deveria existir milhões de Chicos pelo mundo afora.
    Além disso, essa conclusão pseudocientífica de que ele seria capaz de reproduzir o estilo dos autores, não passa de mera especulação, já que não existe nenhum experimento que corrobore essa análise além da opinião do autor do artigo.
    Portanto colegas céticos de plantão, vocês precisam se esforçar mais para questionar alguma coisa sobre Chico Xavier.
    Abraços

  14. Gustavo disse:

    Porque não tentam avaliar as assinaturas que Chico Xavier fazia nas cartas psicografadas? Afinal ele escreveu melhares. Há fontes de que essas assinaturas batem com as pessoas desencarnadas, vocês procurarem no youtube vão encontra.

    Um post de um conhecido referente essa matéria do blog:

    ” Chico nunca disse que não se interessava por leituras ,ele sempre disse que não tinha condições financeiras de estudar ou comprar livros,então e justificavel que ele colasse recortes daquilo que ele tinha interesse em estudar.

    Quem não conhece nada de mediunidade ,não deveria opinar nesse assunto.
    Um medium necessita de estudos para ser um bom interprete dos espiritos.
    Para psicografar uma obra literaria, necessita de um conhecimento de literatura,por menor que seja.
    portanto,alem de ser ridicula a insinuação,vem do maior perseguidor que o Chico ja teve Vitor moura,por isso mesmo não merece nem ser comentado.”

  15. Patola disse:

    Vítor,

    Acompanho faz tempo seu esforço de desmascarar esse suposto médium e só posso elogiar bastante sua perseverança em destruir essa ‘vaca sagrada’. Parabéns.

  16. Philippe Piet van Putten disse:

    Amigos(as), vamos com calma.
    Chico Xavier NÂO ERA analfabeto! Quem o conheceu pessoalmente sabe bem que ele sempre gostou muito de ler, muito ANTES de surgir no cenário espírita como médium.

    Avaliar casos como o dele exige ponderação despaixonada, tanto de crentes quanto de descrentes na mediunidade; e isso não é fácil!

    É importante que seja dito, ainda, que o “espiritismo” é apenas uma modalidade de “espiritualismo”, que não reflete os conceitos de todas as correntes espirituslistas. Existem espiritualistas que não acreditam na doutrina espírita e nos médiuns!

    Em fraterna Sintonia,
    Phil
    Moderador – Lista de Maravilhas e Mistérios (YahooGrupos)

  17. Claudio disse:

    Entendo o esforço para se alcançar a verdade a respeito de diversos temas. Um dos mais palpitantes sem dúvida é o espiritismo e seu ícone maior no Brasil, Chico Xavier. No entanto a descoberta desse caderno de recortes abriu na mente de muitos a possibilidade de expressar ressentimentos e desagrados perante esse homem motivados muitas vezes por objetivos que não a busca da verdade que se escondia por detrás de seus livros psicografados. Não posso aceitar como argumentos as diversas opiniões aqui expostas, senão apenas arranjos ofensivos que em nada colaboram com a investigação. É preciso cuidado para não se criar um envolvimento prejudicial e pessoal que tal tema pode fazer surgir. Particularmente é preciso um esforço mais dos céticos em querer desmascarar o imenso trabalho desenvolvido pelo Chico durante toda a sua vida. Se partem do pressuposto de que Chico não recebia esses livros por parte do espíritos desencarnados, então busquem cada vez mais uma prova consistente, coisa que esse caderno de recortes ainda não oferece em minha opinião. De qualquer forma, agradeço ao trabalho publicado pelo autor nesse tópico, de qualquer forma, muito interessante.

  18. Vitor Moura disse:

    Caro Gustavo,

    comentando:

    Porque não tentam avaliar as assinaturas que Chico Xavier fazia nas cartas psicografadas? Afinal ele escreveu melhares.Há fontes de que essas assinaturas batem com as pessoas desencarnadas, vocês procurarem no youtube vão encontra.

    Mas isso foi feito. No livro A Vida Triunfa, página 286, numa análise de 45 casos, em 42,2% deles a assinatura foi considerada DIFERENTE, em 22,2% SEMELHANTE, e em apenas 35,6% foi considerada IDÊNTICA. E assinaturas são o mais fácil de se imitar. Apenas com uma assinatura não é possível emitir um laudo e dizer se um espírito se comunicou ou não.

    Um abraço.

  19. EMMANUEL SMARRA disse:

    É EVIDENTE QUE O ESPIRITO DE CHICO SE ENCONTRA EM UMA POSIÇÃO ESPIRITUAL EXTRAORDINARIAMENTE ELEVADA CONSEQUENTEMENTE A UMA DISTANCIA ENORME DO VOZERIO ESTUPIDO DESSES CRITICOS ANALFABETOS E IRRESPONÇAVEIS.QUE SORTE A SUA CHICO DE ESTAR BEM LONGE DESSES INFELIZES QUE VOCE TANTO AJUDOU COM SEU MARAVILHOSO EXEMPLO.COITADOS.

  20. Martinho disse:

    Emmanuel Smarra,

    “[..]antes de tirar a palha do olho de teu irmão, tira a trave da tua […]”

    Abraços

  21. Edmilson Souza disse:

    Impressionante como os comentários feitos por espíritas é idêntico em contexto ao dos evangélicos.

    Falácias uma após a outra, argumentações em caixa alta, ataques e acusações sem sentido.

    Fica evidente o mal que estas religiões fazem ao raciocínio destas pessoas. Temos muito trabalho a fazer instruindo-as.

    Duro é ter que conviver com toda essa raiva por mostrar a verdade pra quem prefere viver de ilusões e esperança.

  22. Jairo disse:

    EMMANUEL SMARRA, quando você diz:

    “É EVIDENTE QUE O ESPIRITO DE CHICO SE ENCONTRA EM UMA POSIÇÃO ESPIRITUAL EXTRAORDINARIAMENTE”

    É evidente que você está mentindo descaradamente, pois não tem como demonstrar a existência de qualquer mundo espiritual e menos ainda de algum tipo de hierarquia nele. O fato de você querer acreditar não transforma isto em evidência OU VERDADE.

    Chico foi uma vítima de sua megalomania espiritual, inconsciente ou não, arrastando milhões de pessoas para mais um caminho irracional, MAIS UMA ILUSÃO SEM SENTIDO, de tantos que existem.

    O EVIDENTE É QUE QUALQUER PESSOA QUE FALE DE ESPIRITUALIDADE NÃO FAZ A MENOR IDÉIA DO QUE ESTÁ FALANDO.

  23. Andrea disse:

    Este artigo está ótimo! Parabéns!

  24. sartori disse:

    mentiras doces ainda assim são mentiras,se ele queria ajudar alguem que fosse de outa maneira não mentindo.

  25. Jairo disse:

    Falta de cultura e de pensamento crítico dá nisso.

    Religião é um monstro que captura e devora pessoas inocentes e defeca criaturas estranhas sem cérebro.

  26. marcelo disse:

    Xico Xavier foi apenas um hipócrita que usava a inocência alheia para levar as pessoas para o caminho das trevas. Enganava as pessoas com uma bondade fingida.Não há coisa mais ridícula e hedionda que a pregação de que a pessoa que faz caridade “evolui” isso é caridade ou “auto-ajuda” ( ajudo vc pois irei evoluir ) isso não é caridade é palhaçada egocêntrica, doutrina de Satanás.

  27. Jairo disse:

    Tão ridículo quanto a “doutrina de satanás”…ou qualquer outra “doutrina”.

  28. Juliana disse:

    Que cansaço desse povo que comenta e nem se dá ao trabalho de ler e raciocinar sobre o que leu. Mas talvez eu esteja querendo demais, né? O outro lá ficou ofendido por causa do trecho em que se lê “suposto médium”. Vê se pode!

  29. Jairo disse:

    O EVIDENTE É QUE QUALQUER PESSOA QUE FALE DE ESPIRITUALIDADE NÃO FAZ A MENOR IDÉIA DO QUE ESTÁ FALANDO.

    Está apenas repetindo mentiras.

  30. XaparraL disse:

    *Michordia Diz:

    (…)Tenho pena desses céticos que só aceitam provas beseados em fatos materiais ou científicos como se a ciência só pertencesse a este mundo
    *

    É o mais sensato, não?
    Você queria o que? Que nós acreditássemos nisso do modo que você acredita, ou seja, pela fé?

    *O jeito de ver pela fé é fechar os olhos da razão.
    — Benjamin Franklin

    E você tem alguma prova de que a ciência não pertença somente a este mundo?

    ps.: não vale carta psicografada do Chico, nem os livros de Daniken.

  31. Eduardo Vianna disse:

    Meus caros, não quero aqui ficar chovendo no molhado, mas não é digno de nota que a necessidade de consolo seja, para tantas e tantas pessoas, algo superior à própria busca da verdade por meio da realidade dos fatos (por mais que a realidade dos fatos seja e continue a ser um troço pequeno diante de tanta coisa desconhecida)? E depois nós é que somos os “coitados”, e, de quebra, “analfabetos”. Isso de sermos analfabetos, pelo menos, da parte de um sujeito que nos acusa de “IRRESPOÇAVEIS”…

  32. Alcides disse:

    Concordo com o que o André mendez escreveu, ler alguns artigos não faria do Chico um autor com mais de 400 obras, pricipalmente as obras do espírito André Luiz que em sua maioria são voltadas para a area da medicina, ou voces acreditam que o Chico mesmo sendo semi-analfabeto poderia ser médico?

  33. kleber airton disse:

    SENHOR MARCELO,LAVE MUITO BEM A SUA BOCA,PARA PODER FALAR DE CHICO XAVIER,E DE CARIDADE POIS VC NAO SABE O QUE E CARIDADE,NEM SABE O QUE QUER DIZER EGOCENTRISMO.CHICO NUNCA PROCUROU HOLOFOTES PARA SI,NUNCA GANHOU DINHEIRO,NEM VIVEU DE SUA RELIGIAO,POR FAVOR VA CONHECER AS OBRAS DE CHICO PARA DEPOIS FALAR MAL DELE.EU ACEITO QUE NAO CONCORDES COM A FE E A CARIDADE DE CHICO.ELE NA SUA BONDADE E CANDURA NUNCA IRIA LHE RESPONDER ISTO QUE FALASTE.MAS EU NA MINHA IGNORANCIA E PEQUENES TOMO A FRENTE PARA LHE DIZER:DOUTRINA DE SATANAS EO QUE VOCE PRATICA,FALANDO MAL DE QUEM VOCE NAO CONHECE,NAO LEU,ESTUDOU E NAO TEVE O PRAZER DE CONHECER.ALIAS,PROVE QUE EXISTE “SATANAS”POIS EU NUNCA O VI NEM OUVI ELE.

  34. Ai ai……. :)

    Deixem esse povo falar sozinho… A ciência JAMAIS vai entrar na cabeça deles (e nem caberia!), não adianta… :)

  35. Aigaman disse:

    No mínimo hilário a DESCOBERTA do SUPOSTO caderno que SUPOSTAMENTE pertenceu a quem ele afirma…
    Na verdade Vitor Moura Visoni achou indícios do que ele supõe e
    ainda não prova nada, quero ver uma tese sobre esse caso.
    Ao apresentar um papelucho curioso,Vitor Visoni precisa mostrar que conhece bem a biografia da pessoa em questão. Gostaria de saber da vida pessoal de Chico, se ele enriqueceu, benefícios, contradições, como morreu etc… Falta conteúdo

    Preciso de mais evidências, prova consistente, testemunhos ações… se não esse papo fica muito no ar.
    No fundo o perfil do cara falso, oportunista e que precisa de holofotes é o de quem levantou isso…
    Por favor desfaçam a impressão de sensacionalistas levianos que precisam de holofotes…

    Preciso MAIS do que simplesmente passar a ACREDITAR numa SUPOSTA descoberta, usem um método CIENTÍFICO de verdade para PROVAR algo e não SUPOSIÇÕES e PRESUNÇÕES!

  36. Gérsio Scalzoni disse:

    Pessoas boas são: Edir Macedo & Cia, Multiplos Pastores de diversas seitas e o Papa, esses não subtraem dinheiro de ninguém. O maior medo que tenho na vida é morrer e ir para o céu encontrar esse bando de safados citados acima, por isso quero ir para o inferno e me livrar dos dízimos inventados por essa cambada de vagabundos, enganadores de trouxas.
    Gérsio Scalzoni

  37. Vitor Moura disse:

    Aigaman,

    não há nada de SUPOSTO no que eu disse. O caderno era DE FATO de Chico Xavier. E se você quer ver uma tese sobre esse caso, sabia que essa tese EXISTE!! Esse caderno é tema da defesa de tese de doutorado da doutora Magali Fernandes, ok?

  38. Yuri disse:

    Chico Xavier um bom senhor, mas usava técnica de ilusionismo para se dar bem. Leitura fria.

  39. Luiz Guilherme disse:

    Ele bem que poderia ter se aventurado em outras áreas, assim não precisariamos esperar tanto tempo para que o último teorema de Fermat fosse demonstrado.

  40. Gérsio Scalzoni disse:

    Não tenham dúvida que o nosso Chico usava técnicas e mais técnicas, e em consequência das técnicas e mais técnicas ele morreu riquíssimo, metade da cidade de Uberaba era dele, acaso ele fosse vivo ia lhe sugerir que doasse seus bens aos Edir Macedo da vida, inumeráveis pastores e ao grandioso Papa, pois eles passam por necessidades (necessidade de enriquecerem cada vez mais.Raciocinios de minhoca acordem!!!

  41. Vitor Moura disse:

    Dinheiro não é a única coisa que motiva as pessoas a fraudar, Gérsio. Chico recebia muito carinho e atenção, e muitas pessoas podem achar isso muito melhor que dinehiro.

    • Edson soares disse:

      Ja que você,Vitor,pesquisou tanto a vida do chico,me responda por favor,você abdicaria do conforto da sua vida pessoal e familiar,apenas para receber carinho e atençao,principalmente de pobre como fez o Chico?seja sincero por favor.

  42. […] artigo revela que Francisco Xavier, muito mais que apenas cadernos, acumulou uma verdadeira biblioteca, que chegou a possuir cerca de 400 […]

  43. Gérsio Scalzoni disse:

    Acaso fosse vivo o nosso Chico estaria hoje completando 99 anos de dedicação ao próximo, sem nunca ter aceitado nada em troca. Quando muitas pessoas desenvolverem o amor em seus corações, elas compreenderão que a reencarnação é a paciência de Deus que nos aguarda, pois somos herdeiros do universo, portanto, deixemos o nosso Chico em paz e vamos dar um basta nas discussões que não levam a nada (BABOSEIRAS) e o que interessa é: Unamos forças para acabar com a contribuição Sindical obrigatória, onde nós trabalhadores celetista somos lesados uma vez por ano, isso sim é importante discutirmos, protestemos contra esses que nos roubam anualmente e que fazem cortesia com a chapéu alheio no dia 1º de maio em São Paulo promovendo shows e sorteando prêmios com o nosso suado dinheiro.

  44. leonardo disse:

    Sou cético quanto a mediunidade, mas creio que aqui é preciso lançar meu ceticismo sobre o próprio ceticismo. A exploração da religiosidade para fins lucrativos é incontestável em muitos e graves casos, mas a eu ver a generalização desse argumento atenua sua validade, além de não servir de argumento quanto a mediunidade em si (ou a ausência dela). É só lenha em uma fogueira gratuita e que acabará em cinzas e frias ainda por cima.
    Quem tiver argumentos quanto a não mediunidade de Chico que se manifeste! E quem acreditar em sua mediunidade saia do site.

  45. Sergio disse:

    Ao Vitor e a todos esses que acusam Chico Xavier de fraude: Vão estudar o LIVRO DOS MÉDIUNS, O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO e O LIVRO DOS ESPIRITOS e se mesmo assim continuarem com essas acusações, só posso ter pena de vocês, pois quem nunca leu e entendeu as obras acima citadas, nunca vão compreender o que é mediunidade.
    Ah Vitor, só para te esclarecer, você sabia que você também é médium? Sabia que todos somos médium? Em grau diferentes do Chico, mas todos somos médiuns.
    Quando vocês céticos e ateus que se dizem superiores de estudo e inteligência baseada apenas na ciência e nas provas materiais baixarem o topete e resolvam estudar os melindres da espiritualidade e da mediunidade, vão entender do que estou falando.
    Até lá tudo o que disserem é pura perda de tempo.

    Já que dão tanto valor à ciência, pelo menos escutem os conselhos do nosso velho amigo:

    “Grandes almas sempre encontraram forte oposição de mentes medíocres.”
    Albert Aisten

    “A percepção do desconhecido é a mais fascinante das experiências. O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada.”
    Albert Aisten

    “Época triste a nossa… mais fácil quebrar um átomo do que o preconceito.”
    Albert Aisten

    “Eu quero saber como Deus criou este mundo. Não estou interessado neste ou naquele fenômeno, no espectro deste ou daquele elemento. Eu quero conhecer os pensamentos Dele, o resto são detalhes.”
    Albert Aisten

    Querem mais conselhos? Vão ocupar o tempo com estudos para seu próprio crescimento ao invés de ficar procurando defeito nos outros!

    Ninguém aqui disse que Chico Xavier é santo! Já é velho o ensinamento ditado por espíritos superiores que os médiuns com grau como o de Chico Xavier, são espíritos que mais tem dividas a cumprir nesta Terra e que são os que mais tem que trabalhar em prol dos necessitados e fazer o bem ao próximo. Vocês tinham é que ter pena do Chico por ter que enfrentar tal prova com tanta paciência e humildade. Vocês tinham que levantar as mãos pro céu e agradecer pela inteligência que Deus lhes deu e usá-la para causas maiores!

    Desejo a todos os ateus e céticos do mundo bons estudos e que saibam usar sua vasta inteligência para o bem maior.

  46. Rafael Tadeu disse:

    Queridos companheiros espíritas, a opinião e reflexão sobre os assuntos que nos circula o mundo íntimo e exterior, é direito de todos nós. Se nas esferas mais elevadas da vida, há pontos de pensamentos diferentes, quanto mais em nossa Terra, este pálido ponto azul.
    Sendo assim, a cada qual com suas obras, e a melhor resposta para tais indagações, será sempre o trabalho árduo pela elevação de nós mesmos.
    Não percamos a paciência com nossos companheiros que entendem de uma outra maneira a mediunidade, lembremo-nos que nós mesmos em algum lugar desta ou de vidas passadas, fomos e ainda somos céticos em muitos assuntos. Todavia, jamais percamos a fé no amor e em Cristo-Jesus, através de seus mensageiros.
    Chico Xavier, mesmo que fosse uma fraude, mereceria nossos votos de consideração pela obra em prol dos pobres e desvalidos. E, se apenas considerarmos a obra literária como sendo de sua própria autoria, como disse Humberto de Campos, ele não somente mereceria uma cadeira na ABC como muitas.
    Abraços fraternais!

  47. Sergio disse:

    Rafael belas palavras de serenidade e paz. Fico meio revoltado com certas coisas que leio, mas com o tempo aprendo a lidar com isso.
    Você está certíssimo e pensando por outro lado, não importa a autoria e sim o conteúdo, pois todas as obras são magníficas e só fazem bem a quem lê.

    Abraços

  48. Rafael Tadeu disse:

    Sim querido Sergio, a vida na Terra, é uma escola abençoada de Jesus, onde nós somos os alunos. Cabe-nos o estudo e trabalho no dia-a-dia, em cada ato, pensamento, etc…
    Todos nós estamos aprendendo de alguma forma a respeitar as opiniões alheias, porém, jamais devemos concordar com as incongruências.
    Se Chico, através de sua mediunidade missionária semeou diversos livros pelos espíritos amigos, nós outros, somos o quinto evangelho inacabado, construindo nossa própria história. Que esta seja feita de amor.
    Votos sinceros de paz e harmonia.
    Continue com Jesus!

  49. Kátia disse:

    “O verdadeiro cristão se conhece por suas obras”. É muito fácil jogar pedras nos outros e não construir sua própria casa com o suor do corpo. Na história da humanidade sempre houve quem preferisse “apontar com o dedo” do que arregassar as mangas em prol de uma tarefa.
    Paz e luz nos corações!!!!!

  50. Rafael Tadeu disse:

    O Chico mesmo dizia que a melhor resposta é o trabalho edificante em si mesmo e no mundo!

  51. marcos disse:

    nao ha motivos para se falar de chico xavier. pode-se tentar o que quiserem, ele nao esta aqui para se defender, e se estivesse sera que o faria? o que tem de mais em se fazer caridade? nao vejo estudiosos falando do uso de bebidas e de outrAS DROGAS, ou falando contra a ganancia com efemeridade de pesquisadores, nao ha noticias de que ele tenha roubado, pregado discordia ou cultuado costumes inferiores, quanto a se falar sobre as religioes, pertencer a alguma religiao nao significa que vc faça parte de um patamar superior. nao e a religiao que torna as pessoas obsoletas, hipocritas ou cegas quanto a realidade cientifica, as pessoas que ja sao assim. religiao e ciencia, as pessoas que a fazem parecer algo ridiculo, muitas vezes. nao sei se argumentei bem, mas creio que seja mais ou menos por ai.

  52. emmanuel smarra disse:

    Gostaria de informar que Chico Xavier trabalhou 35 anos no ministerio da agricultura trabalhando rigorosamente suas 8 horas diarias levando a sério a frase trabalhar primeiro e rezar depois pois o trabalho já é uma oração.Editou mais de 400 livros sem receber um unico centavo por isso,respeitou todas as religiões e religiosos do mundo,ajudou pessoalmente milhares de pessoas a frase que ele usava a respeito de outros religiosos era só uma ( se FAZEM O BEM TUDO BEM) PORTANTO SEUS CRITICOS DEVIAM PELO MENOS TER A DESCENCIA DE RESPEITA-LO PORQUE AS CRITICAS QUE TENHO LIDO A RESPEITO DO CHICO NÃO PASSAM DE OPINIOES PESSOAIS DE PESSOAS MAL INFORMADAS E SEM EDUCAÇÃO

  53. Fábio Duarte disse:

    É uma pena que descobri este site agora. Gosto muito de ler os prós e os contras sobre todas a coisas! Caro Vitor, no meu modo de ver e entender, estas colagens não provam absolutamente nada até porque ele poderia ter utilizado isso para comprovar o que os espíritos estavam a lhe dizer. Sinceramente não acredito que uma pessoa como Chico Xavier, que viveu 92 anos nunca fora desmascarado e além do mais não há relatos ou provas de que o mesmo tenha enriquecido com as obras. Então pergunto: A troco de que Chico Xavier “inventaria” as obras psicográficas?
    Há pessoas e médiuns fajutos em todo o lugar e isso é um cancer na humanidade. Quando digo pessoas, incluo padres, pastores evangelicos, espiritas, monges e entrando também na esfera social temos políticos, empresários, enfim, em todas as áreas, países e etc. É válido sim, investigar com frieza e sem paixão, mas permita-me descordar do seu artigo. É como diz aquele ditado: “Cada cabeça é um mundo” e cabe a nós distinguir qual o caminho a ser seguido.
    Discordâncias sempre haverão!

    Fábio

  54. Claudinei disse:

    Beem la atras “Mas isso foi feito. No livro A Vida Triunfa, página 286, numa análise de 45 casos, em 42,2% deles a assinatura foi considerada DIFERENTE, em 22,2% SEMELHANTE, e em apenas 35,6% foi considerada IDÊNTICA. E assinaturas são o mais fácil de se imitar. Apenas com uma assinatura não é possível emitir um laudo e dizer se um espírito se comunicou ou não.”

    “APENAS 35,6% FOI CONSIDERADA IDENTICA” benza Deus,so isso ja serve pra acabar com quaisquer duvidas a respeito da mediunidade de Chico Xavier.

    Esse Vitor Moura nao sabe o bem que ta fazendo ao chamar ainda mais atençao para as qualidades de Chico.Obrigadao

  55. fabio disse:

    É simplesmente deprimente ver o que fanáticos religioso fazem simplesmente para tirar a credibilidade de quem não segue sua Bíblia (que, diga-se por sinal, é atolada de besteiras, visto que é um livro que foi, por milhares de anos, manipulado pela igreja). Infelismente essas pessoas não conseguem adimitir o bem que Chico fez. Os milhões que ele gerou para caridade. As pessoas que confortou.
    Quanto à afirmação de Claudinei (“o isso ja serve pra acabar com quaisquer duvidas a respeito da mediunidade de Chico Xavier.”), não precisa ser um gênio pra perceber que seu comentário é infundado. Uma assinatura não é apenas a forma de escrita. É característica da mão (física) em gande parte. Além disso, mediunidade não significa que o espíritop entro no corpo e fico lá, todo bopnitão como se estivesse no próprio corpo. É uma situação totalmente diferente, onde o cor´po é estranho e, portanto, suas reações também.

    Fiquem com Deus

  56. Alan Souza disse:

    Ok, beleza. O primeiro livro, “Parnaso de Além-Túmulo”, era uma fraude porque o Chico Xavier lia muita poesia.

    E os outros 409?

    É, porque ele psicografou 410 livros e além disso + ou – 20 mil mensagens diversas.

    Um dos livros dele, “Evolução em Dois Mundos”, fala de temas como física quântica, e isso em 1959.

    Vão esperar achar um caderno de recortes do Chico Xavier sobre física quântica, pra acusá-lo de fraude.

    E o que eu acho mais espantoso: vocês só pensam em acusá-lo de fraude, nunca falam do imenso trabalho assistencial e social dele. Preferem um cientista ateu que seja indiferente do que um espírita útil à sociedade…

  57. Mecanico disse:

    Novamente a Fisica (Mecanica) Quantica, por que os espiritas tem obcessão por esse tema?
    “A verdade que fere é pior que a mentira que consola” Chico Chavier…confirmando que o negocio é viver na mentira. Ele deve ter pensado nisso quando ia para o centro espirita sentado na BMW…

    • Sabrina disse:

      Mecanico, meu filho, tu és a vergonha de qualquer ateu, tu não fundamenta, tu sabe o que diz e ainda tem a coragem de postar,que vergonha. se isto é tudo que tu sabe dizer, é melhor ficar calado.

    • mauricio machado disse:

      Ok, Mecânico, vc. não quer falar de física quântica, mas não reposndeu à pergunta dela, e os outros 409 livros? foram fraude também? Qual argumento para basear nesta afirmação?
      Estou esperando, pode mandar pro meu email-mauricio2arroba bol com br.

    • emmanuel smarra disse:

      O imoral que disse que chico chavier ia de BMW para o centro espirita se tivesse observado mais, veria que chico ia ao centro ntoda vez com carros diferentes,provavelmente durante decadas,foi com carros diferentes sem sombra de duvidas foi um fenomeno extraordinario em sua vida.Prezado babaca(TODOS QUE O VISITAVAM FAZIAM QUESTÃO ABSOLUTA DE DAR-LHE CARONA DE SUA CASA AO CENTRO ESPIRITA ESSE ESPAÇO DE TEMPO ERA DISPUTADISSIMO PELOS VISITANTES PROVAVELMENTE DIANTE DE MILHARES ALGUEM TERIA UMA BMW E LHE DEU A DISPUTADISSIMA CARONA O COITADO DO CHICO NÃO TINHA NEM CHARRETE)

  58. Mara disse:

    É um fato INDISCUTÍVEL!
    Todos morreremos um dia.
    Eu, e todos os que aqui comentam, e outros que criticam a vida LIMPA de um homem que só fez o bem. E justamente por isso. Por fazer o bem, ELE se Perpetuará por anos e anos e anos… E vocês que estão ai criticando, blasfemando, serão esquecidos, enterrados, mas com certeza “não morrerão|” então talvez se tiverem um pouco de inteligência “póst-mortis” irão perceber que a vida continua e que cometeram mais um erro…
    O erro de não se instruírem, de serem maria vai com as outras de acreditarem no que dizem, e não na lógica da vida.
    Continuem a fornecer dízimos para alegrar e enriquecer a vida de seus “mestres”.

    • Alessandra disse:

      É isso aí, Mara. Concordo com você. Esse pessoal sabe que será esquecido aqui na Terra, que vai morrer junto com o corpo físico, e por isso talvez tenha uma ponta de inveja do Chico.
      Deve ser um bando de ateu que não tá nem aí pra ninguém ou um bando de “evangélico” medíocre que acha que dízimo lava alma.

  59. Cláudio do Amaral disse:

    Esse mundo é um mistério.Nossa vida é um mistério.Mas creio que há pistas.
    Podemos continuar com nossas vidas e no fim morrer sem nada questionar.Podemos dizer que não há nada para ser questionado, ou que existe algo, porém que este algo é inatingível que não vale a pena tentar entender.
    O curioso é que na maioria das vezes quando o ser humano está com a situação legal, digo, dinheiro no bolso, saúde, família leva uma vida rotineira e tal. Não se preocupa muito com o “sentido da vida”.Contudo quando o “bicho pega”, quando a situação fica difícil aí são “outros quinhentos”.
    Resumindo:Ser ateu é chique.O carinha tá numa boa.Agora, quando o calo aperta, mas quando aperta mesmo ele grita:Valei-me meu Deus!

  60. Alex disse:

    O medo de que algumas coisas sejam verdades,como por exemplo, o mundo espiritual,vida após a morte, pode fazer como que fiquemos a vida inteira SE negando.Mas claro, aceitar impostaria necessidade de mudanças profundas na personalidade.Então o pseudoceticismo reina sobre a mente. É uma defesa, e necessária. As coisas existem independente de acreditamos ou não.

    Por outro lado, a Doutrina espírita ensina exatamente o que precisamos frente ao desenvolvimento de nós mesmos.Haja vista o que essas formas de ceticismos defensivos tem gerado a humanidade como um todo.

    Também muitas coisas já foram ditas : Grécia (Sócrates, Platão, Pitágoras), civilização Maya, abraham lincoln, Ghandi, entre outros tantos que nem religião professaram.

    Cada um tem seu tempo de perceber e deve ser respeitado.

  61. RICARDO RJ disse:

    TENTATIVA PATÉTICA DE DESACREDITAR O TRABALHO LUMINOSO DE CHICO XAVIER.NÃO FALTOU QUE ACUSASSE TAMBÉM MADRE TEREZA DE APOLOGIA Á POBREZA,GHANDHI DE MASOQUISMO E OUTROS GRANDES BENFEITORES DA HUMANIDADE DE DIVERSAS CALÚNIAS.OS SRS CÉTICOS QUE POVOAM ESSE ESPAÇO,COM CERTEZA NUNCA LERAM O LIVRO DOS MÉDIUNS,ONDE KARDEC EXPLICA A NECESSIDADE DE ESTUDO E PREPARAÇÃO POR PARTE DO MÉDIUM PARA TRADUZIR ADEQUADAMENTE O PENSAMENTO DOS ESPÍRITOS COMUNICANTES.CHICO TINHA QUE SE INSTRUIR PARA SER CADA VEZ MELHOR MÉDIUM.ESSES COMENTÁRIOS DESTRUTIVOS E MALEDICENTES NOS ENTRISTECEM,MAS A OBRA DE CHICO ESTA AÍ,BENEFICIANDO MILHÕES DE PESSOAS A CADA DIA,DIRECIONANDO VIDAS PARA O BEM ,CONSOLANDO E PROMOVENDO AS PESSOAS.POBRES CÉTICOS,GASTAM ENERGIA PARA TENTAR DESTRUIR BOAS OBRAS,SERÁ QUE ELES AJUDAM A SI MESMO COM ESSA ATITUDE?

  62. Rogerio Silva Araujo disse:

    Atenção, sr. Cético: foi pouco. Pensar que este caderno de um adolescente, quase criança, explica o Parnaso de Além-Túmulo demonstra o medo que você tem de encarar de frente uma explicação para este livro. Ninguém naquele tempo, por mais culto que fosse, detinha “meios naturais” para escrever algo como o “Parnaso…”. O cético Monteiro Lobato disse: “Se tudo aquilo saiu da cabeça daquele rapaz, ele pode pedir quantas cadeiras quiser na academia brasileira de letras.” Foi pouco, este assunto é mais profundo. Abs.

  63. Ludmilla disse:

    Engraçado…Ninguém comenta que o conteúdo dos livros de CX é, quase em sua totalidade, em desacordo com a Doutrina Espírita.

    O mito criado suplanta qualquer análise crítica.

    Aliás, a análise crítica é ponto principal da metodologia espírita. Mas a obra de CX não se aplica essa regra de bom senso.

    Excelente o livro da Magali Fernandes, uma pesquisa que nos faz pensar. Pena que os chiquistas, ao contrário dos Espíritas, não são lá muito chegados à fé raciocinada.

    • Alex disse:

      É pessoal, estou de retirada. É muito pseudo intectual falando o que nem conhece.

      O fato é exposto e ainda ficam querendo desistitui-lo para que não tenhamos nenhuma demanda de percepção estrutural.

      São quase 500 livros, de assuntos os quais somente muito tempo depois a ciência veio falar.

      É muita mediocridade.

    • BeFrost disse:

      Querida Ludmilla , antes de falar , procure escutar e antes de escutar procure ler , pois só ai não passaras como uma inculta e fará fisco intelectual perantes seus irmãos.
      Para quem diz ter analise critica , deveria saber que o premio em questão que Chico Xavier ganhou em Minas foi avisado por ele mesmo a muito tempo antes de morrer que não o pertencia e sim já a um desencarnado.
      Um homem que no minimo teria vaidade( se é que realmente esse é um motivo forte o suficiente para ter levado tal vida) , adoraria pelo menos colocar os premios que a Academia Brasileira de Letras tentou oferece-lo.
      Um homem sem ambições monetárias , sem possuir praticamente nada , um homem que só pronunciou o amor e a caridade , que fez de seu mundo e país um lugar melhor, tinha como unica movivação? Vaidade? Sem conseguir nunca ter aceitado o reconhecimento que vem naturalmente no interior dos orgulhosos e vaidosos ?
      Paulo coelho esta na Academia de Letras, meu Tio esta na Academia e fizeram muito menos que Chico em termos literários.
      Sou Filosofo e Ateu , mas estudo para falar sobre o que quero com precisão, inclusive muito a fundo todas as religiões , para não cair em erros como o seu.
      E Sobre a vida desse homem , não tenho o que falar , RESPEITO e muito , pelo homem que foi , não me importa se Deus existe ou não nesse caso , mas exemplos de vida como o dele me fazem pensar se existe algo realmente a mais , com ou sem Deus, afinal de contas espiritos seriam nada mais do que matérias em outro estado vibratório, fariam parte de um mundo invisivel e podemos separa-los de um Deus com facilidade.
      Deixo aqui minha reflexão e abraços a todos os irmãos humanos.

  64. Ludmilla disse:

    BeFrost, o problema é esse, confundir crítica ao conteúdo da obra com crítica à pessoa.

    Sabe, o Espiritismo explica e muito detalhadamente que não existem médiuns infalíveis, logo afirmar que a obra de CX é contrária aos ensinamentos espíritas é fato e bem fácil de ser comprovado para todos os que estudam a doutrina. E afirmar isso não é atacar a moral do homem, nem tampouco faltar ao respeito, são coisas muito distintas.

    Uma das características da Doutrina Espírita, vc deveria saber – já que disse que a estuda – é a análise crítica de todo conteúdo publicado. Com o conteúdo de CX seria diferente pq? Mas se não leu, eu posso te indicar onde se encontram tais orientações: O Evangelho Segundo o Espiritismo, introdução, no capítulo que explica o que é o CUEE, e tb na Gênese, capítulo 1, Caracteres da Doutrina Espírita.

    Meu post não falou sobre a vida de CX, isso nem me interessa. Apenas afirmo que, entre espíritas, o que deveria chocar é o fato de afirmarem como espírita o conteúdo de sua obra, uma vez que, volto a afirmar, vão contra os ensinamentos mais básicos do Espiritismo.

    E se vc, como afirma, realmente estudasse a DE saberia que um bom médium deve se preparar tb intelectualmente, do contrário encontra sérias dificuldades na interpretação das ideias passadas pelos espíritos em uma comunicação. Sendo assim a afirmação da autora do livro de que CX manteria tais cadernos só mostra que ele era consciente da sua obrigação de aprimoramento intelectual. Qdo a autora do livro mostra isso não está indo contra a moral do médium, ao contrário.

    Mas as pessoas se dizem espíritas e estudam o Espiritismo? Não. Elas lêem esses folhetins mediúnicos e se comprazem em não precisarem pensar a respeito nem comparar com o que a DE explica.

    Então, meu caro, tente entender a diferença: CX era um homem de bem? Sim, pode ser. Era um bom médium? Sim, pode ser. O conteúdo de sua obra, de maneira geral, está em acordo com os ensinamentos espíritas? Não.

    Deu pra entender ou quer que eu desenhe?

  65. BeFrost disse:

    Demonstre-me onde não vai de encontro com os fundamentos espiritas de caridade, bondade e ensinamentos edificantes sobre como proceder melhor para poder evoluir na tal :senda evolutiva (como os proprios espiritas dizem), que eu te dou um premio!
    Eu já li todos os 412 e livros que ele publicou , inclusive os outros 39 postumos desde 2002.
    E não encontrei essa dispariedade que vc afirma ter encontrado.
    Me prove onde e como encontrou tal fato e de as devidas argumentações , pois até hoje não li em todos os livros sequer uma virgula que contradizesse o que diz a doutrina espirita.
    Viro mico de circo e danço na praça 15 no rio de janeiro em plena luz do dia querida.

  66. Ludmilla disse:

    BeFrost

    Vc não conhece a Doutrina Espírita. Caridade, bondade, ensinamentos edificantes não são fundamentos espíritas, são fundamentos de todas as filosofias espiritualistas e/ou humanistas.

    O que eu quero dizer: um ateu, como vc se definiu, pode ser tanto ou até mais bondoso e caridoso e preocupado em exemplificar coisas boas no mundo qto um religioso, ou um espírita, ou um flamenguista ou quem quer que seja. Caridade, bondade, bons exemplos fazem parte de uma regra ética de vida, é para todos.

    A Doutrina Espírita explica e estuda as leis espirituais e a relação que essas leis possuem com as leis físicas. O objeto de estudo espírita é esse, os fundamentos da De se referem a essas leis. A melhora moral do indivíduo se dá é na convivência diária, na vida cotidiana.

    Então, dizer que um livro é espírita pq contem lições de caridade e bondade, não é afirmação que se preze. O Pequeno Príncipe tb está recheado de lições de caridade e bondade e ninguém em sã consciência afirmaria que se trata de um livro espírita.

    E são essas leis espirituais e as características dessas relações com o mundo material que são constantemente passadas de maneira errada nos livros psicografados por CX. As mais bpásicas, as mais corriqueiras, aquelas que qualquer iniciante no estudo correto da doutrina deveria conhecer.

    Infelizmente, o ensino espírita, em geral, pouco se baseia nas verdadeiras fontes do espiritismo, que são os livros ditados pelos espíritos superiores e codificados por Kardec, dentro de uma rigorosa metodologia. Como eu já disse, as pessoas dão preferência aos folhetins mediúnicos que falam de amor e bondade, ao invés de se debruçarem sobre estudos sérios dos livros da codificaçao.

    A triste realidade é que a maioria das pessoas que se declara espírita jamais estudou os livros da codificação.

    Vc quer alguns exemplos, posso dar alguns: órgãos no perispírito, colônias espirituais, animais no plano espiritual, aeróbus (essa é hilária!, corpos mortos com vitalidade (fluido vital), evoluçao em linha reta de Jesus, caridade remunerada, só para citar algumas. E estou falando dos erros doutrinários, se eu for falar dos erros científicos e históricos tb, u lá lá!

    Mas é isso, certamente vc não encontrou essa disparidade pq leu os 412 livros + os outros 39 póstumos mas jamais estudou os 5 livros espíritas, então não tem base para comparação de conteúdo.

    Te poupo do constrangimento de virar mico de circo e ficar dançando na Praça XV. Ao invés disso, gaste seu tempo lendo o Livro dos Espíritos, o Livro dos Médiuns, o Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese, pra ter termos de comparação entre o que é Espiritismo e o que se diz ser. Vai te acrescentar muito mais.

    um abraço.

    • alcyj disse:

      Seria bom vc ler nosso lar, a respeito de orgão no perispirito, tanto que quando algum orgão e afetado no fisico, ele tabem sofre no perispirto, existe orgão fluidico no periespirito sim, leia o livro nosso lar ok

  67. BeFrost disse:

    Como se eu nunca tivesse lido os livros de Kardec …
    Vc falou nada com nada , mas ok.

  68. Sabrina disse:

    queridos os fatos falam por si, estas duas folhas não provam nada, me apresentem fatos atuais sobre as psicografias de Chico. Estes fatos aqui já foram esclarecidos, tem uma carta de Ana Humberto, mãe de Humberto de Campos, reconhecendo a psicografias (mensagens)como verdadeiras, a mãe dele já confirmou, para que mais. Esppíritas amigos, já vasculhei vários sites, fico triste por tanta calúnia, mas não me estresso nenhum pouco, oas raros fatos apresentados são tão pobres, que nem Chico se abalou. viveu seus 92 anos com muito brilho e humildade, quando ele estava vivo, nenhum deste apareceu com estas “provas”, agora é fácil, quanto ele apresnta estas 2 páginas, Chico tem mais de 1000 para dizer o contrário, ele não pediu a ninguém qe acreditasse nele, acreditem quem quiser, eu faço é rir, é uma piada atrás da outra.

  69. Andrea disse:

    Por mais que se mostrem as provas, o povo não acredita! Vai gostar de ser iludido assim…

    Acho que até se o próprio Chico tivesse dito em vida que tinha se enganado, fraudado, enfim, o povo não acreditaria…

  70. Dio disse:

    Me surpreendo com a quantidade de comentários absurdos postados. Mas por outro lado isso é comum, a crítica sempre enfrenta a resistência dos crentes. Nenhuma obra de Chico Xavier, ou qualquer outro Místico, tem a veracidade comprovada. Não há nenhuma evidência de qualquer fenômeno místico. Como afirmava Descartes, acreditamos ou deixamos de acreditar, na maioria da vezes, não pela veracidade da crença em si, mas pela nescessidade que temos em lhe atribuir a verdade
    é muito simples, acreditamos em deuses e muitas outras coisas porque nos é confortante pensar que existem.

  71. Príscila disse:

    ah… então, eu sou Católica e não apoio sobre forma alguma ataques e está guerra que algumas pessoa criam entre as religiões… assim como me ofendo quando falam da Maria, Mãe de Deus, também busco respeitar as outras doutrinas…
    Então achei de péssimo gosto você querer ditar o que é certo ou errado… o que é verdade ou não… afinal de contas Deus nos ensina amar o nosso próximo, aceitando as suas diferenças e crenças…

  72. Gilgamesh disse:

    Uma coisa é não haver provas científicas definitivas sobre a mediunidade e a espiritualidade (até porque a Ciência ainda está iniciando seus estudos sobre tais áreas e com a tecnologia da atualidade, que ainda é muito atrasado para tal), outra coisa é acusar, baseando-se tão somente em hipóteses, sobre alguns documentos achados ou sobre a opinião pessoal de outrem. Acusar sem provas absolutas é o mesmo que acreditar em deuses e outras coisas abstratas, ou seja, agindo assim, o acusador está tentando impor a sua crença. Mesmo sendo ateu, o acusador que acusa sem provas cabais, está tentando legitimar a sua descrença, ou melhor, a sua crença na descrença. Em suma: Este tipo de acusação denota proselitismo, seja o acusador ateu ou não.

  73. Roger disse:

    Haja paciência… Essa turba revoltada simplesmente reforça aquela velha máxima: quem é de uma religião ou doutrina religiosa acha que ela é inquestionável, por mais que se apresentem FATOS que questionem seus pilares. Usam de cientificismo simplesmente grotesco, arrotando um conhecimento que não têm sobre física quantica e expondo tolices como perispírito e outras ficções tomadas como verdades. E não interessa se há mais quatrocentos e tantos livros a serem questionados. Afinal, a base de tais escritos revelou-se (os cadernos). Questionam os seguidores afoitos essa revelação? Pois provem que ela não se aplica aos demais livros. Afinal, depois de tomar um copo de água do mar, não preciso tomar outros para saber que essa água é salgada…

  74. Gilgamesh disse:

    Já vi de tudo sobre Chico Xavier na Web. Gente falando que ele roubou um carro e se acidentou, forjando um seqüestro, gente dizendo que ele era superdotado, leitor voraz, charlatão, especialista em leitura fria, escrita dinâmica, telepata, memória fotográfica, etc. Todavia, ninguém apresentou provas cabais disso tudo. Estão aí estas imagens de recortes, mas onde está a letra de Chico Xavier ou a assinatura dele? Algo que prove que o caderno e os recortes eram realmente dele. Imagens de recortes e histórias não provam coisa alguma contra ninguém. Tem que ser provas de verdade.
    Esse caderno pode ter sido montado.
    O incrível é que Chico Xavier psicografou 451 livros, dentre inúmeras mensagens para pessoas que iam ao centro. Foram 75 anos psicografando e ninguém nunca o desmascarou nesse período. Inúmeros opositores o acusavam, mas não provavam nada. Só ficam especulando. Agora que ele está morto, aparecem n histórias, recortes, etc., mas e as provas? Ninguém apresenta provas reais.
    O facho de luz que passa pela janela do hospital onde Chico Xavier estava internado, por exemplo, foi contestado por muitos, mas os especialistas de verdade, após minuciosa análise, não souberam explicar e nem se aventuraram. Ninguém se propôs a simular o supracitado facho. Alguns pseudo-cientistas insistem em dizer que era um reflexo, mas ninguém sabe explicar como, nem os peritos souberam. Se era um reflexo, seria fácil simular, mas ninguém o fez.
    Essas inconsistências é que invalidam as acusações contra Chico Xavier.
    Se não conseguiram desmascará-lo quando vivo, acho muito difícil fazê-lo depois de morto.
    Forjar provas não vale.

  75. eduardo disse:

    1. A pergunta básica: quem prova que o caderno era do chico?!

    2. Digamos que fique provavel que chico era uma fraude, no mínimo devemos então alça-lo a categoria de o Maior Gênio da história, por ter escrito tantos livros sobre assuntos tão diversos.

    3. Só quem não conheceu a obra assistencial e o próprio Chico é que pode ter alguma dúvida sobre sua honestidade.

    4. Além do mais, nada disso importa. Quem ler seus livros, perceberá o quanto são benéficos e úteis.

    5. Se tem gente que acredita que Jesus foi uma fraude, porque não fazer isso com Chico!?

  76. Luis M W disse:

    Sempre vejo que as argumentações levantadas pelas pessoas que acreditam no Chico Xavier é a de ele era desapegado de bens, q escreveu e nao recebeu direitos autorais, q ajudou pessoas etc..

    mas engraçado oq não param para analisar é q se ele nao tivesse demonstrado tal “dom” ele estaria quando vivo nas mesmas condições q estava? pq para uma cidade pobre e sem receber NADA (além do seu emprego) ele vivia muito bem, sempre bem vestido, viajando para o EUA, sem passar necessidades!! será q ele teria tudo isso?

    Chico Xavier é muito questionável poderia ter um QI elevadissimo e se aproveitar disso o suficiente para viver bem.

  77. Gilgamesh disse:

    Que argumento fraco jovem Luis M W. Chega a ser pueril. Vamos pensar: Ajudando tantas pessoas, Chico Xavier teria de viver feito um mendigo? Será que não teria a gratidão de ninguém? Nem da FEB? Chico Xavier era servidor público aposentado e não se vestia tão bem assim, vivia humildemente e isso é de conhecimento público. Só não sabe quem é muito desinformado. Pelo que consta, Chico Xavier fizera apenas uma viagem aos EUA, para divulgar o Espiritismo e tudo foi pago pela FEB. É preciso se informar antes de jugar.
    Recomendo a leitura de um ótimo livro sobre religiões. O livro QUIMERA, disponível em http://www.clubedeautores.com.br: http://www.clubedeautores.com.br/book/27985–QUIMERA

  78. luana disse:

    bom eu nao sei muita coisa sobre xico,mas sei que ele foi um grande homem. e ele era bom e atravez do espiritismo ajudou muitas pessoas. tenho certeza que ele foi enviado por deus pois eu estou emocionada com a historia e das poucas coisas que sei dele, ele foi um homem bom. respeitem_o. beijos…

  79. luana disse:

    vou procurar me aprofundar mais sobre a obra e a vida de xico. espero que um dia ele se comunique aqui com o nosso mundo para explicar melhor como e la do outro lado… e espero que ele descance em paz…

  80. Antonio disse:

    Eu sou absolutamente convencido de que Chico Xavier foi uma grande fraude. É claro que tem grandes méritos na caridade que sempre praticou. E isto é bom. Mas foi sempre a sua incomensurável vaidade intelectual, aliada a um evidente desequilíbrio psiquico, que o moveram pelo caminho do embuste e da fraude. São inúmeros os fatos a evidenciar isto, para quem quiser conferir. Tomemos, por exemplo, o famoso caso da” materialização” da Irmã Josefa. Uma vergonhosa fraude avalisada pelo Chico Xavier, com fotos e tudo o mais… Ridículo.

  81. priscila disse:

    a nossa tecnologia é atrasada? em relação a tecnologia de quem??? de outros plenetas? hehehe, essa foi boa, por que? em outros planetas a tecnologia já provou alguma coisa? que ponto de referência você usa? e por que? a ciência se dedicaria a estudar vida após a morte, se ha muito mais coisas a se descobrir e mudar com a tecnologia, ainda em vida, por que é tão dificil se desprender de certas bobagens, há pessoas tão ignorantes, essas só se importam com o mundo que cercam seu umbigo, e a raivaa das pessoas que sentem sua fé atacada…pessoas esse site escreve para pessoas que não acreditam, e não para pessoas que creem, portanto não estão atacando ninguém.

  82. Artigo N.º 5076 – O FIM DE CHICO XAVIER!

    Visto: 7702 – Impresso: 71 – Enviado: 385 – Salvo em Word: 85
    Postado em: 07/05/10 às 10:41:59 por: Rubem
    Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=50&id=5076

    Nos últimos dias tenho recebido muitas cartas e telefonemas perguntando sobre este personagem do negro espíritismo, Chico Xavier, tendo em vista um certo filme que roda agora nos cinemas, em que enaltecem esta figura. Na verdade o idolatram. O simples fato da idolatria em si, já deve chamar a atenção dos católicos, para que não se liguem nas belas aparências, nem nas palavras que parecem doces e belas. O veneno mais mortal é exatamente aquele que parece inofensivo.
    Recebi vários emails de pessoas que ainda defendem este personagem, saibam que a bíblia condena o espiritismo, e o que vocês preferem, acreditar na Bíblia ou em Chico Xavier? Ele é considerado o Pai do Espiritismo, antes de defendê-lo leiam isso:

    http://www.espacojames.com.br/?cat=31&id=6675

    Se mesmo assim o defende, é opção sua, todos somos livres para acreditar naquilo que nos convém.

    Respeitem nossa opinião!.

    “Não vos dirijais aos espíritas nem aos adivinhos: não os consulteis, para que não sejais contaminados por eles. Eu sou o Senhor, vosso Deus”. (Levítico 19,31)
    colocarei mais coisas dele, aguardem.
    fiquem com Deus.

    • Me perdoa moça! Mas que Bíblia estais lendo?? Cuidado em apocalipse tem escrito. 

      APOCALIPSE cap.22 ver.18-19 

      Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.

      Minha amiga o espiritismo tem aproximadamente 100 anos e a bíblia tem 20 vezes mais do que isso!! 

      Tome cuidado… A BÍBLIA É MUITO CLARA COM QUEM PRETENDE ALTERÁ-LA. Jesus veio ao mundo e ensinou que todos somos irmãos e devemos amor e nos respeitar Lei o SERMÃO DA MONTANHA.

      Jesus não tinha Religião nenhuma e veio falar do amor e da nossa obrigação de nos amarmos uns aos outros. 
      Não faça de Jesus um mentiroso… Cuidado!!!

      • Rodrigo disse:

        Mais um que escolheu os “pedaços” bonitinhos da bíblia. Não adianta o crente é o verdadeiro cego que não quer enxergar…

    • Fransergio Oliveira disse:

      Cara, seu sonho de vida é construir o “Imperio do vaticano”, voltar a idade media, onde a igreja dominava e cometia TODAS as atrocidades possiveis? Desconheço um nome de crime que a Igreja catolica não tenha cometido (se vc conhece um me conte).  Se os espiritas fossem perder tempo comentando os erros, crimes e descaminhos do catolicismo…bem, isso não leva a nada construtivo. Se vc é ingenuo ao ponto de acreditar em toda besteira que te contam, o problema é pessoalmente seu.       Todos são livre para acreditar no que querem, obviamente, mas é evidente que vc não gosta que outros tenham outras crenças, vc imagina um mundo onde exista uma só opinião, a sua. Isto se chama TOTALITARISMO, e sempre é desatroso. Ser livre não significa ser ético, e vc tambem tem toda liberdade de escrever um monte de besteiras, vc tem a liberdade de se enganar e e de enganar outras pessoas. Não é maravilhoso vivermos num mundo livre?

      Alias, sua interpretação de Levitico é ridicula, etmologicamente. Não existem as palavras Espirita, Espiritismo, Mediunidade, Fenômenos espiritual, ectoplasma, Psicografia. O hebraico do VT é uma lingua de pastores, com um vocabulario  reduzido. Lembre-se, meu caro, que em LV existem instruções pra sacrificar um bode, degolando-o no altar, para “expiar” os seus pecados. Voce tem sacrificado bodes expiatórios ultimamente. Sem falar na jumenta falante de Balaao. 

      Se vc quer estabelecer um livro obscuro, de um povo belicoso e controverso, cheio de absurdos obvios e crimes, escrito a milhares de anos numa lingua que não possui 5% do vocabulario das linguas moderna, como guia para sua vida, seu comportamento e sua moral…sinceramente, seus critérios são muuuuuito frouxos no julgamento de qualquer coisa. Mas vc tem toda liberdade do mundo.

      Amemos nosso proximo, trabalhemos para a melhoria da sociedade, ajudemos os necessitados. O que há em comum é infinitamente maior que as diferenças.

    • Fransergio Oliveira disse:

      Cara, seu sonho de vida é construir o “Imperio do vaticano”, voltar a idade media, onde a igreja dominava e cometia TODAS as atrocidades possiveis? Desconheço um nome de crime que a Igreja catolica não tenha cometido (se vc conhece um me conte).  Se os espiritas fossem perder tempo comentando os erros, crimes e descaminhos do catolicismo…bem, isso não leva a nada construtivo. Se vc é ingenuo ao ponto de acreditar em toda besteira que te contam, o problema é pessoalmente seu.       Todos são livre para acreditar no que querem, obviamente, mas é evidente que vc não gosta que outros tenham outras crenças, vc imagina um mundo onde exista uma só opinião, a sua. Isto se chama TOTALITARISMO, e sempre é desatroso. Ser livre não significa ser ético, e vc tambem tem toda liberdade de escrever um monte de besteiras, vc tem a liberdade de se enganar e e de enganar outras pessoas. Não é maravilhoso vivermos num mundo livre?

      Alias, sua interpretação de Levitico é ridicula, etmologicamente. Não existem as palavras Espirita, Espiritismo, Mediunidade, Fenômenos espiritual, ectoplasma, Psicografia. O hebraico do VT é uma lingua de pastores, com um vocabulario  reduzido. Lembre-se, meu caro, que em LV existem instruções pra sacrificar um bode, degolando-o no altar, para “expiar” os seus pecados. Voce tem sacrificado bodes expiatórios ultimamente. Sem falar na jumenta falante de Balaao. 

      Se vc quer estabelecer um livro obscuro, de um povo belicoso e controverso, cheio de absurdos obvios e crimes, escrito a milhares de anos numa lingua que não possui 5% do vocabulario das linguas moderna, como guia para sua vida, seu comportamento e sua moral…sinceramente, seus critérios são muuuuuito frouxos no julgamento de qualquer coisa. Mas vc tem toda liberdade do mundo.

      Amemos nosso proximo, trabalhemos para a melhoria da sociedade, ajudemos os necessitados. O que há em comum é infinitamente maior que as diferenças.

  83. marcos disse:

    toda pessoa só faz algo quando tem um motivo, proposito , um objetivo,
    se alguem conseguir dar um para o que Chico fez a vida inteira ai
    poderia dizer que ele era fraude, mais de qualquer jeito se ele mesmo
    escreveu os livros entao estamos diante de um GENIO da literatura, 400
    livros , historias linda, milhares de personagens, filmes, por que dizer
    que foram espiritos se ele era esse genio? e um GENIO seria BURRO para
    nao ter lucro sobre nada e morrer sem nada???? os ceticos deveriam ser
    ceticos contra seus proprios argumentos

  84. Thales disse:

    Bom, não defendo nenhuma religião,li ai em baixo infelizmente pessoas discutindo coisas do tipo “…que Biblia é a sua?”,isso é uma coisa que me intriga,por acaso seu modelo de Biblia é mais tecnológico?realmente não entendo essas coisas,a Biblia foi deixada para livres interpretações advindas do Latim,e dessas interpretações vieram trocentas outras interpretações,o zezinho que vendia pastel na esquina um dia sonhou com Deus e  resolveu fundar uma crença baseada na Biblia,sabe o que ele fez?interpretou a Biblia do jeito dele,olha que legal isso,imagina agora fazer uma reunião dos discipulos dos zezinhos do mundo todo,cada um com o seu interesse,pra discutir isso,é isso que tá rolando ai em baixo. Eu sou bastante cético em relação a essas pessoas que cismam em dizer e replicar argumentos para que a sua religião seja ” A verdade absoluta”,bastante cético e com extrema preguiça diga-se de passagem.Eu fico vendo esses pastores que fizeram trocentas milhões de divisões nas Igrejas Evangélicas no Brasil.Moço porque você,filho de Deus, insiste em acreditar que a sua verdade é além de única,melhor que a de todos?Porque é que os Padres insistem em desconstruir e difamar aqueles que buscam a verdade através do empirico?medo?Desde quando os indigenas precisam ser catequisados?ou pior dizendo,”aculturados”,eles já não tem a sua cultura?(Prazer cultura indígena,são eles que vivem em extrema harmonia com nosso criador,pois,nunca precisaram chacinar outros povos para IMPOR SUA VERDADE).(citei só duas crenças porque to com preguiça,preguiça essa que não considero pecado,diga-se de passagem,de novo).Se existe essa crença de vocês fervorosa em Deus,em seu mais amplo entendimento(Olhando para as crenças que eu conheço mais profundamente),cadê o amor que cada um prega para que cativemos?Respeitem as respectivas verdades,temos um péssimo exemplo de desrespeito as culturas no Oriente Médio,lutas e guerras ferozes por uma verdade que em séculos não veio à tona,sabemos somente a “verdade” daqueles incontáveis corpos que apodrecem mirados pelas lentes da midia internacional.Não tentem impor uma verdade sobre a outra,para cada individuo ela será sempre uma verdade eterna,e se existe conforto no coração daquele que crê,soa bastante provável que ele não precisa que você imponha para ele a sua verdade.

  85. Fransergio Oliveira disse:

    Meu caro. Creio que vc analisa mal as evidencias, tirando conclusões onde elas não existem. Tenho tambem uma historia de origem humilde, sempre guardando fragmentos, paginas de revista, tudo que eu não tinha acesso. Meus primeiros livros foram encontrados no lixo, faltando paginas, queimados. Guardava fragmentos como fossem tesouros. Trabalhei desde os 12 anos, e sempre tive um “acervo” de coisas imprestáveis, recortes e pedaços de livros…Tente considerar outro ponto de vista: Se Chico psicografasse realmente, não teria uma curiosidade natural pela historia e personalidade dos autores? Sua tese é valida, mas não exclusiva. Sugiro que, para comprovar se a mediunidade é realmente um fenomeno concreto, faça experimentação controlada, entre em algum grupo de estudos serios como observador, leia a literatura sobre o assunto.       Fatos documentados podem ser mentidos ou desmentidos verbalmente, por isso a historia é uma ciencia tão voluvel e ideológica. Vc está fazendo uma analise historica, pois não tem acesso a evidencias ou fatos concretos. Existe muita atividade “espiritualista” e raros ceticos. Em geral os céticos são preguiçosos e preferem comentar a realizar experimentos serio. Essa preguiça sistematica e tendencia a simplesmente “opinar” sobre qualquer coisa torna a opinião dos céticos menor.  Sugiro: se vc tem vocação cientifica seria, busque a verdade em fatos, com a mente aberta e bem informada. Faça experimentação com transcomunicação, com materialização…ou faça a brincadeira do copo e documente o que ocorre, rsrsrs….. “The Truth Is Out There” Parabens pelo blog.

  86. Antonio disse:

    Quanta bobagem! Será que não se apercebem da farsa que são TODAS estas alegadas manifestações mediúnicas? Será que nunca pararam para pensar por quê a ciência simplesmente ignora tais fenômenos, não lhes prestando a menor atenção, pois não existe a mínima evidência de que sejam reais? Será que não entendem que tais capacidades são absurdas, frutos de fraudes conscientes ou delírios psíquicos? Tais aberrações servem apenas para iludir as pessoas e truncar-lhes o desenvolvimento intelectual. A fé faz mal à saúde mental.

  87. Adriana disse:

    Essa história de espiritos que voltam à terra é uma fábula absurda.A morte é o fim de tudo, ninguém volta pra contar histórias. Morreu, acabou! Simples assim!

  88. David disse:

    A melhor frase do comentários “Não foi Chico Xavier quem se alfabetizou e leu todos aqueles livros, foram os espíritos.” uhauhauhauhau

  89. Sergio Moreira disse:

    Neste site existem outros estudos sobre CX que vcs deveriam ler antes de sair por ae defendendo este caridoso homem que nada queria além da fama e reconhecimento.

  90. Carla disse:

    Tolerancia zero pra boa parte dos comentarios!!!!! Vergonha !!!! Ateus arrogantes sempre se achando donos da razao e cristaos espiritas de olhos fechados para outras possibilidades!!! Bando de debeis!!!

  91. Carla disse:

    Respeito eh o q ta faltando!!! Ninguem aqui eh melhor q o outro!!! Todo mundo nasce vive e morre!!! Vao trabalhar e fazer alguma coisa pra ajudar a quem precisa e parem de se esconder na internet!!!! Isso tudo eh falta de amor!!!!

  92. Aurelio disse:

    Parabéns ao autor, mas pessoas religiosas..e afins, preferem a mentira e a ilusão do que encarar a verdade.

  93. Evaldo disse:

    Perdi meu tempo lendo os comentários acima, e até agora não vi nenhum comentário que valesse. Em vez de ficar discutindo quem esta certo ou errado, deveríamos tratar o assunto com um toque de lógica e verdade. É bem simples:
    Pergunto ao Autor:
    Quando foi que descobriram o caderno? Onde ele estava? Tem foto ou filmagem de Chico lendo ou carregando esse caderno? Quem descobriu o caderno? As imagens que estão nesse texto nada provam, haja visto que, poderia ter sido montada ou retirada de qualquer lugar.
    Como espírita sou lógico e não emocional. Não aceito argumentos sem provas, e muito me admira um Cético apresentar argumentos sem ter ao menos uma prova sequer.
    Esses dias li no site do Pe. Quevedo que Chico se tratava com um dos maiores psiquiatras do pais, e que pertencia a uma organização secreta.
    Tem um ano que repito no site dele as mesmas perguntas, e ele sempre apaga e nunca responde:
    Qual era o nome desse tão famoso Psiquiatra? Onde era o seu consultório? Se a sociedade era secreta como ele sabia que ele frequentava, não era secreta? Que sociedade era essa? onde eles se reuniam?
    Muitas frases e feitos foram atribuídos a Chico, Buda, Gandhi, Jesus e até mesmo a Deus, que nunca, sequer aconteceram.
    Vamos as provas:
    Gandhi – disseram que era ligado ao Nazismo. (sem comentários)
    Chico Xavier – Disseram ser a reencarnação de Jesus. Reencarnação sim, mas de Jesus… ai é demais.
    Buda – Dizem que ele é gordo. Sidarta Galtama era tão magro que mal conseguia andar devido a fome e a desnutrição que havia no Tibet.
    Jesus – fundou a Igreja Católica. Desafio a qualquer um a achar na Bíblia uma passagem onde Jesus cria uma instituição chamada Igreja e da nome a ela..
    Deus – Leia o velho testamento e conhecerás um Deus que manda matar, estuprar, roubar e se vingar dos seus semelhantes. Duvida? Leia a revista isto é de Junho 2012.
    O Deus que o Espiritismo me mostrou é um Deus bom, que não exige dinheiro para sua obra e nem cobra submissão absoluta a ele. Isso é escravidão, e não amor.
    Falar é muito fácil, provar é que é difícil.

  94. Ademir Lima disse:

    Pena que o fanatismo religioso dos espiritas os tronam escravos de uma segueira espiritual. As pessoas acham que as boas obras dele apagam as mentiras e charlatanismos, são pessoas que acha que o politico pode até roubar o povo, mas se fizer algum beneficio pro povo está tudo certo, ou aqueles que dizem que traficante é boniznho porque ajuda o povo da favela, não interessa se o traficante tem uma fabrica de dependentes químicos só importa a “ajuda” que ele da aos pobres…
    Pra mim não é assim que funciona, não existe mais ou menos bom, ou é ou não é. O Que adiante fazer o bem e depois influência um monte de gente com mentiras e engano? É o conceito de dar com uma mão, e depois tirar com as duas.

  95. Ademir Lima disse:

    O Médium é desmascarado
    Como acontece com todos os falsos profetas, Chico Xavier não passou na análise crítica e cientifica e tornou-se desacreditado do ponto de vista religioso, científico e filosófico. Nada do que ele dizia ver e ouvir foi realmente comprovado, e suas alegações de “humildade”, “despreendimento”, “analfabetismo” e “pobreza” sabe-se não corresponder com a verdade.
    .
    Antes que qualquer especialista denunciasse Chico como impostor, ele foi denunciado por Amauri Pena, sobrinho e auxiliar do médium. Ele disse, em entrevista ao Diário de Minas, que “tudo o que ele psicografou foi criado por sua própria imaginação, sem que precisasse de interferência de almas do outro mundo. Resolvi contar toda a verdade por uma questão de consciência. Não denuncio meu tio como homem, mas como médium”. [6]
    .
    A resposta veio logo em seguida. Amauri Pena foi ridicularizado e denunciado pelo próprio pai como “alcoólatra” e “doente de alma”. Chico Xavier usou todos os recursos e influência que tinha para calar o sobrinho, alegando não ter qualquer relação com ele e que Pena nunca participou de nenhuma reunião ao lado dele. Mais uma vez o médium faltou com a verdade. Todos sabem que Amauri Pena era auxiliar e homem forte de Chico, sendo na época o indicado para substitui-lo futuramente no trabalho de psicografia.
    .
    Mal acabou de se recuperar, o médium sofreu um novo revés. A pedido do repórter Hamilton Ribeiro, Chico Xavier “psicografou” uma mensagem do “espírito” da mãe do sr. João Guignone, presidente da Federação Espírita do Paraná. Acontece que tudo não passou de uma artimanha de Ribeiro – a senhora “comunicante” estava viva em Curitiba. Ribeiro continua:
    .
    “Agora vou ler a receita psicografada do pedido que fiz hoje em nome de Pedro de Alcântara Gonçalves, Alameda Barão de Limeira, 1327, ap. 82, São Paulo (…) Na letra inconfundível de Chico, lá esta: Junto dos amigos espirituais que lhe prestam auxílio, buscaremos cooperar espiritualmente ao seu favor. O que pensar disso? Nem a pessoa com aquele nome, nem mesmo o endereço existem. Eu os inventei”. [7]

    Leia mais em: http://www.napec.net/heresiologia/a-verdade-sobre-chico-xavier/

  96. José Valadares de Campos disse:

    Composição química de um ser humano adulto; massa percentual – Oxigênio, 65%; Carbono,18%; Hidrogénio, 10%; Nitrogênio, 3%; Cálcio, 1.5%; Fósforo, 1%; Enxofre , 0.25%; Potássio, 0.2%; Cloro, 0.15%; Sódio, 0.15%; Magnésio, 0.05%; Ferro, 0.006%; Flúor, 0.0037%; Zinco, 0.0032%; Silício. 0.002%; Zircônio, 0.0006%; Rubídio, 0.00046%; Estrôncio, 0.00046%; Bromo, 0.00029%; Chumbo, 0.00017%; Nióbio, 0.00016%; Cobre, 0.0001%; Alumínio, 0.000087%; Cádmio, 0.000072%; Boro, 0.000069%; Bário, 0.000031%; Arsênio, 0.000026%; Vanádio, 0.000026%; Estanho, 0.000024%; Mercúrio, 0.000019%; Selênio, 0.000019%; Manganês, 0.000017%; Iodo, 0.000016%; Ouro, 0.000014%; Níquel, 0.000014%; Molibidênio, 0.000013%; Titânio, 0.000013%; Telúrio, 0.000012%; Antimônio, 0.000011%; Lítio, 0.0000031%; Cromo, 0.0000024%; Césio, 0.0000021%; Cobalto, 0.0000021%; Prata, 0.000001%; Urânio, 0.00000013%; Berílio, 0.000000005%; Rádio, 0.00000000000000001%.

    Acreditar que a combinação destes elementos – e os 6 primeiros totalizam 98,5% do nosso corpo -, não importando quão complexas sejam as estruturas dela resultantes, poderia ver, sentir, criar, ouvir, cheirar, raciocinar, ter consciência e interagir com a realidade a sua volta, amar, odiar, falar, se emocionar diante de uma criação artística, etc., me parece ser algo bem mais inverossímil do que crer que somos Espíritos imortais num processo evolutivo, provisoriamente hospedados num corpo físico formado com estes elementos… Se acreditam que a matéria pode desenvolver tais sentidos e a consciência, deveriam acreditar em coisas como “formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente”; a lógica é a mesma.

    Não acreditar na existência de Deus por causa do deus agrário dos antigos hebreus – o Iahvéh bíblico -, ou por causa das religiões, dos religiosos, da bíblia, dos sacerdotes, dos dogmas, da inquisição, etc., me parece tão irracional quanto acreditar por algum destes motivos. Ateu que justifica sua descrença por alguma destas razões me parece alguém que apenas se elevou a um degrau da crença dos ingênuos; é como a criança que acabou de descobrir que Papai Noel não existe.

    ÀS VEZES ME DIZEM QUE NÃO HÁ PROVAS DA EXISTÊNCIA DE DEUS… NESTAS HORAS ME LEMBRO DE WERNHER VON BRAUM: “MAS ENTÃO SERÁ PRECISO ACENDER VELAS PARA VERMOS O SOL?” (Wernher von Braun (1912-1977), conhecido como o pai do programa espacial americano, foi diretor da NASA e um dos maiores cientistas espaciais do mundo. Ele disse: “Os evolucionistas (materialistas) desafiam a ciência a provar a existência de Deus. Mas será que realmente precisamos acender uma vela para ver o sol?… Eles dizem que não conseguem ver um Criador. Bem, será que um físico pode ver um elétron?… Que estranho tipo de raciocínio faz que alguns físicos aceitem o inconcebível elétron como real enquanto rejeitam reconhecer a realidade de um Criador com o motivo de que não podem concebê-lo?… É com honestidade científica que apóio que teorias alternativas à origem do universo, vida e humanidade sejam ensinadas nas aulas de ciência das escolas. Seria um erro negligenciar a possibilidade de que o universo foi planejado, não vindo a existir por acaso”…)

    Observações de diversos cientista constataram que as constelações giram na mesma velocidade em torno do centro das galáxias…isto não deveria acontecer; — as mais próximas dos centros, denominados buracos negros, deveriam girar a uma velocidade maior… este fato colocou em cheque partes importantes da teoria do big-bang… por causa dele, em diversos locais do globo cientistas estão a procura de um tipo de matéria que atravessaria nossa matéria e seria ao mesmo tempo atravessada por ela; que ocuparia o nosso espaço e seria, ao mesmo tempo, ocupada por ele…

    Críticos e defensores do big-bang concordam que somente a existência desta que denominaram “matéria escura” pode dar sustentação a parte da teoria que trata do surgimento das galáxias (o big-bang é uma teoria respeitável que surgiu a partir das ideias – a maioria, hoje, comprovadas – de Albert Einstein, e que resolveu centenas de questões que antes dela não podiam ser respondidas)…

    Talvez (opinião minha) estes cientista descubram que temos um arquétipo estrutural formado dessa ”matéria escura” (o Espírito), sobre o qual nosso corpo se organiza célula a célula…esta união entre as duas matérias se daria através da “condensação” da superfície celular deste corpo primário (os Espíritos chamaram esta condensação de períspirito)…vamos esperar… a ciência moderna – a das grandes descobertas – tem pouco mais de 200 anos… nada sabemos…somos muito menores ainda do que aquele caranguejo que apenas arranhou o limo de uma pequena pedra na praia, de que Newton falava quando se referia aos seus conhecimentos…

    Vejo a maioria dos ateus da atualidade como crianças que descobriram que não existe o Papai Noel que as religiões organizadas lhes impingiram, e que a partir desta descoberta e levados por sentimentos de egolatria e/ou megalomania, chegaram a conclusões insanas como a de que matéria pode pensar; de que átomos organizados podem sentir; que estruturas de moléculas podem enxergar, etc… Mas uma coisa tenho que admitir: ateus e crentes (falo dos sensatos) sabem o mesmo tanto a respeito de Deus, e não há como provar que Deus existe, ou que não existe… o que diferencia uns dos outros é a crença de uns e a descrença dos outros, e como fé é um sentimento, e este, especialmente, não coabita com o orgulho exacerbado… (E falo isso com a ilusão de possuir alguma autoridade sobre o assunto, pois já fui ateu, e hoje sei por que fui.) E é por isso que hoje sei também que quem não consegue crer em Deus está, de alguma forma, doente. Assim, muitas das exibições que vemos aqui não passam de palavras desesperadas; de gritos de socorro, por mais dissimulados que esses gritos pareçam, sob a capa brilhante dos conceitos filosóficos ou científicos do mundo… mas não pensem que sou agressivo ou ressentido. Não sou. Sei que a maioria desses pseudo-ateus da atualidade são jovens, e os jovens ainda “não morrem”, “não adoecem”, etc…

    Quando o ateísmo puder levar esperança e consolo aos que vergam sob o peso de duras angústias; aos que choram diante do túmulo dos seus entes mais queridos; aos abatidos pela culpa, que buscam forças morais para se reerguerem; aos injustiçados; aos doentes sem recursos; aos descrentes; aos desiludidos; aos que procuram explicações, ansiosos pela palavra esclarecedora que os ajudem a se afastar do vício, do crime, da crueldade e do suicídio… ou quando ele puder oferecer lenitivos que cicatrizem os ferimentos morais impostos pelas situações inexoráveis, engendrados na dor silenciosa daqueles que, navegando em tormentas íntimas, anseiam por explicações e respostas aceitáveis para seguirem em meio aos duros reveses e às tribulações constantes que a vida sempre nos impõe, nesse dia, sim, reservarei mais um pouco do meu tempo para apreciar os argumentos dos ateus…

  97. José Valadares de Campos disse:

    MAS SEUS ARGUMENTOS, para mim insípidos, não explicam o que realmente é o essencial na psicografia de Chico Xavier: a riqueza de detalhes insólitos e a imensa quantidade desses recursos usados pelos espíritos que fizeram das comunicações particulares, psicografadas pelo médium, preciosas fontes de esperança e consolo para aqueles que precisam suportar a dor causada pela morte de seus entes queridos.

    Nelas, os pormenores, os fatos inesperados e as revelações surpreendentes sobre particularidades ignoradas pelo médium, e/ou esquecidas pelos familiares, trazidos à luz sob a orientação inteligente de benfeitores do Mundo Maior, deixam patente que essas mensagens, na verdade, eram partes de um projeto que almeja estabelecer definitivamente entre os homens a certeza consoladora de que a vida prossegue vitoriosa, além da morte; desvendando aspectos da existência que se desdobra além do túmulo; mostrando a situação e o destino dos nossos mortos; que eles continuam vivos e que jamais nos abandonam.

    E como exemplo dessas minudências surpreendentes, entre as centenas que ali existem, citaremos essa que encontramos no livro Adeus Solidão (Editora GEEM – São Bernardo do Campo, SP – 1982 – http://www.geem.org.br), na comunicação do jovem Douglas Labate.

    Na sua mensagem aos pais este Espírito se referiu a cinco dos seus ex-colegas de escola, nomeando-os um a um apenas pelos apelidos – “Mão”, Vanderlei Pires; “Gordo”, José Wilson Padilha Filho; “Tunas”, Antônio Malandrino; “Bolomba”, Wagner Rodrigues Vieira; “Patricinha”, Patrícia Lopes Crispino e a “’Fabi”, Fabiana Haddad. Isso impossibilitou e/ou dificultou mais ainda que seus pais os identificassem no momento em que receberam a psicografia das mãos do Chico, só podendo fazê-lo quando retornaram a capital paulista, após esclarecimentos vindos do círculo de amizades do filho.

    Na mesma mensagem Douglas ainda revelou que no mundo espiritual tomou ciência de que a melhor amiga de sua namorada lhe dedicava um secreto e inconfessado amor, fato que acabou sendo confirmado pela jovem, quando interrogada pelos pais do garoto sobre a tal revelação.

  98. Jesa nideck disse:

    É lamentável, se pelo menos esse caras , victor e mori tivessem um pouco de caráter, ficava mais fácil , agente perde até a vontade de escrever, eles trocam nome de livro , autores, tentam enganar para tentar convencer as pessoas que não tem conhecimento nenhum sobre o Espiritismo,agora estão dizendo que o médium não pode ler! Isso é um absurdo, um embuste.
    Parece até Padre Quevedo,
    Voces não vão conseguir empacotar o ESPÍRITO.
    TRISTE

  99. Jesa nideck disse:

    O mais esquisito disso tudo,é que eles esperaram o CHICO partir para dar início ao covarde ataque, com falsas acusações, julgando e condenando sem nenhuma base ou prova. TERRÍVEL

  100. Jesa nideck disse:

    Esse ” homem ” poderia ter ficado milionário, mas preferiu doar tudo.
    POR FAVOR… PEGUEM UM BOM SABÃO DE COCO e vão lavar suas bocas, depois passem criolina e procurem não contaminar mais ninguém.
    POBRES DE ESPÍRITO !!!

  101. emmanuel smarra disse:

    os que mencionam o nome de CHICO XAVIER para denegri-lo deviam lavar a boca com soda para tentar desinfeta-la

  102. emmanuel smarra disse:

    os que mencionam o nome de CHICO XAVIER para denegri-lo deviam lavar a boca com soda para tentar desinfeta-la pois com certeza fedem.Sao caluniadores da pior especie

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *