MENU
faceantiface.jpg

Qual é o oposto do medo?

cassiomap600432qdsa.jpg

O novo mapa da Galáxia

23 de junho de 2008 Comments (2) Views: 719 Ceticismo, Ciência, Fortianismo, Ufologia

O SETI é uma Busca

SETIeh432jk

Senhor, eu creio! Ajuda-me em minha descrença!”. É Marcos 9:24. E foi o que Douglas Vakoch, diretor de composição de mensagem interestelar do SETI, citou ao jornalista Brandom Keim, da Wired.

“SETI [a Busca por Inteligência Extraterrestre] requer uma aceitação da ambigüidade”, disse Vakoch. “Se há uma virtude no SETI, é tornar a ambigüidade aceitável em uma época em que as pessoas estão focadas no concreto e no curto prazo. É comumente desconfortável não ter respostas, mas precisamos aceitar isso. Tentamos reconhecer que, nesse campo, com o que sabemos hoje, o melhor que podemos fazer, a coisa mais honesta que podemos fazer, é viver com um senso de ambigüidade”.

Keim respondeu: “Isso parece profundamente espiritual. O ato de ficar em paz com o desconhecido”.

“Nâo é necessariamente uma questão de ficar em paz com isso”, retrucou Vakoch. “Há uma passagem na Bíblia — ‘Senhor, eu creio; ajuda-me em minha descrença’. De certa forma, penso que ciência e religião não estão ultimamente em oposição. Estão ambas tentando entender as coisas como são. Elas entendem aspectos diferentes do que é".

Surpresa? O físico Paul Davies, também do SETI, é outro aberto a buscas heterodoxas diversas. No caso, OVNIs.

"Como cientistas, penso que devemos manter a mente aberta e estarmos preparados para olhar para a evidência e no caso dos OVNIs, eu sou um dos poucos cientistas que realmente analisou a evidência. Eu li o Relatório Condon, do Projeto Blue Book, e falei com testemunhas. Obviamente as pessoas vêem coisas no céu todo o tempo, e a vasta maioria dos avistamentos são apenas enganos ou fenômenos atmosféricos diversos".

Tudo bem, tudo bem.

"E então há o resíduo mais complicado, que é difícil de explicar e eu direi duas coisas sobre isso. A primeira é que essas são experiências reais — não acho que qualquer pessoa esteja mentindo. A segunda é que, para mim, eles não têm os sinais de uma visitação extraterrestre e não é o que você esperaria de extraterrestres. Assim, o que quer que esteja por trás disso, e pode haver explicações diferentes para coisas diferentes, eu não acho que visitas extraterrestres sejam uma delas".

"Isto é: em princípio nós podemos estar sendo visitados, mas eu não acho que estejamos. Não acho que esteja acontecendo agora, e se estiver, estou muito desapontado com os extraterrestres".

Amém. [via TDG]

Tags: , , ,

2 Responses to O SETI é uma Busca

  1. Nasda disse:

    Comentário no mínimo infeliz:

    “eles não têm os sinais de uma visitação extraterrestre e não é o que você esperaria de extraterrestres.”

    Quais são os sinais de uma visitação extraterrestre e o que esperar do desconhecido?

    Espero que não deletem a minha mensagem novamente.

  2. marcel disse:

    Hahahahahahhaa

    Usam a expressão “senso de ambiguidade” porque realmente não têm o que todo mundo conhece por esperança .

    Como é triste viver nesse vazio desesperançado . Se bem que a esperança deles é que a “ciência” prove tudo , resolva tudo , explique tudo . É no fundo os “cientistas” são as pessoas que mais vivem de esperança , porém uma esperança infantil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *