MENU

Uma Espiral Azul nos céus da Noruega: Stargate?

1c40f3ced2d3.jpg

“OVNIs” em formação retornam ao Chile

19 de dezembro de 2009 Comments (2) Views: 881 Ufologia

De Outros Mundos: Portugueses e Extraterrestres no século XX

fernandes_alien “Ao longo do século XX, milhares de portugueses confrontaram-se com o inesperado e o desconhecido, vindos de algures. Cerca de 800 “encontros” súbitos, por vezes traumáticos, com “luzes” e objectos voadores vindos de algures, mas também com seres insólitos, estranhos, aparentemente pouco humanos…

Dos arquivos do CTEC – Centro Transdisciplinar de Estudos da Consciência, da Universidade Fernando Pessoa, revela-se finalmente um retrato de “corpo inteiro” do ideário Extraterrestre, tal como foi sendo vivido entre nós, as suas experiências incríveis e as visões celestes” protagonizadas por cidadãos comuns.

Um estudo único participado por experimentados investigadores e teóricos nacionais que se juntaram num projecto singular. Da antropologia à física, passando pela psicologia e a religião, variadas são as propostas de leitura e interpretação destas caprichosas “observações” e dos eventuais agentes que as provocam.
Esta antologia, a primeira no seu género, em língua portuguesa, elaborada por uma vasta equipa de académicos nacionais, propõe-nos uma digressão por “outros mundos” que se atravessaram, subitamente, no quotidiano normal de pessoas normais. Uma visita guiada pela mão de especialistas, de diferentes disciplinas aos conceitos, ideias e imagens geradas em Portugal durante um século.

De onde procedem estas “aparições” de fenómenos extraordinários que, durante décadas, espantaram e muitas vezes confundiram cidadãos de todas a idades e condições sociais em toda a geografia do território nacional? Um grande inquérito a um verdadeiro “mito” vivo: a ideia do Outro além de nós. Que origens, que evolução, que modelos foi revelando esse imaginário ET como parte integrante da nossa cultura contemporânea?”

Joaquim Fernandes – professor na Universidade Fernando Pessoa e co-fundador do Centro Transdisciplinar de Estudos da Consciência (CTEC). É licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e mestre em História Moderna. Doutorou-se em História, com a tese “O Imaginário Extraterrestre na Cultura Portuguesa – do fim da Modernidade até meados do século XIX”, a primeira no seu género a ser apresentada numa universidade portuguesa e europeia.
Autor de várias obras de investigação histórica, é co-editor da revista anual Cons-Ciências, e publica na Imprensa diária centenas de artigos referentes à Cultura Científica, tendo coordenado em 2008, a série televisiva “Encontros Imediatos” para a RTP 2, a primeira realizada no nosso país sobre a Cultura ET”.

O livro, com 19 trabalhos de 23 investigadores de várias universidades portuguesas está disponível na página da editora Planeta.

Tags: , ,

2 Responses to De Outros Mundos: Portugueses e Extraterrestres no século XX

  1. antonio filomeno de poranga ceará disse:

    eu conferço ja vi 2 naves rodeando a cidade por volta das 3:00 da manhã e eu acredito que meu amigo tambem viu e em nossa cidade ñ tem aeroporto e elas eram aredondadas e meio achatadas com luzes fortes isto ja faz uns 13 anos

  2. paulo6jr disse:

    Procurei algo sobre as APARIÇÕES DE MEDJUGORJE e nada encontrei.
    Poderiam me enviar link sobre?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *