MENU
capacetecelular.jpg

Superstição e histeria SMS

1023homeopatia.jpg

Fracassa suicídio homeopático de céticos britânicos

26 de janeiro de 2010 Comments (10) Views: 1981 Ceticismo, Fortianismo, Ufologia

Espetaculares fraudes forjadas

Ou seriam falsificações fraudadas? Fato é que são trabalhos de computação gráfica impressionantes do “The Faking Hoaxer”, ou “Falsificador Fraudador”. Continue para mais criações e making ofs, de OVNIs a fantasmas e desastres espaciais.

Como o vídeo da esfera foi criado:

Mais outro lembrando os “OVNIs do Haiti“:

E o making of – as casas são 100% virtuais:

Note que o “vídeo original”, criado a partir da composição nos primeiros passos parece um tanto artificial. São os passos finais, que o autor reconhece darem mais trabalho, envolvendo adicionar ruído, tremores na câmera, perda de foco e tanto mais que adicionam algum realismo, ao mesmo tempo em que escondem as pequenas imperfeições.

“The Faking Hoaxer” também criou vídeos ilustrando alguns casos OVNI clássicos: das Luzes e Phoxenix, aos avistamentos Apollo passando pelo OVNI da turbina eólica (todos casos aos quais há em verdade explicação, das Luzes de Phoenix, aos avistamentos Apollo passando pelo OVNI da turbina eólica, o que não impede a apreciação dos vídeos).

O artista também se aventurou a criar fotografias de fantasmas:

E mesmo um vídeo tenebroso dos restos de um ônibus espacial em órbita:

Há ainda mais em em seu canal no Youtube! Pode ser uma questão de tempo até que um de seus trabalhos atinja milhões: o artista francês David Nicolas criou vários vídeos antes que um deles se tornasse um dos mais assistidos nos últimos anos.

Tags: , , , , ,

10 Responses to Espetaculares fraudes forjadas

  1. APODman disse:

    Este trabalho me faz lembrar o trabalho realizado por Christopher Kenworthy em um projeto conjunto com o Australian Film Commission para liberar uma onda fraudulenta de videos de UFO para avaliar a credulidade das pessoas sobre estas imagens.
    .
    Aos poucos, o nível de plausibilidade dos vídeos foi reduzida e só quando os últimos dois vídeos, muito improváveis, foram postados as pessoas começaram a duvidar das imagens.
    .
    Foi uma idéia muito interessante.
    .
    Mais sobre a onda UFO Projeto pode ser lido aqui:
    .
    – Http: / http://www.christopherkenworthy.com / ufo.html
    .
    [ ]’S

  2. Fabio disse:

    Deve-se desconfiar de fotos e filmes feitos fora do perímetro urbano, longe dos telhados, em parques e amplos espaços abertos afastados – locais onde um fraudador pode atirar modelos para o ar e manejar aeromodelos sem se preocupar em atingir casas ou pessoas, e mais: agir sem ser observado.

  3. Carla Miranda disse:

    Tem gente que acredita que antes da computação gráfica não era possível forjar vídeos e fotografias.
    Tem gente que acredita que pessoas não mentiriam sobre avistamentos, que as pessoas são sempre honestas.
    Tem gente que acredita que mostrar como vídeos ou fotos podem ser falsificadas não prova que os originais sejam fraudes.
    Tem gente que acredita que provar fraudes uma após a outra não significa que todas não testadas sejam fraudes também.
    Chamamos estas pessoas de crentes.

  4. Jorge disse:

    Gostaria que a equipe do Ceticismo Aberto se dedicasse a desvendar dois casos muito recentes de UFOS, bastante impressionantes. Os dois estão no YouTube.

    O primeiro é este avião abduzido em pleno vôo por um UFO, em 8 de agosto de 2009:

    http://www.youtube.com/watch?v=g9cZ8F1KTTM

    O segundo são essas fotos do Sol no site da NASA, onde aparecem uma série de “UFO’s gigantes do tamanho de um planeta”:

    http://www.youtube.com/watch?v=5r8OrAJFpyM

    Dois casos bastante intrigantes. O primeiro só poderia ter sido feito através de computação gráfica. O segundo, como realmente vem do site da NASA, vai precisar de uma explicação oficial, que ainda não veio.

    • Mori disse:

      O vídeo do avião “abduzido” parece mesmo computação gráfica. A história dá conta de que nenhuma emissora teria aceito o vídeo e não há relato de nenhum avião desaparecido. Ele diz que é conspiração, eu digo que é mais provável que o vídeo seja fictício, daí a ausência de qualquer evidência.

      Quanto aos UFOs gigantes, são provavelmente artefatos seja do sensor ou da transmissão. Efeito similar — mas brilhantes — era devido a artefatos do sensor frente a objetos luminosos, e já foi abordado aqui:
      http://www.ceticismoaberto.com/ufologia/1987/as-anomalias-soholasco

      Em ambos os casos, não posso oferecer explicações definitivas, mas me parece que seja sim uma fraude, e um engano, respectivamente.

  5. Renato disse:

    Depois que programas de video post-processing assimilaram os graficos 3D, ficaram muito poderosos e vem a cada ano progredindo ainda mais. Hoje com um 3D Studio Max e um After Effects na mão, voce faz coisas inacreditaveis.

  6. Fabio disse:

    “A Revelação final do apocalipse”. Publicidade curiosa…

  7. APODman disse:

    Possivelmente o “UFO” se trata de um artefato, talvez um raio cósmico:

    http://stereo.gsfc.nasa.gov/artifacts/artifacts_cosmic_rays.shtml

    Ou ainda um efeito de subtração de fundo:

    http://stereo.gsfc.nasa.gov/artifacts/artifacts_background.shtml

    [ ]´s

  8. NAVEGANTE disse:

    Pessoal, muitas pessoas já viram OVNIS, eu inclusive, e posso dizer que os que produzem fraudes grosseiras estão causando embaraços a quem tem interesse neste assunto e não diversão, afinal para muitos que viveram experiencias de UFOS, fica aquela sensação de angustia, até mesmo entre os que tiveram contato de primeiro grau, devido ao fato de estarmos diante do que não conhecemos, e provavelmente não queremos conhecer de perto (embora haja alguns corajosos que dizem desejarem um encontro de quarto grau, mas que mudam de ideia logo ao iniciarem o primeiro grau de contato…, então seria bom que não tirassem sarro da cara daqueles que sabem que há muita coisa entre o céu e a terra (como diz Shakespeare…). Fico muito decepcionado com a quantidade de fraudes que enxameiam o youtube, mas há raridades de casos reais (algo como 1%) entre eles… Mas de uma coisa é preciso saber: os E,T,S são criaturas, não deuses, e Deus os criou e está acima de todo o Universo…

  9. Sandro disse:

    Pelos vídeos fica claro como alguém com qualificação profissional e com o equipamento adequado pode e muito forjar OVNIS,fantasmas,duendes e até mesmo a fada-dos-dentes.Quantos casos de UFOS,aparições de fantasmas e seus congêneres não se tratavam de armações tão bem feitas quanto essas?(Apesar que vale dizer que no primeiro vídeo é possível perceber a artificialidade do OVNI sobretudo em relação a luz que incide nele)Mas vale deixar claro também que além das fraudes existem enganos,erros de identificação,fenômenos atmosféricos/astronômicos desconhecidos ainda e a pareidolia sendo que todos esses fatores colaboram para ‘criar’ aliens e suas naves espaciais ou um espectro.Até mesmo uma lente suja ou uma mosca passando na frente da câmera no momento da foto/filmagem ocasiona tal efeito.Abraços…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *