MENU
placebo_.jpg

“Mas comigo funciona!”

scott_tent_pole.jpg

Scott e o Escorbuto

12 de março de 2011 Comments (155) Views: 25639 Destaques, Fotos de OVNIs, Ufologia

Fotografia da “Batalha de Los Angeles” era retocada

Feb. 25, 1942. Retouched version of searchlight photo after work by Los Angeles Times artists. The bottom part of the image was painted black. The searchlights were lightened with white paint.  This version is from a copy negative made at unknown date from retouched print.  The neg is now in the Los Angeles Times Photographic Archive at UCLA.

Em 25 de fevereiro de 1942, três meses depois que os EUA embarcaram na Segunda Guerra Mundial após o ataque surpresa a Pearl Harbor, americanos em Los Angeles, Califórnia, viveram uma noite de pânico.

Mais de 1.400 rodadas de artilharia anti-aérea foram disparadas por uma série de baterias por várias horas enquanto as autoridades militares acreditavam que o país estava sendo atacado diretamente por uma série de “aeronaves não-identificadas” avistadas por inúmeras testemunhas.

O incidente se tornaria conhecido como a “Batalha de Los Angeles”, e recentemente se tornou o mote para um filme de Hollywood sobre uma invasão alienígena.

A conexão das “aeronaves não-identificadas”, e que  de fato jamais foram encontradas, com os “Objetos Voadores Não-Identificados”, ou OVNIs, que invadiriam as mentes do mundo poucos anos depois não demoraria muito a ocorrer. Não foi imediata: durante a guerra, aos americanos alienígenas eram os inimigos das forças do Eixo.

Uma das principais ligações entre a Batalha de Los Angeles e OVNIs tem sido uma fotografia publicada logo no dia seguinte ao evento pelo periódico local, o Los Angeles Times. A imagem, que inicia o artigo acima, mostra as luzes de holofotes convergindo no que parece um objeto que poderia ser um enorme disco visto de perfil. De maneira intrigante, as luzes dos holofotes não são vistas se estendendo além da região de convergência, sugerindo que havia ali um enorme objeto sólido.

Some-se a estes detalhes as explosões de artilharia também registradas, e o fato de que, como repetimos, nenhuma aeronave foi abatida tampouco identificada, e temos os ingredientes para um caso clássico da ufologia: um suposto disco voador visto por muitos, fotografado e de forma verdadeiramente alienígena, imune a todas armas terrestres.

Tema para filmes de Hollywood, realmente.

 

“Versão retocada”

No último dia 10 de março, em artigo de Scott Harrison, o mesmo Los Angeles Times finalmente informa que:

“Em 26 de fevereiro [de 1942], The Times publicou uma página de fotos com uma versão retocada da imagem com holofotes acima, acompanhada com sete outras imagens dos danos causados pela queda de munições de artilharia anti-aérea”.

A versão original, não-retocada da famosa foto, “foi recentemente encontrada no Arquivo Fotográfico do Los Angeles Times na Universidade da Califórnia”. Você a confere abaixo (clique para o arquivo original divulgado pelo LA Times).

Feb. 25, 1942: Searchlights converge on unknown object over Los Angeles in the early morning hours. Over 1400 rounds of anti-aircraft rounds were fired, with rounds with many rounds landing on the ground. This is unretouched version.

Explicando os retoques feitos pelos artistas para publicação, o LA Times nota que a parte inferior da imagem original foi pintada de negro. Os holofotes foram clareados com tinta branca. “Muitos raios de luz foram clareados e alargados com tinta branca, enquanto outros foram eliminados”. O negativo da segunda versão, que enfatizamos, foi retocado, também está disponível nos arquivos da UCLA.

Atualmente há códigos de ética mais rígidos com relação ao retoque de fotografias jornalísticas, mas “naqueles tempos, era comum que jornais contratassem artistas para retocar imagens devido à péssima qualidade da reprodução – basicamente 10 tons de cinza se você tivesse sorte. Minha conclusão é que o retoque era necessário para reproduzir a imagem”, comenta Harrison.

Mas queria que o retoque tivesse sido mais fiel ao original. Por nossos padrões de hoje, esta imagem não teria sido publicada”.

Uma terceira versão, com retoques diferentes, foi publicada em 29 de outubro de 1945, e também é divulgada por Harrison.

1945version600

Conspiração?

Alguns podem julgar suspeito o aparecimento tão demorado da fotografia original sem retoques. No entanto, uma outra fotografia capturada na mesma noite, e sem retoques, já havia sido publicada em 9 de março de 1942 pela então muito popular revista Life.

 

lifebattleLA

Nesta outra imagem, como na imagem original do LA Times sem retoques, não se vê nenhum sinal de qualquer objeto sólido. Um disco voador gigante e invulnerável também deveria surgir em outras imagens. Descobrimos agora que não surge em nenhuma.

Em um detalhado artigo sobre todo o caso e reproduzido aqui em Ceticismo Aberto, “A História da Batalha de Los Angeles”, o pesquisador Tim Printy já notava que poderia “ter havido alguma ‘licença artística’ envolvida para tornar a foto [do LA Times] mais excitante”. A sugestão se mostrou correta.

A famosa fotografia da “Batalha de Los Angeles” é assim finalmente explicada: assim como a outra imagem do evento, não registrou nenhum OVNI. Não há muito o que explicar na imagem, realmente.

E quanto ao evento em si? O que as pessoas viram naquele dia, o que provocou o alerta?

Como Printy notou, nos dias anteriores um submarino japonês havia atacado diretamente a costa oeste americana, e vários alertas falsos já haviam sido feitos a respeito de um outro ataque direto. Nervos à flor da pele, nos meses seguintes houve outro alarme falso, com artilharia disparada contra o que se descobriu ser nada.

Porque, como a fotografia, e mesmo a Força Aérea dos EUA concluiu, não houve realmente nenhum objeto alienígena – de outros mundos, ou apenas do Japão  — invadindo o espaço aéreo americano. O alarme inicial teria sido provocado por… balões meteorológicos. Os detalhes você confere no artigo de Printy.

A incredulidade com relação à versão oficial dos eventos é compreensível – a Batalha de Los Angeles é o primeiro caso em que um objeto voador não-identificado foi atribuído pelas autoridades a um balão meteorológico –, mas o mais impressionante é que àqueles que estudem o contexto histórico, a versão oficial faz sentido e é apoiada por toda a evidência. Ou mesmo pela ausência de qualquer evidência concreta de que algo alienígena sobrevoou Los Angeles naquela agitada noite.

Seja como for, com relação à famosa fotografia ao menos, já não deve haver mais dúvida razoável. Não há nada lá. E como tal, é agora uma evidência a apoiar a versão oficial: dezenas de explosões no ar e holofotes convergindo ao redor de… nada.

– – –

Confira:

Atualização 13/03/2011: Esta animação deve auxiliar em uma comparação das imagens. O alinhamento foi feito com as explosões de artilharia, que combinam quase perfeitamente. Os feixes de luz dos holofotes divergem muito, indicando que os retoques foram de fato primários. Mesmo a linha do horizonte da cidade parece ter sido uma obra de criatividade.

Tags: , , ,

155 Responses to Fotografia da “Batalha de Los Angeles” era retocada

  1. Felipe disse:

    Engraçado que nesses acontecimento sempre tem aqueles, eu vi mas não gravei nada e nem tirei foto, mas eu vi mesmo….

    É sempre assim…espero poder ver algo em 2012 se a terra aguentar até lá depois do que deu no japão…

  2. Nihil disse:

    Terremoto e tsunami no Japão. Onde está a novidade? O pessoal adora procurar pelo em ovo.

  3. Willy disse:

    Olhando com mais atenção para a foto do topo da página dá pra perceber que a luz do holofote que começa mais à esquerda termina exatamente na região do objeto, mas o objeto não parece bloquear toda a luz. A luz parece desaparecer magicamente acima do objeto.

    Seria legal se eu tivesse percebido isso antes de saber que era retocada.

  4. Fabio disse:

    Desconfiei de retoque!

  5. Nihil disse:

    Atenção, gente. Quem me conhece sabe que isso não é nenhum “spam”. Publiquei isso no meu blog com ajuda de uma amiga minha. É sobre como fazer doações às vitimas do terremoto e tsunami no Japão.

    http://nihil-animus.blogspot.com/2011/03/doacoes-para-as-vitimas-do-terremoto-e.html

    Desculpe o desvio de assunto, Mori. Agradeço a compreensão.

  6. Lend disse:

    Na duvida é melhor atirar :)

  7. Nihil disse:

    Obrigado, Mori. Nenhum parente seu por aqui no Japão? Todos bem?

  8. Magno disse:

    Vamos inverter os papeis:
    Digamos que ufólogos estivessem apresentado essa foto, que seria a original sem retocagem, em uma matéria como se ela fossem a prova de que um OVIN estava sendo bombardeado e depois que algumas pessoas estivessem indagando que não se via OVIN nenhum, aí então eles divulgassem a outra que seria a retocada, dizendo que ela é que seria a original e que mostrava traços do OVIN, não a primeira foto, voces acreditaria na história dos ufólogos? Não?

    Então o que me garante que a primeira foto divulgada aqui no C.A, não é a original? Por que alguém traçaria aquelas linhas (que forçou o C.A a rever a foto e encontrar uma “original”) em uma foto “retocada”?

    Vejamos: Em 1945, alguém se preoculpou em “retocar” a foto e não esqueceu de colocar a fumaça sendo iluminada pelas luzes dos holofotes que estaria sendo refletidas por alguma coisa (sim! Porque se não fossem refletidas, as luzes direcionadas dos holofotes não seriam capazes de iluminarem a fumaça como se apresentam na primeira foto).
    Já na segunda foto que seria a “original”, não vemos a fumaça proxima as luzes serem iluminadas, mas as que estão mais afastadas das luzes, são iluminadas, como se ver na primeira foto dessa matéria.

    Agora perguntem a voces mesmos:

    Qual seria a original e qua seria a retocada?

    • Mori disse:

      O LA Times declara que uma foto usada para duas versões retocadas foi encontrada. Retoques de fotos eram mesmo comuns, mesmo no caso Trindade, em 1958, versões retocadas das fotos foram publicadas, por exemplo, pelo Correio da Manhã. A outra fotografia da Life também falha em mostrar qualquer sinal de algo sólido.

      Agora, se você quiser acreditar que o LA Times mentiria, que a outra fotografia da Life por um infeliz acaso não capturou o OVNI, e que a versão retocada em verdade mostra sinais de ser a original, não penso que possa fornecer argumentos além dos que já estão no texto que o fariam mudar de ideia.

      É pouco provável que surja algo adicional, visto que a única evidência física de algo sólido no ar naquela noite foi fundamentalmente minada.

  9. Pedro V. disse:

    Veredicto de um site Cético = É falso….

    “Oh RLLY ?!” Ô_ô

    Do mesmo jeito que vc “prova” de que não era nada e de que os olofotes ficaram no mesmo ponto “aparentemente” sem sentido algum, a foto pode provar o oposto. Depende do ponto de vista.

    Assim como os entusiastas não conseguem provar de que existe algo, os céticos tmb não conseguem explicar o contrário.

    Como o Sr. Magno disse… nada prova de que esta foto possa ser a “original”.

    Ninguem aqui estava lá, ninguem aqui pode dizer COM certeza de que a foto foi retocada, ninguem aqui examinou a foto original.

    “Ovnis Existem” (aqui tem mais provas)

    “Ovnis Não Existem” (prova?)

    —(( Eu soube de que na Africa existe um macaco GIGANTE preto e com cara de mau…será verdade?)) —

  10. Magno disse:

    Continuando:

    Por que será que as duas fotos estão em posição invertidas, como se uma fosse o reflexo da outra? Vejam que a maior coluna de luz na primeira foto, parte da direita para a esquerda, enquanto que na segunda foto (a que seria a original), parte da esquerda para a direita.

    Apesar das diferenças de bombas explodindo nas duas fotos, existe quatro bombas explodindo dentro de duas colunas de luzes que estão paralelas (como se os dois holofotes estivessem bem próximos um do outro, no centro da foto) que também estão invertidas, evidenciando que se trata de cópia da mesma mesma foto e não de fotos tiradas de ângulos opostos (a menos que as duas tivessem sido tiradas no mesmo instante).

    Mais uma coisa:
    Poderiam me explicar de onde parte a colana de luz que está acima e a direita nessa foto que seria a “original”? Porque se observar-mos o ângulo em que ela parte, jamais ela partiria do chão.

    Conclusão:
    A foto que seria “retocada”, tem todas as evidêncis que seria a original, já a que seria a original, tem tudo pra ser a “retocada”.

    Essa explicação não me convenceu. Vou esperar por um melhor.

  11. Magno disse:

    Mori, voce está me deixando tonto.

    Por favor me explique qual foto em que as luzes se encontram em um único ponto seria a original.

  12. Magno disse:

    Mori, li todo o texto novamente, inclusive o do “The Battle of L.A, 1942” e o que deixam a entender, é que a original, é a primeira foto que aparece no “The Battle of L.A, 1942”, em que os feixes de luzes são menos nítidos.

    Por favor, me diga se eu estou correto.

    • Mori disse:

      Sim. Há uma foto, que se presume ser a original — embora mesmo essa também possa ter sido retocada — e duas outras, que se seguem a ela, com retoques diferentes.

      Criei uma animação comparando as duas imagens. A menos que você presuma que a câmera foi capaz de capturar os feixes de luz com uma nitidez extraordinária, é automático considerar que a original sofreu menos retoques. Ou nenhum.

      Logo atualizo o artigo com a animação.

  13. João Santos disse:

    Desde os anos 40 essas fotografias devem ter sido periciadas pela CIA e órgãos afins. Até que, finalmente, em 2011 chegaram a um veredito: “Fotografia(s) retocada(s)”.

    Tentar explicar o fenômeno UFO, com base em fotografias ou vídeos, pode ser tão frustrante como tentar ensinar física quântica a um macaco. Portanto, isso não anula o incidente, que foi real e bem documentado.

    Na Operação Prato, na cidade de Colares-PA, o chefe da equipe da FAB, Capitão Uirangê Holanda, reportou a grande frustração que é tentar fotografar um OVNI. No seu depoimento, diz que a equipe via e fotografava as naves, mas ao revelar não apareciam sequer borrões. Posteriormente conseguiram desenvolver uma técnica para, ao menos, registrar as silhuetas luminosas. Esse evento foi no ano de 1977. Caso contrário, talvez fosse até melhor publicarem uma concepção artística, senão teriam apenas o testemunho da equipe e não uma “prova” real.

    Agora imagine nos anos 40, quando as câmeras eram mais rudimentares? Certamente, os jornalistas podem ter tido a mesma frustração ao revelar as fotos, uma vez estas não correspondiam ao que vivenciaram.

    Eu morei em São Luís -MA, onde até hoje comentam a morte dos pescadores que dormiam no convés do barco pesqueiro, próximo à Ilha dos Caranguejos, no mesmo ano dos incidentes em Colares. Os que ficaram vivos estavam na parte interna e viram a luz intensa do OVNI, ao subirem depararam com seus companheiros mortos.

    Mas, e os casos de avistamentos coletivos inclusive com os ocupantes vistos? E os dos pilotos, como no caso do avião cargueiro japonês no Alaska, em 1986 ? E os registrado pelos radares das torres de controle do tráfego aéreo? E os registrados nas missões espaciais? Etc, etc, etc…

    Como disse o amigo Magno, cada um só vê ou aceita o que quer!

  14. João Santos disse:

    Aliás, após assentar a poeira ou após as mortes dos principais protagonistas de incidentes com OVNIS, surgem os “Sherlocks pos mortem” pra elucidarem os casos, sem direito à réplica do “de cujus”.

    Sem contar o dinheirinho extra que pode render com a polêmica.

  15. Pedro V. disse:

    Mori, o que vc faria caso saisse HOJE uma noticia de que foi provado a existencia tanto de ovnis como de seus ocupantes?

  16. Felipe disse:

    Noite oficial dos ovins, ou operação prato, porque será que ninguem mais velho mesmo que não se interessa pelo assunto nunca viu os tais fatos?…ou viu a tal da coletiva de imprensa?

    Isso parece que só existe no youtube.

  17. Pedro V. disse:

    Alias, é mais facil escurecer uma imagem do que clarear e colocar detalhes, o que para a época devia ter sido muito dificil.

    Sendo retocada ou nao, ambas as fotos mostram algo no encontro dos olofotes.

  18. João Santos disse:

    Felipe, você está insinuando que a FAB forjou a Operação Prato e a Globo forjou Noite Oficial dos OVNIS? Não entendi!

    Posso lhe garantir que assisti as reportagens reais dos dois incidentes nos anos correspondentes aos mesmos. No caso da Operação Prato nem havia computador.

    Não queria nem dizer isso aqui, mas eu mesmo já vi OVNI, acredita ?

  19. Marcos Novais disse:

    Uma questão, Mori.

    Por que fazer um retoque na imagem criando uma falsa imagem onde algo é atingido, algo grande, se na época não haviam ainda os chamados ufos?

    E não sei se estou sendo ingênuo, mas as duas imagens para comparação do The Times parecem ser identicas ou são a mesma imagem? Fiquei na dúvida.

    #Felipe, meu Pai tem 75 anos e sim, ele leu a respeito da Operação Prato, inclusive quando passou uma reportagem recentemente em uma emissora de sinal aberto, ele viu e comentou que na época ouve muita comoção a respeito, afinal ufos eram mitos( ainda o são.) e traziam muito medo as pessoas, especialmente as do interior do Brasil.

    E para finalizar, não sei oque foi fotografado nesse dia, mas que não foi um balão meteorológico, isso não foi. Aliás, bendita invensão esse tal balão meteorológico que além de nos fornecer informações climáticas, ainda serve de desculpas ou não, pra todos os casos envolvendo ovnis.

    Abraços.

  20. Marcos Novais disse:

    E sei que não tem nada a ver com a pauta aqui usada, mas você podiam fazer uma matéira sobre aquelas esferas encontradas na Africa, que aparentemente teriam milhões de anos, existe alguma evidência provando que são fraudes ou ainda é um fenômeno sem explicação.

    Obrigado.

    Abraços.

  21. Magno disse:

    Obrigado pela resposta Mori.

    Agora vamos analisar esse acontecimento baseando-nos nessa foto que presume-se que seja original.

    1º- É fato que existia um objeto que além de não ser transparente, ainda refletia as luzes dos holofotes. Observem que alguns feixes de luzes são reflexos formando ângulos.

    2º- Era um objeto de enorme proporção, sendo bem maior que a junção das luzes. Visto que nenhum feixe de luz passa adinte dele.

    3º- Ele tinha um resistência maior que as aeronaves conhecidas, pois foi bombardeado maciçamente e não sofreu nenhum dano, mesmo estando a baixa altitude. Já que alegam que nenhum obejeto sofreu com o impacto do bombardeio (exceto os que estavam em terra e foram atingido pelos estilhaços).

    4º- Praticamente todos os jornais da época noticiaram o avistamento de um OVIN sendo bombardeado e várias testemunhas confirmaram isso.

    5º- A divulgação tardia do Los Angeles Times, de que a foto original foi retocada, somente para ecentuar os feixes de luzes, não tira nenhuma evidência de que um enorme objeto estava sendo iluminado e bombardeado naquele instante.

    Portanto se essa foto não foi modificada, apenas realçada, chegamos a seguinte conclusão:

    É fato que um objeto voador não indentificado foi maciçamente bombardeado e saiu ileso, com manobra lenta denotando movimentos inteligente.

    Isso seria a comprovação, sem qualquer refutação, que objetos com capacidade inteligente de voar e imune a qualquer tentativa, da parte de nós humanos, em interceptá-lo, estariam voando livremente por nosso espaço aéreo.

  22. Fabio disse:

    Aventei a hipótese de retoque no box do post anterior da Batalha, mas a mensagem se extraviou…

  23. Felipe disse:

    Marcos novais acho que as esferas de que tu fala, são coisas que não tem explicação ainda, pelo menos que eu saiba…nunca vi uma explicação plausivel para aquilo, tambem acho uma boa ideia para o mori estudar aquelas esfera que cai e ninguem sabe da onde…(acho que é mais ou menos isso)

  24. Sérgio disse:

    Magno, é impressão minha ou tu é um chato mesmo?
    Não tem post que tu não venha desacreditar o trabalho do Mori.
    Senão gosta do blog, procure outro que cultue esse misticismo que tu gosta.
    A rede está cheia de blogs sobre fantasmas, conspirações, ET bilú, simpatias, fadinha do dente, duendes e gnomos…tudo, precisando de sua nobre atenção!
    Olhe esse blog que tu vai gostar!
    http://www.deldebbio.com.br

  25. Magno disse:

    Oi Sergio, porque voce não tenta esquecer um pouco esse seu amor platônico pelo Mori e tenta refutar os meus argumento de maneira lógica, sem ataque pessoal a minha pessoa?

    Se voce não tiver essa capacidade, deixe que o próprio Mori refute, já que ele tem mais inteligência e educação que voce.

  26. Sérgio disse:

    Magno, refutar você não adianta muito!
    Você é figurinha conhecida nos blog céticos por ser um Troll dos mais nonsense, adorador do inexplicável e fantástico!
    Mas apareça no
    http://ceticismo.net/
    que iremos alimenta-lo com uma boa educação.
    Abraço
    obs: Não troque o tratamento de Tegretol por homeopatia.
    :)

  27. Magno disse:

    Sérgio, deixa te contar dois segredos:

    1º- Também sou leitor do ceticismo net.

    2º- NÃO ALIMENTO TROLL.

    Bye-bye.

  28. Marcos Novais disse:

    Obrigado, Mori.

    Abraços.

  29. Marcos Novais disse:

    Olá, Felipe.

    Realmente é bastante intrigante esse assunto das esferas achadas na Africa e espero ansioso pela opinião do Ceticismo Aberto, para podermos debater melhor informados sobre o assunto. Infelizmente não tenho conhecimento sobre essas esferas que você citou, que caem misteriosamente na terra, mas irei procuar matérias a respeito na net.

    Grande abraço.

  30. Bruno disse:

    olá,eu acho suas historias interessantes e bem colocadas…acho bem regada de informaçoes;mas,nao da para se provar que tudo é natural e humano(nao dizendo que é extraterrestre)mas nem tudo tem como se provar,pq nem eu nem voce estavamos lá…tanto para falar que é verdade ou mentira tem que ter provas empirica,ou se aproximar disso.vlw

  31. João Santos disse:

    ALÉM DESSAS ESFERAS, HÁ UMA SUPOSTA PEGADA DE UMA BOTA DE 500.000.000 DE ANOS, SERÁ?

    Vi essa matéria neste site: http://www.hissheep.org/evolution/the_geologic_column_exposed_and_debunked.html

    Neste link abaixo imagem está mais ampliada:

    “Antelope Springs, Delta, Utah, Estados Unidos
    Em 3 de junho de 1968, William Meister e Francis Shape descobriram pegadas calçadas em Antelope Springs, próximo a Delta, no estado de Utah, (EUA). Elas mediam 32,5 x 11,25 cm. O interessante destas pegadas é que elas esmagaram um trilobite, no momento em que foram impressas. O trilobite esta extinto a 240 milhões de anos!” – FONTE:http://www.fenomenum.com.br/ufo/historico/pegadas.htm

  32. Robinson disse:

    Olá personas existe muita coisa que é abafada não por conspirações( talves algumas), mas muitas são por falta de coletagem de informação e esta de LA é um exemplo. Levaram quase 70 anos para dai sim falarem que era uma imagem retocada, isso não retira a causa do fato. Se olhar bem pelo menos para mim parece sim ter um objeto lá, e eu lembro de ter visto em um documentario antigo sobre este caso, e não na epoca que eu assisti ainda nem se sonhava com internet.
    Abçs…

  33. Rafael disse:

    Tb acho igual a vc mori. Se algo precisa ser provado como sobrenatural precisa passar pela a analise seria da ciencia.

    Passando por isso, o fato dito sobrenatural passará consequentemente a ter mais credibilidade.

    Mori, se me permite, gostaria de dar uma sugestao. Se vc precisar, digo isso porque nao tenho conhecimento da dificuldade que vc deve encontrar pra pesquisar esses fatos, procure patrocinio do exterior. Seu site tem muitas qualidades e acredito que conseguira isso facilmente. Assim, com mais patrocinio, tenho certeza que vc podera ter analises mais detalhadas desses supostos casos e consequentemente sera mais dificil os falsos conseguir enganar alguem.

  34. Otto Pessanha disse:

    O lance é ler o outro tópico desse caso, onde o Mori explica o que pode ser que “está dentro” dos feixes de luz.

    Na foto dita original dá pra ver muito melhor o efeito dos feixes interceptados pelas nuvens (fica uma espécie de círculo no céu mesmo, já vi esse efeito.
    Na segunda foto, a que alegam ser retocada, as coisas, além de parecerem mais artificiais: feixes mais distantes não são afetados pela fumaça que estava no ar (graças às artilharias, que atiraram feito doidas, ou a distância não afeta a claridade dos feixes em nada, o que não parece muito lógico de acontecer, dado as câmeras limitadas da época.

    Mas há um modo muito fácil de resolver isso, talvez.
    É só arrumar uma foto do negativo da foto, na falta disso, o mais lógico, se você entende um tico de fotografia é achar que a segunda realmente é uma versão retocada da primeria foto.

  35. Otto Pessanha disse:

    Me confundi. A segunda a ser revelada é provavelmente a original e a primeira revelada é a original.

    Desculpem a nossa falha.

  36. Otto Pessanha disse:

    Caraca, eu to com sono!

    A segunda não foi retocada e a primeira sim.

    Nossa. Desculpa o flood, me enrolei.

  37. João Santos disse:

    Correção: os mariscos teriam surgido por volta de 500 milhôes de anos e o trilobite – que era um marisco diminuto – teria sido extinto a 250 milhões, então a pegada estaria entre os dois períodos, obviamente. Mas a análise da rocha é que deve estimar uma idade mais próxima da real.

  38. Daniel disse:

    Neste caso eu acredito que não tenha sido nada tb, mas eu acho muito engraçado que este site em 99% dos casos afirma que todo ovni é um balão meteorologico. As pessoas são muito burras, afinal, quem não sabe que um balão meteorologico muda de cor, voa a rapidamente e faz manobras bruscas no ar deixando aviões a “ver navios”…

    Enfim, é facil falar dos casos ridiculos como este, onde você tem prova de que é um evento falso. Porque você não busca os casos que realmente tem algum conteúdo relevante que valha a pena ser discutido. Ah entendi, pq neste caso vc não tem como provar que é falso, e o tal “ceticismo” ia por agua abaixo né… grande exemplo de imparcialidade o seu.

  39. Fabio disse:

    Houve retoque, mas com o objetivo singelo de melhorar a qualidade de impressão da foto.

  40. Adriano disse:

    Uma coisa que me intriga é que seu eu visse um OVNI eu tiraria 100 fotos e não 1 ou 2. Se eu fosse jornalista, mais ainda, pois se deu tempo de focar todas essas luzes, deu tempo de tirar 5mil fotos, todo mundo que tinha maquina deve ter tirado, apesar que nessa época deveriam existir poucas, mas convenhamos que pelo menos os jornais todos deveriam ter tirado várias…isso é intrigante…alguém com alguma boa teoria para isso?

  41. Felipe disse:

    Alguem ai viu o hoax do meteoro que iria cai hoje?…

    Só vim dizer /Fail

    Vo fazer o mesmo com 2012

  42. Renegados disse:

    Olá, provavelmente o tradutor se confundiu com “more than 1400 rounds” e colocou 1400 rodadas, rounds nesse caso são entendidos como salvas, cartuchos/projeteis de artilharia.

  43. João Santos disse:

    –Não credito! Não acredito! Não acredito ! Uuuuuggghhh! — Últimas palavras de um cético, quando ao ver um OVNI, sofreu um infarto fulminante.

  44. Adriano disse:

    mas eu acredito! quero acreditar! Eu sei que ele existe!! últimas palavras do believer todo dia de Natal quando o presente não aparece!

  45. Fabio disse:

    Gostaria que Ceticismo Aberto comentasse o que é conhecido na ufologia como “filme da Mikson”.

  46. Fabio disse:

    Correção: Miksom.

  47. Nihil disse:

    “Em 25 de fevereiro de 1942”

    40 anos antes do meu aniversário :)

  48. João Santos disse:

    Magno

    Muito bom! sua análise foi conclusiva. Quem ver o vídeo e ler a respeito vai entender perfeitamente.

  49. Marcos Novais disse:

    #Adriano.

    Seu comentário é facil de ser analizado e explicado. O fato de não haver muitas fotografias feitas é por conta da época, do pânico generalizado e também porque não se tinha conhecimento de ufos naquela época.

    Portanto, você não teria tirado muitas fotos, mesmo que tivesse uma boa máquina no dia que isso ocorreu, você provavelmente estaria em casa, junto de seus familiares ou amigos, esperando a poeira baixar, pois estava acontecendo uma guerra de nível mundial.

    Abraços.

  50. Adriano disse:

    Marcos,
    mas e os jornais? 1 foto só cada um? e o medo generalizado deixou tempo de colocarem todos essas luzes em harmonia no mesmo ponto?
    Concordo que os civis normais deveriam ficar em casa. Mas você não acha que os jornalistas deveriam ter tirado várias fotos?

    abs.

  51. Magno disse:

    Marcos, as luzes eram dos holofotes militares com o objetivo de iluminar um possível objeto. Isso explica porque todas elas estavam agrupadas em um único ponto.

    Concordo com voce em relação a existir apenas uma única foto, mas talvês nem tenha sido tirada por um fotógrafo do jornal, pode ter sido tirada por uma pessoa idônea e posteriormente tenha sido vendida ao Los Angeles Times, o que ainda é comum nos dias de hoje.

    Abs.

  52. Otto Pessanha disse:

    Uma coisa também que intriga é que os entusiastas dos OVNIs contam as testemunhas que viram, as que não viram (e que foram muito mais) são rápidamente limadas da estatística.

    Houve pânico? Houve, porque estavam no meio da guerra e acharam que era um bombardeio… leiam o outro post também.

    É iinstigante pensar no fato de estarmos sendo visitados, pelo menos ha 70 ano,s por uma civilização alienígena que foi capaz de viajar, pelo menos, milhares de anos-luz. Os “caras” estão trabalhando com todos os governos do mundo, tentando futilmente encobrir as suas pistas no planeta.

    Fora que eles viajam com uma frota considerável, de discos, naves, cruzadores, todo o tipo de nave que vem sido fotografadas nesses 70 anos, ou, pode ser que sejam mais de uma cultura extraterrestre! Com um enredo digno de MIB, trabalham com os governos para encobrir a sua presença.Eles só não tem os neuralizadores.

    Mas ajudar os terráqueos com um pouco de tecnologia, isso eles não fazem.

    Pena.

  53. João Santos disse:

    É verdade,temos mais perguntas que respostas. Mas se ainda não há um consenso de que existam, como poderemos passar para uma etapa seguinte, que seria uma discussão mais aprofundada?

    Não sou ufólatra, mas ante o histórico de incidentes, inclusive aparições públicas, não dá para ficar indiferente. Acho uma questão ainda não elucidada.

  54. Magno disse:

    João Santos, concordo com voce.

    Tem muitos fatos que ainda não foram elucidados, como por exemplo, a Noite Oficial dos OVNIs.

    Não vou nem falar de relatos com testemunhas, fotos e videos que não dão credibilidade.

    Nessa matéria “A Batalha de Los Angeles”, temos uma foto a qual estamos debatendo o que poderia estar sendo alvo dos militares, que se me perguntarem o que realmente era, eu jamais poderia afirmar com certeza. Mas o que a foto mostra, sem sombra de dúvida (levando em cosideração que ela é autêntica, mesmo tendo sida levimente retocada), é que um objeto de origem deconhecida, de enorme proporção e com capacidade de voar, foi duramente bombardeado pelos militares em 1942 e saiu sem sofrer nenhum dano.

    Aí fica a pergunta:

    Que objeto seria esse?

    Balões meterológico com certeza não teria essa resistência nem essa dimensão.

    Se tivesse sido um balão metereológico, ele certamente teria sido abatido e as luzes se cruzariam formando um X, coisa que não acontece.

    Também não podemos dizer que as luzes finalizavam nas nuvens, pois além de estarem em baixa altitude, as nuvens não reteriam os feixes de luzes enão teriam um reflexo tão acentuado como vemos nas junções das luzes.

  55. Adriano disse:

    Magno,

    e a foto da revista Life, aqui mesmo no artigo?

  56. Magno disse:

    Otto Pessanha, o seu raciocínio em relação a estatística nesse caso, não faz muito sentido.

    Imagine, se por um acaso, tivesse um simples tiroteio entre marginais na sua rua, voce sairia de casa para ver o que era? Não?

    Agora mude esse tiroteio para uma batalha militar em que estivessem querendo abater uma aeronave inimiga, voce iria para o meio da rua observar?

    Então presume-se que nesse momento, o mais correto era que tivessem pouquíssima testemunha (ou talvês nenhuma, salvo os envolvidos no combate).

  57. Adriano disse:

    Algumas questões a mais:

    1) Sendo uma batalha, tem sentido colocarem pessoas mirando feixes de luz, mostrando então aonde estão e podendo então ser atacados? (Sabendo que o tempo para mirar perfeitamente todas as luzes num ponto,é grande. Ou foi tudo combinado, todo mundo mirou e então ligaram e tiraram a foto e desligaram rápído?)

    2) As luzes podem chegar a que altura? qual a altura ali na foto (estimada)?

    3) não ficou muito cômodo ter todo esse aparato, estrategicamente colocado, com o objeto voando no centro? (ou perto do centro)…

  58. Otto Pessanha disse:

    Sugiro que vocês deem uma olhada no artigo original: http://www.ceticismoaberto.com/ufologia/6028/a-histria-da-batalha-de-los-angeles

    Mais precisamente na parte “Os Relatos da imprensa”. Lembrem-se que esse pode ter sido um dos primeiro avistamentos de “Naves espaciais” da história e que foi um dos mais “visto” por pessoas por um bom tempo. Olhe a quantidade de informações conflitantes que as pessoas deram, as pessoas estavam apavoradas com a idéia de um bombardeio na área, naquela época havia sirenes por todas as partes, para avisar as pessoas. As pessoas, por mais difícil que seja, saíam de casa e olhavam, sim, pro céu pra ver o que estava acontecendo.

  59. Adriano disse:

    O outro artigo realmente deve ser completamente lido antes de ler esse!

  60. Agnaldo Charoy Dias disse:

    Não me convenceu a teoria de desmistificação… mesmo reconhecendo que pode ter havia manipulação da foto… Se fosse balão, como disseram num comentário, teria sido abatido e as luzes se cruzariam, o que não foi o caso… quanto a segunda foto, pode ter sido batida em outro momento, enquanto os holofotes não haviam localizado o objeto… aliás, o objeto parece grande demais para ser balão e parece ter a forma achatada, e não redonda… e balões metereológicos tem sido uma desculpa clássica das autoridades para justicar OVNIS (ROSWEL) (SIC!) Além disso, um único tiro teria derrubado o balão, e não seria necessário um bombardeio… a não ser que a artilharia americana tivesse a mesma pontaria que eu tenho… ehehehe

  61. paulo6jr disse:

    “A aplicação da doutrina cética é a ÚNICA forma e caminho seguro para se descobrir os casos verdadeiros depois de descartar os falsos e apurar a VERDADE.”
    O capitalismo ‘científico’ era, nos anos 60/70, a única forma de combater o socialismo; o amor é a única é forma de combater o ódio; a verdade é a única forma de combater a mentira; Deus é a única forma de combater o diabo; o avanço tecnológico-científico do colonizador é a única forma de combater o “atraso” tecnológico do colonizado;…CETICISMO é a única forma de combater os “CRENTES”.

  62. Rafael disse:

    Inegavel como a sede por historias incriveis e grande entre muitos.
    Guerras entre humanos e aliens.(poxa que legal)
    Muito mais divertido!

    Vindo o filme de howlllowd, fica mais legal ainda.

  63. Rafael disse:

    Inegavel como a sede por historias incriveis e grande entre muitos.
    Guerras entre humanos e aliens.(poxa que legal)
    Muito mais divertido!

    Vindo o filme de howlllowd, fica mais legal ainda.

    Preparem suas espadas laseres de guerra nas estrelas !

    :)

  64. Rafael disse:

    teclado do netbook quebrado:

    onde se le: Inegavel como a sede por historias incriveis e grande entre muitos.

    leia-se: Inegavel como a sede por historias incriveis É algo influente entre muitos

  65. Rafael disse:

    Espadas laseres ficam sem graca. Sabres de luz e melhor!.

    zoooommmmm…zuuummmm….zuuuuu…(barulho da espada sendo movimentada no ar)

  66. Adriano disse:

    Ao Agnaldo,
    leia o outro artigo. a mira na época era de 1% de efetividade, provavelmente pior que a nossa hahaha.

  67. João Santos disse:

    Qualquer foto ou vídeo de suposto OVNI real, seria facilmente questionável. Quanto mais nos dias atuais, com efeitos especiais por computação gráfica.

    Incidentes famosos envolvendo pilotos veteranos, inúmeros registros de radares, casos investigados formalmente como a Operação Prato e A Noite Oficial dos OVNIS no Brasil, aparições públicas com ocupantes vistos, etc, também não são aceitos como evidências.

    Portanto, estamos aqui discutindo o sexo dos anjos. Ou seja, ficamos na mesma. Então, cada qual faça seu próprio julgamento.

    Temos 12 ministros no Supremo Tribunal Federal, todos examinam o mesmo processo, mas dificilmente são unânime nas decisões.

    Se eu estivesse na qualidade de juiz, certamente julgaria procedente o fato de que OVNIS são reais.

  68. Rafael disse:

    Sigo com o relator

  69. Otto Pessanha disse:

    Tudo bem, digamos que os ETs e os OVNIs realmente existam.

    Onde estão eles? De onde eles vem? Por que ainda não fizeram contato com as pessoas que mais questionam a sua presença aqui, cabando de vez com a dúvida que paira sobre os casos de OVNIs e contatos?
    Por que os seres do espaço são tão tímidos? Por que eles ainda não resolveram questões importantes de física, quimica que eles seriam capazes de solucionar? Por que nenhuma equação famosa é solucionada por uma inteligência que vem de tão longe, e o mais provável é que eles tenham solucionado exatamente para tornar as viagens possíveis?

    O Governo encobre os casos de OVNIs, mas os ETs vem a público falar de amenidades com os ufólogos. Por que? Por que ao invés de “seja bom.” “proteja a camada de ozônio.” não recebemos algo como uma técnica para solucionar algjum problema desses?
    Ao invés de aparições escusas no meio do nada, por que não pousar no meio de um jogo de futebol, ou futebol americano, ou baseball, na frente das câmeras e na frente de milhares de pessoas com câmeras e celulares, que hoje em dia poderiam facilmente botar essas fotos na internet em segundos?

    Se formos mesmo considerar a hipótese dos alienas como um fato, e não como uma hipótese, é inegável chegarmos à conclusão de que os alienígenas estão brincandos de gato e rato com a humanidade. Hora trabalhando para os governos, hora fugindo deles. Aparecendo para poucos que tentam mudar o mundo, quando seria mais fácil aparecer para todos e realmente mudar o mundo.

    É, os alienígenas estão entre nós, e são tão cruéis como alguns seres humanos.

  70. João Santos disse:

    De fato, seria uma notícia bombástica. Finalmente naves alienígenas pousaram no Maracanâ e interromperam um evento da Igreja da Grana Universal. ETs desembarcaram, subiram no palco, saudaram os humanos e revelaram seus planos para com a humanidade, dentre as quais:

    1- O fim das religiões – Vaticano, Papa, bispo Macedo, Padres, Pastores, Gurus, sinagogas, mesquitas, etc., acabou a venda de ilusões…

    2 – A cura da AIDS – laboratórios, clínicas, prefeituras, etc., é o fim da mamata!

    3 – O fim dos conflitos – fabricantes de armamentos, militares, policiais, delegados, juizes, promotores, etc., estão desempregados…

    4- Casa, comida e roupa lavada para todos – Nesse caso a gente ia se dar bem!

    E poi aí vai…

    Seria bem mais prático. Mas não parece ser esta a forma mais adequada para eles. Vai entender!

    Por exemplo, numa aparição pública em Pirassununga – SP, o povão saiu com paus e pedras e os ETs tiveram que decolar rapidinho. Há relatos que o mesmo teria acontecido na Bulívia, México, etc.

    Curiosamente, um helicóptero foi enviado, recentemente, para fotografar uma tribo indígena ainda selvagem, descoberta na amazônia e foi recebido a flechadas. Nas fotos notam-se as suas expressões de terror. Para eles os ETs somos nós.

    Talvez sejamos primitivos para eles e outras coisas mais…Um dia saberemos.

  71. Magno disse:

    Otto Pessanha, respostas para as suas perguntas:

    http://pt.scribd.com/doc/14464022/Contato-Com-Os-Discos-Voadores-Kraspedon-Ovni-Ufo

    Espero que não tenha preguiça de ler e analisar o livro por completo.

    Esse livro foi editado em 1957 e na época, a academia de ciências Russa acho tão interessante que mandou tirar cópias, para que os seus acadêmicos analisassem ele.

  72. Rafael disse:

    Primeiramente OTO, boa pergunta.

    Mas infelismente penso que vc nao obterá uma unica resposta. Tera varias.
    Acredito que cada pessoa acredita em ovnis por motivos diferentes, bom pelo menos a maioria dos motivos sao diferentes, ainda que um ou outro coincida.

    Entao, cada pessoa elabora sua própia teoria, gerando diferentes respostas, como vc irá perceber pelas respostas seguintes a essa sua pergunta.

    Veja só:
    http://sirianos.blogspot.com/
    Esses acreditam em ovnis pelo livro de uma inglesa. Ela fez o livro, e as pessoas acreditaram.
    É certo que alguns acreditaram porque deve ter visto um OVNI(independente se for uma verdadeira nave espacial ou nao)

    Outros provavelmente deve ter começado a acreditar porque se acham diferentes e especiais, dai viram um livro que indica um caminho para elas. TCHUN!. Acharam a resposta para suas duvidas.

    Outros como os seguidores de Billy Meier acreditam por causa de suas fotos, historia e comportamento de vida.

    Billy meier: http://en.wikipedia.org/wiki/Billy_Meier

    Outros acreditam em ETS por causa de contacto em radio, telvisao e computador com esses ovnis.

    São os chamados EVP:http://en.wikipedia.org/wiki/EVP

    É muito provavel que vc encontrará pessoas que acreditam em OVNIS pela junção de informações e fatos que essas pessoas observaram em suas vidas, entao chegaram a conclusão de que eles existem.(Ainda que só tenham estudado o conhecimento ovni de maneira superficial)

    Outros podem acreditar em OVNIS porque a sua eligiao dita isso, como os espiritas.(chico chavier memorias de uma morta dá essa informação)
    Também há aqueles que acreditam porque se sentem melhor ou tem facilidade ou tendencia psicologica em acreditar em toda historia que lhe contam.

    Por fim tera aqueles que simplismente acreditam porque juntaram as provas a favor e contra e chegaram a essa conclusao.

    Portanto, devo dizer que muito provavelmente cada um dira que acredita por motivos em separados, caberá a vc conhece-los e tirar suas propias conclusões se é verdade ou nao.

    Talvez surja a duvida, se cada pessoa acredita em ovnis por motivos total ou parcialmente distintos, entao qual é a verdadeira ?

    Só quando surgir uma prova incontestavel, nos veremos quem tinha razão nos contatos. Ou talvez todos.

  73. Adriano disse:

    E você Magno, acredita piamente nesse livro, é isso?

  74. Magno disse:

    Não, mas acho ele intrigante, por causa da data e pela lógica que ele tem.

  75. Otto Pessanha disse:

    Ah, claro, dizer que “esses não são os métodos deles” ou apelas para a nossa reação irracional sobre o fato realmente mostra o quão limitada e estreita pode ser a visão de uma pessoa que acredita em supostos alienígenas pousando na terra. Isso é o que pessoas, pelo menos os entusiastas da ciência chamam de “Alegação Especial.” É um modo de tentar validar seus argumentos apelando para uma alegação a qual não há resposta fácil e, as vezes, resposta alguma é possível.

    Chega a ser cômico um livro onde os ETs são pseudocientíficos e sequer exploram direito a própria ciência terrestre (da época) e aceitam coisas como “massa dos Raios Gama” (por acaso, foi quando eu parei de ler direito), admito, não tive estômago pra ler o livro com ETs religiosos (não todo, passei o olho por umas partes), o que não é nada demais, mas o fato deles misturarem isso com ciência é pesado, cara. Tá, pode ser a ciência deles… Alegação Especial de novo.

    Qualé, gente, 2011! Temos um MONTE de gente que não reagiria como os índios… temos gente ESPERANDO os ETs! Esperando ansiosamente! Inclusive gente que poderia dar guarita para os ETs no caso de uma possível reação adversa à vinda deles. Gente que poderia nos dar, não evidências, mas provas cabais da existência deles. Apelar pra nossa ignorância (em todos os aspectos da palavra) não torna os ETs e os OVNIs mais reais, os toram tão etéreos quanto eles AINDA são. Porque, por mais que vocês insistam em acreditar nisso, provas de verdade não foram apresentadas.

    Triste mas verdade.

  76. Rafael disse:

    Continuando o reciocinio, como cada um acredita por motivos diferentes, entao vc provavelmente tera tambem motivos diferentes pqara esses seres ETs nao aparecerem.

  77. João Santos disse:

    Como já disse, o acreditar ou não é muito pessoal. Quanto às provas, depende também do que cada um aceita como tal.

    Eu comecei cético, depois, reportagens de pilotos experientes, casos comprovados de aparição pública, a própria FAB, etc.

    Mas o ponto de partida para minha aceitação foi o fato de aparecerem nos radares aos montes, a ponto de acionarem o sistema de defesa e serem perseguidos por caças. Radares são máquinas não sujeitas à ilusão de ótica. Elas dedectam algo concreto.

    O caso do cargueiro japonês foi outro, um dos incidentes internacionais mais convicentes, em termos de evidência, até porque foi o operador do radar do tráfego aéreo que avisou o piloto, de que haviam três objetos não identificados seguindo o avião. Em seguida a própria tripulação teve o contato visual com os OVNIS, um dos quais era do tamanho de dois porta-aviões americanos.

    Não se sabe ainda o impacto na maioria da população, em termos globais. O que pode ser natural para mim, para outros será o fim de suas convicções religiosas ou filosóficas.

  78. Rafael disse:

    Concordo João. É isso mesmo. São inumeros os casos, motivos e fatos que leva um ou outro a ser crente na exiustencia desses seres.
    No meu caso tb foram um conjunto de dados que me levaram a crer que eles existem, apesar deu ter um pézinho sempre atras. Afinal nunca se sabe.

  79. Rafael disse:

    O cunhado da minha mulher passou a acreditar porque disse que o avô dele viu no dia de sol claro o disco voador em cima da fazenda dele.
    Como ele é muito apegado ao avô, e disse que o avô nao mente, entao ele começou a acreditar.

    Impressionante como as pessoas sao diferentes, por outro lado tem gente que nunca viu um discozinho e acredita só porque o chico chavier disse que existia

  80. Rafael disse:

    Quanto ao fim das convicções filosoficas e religiosas, acho que tudo vai depender de como é ou funciona o mundo desses estrangeiros.
    Se for contra as convicções religiosas e filosoficas, talvez acabe.(sabe aquela historia de que tem gente cabeça dura! Pois é, esse é o caso, mesmo se aparecer uma civilizacao alienigina dizendo que jesus nao existiu, ele nao vai acreditar, ainda mais se for um religioso fervioroso)

    Se for parcialmente a favor das convicções covições religiosas e filosoficas, acho que muita ira aceitar, afinal dá pra adaptar a nova realidade.

    Se for a favor das comvicções, acho que nada ira mudar.

    Na verdade, diria que esse tipo de situação precisaria de uma analise melhor.

    Dentro de uma analise sociologica/historica e politica, os cientistas iriam fazer comparações com civilizações que estiveram nessa mesma situação da qual estamos discutindo.
    Afinal mera suposições nao serve muito de prova cientifica, melhor são dados concretos e reais. E nesse mundo, o que mais se aproxima do encontro entre duas civilizações seria o encontro entre dois povos/ paises.

  81. Rafael disse:

    Se for parcialmente a favor das convicções covições religiosas e filosoficas, acho que muita ira aceitar, afinal dá pra adaptar a nova realidade.

    correção: Se for parcialmente a favor das convicções covições religiosas e filosoficas, acho que muita gente irá aceitar a nova situação, afinal dá pra adaptar a nova realidade, apenas tendo que sofrer algumaw cessoes filosoficas e religiosas.

  82. João Santos disse:

    Impossível pensar de forma unânime, um escritor certa vez disse que toda unanimidade é burra. Creio que ele se referia a coisas polêmicas, como é o caso dos OVNIS.

    Se a humanidade nem mesmo resolveu suas próprias questões éticas em pleno século XXI. Ainda há povos que mutilam animais, extirpam clitoris das mulheres, enterram crianças vivas, e outras aberrações…

    Enquanto alguns viajam para o espaço sideral, outros acham que tudo é uma farsa. E ainda há povos que estão na pré-história…

    Então a coisa complica ao tentarmos entender os motivos dos “aliens” não agirem como gostaríamos, uma vez que nem mesmo nós conseguimos entender coisas brutais e sem sentido que ocorre entre nós.

  83. João Santos disse:

    Vejam esse documentario: http://www.youtube.com/watch?v=l1BEdR_aNZ4 (parte 1)

  84. João Santos disse:

    Não ficou provado que a base de Dulce exista, mas que é perfeitamente possível, tanto quanto outras, como as instalações da Área 51. Quando querem esconder coisas do público o fazem muito bem, embaixo dos seus narizes, e não precisam apelar para nenhuma sofisticação.

    Certa vez li um comentário de que seria “impossível” esconder fatos da imprensa. Eu já penso que a imprensa “dança conforme a música”. Vejam o exemplo do Julian Assange que ousou quebrar o protocolo e está pagando caro por isso.

  85. paulo6jr disse:

    ANALOGIAS ZOOLÓGICAS CÉTICAS
    “Tenho dúvidas da existência de vida extraterrestre. Se ETs existem, por que eles não entram logo em contato conosco, de preferência com um renomado físico?” Marcelo Gleiser no Programa Jo Soares.
    Manifestação de antropocentrismo cético desvairado.
    ‘É legal irmos ao jardim zoológico (Terra) para olhar os animais (humanos), e nem por isso tentamos falar com a siriema (físico renomado).’
    *Mundo Gump

  86. João Santos disse:

    Há coisas que funcionam apenas por dedução teórica, mas com ampla comprovação prática, como é o caso das ligações químicas.

  87. Marcos Novais disse:

    Como foi aventado aqui, muitas são as teorias e explicações do “por que” os supostos aliens não entram em contacto conosco. E também como foi dito, cada um tem sua própria opinião a respeito. Divergencias são a base para um entendimento mais amplo, não acredito em verdade absoluta nem em pensamentos sincronizados. É verdade, toda unanimidade é burra, mas quando chegam a um consenso é hora de escuta las.

    Eu sinceramente acredito que existam bilhões de formas de vida espalhadas pela vastidão do universo, da mesma forma, acredito que muitas, talvez milhares tenham capacidade tecnologica para empreender viagens através do espaço. Se já vieram visitar a terra ou não, é outra história. Não sei se todos os avistamentos são reais e se são, serão mesmo de outro planeta? Porque não tecnologia própria nossa, ainda escondida do grande público. Sabemos que grandes aeronaves que foram usadas em guerras recentes( dos anos de 1980 pra cá.) foram desenvolvidas em meados do século XX.

    Existe muito material a ser avaliado e pouca vontade para tal, principalmente por parte das autoridades. Como já falei antes, temos tantos mistérios esperando por solução na arqueologia, mas aparentemente os catedráticos não tem interesse em mudar aquilo que os próprios já escreveram. O mesmo pode ser aplicado em todas as areas de nossa civilização, afinal quem iria querer perder toda a credibilidade e poder que tem junto a população. Ninguém em sã consciência, acho eu.

    E voltando ao assunto do porque os aliens não dão as caras, minha opinião é a seguinte.

    Eles poderiam não querer mudar o rumo das coisas, avançar demais sem esforço. Seria mais ou menos como se entrassemos na pré escola e no dia seguinte, nos fosse dado o gabarito das provas para entrarmos na faculdade, quanta informação ficou para trás. Ninguém consegue assimilar tantas coisas em tão pouco tempo.

    Mas é claro que isso é apenas mais uma opinião dentre tantas outras.

    Abraços.

  88. João Santos disse:

    Bom comentário, Marcos. Imagino o que seria uma tecnologia bélica avançadíssima em mãos erradas, como de um Muammar Kadafi, por exemplo.

  89. João Santos disse:

    É verdade, poucos grupos humanos teriam capacidade de lidar com um salto tecnológico para muito além do seu tempo.

  90. Rafael disse:

    Eu vi o documentario João. É um bom documentario.
    Sempre gostei do history channel e discovery channel como hoby ou passa tempo, trata-se realmente de um caso interessante.
    Só digo que é uma pena a investigação ter acabado com apenas depoimentos de pessoas, e algumas fotos difíceis de compreender. Isso torna bastante frágil a teoria de conspiração existente ali.
    Em que pese isso, eu gosto da literatura cientifica, especialmente a ciencia de vanguarda. Ja li muitos livros e revistas a respeito de vários assuntos, especialmente física.

    Mas, enfim, voltando ao assunto.
    Penso que unanimidade nao é impossivel. Bom, pelos menos, até eles aparecerem. Enquanto eles nao mostrarem as suas caras, nao chegaremos a unanimidade, ainda que isso aconteceça por causa de fraudes(pessoas que inventam historia de ETs e torna mais dificil a vida daqueles que leva o assunto a sério e tenta decobrir informações verdadeiras, seja porque os própios estrangeiros nao querem que ninguem saiba deles, seja porque existam forças ocultas, humanas ou alienigenas, que querem confundir as pessoas da terra dificultando a nossa investigação)
    Como ja havia dito antes, no dia que eles se revelarem, acredito que todos seremos unanimes em aceitar a existencia deles. Tirando raras exceções como fanaticos e fundamentalistas é claro.

    Concordo que infelismente nao somos uma civilização igualitaria e justa ainda(sera que um dia poderemos ser ?), de fato, em alguns lugares do planeta há mais atraso do que em outros. Também é fato que esse atraso, como consequencia natural, salvo exceções é claro, como simplismente o caso de divergencia de opinião, esse maléficio gera pontos de vista diferentes sobre o mesmo assunto ou sobre a mesma crença.

    Acho que também nao só e difícil saber dos estrangeiros por causa dessas nossas deficiência, mas também porque simplismente é difícil de achar informações convicentes sobre eles.
    Há muita gente boa ai tentando conhecer os estrangeiros, mas não consegue. E não consegue porque é bastante dificil fazer uma investigação sobre uma civilização muito superior a nossa. Acho que seria algo como um índio isolado da civilização tentar entender um avião que só passa pela sua aldeia acima das nuvens. E isso não se deve ao fato de sermos divergentes ou desiguais, se deve ao fato de que é difícil por si só achar pistas deles.
    Também acho que é fácil pro governo fazer essas coisas, especialmente se for um pais rico, como os EUA(será que nos tambem temos base secreta ? Talvez estejam tentando fazer um novo Pelé de laboratório pra ganhar a copa de 2014! : )
    Acho que Otto esta certo também, Já estamos no século xxI, não acho que metade dessas coisas que todo mundo acha que vai acontecer se os estrangeiros se mostrarem, de fato, vai acontecer.
    Acho Otto que o caminho não seria esse pelos quais muitos pensam. Acho que existira malefício para humanidade, mas seria, digamos por assim dizer, algo mais retardado que se mostraria no decorrer de longos anos. Não seria algo do tipo, eles apareceram e disseram a verdade, pronto, no ano seguinte metade dos religiosos se mataram ou destruíram suas vidas porque Jesus foi mentira, 30 paises entram em guerra, um ditador pegou a bomba ET destruidora de galaxaias e esta ameaçando usar. Muitas pessoas se revoltaram porque estudaram tanto e estava tudo errado.. etc etc etc.
    Acho que as coisas são mais concretas e menos dramática. Ninguem quer sofrer ou morrer e o ser humano, por sua natureza em si, é um ser de fácil adaptação ao meio em que vive. Se as coisas mudaram, acho que as pessoas se adaptariam a seguiriam em frente.
    Os malefícios devem aparecer com o passar do tempo. Assim como a diferença entre ricos e pobres existe, acho que as pessoas se sentiriam inferiores. Acho que talvez u ou outro , talvez por ser descendência alienígena ou ter um contato pessoa e direto com alguém de uma civilização superior, iria ser causa para revolta das pessoas. Seria semelhante ao que acontece com ricos e pobres, negros e brancos nos EUA, católicos e protestantes na Inglaterra. Afora isso, a simples revolta, tristesa e descontentamento geral de nós descobrirmos que somos inferiores. Vale o ditado: Uma coisa é vc ser o dono da casa amigo, outra coisa bem diferente é vc morar na casa de favor, dependendo dos outros!

    Talvez cause muita revolta nas pessoas saberem que nos vivemos meros 70 anos e no final dos 40 ao 70 sofremos com doenças, desprezo, problemas finaneiros e outras coisas, enquanto eles, vivem 1.000 anos felizes, sem doença e sem dor, alem de serem adorados é claro. Isso seria motivo de revolta. Talvez no começo as pessoas aceitassem numa boa. Mas com o passar do tempo, começaria a criar um incomodo. Depois viria a inveja. Depois a magoa. Por fim a revolta. E terminaria com ódio.

    Seria também motivo de revolta, por exemplo, um desastre igual ao que aconteceu no Japão, onde milhares de pessoas morrendo, enquanto eles estariam assistindo tudo sem fazer nada do outro lado da galáxia.
    Talvez fosse até mesmo um motivo de conflito, se nos descobrissimos que eles fazem pesquisas com pessoas sem essas pessoas autorizarem.
    Se vc perceber essas características se assemelham muito com o que aconteceu no passado, na época da escravidão.
    Senhores de engenho superiores aos escravos, enquantos os escravos passavam dificuldades, o senhores viviam bem. O senhores usavam os escravos da forma que queriam, sem autorização dos mesmos.
    Enfim, o que quero dizer é que acho que as coisas seriam mais ou menos nesse caminho Esse seria o malefício para o homem. Pra mim a idéia seria mais ou menos essa.
    Mas para muitos, eu me incluo nesse rol, não seriam apenas esse o motivo deles não aparecerem. Existem outros.

  91. Rafael disse:

    correção:
    onde se le :
    Assim como a diferença entre ricos e pobres existe, acho que as pessoas se sentiriam inferiores. Acho que talvez u ou outro

    Afora isso, a simples revolta, tristesa e descontentamento geral de nós descobrirmos que somos inferiores.

    leia-se

    Assim como a diferença entre ricos e pobres existe, acho que as pessoas se sentiriam inferiores. Acho que talvez UM ou outro

    Afora isso, poderia criar nas pessoas revolta, tristesa e descontentamento geral devido a descoberta de que nós somos inferiores.

  92. Otto Pessanha disse:

    Tudo bem, vi o documentário.

    Bem, é do history channel, que por sua vez não é lá uma fonte das mais confiáveis.
    Muitas coisas muito comuns a casos de OVNIs são mostradas no documentário.
    Tipo, no início os caras falam de fotos, de um sujeito que tirou fotos e tal e no fim, nada das fotos, só histórias e desenhos.

    http://www.ceticismoaberto.com/fortianismo/975/cachorro-nasce-com-feies-humanas – Pode muito bem ser um exemplo do que as fotografias mostram no documentário também.

    É interessante também como não há uma evidência contundente da existência da base, doa aliens ou de algo a mais lá, apenas os relatos.

    Mas voltando ao caso dos ETs se mostrarem, todo mundo tem a sua teoria, mas no fundo, todo entusiasta da ufologia acaba falando de algum caso de contato, de pousos para pessoas, de visitas e etc, como no livro que o Magno passou, que o cara teve várias entrevistas com o ETs.

    Eles estão testando aparições públicas? Porque estamos apenas conjecturando aqui. Ninguém sabe com certeza! Não temos nada além de relatos de visitados.
    Para os entusiastas da ufologia, os ETs fazem desde experiências sexuais com os terráqueos até tentar acordos de troca de conhecimento (que no final não se troca nada que nós já não tivéssemos)

    Eu não sou um defensor da idéia de que estamos sozinhos no universo, existem milhões de mundos lá fora e nada impede que muitos desses milhões sejam povoados. Só acho que estamos sozinhos AQUI, na terra. Não há evidências contundentes de que estejamos sendo visitados, nenhuma das evidências “fortes” dos entusiastas da ufologia é publicada, tipo, no New York Times como uma prova da existência de alienígenas. Não há confirmação. Há apenas, no máximo, literalmente OVNIs. Objetos Voadores Não Identificados, que como o próprio nome diz, não são identificados, são, na melhor das hipóteses um “Eu não sei o que é” e não podem ser dados como Naves Espaciais exatamente porque não se sabe o que são.

    Havendo evidências suficientes, eu estarei convencido, assim como o resto do mundo mas até lá, não se pode afirmar a não ser por achismos.

  93. Magno disse:

    Otto Pessanha, voce parou de ler direito na quarta página do capítulo “DEUS, MATERIA E ENERGIA” (praticamente o início do livro) porque leu uma ponderação do autor (ele é o único que fala em massa do raio gama que no caso era o terrstre) e deixou de ler com atenção todo o resto, perdendo uma ótima oportunidade de analisá-lo, nem que fosse para refutá-lo.

    Voce diz:

    “Passei o olho por umas partes.”

    Passar o olho por umas partes, não dá muita credibilidade na sua conclusão final. Já li esse livro várias vezes e cada vez que leio-o entendo ele melhor, ou seja, por mais atenção que eu tivesse nas leituras anteriores, sempre deixa escapar algo que só entendia bem na leitura seguinte.

    Não vou debater esse livro com voce tendo apenas “Passado o olho por umas partes”. Agora se tiver interesse de debatê-lo, leia-o por completo, analise e procure entender as suas explicações científica e tire suas conclusões sem preconceitos.

  94. João Santos disse:

    O Dr Henry Deacon já declarou que o Laboratório Nacional de Los Alamos – EUA tem feito inúmeras descobertas. Parte delas é classificada e outras são de domínio público ((http://xxx.lanl.gov/). Segundo ele já há tecnologia de controle de gravidade e pode perfeitamente ser utilizada em aeronaves.

  95. Magno disse:

    João Santos, acredito que o termo “tecnologia de controle de gravidade” é errônio, pois nem sequer foi definido ainda o que realmente é a gravidade. Acho que seria mais correto “controle da pressão atmosférica”.

  96. João Santos disse:

    Magno

    Valeu pela indicação do livro, após fazer a leitura dou um retorno.

  97. João Santos disse:

    Ok, Magno.

    Mas ele disse gravidade mesmo!

  98. Magno disse:

    Sei que ele disse “gravidade”, só estou dizendo que acho esse termo errado e não que voce entendeu errado.

  99. Rafael disse:

    Joao quais eventos que levaram vc a acreditar que eles existem?
    Por favor, fique a vontade para falar ou nao.

    Apenas estou perguntando porque estou juntando eventos quue possam provar que eles existem. Faco isso por mim mesmo.

  100. Rafael disse:

    Eu percebi que vc havia dito que a principal razao e o fato que vc acredita que o universo e grande demais para nao ter apenas nos como vida inteligente.

    Ha algum outro evento que fez vc acreditar nisso ?

  101. Rafael disse:

    onde se le: nao ter
    leia-se: ter

  102. João Santos disse:

    Rafael, como já disse, é como se cada um de nós tivéssemos os autos de um processo nas mãos para, após avaliação, emitir o seu julgamento.

  103. João Santos disse:

    Você encontra relatos de pessoas simples, casos coletivos e casos oficialmente investigados pela FAB, onde os OVNIS foram detectados pelos radares do CINDACTA, vistos e perseguidos pelos pilotos de caça, filmado por polulares. Para mim já é o bastante. Não preciso estar na cabine do avião nem na torre de controle para dar crédito ao fato.

  104. Rafael disse:

    De fato, é realmente um otimo evento para convencer alguem.
    Radares nao mentem, ainda mais se confirmados pelo avistamento direto dos pilotos.

    É claro que existem os chamados projetos secretos dos governos, mas acredito que muitos casos podem nao ser isso.

    Talvez ache interessante esse caso especifico.
    http://www.youtube.com/watch?v=W-xDlgmcam0

    Os operadores de voô filmaram o radar mostrando o ovni.
    Nesse caso especifico,estimasse que a velocidade do ovni era de 3 vezes mais rapido que o aviao mais rapido criado pelo homem.

    Se mais alguem quizer mostrar seus motivos pelos quais acreditam em vida extraterrestre eu teria o prazer de conhecer

  105. Magno disse:

    Rafael, sugiro que dê uma boa lida nos comentários das páginas do C.A em que se referem a ufologia. No meu caso, não é uma questão de acreditar ou não em vida extra-terrestre, mas acredito que já está mais do que comprovado que objetos com tecnologia e procedência desconhecidas, estão voando por nosso espaço aéreo.

    Também suspeito que há um interesse por parte das autoridades em manter esse assunto desconhecido da população, mesmo não sabendo por qual finalidade.

    Veja o que diz o C.A nessa matéria:

    “Nesta outra imagem, como na imagem original do LA Times sem retoques, não se vê nenhum sinal de qualquer objeto sólido. Um disco voador gigante e invulnerável também deveria surgir em outras imagens. Descobrimos agora que não surge em nenhuma.”

    A outra imagem a que ele se refere, é a imagem da revista Life, onde se ver claramente que nenhum objeto está sendo ilumunado e que os feixes de luzes ao se cruzarem, continuam o seu percurso sem nenhum bloqueio. Já na foto sem retoque do Los Angeles Times, os feixes de luzes além de terem o seu percurso bloqueados, são refletidos em outras direções, denotando a presença de um objeto, mesmo esse não sendo possível ser visualizado.

    As duas fotos (revista Life e Los ângeles Times, mostram muito bem a diferença do comportamento dos feixes de luzes quando estão e quando não estão iluminando um objeto.

    A foto da Life mostra claramente a ação dos operadores dos holofotes procurando por um objeto no ar, antes dele ter aparecido ou depois dele ter desparecido.

    Já a foto do Los Ângeles Time, mostra que depois do objeto ter sido encontrado, todos os operadores direcionam os feixes na direção do objeto, por isso todas as luzes estão fixa num uníco ponto.

    Como disse antes: Se essa foto for autêntica, não tem como negar que os militares estavam bombardeando um objeto que jamais seria um balão meteorológico.

  106. Magno disse:

    João Santos e Rafael, encontrei dois videos interesante.

    Esse lembra as luzes que seria dos mastros do navio na página “OS OVNIS DE KUMGURGAZ SÃO JANELAS DE LANCHAS.”

    http://www.youtube.com/watch?v=kU4ldz_YEAw&NR=1&feature=fvwp

    E esse teria sido filmado no dia 28 de janeiro de 2011 em Jerusalém.

    http://www.youtube.com/watch?v=s02aTJfLbTc

    Fica sempre a pergunta:

    Será que essas filmagens são falsas.

  107. João Santos disse:

    Magno, antes de mais nada, você observa aqui no blog algumas posturas muito mais de “birra”, dogma ou partidarismo, na mesma intensidade dos fanáticos religiosos.

    Essa é uma das razões que me levam a pensar que, na hipótese da existência de seres eticamente evoluídos, não devem nos considerar capazes de entendê-los no mesmo nível. Seria como tentar convencer certas tribos indígenas a não enterrarem suas crianças vivas e correr o risco de ter o mesmo destino delas.

    Com relação aos vídeos de Jerusalém, são idênticos a muitos outros já filmados. Como você sabe, mesmo se forem autênticos, jamais serão aceitos como prova.

    Na Operação Prato, uma cidade inteira testemunhou o fenômeno e a FAB investigou. A equipe viu, registrou em seus relatórios. O chefe da equipe, antes cético, se rendeu à realidade dos fatos e, anos mais tarde, resolveu dar o seu incrível depoimento. Mas nada disso serviu como prova, exceto para alguns, como é o meu caso.

  108. Magno disse:

    João Santos, sem falar que no final o Capitão Uyrangê Hollanda Lima cometeu suicídio com o cordão de um blusão amarrado a cabeceira da cama.

    Fico imaginando a dificuldade e a obstinação do Capitão em se enforcar à uma altura de no maximo 1,5 metros, porque de acordo com os peritos criminais, é impossível alguém cometer suicídio por enforcamento tendo apoio para os pés e a possibilidade de ficar em pé, pois a agonia faria faria com q

  109. Magno disse:

    desculpe enviei por acidente.

    Continuando:

    Faria com que o sujeito ficasse em pé, evitando o suicídio.

    É esse tipo de explicação que dão munição para as teorias de conspirações.

  110. Magno disse:

    Marcelo, esses pontos branco em pares, são as bombas dos militares explodindo. A questão dos pares, é causado por um tipo de efeito em que a imagem fica duplicada, como já foi explicado em outra matéria aqui no C.A.

  111. João Santos disse:

    É, Magno, muito suspeito. Depois não querem que a gente desconfie, somos taxados de sensacionalistas e o escambau!

  112. Magno disse:

    E mais uma dessas “coincidências”, é que o Capitão “se enforcou” três meses após ter dado a entrevista, revelando toda a operação.

  113. João Santos disse:

    Aliás, Magno, para algumas pessoas tudo é coincidência.
    Mas um bom investigador suspeita sempre, principalmente porque a “coincidência” é um álibi perfeito.

  114. Rafael disse:

    Joao eu vi o documentario, porem fui atras e mais informacoes sobre o caso e encontrei varias refutacoes ao que aconteceu.

    Pode ser que algo tenha acontecido la, mas eu estou mais pra acreditar que nao houve nada na russia, aina mais como colocao no documentario.

    Enfim, mas foi boa a historia.

    Opa magno, eu deu uma ulhada sim. Alias no ultimo mes fiz muito isso. Porem, infelismente, a maioria dos casos realmente sao enganos ou erros sobre avistamentos ou provas da existencia dos estrangeiros.

    Alguns casos, poucos, deixam uma margem e duvida, porem ainda tendem a ser apenas mais um engano sobre a existencia desses estrangeiros.

    Apenas 3 casos me parecem eficazes em servir como indicios de que esses estrangeiros existam.

    Quanto ao caso aqui, da luta contra o ovni, pode ser que esteja enganado, apesar de achar improvavel, mas acredito que se trata de mais um caso que nao prova a existencia desses estrangeiros.

    Magno eu fiz uma pesquisa sobre o video da australia e um video muito interessante.
    Diria que um video que verdadeiramente capaz de deixar vc com duvidas.
    Irei adiciona-lo na minha lista de possiveis ovnis.

    Muita gente diz que ele e um bom video porque foi feita a luz do dia com uma imagem de qualidade, diferente da maioria das outras imagens de ufos que sao feitos com cameras de baixa qualidade ou a noite.
    Nenhum aviao tem 6 luzes atras,isso e um dos argumentos que torna-o um possivel caso de um ufo.

    Esses sao argumentos a favor, pelo que pude encontrar nas pesquisas.

    Os contra seriam esse:
    Dizem que existem avioes especiais que sao assim com muitas luzes na parte detras. Nova frota de 747 me parece que e o caso. Dizem que tambem e um aviao qata.

    E suspeito essa filmagem porque nao tem nada para se filmar naquele local, bem como o responsaveis pela filmagem nao filmara o antes e o depois do video.
    Dizem que o ovni aumenta de tamanho poque na verdade seria a parte da frente de um aviao e estaria se aproximando da filmagem, isso tb explicaria a muitas luzes(porque seria as luzes dianteira e das azas juntas) e porque o dono da filmagem desligou a camera( porque teria visto que era um simples aviao, mas queria enganar as pessoas)

    Enfim, e um otimo video que de fato pode ser um verdeiro ovni.

  115. Rafael disse:

    teclado com o D quebrado: desculpe pelos erros
    Joao eu vi o documentario, porem fui atras de mais informacoes sobre o caso e encontrei varias refutacoes ao que aconteceu.

    Pode ser que algo tenha acontecido la, mas eu estou mais pra acreditar que nao houve nada na russia, aina mais como colocado no documentario.

  116. Rafael disse:

    Quanto ao ovni de jerusalem. Me parece ser uma verdadeira prova da existencia dos estrangeiros

    O ovni foi filmado por varias pessoas, inclusive de diferentes angulos.

    Prova quase irrefutavel pra mim.

    Os argumentos dos ceticos nao foram muito convicentes pelo que puder perceber ate o momento.

    Fica mais ainda interessante o caso porque isso pode ser um indicativo do inicio do comprimento da profecia do Falecido fulham.

  117. Rafael disse:

    As pessoas que filmaram parecem nao se conhecerem. Eram no comeco 3 videos. Parece que eram 2 turista americanos e 1 um individuo que mora em jerusalem. Pra deixar mais evidente ainda a veracidade do video, ja apareceu um 4 video.

    Parabens excelente video.

  118. Magno disse:

    É Rafael, talvêz seja Papai Noel com o seu trenó, ou uma bruxa voando numa vassoura ou quem sabe um urubu cercado por vagalumes? Porque teria tanta possibilidade de ser eles como tambêm poderia ser um avião.

    Ainda não acharam uma explicação para “A Noite Oficial dos OVINS”. Mas não se preocupe ainda está cedo demais, logo dirão que talvês fosse uma histeria coletiva do pessoal da FAB que teria começado devido a um problema nos radares. (Caramba, encontrei uma explicação supimpa! Se alguem usar essa explicação, vou cobrar direitos autorais.)

  119. Magno disse:

    Descupem o OVINS, invertir o “I” com o “N”.

  120. Magno disse:

    Pô! quanto mais corrijo, mais erro, “inverti”

  121. Rafael disse:

    No caso do ovni de jerusalem, apos muita discussao sobre ser uma possivel fraude.(mais de 20 paginas de debate e analise das imagens)
    Eles chegaram a conclusao de que 3 dos videos nao era. E apenas 1 pode ser fraude.

    Voce pode encontrar toda discussao aqui.

    http://www.abovetopsecret.com/forum/thread658652/pg1

  122. Rafael disse:

    Nao so cumpre o que Fulham disse, mas tambem Benjamim Solari Perravicini, ja que este confirma a previsao daquele.

  123. Magno disse:

    Rafael, por mais que se coloque provas de OVNIs aqui, elas jamais serão aceitas como provas cabais, sempre acharão motivos para dizerem que é fraude ou engano e quando não encontrarem nenhum motivo, ainda vão dizer: “Provavelmente é fraude”. Aí fica difícil.

    Veja mais uma “fraude” ou “engano”:

    http://www.youtube.com/watch?v=M81zQ0LaxgA&feature=related

    Essa reportagem da globo, é de 1982, quando não escondiam notícia desse tipo.

    Não sou um crente em vida extra-terrestre, apesar de não descartar essa possibilidade, mas tenho um interesse enorme de descobrir que Diabos de luzes e objetos são esses.

    Não existe apenas um simples relato isolado, isso já foi testemunhado por pessoas das mais variadas culturas, crenças, raças, nacionalidades, situações financeiras e profissões. E ainda tem uma infinidade de evidências em fotos e vídeos.

    Viviam reclamando que nenhuma autoridade militar, confirmava a existência de OVNIs, mas será que não confirmavam mesmo?

    Pesquise sobre esses títulos e veja se tem alguma autoridade militar neles:

    Operação Prato.

    Noite Oficial dos OVNIs.

    Disclosure project.

    Agora esses caras, que resolveram falar, não são mais “confiável”.

  124. Rafael disse:

    Ainda estou olhando sobre o video de jerusalem parece ser falso.

  125. Rafael disse:

    Magno acho que o certo e nos analisarmos cada caso e verificar todos os argumentos para ver se realmente e falso ou mentira.

    Nao podemos simplismente nos deixar enganar so pelo que vemos, sentimos ou achamos.

    Alias a humannidade esta cheia de historias que deram errado porque as pessoas achavam que estavam corretas com base no que viam achavam ou sentiam.

    Achavam que nao existia gravidade porque nao se via.
    Achavam que o atomo era e menor particula porque nao se via nada menor.
    Achavam que a terra nao era redonda porque nao se via uma declinacao no solo capaz de mostrar uma esfera.

    A minha opiniao sobre a existencia de vida inteligente e supeior e a de que esta mais para que elas existam do que nao existam.

    Porem, devemos tomar cuidado para dizer que evento X ou Y e um indicio de sua existencia, nao podemos confirmar a existencia ou fallsidade de algo sem antes analisar detalhadamente cada caso.

    Pra mim, se nos queremos fazer algo bem feito, de cofrma seria e correta tem que ser feito com cautela e muita pesquisa e analises.

  126. Rafael disse:

    Vou continuar estudando esse caso de jerusalem. To vendo muita coisa.
    Eu so tinha olhada ate a 20 pagina de discussao sobre esse caso, mas vejo que a discussao se estende para mais do que 190 paginas.

  127. Magno disse:

    Rafael, se voce ainda é um cara novo, me desculpe por empurrar tanta tanta coisa pra voce análisar de uma só vez.

    Eu tenho 42 anos, nasci numa cidadezinha do interior do RN, que se na época era raro rádio a “pilha”, imagine TV.

    A eletricidade chegou na minha cidade, quando eu tinha nove anos e desde os meus sete anos já ouvia o pessoal das comunidades vizinhas, principalmente as que moravam em cima da Serra, relaterem totalmente assustadas, sobre objetos voadores (aos quais eles chamavam de “bichos” ou “coisas”) que jogavam feixes de luzes em cima deles, tentando levantá-los, ou perseguindo-os.

    Outros chegavam desesperados, dizendo que algum parente tinham sido levado por essas “coisas”. Dois ou três dias depois a pessoa era encontrada em algum matagal, totalmente desnorteada, sem ter a mínima ideia do que tinha acontecido, outros jamais apareceram.

    Na época eu não tinha a mínima idéia do que se tratava (acha que era coisa do “Diabo”), não existia reportagem televisiva ou internet. Só comecei a enteder, quando começou a chegar aparelhos de TV na cidade, mostrando outros casos parecidos, que acontecia em todo Brasil.

    Nunca tive nenhuma experiência pessoal com OVNIs, mas hoje, depois de ter acompanhado durante 35 anos, reportagens e relatos de pessoas idôneas que conheço pessoalmente, acredito que seja muito pouco Provável, que aquelas pessoas tenham criado uma fantasia.

    Tudo que relatei nesse comentário, não tem a finalidade de fazer com que voce acredite. Só estou querendo lhe dizer que tenho praticamente 35 anos de “análise”, ou seja , já acompanho isso desde 1975.

  128. João Santos disse:

    Rafael, o caso de Voronej foi coberto amplamente pela imprensa internacional. Foram populares, no seu cotidiano: crianças, velhos, jovens, operários, policiais, pilotos, etc. Refutar é mole, quero ver é “provar” o contrário.

    Outro caso coletivo, um incidente com 62 crianças numa escola no Zimbabue, durante o intervalo das aulas. Detalhe, um psiquiatra de Harvard, viajou exclusivamente para investigar se as 62 crianças tiveram alguma ilusão (a legenda não está embutida, clique “Transcrição Interativa” para o texto em português): http://www.youtube.com/watch?v=yESROHHJrj4

    Por exemplo, o Caso Thiago Machado. Detalhe, ele foi chamado por um amigo para ver um objeto desconhecido que o povo estava observando. Ele foi o primeiro a chegar no objeto, posteriormente a cambada chegou com pedras e paus e os aliens tiveram que rapar fora.
    http://www.youtube.com/watch?v=lj1sDZzkCrY (parte 1)

    Operação Prato – Coronel Uirange e equipe formalizaram seu depoimento (não vou postar links, pois há muito material a respeito na net)

    Noite Oficial dos OVNIs – Oficialmente divulgada, com provas reais, tanto dos radares, quanto dos pilotos e, ainda de quebra, registrado por um cinegrafista,enquanto gravava um comercial:
    http://www.youtube.com/watch?v=jWwRW9BCU2A e
    http://www.youtube.com/watch?v=Mif_4hT3YN0&feature=related

    Aqui você vai ver o incidente com o cargueiro japonês, dentre outros (são muitas partes): PARTE 1/9: http://www.youtube.com/watch?v=osth_L82l3A

    Disclosure project – Toda imprensa foi convocada para o depoimento, de um total de mais de 400 testemunhas: comandantes militares, engenheiros, técnicos, autoridades de tráfego aéreo, etc.
    Segue o primeiro link do documentário: http://www.youtube.com/watch?v=7DiTciq-cDw

    E ainda há muitos outros…

    Isso são fatos, mas cada um acredita no que convém.

    Talvez um dia resolvam pousar num jogo de copa do mundo, bem no meio de campo, mas ainda vão dizer que foi um espetáculo da FIFA. Tenha santa paciência!

  129. João Santos disse:

    Rafael, houve um engano, o link do incidente com o cargueiro japonês e esse: http://www.youtube.com/watch?v=gc0R_rapV68

  130. Paulo disse:

    Magno, tb sou do interior do RN. Mas, no meu caso é uma linda “megalópole”…rsrsrs!
    Nesta minha cidade, em 1986, no mesmo dia da explosão da Challenger, tive a seguinte experiência: Estava me dirigindo para o banho (o banheiro ficava nos fundos, após a cozinha)quando fui chamado por uma amiga que estava passando as férias lá em casa (ela morava no RJ)para ver umas luzes no céu. Imediatamente, corrí só de toalha para a frente da minha casa, onde tem um jardim,, e ví no ceú (era noite)três luzes muito altas parecendo estrelas, seguindo no sentido nordeste, depois mais três luzes seguindo no sentido leste, em seguida mais três ou quatro (não lembro bem) seguindo no sentido sudeste, e finalmente, uma luz retardatária seguindo sozinha no sentido leste. Algumas luzes apagavam e depois acendiam em outra posição no céu. Lembro de uma que o seu brilho era de uma estrela de quatro pontas. Ficaram eu, minha amiga e vários garotos que estavam na rua, em frente da minha casa, observando essas luzes até desaparecerem do nosso alcance visual.
    Enviei, anos após, para o site “Vigília” esta minha experiência, que, até hoje, não encontrei explicação.
    Soube depois que nesse mesmo dia a Challenger tinha explodido. Pode ser apenas coincidência…ou não.
    Forte abraço!

  131. Paulo disse:

    Magno, a título de informação: é possível sim o suicídio por enforcamento a baixa altura, tendo, no final, a vítima posicionado os pés no chão. Isso, inclusive, é mais comum do que se pensa, e se chama suspensão incompleta.
    Palavra de quem trabalha na área.
    Abraços!

  132. Magno disse:

    Oi Paulo, é bom conversar com um conterrâneo.

    Quanto a questão de suicídio por enforcamento a baixa altura, pelo o que entendi, voce quis dizer que é possível um indivíduo colocar uma corda no pescoço e simplesmente dobrar as pernas, permanecendo nessa posição até concluir o ato. É isso mesmo?

    No caso do Capitão Uyrangê Hollanda, ele foi encontrado sentado no chão, com o cordão do ropão de banho amarrado no pescoço e na cabeceira da cama. É possível isso?

    Abs.

  133. Paulo disse:

    Magno, é possivel o enforcamento desde que haja altura suficiente para o corpo se projetar e o laço em volta do pescoço poder se contrair até suprimir a passagem de oxigênio para o cérebro.Caso a corda não permaneça esticada, poderá haver o desmaio, mas, dificilmente a morte. Aqui em Natal já teve um caso de uma moça que cometeu o suicídio em um motel de maneira similar ao do coronel. No entanto, deve-se sempre observar a altura em que o corpo se projetou e o tipo de laço em volta do pescoço. No caso do coronel, não conheço detalhes para poder emitir uma opinião a respeito. Há outros fatores que também são observados, mas não poderia neste site discorrer mais sobre isso. Forte abraço!

  134. João santos disse:

    Magno, achei essa palestra do Disclosure Projet, em Barcelona – Espanha. Esse cara é Robert Dean, um ex-militar aposentado. Faça um comentário. Algumas das fotos mostradas eu já vi em outros vídeos, algumas são inéditas. Acho que são 6 partes.
    Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=17IoDvCq8Lg
    Abs!

  135. Rafael disse:

    Pessoal, obrigado pelos casos mostrados. Eu estou me interessando bastante por esse assunto, entao pra mim é de grande valia ter acesso a esses casos especificos.
    Nos ultimos meses tenho pesquisado bastante sobre isso e digo que o campo de estudo nao se restringe apenas a busca de infromações sobre vida inteligente e supeior a nossa. Tambem tenho visto muita coisa sobre esperitos.

    Aliás o vitor moura, que participa aqui no forum, tem mostrado muita coisa boa sobre o assunto “espiritos”.

    Como o tempo é curto e os casos sao muitos entao acaba que nao posso garantir em ver e analisar tudo isso de forma rapida(levando em conta que tenho uma vida privada tb e nao posso abrir mao dela)

    Digo que esse assunto é de suma importancia para todos nos, porque, uma vez que esses seres existam as conseqüências advindas disso são imensas, certamente eles podem nos revelar segredos que pode ser de fundamental importancia para nossas vidas.

    Vale a máxima: Conhecer é poder!.

    Um exemplo bem interesante disso, foi o que aconteceu no golfo de eden. O misterioso “portal” que se abriu lá. Se aquilo for obra dos estrangeiros, entao significa que Mark Huber esta certo.

    Bom, pra quem nao sabe, Mark Huber havia falado desse portal ANTES dele acontecer.
    Pois é, imagine só, um evento internacional que, ninguem imaginava que iria acontecer, porem este cidadao já falava disso antes, muito antes. Isso é no minimmo curioso.

    Entao se tudo nao for armação ou fraude, ou seja, se toda a historia que Mark Huber conta for de fato verdade, isso certamente teria SERIAS complicações osbre nossas vidas.

    Pois na sua teoria, que na verdade é a teoria de uma mulher cujo o nome nao me lembro agora, mas ela escreveu um livro contando sobre a existências de seres extraterrestres, segundo ela, esses seres evoluidos que se alimentam de nosso sofrimento. Dor, raiva, odio, inveja etc etc etc.

    Segundo essa teoria, essa também seria a razao pelo qual eles nuna apareciam. Uma vez que nos soubéssemos da existência deles, nos iríamos lutar contra eles. Consequentemente, eles iriam perder alimento.(Nossa parece historia de desenho animado!)
    Embora pareça muito estranho a historia, não podemos querer que o universo seja do jeito eu a gente gosta. Se fizéssemos isso estaríamos cometendo erros o passado. Na verdade, na época do descobrimento das Américas isso já havia acontecido, os europeus chegavam com espelhos , barcos, armas e tecnologia superior aos índios e estes, por acharem que as coisas não poderiam ser do jeito que eram, simplismente fecharam o olhos para a realidade e acreditaram que aquilo eram coisas dos deuses. Resultado foram enganados e deu no que deu.
    Mais tarde, os europeus quizeram se aproximar dos índios apenas para conseguir ouro e trabalho escravo de graça. Os índios na sua inocência jamais imaginavam que aquela aproximação pacifica na verdade tinha interesses voltados para obtenção das jóias “amarelas”.
    Se a historia contada por Mark Huber for verdadeira, então estamos na mesma situação dos índios, não queremos acreditar nas coisas porque a gente acha que nunca vai existir seres que se alimentam do nosso sofrimento.(índios não imaginavam que europeus queriam ouro e trabalho escravo!)
    Entao, imaginem só o impacto disso na nossas vidas ? O tempo todos eramos enganados e nao sabiamos disso. Pior ainda, seres muito superior a nos nos manipulavam e nossos erros iria nos levar a uma situação PIOR do que nos vivemos, haja vista que, segundo Mark Huber, os planos desses seres nao é muito bom em relação a nos.

    Essa historia é grande, apenas mostrei um pouco pra ver como o assunto de fato é muito importante. Como isso pode ter importância grande para a vida de qualquer um!.

    Tambem gostaria de dizer que nao faço isso pra convencer ninguem, faço isso porque acho importante pra minha vida. Se outros tem interesse igual e deseja fazer o mesmo, otimo adoraria compartilhar informações.

    Eu entendo Magno que vc vivenciou tudo isso. Espero compartilhar da sua experiencia se nao se incomodar certamente sera de grande ajuda. Mas espero que enteneda que tb nao posso dizer que necessariamente terei a mesma opiniao que vc sobre certo ou outro assunto, afinal devemos nos lembrar que todos tem o direito de pensar como bem entender. Acho que a idéia seria compartilhar informações e opinioes, a conclusao ficaria a cargo de cada um.

    Penso sim que os depoimentos sao de grande valia e deve ser levado em conta junto com outros indicios.

    Concordo com vc no ponto de que realmente esta tao facil fazer informações falsas sobre qualquer coisa hoje em dia que cada vez esta ficando muito dificil destinguir o que é real do qe é falso. Por esse motivo separei no meu computador os casos de possiveis ovnis dos casos de bons indicios da existencia de estrangeiros e extraordinarios indicios da existencia de extrangeiros. Mas enfim, isso é algo particular meu, apenas quero dizer que concordo que é dificil distinguir o que é verdade ou nao.

    João as refutações do caso da russia que vc mostrou se encontram aqui e pra mim sao muitas:

    http://unhypnotize.com/ufos-ets/31729-ummo-affair-voronej-ufo-voronezh-russia-1989-a.html

    Foram apenas 20 pessoas parecem teer visto.
    Houve exagero na publicação do jornal russo, confessado por eles mesmo, que foi o jonal que serviu de base para todos os outros.

    Os cientistas depois desmentiram muitas das coisas que foram ditas.
    Fora outros fatores que influenciaram na noticia, como o fato de ter indicio de influencia do governo, pois estavam na guerra fria naquela época, corrida tecnológica era grande.

    O video de jerusalem é duvidoso. Mas esta mais pra uma farsa do que verdade.
    Há alguns argumentos a favor e muitos outros contra.

    contra:
    Primeiro que o terceiro vídeo do óvni de jerusalem e quase unânime que e falso. Os erros de filmagem são tantos que dispensa comentário. Entao passarei para a analise dos 3 que sobram.

    1- e possivel fazer em computador um evento exatamente igual aquele video
    http://www.youtube.com/watch?v=h5s78wr0UF0&NR=1
    2- não há sincronização perfeita entre os 3 videos, os movimentos das câmeras são idênticos, apesar de ser de pessoas supostamente diferente(coencidencia demais!)
    Num dos videos o clarão não tem origem na esfera (como seria suposto), e depois do clarão a verticalidade da subida não ficou perfeita.
    Comparando os dois videos, feitos pelo mesmo autor, a descida da esfera ficou com tempos diferentes.
    3- as luzes de fundo não são sincronizadas, há partes que sofre a iluminação e outras não.
    Na verdade um deles até tem como fundo da cena uma imagem publicada na Wikipédia (endereço da foto: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/da/Jerusalem_night_7088.JPG ).
    4- a capela não se encontra na posição correta.
    http://www.youtube.com/watch?v=NkWoINF6Ewk
    5- o autor do vídeo esta fazendo muita progaganda em cima do vídeo. Já divulgou seu site, seu twitter, já foi pra programa de televisão avisando que vai mostrar outros vídeos
    6- a câmera não deveria filmar daquela forma pela sua capacidade
    7-Antes do lancamento do filme a batalha de los angels, houve um aumento súbito no aparecimento de óvnis(o mais novo agora e uma conversa com um ET dentro de uma base americana, onde um cidadãos fica enviando spam pra todo mundo na internet dizendo que essa noticia e bombástica) Se isso não convence basta ver Update: 9 de fevereiro de 2011 O site de notícias News.com afirmou no dia 7 de fevereiro que há suspeitas de que os filmes façam parte de uma camanha viral para um novo filme chamado “Battle: Los Angeles”, que estreará em breve.
    Se vc me pergunta se acho que holloiwd e capaz de fazer esse tipo de propaganda ?]
    R- com certezaa sim. Para as empresas, a única coisa que importa e o lucro! Alias existem muitas discussões serias sobre ate onde vai a ganância capitalista pelo lucro. Veja o caso da IBM eu vendia tecnologia para a aleamnha nazista de hittler para matar judeus. Ou o caso da Petrobras que por muitos anos vendeu a gasolina aditivada como muito superior a comum e os testes indicam que o efeito e praticamente o mesmo(aqui na minha cidade a gasolina aditivada esta sendo vendida pelo mesmo preco da comum, porque ninguém compra mais ela)
    8-
    A favor:
    1-As diferenças entre os filmes pode ser devido ao funcionamento da maquina, na verdade a autenticidade so seria compravada se víssemos o original.
    2-Ainda que o autor do vídeo esteja fazendo propaganda de si mesmo, isso não significa que seja falso tudo o que diz ou então pode ser que apenas parte seja falsa. Isso acontence muito, as vezes pessoas ditas como falsa so porque cobram. Por exemplo, já existiu verdadeiros médiuns que cobravam e não era falso, por outro lado já também existiu médiuns que fazia de graça, mas era falso. Isso acontece muito. O fato de parte do trabalho ser falso, não necessariamente compromete toda a historia.
    3.O autor do vídeo diz ter falado com testemunhas que disseram ter visto o óvni.
    4.Ha certos fatores que pode influenciar na filmagem que faz parecer ser uma montaagem, o que torna difícil a analise técnica.
    Magno, operação prato , disclosure Project, eventos relacionados a Billy Meier, Chico Chavier e outros são eventos muito grandes para ser pesquisados com rapidez, pois cada caso desse não envolve apenas um fato, mas vários são inúmeros os eventos que ocorreram na operação prato, no disclosure Project, Billy Méier e outros. Entao o certo seria estudar cada um desses casos detalhadamente, e examinar cada fato que os envolve. Isso leva tempo…muito tempo…por isso não comecei a estudar ainda nenhum desses casos, não a fundo pelo menos, claro que já vie algumas coisas na internet, tanto a favor como contra.Ou seja, na verdae Já conhecia todos eles. Infelismente alguns deles não se tem tantas informações para serem pesquisada na internet, então, a não ser que eu consiga muito dinheiro para ir conhecer as pessoas que participaram do fato e analisar as provas de perto, acho que nunca irei ter informações suficientes.
    Por enquanto tento direcionar minhas pesquisas apenas a eventos curtos ou conjunto de eventos de pequeno porte ou de fácil analise, como o caso fulham, o caso de benjamim Solari, os verdadeiros médiuns etc etc. Fatos de grande porte, que envolve inúmeros eventos esses deixarei para ver mais a frente.
    Se fosse apostar, tipo um carro zero, apostaria que nesses grandes eventos, muita coisa neles devem ser verdadeira e muitas deve ser mentira ao mesmo tempo.Acho que os eventos são tão grandes que deve haver dos dois tipos, como verdades e mentiras. Um exemplo bem claro disso e o caso do Chico chavier. Embora muita coisa já se tenha quase certeza que ele mentiu, também há provas de algumas coisas serem verdadeiras.
    Infelismente pessoal, o que eu tenho mais achado como provas boas ou extraordinária da existência dos estrangeiros não são imagens, fotos ou vídeos. Mas sim eventos não relacionados a imagem mas que comprovam esses seres.
    Mas ainda sim, existem casos de imagens boas.
    http://www.ceticismoaberto.com/galeria/imagens-de-ovnis/5410/lago-de-cote
    A NASA oficialmente divulgou nesse mês 60 imagens de óvnis, essas imagens foram capturadas do espaço.
    O caca russo sendo perseguido por uma sombra que indicava ser um óvni.
    Talvez uma das mais impressionantes que eu já vi e ate agora não achei nada dizendo ser fake:
    http://extraterrestresmyblog.wordpress.com/2011/02/20/aliens-estiveram-na-iss-confirmariam-videos-da-nasa/

  136. Adriano disse:

    Rafael,

    “A NASA oficialmente divulgou nesse mês 60 imagens de óvnis, essas imagens foram capturadas do espaço.”

    Pode me passar o link para matéria no site da NASA? andei procurando e não achei…

  137. João Santos disse:

    Rafael.

    O site que você indicou com as refutações do Caso Voronej, não provam o contrário. É mais um site cético como tantos outros. Principalmente porque “eles” não tem nada em mão, apenas “palavras ao vento”.

    Se você precisa de fotos autênticas, assista aos vídeos do link que eu postei para o Magno, onde Robert Dean exibe fotos da NASA, inclusive com os prefixos oficiais utilizados na época (número da foto, n° negativo, câmera, série, etc).

    A NASA deveria então processá-lo por fraude ou, no mínimo, obrigá-lo a uma retratação pública, pois ele faz isso há uns 40 anos.

    Abs!

  138. João Santos disse:

    Rafael.

    Sugiro que faça uma seleção de casos nacionais e internacionais oficiais e, a partir dai, embasar suas possíveis dúvidas. Caso contrário, vais ficar perseguindo luzes no céu como cachorro tentando apanhar própria cauda.

  139. Rafael disse:

    Desculpe Adriano, houve uma confusao sim. A nasa nao divulgou nesse mes. Na verdade os videos sao antigos e estao circulando na internet. O site Ovni hoje fez uma coletanea e divulgou nesse mes(nao foi a Nasa foi o site que pegou de outro site essa coletanea).

    Lamento pelo erro.
    http://ovnihoje.com/2011/03/coletanea-de-videos-da-nasa-mostrando-ovnis-ufos/
    http://www.youtube.com/user/gekados

    Joao valeu pela dica. Quanto ao caso da russia, bom, cada um faz seu juizo de valor.

  140. Matheus Clisman disse:

    O espaço é grande de mais,Já foi afirmado que tudo que o Homem sabe sobre o universo nao enche a cabeça de uma agulha ..Ngm sabe nada sobre o espaço infinito ..Tantos mistérios,e o Homem nao dá conta nei do que tem.por isso o homem nunca sairá do lugar.. deus nao permitirá

  141. Rafael disse:

    Não creio que oficiais experientes confudiriam de forma facil um balão meteorologico! Tão pouco gastariam tanta munição nos mesmo…
    É evidente que havia algo nos ceus…do contrario não ficariam atirando atoa…

  142. Augusto disse:

    Acredito em OVNIs e OSNIs mas essas fotos não me convenceram. abraço

  143. Vini Nightfall disse:

    Seja o que for havia algo ali no céu!
    Pois as luzes do holofotes não convergem, e outra logico que se caso fosse um OVNI verdadeiro armas terrestres não iriam funcionar, pense em alguem que viaja o universo todo com uma nave, acham que simples armamentos conhecidos a abateriam, seria muito amadorismo achar isso!

  144. Roberto disse:

    Tá bom. A foto é falsa.
    Mas em que o exercito americano detonou uma nota em explosivos antiaéreos???
    Fizeram só por esporte? Militares profissionais???

  145. rogerio disse:

    Cada uma, a foto não prova nada, o que prova foi o acontecimento, céticos são muito burros, como sempre tentando mudar os fatos reais, a foto não prova nada, e hoje muita gente que morreu nesse incidente. O problema é prova, o fato existiu e até agora não teve explicações. Céticos sempre tentam distorcer os fatos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *