MENU
bulevoador342hjk.jpg

Bule Voador: novo blog do projeto HAAAN

alienmummujapan.jpg

Esclarecida a “múmia ET” de Uberaba

5 de janeiro de 2009 Comments (13) Views: 1458 Ceticismo, Ciência, Ufologia

Fantástico entrevista o criador dos OVNIs do Haiti

O Fantástico de ontem entrevistou, talvez pela primeira vez na TV, o artista gráfico francês David Nicolas, criador dos infames OVNIs do Haiti. De quebra, Nicolas ainda criou um novo vídeo OVNI (ou seria OSNI?) mergulhando nas águas do Rio de Janeiro.

Excelente, mesmo para os que já conhecem toda a história dos OVNIs do Haiti. As imagens da tela do computador de onde saíram os segundos que mistificaram literalmente milhões pela internet já mais do que valem a olhada. E anotem as palavras de Nicolas: “trouxeram especialistas para comentar o caso, muita gente achou que era verdade. Se eu já olho para essas imagens hoje e tenho dificuldade de acreditar, daqui a dez anos elas serão ridículas”.

O quadro “Detetive Virtual” (clique para o arquivo), apresentado por Tadeu Schmidt no dominical, é fabuloso, já tendo esclarecido à enorme audiência a Sereia do Taiti (ou Manaus) ou a Barata Gigante de Sorocaba.

Ele se soma a outros quadros fantásticos lançados recentemente, como o Neuro Lógica (clique para o arquivo), da neurocientista Suzana Herculano-Houzel, já bem conhecida pelos que apreciam seu enorme talento no Cérebro Nosso de Cada Dia.

Acostumados como estamos a criticar abordagens questionáveis da grande mídia a tais temas, é preciso aplaudir com ênfase estas belas iniciativas, e principalmente lembrar que habitantes do sertão ou índios da Amazônia terão assistido a tais pastilhas concentradas de pensamento crítico e ciência.

Tags: , , ,

13 Responses to Fantástico entrevista o criador dos OVNIs do Haiti

  1. Beatris disse:

    Não vi o programa, tô vendo o vídeo agora. Achei excelente.

    Resta saber se eles vão encarar temas religiosos, pareidolia, histeria coletiva. Seria ótimo se o fizessem, porém muitas pessoas não vão gostar.

    Ex: sangue na casa daquela senhora que estourou varizes e o que todo mundo achou que era milagre sangue jorrar do nada e não conseguiam acreditar no laudo da perícia.

  2. Nasda disse:

    “Muito real” para quem é zé-mané, da para ver de longe que é computação gráfica desde as palmeiras em seu comportamento e visual até os efeitos de luz.
    Por isso que ufologia é sempre detonada os principais representantes dela ficam fazendo críticas apaixonadas, ao invez de fazer estudos desapaixonados.

  3. Luís Brudna disse:

    Quase não assisto mais Fantástico. Só quando vou na casa de parentes. Bom saber que eles estão com essa série.

  4. Anon disse:

    Cheguei a pensar que eles estavam pegando material daqui, hehe.
    Esses dois quadros são muito legais.
    Tenho saudade daquele sobre astronomia apresentado por um físico.

  5. Carlos Magno disse:

    Gente, estou impressionado com a reportagem fantástica do Fantástico!

    A coisa é mostrada com tal e indubitável realismo que agora fiquei na mais completa dúvida: O Mori será também real ou virtual?

    Eu não devia ter assistido ao vídeo!

  6. Claudio disse:

    É importante a divulgação dessa entrevista já que o meio mais eficaz para a divulgação de asneiras é indubitavelmente o youtube, infelizmente… É claro que muitíssimas coisas importantes e interessantes também são divulgadas no orkut, porém e necessário ter espírito critico e bom senso, principalmente em se tratando de UFOLOGIA. A divulgação desse vídeo do Haiti gerou espanto entre muitos e enganou a esses muitos também. A lição do espírito cientifico ficou de fora e preferiram crer cegamente na realidade de um excelente e fictício trabalho que foi produzido.

  7. Rener disse:

    Pois é…mais uma fraude, uma brincadeira para alimentar a imaginação das pessoas. Concordo que o video é bem legal, de impressionar, pelo menos o cara apareceu para explicar, o que muitos não o fazem. Espero que com mais esse exemplo fiquemos mais atentos aos próximos.

  8. […] o vídeo não possui valor. É uma regra antiga e elementar, mas hoje mais do que nunca, após os OVNIs do Haiti, da Ponte de Giulio na Itália e tantos mais, deve estar claro que mesmo as mais impressionantes […]

  9. Ricardo disse:

    Com que programa o Davi Nicola faz as cenas gráficas?

  10. Paula disse:

    Alguém comenhece especialistas no estudo de pareidolia?
    Tenho um caso muito interessante que gostaria que fosse estudado.

  11. […] Há ainda mais em em seu canal no Youtube! Pode ser uma questão de tempo até que um de seus trabalhos atinja milhões: o artista francês David Nicolas criou vários vídeos antes que um deles se tornasse um dos mais assistidos nos últimos anos. […]

  12. […] O vídeo é oferecido por “barzolff814”, que deve ser melhor lembrado como David Nicolas, ou ainda melhor lembrado como o mago de efeitos digitais francês que em 2007 criou os infames “OVNIs do Haiti”. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *