MENU
Ciensinando_blog.jpg

Ciensinando: novo blog do projeto HAAAN

600.png

Registrada a criação do maior círculo em plantação

28 de fevereiro de 2010 Comments (13) Views: 4183 Ceticismo, Destaques, Ufologia

OVNIs: Antes de serem Extraterrestres, eram Nazistas

AmazingStories-July1943-sma

Apenas veja a ilustração: de um ponto de vista puramente de fantasia, poderia haver algo mais simplesmente sensacional que discos voadores nazistas lutando na Segunda Guerra Mundial? Nazistas, eles são malvados, e agora têm discos voadores!

Além de uma comédia em produção, este bem poderia ser o enredo de um (bom) filme de Indiana Jones. De fato, a LucasFilm Games lançou no início da década de 1990 o jogo “Secret Weapons of the Luftwaffe” – que não chegou a incluir discos voadores nazistas, mas permitia pilotar uma asa voadora Horten (que foi recentemente recriada, a propósito).

iron_sky_02

Meu próprio interesse pela ufologia começou quando era mais jovem e li sobre estas histórias de incríveis aeronaves discóides criadas pelos alemães. Há mesmo modelos em escala à venda. Eu realmente acreditei em tais histórias, e descobri-las como o que realmente eram motivou a criação de CeticismoAberto.

Porque, você vê, histórias e rumores sobre discos voadores nazistas são promovidas como fato real por não tão poucos – em revistas, livros e principalmente pela rede. Você pode ler tudo sobre como Adolf Hitler (não) fugiu para bases subterrâneas no pólo Sul e os nazistas (não) visitaram Marte na década de 1960 na extensa pesquisa de Kevin McClure desvendando O Mito dos UFOs Nazistas, originalmente publicada no boletim britânico Magonia, ou seu sumário e atualização publicado em 2003 na revista Fortean Times, em inglês.

REALTARMANZESCA-2121954C-sm

Agora, o pesquisador Maurizio Verga publica um fascinante artigo adicionando muito mais informação ao assunto, em especial a suas origens. O artigo está em italiano – aqui está uma tradução automática ao português – mas vale bem o esforço tentar compreendê-lo ainda que não se entenda perfeitamente a língua.

Uma das descobertas mais curiosas de Verga é a ilustração no início deste texto. O comentário de que seria algo sensacional de “um ponto de vista puramente de fantasia” não foi feito por acaso: preste atenção na assinatura.

O desenho vem da revista de fantasia Amazing Stories, publicada em julho de 1943. Isto é quatro anos antes do início da obsessão moderna por discos voadores, e assim muito, muito antes que qualquer pessoa os associasse a nazistas, muito menos a seres extraterrestres.

Como Verga nota, na década de 1950 essa exata cena – um disco voador lutando com uma esquadrilha de Fortalezas Voadoras – seria promovida como um evento supostamente real ocorrido sobre Schweinfurt em 1944. A cena de fantasia supostamente real é vendida até hoje.

ds500-4

[Acima, arte de Daniele Sabatini, 1998. Compare-a com a ilustração de Amazing Stories de 55 anos antes]

Não é nenhuma notícia ao teórico psicossocial que todo e qualquer elemento supostamente real na ufologia pode ser encontrado anos antes na ficção científica. Alguns exemplos, no entanto, podem ser ainda assim impressionantes pela forma como a realidade vendida por ufólogos pode ter sido precedida nos mínimos detalhes na ficção, e a ilustração de Amazing Stories encontrada por Verga é claramente um exemplo.

UFOs Nazistas não são apenas uma sub-área curiosa da ufologia. Nos primeiros anos da área, a idéia de que discos voadores seriam armas secretas bem humanas era uma das explicações mais populares para no novo mistério nos céus, como uma pesquisa Gallup conduzida em 1947 demonstra. Antes de serem extraterrestres, os discos voadores eram nazistas.

A hipótese extraterrestre nem chegou a ser mencionada na pesquisa de opinião, e a idéia só seria popularizada anos depois pelo major Donald Keyhoe.

Em outro detalhe interessante, Verga também nota que o próprio Keyhoe menciona a história que ouviu de que os discos voadores seriam reais… aeronaves britânicas reais, capturadas dos nazistas depois da guerra. Foram transferidas depois à Austrália e Canadá, ou assim contava a história.

Os primórdios da ufologia são comumente esquecidos ou omitidos por aqueles que vendem extraterrestres, porque abordar a área sob o enfoque histórico, elucidando seu aspecto cultural, não convém a suas fantasias e mercado.

Vale notar que os OVNIs nazistas chegam mesmo a envolver um agente nazista capturado no Brasil, em ainda outra reviravolta abordada por Verga. Não deixe de ler – e tradutores voluntários para que este trabalho seja disponibilizado em português sempre são bem-vindos: WikiUFO, UFO nazisti: leggende dischi volanti tedeschi Nazi UFOs saucers.

Tags: , , , , ,

13 Responses to OVNIs: Antes de serem Extraterrestres, eram Nazistas

  1. Alvares disse:

    Isso me lembra o tal Protocolo de Sião e aquele livro Vril: The Power of the Coming Race. Ambos ficção tomada como realidade e ações catastróficas foram tomadas com bases nessas premissas.

  2. aryopires disse:

    não entendi….que ações catastróficas foram essas, conte um pouco mais

  3. Eduardo T.K. disse:

    aryopires, ele quis dizer sobre a idéia de Hitler sobre uma raça superior que foi inspirada em um livro… Na verdade Hitler é apenas uma das peças dessa “grande” idéia. O livro vril que o Alvares cita é o tal livro na qual se fala sobre uma raça superior e tal tal, na qual eles possuiam o vril, uma essência que dava forças e tal tal, dai uns cara leram e acharam legal e fundaram a sociedade vril, na qual Hitler era membro (desculpa mas não sei muito a respeito, se eu estiver falando tudo errado me corrijam). Essa sociedade acreditava que existia essa essência chamada vril e que quem a possuísse poderia destruir o planeta ou controlá-la. Daí eles faziam umas orgias de vez em quando e sacrificavam crianças órfãs (fazia parte para se obter o vril), além de gastar tempo e dinheiro na procura disso (é muita coisa pra falar, pesquise que você encontra). Agora sobre o Protocolo de Sião eu não sei de nada, a única coisa de Sião que sei é sobre aquela invenção de Dan Brow (Priorado de Sião)… que na verdade nem foi invenção de Dan Brow, foi invenção de um outro gênio…

  4. eduardo disse:

    Eu sabia… bem que desconfiei que Hitler era na verdade um ET… akele bigodinho já denunciava…

    Agora falando sério… acho q o estopim sobre as histórias de ovini’s e, consequentemente Et’s, surgiu com avistamentos reais de projetos secretos de responsabilidade dos EUA e da Alemanha nazista… na época da segunda guerra…
    Acho que já é bem óbvio esse fato… eles não divulgam pq a ufologia é fonte de renda… seja em pesquisas pra procurar vida inteligente fora da Terra, seja pra vender revistas e merchandasing, seja pra produção de filmes, entre tantos outros…
    Eu apoio firmemente qnd sites como esse postam matérias relacionadas ao ceticismo sobre assuntos ligados à ufologia… sempre penso que devemos aguardar divilgação oficial proveniente da comunidade científica que cuida desses casos.

  5. Clauman soares disse:

    Gostaria,de conversar com voce sobre isso..
    tenho muitos dados..
    acho que ja que e interessado nessa area assim como eu,gostaria de saber..
    abracos.

  6. Hewerton disse:

    Pior que o “UFO” Nazista existiu mesmo e se chamava SINO, mas não foi utilizado na guerra. Depois do fim da guerra coincidentemente apareceram vários projetos secretos de disco por parte dos americanos, em especial o avrocar, mas devido a instabilidade aerodinamica aparentemente os projetos de aviões em formato de disco foram deixados para trás.

  7. NASDA disse:

    Não duvido que muitos dos casos de ovnis relatados na WWII são na realidade avistamento de aeronaves experimentais.
    Se não houvesse sido certificada (e copiada) a existência das V-2 a mesma estaria sendo coloca em dúvida até hoje em dia. Com alegações infundadas de estar a frente de seu tempo. Misseis de cruzeiro (V-1 avo do Tomahawk) fuzil de assalto, missil anti-aereo, torpedos “inteligentes”, visão noturna primitiva, misseis inter-continetais (so o projeto de foguete de varios estagios até onde sabesmo…so o projeto) todos concebidos durante a WWII. Isso tudo fora o que ainda não foi liberado de informações sobre a WWII

  8. […] OVNIs: Antes de serem Extraterrestres, eram Nazistas, e o extenso dossiê de Kevin McClure sobre o tema em O Mito dos UFOs […]

  9. Ateísta Capixaba Netto disse:

    Os Filmes de Indiana Jones são firmemente baseados nestas fraudes e farsas que os Nazistas buscavam o “grande Saber Oculto”, aliás, quem viu Hellboy- Maravilhoso!- o Professor Broom disseca o assunto e arremata: “1950, Hitler é morto.” O agente Myles retruca: “Hitler morreu em 45.” Broom não se intimida: ” Morreu mesmo?”.

  10. JACKSON NUNES SILVA disse:

    gostei do artigo, gostaria de saber se você pode me indicar um livro´sério sobre o assunto.
    obrigado!

  11. Renegado disse:

    Antes das estrelas serem entendidas pelo que elas são atualmente elas eram furos em um manto escuro, antes da terra ser redonda ela era compreendida como chata, os ovnis serem considerados nazistas antes de o serem alienígenas não impedem que estes o sejam. Explique esse exemplo de “foo fighter”: http://www.youtube.com/watch?v=SddSuyv-QUM

  12. Elias disse:

     Sim tentaram fazer naquela época mas se tivessem conseguido aquela época já teria notícias de vários desses… como aconteceu com os foguetes e motores a jato nazistas

  13. thales antiilluminati. disse:

    estamos perto p ver o Qmuitos humanos desejam, as tecnologias ufologicas feitas por reptilianos Quer um ex? O gps em celulalares os bluetooth sao peQuenas demonstraçoes Q eles tem em larga escala os trabalhos nunca acabarao e sao oculto aos humanos + senpre vaza alguma coisa pesQuisem o objetivo e controlar a energia eletromagnetica

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *