Ceticismo programadojo.jpg

Published on maio 3rd, 2010 | by Kentaro Mori

117

CeticismoAberto hoje no Programa do Jô

kentaromori programajo destaques ceticismo  

No dia 3 de maio o responsável por CeticismoAberto, Kentaro Mori, foi o entrevistado do programa do Jô! Não percam, foram dois blocos onde conversamos sobre discos voadores, abduções, Projeto Filadélfia, círculos ingleses e muito mais!

comandou os assuntos com muita irreverência, e embarcamos no estilo do cético Martin Gardner que comenta como “uma boa gargalhada vale mais que dez mil silogismos” com algumas das mais tresloucadas histórias do insólito. Mas também buscamos alguns comentários mais sérios, e quem desejar análises longas, profundas mas talvez não tão engraçadas, sempre pode acessar o próprio CeticismoAberto.com, o espaço para a análise crítica de ufologia e paranormal sem ofender sua inteligência.

Atualizarei este post com os vídeos da participação assim que forem disponibilizados pela Globo.com e no Youtube. Caso goste da entrevista, não deixe de enviar sua manifestação ao pessoal do programa! Caso não goste, não hesite em me enviar suas críticas, reclamações e xingações.

Post atualizado (04/05): Confira abaixo a entrevista disponível na Globo.com, seguida de links com maiores informações sobre os temas tratados.

A entrevista também está no Youtube, em quatro partes: Parte 1, Parte 2, Parte 3 e Parte 4.

Antes de mais nada, o livro de Carl Sagan indicado é “O Mundo Assombrado pelos Demônios – a ciência vista como uma vela no escuro”.

Os assuntos, em ordem:

- OVNIs: Antes de serem Extraterrestres, eram Nazistas, e o extenso dossiê de Kevin McClure sobre o tema em O Mito dos UFOs Nazistas.

- Eram os Deuses Astronautas? Há dezenas de artigos com a tagdeuses astronautas” (clique para conferir). Em particular, como mencionado, confira Uma Assinatura na Grande Pirâmide?

- Notas sobre a Visão de Ezequiel, complementado por Era a Bruxa Malvada uma Astronauta?

- Dicas sobre como registrar seu avistamento em Investigação OVNI, do pesquisador espanhol Vicente-Juan Ballester Olmos.

- O caso da abdução de Antonio Villas-Boas. O link é uma descrição séria do relato, estamos devendo um texto a respeito em CeticismoAberto. Cláudio Suenaga revisitou o caso recentemente, bem como Martin Kottmeyer, e há vários novos detalhes à história e seu contexto e serem melhor divulgados.

- O livro “A Desconstrução de um Mito”, dos ufólogos Ubirajara Rodrigues e Carlos Reis.

- O caso do implante alienígena no pênis. Outro caso em que ainda ficamos devendo uma cobertura em português em CeticismoAberto, mas o caso é mencionado rapidamente em “O Mundo Assombrado” de Sagan aos mais ansiosos por mais detalhes. O suposto abduzido é Richard Price, e um artigo do mesmo Sagan disponível online, em inglês, também o cita de passagem. O próprio Roger Leir, um podiatra dos mais destacados em explorar supostos implantes extraterrestres, diz que o caso de Price é um dos “mais notáveis”, sem explicar que a análise sugeria ser composto de fibras de algodão.

- A evolução do fenômeno OVNI de acordo com aspectos culturais, de moda, é a própria Hipótese Psicossocial. O historiador mencionado é Rodolpho Gauthier, que desenvolveu sua tese sobre o tema. Parte de seus achados, incluindo o detalhe de “discos voadores” serem promovidos inicialmente no país como com o tamanho de discos de vitrola foram publicados em artigo recente da revista de História da Biblioteca Nacional. Kottmeyer também discorre sobre a metamorfoso constante do fenômeno OVNI em Um Fenômeno Plástico.

- Sobre a exploração irresponsável que supostos “ufólogos” fazem de indivíduos contando fantasias, em nome do sensacionalismo, temos o ensaio de Aaron Sakulich em A Triste História de Jeff. O caso que ele menciona é o do próprio Richard Price, citado anteriormente.

- As sondas anais (ou rectais) são tema comum na literatura ufológica sobre abduções. O próprio Whitley Strieber, famoso autor de Comunhão, diz ter recebido uma sonda e referência ao suposto procedimento foi incluída mesmo na versão em filme de Comunhão de 1989.

- Sobre o Caso Varginha, a referência é o livro “O Caso Varginha”, de Ubirajara Rodrigues. Ao final da obra, Rodrigues deixa claro que embora favoreça a hipótese extraterrestre e que eventos inusitados tenham ocorrido, não pode concluir nada uma vez que toda a evidência disponível são testemunhos. O livro inclui todos os principais relatos, bem como ilustrações feitas pelas testemunhas iniciais, as garotas, do que teriam visto.

- Roswell: Avaliando o mito.

- A propósito da origem do termo “disco voador”, Redondamente Errados.

- O filme da Autópsia Alien, Santilli confessa: Autópsia Alien foi uma fraude. Posteriormente também foi lançada a comédia comentada, Autópsia Alien (2006) – O Filme.

- O Experimento Filadélfia: História e Mito. E também, Codinome Carlos Allende.

- Círculos ingleses. Confira a história dos dois velhinhos, esclarecimentos sobre o panfleto medieval do “demônio ceifador”, como se pode criar tais obras, e a criação do maior círculo em plantação já registrado.

- A primeira foto indicada, o Caso Barra da Tijuca.

- A segunda foto, o OVNI “Nota 10”.

- O que é a “Área 51”?

E… isso é tudo, pessoal!

kentaromori programajo destaques ceticismo

Foi uma enorme variedade de assuntos abordados em meia hora, motivo pelo qual os temas podem ter passado muito rapidamente, mas só temos a agradecer ao Programa do Jô pelo espaço e todo o apoio que compensou um pouco do nervosismo deste que tentou apresentar um pouco do lado crítico a tantos temas.

Recebemos já várias críticas dos que não apreciaram como muitos casos foram motivo de risada, mas como espero que fique claro com a indicação das informações acima, tais casos não foram de forma alguma atípicos, bizarrices selecionadas apenas para chocar. São, pelo contrário, parte destacada da ufologia promovida “muito a sério” pelos que acreditam em tais temas. Que sejam motivo de riso pelo público indica que são mesmo histórias pouco críveis.

Ainda assim, buscou-se também lembrar que há muito de inexplicado no mundo, ainda que o inexplicado não seja necessariamente inexplicável.

Tags: , ,


About the Author

+



117 Responses to CeticismoAberto hoje no Programa do Jô

  1. João Cunha says:

    Não creio! Essa eu não perco por nada!

  2. Rafael says:

    Caraca, muito bom mesmo, não vou perder por nada.

    Sem ofender, mas você tem rosto de criança, é muito engraçado ver que quem escreve esses ótimos textos parece/é tão jovem.

  3. João Ferrari says:

    Putz,
    Tenho que acordar as 05:00, mas pra quem perdeu tempo vendo o 1º capitluo de ‘Bad of Brothers’ ser ‘decepado’ na Band, não custa ir dormir mais tarde mesmo…
    -> só falta levarem algum crente num dos assuntos citados pra fazer o programa pegar fogo…
    Ets? Não acredito, são muito mentirosos :p (como dizia o Chaves)
    Programa imperdivel…

  4. João Ferrari says:

    Impressão ou o Mori apagou o post onde dizia ao Rafael “Nenhuma ofensa”?
    Mais um ansioso pelo Jô?

  5. Parabéns, o site realmente é muito bom!
    Manda ver aí, pois o Jo Soares é muito inteligente, ehehhehe… Abraço e sucesso.

  6. Montaro Keri says:

    Esperava mais hein Mori. Uma pena o Jô se voltar somente para o lado irônico…

  7. Seu Fox says:

    (Intervalo do programa)

    Ta muito bom!

    Quero ver sobre o Projeto Filadélfia.

  8. Montaro Keri says:

    Legal divulgar o pensamento crítico.
    Mas convenhamos que falou, falou, falou e não disse nada demais. =/

    Agora é só esperar o BOOM de novos visitantes. Depois divulgue para gente os acessos. 10 mil?

  9. Steiner Schlindwein de Matos says:

    Parabéns, muito boa a entrevista e melhor ainda o site!
    Gostaria de saber o nome do livro que Kentaro Mori cita no começo da entrevista…
    Abraços.

    • Mori says:

      O livro é “O Mundo Assombrado pelos Demônios”, de Carl Sagan. Não se assustem, o título se refere ao obscurantismo como “demônios”, promove a ciência e o pensamento crítico.

      Muito obrigado a todos!

  10. Winston says:

    Deu vexame hein meu nego =/

    Um assunto tão sério e deu naquilo lá…

    Meus pêsames.

  11. Rogerio wehmuth says:

    Parabens pelo site e pelos seus relatos,muito interessante.
    o tempo da entrevista não foi suficinte, peça uma nova oportunidade para o programa, oportunamente.

    abraço

  12. Juliana says:

    A entrevista foi ótima! Parabéns!

  13. alessandro campos says:

    Mori gosto do seu trabalho ,mas hoje faltou vc comentar com o jô dos casos reais com mais detalhamento, como a operaçao prato que tem uma vasta documentação técnica e vasta. achei sua participação meio parcial e sem maiores detalhes, citou somente os casos banais e esqueceu de dar ênfase nos que tem alguma logica. desculpe, como disse acompanho vc ha anos e sempre achei vc um pesquizador serio e dedicado,hoje acho que faltou só um pouquinho de seriedade e respeito com o trabalho de pessoas serias que vc conhece’.

    • Fábio says:

      Bem, acho que o próprio Jô não deixou espaço para que fosse comentado nada com detalhas, talvez pelo próprio limite de tempo do programa. Quanto ao respeito, não acho que o Mori faltou com o respeito em momento algum com os ufólogos sérios, ele até comentou numa parte da entrevista que as pessoas levam tais assuntos muito a sério, foi mais o Jô que levou tudo na brincadeira mesmo.

  14. alessandro campos says:

    sera que meu comentario vai sair ou o ceticismo aberto tem um lado meio de ditadura?

  15. Marcus Mayer says:

    Mr. Mori:
    Parabéns por sua entrevista! Um terceiro bloco não teria sido demais. Finalmente, alguém inteligente e com conteúdo tratando desses temas. A referência inicial, do livro de Carl Sagan, foi excelente! Pena, realmente, que o tempo televisivo seja tão curto. Quem sabe qualquer dia o vejamos no Discovery Channel.
    Forte abraço.

  16. Francisco Boni Neto says:

    Se teve referências à Sagan, deve ter sido uma ótima entrevista! Pena que a perdi :/ Alguém upa ela pro youtube hahaha.

    Parabens Mori!

  17. Vinícius says:

    Só podia ter avisado antes. Mas imagino que tu ficou sabendo em cima da hora. Então tá desculpado.

    []s.

  18. enjolras says:

    pqp mermão, pq vcs nao avisaram com um dia de antecedência pelo menos. Bom, só me resta esperar os vídeos agora. :D

  19. Marcelo says:

    Parabéns, Kentaro. Conheci teu empenho, seriedade e dedicação ao pensamento crítico através da tua participação na lista da SBCR. Depois disso, venho acompanhando o CeticismoAberto diariamente. Acabei de ver a entrevista postada no YouTube, fico contente que tenhas tido a oportunidade de mostrar a mais pessoas a qualidade do que fazes.

  20. Leandro says:

    Bacana, gostei da entrevista e do site…. Muito bom mesmo. Gostei tanto que pus como recomendação no meu site.

  21. Sergio says:

    Bom, se considerar ant-ético dizer isso aqui, me desculpe.
    Sobre a entrevista, vc deve falar mais pausadamente, trabalhar a dicção. Vc tem muito o que dizer mas fica afobado e perde-se em detalhes antes de tomar a linha.Isso acontece com pessoas que pensam demais e em determinada fase da vida resolve realmente falar. E sabe como é o jô: vacilou ele solta uma piada e lá se vai a sua chance de dizer algo que faça a diferença.

    NO mais, foi uma entrevista divertida e fiquei feliz em vê-lo no Jô. Considero um grande reconhecimento.

    Parabens!

    Abraços.

  22. Spugnor says:

    Muito bom, Kentaro.
    Foi uma ótima entrevista, mesmo que não tenha sido tão informativa quanto poderia, até porque com o Jô a coisa passa para um lado mais “gozado” da coisa.
    Tava muito nervoso? Gaguejou bastante. rsrs

    Parabéns pelo reconhecimento.

  23. Caio Everton says:

    O curioso foi que assisti entrevista pensando o quão bacana seria se você fosse do Ceticismo. Só descobri no final que você não só faz parte como é o chefão daqui! xD

    Parabéns pela entrevista! Muito bacana!

  24. Mazahta Jr says:

    Beleza.. uma entrevista constragedora e uma censura nos comentários.. vai longe desse jeito. Custava aceitar uma crítica. ABs.

  25. Fábio says:

    Olá, sou um dos novos usuários que veio parar aqui por conta da entrevista. :) Enfim, sempre me interessei por tais debates polêmicos, acho que vou me encaixar bem aqui. Gostei bastante da entrevista, pena que ela acabou ficando meio apertada por conta do tempo, mas mesmo assim achei que foi bastante produtiva!

  26. RSeiti says:

    perdi a entrevista. Videos ?

  27. Thaís says:

    Puxa… Não acredito que perdi!!!! Antes de eu entrar aqui no Ceticismo hoje recebi um e-mail de um amigo dizendo “Vi o cara daquele site que você sempre fala dando entrevista ontem no Jô”. Parabéns Mori!!!!

  28. Zimu says:

    Faço de Olavo minhas palavras:

    “Primeiro, você mudou seu posicionamento/conceito em relação ao fenômeno UFO como possível envolvimento extraplanetário. Sua entrevista ao CUB há algum tempo atrás, demonstrava claramente que você acreditava em ”Vida Extraterrestre”, porém não tinha como prová-la, até então. E na entrevista ao Jô, permitiu que o mesmo falasse várias vezes que você seria um Ufologista, mas não acreditava em Disco Voador.

    Segundo, que não soube aproveitar bem o espaço para apresentar casos mais importantes na ufologia brasileira, e até mesmo mundial.

    Terceiro, que no início da entrevista, você iniciou com assunto mistificador, como ”UFOs Nazistas”, ”Teorias de Erich Von Daniken”, etc, em vez de citar outros ”fatos ufológicos”, ou casos mais importantes e relevantes.

    E por último, vc não contou fatos inusitados que ocorreram sobre o caso Varginha — como a morte misteriosa do policial que supostamente participou da operação de captura de uma das criaturas e também as várias mudanças de posicionamento dos militares como de explicação ao público, entre outros pontos.

    Assim, infelizmente, as piadinhas vieram mais facilmente. Eu sei que qualquer ufólogo que sentasse ao lado de Jô Soares para falar do assunto, será pego com várias piadinhas sem graça envolto ao assunto do fenômeno. Este é naturalmente o seu estilo de apresentar e seu também conceito sobre a pseudociência. Mas alguns, talvez, creio eu, se aproveitassem bem o espaço em apresentar fortes indícios, casos importantes e bem detalhados, com evidências esmagadoras, talvez nos poupassem de menos ironias e chacotas em torno da ufologia.

    Em fim, com a casuística brasileira riquíssima e um conhecimento abrangente, Kentaro, vc deveria ter aproveitado mais para expor o que realmente sabe sobre ufologia sem ter medo da tal ridicularização que viria como de previsto, e que realmente veio, por parte do apresentador.”

    • Costa says:

      E o que realmente existe de verdadeiro e verificável, no mundo dos relatos de avistamentos e abduções envolvendo extraterrestres?

  29. Julio Kendy says:

    Zimo: não esqueça que o programa do Jô é direcionado a um público amplo e além disso, precisa manter uma linha editorial.
    A tônica do programa é tratar de assuntos interessantes com inteligencia e irreverencia.
    O apresentador e o entrevistado precisam desenvolver o assunto num ritmo dinamico, generico e interessante sem se tornar enfadonho. E Mori conseguiu, apesar do Jô, rsrs

  30. Ísis says:

    Que legal!! Soube pelo twitter e fui ver!
    Mas no primeiro intervalo, por alguma razão eu dormi, apaguei, sei lá! xD
    Só sei que acordei 7:40h sem me lembrar como tinha dormido, haha

    Quero ver o resto da entrevista!! Já tem vídeos?

    Beijos!!

  31. Sergio says:

    Zimo, eu ‘senti’ que o Mori tentou. Mas por varias vezes teve o recicínio quebrado pelas piadas do JÔ. Alias, ele é comediante e já morri de rir com ele. Mas neste caso, acho que as piadas não valeram a pena. Considerando a presença do ilustríssimo Mori, acho que teria sido melhor menos piadas bobas.

    De qualquer forma foi positivo, pois divulgou o site e as intenções do Mori.

  32. Rodrigo says:

    O ponto negativo foi a desdenha do apresentador sobre o assunto. Quem realmente acredita (não é o meu caso) deve ter ficado enfurecido com ele. Gostei da parte em que o Mori disse ser ateu. Caramba, pensei que eu fosse o único; pelo menos entre as pessoas com as quais eu convivo, eu sou o único ateu. Não conhecia esse site, mas agora ele já está nos meus favoritos. Foi um bom programa, Mori deu a entender que realmente sabe o que fala. Abraço a todos.

  33. Mário Lima Júnior says:

    Assisti a entrevista ontem e realmente faltaram abordar temas importantes como operação prato e conceitos mais elaborados. A entrevista poderia ter percorrido de um outro jeito se fosse mostrado os casos que realmente ainda estão sem claras respostas ou que colocam-se dúvidas em algum ponto. ET de Varginha, Área 51, e outros que foram debatidos no programa já estão batidos demais. Fora isso, foi mais interessante ver a entrevista e conhecer o site.

  34. Mário Lima Júnior says:

    Outra coisa….visitando seu site percebi um assunto muito interessante e que poderia ser citado na entrevista que é as fotos com viajantes do tempo….seria um tema novo e bastante curioso. Aqui em Belém do Pará tem um livro chamado “visagens e assombrações” o livro consta de relatos de fantasmas e casos curiosos específicos daqui….dentre um dos relatos tem a de um portal que suspostamente existiria aqui e que a pessoa poderia ir para outras épocas….assim que puder mando para você…falows!!!

  35. Alessandro campos says:

    Péço desculpas a voce mori pelos meus comentarios anteriores ,nao deve ser facil falar em rede nacional na rede globo com uma figura como a do jô Soares

    Fiquei meio decepcionado pelos assuntos sim acho que foi uma otima oportunidade para expor as ultimas noticias sobre a ufologia seria e com base em provas ,os documentos recem liberados pela aeronautica? vc nem tocou nesse assunto.

    vc é um otimo investigador e um exelente redator ,falta um pouco de investimento na sua oratoria e vc vai longe; mas parabens pela seu reconhecimento em rede nacional.

  36. Regina De Castro says:

    Adorei o programa.Infelizmente foi curto, e como sempre o Jô, atrapalhou em muito a entrevista. Parabéns Kentaro Mori. O que você pode falar sobre este assunto: minha avó nos contava, que via, em priscas eras, duas luas cheias no céu, em determinadas épocas do ano. Ela morou no sertão paulista. Pesquisei, mas não encontrei nada a respeito. É refração da lua? Abraços.

  37. Gilmar says:

    Então tudo se baseia no fato de ter provas ? então tá bom, não sou católico, crente e nem ateu, mas a pergunta é a seguinte : Se tudo é prova , cadê a prova que Deus existe ?

    • eudarice says:

      Adorei a entrevista, quanto a provas nunca poderemos ter, quando eu era estudante vi no firmamento, altas horas da noite um clarão tam intenso só que naquele tempo eram poucos os comentários sobre extraterrestres. Ficou bem claro que vc se referiu ao assunto com muita segurança. Um abraço.

    • Guilherme Balan says:

      Não há provas, só provas de mentira (do tipo ‘olhe que criança linda! como você pode ver algo belo assim e achar que Deus não existe?’)

      Aqui vai uma lista destas suposições: http://www.godlessgeeks.com/LINKS/GodProof.htm (kent, se você não gosta de link aqui me desculpe, apague). Veja se você acha alguma aí que te convence, Gilmar.

    • Fábio says:

      Bem, Gilmar, o conceito de fé está aí justamente para isso. Ter fé é crer na existência de Deus mesmo com todas as dúvidas, não creio que os religiosos se importam muito com o fato de não poderem provar a existência de sua deidade. Também não sou católico, crente ou ateu, mas é assim que as pessoas costumam lidar com a religião.

      Diferente da religião, o método científico requer evidências, queira ou não. Não nego a possibilidade de tais entidades existirem e fazerem o que é especulado, mas também não vou assumir que a coisa é real até que me provem que ela está ali. Acreditar sem ter a evidência é ser um crente, e apesar de nós, como humanos, inevitavelmente crermos em muitas coisas, essa não está na minha lista.

      Admito que é difícil conseguir provas, principalmente quando o assunto se popularizou e há muito mais alegações forjadas do que verdadeiras. O que não podemos é assumir automaticamente que algo de anormal que virmos no céu se trata de um OVNI sem primeiro correr atrás de tentar descobrir o que é. E também, por mais que tentemos, por mais conhecimento que a humanidade já tenha adquirido, não podemos explicar tudo…ainda.

  38. M. Galego says:

    Assisti a entrevista e gostei. Qualquer um fica meio nervoso quando aparece ao vivo em um programa de muita audiência. Além disso, infelizmente, Jô Soares não consegue tratar com seriedade nenhum entrevistado que não esteja envolvido com assuntos de seu interesse. Pode falar de bebida, comida, televisão, teatro e até música que tudo bem. Política, ciência, tecnologia ou religião são coisas tratadas com um desdém reprovável. Forçar piadinhas (como a do “extraterrestre de dois metros que quer ‘a vez dele’”) foi a gota d’água.

  39. Fala, meu irmão. Assisti tua entrevista no Jô, achei do caralho!!!!!! Pena que eu não soube antes, senão teria ido lá na plateia te assistir ao vivo. Espero que ganhe um programa de tv só de vocês um dia. Abração!

  40. sartori says:

    foi muito boa a entrevista, parabens.

  41. Brenda \,,/ says:

    Parabéns! Eu assisti na televisão a entrevista, foi muito engraçada e muito esclarecedora. Meus parabens para o Kentaro, e pra toda a equipe do CeticismoAberto.com!

  42. Joviano Júnior says:

    Parábens pela entrevista ontem no programa do Jô. Coincidentemente estava ligando a tv quando a chamada do programa disse que teria uma entrevista com um ufologo (como sou bastante cétimo, pensei comigo mesmo: ixi, vou assistir para rir das baboseiras que esse cara vai falar). Quando começou a entrevista e vc diz ser cétimo, citar o o mundo assombrado pelos demonios e outros livros chaves, eu quebrei a cara! kkkk.
    Realmente, concordo com o pessoal que disse que poderia ser tratado outras coisas mais interessantes e de maior relevancia, porém o Jô é dificil mesmo, e além de como comentado pelo M. Galego, o Jô não deixa ninguem falar!!!
    Mesmo assim, parabéns, foi muito construtivo principalmente porque a partir da entrevista, como outros já manifestaram aqui, muitos puderam conhecer o site (eu por exemplo).

  43. Júnior says:

    Passei a me interessar muito pelos fenômenos ufológicos e por teorias da conspiração e, rsrs, acredito em muita coisa. Apesar de não conhecer o site, nem o seu administrador,quando do momento da entrevista sentei-me em frente a televisão, mas, sinceramente, um outro entrevistado que falou sobre sociedades secretas num programa anterior conseguiu se sair “menos mal”. Entendo que tenha sido difícil. Todo mundo fica nervoso nas entrevistas com o Jô.

  44. Parabéns Kentaro!! Achei a entrevista muito boa e só o fato de ter um legítimo divulgador do ceticismo e pensamento científico já considero uma grande vitória. O único ponto negativo é ter sido curta demais. Sei que aqui tem muita coisa bacana para ser divulgada e debatida. Mas, é isso. Parabéns mesmo!!
    Quem sabe um dia vc não faz um programa de TV do Ceticismo Aberto. :)

  45. Vi a entrevista, e vi que muita gente se voltou contra Kentaro Mori, uns porque ele não citou o caso “Operação Prato” outros por o Jo Soares chamá-lo de Ufólogo que não acredita em et’s, e até mesmo pela presença de humor na entrevista… pessoal, muita gente que fala isso com certeza não acompanha as entrevista do Jo Soares, ele sempre leva para o lado humoristico da coisa, e claro, com muita inteligencia. Gostei muito da entrevista, é claro, faltou muita coisa, mas com certeza não é em meia hora que se conta tudo, acho que foi dado muita atencao a casos mais engracados. Mas isso é o que o programa remete. Parabens ao Kentaro Mori.

  46. LEx says:

    Cara, achei muito bom o programa, pena que muito curto e superficial. Quanto as tais “Piadinhas do Jô” a galera tem que lembrar que o Jô Soares é além de tudo um Humorista, portanto…

    E há um detalhe importante em se falar de ceticismo, muita gente ainda relaciona o cético a anti-cristo, como disse Zimu “…com a casuística brasileira riquíssima e um conhecimento abrangente…”. Disse bem: casuística! Ou seja, quanto mais ignorante é o povo, maior se torna a lenda, isso é assim, está na história humana… Agora, “conhecimento abrangente”? Qual conhecimento? Quem abrange? Curiosos?

    Ser cético é além de tudo uma arte, pois tem que lidar com Fanáticos Crédulos e se cuidar para não cair no “Fanatísmo Cético” que acaba assim por virar uma religião de uma pessoa só…

    Kentaro, lhe parabenizo pelo seu trabalho e coragem, pois sei como é difícil dar a cara a tapa.

  47. Cara, já falei por outros meios, mas faço questão de repetir aqui: FANTÁSTICA entrevista!!!

    O pessoal que gosta de ufologia, ao invés de criticar, deveria olhar o quanto de coisas RIDÍCULAS e RISÍVEIS que estão atolando a ufologia e simplesmente riscá-las do mapa!

    A ufologia precisa passar por uma limpeza, bem ao estilo do que o Bira diz em seu último livro.

    Mas é uma pena que, ao invés disso, as pessoas se voltem contra você (que é uma das pessoas que mais contribuiu pra ufologia até hoje, justamente no trabalho de eliminar enganos e fraudes).

    Enfim… Poderia ter falado em casos como Noite Oficial dos OVNIs e Operação Prato? Poderia. Mas não tem problema, fica pra uma próxima entrevista, até porque o tempo é curto. ;)

    Abraço!

  48. J.C says:

    Muito bom, gostei da entrevista, em meia hora, acho q era o melhor q dava pra fazer…agora uma coisa q é fato, nao é nem uma critica, é q existem pessoas q conseguem expressar melhor suas ideias escrevendo…alguem q escreve bons textos, não tem necessariamente q ser um bom orador,q eu acho q é caso do Mori, não creio q isso seja um defeito, é mais uma questão de dom mesmo…no mais, parabéns pela entrevista.

  49. J.C says:

    é… o tom de chacota realmente incomodou um pouco, eu continuo achando um assunto fascinante, e acredito q é sim um fenomeno de natureza desconhecida, se é extraterrestre (o q eu duvido), ou não, é outra historia…mas tirando o sensacionalismo q envolve a ufologia, deveria-se levar em consideração, q um homem como Jacque valee por exemplo, não é um Zé roela qualquer, é alguem q trabalhou na nasa, um Phd em astrofisica, e se dedicou por anos estudando o fenomeno ufo…é algo ha se pensar.

  50. Pablo says:

    Destruídor de sonhos, chato :(
    shsuahasuhas

  51. Anonimo says:

    Mori, parabens pela entrevista!.

    Tenho uma pergunta para todos os Céticos, sei que não tem nada a ver mas veio esta minha duvida pode até parecer ironica mas me pego a perguntar:

    Vocês acreditam que suas esposas ou mulheres te amam de verdade? Oo??

    Acreditam em algo que elas falam?
    Acreditam em amor?
    Acreditam que não são traidos quando ela diz que não?….

    Não devem acreditar, afinal são céticos…

    • LEx says:

      Brother,
      Pensa bem no que falou…

      Eu acredito na minha esposa porque sou cético. Ou seja, é a ciência do relacionamento. Até que ela me prove que eu estou errado, eu continuo acreditando nela.

      Viu? Tudo depende do ponto de vista.

      Agora esse lance de amor é outro assunto…

      • João Ferrari says:

        Falou tudo…
        Cético é uma coisa; DESCRENTE em TUDO é outra…

        Sou cético em algo até prova em contrário.

        Por exemplo: quem posta anônimo é covarde ou não quiz se identificar? Pra mim, é covarde, mas se você apresentar uma prova contrária, acredito em você.

    • valter says:

      Que comparação esquisita !

  52. Rafael says:

    ja leio o c.a a muito tempo, acho até que ja li todos os artigos, fiquei muito na espectativa. o kentaro não decepcionou.
    adotrei a entrevista.
    e ja gostaria de deixar meus parabens e agradecimentos, pq posso dizer sem medo que o ceticismo aberto mudou a minha vida!
    kentaro vc é o Carl Sagan brasileiro brother!!
    parabens e espero que , cada vez mais , vc continue esclarecendo esses “misterios” pra gente.
    obrigado!

  53. Alyson says:

    Boa noite, cara, acho que vc falou muita besteira, se desmentir fatos que foram fraudados, tudo bem, agora ir no programa do Jô pra só falar besteira não convém, desculpe, mas se vc se diz um ufólogista, deveria estudar melhor o assunto, pq vida em outro planeta já não tem mais como esconder, então se dizem que é mentira, os mentirosos são os que ocuta os fatos que nós estamos carecas de saber.
    Ah, já visse o filme “Contato de 4º grau”, o que me diz??

    Atenciosamente: UfoACB.

    • LEx says:

      Alyson, meu filho. Você está fazendo a maior confusão de tudo com tudo… Ninguém aqui duvida de vida em outro planeta, acho que seria muita mesquinharia pensar que só a terra comporta vida, porém, vida de outros planetas aqui na terra já é outra estória, quem disse à você que nós não somos a forma de vida mais inteligente do universo? Não há como saber…

      Agora, você disse que está “careca de saber dos fatos”… Que fatos?

    • Valter says:

      É Kentaro, as TVs brasileiras só mostram eventos religiosos, futebol e carnaval.
      Daí quando qq pessoa escreve histórias absurdas todo mundo acredita.
      Se os ETs existem, como dizem alguns e são mais avançados que nós humanos, porque não se conectam conosco?

    • Marcus says:

      Alyson, o filme Contato de 4º Grau é uma fraude e tem caráter puramente ficcional. A tal entrevista dada na Universidade pela Dra. Abigail Tyler nunca existiu, na realidade a Dra. Abigail Tyler “verdadeira” é uma atriz chamada Charlotte Milchard. Inclusive a Universal Pictures depois desmentiu tudo num processo judicial onde confessou que pagou para jornais on-line postarem falsas notícias sobre os assuntos e criarem obituários falsos. Nenhum dos personagens existem na realidade e a cidade de Nome não é montanhosa como mostra no filme e sim totalmente plana, que aliada às altas taxas de alcoolismo e florestas densas fazem com que desaparecimentos sejam comuns por lá.

    • Osmar says:

      Contato de 4° grau mal convence como ficção, de tão mau feito, quem dirá como relato.

  54. Guidje says:

    parabéns, kentaro!!

    entrevista muito divertida!!

    e uma coincidência bem legal: tô lendo “o mundo assombrado pelos demônios”!!

    um abraço e parabéns novamente!!

  55. Pingback: Blog de Astronomia do astroPT » Kentaro Mori

  56. eduardo says:

    KKKKKKKK….. não sei kem fala mais besteira nos comentários, o Anônimo (1º post)ou o Alyson…. deu a entender q esse camarada kiz dizer q o tal filme contato de 4º grau foi baseado em fatos reais…… kkkkkkk…..

    Mori, eu ainda não vi os vídeos, mas se o nível da entrevista foi como é no site aposto que foi uma boa entrevista então…

    Parabéns pelo esforço de correr atrás de explicações mais plausíveis para os mistérios que permeiam esse nosso mundo…..

  57. Hewerton says:

    Essa entrevista foi um pouquinho melhor do que a do Programa da Record, mas como apanhado geral sobre Ufologia foi muito fraco. Kentaro para ser especialista em ufologia tem que ler ainda bastante. Acho que foi em 1957…Não lembro bem…

    Esse Jô é um mala em quesito de ufologia e vira e mexe adora fazer brincadeiras com ufologia e com os ufológos. Todos os ufológos (acho até estranho o kentaro ser chamado de ufologista, acho que ele não deve gostar muito desse rotulo) que foram ao seu programa levaram um nabo, pois o negócio por lá é zuar pra valer.

    Contudo não devemos levar muito a sério esse programa, pois baseado no que foi abordado nesse programa e nos outros (anteriores) podemos concluir que o Jô é no geral um grande leigo sobre o tema, um ativista contra a ufologia e um adorador de pênis.

    Ufologia não é só fraude, existem casos sérios e insolúveis, que até são bem divulgados, mas o Kentaro é levado a estes programas pra falar de coisas que já quase totalmente desmistificada, pois é sua area, ele poderia ter seguido outra linha, mencionou alguns pontos interessantes e o próprio Ubirajara, só que como todo bom cético, o kentaro, prefere chutar cachorros mortos, e ainda teve o lance do mesmo se deixar conduzido pelo Jô…

    Saliento que o trabalho do kentaro é fantástico, mas ainda sua ida ao programa do Jô está amplamente ligada a grande descrença da realidade ufológica, isso em vista da falta de informação ufológica séria por parte da maioria da população.

    Ninguém é obrigado a acreditar, mas que existem coisas estranhas existem…Basta separar bem o trigo do Joio.

    Ainda observo que o Kentaro mostra ainda um certo grau de parcialidade, um dia desses (no orkut) ele se mostrou bem convicto da existência de OVNIs…Veja que ele admite que viu algo estranho no céu, mas nunca entra em detalhes e não deixa entender para quem assiste que o fenômeno tem o seu lado sério. O cara sempre sai pela tangente ou sempre joga no ar uma informação pouco polida…

    Só pra citar, o Kentaro falou de casos que não tem muitos dados ou faltam informações, mas porque o mesmo não falou de coisas bem palpáveis como Operação Prato, a liberação dos Arquivos Secretos da FAB e des outros países (França, Uruguai, Canadá, Inglaterra, Chile, etc) sobre OVNIs, o Dossie Cometa, o MoD, a Noite Oficial do Ufos, os diversos cientistas que estudam o fenômeno, dos milhões de avistamentos pelo mundo, os avistamentos dos pilotos, os OVNIs nos radares e as conversas dos controladores de voos? Só nestes pontos que citei temos mais de um milhão de dados disponíveis, porque ele não pesquisa isso? Porque não mostra isso pra gente?

    A ufologia obviamente não só aquilo que passou no Programa do Jô!

    • João Ferrari says:

      Se vc é tão ‘sabido’ em ufologia, me tira uma duvida (que os ‘ufologos’ sempre saem pela tangente: Por que não há uma foto autêntica, de otima qualidade, de OVNI? Ou eles têm um detector de maquinas fotográficas/filmadoras? E por que nenhum (NENHUM!) abduzido conseguiu uma provinha material sequer? (um parafuzinho, um rebite, uma lasca da tinta, um fio de cabelo…)

      • Não pergunta de fio de cabelo!!! Ele vai dizer que eles são carecas……

        AHUHEAuHUAEUEAuehUEAHuHAEE

      • pter says:

        Se até hoje existem animais que já foram muitas vezes vistos mas nunca foram fotografados,entao da pra dar um desconto pra UFOS né !! Fotogarfias tiradas por avioes militares não são liberadas assim de qualquer forma. Veja as fotos da operação prato e tenta me explica o que é aquilo !! Se voce não souber exatamente o que é entao voce da brecha pra gente especular!!

      • Hewerton says:

        Veja bem em um tempo relativamente recente a questão OVNI já está bem aceita e resolvida pelos os verdadeiros estudiosos na area. OVNIs absolutamente existem. Faça uma breve pesquisa que vc verá que isso é fato (pesquise GEIPAN, MoD, Dossie Cometa). Entre 10 a 20% dos casos de avistamentos de OVNIs não tem qualquer explicação científica.

        Os casos de OVNIs são 1 milhão de vezes mais evidentes do que os casos de Fantasmas ou espiritos. São Milhares de avistamentos de OVNIs todos os anos, dentre esses muitos casos logicamente temos muitos enganos, contudo temos uma margem de 10 a 20% de casos concretos.

        Não estamos aqui para defender a teoria extraterrestre, mas dentre as muitas teorias (psicossocial, projetos secretos, homens dos futuros, etc) ela é a que melhor explica o aparecimento dos OVNIs por essas bandas, isso para maioria dos especialistas. Aquela máxima “das grandes distâncias interplanetárias” aparente pode não ser uma barreira tão grande assim, pois isso é hipotético. Ora tbm, talvez eles não estejam tão longe assim…Descobrimos o primeiro exoplaneta em 89, de lá pra cá são mais de 400 já descobertos, muitos eram totalmente ocultos aos nossos olhos e pela ultimas medidas, os exoplanetas estão cada vez mais próximos dos nossos olhos, muito mais numerosos (melhoria das tecnicas de detecção) e cada vez mais as condições que proporciam a vida estão melhorando (até que um dia possivelmente vão achar um planeta idêntico a Terra, há alguns anos-luz da mesma).

        Sobre provas materiais, atualmente o que mais interessa não são fotos/videos ou o que quer que seja, pois o que deve ser pesquisado está ocorrendo nesse momento a nível governamental/mundial, i.é, a liberação gradual dos Documentos governamentais secretos sobre OVNIs. Nesse quesito temos bastante evidências materiais sim. Inclusive documentos, fotos, filmes e relatos de pessoas que trabalham (ram) em orgãos ou comissões criadas pelos governos para investigar os OVNIs (Nick Pope e Coronel Hollanda p. expl.). É importante observar que estes documentos liberados ainda não são de grau máximo (ultra secretos, nível 4), são apenas confidenciais (nível 2), ou seja, aparentemente tem muita coisa escondida ainda.

        Se vc quer uma prova pode obte-la indiretamente, na ciência isso ocorre naturalmente. Provas (?) temos por aí um bocado de evidências sérias, basta pesquisar com seriedade e seletividade.

        Abrç

      • Hewerton: sim, temos muitas evidências… Mas evidências de que? De OVNIs, isto é, de Objetos Voadores Não Identificados. Só isso.

        Nunca tivemos (e, se continuar assim, nunca teremos) NENHUMA evidência de ETs nos visitando.

        Pode ser que eles nos visitem? Pode, claro. Por isso é uma HIPÓTESE, saca? E hipótese é apenas uma “possibilidade”, não um “fato” (a diferença é gritante).

        Além disso, OVNIs podem ser quaisquer coisa. Podem ser naves ET? Claro, afinal como eu disse acima a hipótese é válida. Mas também podem ser enganos, fraudes, aeronaves secretas, etc… E isso vale para TODO e QUALQUER caso.

        Entenda isso, ou saia da ufologia. Afinal, quem estuda ETs é a ASTROBIOLOGIA, não a ufologia (que estuda APENAS OVNIs).

  58. Frank says:

    Quanta desinformação…vc e o Jo deram ceertinho…. um mais desinformador que o outro!

    • valter says:

      Os desinformados não devem saber que quando um cientista descobre algo elabora APENAS uma TEORIA para depois de muitos outros estudos, refutá-la ou confirmá-la.
      Darwin elaborou a Teoria da Evolução e embora haja um concenso os cientistas ainda abordam o tema como TEORIA.
      A NASA que é uma super potência, com cientistas do mundo todo, inclusive o brasileiro Marcelo Glazer, pesquisa há anos formas de vida no Universo e até agora nem um micróbio encontrou.
      O problema é que algumas pessoas escrevem algumas histórios como sendo verdadeiras e todo mundo acredita.
      É lamentável

    • Fatima says:

      Quanta decepção!!!!!! a tão esperada entrevista com o “ufólogo”: Cara, voce perdeu uma chance e tanto de ter falado algo que preste além da “porno-ufologia” do abduzido brasileiro que transou com a extraterreste…blá, blá, e como sou cética, não acredito que voce seja realmente um estudioso ou cientista, você não passa de um adolescentezinho de meia pataca, que só pensa naquilo!!!

    • Ingrid says:

      Amigo concordo com vc!!!!

  59. João says:

    e a operação prato???
    por que não falou dessa que atualmente é a evidência mais séria a respeito do assunto??
    vc falou de casos descredibilizados a mto tempo!
    acho que seu papel de marketeiro da sua própria causa foi concluída com sucesso!

  60. Paulo Seibel says:

    Boa Tarde; Boa Noite!

    Assisti sua entrevista no Jô! Realmente concordo contigo que há muitas fraudes na questão da Ufologia!
    Pode me dizer alguma coisa referente o Projeto Orion?
    http://www.Theorionproject.org
    Há uma série de vídeos na internet onde altas autoridades militares dos EUA afirmam ter conhecimento e provas sobre vida inteligente extraterrestre. Inclusive a uma carta ao Presidente Americano e ao Congresso solicitando liberação de documentos secretos sobre o assunto.

    Cordialmente

    Paulo Seibel
    Ibirubá – RS

  61. Paulo Seibel says:

    Boa noite;

    Assisti sua entrevista no Jô e desejo fazer uma observação ao seu comentário sobre ser ATeu! Quando afirmou ser o Budismo uma religião!
    De fato; para muitos orientais ou não, praticantes da doutrina Budista, o Budismo é tido como uma religião. É um ponto de vista!
    Tive o prazer de estudar o Budismo autêntico e devo resalvar que o âmago da doutrina o Budismo não tem a finalidade de ser uma religião mas uma disciplina comportamental que visa tornar o ser humano consciente da sua real natureza e da natureza da mente. E apartir dessa tomada de conciencia aprender a viver em harmonia consigo e com o mundo a sua volta.

    Paulo Seibel
    Ibirubá – RS

  62. Juliana says:

    Parabéns, Kentaro!

    Ótima entrevista… adorei.

    abs

  63. Direito a resposta says:

    As análises feitas sobre os casos apresentados por você, não é de
    mérito seu.
    Você simplesmente se apoderou de análises feitas por outros ufólogos e
    cientistas,e que agora utiliza contra a própria ufologia afim de difama-la.
    A prova disso é o que você diz durante toda a entrevista.
    “foi comprovado” a invéz de ” eu comprovei”.

    A ufologia trata de OVNI – Objeto voador não identificado.
    Casos de abduções são relatos de pessoas, que procuram por ufólogos ,
    tendo entre eles diversos médicos e psiquiatras que analisam estes casos.
    entre os diversos se destacam :
    Dr. Roger Leir – especialista em implantes
    Luciano Stancka: O uso da psiquiatria na Ufologia

    Muitos dos relatos apresentam distúrbios mentais, e os que não se enquandram nisso
    são apenas guardado em registro.
    Não utilizamos relatos de abduções como prova de existência extraterrestre, ufologia não é UFOLATRIA.
    Quanto haver vida ou não fora do planeta, a astrobiologia (recentemente implantada na USP),pode abrir um pouco a mente neste sentido.

    http://lidebrasil.com.br/site/index.php/2009/09/09/usp-tera-primeiro-laboratorio-de-astrobiologia-do-hemisferio-sul/

  64. Direito à resposta says:

    Poderia ter tratado da NOITE OFICIAL DOS OVNIS .

    Noite Oficial dos OVNIs é um termo adotado por ufólogos brasileiros para descrever a aparição de vários OVNIs sobre o Brasil de acordo com informações do Ministério da Aeronáutica do Brasil.

    O fato ocorreu na noite de 19 de maio de 1986. Cerca de vinte e um Objetos Voadores Não-Identificados (OVNIs), foram detectados pelos radares do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo pertencentes ao CINDACTA I que possui sua base em Brasília.

    Esta revoada de óvnis durou cerca de três horas, e foi observada nos estados de Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. A situação chegou a tal ponto que o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA) considerou a segurança de voo ameaçada, principalmente em São Paulo, onde se concentra o maior número de rotas aéreas do país, e onde os óvnis estavam mais ativos.

    Isso levou o alto comando da Força Aérea Brasileira a deflagrar duas operações de interceptação e perseguição dos OVNIs por caças F-5E e Mirage, uma partindo da Base Aérea de Santa Cruz (RJ) e outra de Anápolis (GO).

    No dia seguinte, o então Ministro da Aeronáutica, brigadeiro Octávio Júlio Moreira Lima, deu uma entrevista coletiva à imprensa, juntamente com os pilotos dos caças, confirmando os acontecimentos, por isso os eventos daquela noite ficaram conhecidos como a Noite Oficial dos OVNIs. [1]

    Em 25 de setembro de 2009 foi divulgado o relatório oficial da Força Aérea Brasileira sobre o caso, que diz: “Como conclusão dos fatos constantes observados, em quase todas as apresentações, este Comando é de parecer que os fenômenos são sólidos e refletem de certa forma inteligência, pela capacidade de acompanhar e manter distância dos observadores, como também voar em formação, não forçosamente tripulados.” [2]

  65. Elton says:

    Parabéns kentaro!! Seu trabalho está sendo cada vez mais reconhecido!!!

  66. Anti Kentaro says:

    Kentaro esta esquecendo que esta trabalhando em cima de DESINFORMAÇÂO.

    Conheçam um projeto CETICO muito mais aprofundade e avançado que o Kentaro.

    Que esta se promovendo em cima de Desinformação difundindo a Desinformação.

    Esse movimento esta colocando a tona muitos dos fatos encobertos:

    The Disclosure Project 1 – Traduzido

    http://www.youtube.com/watch?v=7DiTciq-cDw&feature=related

  67. paulo6jr says:

    O entrevistado portou-se mais uma vez como porta-voz do budismo, da Nasa, da doutrina cética e da ciência oficial no Brasil. Deu mais relevância a abobrinhas ufológicas, preterindo temas polêmicos como a Operação Prato, a liberação dos Arquivos Secretos pelos governos, o caso Betty e Barney Hill … e imagens, como a dos Ufos dos emirados árabes, entre outras.

  68. Paulo Jaciuk says:

    Eu somente tenho este comentário:
    Cada um pode dizer o que pensa e cada um tem sua verdade,porem apenas por curiosidade,cada um deve responder a si mesmo ,se sabe a razão de sua existencia,se cada um é uma personalidade individual ou resultante composta de uma comunidade interior.
    Se Kentaro tiver interesse em saber ,entre em contato comigo,lembro porem que sao informações inegiciaveis e nao lucrativas,como as utilizadas no Site para promoção pessoal.
    Abraços
    paulo jaciuk

  69. valter says:

    Os crédulos não devem saber que quando um cientista descobre algo elabora apenas uma TEORIA, para depois de muitos outros estudos, refutá-la ou confirmá-la.
    Darwim elaborou a TEORIA DA EVOLUÇÃO e embora haja um consenso, os cientistas ainda abordam o tema como TEORIA.
    A NASA que é uma super potência, com cientistas do mundo todo, inclusive o brasileiro Marcelo Glazer, pesquisa formas de vida no Universo, até mesmo um micróbio, até agora nada encontrou.
    O problema deste Brasil e países subdesenvolvido é que algumas pessoas escrevem algumas histórias e DÃO COMO VERDADEIRAS e todo mundo acredita. O papel aceita tudo, mesmo, não é?
    É lamentável.

    • Hewerton says:

      “O problema deste Brasil e países subdesenvolvido é que algumas pessoas escrevem algumas histórias e DÃO COMO VERDADEIRAS e todo mundo acredita. O papel aceita tudo, mesmo, não é?”

      Isto é XENOFOBISMO puro. E os EUA fazem o que por caso? Os caras são os que mais sabem escrever teorias conspiratórias, e essas coisas são amplamente compradas pela população e pela mídia, algumas são tidas até como verdade absoluta para muitos (farsa do homem na Lua). Não venha me dizer que os brasileiros “desnutridos” são os unicos lôcos na parada!

  70. Diego Rodrigues says:

    Estava vendo esse video, e no final apareceu a entrevista daquele hipnotisador Fabio Puentes, queria saber se aquilo é real, ou mais um truque ou algo do genero

  71. João Ferrari says:

    Ao ANTI KENTARO,

    Eu sei por fonte confiável de uma mega operação desenvolvida pela Força Aerea Americana.
    Segundo os relatos (possuo fotos e videos ultra secretos sobre isso), em baixo do Monte Cheyenne, bem fundo, existe um laboratório onde possue um ‘anel gigante’ movido por uma incrivel bobina de força (extrai força do sub espaço) e permite viagens interplanetárias em tempo real!
    Uma renomada Astrofisica, a Dra Samantha Carter, outrora Major da Força Aérea America, tem palestrado sobre o assunto. (veja quanta referência séria!! Não estou dizendo ‘um alto funcionario’ nem ‘uma fonte secreta’, estou dando nomes!)
    Segundo ela, existem 147 elementos quimicos no espaço! Quantos nós conhecemos? 92? 98? 112 com os tranfêrmios?

    Espero uma hora encontrar na Internet alguém comentando sobre o assunto que descrevi.

  72. Ruth says:

    Kentari Mori, vc ainda tem muito a aprender….quanto a ser ateu não tem importância, vc é um ser eterno e Deus
    não cobra nada de ninguém…aprendemos por conta própria!!!!

  73. Camarada Stalin says:

    O plural de rosto tem pronúncia fechada, não aberta!

  74. Mori ganhou o maior espaço que algum pesquisador/ufólogo/cético já teve no programa do Jô. Imaginem meia hora, dois blocos, na Globo, milhões de pessoas assistindo. Foi mesmo dor de cotovelo e inveja de muita gente. Se ele não é ufólogo, ao menos NÃO FALOU MAL DE NINGUÉM, ao contrário de algumas línguas viperinas nem manjadas do meio.
    Parabéns pelo espaço conquistado. Os cães ladram e a caravana passa.

  75. Warner Abreu Vanderlei says:

    Mais um ser iluminado sobre nosso mundo que vive de trevas.
    Aos que acreditam em mistificadores, meus pesames. Infelismente hesiste a necessidade humana de contar com seres ou coisas extraordinarias, pensando em facilitar suas miseraveis vidas. Na maioria das vezes pessoas bem situadas na vida, pouco questionam esses fenomenos, que estão relegados aos mais necessitados.
    Este jovem veio para melhorar a nossa raça…

  76. Pingback: CeticismoAberto ganha o Prêmio “Bê Neviani” | CeticismoAberto

  77. Claudio says:

    Acabei de assistir a entrevista que o Jô Soares fez com o Kentaro. Existem vários assuntos que foram tratados, infelizmente de forma superficial. Acredito que o tempo muito curto que foi disponibilizado para a entrevista acabou causando esse problema. Afinal de contas, cada aspecto tratado poderia gerar cada um deles diversos programas. Apesar de conhecermos o Jô como humorista, sabe-se que num assunto sério como esse jamais se deve usar de deboche e brincadeiras como forma de elucidar as questões apresentadas. Isso também acabou prejudicando um trato mais profundo, apesar de sintético, nos temas apresentados. Acredito que essa entrevista serviu mais aos céticos de plantão para acreditarem mais ainda que tudo o que foi explanado é apenas engano, fraude, loucura e alucinação, reafirmando uma forma de pensar que pode as vezes parecer a mais correta e lúcida, mas que se não utilizada com bom senso, pode gerar tantos enganos e deturpações quanto aqueles que acreditam em tudo. Apoio o ceticismo imparcial que busca a Verdade e não o ceticismo pelo cetismos apenas, que não gera nenhum conhecimento e apenas confunde e deturpa essa busca. Como cético, Kentaro cumpre sua missão direitinho. Mas seria legal também buscar fazer pesquisas de campo e conhecer muitas dessas pessoas que alguns já rotulam de lunáticas, antes de emitir qualquer parecer. A Ufologia vive de pesquisas de campo e não apenas da leitura de livros, revistas e consulta de sites. Gostaria de ver a argúcia e inteligência de Kentaro aplicada a pesquisa de campo de casos supostamente ufológicos. Boa sorte Kentaro!

  78. Pingback: CeticismoAberto em entrevista ao Grupo Ufológico da Baixada Fluminense | CeticismoAberto

  79. paulo6jr says:

    “KIT CETICISMO ABERTO”

    KIT CÉTICO = CRITICISMO + MÉTODO CIENTÍFICO + CARL SAGAN + NASA + NAVALHA DE OKHAN + AD HOMINEM + NEGAÇÃO COMPULSIVA + CRENTES + FRAUDE (FAKE) + ‘ESPECTATIVA’ + ‘REFURTAR’.

  80. gumetal says:

    Cara, eu sou muito curioso sobre casos OVNIS mas odeio sensacionalismo, por isso venho sempre aqui e o seu site ja desmentiu muitos casos que sites de ufologia passam como verdade inconstetavel
    ja até falei pro meu pai do seu site, Kentaro, ele é biologo e muito cético quando o assunto e disco voadores, e ficou muito feliz por saber que existe pessoas que desmente essas mentiraiadas que as comjunidades ufologicas na internet ficam propagando por ai
    acho que também sou um ufologo que não acredita em disco voadores heuehe
    grande abraço

  81. Pingback: Obras psicografadas » Blog Archive » Falsa a Materialização de Uberaba, Redux

  82. ZIG says:

    Vi a entrevista. Kentaro Mori estava visivelmente nervoso, mas se saiu bem. Afinal, NÃO ERA uma PALESTRA sobre ceticismo. Era uma ENTREVISTA, e do “JÔ”. O que significa que ela seria obrigatoriamente manipulada PARA O PÚBLICO SE DIVERTIR E RIR MUITO, SE POSSÍVEL (ninguém se lembra que antes de ser apresentador, esse mesmo “JÔ” foi [é?] comediante?).

    Porém, concordo que Kentaro Mori poderia ter escolhido melhor sobre o que iria falar, pois passou (perdeu?) muito tempo nos UFOs nazistas (que não convencem ninguém).

  83. katia says:

    nossa, tem gente ai que confunde tudo. Duvidar de algo nao é o contrario de afirmar!!! Eu so acredito com provas, e acho q é o q o rapaz defende. Ele esta certo. Tem gente ai pensando q so prq tem um certo numero que “acredita”, é prq a coisa é real!! Meu amigo, se vc acredita, a unica realidade que tem é o fato de vc acreditar, e nao a prova de que existe.

    E ainda tem gente ai afirmando q todo mundo acredita em vida em outro planeta!! Que absurdo. Quer dizer, nao contente de falar de sua crenca como uma realidade, ainda embarca todo mundo na galera como se fosse uma evidencia so prq ele acha q todo mundo tem as mesmas crencas q ele!!!!

    O q esta faltando neste pessoal q acha q crenca é realidade, é seriedade.

    Kentaro Mori prova q é um rapaz serio. Admiro muito gente que tem esta atitude na vida, nao ficar acreditando em supersticoes e criacoes mentais e toma-las por realidade. Se algo existe, tem forma de se mostrar, provar e concretizar.

  84. Renato says:

    Muito boa a entrevista, mas tu tava nervoso pra caralho! Hehehehehe

  85. joão barbosa dos santos neto says:

    ZIG!Bem focado o seu comentário.Kentaro foi para ser entrevistado! Nervosismo é natural em frente ao monstro Jô.A de Kentaro assim como a de todos que são entrevistados, é de passar boa impressão e isto não é fácil! Realmente o tema escolhido tem fundamento, mas já por ser nazi, o pessoal leva como brincadeira.

  86. Pingback: O Melhor de Ceticismo Aberto em 2010

  87. Samuel says:

    Hum… Concordo com você em quase tudo que você disse naquela entrevista, Kentaro, mas acho que o lance dos Haunebu dos ‘nazistas’ e a ligação dos governos atuais e o chamado ‘fenômeno UFO’ e aqueles alemães você não deveria descartar de vez ainda não… Estive analisando, tem um site excelente, preciso achá-lo de novo, no qual a pessoa posta os cartazes comparando, coisas de governos da época, nazistas e tal, e americanos e afins de hoje, que são praticamente os mesmos desenhos, logotipos etc, o que é uma tremenda evidência de que sejam todos uma grande organização só. Se conseguir achar aquele site novamente linko ele aqui pra você.

  88. Assistam Eram os Deuses Astronautas E ANCIENT ALIENS HD são dois bons documentários.
    Só vou fazer um pequeno comentário de mentes brilhantes que falavam sobre aqueles desenhos pequenininhos no prato de naska, uns falavam que eram a religiões de povos antigos outros diziam que tinha haver com calendários astrológicos; Mas ninguém teve a idéia que aqueles desenhos foram feitos para enxerga do céu, embaixo você não percebe nada, mas quem vinha do céu? passarinhos, é difícil de entender isso pessoal? claro que sim, aprendemos que só aqui existe vida, fomos criados com dogmas mitos e lendas.
    Kentaro é muito inteligente, gostei, deu certo de assistir esse dia, mas também ele evitou falar em certos assuntos, pois o JÔ É O melhor apresentador da televisão brasileira.
    Kentaro é jovem mas ele vai chegar lá como Carl Edward Sagan.
    No mundo em que vivemos para vocês ai de cima a muita fome e miséria, mas porque?.
    Sabiam que tem muitas coisas que são escondidas da população?
    Essas coisas que são escondidas são gastos bilhões até trilhões, tirando o tráfico de drogas, corrupção, etc…, esse dinheiro sai do meu bolso e do bolso de vocês assim vai, pensem nisso.
    Não sou dono da verdade e não sou mais inteligente que ninguém ai, eu só não fico na frente de uma TV assistindo Big Brother Brasil. Abraços.

  89. O vídeo está com algum problema (no player)

  90. fernando freitas says:

    Para mim falou falou e cheguei a essa conclusão assistam ensina muito.

    http://www.youtube.com/watch?v=JhJpeYyTFXw&feature=relmfu

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Back to Top ↑