MENU

2012 pela manhã

Apresentação CeticismoAberto

26 de junho de 2009 Comments (7) Views: 2304 Ceticismo, Destaques, Fortianismo, Ufologia

Weekly World News online!

wwn1

O tablóide americano Weekly World News não é mais impresso, mas quase todas suas edições estão disponíveis no Google Books! Pelo puro entretenimento, das fotos de Elvis vivo, múmias grávidas e tantas outras histórias adoravelmente absurdas, é puro divertimento.

Ao interessado pelos temas insólitos é também uma ótima referência porque várias lendas circulando hoje tiveram suas origens nas criativas mentes dos funcionários do tablóide – que nunca assinavam seus nomes reais – e suas incansáveis montagens fotográficas.

Pode parecer inacreditável em si mesmo, mas muitas pessoas consideravam as histórias absurdas do WWN como muito reais. Uma lenda famosa, a dos sons do inferno, alcançou grande popularidade quando circulada pelo WWN, incluindo uma imagem. No topo desta nota, imagens do Monstro do Lago Ness capturado já foram reproduzidas em revistas e ainda o são pela rede como supostamente autênticas.

E, em uma “notícia” que talvez muitos ainda lembrem, foram os “repórteres” do WWN que revelaram ao mundo a história bombástica de Andrew Carlssin, o viajante do tempo. Ou a nuvem do caos. Estes são apenas alguns dos casos mais famosos.

Navegando pelo arquivo do tablóide, por exemplo, fiquei surpreso ao encontrar esta capa:

wwn2

Foi uma surpresa porque reconheci a imagem, tendo visto a mesma nesta versão um tanto degradada:

ufocrashrussia194019453vb

A imagem é circulada pela rede, em várias línguas, com a informação de que “na Década de 40, na antiga União Soviética, uma dessas naves acidentadas foi recolhida pelo Exército Soviético e levada diretamente por ordem do ditador Stalin a laboratórios científicos secretos de modo a tentar obter novas tecnologias bélicas mediante a aplicação da Engenharia Reversa”. [fonte]

É claro, como já deve estar claro agora, a imagem é em verdade uma fraude original do tablóide Weekly World News. A história e imagem originais você confere abaixo:

wwn3

Neste caso particular, a imagem sobreviveu enquanto a história original, que falava de um disco voador abatido em 1987 com ETs de tromba de elefante, acabou perdida no mundo de rumores da ufologia. É, contudo, um exemplo claro de um tablóide sendo tomado muito seriamente por alguns pesquisadores não tão sérios.

Obviamente, verdadeiros crentes dirão que o WWN era um veículo de desinformação e que a foto original de 1940 da URSS foi desacreditada em 1992 pelo malévolo tablóide. Acredite… se quiser. Como os Homens de Preto avisavam, os tablóides são a mais confiável fonte de informação do Universo, Elvis não morreu e Michael Jackson deve estar agora retornando à nave-mãe.

Você pode encontrar outras histórias interessantes no arquivo online do WWN? Eu não pude encontrar a versão divulgada dos sons do inferno, que segundo algumas fontes foi circulada pelo tablóide em 1992.

Partilhe seus achados nos comentários, e boa diversão!

Tags: , , , , , , , ,

7 Responses to Weekly World News online!

  1. Patola disse:

    Ahhh, que nada. As fraudes do Weekly Word News são fichinha comparadas com as do World Net Daily – e perde também no número de pessoas que o levam a sério!

  2. Fabio disse:

    Consta que o famoso Almiro Baraúna fazia montagens do tipo e conseguiu emplacar uma delas – o do disco de Trindade, no Espírito Santo em 1958.

  3. […] que o incêndio nunca ocorreu e que a imagem é uma fotomontagem de autoria do tablóide americano Weekly World News, famoso por inventar histórias fantásticas e ilustrá-las com fraudes boas (ou ruins) demais para […]

  4. […] de 2003. Aos que levem a história a sério, é preciso informar que foi inventada pelo tablóide Weekly World News, conhecido por histórias absurdas como a pílula para eliminar flatulência, e que explorou toda a […]

  5. […] O tablóide norte-americano Weekly World News é um dos mais polêmicos, divertidos e sensacionalistas impressos do país, mas quase todas suas edições estão disponíveis no Google Books! Pelo puro entretenimento, das fotos de Elvis vivo, múmias grávidas e tantas outras histórias adoravelmente absurdas, é puro divertimento. […]

  6. […] que o incêndio nunca ocorreu e que a imagem é uma fotomontagem de autoria do tablóide americano Weekly World News, famoso por inventar histórias fantásticas e ilustrá-las com fraudes boas (ou ruins) demais para […]

  7. […] de 2003. Aos que levem a história a sério, é preciso informar que foi inventada pelo tablóide Weekly World News, conhecido por histórias absurdas como a pílula para eliminar flatulência, e que explorou toda a […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *